Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bota abaixismo... Bruxelas prevê défice recorde de 8%

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Portugal é um dos países europeus com mais toxicodependentes

por mcarvalho » 5/11/2009 12:42

in TSF

Portugal é um dos países europeus com mais toxicodependentes infectados com HIV
Hoje às 09:01
Portugal continua entre os países da União Europeia que lideram a tabela quanto a consumidores de droga infectados com HIV, embora se tenha verifica um ligeiro decréscimo dos casos de 2007 para 2007. O relatório do Observatório da Droga e Toxicodependência, divulgado esta quinta-feira, aponta ainda Portugal como uma das portas de entrada da cocaína da Europa.

Célia Marques Azevedo dá conta das conclusões do relatório anual do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência

Em 2007, Portugal registou 670 casos novos de HIV sida entre os consumidores de droga injectada. Apesar deste número ter diminuído ligeiramente em relação a 2006, não foi o suficiente para Portugal deixar de ser um dos piores países da União Europeia.

Os números sugerem uma persistência de altos níveis de transmissão de vírus entre os consumidores, diz o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT), que mostra ainda que Portugal está, juntamente com Espanha, Itália e França, entre os países com maior taxa de mortalidade entre os consumidores que se injectam.

No documento do OEDT, Portugal é ainda apontado como uma das portas de entrada da cocaína da Europa, embora a Espanha continue a ser o país que mais intercepta esta droga.

Em termos europeus, a cánabis é a droga mais consumida, sobretudo entre os mais jovens, mas o seu consumo tem registado uma queda. Já o consumo de cocaína e heroína tem vindo a aumentar.

O OEDT chama também a atenção para o policonsumo de drogas, que aumenta o risco para quem consome e dificulta o tratamento.

Vida

Registado: 17/2/2004 1:38

por pinto80 » 5/11/2009 11:46

mais_um Escreveu:
pinto80 Escreveu:Mais_um

Não deves comparar Portugal com a França ou Alemanha, ou outro qualquer país. O endividamento português, ao contrário do de outros países não tem sido aplicado no desenvolvimento de Portugal. Portugal continua na cauda da Europa em muitos critérios.

O investimento efectuado em Portugal à custa de mais endividamento não tem tido a correspondente contrapartida.
No que concerne ao peso dos juros na dívida pública, não tenhas a mínima dúvida que tem crescido muito. Aliás, nada de estranhar. Pensas que as grandes obras (tipo Expo) são pagas com quê? - Com juros...

A dívida externa portuguesa tem crescido assustadoramente, basta pesquisar...o pior disto tudo é que se a prodtutividade não cresce, não há receitas para pagar o excesso de despesa...

Não confundamos divida publica com divida externa, em relação à divida publica fica aqui o link com a sua evolução desde 1980 até 2008.

http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2009/E ... _longa.xls

Podes verificar que de 2005 até 2008 esta subiu 16,4% realmente se é uma subida assustadora, 5,5% ao ano ...., mas o que dizer da subida de 2002 para 2005, 28% em 4 anos ou se quiseres 7% ao ano, que adjectivo usar? subida aterrorizadora??? para terminar entre 1985 e 1995 subiu 447% ou se preferires 44,7% ao ano e agora escolhe tu o adjectivo.....

Eu acredito no bom senso do mercado e enquanto houver maior procura do que oferta e o Estado conseguir uma taxa de juro inferior à que as agências de rating recomendam, estou descansado, não pelos nossos governantes, que são todos umas grandes bestas e incompetentes (mas só nós os portugueses é que conseguimos ver, somos muito mais espertos que os estrangeiros...) mas pela qualidade de analise das entidades estrangeiras que investem na nossa divida publica. Os mesmos que enterraram muitos milhares de milhões de euros no Madoff e na divida publica da Islandia que tinha um rating muito superior ao nosso..... :mrgreen: :mrgreen:

Não estou a confundir dívida externa com dívida pública, mas tanto uma como a outra tem crescido ao longo dos últimos anos. Pegaste nos últimos anos, mas se comparares desde 1999 até 2008, a dívida pública dobrou os seus valores.

No final de 2008 a dívida pública ascendeu a 117 mil milhões de euros, o que dará uma quantia de perto de 12000 euros de dívida por cada português.

O pior deste cenário é que a dívida tem crescido muito mais do que o PIB, não conseguindo, desta forma, criar riqueza suficiente para pagar a dívida.

Esses valores apenas dizem respeito à dívida directa do estado, ficando de fora, por exemplo, a dívida das empresas públicas. O total ascende a mais do que o PIB gerado por Portugal num só ano, que andará à volta de 170-180 mil milhões.
http://fiscalidadenoblog.wordpress.com/ - visite e sugira temas oportunos

Registado: 5/12/2007 22:29

por mais_um » 5/11/2009 3:05

pinto80 Escreveu:Mais_um

Não deves comparar Portugal com a França ou Alemanha, ou outro qualquer país. O endividamento português, ao contrário do de outros países não tem sido aplicado no desenvolvimento de Portugal. Portugal continua na cauda da Europa em muitos critérios.

O investimento efectuado em Portugal à custa de mais endividamento não tem tido a correspondente contrapartida.

No que concerne ao peso dos juros na dívida pública, não tenhas a mínima dúvida que tem crescido muito. Aliás, nada de estranhar. Pensas que as grandes obras (tipo Expo) são pagas com quê? - Com juros...

A dívida externa portuguesa tem crescido assustadoramente, basta pesquisar...o pior disto tudo é que se a prodtutividade não cresce, não há receitas para pagar o excesso de despesa...

Não confundamos divida publica com divida externa, em relação à divida publica fica aqui o link com a sua evolução desde 1980 até 2008.

http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2009/E ... _longa.xls

Podes verificar que de 2005 até 2008 esta subiu 16,4% realmente se é uma subida assustadora, 5,5% ao ano ...., mas o que dizer da subida de 2002 para 2005, 28% em 4 anos ou se quiseres 7% ao ano, que adjectivo usar? subida aterrorizadora??? para terminar entre 1985 e 1995 subiu 447% ou se preferires 44,7% ao ano e agora escolhe tu o adjectivo.....

Eu acredito no bom senso do mercado e enquanto houver maior procura do que oferta e o Estado conseguir uma taxa de juro inferior à que as agências de rating recomendam, estou descansado, não pelos nossos governantes, que são todos umas grandes bestas e incompetentes (mas só nós os portugueses é que conseguimos ver, somos muito mais espertos que os estrangeiros...) mas pela qualidade de analise das entidades estrangeiras que investem na nossa divida publica. Os mesmos que enterraram muitos milhares de milhões de euros no Madoff e na divida publica da Islandia que tinha um rating muito superior ao nosso..... :mrgreen: :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por pinto80 » 5/11/2009 1:31

Mais_um

por mais_um » 5/11/2009 0:47

mfsr1980 Escreveu:Mais_um,
Tu dizes cada asneirada que até se me "arremelgam" as unhas dos pés!
Os imóveis que as pessoas têem e que compraram com o suor do seu corpinho, para além de pagarem os impostos que não são baixos, para além de sujeitos à expeculação, foram ainda sujeitos à ganancia dos bancos, não deveriam PAGAR MAIS NADA!
Só neste País de xuxas da treta que até querem fazer pagar imposto sobre dinheiro que se dá a um amigo que se encontre em dificuldades.
Se pagas impostos, não sei. Até acho que fazes parte da estrutura do PS e se calhar és pago para tentar aqui nos foruns amenizar a m.... que o teu partido faz!
Se não és pago para isso...então é grave, porque significa que és um completo anormal!
Não tomes isto como um insulto! Insulto é os perfeitos disparates que saem do teclado do teu computador.

Definitivamente tens um problema com o português...(entre outros claro...)
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por mais_um » 5/11/2009 0:45

muadyb Escreveu:
mais_um Escreveu:
pinto80 Escreveu:O facto de poderem haver outros países com défices superiores ao nosso não é caso para não nos preocupar-mos. Com o mal dos outros posso eu bem.

Não afirmei o contrario, só que as noticias são "feitas" de forma a quem não esteja atento fique com a ideia que é um problema apenas português, quando o não é, só por isso dei outros exemplos bem perto de nós, paises com que os politicos na oposição gostam de utilizar para fazer comparações...

pinto80 Escreveu:De referir ainda que Portugal, ao contrário de alguns desses países, é reincidente nos défices excessivos...

Mas não é o unico, temos a companhia da Alemanha e França por exemplo.

pinto80 Escreveu:Não devemos fugir à questão principal: quem vai pagar este défice no futuro? - os portugueses, claro.

Querias que fosse quem??? Os Espanhois?? Os Alemães?? Ainda ontem um amigo queixava-se que tinha gasto umas centenas de € a passar um imovel para o nome dele, de uma doação de um familiar reformado, de modo a este poder usufruir do complemento de reforma, por isso se são os Portugueses que fogem aos impostos e utilizam todas as artimanhas para "sacar" o mais possivel do Estado, quem é que querias que depois fizesse os sacrificios???

pinto80 Escreveu:Aliás, já estamos a pagar a má gestão dos últimos anos, por isso é que os impostos não tem grande margem para descer, as despesas são cada vez mais rígidas.

A receita é facil, fazemos como a Irlanda não aumentamos os funcionários publicos, diminui-se as prestações sociais, os apoios do estado e aumenta-se os impostos, já era assim no tempo dos Romanos, qual é a duvida????

pinto80 Escreveu:As despesas com juros tem subido desmesuradamente...

Esta não percebi, podes colocar aqui numeros que provam o que tu escreveste??

Deves ter algum problema contra os funcionarios públicos, só pode!!!! Ès mais um que defende: "Abate aos FP".....Esqueceste que foram os FP que tiveream anos ordenados, carreiras congeladas/bloqueadas.
Incompetencias e excessos existem como é natural existirem em todos os lados, como existe também no privado!

A única e grande diferença é que o privado tem como objectivo estratégico ganhar € (lucro) e o estado não.

diminui-se as prestações sociais e os apoios do estado

Se falasses em maior controlo....ainda concordava, agora diminuir num estado de direito democratico o apoio social, não me parece solução!

aumenta-se os impostos

Aumentar os impostos???Quais? Há tantos.....
Se te referes ao IVA, sabes o que irá acontecer? Quem o paga é o consumidor final. Aumento de preços, implica diminuição do poder de compra, implica menos compras, por sua vez menos produtos vendidos, por sua vez menos produção fabril.....etc.
Conclusão: Menos PIB mais importações........

Cumps

Presumo que saibas interpretar o português, por isso deves ter lido o meu comentário muito na diagonal, não??? Alguém disse que o problema era dos funcionários públicos? Lê o meu comentário com calma.

Para mim e para os ministros das finanças de vários países apresentados durante anos e anos como modelo a seguir, se o Estado gasta mais do que recebe é obvio que tem que reduzir as despesas e caso não seja suficiente, se for vital para o interesse comum, aumentar os impostos (digam qual é o politico que gosta de aumentar impostos....)

Eu não afirmei que defendia o aumento dos impostos nem o cancelamento do que quer que seja, apenas expliquei que é a solução usada por estados democráticos, de direito e alguns governados por social-democratas....Mas se tiveres uma solução melhor ganhas garantidamente o premio Nobel da economia......! E garantes a reeleição a muitos governos....

por mcarvalho » 5/11/2009 0:23

:clap:

por mfsr1980 » 5/11/2009 0:16

Mais_um,
Tu dizes cada asneirada que até se me "arremelgam" as unhas dos pés!
Os imóveis que as pessoas têem e que compraram com o suor do seu corpinho, para além de pagarem os impostos que não são baixos, para além de sujeitos à expeculação, foram ainda sujeitos à ganancia dos bancos, não deveriam PAGAR MAIS NADA!
Só neste País de xuxas da treta que até querem fazer pagar imposto sobre dinheiro que se dá a um amigo que se encontre em dificuldades.
Se pagas impostos, não sei. Até acho que fazes parte da estrutura do PS e se calhar és pago para tentar aqui nos foruns amenizar a m.... que o teu partido faz!
Se não és pago para isso...então é grave, porque significa que és um completo anormal!
Não tomes isto como um insulto! Insulto é os perfeitos disparates que saem do teclado do teu computador.

Registado: 3/5/2007 13:55

por muadyb » 5/11/2009 0:05

mais_um Escreveu:
pinto80 Escreveu:O facto de poderem haver outros países com défices superiores ao nosso não é caso para não nos preocupar-mos. Com o mal dos outros posso eu bem.

Não afirmei o contrario, só que as noticias são "feitas" de forma a quem não esteja atento fique com a ideia que é um problema apenas português, quando o não é, só por isso dei outros exemplos bem perto de nós, paises com que os politicos na oposição gostam de utilizar para fazer comparações...

pinto80 Escreveu:De referir ainda que Portugal, ao contrário de alguns desses países, é reincidente nos défices excessivos...

pinto80 Escreveu:Não devemos fugir à questão principal: quem vai pagar este défice no futuro? - os portugueses, claro.

Querias que fosse quem??? Os Espanhois?? Os Alemães?? Ainda ontem um amigo queixava-se que tinha gasto umas centenas de € a passar um imovel para o nome dele, de uma doação de um familiar reformado, de modo a este poder usufruir do complemento de reforma, por isso se são os Portugueses que fogem aos impostos e utilizam todas as artimanhas para "sacar" o mais possivel do Estado, quem é que querias que depois fizesse os sacrificios???

pinto80 Escreveu:Aliás, já estamos a pagar a má gestão dos últimos anos, por isso é que os impostos não tem grande margem para descer, as despesas são cada vez mais rígidas.

A receita é facil, fazemos como a Irlanda não aumentamos os funcionários publicos, diminui-se as prestações sociais, os apoios do estado e aumenta-se os impostos, já era assim no tempo dos Romanos, qual é a duvida????

Deves ter algum problema contra os funcionarios públicos, só pode!!!! Ès mais um que defende: "Abate aos FP".....Esqueceste que foram os FP que tiveream anos ordenados, carreiras congeladas/bloqueadas.
Incompetencias e excessos existem como é natural existirem em todos os lados, como existe também no privado!

A única e grande diferença é que o privado tem como objectivo estratégico ganhar € (lucro) e o estado não.

diminui-se as prestações sociais e os apoios do estado

Se falasses em maior controlo....ainda concordava, agora diminuir num estado de direito democratico o apoio social, não me parece solução!

aumenta-se os impostos

Aumentar os impostos???Quais? Há tantos.....
Se te referes ao IVA, sabes o que irá acontecer? Quem o paga é o consumidor final. Aumento de preços, implica diminuição do poder de compra, implica menos compras, por sua vez menos produtos vendidos, por sua vez menos produção fabril.....etc.
Conclusão: Menos PIB mais importações........

Cumps

Registado: 10/1/2008 17:18

por mais_um » 4/11/2009 23:55

mfsr1980 Escreveu:Caros Forenses,
Eu acho que a solução à vista é emigrar mas... o "mais_um" que fique aí a pagar o défice!

Já o pago e é à muitos anos, mais de metade dos meus rendimentos vão para o Estado.

Já agora emigra para um país onde não se pague impostos, é que podes ter uma supresa....

por mais_um » 4/11/2009 23:48

por mfsr1980 » 4/11/2009 23:42

Caros Forenses,
Eu acho que a solução à vista é emigrar mas... o "mais_um" que fique aí a pagar o défice!

Registado: 3/5/2007 13:55

por pinto80 » 4/11/2009 23:10

O Dr.Medina tem-se surgido váras vezes contra este estado de coisas: corrupção, honestidade dos políticos, falta de profissionalismo e capacidade dos políticos são alguns dos temas em que mais tem baseado as suas análises.

por mcarvalho » 4/11/2009 18:28

Medina Carreira diz que regime democrático pode estar em causa

Medina Carreira considera que o regime democrático pode estar em causa, se o governo não avançar com mudanças de rumo.

Carreira salienta que "nenhum notável foi parar à cadeia"
Numa conferência, sobre o futuro de Portugal, o fiscalista falou do endividamento, da crise social, da corrupção, da justiça e sobretudo da promiscuidade entre política e negócios.

Há muito que aponta o dedo à corrupção e à promiscuidade entre o mundo dos negócios e da política. Uma imoralidade, diz Medina Carreira, que em muito prejudica o país.

Conhecido pela frontalidade, não evita falar em casos concretos,
como o Face Oculta, mas não espera resultados.

Corrupção, demoras na justiça, burocracia a mais são apenas
alguns dos problemas apontados na palestra em que se discutiu o futuro do País. Um futuro que para Medina Carreira está ensombrado por políticas erradas.

O fiscalista exige reformas, nem que seja preciso mudar a Constituição. Exige mudanças, já que sem elas o próprio regime democrático pode ficar em xeque.

Ex-ministro de Soares, não quer regressar à cena política. A presidência da República não é ambição.

O futuro de Medina continuará a ser este: escrever e debater os problemas do País, no tom crítico de sempre, doa a quem doer.

Silva Lopes
"Bomba da dívida externa pode rebentar a qualquer altura"
12:41 José Silva Lopes traçou hoje um cenário preocupante para a economia portuguesa e para a sustentabilidade do seu crescimento e das suas contas públicas. O ex-governador do BdP e ex-ministro das Finanças salientou o baixo crescimento esperado para Portugal nos próximos anos aliado a uma dívida pública e uma dívida externa crescentes, problemas que não estão a ser suficientemente

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=394463

Vara sai.. vara cai

por pinto80 » 4/11/2009 18:16

O facto de poderem haver outros países com défices superiores ao nosso não é caso para não nos preocupar-mos. Com o mal dos outros posso eu bem.

De referir ainda que Portugal, ao contrário de alguns desses países, é reincidente nos défices excessivos...

Não devemos fugir à questão principal: quem vai pagar este défice no futuro? - os portugueses, claro. Aliás, já estamos a pagar a má gestão dos últimos anos, por isso é que os impostos não tem grande margem para descer, as despesas são cada vez mais rígidas. As despesas com juros tem subido desmesuradamente...

por TheTraveler » 4/11/2009 18:04

Esse senhores devem tar esquecidos que a crise acabou no ano passado.... Pelo menos eu lembro-me bem do discurso que vi na TV do "A crise acabou! Graças às nossas medidas conseguimos acabar com a crise e portanto vamos baixar o IVA de 21 para 20%"....

Povinho de memória curta.... nem se lembram que há mais de um ano que saímos da crise... e ainda conseguem chamar o homem de pinóquio... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por mais_um » 4/11/2009 17:59

O que eu mais gosto neste tipo de artigos é a busca incessante por manter as pessoas bem informadas e de uma forma isenta e imparcial.... :twisted: :twisted:

Vejamos, é obvio que o melhor é não ter defice, mas o que é certo é que tendo em conta a conjuntura actual parece-me que não há outra solução.

Exemplos de paises na zona Euro com defice superior ao português:

2009 2010 2011
Irlanda -12,5 -14,7 -14,7
Grêcia -12,7 -12,2 -12,8
Espanha -11,2 -10,1 -9,3
França -8,3 -8,22 -7,7

Todos os políticos defendem apoios para tudo e mais alguma coisa, os de esquerda para os trabalhadores e PME empresas, os de direita para as empresas e trabalhadores, é só escolher o cardápio que gostamos mais...

Este tipo de discurso é comum em todos os países da Europa e não só, mas se é verdade que a situação não está famosa, o que também não deixa de ser verdade é que o nosso pais não está a ser tão afectado como outros (não estou atribuir mérito a ninguém em especial, mas tão só a constatar um facto), alguns deles verdadeiros exemplos que serviam para oposição, fosse ela qual fosse, arremessar contra os vários governos como exemplo do falhanço das suas politicas. Curiosamente deixamos de ver aos políticos da oposição fazer comparações, com a Espanha, Grécia e Irlanda.....porque será?

Verifico que há participantes no forum que são contra a intervenção dos Estados na economia, (eu também sou numa situação normal) mas do meu ponto de vista, no caso actual a alternativa era muito pior, se alguém tem duvidas leiam o livro "As vinhas da Ira" ou vejam o filme.

Imaginem os 4 maiores bancos portugueses fecharem as portas, quais seriam as consequências? (esta situação esteve quase a verificar-se no Reino Unido)

Alexandre Santos

por pedrom » 4/11/2009 17:07

Não se preocupem com o defice, pois temos ai o novo aeroporto e o TGV à porta, que vão dar um jeitão para fugir daqui para fora!!!!!....... ou então vamos ter de apertar mais uns furos no cinto, o que a mim não me preocupa muito pois estou um bocado gordo e isso até me ia fazer bem!!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

Re: Bota abaixismo... Bruxelas prevê défice recorde de 8%

por Lion_Heart » 4/11/2009 17:00

mcarvalho Escreveu:in J Negócios

Bruxelas prevê défice recorde de 8% este ano em Portugal

03/11/2009

A Comissão Europeia prevê que o défice orçamental português possa chegar aos 8% neste ano, devendo manter-se neste patamar em 2010, antes de bater um novo recorde de 8,7% em 2011, num cenário em que manutenção da actual política.

O valor consta das novas previsões macroeconómicas hoje divulgadas por Bruxelas e traduz uma forte revisão em alta dos números até agora dados como prováveis.

Em Maio, a Comissão previa um défice de 6,5% neste ano e de 6,7% no próximo. Já o Governo, que actualizou os seus números em Maio, antecipa um saldo negativo de 5,9% do PIB até ao fim do ano.

Sinceramente não percebo estes titulos.
Se alguem diz algo contra o status quo é logo apelidado de bota abaixo de negativista e etc. , e os outros , os que estão sempre a ver um mar de rosas (sem ser ps) o que são? lunaticos, fantasiosos?

Sinceramente , não dou valore a estes dados assim como não dou aos do INE. Acho que ficam sempre pelo meio termo. Portanto vamos andar entre os 6% e 7%.

Mas aqui temos um problema, é que a UE ja esta a ficar farta de nós. Sempre a dar dinheiro para cá e nós a andarmos para tras. E isto é como um banco, se temos la muito cash é so amizades , cartoes gold, carros de luxo a baixo custo e etc. . Se estivermos a ficar a rasca é so ligar para receber e nada de emprestar dinheiro.

Sejamos coerentes , Portugal está mal e aqui não andamos a vender (para ter sempre discursos fantasiosos) , temos que ser realistas e por ordem nisto.

Ainda agora estava a ver a tvi24 um forum onde alguém disse : "somos todos corruptos"
Se pensarmos bem até somos, pelo simples facto de ninguém fazer nada e como que não faz nada consente , indirectamente favorrecemos este saque ao País.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por pinto80 » 4/11/2009 14:59

A juntar a este clima, Silva Lopes considerou como muito preocupante a dívida pública e externa portuguesas. Há muito tempo que tenho alertado para este perigo gravíssimo que se chama dívida. Não podemos continuar a consumir à custa do endividamento. Mais tarde ou mais cedo, tudo se pagará, e com juros.

E os Portugueses? Para onde podem fugir?

por mcarvalho » 4/11/2009 9:11

Imigrantes abandonam Portugal
Hoje às 06:59
Em apenas dois anos quase triplicaram os pedidos de ajuda de imigrantes na missão portuguesa da Organização Internacional para as Migracões (OIM) com o objectivo de regressar ao país de origem. O aumento do desemprego está a levar muitos estrangeiros a abandonar Portugal. Saídas atingem sobretudo a comunidade brasileira.

À TSF, a coordenadora do Programa de Retorno Voluntário da OIM, Marta Bronzin, explica que a esta organização inter-governamental apenas chegam apenas os casos mais complicados - imigrantes que querem abandonar Portugal, mas que têm grandes dificuldades no regresso ao país de origem.

O aumento de pedidos de ajuda é, no entanto, claro: até ao final de Outubro, 854 estrangeiros procuraram a Organização Internacional para as Migracões. Mais 220 do que em todo o ano passado e quase o triplo do que em 2007 (320 casos).

A coordenadora do Programa de Retorno Voluntário salienta a "coincidência" com a crise económica que afecta Portugal e explica que "são pessoas numa situação de grande vulnerabilidade". Por norma, trabalhavam em sectores "instáveis, como a restauração e construção civil".

A Organização Internacional para as Migracões paga o bilhete de avião e em alguns casos apoia com dinheiro a reintegração do imigrante no país de origem.

A falta de trabalho é a primeira razão que leva os imigrantes a abandonar Portugal e a maioria dos pedidos de ajuda (76%) chegam de imigrantes brasileiros.

O coordenador da Plataforma das Estruturas Representativas das Comunidades de Imigrantes em Portugal (que reúne mais de 60 associações do sector), salienta que os casos que chegam ao Programa de Retorno Voluntário são apenas uma parte dos estrangeiros que abandonam Portugal. À OIM só chegam os casos mais complicados de imigrantes com graves dificuldades económicos.

Paulo Mendes diz que muito mais imigrantes estão a regressar ao país de origem - sobretudo ao Brasil. E sublinha que essas saídas devem-se não apenas à crise portuguesa, mas também aos sinais positivos da economia brasileira.

Nuno Guedes
Vida

por mcarvalho » 4/11/2009 8:55

Portugal regista o pior desempenho das exportações e o maior défice externo da UE

04/11/2009

Portugal registará, em 2010, a menor taxa de crescimento das exportações (0,7%) de toda a União Europeia (UE), o que contribuirá para uma estabilização do défice externo num valor superior a 10% do PIB, o maior da UE.

Nas previsões de ontem da Comissão Europeia (CE) as boas notícias esgotam-se no fim da recessão antes do esperado. O restante diagnóstico é negativo, especialmente em termos comparativos.

Além do mau desempenho das exportações - penalizadas pela situação em Espanha e pelos "persistentes" problemas de competitividade -, a CE avisa que haverá "poucos incentivos para o investimento", isto porque o consumo permanecerá "fraco" e as condições de financiamento continuarão mais difíceis.

Afinal..Ontem era garantido .. hoje já não..

por mcarvalho » 3/11/2009 16:26

e a culpa é da
Crise histórica justifica "défice histórico"

03/11/2009

O ministro das Finanças, Teixeira Santos, admitiu hoje a revisão do défice orçamental, mas vai esperar pelos números da execução orçamental para apurar as previsões do Governo. O responsável adiantou que a “crise mais grave” dos últimos 80 anos justifica um “défice histórico”.

“Estamos perante a crise mais grave que tem afectado as nossas economias nos últimos oitenta anos. É uma crise histórica e portanto não é de admirar que o valor do défice registado nos variados países europeus, incluindo em Portugal, seja também um valor histórico, porque a crise que enfrentamos é infelizmente uma crise histórica, de que não há memória”, afirmou citado pela Lusa.

A confirmarem-se as previsões de um défice orçamental de 8% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009 e 2010, previstas hoje pela Comissão Europeia, este será o pior registo desde 1985, quando o défice atingiu os 8,6%.

O ministro das Finanças afirmou hoje que a quebra da receita é que está a condicionar os resultados orçamentais e que vai aguardar os números da execução orçamental para apurar as previsões do Governo.

"Nós aguardamos os números da execução orçamental em Portugal. Estou a aguardar agora os números do mês de Outubro para podermos ir apurando as nossas previsões quanto ao resultado final do ano de 2009", afirmou o ministro das Finanças aos jornalistas.

Teixeira dos Santos, que comentava aos jornalistas as previsões de Outono da Comissão Europeia, garantiu que não há derrapagem na despesa, e apontou a quebra das receitas na generalidade dos países da Europa, incluindo Portugal, como responsável pelos piores resultados orçamentais.

O Governo tem mantido a sua estimativa de atingir um défice orçamental de 5,9% no final do ano.

"Nós aumentamos a despesa de forma deliberada com um conjunto de programas e medidas para apoiar as famílias e as empresas, para resistirem aos efeitos da crise, mas estamos a cumprir o orçamento da despesa dentro daquilo que estava previsto. Não há derrapagem da despesa", afirmou.

"O agravamento das condições orçamentais tem essencialmente a ver com a quebra da receita, quebras essas que têm sido muito significativas em todos os países da Europa incluindo em Portugal. É essa quebra da receita que está a condicionar os resultados orçamentais dos vários Estados membros, incluindo de Portugal", explicou o ministro.

Teixeira dos Santo afirmou ainda que as estimativas para 2010 e 2011 da Comissão Europeia estão condicionadas por este ano ainda não terem recebido uma proposta de Orçamento do Estado, ao contrário de anos anteriores, devido ao calendário das eleições.

"A Comissão Europeia, contrariamente aos anos anteriores fez as suas previsões para 2010 e também 2011 para 2011 sem dispor de uma proposta de orçamento. Em anos anteriores, normalmente, nesta altura do ano há uma proposta de orçamento que serve de base às projecções da comissão para aos próximos anos. Este ano, devido ao ciclo eleitoral não há proposta de orçamento", acrescentou.

Que nós pagaremos com impostos históricos e com o corpinho

por On fire » 3/11/2009 15:42

mcarvalho Escreveu:Paralelamente, a Comissão Europeia antecipa um agravamento inédito do rácio da dívida
pública, prevendo que este passe de 66,3% apurados em 2008 para 77,4% no final deste ano, antes de atingir 84,6% em 2010 e 91,1% em 2011. Todos estes valores são máximos das séries estatísticas que acompanham a evolução da dívida pública portuguesa.

O agravamento do endividamento público é um cenário com o qual se defronta a maioria dos países europeus. Espanha, Grécia e Irlanda deverão fechar o ano corrente com défices acima dos 11%, ao passo que Itália, Bélgica e Grécia exibirão dívidas bem acima dos 100% do PIB.

Não sei não,mas cada vez mais concordo com aqueles que dizem que vem aí uma nova crise,neste caso uma crise orçamental :!: :?:

E quem vai pagar isto tudo?É mais uma vez o zé povinho,com uma subida de impostos,ou seja, nada a que já não esteja habituado!!!!

É pena que no nosso país hajam politicos que mentem à força toda,depois vêm para a televisão com ar de anjinhos e enganam uns milhões de murcões... :evil: :evil:

TOMEM LÁ QUE JÁ LEVARAM DE SOPA...isto vai ser bonito,ai vai,vai....

Boa sorte para todos e para mim também...

Registado: 14/1/2009 19:06

por mcarvalho » 3/11/2009 14:39

Défice a caminho dos valores da década das intervenções do FMI

03/11/2009

A recessão não será tão estrondosa quanto se chegou a temer e o desemprego não deverá chegar aos dois dígitos. Mas, em contrapartida, a recuperação económica terá especiais dificuldades em assentar terreno em Portugal, que voltará, a partir de 2010, a crescer pouco e menos do que a média da Zona Euro, numa dinâmica frágil que será acompanhada de uma escalada sem precedentes do endividamento público.

Este é, em resumo, o quadro traçado pelas novas previsões de Outono da Comissão Europeia, do qual sobressai o valor inscrito para o défice orçamental.

Depois de um curto período de consolidação bem sucedida das contas públicas, o défice deverá disparar de 2,7% em 2008 para 8% no final deste ano, devendo manter-se neste patamar em 2010, antes de voltar a subir para 8,7% no ano seguinte.

A confirmarem-se, estes valores significam que Portugal está a caminho que registar défices apenas comparáveis aos da década de 80, durante a qual o país foi por duas vezes “resgatado” pelo Fundo Monetário Internacional.

Os 8,7% antecipados por Bruxelas para 2011, num cenário de políticas inalteradas, apenas foram registados em 1981, há 28 anos atrás.

Paralelamente, a Comissão Europeia antecipa um agravamento inédito do rácio da dívida
pública, prevendo que este passe de 66,3% apurados em 2008 para 77,4% no final deste ano, antes de atingir 84,6% em 2010 e 91,1% em 2011. Todos estes valores são máximos das séries estatísticas que acompanham a evolução da dívida pública portuguesa.

O agravamento do endividamento público é um cenário com o qual se defronta a maioria dos países europeus. Espanha, Grécia e Irlanda deverão fechar o ano corrente com défices acima dos 11%, ao passo que Itália, Bélgica e Grécia exibirão dívidas bem acima dos 100% do PIB.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Google [Bot], latbal, marketisnotefficient, silva_39, slbnnbobadela e 134 visitantes