Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

V988Z - Warrant PUT --> DAX

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Scorpio » 3/11/2009 12:54

Yugovic09 Escreveu:Marco/Ulisses/restantes terão de concordar que são participantes como tu que fazem do Caldeirão aquilo que ele hoje vale!
Obrigado Scorpio.

Vou vende-los hoje, estou com uma valorização de ~20% e parece-me quite enough...

Abraço,
Yugo

P.S. Last request, que livro sobre warrants aconselhas? Um que seja mais para o primário/básico mesmo e outro mais avançado.

:oops: :oops: Eh pá, tb não é preciso tanto...

Acho que para perceber a mecânica e os principais factores que influenciam os preços do Warants, os manuais disponibilizados pelos emitentes e uma boa pesquisa aqui no forum chegam perfeitamente e funcionarão melhor que qualquer livro. Procura por aí tópicos sobre warrants, e posts do Fibonacci, que esse é que é o cromo do assunto (por falar nisso, desapareceu??).

Depois, se te apetecer ler algo mais aprofundado, podes experimentar isto, embora ache que já contém informação a mais e de certa forma desnecessária para o investidor comum, pois já aborda outro tipo de conceitos, tipo hedging, etc.

Mas fica mais uma vez o alerta; atenção com estes produtos. Podem ser muito lucrativos, em períodos de tendências bem definidas, mas também podem ser um meio de derreter capital, se mal utilizados, pelo que é necessário conhecê-los bem.

Um abraço.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"

Registado: 29/9/2006 17:29

por Yugovic09 » 3/11/2009 11:41

Marco/Ulisses/restantes terão de concordar que são participantes como tu que fazem do Caldeirão aquilo que ele hoje vale!
Obrigado Scorpio.

Vou vende-los hoje, estou com uma valorização de ~20% e parece-me quite enough...

Abraço,
Yugo

P.S. Last request, que livro sobre warrants aconselhas? Um que seja mais para o primário/básico mesmo e outro mais avançado.

Registado: 7/7/2009 14:34

por Scorpio » 2/11/2009 21:22

Yugovic09 Escreveu:Obrigado Scorpio,
Cada minuto que passsam aumentam-me as dúvidas, acho que vou mesmo aproveitar as mais valias e reforçar nos books...
Podes ajudar-me pf com o seguinte:
- breakeve de 5079 o que quer dizer? Então se comprei a 1,47 e se o preço está a 1,71 isso não quer dizer que amanhã se vender já ganhava alguma coisa %(1,71-1,47)/1,47 ? (~30% do valor temporal?)
- o que interessa para este caso a taxa de juro sem risco estar fixada nos 0,44%? E a volatilidade nos 34%?
- e o significado de alavancagem? Os valores estão muito elevados? Bom/mau??

Obrigado pela pachorra!

Abraço,
Yugo

Rapidamente, porque tenho o puto no banho... 8-)

Quanto à alavancagem, encontri por aí uma boa definição na concorrência:

Alavancagem (leverage), significa investir mais do que a nossa capacidade financeira permitiria. Portanto, o termo designa o uso de vários instrumentos financeiros ou recursos de terceiros, tais como empréstimos de capital, com o intuito de aumentar o retorno potencial das operações financeiras, aumentado consequentemente também o seu risco. A alavancagem tem, portanto, um efeito ampliador tanto dos ganhos como das perdas.

A alavancagem pode tomar a forma de um financiamento ou outro tipo de empréstimo, o qual é investido com a intenção de ganhar uma maior taxa de retorno do que o custo do juro desse financiamento ou empréstimo. Outra forma de alavancagem é a tomada de posições longas ou curtas através de instrumentos derivados, cuja dimensão no subjacente, o valor nocional da posição, é superior à que seria possível ter-se de forma directa no activo subjacente.

Deves levar em conta a alavancagem, mas esta é muito mais importante noutros produtos, como os CFD e os Futuros, por exemplo, em que podes perder mais do que o valor que admitirias, em casos de grandes gaps nas cotações. Como no warrant a tua perda máxima é o valor que investiste, a alavancagem é algo que podes subvalorizar na negociação de warrants.

O breakeven referido na imagem seria para alguém que comprasse o warrant naquela altura e assumindo que só o exercia na maturidade. Ora, se o comprava naquela altura a 1,71, ele na maturidade, teria de valer 5250-171, ou seja, 5079. O breakeven para ti, que compraste a 1,47, seria de 5103. Isto na data de maturidade; podes como é óbvio vendê-lo antes disso em qualquer altura ao preço do mercado (atenção ao último dia de negociação, 3/4 dias antes da data de maturidade).

A volatilidade é outro dos valores que influencia o cálculo do valor do W. A volatilidade podes acompanhar se acompanhares o VDAX, por exemplo, aqui. Para o SPX, por exemplo, é o VIX, do qual já deves ter ouvido falar aqui no forum.

Mas continuo a aconselhar-te a ler. Livros, os manuais dos warrants nas páginas dos emitentes, e o muito que já se escreveu sobre isso aqui no caldeirão. Podem ser produtos muito interessantes, mas é necessário conhecê-los muito bem.

Um abraço.

por CrashXXI » 2/11/2009 20:53

No actual contexto, este Wr. parece-me bastante interessante.
Ando a fazer trading com ele há já algum tempo.
Mas como todos os derivados muito alavancados há que não nos deixarmos entusiasmar por alguns "trades" bem sucedidos e sermos mais cautelosos do que ambiciosos.

Por norma, neste tipo de activos, tenho várias regras, entre elas (algumas poucas):

- tenho-os "cobertos" com outros de sinal contrário e de características diferentes (sejam eles tipo de activos, ou com espaços temporais diferentes)
- limito o investimento até um máximo de 10% do capital disponível (o mais comum é entre os 5 a 7,5%)
- os ganhos (mais-valias) não são reinvestidos no mesmo activo
- regras de "trading" muito apertados e incomplacentes
- investimento de relativamente muito curto prazo (salvo raríssimas excepções)
- características de volatilidade do subjacente (neste caso o DAX)
- prémio constantemente analisado
- avaliação da situação mais do que uma vez ao dia, para além da abertura e fecho
- simulação, na "calculadora", para possíveis variações do subjacente quer no intraday, quer para as sessões seguintes
- evolução dos futuros que não só do subjacente (no caso do DAX (e não só) o preço intraday varia não só pelo valor do subjacente mas também pelo comportamento dos mercados americanos (ou seja, não basta determinar o valor teórico pela calculadora para o respectivo)
- atenção aos mercados asiáticos (os primeiros a "abrir")
-...

Yugovic09
Espero que de alguma forma te tenha ajudado!

Atenção: A ordem dos parâmetros referidos não refletem necessariamente a sua importância relativa, nem se esgotam aqui; eu fui escrevendo à medida que me surgiam algumas das ideias das regras que sigo.

Abraço
Crash

Registado: 20/5/2009 17:17

por Yugovic09 » 2/11/2009 19:45

Obrigado Scorpio,
Cada minuto que passsam aumentam-me as dúvidas, acho que vou mesmo aproveitar as mais valias e reforçar nos books...
Podes ajudar-me pf com o seguinte:
- breakeve de 5079 o que quer dizer? Então se comprei a 1,47 e se o preço está a 1,71 isso não quer dizer que amanhã se vender já ganhava alguma coisa %(1,71-1,47)/1,47 ? (~30% do valor temporal?)
- o que interessa para este caso a taxa de juro sem risco estar fixada nos 0,44%? E a volatilidade nos 34%?
- e o significado de alavancagem? Os valores estão muito elevados? Bom/mau??

Obrigado pela pachorra!

Abraço,
Yugo

por Scorpio » 2/11/2009 19:30

Fica aqui ainda mais uma ajuda para te ajudar a perceber como funciona. Abaixo está a imagem de uma simulação de quanto valeria o W amanhã, 3/11, com o DAX nos 5210 pontos e com a volatilidade inalterada, que seria cerca de 2,63.

Uma abraço.
Anexos
calc.jpg
calc.jpg (52.71 KiB) Visualizado 1029 vezes

por Scorpio » 2/11/2009 19:21

Yugovic09 Escreveu:Reparem que nem sequer discuto que vocês têm razão, só queria uma ajuda um pouco mais aprofundada sobre o tema, o montante que invisti é simbólico daí ter pedido a V/ ajuda, suportes, resistências, tendências de curto prazo, etc...
Por exemplo, considerando que tinha investido 1000€ qual o valor do subjacente para ter uma rentabilidade de 10%? E de 50%?

Obrigado
Yugo

Ah... ok! Assim já é diferente. 8-)

Depende de quando pensas desfazer-te dele. Se pensas levá-lo até à maturidade, o DAX teria de estar a 5100 pontos para recuperares o teu investimento (pois a barreira dele é de 5250). Cada ponto que estivesse mais abaixo de 5100 seria 1 cêntimo de lucro a mais por unidade (pois a paridade é de 0,01, o que faz com que a variação de 1 ponto DAX, com o warrant ITM, corresponda à variação de 1 centimo no valor do do warrant.

Uma vez que ele está ainda OTM, compraste apenas valor temporal, pelo que poderás ter dois factores a jogar contra ti: o índice tomar o caminho inverso do que esperas, e o tempo, uma vez que o valor temporal que pagaste agora vai desvanecer-se até à maturidade.

No entanto, e se o quiseres vender antes da maturidade, e se consultares os dados técnicos do produto em questão, verás que a elasticidade do warrant é de 11,5 aprox. O que isto te diz é que uma variação negativa de 1% no DAX dá uma valorização de 11,5% no preço do warrant.

Mas como o Gilberto diz, utiliza a calculadora co Commezbank, pois pelo que estive a ver agora, ela está bastante funcional e user friendly.

E acima de tudo, lê e informa-te bem antes de começar a mexer com produtos alavancados.

Um abraço.

1,74

por GilbertoGil » 2/11/2009 19:08

esse é 1 produto do commerzbank, no site dele pode fazer as simulações na calculadora.
Quanto ao dax existe um tópico por aqui.

http://www9.warrants.commerzbank.com/co ... =1&c=40018

Registado: 25/7/2008 21:44

por Yugovic09 » 2/11/2009 19:01

Reparem que nem sequer discuto que vocês têm razão, só queria uma ajuda um pouco mais aprofundada sobre o tema, o montante que invisti é simbólico daí ter pedido a V/ ajuda, suportes, resistências, tendências de curto prazo, etc...
Por exemplo, considerando que tinha investido 1000€ qual o valor do subjacente para ter uma rentabilidade de 10%? E de 50%?

Obrigado
Yugo

vendia já

por GilbertoGil » 2/11/2009 18:54

e com as mais-valias comprava livros sobre o assunto...na próxima pode não ter a sorte de hoje. bn

Registado: 25/7/2008 21:44

por Scorpio » 2/11/2009 18:39

Parece-me que se o DAX descer ganhas, se o DAX subir, perdes... :mrgreen:

Com uma pergunta assim tão genérica, só podes almejar uma resposta deste tipo.

Um abraço.

V988Z - Warrant PUT --> DAX

por Yugovic09 » 2/11/2009 18:10

Boa tarde,
Gostaria de ter a V/ opinião para um trade que fiz no final da sessão:
- comprei PUT, título V988Z, indexado ao DAX
- Preço Exercício: 5.250
- Preço Emissão: 3,34
- Valor de Compra: 1,47
- Paridade = 0,01
- Tipo Vencimento: Americano
- KO Barrier: Não aplicável
Data Fim Negociação: 10-12-2009

O que vos parece?

Obrigado.
Cumprimentos,
Yugo09

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Burbano, dragom, Google Adsense [Bot], jmmalmeida, Luzemburg, m-m, malakas, Manchini888, nunorpsilva, PMP69, Rafael Abreu, SalvaFP, silva_39, trilhos2006, TTM62 e 181 visitantes