Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pai Rico; Pai Pobre! (Atenção pode mudar a nossa vida!!!)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mancargon » 18/11/2009 11:20

Sem dúvida que há uma relação entre a educação financeira dos pais e a dos filhos! Esse teu exemplo é interessante embora estejas a pagar mais do que muitas empresas :lol:

Registado: 29/11/2007 10:07

por pvg80713 » 17/11/2009 14:03

eu li o livro faz alguns anos.
dei ao meu filho para ler faz dois anos tinha ele 15.
no final chamou-me pai Rico.
Espero convencer a minha filha a lêr.

O que aprendi ? pago aos meus filhos à hora, nos tempos de férias. 6 Euros/ hora. O que eu ganhei ?
Já sabem ambos cozinhar e ser independentes.

O meu filho vai fazer 18 anos e vou-lhe dar/deixar usar um carro, mas os depósitos, vão ter que ser ganhos por ele.

como sabe o que custa ganhar dinheiro, já ouvi a minha filha dizer que não queria dar 50 euros por uma blusa... antes disto quereria de certeza.

Registado: 19/4/2005 11:11

por Branc0 » 17/11/2009 13:44

creepy Escreveu:pode ser desta que aprenda...

Espero que sim :)
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por creepy » 17/11/2009 13:36

Branc0 Escreveu:
mancargon Escreveu:nunca mais tive um acidente em que fosse eu o culpado.

Está relacionado na medida em que se pode estabelecer uma comparação com uma empresa! Imagina que os teus pais em vez de te terem facilitado a aquisição de um AX te tinham facilitado a aquisição de um ax.Lda :lol: I.e. de uma empresa!!!

Não percebeste a moral da história que é esta: responsabilização pelos danos causados.

Imagina que me davam a AX Lda e depois de eu a levar à falência em 15 dias me ofereciam outra para fazer a mesma brincadeira.

Ou o que muitos pais fazem: oferecem o carro e as contas de oficina.

diz-me la onde estão esses pais!!!!

é que eu acabei de me estoirar ontem!!!! nem quero ver a conta da BMW... até tou na dúvida: carrego no gatilho mais vezes a ver se dou a volta a situação.... ou então nem toco até saber o orçamento...!!!

tive culpa... não vi o vermelho... era virgem na cidade (visto que me estoirei a fazer rally em Lanzarote e quase morri, mas era um sítio deserto e foi contra uma rocha, moral da história, o meu nariz é das costelas e só foi la parar com uma plastica...)

pode ser desta que aprenda...

abraço

Registado: 7/6/2008 2:02

por mancargon » 17/11/2009 13:21

Ok, ok! Não estava a perceber, tens razão!!! :lol: :lol:
Mas se os teus pais te quisessem vender a sua própria empresa em vez do carro, tu quererias???? 8-)

por Branc0 » 17/11/2009 13:13

mancargon Escreveu:nunca mais tive um acidente em que fosse eu o culpado.

Está relacionado na medida em que se pode estabelecer uma comparação com uma empresa! Imagina que os teus pais em vez de te terem facilitado a aquisição de um AX te tinham facilitado a aquisição de um ax.Lda :lol: I.e. de uma empresa!!!

Não percebeste a moral da história que é esta: responsabilização pelos danos causados.

Imagina que me davam a AX Lda e depois de eu a levar à falência em 15 dias me ofereciam outra para fazer a mesma brincadeira.

Ou o que muitos pais fazem: oferecem o carro e as contas de oficina.

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por mancargon » 17/11/2009 13:11

nunca mais tive um acidente em que fosse eu o culpado.

por Branc0 » 16/11/2009 17:13

creepy Escreveu:os meus filhos de mim não vão ter nada... mas também espero que tenham tudo...

Acho que nisto pensamos parecido. Aos 18 anos os meus pais não me deram carro mas a minha mãe vendeu-me o dela (um AX velhinho) com facilidades de pagamento (fiquei isento de juros). Duas semanas depois o carro estava literalmente pronto para a sucata, o carro valia menos do que o arranjo... pé pesado de adolescente com um condutor inexperiente.

Os meus pais não me deixaram vender o carro para os salvados e comprar um novo alegando que enquanto não tivesse pago as prestações todas eram eles que decidiam. Fui forçado a pagar um arranjo brutal que me doeu bastante na carteira e apenas um ano depois consegui trocar de carro com o meu próprio dinheiro.

Não sei se está relacionado (gosto de pensar que sim) mas nunca mais tive um acidente em que fosse eu o culpado. Os meus pais também devem hoje pensar que valeu a pena todas as pragas que lhes lancei naquela altura :)

por creepy » 16/11/2009 13:58

mancargon Escreveu:Muitos pais, inclusivé os meus no final do curso oferecem um carro aos seus filhos, o que se pergunta é se não será melhor oferecer uma empresa ao filho do que um carro?

felizmente a mim nada me deram...

já tive carros... e tenho a minha própria empresa...
acabei o curso e fui com o meu dinheiro conhecer alguns sitios...

os meus filhos de mim não vão ter nada... mas também espero que tenham tudo...

cumprimentos

Registado: 7/6/2008 2:02

por mancargon » 16/11/2009 13:52

Muitos pais, inclusivé os meus no final do curso oferecem um carro aos seus filhos, o que se pergunta é se não será melhor oferecer uma empresa ao filho do que um carro?

por aramis1971 » 16/11/2009 10:49

Exactamente !!!!

A ideia é não ficar nessa situação (não percebi a dúvida). :roll:

Registado: 29/11/2007 2:04

por vset » 15/11/2009 0:01

aramis1971 Escreveu:Concordo a 100% com essa afirmação.

Lá por casa esse é um assunto muito discutido. O que fazer após terminar os estudos ? Arranjar rápidamente um emprego e evoluir nesse sentido ou desenvolver o espirito empreendedor?

Dado ao actual (e futuro) estado do mercado de trabalho, os nossos filhos vão ter muita dificuldade em atingir a estabilidade financeira desejada.
Por isso, neste momento, a minha principal preocupação é criar condições para que o meu filho tenha a possibilidade de desenvolver as suas ideias sem depender de terceiros.

Estabilidade financeira? A maior parte tem dívidas ao banco...

:roll:

Registado: 11/1/2004 13:37

por aramis1971 » 13/11/2009 15:55

Concordo a 100% com essa afirmação.

Lá por casa esse é um assunto muito discutido. O que fazer após terminar os estudos ? Arranjar rápidamente um emprego e evoluir nesse sentido ou desenvolver o espirito empreendedor?

Dado ao actual (e futuro) estado do mercado de trabalho, os nossos filhos vão ter muita dificuldade em atingir a estabilidade financeira desejada.
Por isso, neste momento, a minha principal preocupação é criar condições para que o meu filho tenha a possibilidade de desenvolver as suas ideias sem depender de terceiros.

por mancargon » 13/11/2009 15:25

O poder de escolher o seu próprio destino, é uma das mensagens fortes de empreendedorismo!
O que acham da Frase «Em vez de um carro, no final do curso, dê uma empresa ao seu/a filho/a!!!

Cumprimentos

Coloque o seu dinheiro a trabalhar para si!!!

por mancargon » 11/11/2009 11:15

Esta é uma das máximas que todos nós que investimos em Bolsa tentamos seguir!

Descobri este link!

por mancargon » 10/11/2009 15:44

Descobri este link, que acho interessante!

http://www.confisa.net/noticia02.htm

por MatildeSerrano » 10/11/2009 15:32

mancargon Escreveu:Quanto ao modelo de sociedade Unipessoal julgo que é muito mais vantajoso do que o regime de trabalho em nome indivídual, pois permite baixar a matéria colectável, e permite usufruir dos bens da empresa, sem que todos tenham sido tributados em matéria de IRS! Teoricamente Limita a responsabilidade do dono ao montante do capital investido, Julgo que o montante mínimo são € 5.000,00.
Como contra, tem o facto de pagar o Pagamento por conta e especial por conta!!!
Mas é um bom treino para võos mais altos, em minha opinião!!!

Se fosse hoje tinha começado por uma UNIPESSOAL.Lda.

Eu sou empresário em nome individual e já se colocou a hipóteses em constituir a sociedade unipessoal.
Empresa em nome de individual é sempre mais benéfico que a sociedade unipessoal.
Só se tiveres gastos superiores a 35% (a empresa em nome individual assume que se 35% seja gastos, pelo menos era esta a percentagem a uns 5 anos atrás) é que vale eventualmente a pena passar para sociedade unipessoal.

Registado: 30/6/2008 20:42

por aramis1971 » 10/11/2009 15:31

Sim tenho a certeza (eu estou nessa situação).

De qualquer forma, cada caso é um caso. Se estamos a falar de valores de facturação baixos, de facto talvez não compense, mas ultrapassando os limites do regime simplificado penso que será mais vantajoso (tens sempre que pagar ao TOC).

por mancargon » 10/11/2009 15:23

Tens a certeza que não paga Pagamento por conta e especial por conta???? Eu acho que paga!!!
Por outro lado exige que pagues a um contabilista!

Mas sim, em minha opinião, é vantajoso relativamente ao regime de trabalho em nome indivídual!

Pois a maioria das empresas declara não ter lucro, logo não pagam os 25% de IRC!!!

por aramis1971 » 10/11/2009 14:36

O que eu pretendia era marcar a diferença entre, por exemplo, um advogado passar recibos verdes ou constituir uma sociedade unipessoal.

Recibos verdes - Têm retenção na fonte (20%), têm pagamento por conta.

Sociedade unipessoal (em transparência fiscal) - Não tem retenção na fonte, não tem pagamento especial por conta nem pagamentos por conta.

Ambos os casos são tributados em IRS. No caso da sociedade o lucro obtido é englobado na declaração de irs do sujeito passivo.

Parece-me que existe uma clara vantagem em constituir a sociedade unipessoal.

por mancargon » 10/11/2009 13:45

aramis1971 Escreveu:E ainda existe a figura da sociedade unipessoal que também se enquadra no regime de transparência fiscal (penso que é a isso que te referes).

Tanto quanto julgo saber nada impede, diversos profissionais de se juntarem e fazerem uma Lda, ou mesmo S.A. desde que a razão social seja suficientemente ampla para permitir diversas actividades, o estatuto profissional é que poderá não o permitir!!!!!

Quanto ao modelo de sociedade Unipessoal julgo que é muito mais vantajoso do que o regime de trabalho em nome indivídual, pois permite baixar a matéria colectável, e permite usufruir dos bens da empresa, sem que todos tenham sido tributados em matéria de IRS! Teoricamente Limita a responsabilidade do dono ao montante do capital investido, Julgo que o montante mínimo são € 5.000,00.
Como contra, tem o facto de pagar o Pagamento por conta e especial por conta!!!
Mas é um bom treino para võos mais altos, em minha opinião!!!

Se fosse hoje tinha começado por uma UNIPESSOAL.Lda.

por aramis1971 » 10/11/2009 10:49

E ainda existe a figura da sociedade unipessoal que também se enquadra no regime de transparência fiscal (penso que é a isso que te referes).

por Garfield » 10/11/2009 1:41

Claro que têm limites mas muitos não olham para o seu regime fiscal com a devida perspectiva. Era a isso que eu me referia.

De qualquer forma já seria um bom principio, o passo seguinte seria organizarem-se.

Sempre se disse que união faz a força.

Porque motivo 2 TOC´s, 2 Arquitectos, 2 Engenheiros, 2 Advogados, etc, etc, etc se metem a passar recibos verdes quando se poderiam "fundir fiscalmente"?

Registado: 9/2/2005 4:29

por mancargon » 9/11/2009 16:37

Garfield Escreveu:é exactamente no seguimento dessa ideia que os "recibos verdes" portugueses falham redondamente no alcançar da independencia financeira.

Exacto, os recibos verdes são quase sempre passíveis de retenção na fonte em sede de IRS à taxa de 20 por cento!

O empresário em nome indivídual não pode tão facilmente colocar tantas despesas para reduzir o lucro, como uma empresa pode, e não dá para dissociar o seu património indivídual do património da empresa!

por Garfield » 8/11/2009 18:34

é exactamente no seguimento dessa ideia que os "recibos verdes" portugueses falham redondamente no alcançar da independencia financeira.

Registado: 9/2/2005 4:29

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Google [Bot], Jonas74, Opcard33, rg7803, SalvaFP, Àlvaro e 283 visitantes