Ursos acima dos 50%
Ulisses Pereira Escreveu:No seguimento deste post, depois dos dados de hoje poderiamos mudar o título para: Touros acima dos 50%...
Um abraço,
Ulisses
E como é habito quando ha muito 'optimismo' ...
No comments ...

- Anexos
-
- crise2.png (3.29 KiB) Visualizado 3662 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
MarcoAntonio Escreveu:Este é um dos tópicos. Data de Semtembro e tem gráficos e diversos comentários de análise crítica ao comportamento do indicador no muito longo-prazo.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... sentimento
eram bom pegar no tópico e actualizar sempre o mesmo
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
- Registado: 20/2/2009 17:06
Este é um dos tópicos. Data de Semtembro e tem gráficos e diversos comentários de análise crítica ao comportamento do indicador no muito longo-prazo.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Desde que foi colocado este post que tenho andado algo intrigado com a forma de leitura deste sentiment survey.
Normalmente deveria ser lido se o sentimento é maioritariamente Bull, então deverão ser esperadas novas subidas. É normal. Num mercado compra-se e vende-se e a tendência (desde que não extrema) deverá ser seguida. Identico comportamento sucedendo quando o o sentimento é maioritariamente Bear.
Quando estamos em valores extremos é que me custou mais a compreender porque será perigoso continuar longo, no caso do sentimento ser extremamente Bull.
O estudo é feito pela AAII - American Association of INDIVIDUAL Investors. E a palavra-chave aqui é Individual.
A única leitura que vejo, relativamente a um sentimento muito optimista será a seguinte: os investidores corporativos vêem o mercado como esgotado nas subidas, pois eles estão totalmente investidos e os individuais estão também totalmente investidos dado o sentimento positivo no mercado.
Assim, os investidores individuais/particulares podem ser vistos pelos corporativos como uma "presa fácil" sendo apanhados "desprevenidos" pelo sentimento positivo com que estavam e reagindo mais lentamente.
Faz algum sentido ou parece mais uma nova "teoria da conspiração"?
Normalmente deveria ser lido se o sentimento é maioritariamente Bull, então deverão ser esperadas novas subidas. É normal. Num mercado compra-se e vende-se e a tendência (desde que não extrema) deverá ser seguida. Identico comportamento sucedendo quando o o sentimento é maioritariamente Bear.
Quando estamos em valores extremos é que me custou mais a compreender porque será perigoso continuar longo, no caso do sentimento ser extremamente Bull.
O estudo é feito pela AAII - American Association of INDIVIDUAL Investors. E a palavra-chave aqui é Individual.
A única leitura que vejo, relativamente a um sentimento muito optimista será a seguinte: os investidores corporativos vêem o mercado como esgotado nas subidas, pois eles estão totalmente investidos e os individuais estão também totalmente investidos dado o sentimento positivo no mercado.
Assim, os investidores individuais/particulares podem ser vistos pelos corporativos como uma "presa fácil" sendo apanhados "desprevenidos" pelo sentimento positivo com que estavam e reagindo mais lentamente.
Faz algum sentido ou parece mais uma nova "teoria da conspiração"?

- Registado: 17/6/2009 11:06
Reparei entretanto que os valores a que o Ulisses se referia são do Investors Intelligence.
Mais atrás eu falava e dava referêncais do AAII. O Investors Intelligence é bastante mais "bullish" que o AAII e estes valores no Investor Intelligence são bastante mais usuais, inclusivamente a percentagem de Bears.
O AAII é um survey realizado aos investidores que são membros da associação enquanto que o Investors Intelligence é uma recolha de newsletters de advisors. Este último anda quase sempre com percentagens mais altas de Bulls e mais baixas de Bears quando comparadas com o AAII e também funciona claramente pior como indicador contrário.
A título de curiosidade, a percentagem de Bears no Investors Intelligence foi abaixo dos 20% em Agosto último. O AAII fê-lo pela última vez nos idos inicios de Janeiro de... 2006!
Já agora, fica a curiosidade de verificar como sairão os resultados do AAII esta semana mas conhecendo o comportamento típico do indicador, diria que vão ficar algo distantes destes números.
Mais atrás eu falava e dava referêncais do AAII. O Investors Intelligence é bastante mais "bullish" que o AAII e estes valores no Investor Intelligence são bastante mais usuais, inclusivamente a percentagem de Bears.
O AAII é um survey realizado aos investidores que são membros da associação enquanto que o Investors Intelligence é uma recolha de newsletters de advisors. Este último anda quase sempre com percentagens mais altas de Bulls e mais baixas de Bears quando comparadas com o AAII e também funciona claramente pior como indicador contrário.
A título de curiosidade, a percentagem de Bears no Investors Intelligence foi abaixo dos 20% em Agosto último. O AAII fê-lo pela última vez nos idos inicios de Janeiro de... 2006!
Já agora, fica a curiosidade de verificar como sairão os resultados do AAII esta semana mas conhecendo o comportamento típico do indicador, diria que vão ficar algo distantes destes números.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Tenho, mas agora estou a preparar a coluna que vai sair amanhã. Mais logo coloco o link...
Não era melhor colocar um tópico novo?
Ou então ficava sempre nesse tópico, o problema é que este assunto é actualizado em diferentes tópicos
abraço best
Tenho, mas agora estou a preparar a coluna que vai sair amanhã. Mais logo coloco o link...
MarcoAntonio Escreveu:Outra coisa, este indicador é muito volátil, o melhor é utilizar uma média móvel de algumas semanas (uma sugestão é 4 semanas, por exemplo) para filtrar estas alterações bruscas semanais.
Marco, era bom haver um tópico sobre este tema e que fosse actualizado constatemente, o problema é que este indicador é actualizado em alguns tópicos diferentes.
Tu tens esse estudo feito? julgo já o ter visto num post teu
abraço best
Outra coisa, este indicador é muito volátil, o melhor é utilizar uma média móvel de algumas semanas (uma sugestão é 4 semanas, por exemplo) para filtrar estas alterações bruscas semanais.
Acima dos 60 já é mau q.b. e muitas correcções começam praticamente logo a seguir (muito embora por vezes chegue a ultrapassar os 70%).
Mas em relação aos 50%, é uma fasquia que é ultrapassada com grande frequência durante as subidas (a última vez que ocorreu foi em Agosto quando o S&P chegou aos 1000pts, o índice praticamente não corrigiu na altura e quase logo de seguida estabeleceu novos máximos).
Mas em relação aos 50%, é uma fasquia que é ultrapassada com grande frequência durante as subidas (a última vez que ocorreu foi em Agosto quando o S&P chegou aos 1000pts, o índice praticamente não corrigiu na altura e quase logo de seguida estabeleceu novos máximos).
MarcoAntonio Escreveu:bestblandina Escreveu:ulisses o que poderá ser um mau indicador para quem está longo, estou errado?
Não propriamente.
Este indicador, como outros semelhantes, só funciona realmente como indicador contrário em extremos. Valores superiores a 50% são relativamente frequentes durante tendências ascendentes e nem sempre significam correcções (especialmente correcções significativas). Eu tenho por aí vários gráficos de longo-prazo do AAII onde se pode constatar isso...
Acima dos 60/70% sim, é quase certo que vem correcção (forte) pela frente.
O dado mais "surpreendente" do resultado desta semana é até o valor super-baixo (para o que tem sido habitual) de Bears. Mais surpreendente e menos usual (pelo menos ao longo dos últimos meses) que o de Bulls. É até mais por aqui que o dado pode ser "preocupante" para longos porque este já conforme mais um "extremo"...
Era essa a minha duvida, foi por isso que disse no meu post:
"De qualquer maneira ainda poderá ser um valor aceitável face as condições actuais de mercado"
Portanto como tal podemos dizer que só acima 70% é que poderia ser um mau indicador, a minha duvida era saber qual o valor que deviamos considerar.
obrigado e abraço best
bestblandina Escreveu:ulisses o que poderá ser um mau indicador para quem está longo, estou errado?
Não propriamente.
Este indicador, como outros semelhantes, só funciona realmente como indicador contrário em extremos. Valores superiores a 50% são relativamente frequentes durante tendências ascendentes e nem sempre significam correcções (especialmente correcções significativas). Eu tenho por aí vários gráficos de longo-prazo do AAII onde se pode constatar isso...
Acima dos 60/70% sim, é quase certo que vem correcção (forte) pela frente.
O dado mais "surpreendente" do resultado desta semana é até o valor super-baixo (para o que tem sido habitual) de Bears. Mais surpreendente e menos usual (pelo menos ao longo dos últimos meses) que o de Bulls. É até mais por aqui que o dado pode ser "preocupante" para longos porque este já conforme mais um "extremo"...
hugo,
Tens toda a informação neste site: http://www.aaii.com/
O número que avanço hoje ainda não está, já que os subscritores têm acesso primeiro a essa informação, antes dela ser colocada no site.
Um abraço,
Ulisses
Tens toda a informação neste site: http://www.aaii.com/
O número que avanço hoje ainda não está, já que os subscritores têm acesso primeiro a essa informação, antes dela ser colocada no site.
Um abraço,
Ulisses
luka Escreveu:bestblandina Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:No seguimento deste post, depois dos dados de hoje poderiamos mudar o título para: Touros acima dos 50%...
Um abraço,
Ulisses
ulisses o que poderá ser um mau indicador para quem está longo, estou errado?
De qualquer maneira ainda poderá ser um valor aceitável face as condições actuais de mercado
abraço best
Pode ser um mau sinal, jà que estatisticamente quando os Touros estao acima dos 50% a maior probabilidade é que se assista a quedas dos mercados ...
Por outro lado ... existem muitos titulos que estao na zona de sobrecompra (depois das subidas recentes)...
.. enfim prudencia ...
Onde é que posso ver essa estatistica, dados e métodos utilizados.
Cumprimentos,
Hugo
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
- Registado: 23/10/2008 14:18
obrigado luka e ulisses.
Não vejo a hora de poderes colocar as tuas analises no caldeirão, no qual eu era um grande seguidor das mesmas. Fico com pena da situação arrastar-se tanto tempo mas espero que a mesma seja resolvida o mais breve possivel.
abraço best
Não vejo a hora de poderes colocar as tuas analises no caldeirão, no qual eu era um grande seguidor das mesmas. Fico com pena da situação arrastar-se tanto tempo mas espero que a mesma seja resolvida o mais breve possivel.
abraço best
bestblandina Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:No seguimento deste post, depois dos dados de hoje poderiamos mudar o título para: Touros acima dos 50%...
Um abraço,
Ulisses
De qualquer maneira ainda poderá ser um valor aceitável face as condições actuais de mercado
abraço best

.. enfim prudencia ...

- Anexos
-
- crise2.png (3.29 KiB) Visualizado 1978 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Ulisses Pereira Escreveu:No seguimento deste post, depois dos dados de hoje poderiamos mudar o título para: Touros acima dos 50%...
Um abraço,
Ulisses
abraço best
Editado pela última vez por Visitante em 25/11/2009 16:28, num total de 1 vez.
Sentiment Survey
Results 11/11 to 11/18
See Past Results
Bullish 42.7%
up 4.1% AAII’s members were asked to
finish this sentence:
I feel that the direction of the stock market over the next 6 months will be:
Bearish, Neutral, or Bullish.
Neutral 25.5%
up 2.7%
Bearish 31.8%
down 6.8%
Summary
“This week's survey saw bullish sentiment rise to 42.7%, below its long-term average of 38.9%. Neutral sentiment rose to 25.5%, below the long-term average of 31.1%. And bearish sentiment fell to 31.8%, above the long-term average of 30.0%.”
Change from last week:
Bullish: +4.1%
Neutral: +2.7%
Bearish: -6.8%
Long-Term Average:
Bullish: 39%
Neutral: 31%
Bearish: 30%
Um abraço.
Results 11/11 to 11/18
See Past Results
Bullish 42.7%
up 4.1% AAII’s members were asked to
finish this sentence:
I feel that the direction of the stock market over the next 6 months will be:
Bearish, Neutral, or Bullish.
Neutral 25.5%
up 2.7%
Bearish 31.8%
down 6.8%
Summary
“This week's survey saw bullish sentiment rise to 42.7%, below its long-term average of 38.9%. Neutral sentiment rose to 25.5%, below the long-term average of 31.1%. And bearish sentiment fell to 31.8%, above the long-term average of 30.0%.”
Change from last week:
Bullish: +4.1%
Neutral: +2.7%
Bearish: -6.8%
Long-Term Average:
Bullish: 39%
Neutral: 31%
Bearish: 30%
Um abraço.
Nunca te é dado um desejo sem também te ser dado o poder de o realizares.Contudo,poderás ter de lutar por isso. Richard Bach "in" Ilusões.
Razer Escreveu:creepy Escreveu:eu também vi!!!
e ja vi os mesmos a alavancarem milhoes no bull...
são os mesmos Pata... são os mesmos de sempre!!!!
tomara k tenhas razão...
kiss
Lá começam com as teorias de conspiração
onde vez teoria da conspiração...?! fazes-me rir...
tou a falar com a pata sobre clientes visto que eu e ela somos colegas do ramo...
deixa de ser palerma...
- Registado: 7/6/2008 2:02
Ursos e Touros empatados
Só para actualizar.
Desde o dia 11 o sentimento mudou consideravelmente.
SENTIMENT SURVEY
AAII Sentiment Survey Are you BULLISH?
AAII members are:
(as of 11/11/2009)
Bullish: 38.62%
Neutral: 22.76%
Bearish: 38.62%
http://www.aaii.com/
Um abraço.
Desde o dia 11 o sentimento mudou consideravelmente.
SENTIMENT SURVEY
AAII Sentiment Survey Are you BULLISH?
AAII members are:
(as of 11/11/2009)
Bullish: 38.62%
Neutral: 22.76%
Bearish: 38.62%
http://www.aaii.com/
Um abraço.
Nunca te é dado um desejo sem também te ser dado o poder de o realizares.Contudo,poderás ter de lutar por isso. Richard Bach "in" Ilusões.
Gekkopt Escreveu:AC Investor Blog Escreveu:Estamos em Bull Market.....Gekkopt Escreveu:AC Investor Blog, depende do critério de avaliação, da time frame e do indice em questão![]()
mas a referência que fiz pode ser um dado importante para quem quiser tirar alguma conclusão.
uma brincadeira... o gráfico do indice do japão em bull market depois de uma crise no crédito.
não fales nisso que é tabu....
ta tudo a melhorar...
pára com essas brincadeiras...
o japão serviu de exemplo para não repetirmos... o ben e companhia tambem estudaram essa crise... por isso ja nos safamos...
a crise já passou e se não tiveres bull não tas IN...
já!!! comprar acções com PERs acima dos 150... porque essas é que estão baratinhas e o investidor acredita muito nelas... muitas delas faliram mas não faz mal....
ups!!!! keres ver que a CMVM vem-me pegar ja hoje!!!
pessoal é brincadeira hem!!!! também mereço descontrair!!!
- Registado: 7/6/2008 2:02
AC Investor Blog Escreveu:Estamos em Bull Market.....
Gekkopt Escreveu:AC Investor Blog, depende do critério de avaliação, da time frame e do indice em questão![]()
mas a referência que fiz pode ser um dado importante para quem quiser tirar alguma conclusão.
uma brincadeira... o gráfico do indice do japão em bull market depois de uma crise no crédito.

- Anexos
-
- Japão.PNG (24.41 KiB) Visualizado 3066 vezes
- Registado: 16/7/2009 14:03
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, alucinado, APOCALIPZO, Bing [Bot], malakas, Manchini888, Nuno V, OCTAMA, sempreamesma, trilhos2006, VALHALLA e 203 visitantes