Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira de longo - 3 anos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por newone » 9/11/2009 16:09

mapaman Escreveu:olá,

a ver se consigo clarificar:

o que pretendia mostrar em relação á Ren é que a regulação lhe limita os lucros,logo, o crescimento da empresa no futuro.

se é de risco limitado,concerteza que sim,agora isso faz dela boa para investir?

na minha perspectiva não,porque o meu perfil de risco não é esse,além de que existem muitos fundos expostos ao sector energético que podem ser alternativa a investir só na Ren.

em relação à Zon não sei qual é o potêncial de crescimento nem me interessam os targets,sei sim que as que mais subiram até agora são as que mais vão subir.se aquele gráfico é bom para si,tudo bem,só tenho de respeitar.

cumps

boas mapaman,

é uma forma diferente, mas válida, de olhar para o mercado, pela qual tambem respeito.
contudo olho de uma forma diferente, penso que existem titulos que estao no seu limite, sendo que o melhor seria direccionar-mos para aqueles que apresentam maior potencial.

bn
NEW

Registado: 11/5/2009 10:04

por mapaman » 9/11/2009 15:49

olá,

a ver se consigo clarificar:

o que pretendia mostrar em relação á Ren é que a regulação lhe limita os lucros,logo, o crescimento da empresa no futuro.

se é de risco limitado,concerteza que sim,agora isso faz dela boa para investir?

na minha perspectiva não,porque o meu perfil de risco não é esse,além de que existem muitos fundos expostos ao sector energético que podem ser alternativa a investir só na Ren.

em relação à Zon não sei qual é o potêncial de crescimento nem me interessam os targets,sei sim que as que mais subiram até agora são as que mais vão subir.se aquele gráfico é bom para si,tudo bem,só tenho de respeitar.

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por newone » 9/11/2009 15:34

mapaman Escreveu:
newone Escreveu:
mapaman Escreveu:
bEMdISPOSTO Escreveu:
mapaman Escreveu:agora,ter apenas 20 empresas para investir que não cobrem todos os sectores,é como andar à roda e não sair do mesmo lugar.

cumps

Mapaman, eu até agora concentrei os meus investimentos na BRI, SEM, PTI, ZON, EDP e REN (4 sectores, portanto) e fiquei mesmo a andar à roda (à volta do mundo :mrgreen: ).

Agora a sério, discordo da tua opinião acima, pois mais importante que em que sectores e em que bolsas investir, o mais importante é uma boa estratégia, e só com estes 4 sectores que mencionei, não precisei de ir "lá fora" para "sair do lugar" - andando à roda ou não. E outros investidores com outros papeis nacionais e outras estratégias poderão decerto dizer o mesmo.

É tudo uma questão de visão e estratégia.
Sou adepto de "keep it simple" e de Varre Bufetes.

Bons investimentos

olá,

e porque razão é que essas empresas são uma boa estratégia?

na minha opinião conseguiu meter a duas piores do psi que são a ren e a zon,mas tudo bem,espero que lhe corra bem.

cumps

Mapaman gostaria de saber o fundamento de tal afirmação.
dizer simplesmente que é a pior é um comentario sem valor nenhum do ponto de vista de quem lê.

em relação à Ren,fica o link https://www.bigonline.pt/pdf/psi20notes ... nergia.pdf

a zon têm uma concorrência fortissima por parte da PT e não têm as mesmas armas (participação do estado) para lhe aparar as pontas em tempos de conjuntura economica dificil,como a actual.

em termos gráficos/técnicos se retirar a "animação" que foi dada pela fusão com a sonaecom,aquilo não têm ponta por onde se pegue.

espero estar certo e ter ajudado.

cumps

Mapaman,
sinceramente nao percebi mesmo. entao envias-me um documento, de uma analise do big, a recomendar acumular REN com boas perspectivas para medio prazo e dizem que o risco é limitado, e depois vens aqui e dizes que a REN é dos piores titulos do psi20?
entao que contradição é essa? :shock:
Mais uma questão. Sabe qual o potencial que a zon apresenta face a cotação actual?

bn
NEW

por mapaman » 9/11/2009 11:21

newone Escreveu:
mapaman Escreveu:
bEMdISPOSTO Escreveu:
mapaman Escreveu:agora,ter apenas 20 empresas para investir que não cobrem todos os sectores,é como andar à roda e não sair do mesmo lugar.

cumps

Mapaman, eu até agora concentrei os meus investimentos na BRI, SEM, PTI, ZON, EDP e REN (4 sectores, portanto) e fiquei mesmo a andar à roda (à volta do mundo :mrgreen: ).

Agora a sério, discordo da tua opinião acima, pois mais importante que em que sectores e em que bolsas investir, o mais importante é uma boa estratégia, e só com estes 4 sectores que mencionei, não precisei de ir "lá fora" para "sair do lugar" - andando à roda ou não. E outros investidores com outros papeis nacionais e outras estratégias poderão decerto dizer o mesmo.

Bons investimentos

olá,

na minha opinião conseguiu meter a duas piores do psi que são a ren e a zon,mas tudo bem,espero que lhe corra bem.

cumps

dizer simplesmente que é a pior é um comentario sem valor nenhum do ponto de vista de quem lê.

em relação à Ren,fica o link https://www.bigonline.pt/pdf/psi20notes ... nergia.pdf

a zon têm uma concorrência fortissima por parte da PT e não têm as mesmas armas (participação do estado) para lhe aparar as pontas em tempos de conjuntura economica dificil,como a actual.

em termos gráficos/técnicos se retirar a "animação" que foi dada pela fusão com a sonaecom,aquilo não têm ponta por onde se pegue.

espero estar certo e ter ajudado.

cumps

por paubo » 9/11/2009 0:38

BlackEagle Escreveu:Boa noite, segundo a bloomberg Beta vs. PSI20
1.030.
Um abraço

e qual o periodo temporal desse Beta?

Registado: 29/11/2007 11:31

por BlackEagle » 9/11/2009 0:23

Boa noite, segundo a bloomberg Beta vs. PSI20
1.030.
Um abraço

Registado: 16/5/2009 10:36

por newone » 8/11/2009 23:38

mapaman Escreveu:
bEMdISPOSTO Escreveu:

cumps

Bons investimentos

olá,

cumps

bn
NEW

por mapaman » 8/11/2009 16:50

Sr_SNiper Escreveu:A ZON PELO menos no último m~es teve variaçoes positivas e negativas muito maiores que o PSI20, não sei qual o BETA da ZON, mas a olho da para ver, que pelo menos nio curto prazo é superior a 1.
Além disso caiu muito nas duas últimas semanas sem que ouvesse uma razao de fundo para isso...

não sei como consegue ver isso a "olho"

fica o link

http://www.investopedia.com/terms/b/beta.asp

por Sr_SNiper » 8/11/2009 14:28

A ZON PELO menos no último m~es teve variaçoes positivas e negativas muito maiores que o PSI20, não sei qual o BETA da ZON, mas a olho da para ver, que pelo menos nio curto prazo é superior a 1.
Além disso caiu muito nas duas últimas semanas sem que ouvesse uma razao de fundo para isso...

Registado: 27/6/2009 22:08

por _x_ » 8/11/2009 13:49

Ora bem, sim senhor, melhorou o tema e o nível de participações, obrigado pelas mesmas.

Dado o meu trabalho coincidir com o mesmo horário da bolsa e não sendo um day trader nem um trader semi-profissional, apenas pretendo ir fazer acertos pontuais nos títulos que compoem o meu portofólio durante o ano e, com o aproximar do final do ano, la vem a "parolada", os titulos costumam animar e existem sempre uns mais animados que outros, dai eu ter lançado este desafio.

Assim sendo, estar a investir em empresas do euronext fora da bolsa de Lisboa (eu tenho Banif e estou tentado a adquirir Corticeira, que não são do PSI20), ou em produtos alavancados, não fazem parte da minha "defeciente" postura como investidor, ainda menos em abrir contas em instituições por causa dos preços dado que irei efectuar meia duzia de compras e vendas por ano.

O BemDisposto com aquela carteira, segundo entendi, com aqueles papeis ou outros o resultado não será muito diferente, dado que representam os sectores é uma postura válida para o tipo de investidor que se assemelha ao meu.

Vamos à ZON, é do sector das telecomunicações, concorre com a PT que tem um dos melhores dividendos do mercado PSI20, e aguarda-se, segreda-se, reza-se, que junte os trapinhos com a 3 empresa do sector a Sonae.com, dai, eventualmente vir a ser uma boa aposta, efectivamente tem um bom indice beta, mas o negócio não aparenta ir muito bem, dai terem escrito que era das piores em termos de futuro desempenho e resultados.

A REN, não me convenceu na oferta, o timing não era o melhor e com as recentes noticias, fica para outra altura.

-
Pequeno exercicio mais terra a terra, nesta altura sairiam da JM para entrar na Sonae (distribuição) ou da Altri para adquirir Semampa? e que acham da Corticeira Amorim?

Registado: 9/1/2008 17:56

por BlackEagle » 8/11/2009 13:08

Boa tarde, a Zon têm um problema que atrai poucos investidores, uma vez que é demasiado parada, ou seja têm um beta menor que o índice o que do ponto de vista do trader têm pouco interesse, dizendo de outra forma o retorno não vale o risco, e para além disso é uma empresa com poucos catalizadores de subida o que faz com que fique de fora de muitas carteiras de longo prazo. Há empresas que sobem mais que o índice e são essas que normalmente os investidores mais procuram, no nosso psi 20 tens casos como a galp, sonae, JMT, ou até mesmo um ou outro banco que apesar de te fazer correr mais riscos te dão melhores retornos. Uma coisa que tens que ter em conta é que o que faz subir uma acção é na maioria dos casos a conjuntura ou seja a tendência geral dos mercados(BULL ou BEAR) e se sabes qual é a tendência o melhor é recheares o teu Portfólio de empresas que sobem mais que o índice ou seja Beta mais elevado.
Um abraço

por Sr_SNiper » 8/11/2009 12:56

Porque é que considera a ZON uma das piores do PSI20?
Obrigado

Registado: 27/6/2009 22:08

por mapaman » 8/11/2009 11:04

bEMdISPOSTO Escreveu:

cumps

Bons investimentos

olá,

cumps

por bEMdISPOSTO » 8/11/2009 2:18

cumps

Bons investimentos
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente

Registado: 20/7/2009 22:35

por RCF » 8/11/2009 0:29

Caro colega, uma possibilidade de investimento a longo prazo que eventualmente pode ser mais segura do que estar a escolher três empresas especificas é escolher três bolsas da zona euro (para evitar o risco cambial) e investir no respectivo índice principal através de um ETF que replique a sua performance.

Cumprimentos,
RCF.

Registado: 22/2/2008 12:02

por BlackEagle » 8/11/2009 0:28

Mapaman, realmente ter conta numa corretora estrangeira é provavelmente uma boa opção mas o ze portuga têm alguma desconfiança quando se trata de pôr dinheiro lá fora ainda pra mais com esta crise financeira, mesmo com o facilitismo que a internet nos proporciona nesse campo ainda há muitos que hesitam e eu sou um deles, mas tenho plena consciência que isso é um erro e que esta sensação de proximidade nada têm a ver com segurança, mas já que falas nisso com que corretora trabalhas e em que mercados investes?
Um abraço

por mapaman » 8/11/2009 0:06

Tudo bem,a opção é de cada um.

agora,ter apenas 20 empresas para investir que não cobrem todos os sectores,é como andar à roda e não sair do mesmo lugar.

no meu caso,"transferi-me" para o outro lado tambem por uma questão de custos e diversidade.

Por ex.é mais barato,falando de comissões,investir num adr da PT através de um broker americano do que em qq banco cá.No final do ano é só fazer contas e decidir o que é melhor para a carteira.

cumps

por MarcoAntonio » 7/11/2009 23:51

Isso pode-se dizer de todas as acções e índices europeus em geral. E por relação mutua dos americanos também!

Basicamente vai tudo para o mesmo lado.

O que se pode dizer do PSI (e o que já mostrei aqui imensas vezes) é que o PSI20 tende a ter algum atraso o que é... uma evidente vantagem para os investidores!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: Carteira de longo - 3 anos

por rg7803 » 7/11/2009 23:24

Tambem considero que o Psi 20 não têm vida própria e vai por arrasto das outras,mas isso sou eu.

cumps[/quote]

mapaman, achas tu e achas muito bem; eu partilho inteiramente a tua opinião; isto não significa que apostar nas cotadas do psi20 seja necessariamente mau; agora a mim ninguem me convence que o psi não passa de um "parente pobre" dos restantes, tipo irmão mais novo que sofre de "condicionamento familiar" dos mais velhos; mas isto também sou eu...
abraço

Registado: 1/5/2008 23:09

por mapaman » 7/11/2009 22:49

MarcoAntonio Escreveu:
mapaman Escreveu:
A economia portuguesa é das mais fracas da europa e assim deve continuar.

Já que é tudo em euros é procurar fora do Psi aquelas que lhe satisfaçam os requisitos.

Mania esta do psi :P

O DAX subiu 53% desde os mínimos até agora, o CAC 50%, O FTSE 49%, o PSI 47%... está perfeitamente em linha com os outros índices Europeus. O próprio Euronext100 (que supostamente integra as 100 maiores cotadas europeias) subiu 51%. O que é que tens contra o PSI?

lol

Já agora, o S&P subiu 60% mas para quem não fizer cobertura de risco cambial, na verdade a valorização seria apenas de 36%, um pedaço inferior ao PSI20.

olá,

não tenho nada contra o Psi,posso eventualmente ter algo contra investir exclusivamente no Psi 20,o que é diferente,muito diferente.

Actualmente,qualquer banco disponibiliza empresas europeias em euros,logo,penso que se quizer um banco existem muitas alternativas e por ai fora.

Admito que o problema é meu,pois actualmente só tenho empresas cotadas na américa,mas isso tambem se deveu à minha opção de negociar small-caps que está mais de acordo com o meu perfil de risco.

Tambem considero que o Psi 20 não têm vida própria e vai por arrasto das outras,mas isso sou eu.

cumps

por BlackEagle » 7/11/2009 22:36

Boa noite, não posso deixar de comentar isto do Psi 20 e do nosso mercado, pela pouca experiência que tenho o psi é talvez um dos mais interessantes mercados para investir. Bem por esta altura já me estarão a chamar tolos não é, então pensem comigo claramente as empresas portuguesas não se comparam a muitas da europa e muito menos as dos USA ou de um país emergente mas tem algumas particularidades que se bem exploradas podem ser muito interessantes, uma delas já aqui foi descrita que é a de haver um delay de alguns dias em relação a outros mercados nomeadamente o Americano, o que nos dá uma excelente oportunidade, para além disso temos empresas que são bastante interessantes do ponto de vista técnico. Se eu desse um pontapé no money management e negocia-se apenas a nossa Sonae sgps com base numa estratégia de compra-la sempre que ela cruza-se uma média móvel de 9 dias para cima, bem teria resultados que deixariam inveja a muitas outras, querem mais exemplos? Apliquem a mesma média móvel na JMT. Teria mais exemplos mas isso é trabalho que deixo para vós. Atenção que esta estratégia despreza o facto de estarmos ou não em bull market.
Um abraço

por MarcoAntonio » 7/11/2009 22:29

Pode-se ter aqui uma perspectiva perfeitamente completa:

http://www.euronext.com/trader/indicesc ... ectedMep=5

e verificar que a generalidade (praticamente todas) as empresas que mais valorizaram têm pesos reduzidos no índice e que as mais pesadas tiveram na maior parte dos casos uma valorização mais moderada (neste capítulo e como já tinha referido atrás Banca em destaque, que representa 1/4 do índice).

A única empresa com peso importante no índice e que valorizou forte é a GALP.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 7/11/2009 22:22

De notar ainda que a Banca tem bastante peso no PSI20 e um dos sectores com melhor performance neste período (o da Distribuição) por sinal tem muito pouco peso no PSI20. Isto para dizer que a composição do índice tem-no puxado para trás, o que nem traduz muito bem as oportunidades que têm existido. O PSI20 (enquanto índice, enquanto fórmula) tem tido sempre enormes assimetrias internas...

De qq das formas o mercado português, tirando algumas frequentes dsiparidades nos tempos de resposta (o que normalmente até é uma vantagem para quem investe por cá) tem andado em linha com os restantes índices importantes.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 7/11/2009 22:16

mapaman Escreveu:

Já que é tudo em euros é procurar fora do Psi aquelas que lhe satisfaçam os requisitos.

O DAX subiu 53% desde os mínimos até agora, o CAC 50%, O FTSE 49%, o PSI 47%... está perfeitamente em linha com os outros índices Europeus. O próprio Euronext100 (que supostamente integra as 100 maiores cotadas europeias) subiu 51%. O que é que tens contra o PSI?

lol

Já agora, o S&P subiu 60% mas para quem não fizer cobertura de risco cambial, na verdade a valorização seria apenas de 36%, um pedaço inferior ao PSI20.

:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por mapaman » 7/11/2009 21:32

[quote="_x_"]Olá,

Dado, segundo os especialistas, estarmos em início de recuperaçao das economias e das bolsas, venho pedir a quem queira se disponibilizar, quais seriam na vossa opinião as 3 acções do PSI que irão recuperar/subir mais nos próximos 3/5 anos, e se não der muito trabalho, porque.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Google [Bot], latbal, marketisnotefficient, silva_39, slbnnbobadela e 141 visitantes