Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

RISCO: Corretora Vs Banco

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tugatuga11 » 3/11/2009 20:14

Ulisses Pereira Escreveu: Ou se a corretora em que negoceias falir, sabes exactamente se consegues reaver o teu capital?

Quando todas as maiores corretoras mundiais de Forex (reguladas pela NFA) falirem então o mundo estará a segundos de acabar. Nessa altura nem eu nem tu conseguiriamos recuperar o nosso capital. :|
Abraço.

Registado: 27/4/2009 19:07

por salvadorveiga » 3/11/2009 19:16

Lion_Heart Escreveu:Ora bom , este tema tambem me interessa.

Pela lógica as acções, sendo titulos e estando em nome do titular deverão estar sempre a sua disposição mesmo em caso de falência , pois hoje em dia já não é possivel levar os titulos para casa. A corretora/banco é simplesmente fiel depositaria (e cobra bem para isso).
Mas isto seria pela lógica.

O capital sera a partida uma conta a ordem, portanto dentro das garantias dadas pelo Estado.

é possivel sim leva-las para casa... aqui nas belas corretoras portuguesas obviamente que nao mas enfim... qualquer outra pagas cerca de 50 USD de comissao para teres os certificados de posse. Ai mesmo q a corretora va' a falencia como sao independentes nao tem nada a ver...

Agora em Portugal penso q n seja assim, os bancos/corretoras funcionam como accionistas nos books das empresas de que detêm acçoes, e depois somente dentro dessa posiçao global e' q o banco/corretora controla internamente quem detém o que... mas o titular das acções continua a ser o banco, o que para mim acho um perigo e que as corretoras deviam alterar essa politica - as portuguesas pelo menos sei que funcionam assim.
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por Lion_Heart » 3/11/2009 19:01

Ora bom , este tema tambem me interessa.

Pela lógica as acções, sendo titulos e estando em nome do titular deverão estar sempre a sua disposição mesmo em caso de falência , pois hoje em dia já não é possivel levar os titulos para casa. A corretora/banco é simplesmente fiel depositaria (e cobra bem para isso).
Mas isto seria pela lógica.

O capital sera a partida uma conta a ordem, portanto dentro das garantias dadas pelo Estado.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Ulisses Pereira » 3/11/2009 18:51

Não estás noutro planeta, tuga... Essa questão também a ti se coloca. Ou se a corretora em que negoceias falir, sabes exactamente se consegues reaver o teu capital? Que mecanismos legais accionares?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re: RISCO: Corretora Vs Banco

por tugatuga11 » 3/11/2009 18:47

joao bravo Escreveu: É que existem correctoras que usam uma ou várias contas para todos os clientes.

João, no tópico deste post tinhas "correctora" (que corrigiste após o aviso às 00.37 de hoje) e no texto esqueceste-te de corrigir a que mostro acima. :oops:
São coisas banais? Claro que são mas é optimo escrever bem português. :wink:
Quanto ao teu problema não te posso ajudar pois estou num planeta bem diferente: no planeta Forex. :mrgreen:
Abraço.

Come on!

por joao bravo » 3/11/2009 14:53

Eh pah por acaso acho pouquíssimo... vá toca a contribuir para a minha questão!!
Até porque pelos vistos não reparaste mas o texto estava sempre com a palavra bem escrita. Foi um lapso quando escrevi o título!

Registado: 20/1/2007 2:00

por tugatuga11 » 3/11/2009 10:46

joao bravo Escreveu:Mas da questão colocada nada !

E achas pouco? Indirectamente dei-te uma ajuda caso um dia vás a uma entrevista de emprego numa corretora. Se fizesses uma prova escrita e escrevesses "correctora" decerto que te mandavam embora. Assim já estarás mais preparado. :wink:
Fizeste bem em teres alterado no teu texto a palavra "correctora" para "corretora".
Decerto que nunca mais esquecerás.
Abraço e bons trades. :wink:

Liferacer Escreveu:Quanto à questão propriamente dita, as correctoras tb descontam para o SII,

p.s- o mesmo se aplica ao "Liferacer" e a muitos mais :(

FGD

por Liferacer » 3/11/2009 10:17

O FGD cobre, excepcionalmente, depósitos até 100.000€. Mas só cobre depósitos. Para valores mobiliários existe o sistema de indemnização a investidores que só cobre até 25.000€. Daí os clientes do BPP pretenderem qualificar o retorno absoluto como depósitos.

Quanto à questão propriamente dita, as correctoras tb descontam para o SII, pelo que a garantia será igual aos Bancos no capitulo dos valores mobiliários.

Abc

Registado: 23/3/2009 15:50

por Pata-Hari » 3/11/2009 7:31

Marco, não é necessáriamente verdade que o patrimonio esteja segregado. Convém verificar. E existem corretoras que são partes de bancos mas muitas não o são.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por MarcoAntonio » 3/11/2009 1:59

Provavelmente não sou a melhor pessoa para te esclarecer (isto é, creio que existe por aqui quem te possa responder com mais segurança) mas no que diz respeito a títulos mobiliários à partida (a menos que exista alguma fraude) são "independentes" da eventual falência.

Por outro lado, no que diz respeito a montantes (monetários) que tenhas na conta, cada vez há mais corretoras que são simultaneamente Bancos pelo que começa a ser difícil distinguir uma coisa da outra.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por joao bravo » 3/11/2009 1:37

Mas da questão colocada nada !

por tugatuga11 » 2/11/2009 22:07

RISCO: Corretora Vs Banco

por joao bravo » 2/11/2009 22:00

Acham que uma corretora oferece a mesma segurança que um banco em caso de falência ou seja estará também o nosso dinheiro depositado assegurado ? É que existem correctoras que usam uma ou várias contas para todos os clientes. Assim surgiu-me a questão se existe o mesmo tipo de segurança fornecida pelo estado ou seja os 25 mil euros garantidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos. Podemos aidna aproveitar esta espaço para desenvolver melhor o tema relativamente aos riscos envolvidos ou não.
Editado pela última vez por joao bravo em 3/11/2009 1:37, num total de 1 vez.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Burbano, carlosdsousa, goncaladas, Google Adsense [Bot], iniciado1, jmmalmeida, lito, m-m, malakas, Manchini888, nickforum, nunorpsilva, OCTAMA, paul_invest, SalvaFP, trilhos2006 e 253 visitantes