Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sensações psicológicas da compra e venda de acções!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Luis19 » 6/11/2009 12:43

Boas,

Deixo aqui um link para um bom artigo acabadinho de sair sobre a melhor maneira de lidar com as perdas em bolsa:

http://www.trade2win.com/knowledge/arti ... -losses/?r

Registado: 4/12/2007 16:30

por Mcmad » 6/11/2009 2:15

Iniciei-me na bolsa em 2004. Comprei BCP pela 1ª vez não sei bem porquê, ganhei dinheiro. Interessei-me pelo mercado e o « bichinho » ficou. Já fiz muito daytrade, pouco aconselhável, muito stress e pouco ganho ou nenhum. Só mesmo em Bull Market.

Há uma sensação que tenho, que presumo ser comum a muitos investidores, sinto mais ansiedade quando estou a ganhar :P

Registado: 29/11/2007 10:26

por arnie » 5/11/2009 21:36

Permitem-me aconselhar 2 livros de Brett Steenbarger:

The Psychology of Trading

Enhancing Tader Performance

São dos melhores livros sobre psicologia de trading que podemos ler.

Permitem-me também aconselhar o PDF do Rich Leonardi:

The Art and Craft of Trading

É a versão escrita do seu curso em mp3 que já aqui coloquei, mas mais actualizado. Tem 3 capitulos sobre psicologia e a sua ligação directa com o trading plan.

Essencial para quem realmente quer fazer do trading a sua vida.
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Re: Sensações psicológicas da compra e venda de acções!

por Vencer na Bolsa » 5/11/2009 21:23

mancargon Escreveu:
- Ex.º A diferença entre acompanhar a Bolsa com dinheiro Investido e sem ter!!!!
- O Medo de perder as poupanças já adquiridas!
- O sentimento de «Vou ficar milionário» quando o mercado sobe, e de,«vou ficar falido quando o mercado desçe!!!»

Enfim coloquem aqui as vossas emoções diárias!

Deixo aqui um link onde pode ler vários artigos sobre ASPECTOS PSICOLÓGICOS (bolsa):
http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/ ... gicos.html

Abraço.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

Nunca investir o dinheiro todo!

por mancargon » 5/11/2009 18:41

Quando disse que comprei a Sonae a €0,98 atingiu um máximo, falei nos últimos meses! Na minha contenda para aprender a gerir o medo, tive sorte de fazer algo correcto a meu ver que foi deixar dinheiro de fora o suficiente para não necessitar no médio prazo do dimheiro investido, o que não fiz da 1.ª vez que investi em bolsa! Por experiência própria, nunca investam o dinheiro todo :)

Registado: 29/11/2007 10:07

por Ulisses Pereira » 5/11/2009 18:32

Pair of Jack, isso do máximo número de acções negociadas é apenas no pré-fecho. E, mesmo aí, terias muitas acções antes para comprares...

Para moveres o preço de uma acção, não basta teres ideias suicidias e dares uma ordem de compra muito acima do que está a fazer. É preciso muito dinheiro.

Recordo uma resposta que dei hoje a alguém aqui no fórum: Quando dás uma ordem de compra, por exemplo, a 100 euros, estás a dar uma ordem para comprar as acções AO MELHOR PREÇO até 100 euros. Como há acções suficientes para satisfazer a tua ordem a preços muito mais baixos, será a esse preço que será feita a transacção.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Txuky » 5/11/2009 18:26

Que mania de complicar as coisas :) Isso deve ter sido dito só em tom de brincadeira :)

A dificuldade maior que eu encontro na bolsa é mesmo encontrar o ponto de entrada, as vezes dou por mim a pensar: É agora? É agora? entao e agora?
Isto porque ainda não sei bem ver e analisar os graficos e fazer uma analise tecnica à acção...o resultado claro está, é a sensação de que houve sem duvida uma precipitação da minha parte ao ter comprado naquele valor!!Claro que o ponto de entrada depende de muitos e variados factores, mas se eu conseguisse encontrar um ponto atraves da analise tecnica já era um inicio para mim!! O ponto de saida para mim mesmo assim é mais facil, decidi seguir uma logica muito basica das regras da bolsa, limitar as perdas, deixar correr os lucros!!

Registado: 30/6/2008 12:25

por PairOfJacks » 5/11/2009 18:23

Passando o 'nonsense' de dar uma ordem de compra a exactamente 100e quando a cotação está nos 0,90 (era uma brincadeira):

Do regulamento da Euronext (dísponivel em www.euronext.com):

4204/3 Ofertas «limitadas».
As ofertas limitadas são ofertas de compra ou de venda que apenas podem serexecutadas ao limite de preço nelas especificado ou a um melhor preço. O limite de preço deve respeitar o limite mínimo de variação de preços (tick) definido através de Aviso.

4204/4 Ofertas «ao mercado limitadas».
As ofertas ao mercado limitadas são ofertas de compra ou de venda que, na negociação em contínuo, são executadas imediatamente ao melhor limite de preço
das ofertas de sentido oposto e, nos leilões, são executadas ao preço do leilão. Qualquer quantidade não executada da oferta é automaticamente transformada em uma oferta limitada ao último preço executado e é integrada no Livro de Ofertas
Central.

Se o investidor/especulador (como quiserem) A dá uma ordem de compra limitada (vs. ao mercado limitada) de 100.000 acções a 100e e o B dá uns segundos antes uma ordem de venda de 100.000 limitada a 100e

E

assumindo que 100.000 é o número que possibilita o maior número de transacções tendo em conta as ordens constantes do livro.

Então essa transacção não vai ser efectuada? Ou estou a interpretar mal?

Cumprimentos,
PoJ
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por MNFV » 5/11/2009 18:16

Money Management e o Sleeping Point são a chave. O Ulisses tem um artigo no negócios sobre o Sleeping Point muito interessante e o mestre do Money Manegement, na minha opinião é o JAS

Registado: 28/12/2007 17:02

por MatildeSerrano » 5/11/2009 18:09

PairOfJacks Escreveu:E tens pá! Dá lá uma ordem de compra.. digamos de umas 100000 acções da Sonae a 100 euros e garanto-te que fazes mexer o título e a mim também :)

Ao fazer essa ordem de compra, não vais comprar acções a 100 €, mas vais comprar acções que estão ao preço mais elevado na consolidação de oferta do lado das compra.

Equivale a efectuar uma ordem de compra ao melhor.
Editado pela última vez por Visitante em 5/11/2009 18:32, num total de 1 vez.

Registado: 30/6/2008 20:42

por SOLIS » 5/11/2009 18:06

Se poseres uma compra a 100 euros estando a cotaçao a 0,90 vamos imaginar que estao 40000 á venda a 0,91 outras 40000 a 0,92 e mais 40000 a 0,93 a cotaçao so vai ate 0,93 e ainda la ficm mais 20000 para vender a 0,93.
Alem disso:qual o interesse de comprares a 100 euros se elas estao a 0,90 :shock: :shock: :shock:

Registado: 29/11/2007 13:30

por PairOfJacks » 5/11/2009 17:57

Hmmm... sinceramente não estou a conseguir acompanhar. Se ele (alguém) der uma ordem limitada a exactamente 100 euros faz variar a cotação 1, 2 ou 3 cêntimos? Julgo que ia por a cotação nos 100 euros durante a duração da transacção e depois retomaria os valores "normais". Estou enganado?
PairOfJacks

Re: O meu caso!

por MatildeSerrano » 5/11/2009 17:54

mancargon Escreveu:Sonae a €0.98, pumba o mercado estava no seu ponto mais alto, daí para cá tem sido esperar, e rezar para não estar a desbaratar o que o meu Pai me deixou!

"no seu ponto mais alto" ? A Sonae esteve bastante mais alta que isso.

Eu cá ainda tenho Sonae.sgps a 1,85.
Editado pela última vez por Visitante em 5/11/2009 18:03, num total de 1 vez.

Registado: 30/6/2008 20:42

por SOLIS » 5/11/2009 17:49

PairOfJacks Escreveu:E tens pá! Dá lá uma ordem de compra.. digamos de umas 100000 acções da Sonae a 100 euros e garanto-te que fazes mexer o título e a mim também :)

Estas enganado porque 100000 açoes da sonae a 100 euros pode apenas mexes o valor em 1 2 ou talvez no maximo 3 centimos. Ora pensa bem se não sera assim. :?:

Registado: 29/11/2007 13:30

Re: O meu caso!

por bestbland » 5/11/2009 17:04

mancargon Escreveu:Medo é a palavra de ordem muitas vezes!
O Meu Pai faleceu e deixou-me algum dinheiro, eu decidi mudar de vida, pelo que decidi parar de trabalhar na função pública, que eu detestava e ficar milionário em Bolsa, Sonae a €0.98, pumba o mercado estava no seu ponto mais alto, daí para cá tem sido esperar, e rezar para não estar a desbaratar o que o meu Pai me deixou! Tenho acompanhado diariamente a acção em profundidade! Sempre que eu Julgo que a Bolsa vai subir ela cai! Resultado assumo perante todos vós: Eu não percebo nada de Bolsa!!!!

È como eu disse, a bolsa faz o contrario de um penssamento normal.
Não podes dizer que não percebes nada
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

O meu caso!

por mancargon » 5/11/2009 16:59

Medo é a palavra de ordem muitas vezes!
O Meu Pai faleceu e deixou-me algum dinheiro, eu decidi mudar de vida, pelo que decidi parar de trabalhar na função pública, que eu detestava e ficar milionário em Bolsa, Sonae a €0.98, pumba o mercado estava no seu ponto mais alto, daí para cá tem sido esperar, e rezar para não estar a desbaratar o que o meu Pai me deixou! Tenho acompanhado diariamente a acção em profundidade! Sempre que eu Julgo que a Bolsa vai subir ela cai! Resultado assumo perante todos vós: Eu não percebo nada de Bolsa!!!!

por Txuky » 5/11/2009 16:49

Espera lá...antes de dares essa ordem avisa me só 30 segundos antes :):):)

por PairOfJacks » 5/11/2009 16:38

E tens pá! Dá lá uma ordem de compra.. digamos de umas 100000 acções da Sonae a 100 euros e garanto-te que fazes mexer o título e a mim também :)
PairOfJacks

por PequenoInvest » 5/11/2009 16:10

Eu quando compro, durante poucos minutos (prai 4 ou 5 minutos) penso que tenho o "poder" de conseguir fazer mexer o título fortemente :|

Registado: 24/7/2009 12:13

por Jolly Roger » 5/11/2009 15:53

No meu primeiro negócio bolsista, 10 minutos depois da minha entrada, o título disparou.

Nunca fui muito emotivo em coisas boas e agradáveis, mas nesse dia vivi aquela subida com uma sensação indescritível que se bem que não posso caracterizar de eufórica, foi pelo menos de forte entusiasmo.

No segundo trade que fiz aconteceu o mesmo. Passado meia hora da minha entrada, o título onde entrei também disparou.

Hoje sei que esses factos se deveram a pura e simples sorte naquelas entradas. Na altura fiquei com uma sensação do tipo - "isto vai ser canja".

Foi o terceiro trade que me fez descer à terra. Não por ter tido uma grande perda, mas porque não aconteceu nada de relevante durante vários dias e acabei por saír com uma perda ligeira. Foi nessa altura que percebi que não havia canja nenhuma e foi nessa altura que percebi que tinha de aprender.

Fiz por isso por aprender, mas uma coisa que levei muito tempo a perceber foi não saber explicar que história era essa de ter um método. Vários livros falam nisso, várias pessoas aqui falavam nisso, mas eu não percebia patavina do que isso poderia significar.

Mas foi exactamente no momento que compreendi o que isso era e em arranjar um método que se encaixasse na minha forma de estar nos mercados, que hoje consigo ser muito pouco emocional nas decisões.

A minha experiência diz-me que as emoções são ou podem ser, más conselheiras nas decisões.
Isso não me tornou frio e insensível, mas considero o domínio emocional muito importante para podermos pelo menos ter alguma paz no meio da confusão que por vezes são os mercados.

Registado: 22/7/2009 12:55

por bestbland » 5/11/2009 15:46

Já algum tempo me apercebi que a bolsa muitas das vezez funcionava ao contrario da minha maneira natural de pensar.
Quando tudo parecia que indicava que ia subir, descia, e vice-versa.
então comecei de certa forma a tentar compreender o porquê.
Por mmuito que lê livros, forum, tenho a certeza que a propria vida é uma escola e hoje sei sempre mais um bocadinho que ontem.
Em relação ao daytrade, é uma forma de investir que acarreta problemas para a saude, pois sempre que o faço o tabaco é a triplicar, mas isso é mais outra coisa que com o tempo vamos saber controlar cada vez melhor.
Sim, as vezez julgamos, que isto é uma forma de enriquecer rápida, eu já tirei esta ilusão para já, embora acredita que certamente será a forma mais rapida de tornar-nos milionários mas tambem a de ficarmos sem nada.
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por Txuky » 5/11/2009 15:29

Bom topico...:)
Sempre que compro alguma acção fico com receio de:
Será que agora que eu comprei é que vai comecar a descer?
Quando a acção sobe e começo a perceber que o objectivo que tracei está a ser atingido, começo a mudar um pouco a minha opinião em relação ao ganho já adquirido, suponho que deve ser um dos meus grandes erros mas espero vir a aprender rapidamente a controlar esse sentimento, ainda ando a estudar esse meu comportamento!!
Quando entro em perca penso logo, isto não é para mim, por mais que leia não adquiri ainda conhecimentos suficientes para me aventurar aqui na bolsa! Se calhar so mesmo um licenciamento iria ajudar a perceber efectivamente o comportamneto da bolsa! Suponho que deve ajudar e bastante, mas não deve ser o principal factor...a experiencia...talvez!!

Desce!

por mancargon » 5/11/2009 15:29

EALM Escreveu:"desce" não tem cedilha.

Obrigado pela correcção! :lol:

Cumprimentos
Mancargon

por EALM » 5/11/2009 15:18

"desce" não tem cedilha.

Registado: 1/5/2008 2:21

Sensações psicológicas da compra e venda de acções!

por mancargon » 5/11/2009 15:11

Caros investidores, lanço este tópico para que possamos descrever as emoções, medos, euforias e sensações despertadas em cada um, resultantes do processo de negociação!

- Ex.º A diferença entre acompanhar a Bolsa com dinheiro Investido e sem ter!!!!
- O Medo de perder as poupanças já adquiridas!
- O sentimento de «Vou ficar milionário» quando o mercado sobe, e de,«vou ficar falido quando o mercado desçe!!!»

Enfim coloquem aqui as vossas emoções diárias!

Cumprimentos
Mancargon[/url]

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Esquinas3, Google [Bot], Jonas74, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Pmart 1, PMP69, rg7803, Tiago2006, yggy e 221 visitantes