Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Testar sistema discricionário

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Dwer » 28/10/2009 15:43

ppbogos Escreveu:
Desculpa exmª sumidade Dwer...

Por favor, por quem és! exmo chega perfeitamente.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por bogos » 28/10/2009 15:17

Dwer Escreveu:
ppbogos Escreveu:
Dwer Escreveu:Acho extraordinário.

O vset não sabe programar e tem raiva a quem sabe.

Faz um pedido completamente absurdo que é fazer um backtest de um sistema discricionário.

Põe o pessoal a bater com a cabeça nas paredes sobre o assunto.

E mantém-se mudo e quedo, durante toda a discussão.

Sim senhor! Quando for grande quero ser como tu, vset.

Deve ser igual às análises do ouro...

Pelos vistos sabes tudo...

Tás rico?

Não deves estar, mas és uma rica peça.....

Obrigado pelas simpáticas palavras.
É sempre um prazer ser insultado por ti bogas.
Ou antes, observar as tuas tentativas, patéticas, de insulto.

O português é tao mau, mas tão mau, que é preciso um esforço para compreender, até mesmo, uma tentativa de insulto.

É verdade sim senhor....
A verdade é imutável e absoluta. As dúvidas de uns ou suas questões, serão sempre para as sumidades, algo de gente analfabeta.....

Analfabeto,sim esse temo ser eu.

Espero de facto que com o teu brilhantismo ajudes o vset a traduzir o seu problema/questão,em factos concretos...como todos aqueles que eu li num tópico onde era verdade "verdadinha" todas as ideias ali colocadas...
A humildade realmente é uma dádiva para filhos deum deus menor...

Desculpa exmª sumidade Dwer...

Vset, eu não consigo responder Às tuas questões,porque não creio que exista um programa que o faça. Clicar numa vela para veres o resultado projectado num determinado ponto de saída pode não existir...terá que ser "à la pate". Lembras-te do EOD? esse deu-me que fazer....quem me dera que fosse assim simples.

Registado: 29/12/2005 16:34

por Dwer » 28/10/2009 15:06

ppbogos Escreveu:

Faz um pedido completamente absurdo que é fazer um backtest de um sistema discricionário.

Tás rico?

Obrigado pelas simpáticas palavras.
É sempre um prazer ser insultado por ti bogas.
Ou antes, observar as tuas tentativas, patéticas, de insulto.

O português é tao mau, mas tão mau, que é preciso um esforço para compreender, até mesmo, uma tentativa de insulto.
Abraço,
Dwer

por bogos » 28/10/2009 14:28

Tás rico?

Registado: 29/12/2005 16:34

por Luis19 » 28/10/2009 14:14

vset Escreveu:
Luis19: o PRorealtime importa indicadores programados no metastock?

Obrigado!

Vset, não dá directamente, mas julgo que é relativamente simples de o reprogramar, mesmo para quem como eu que não está nada à vontade com linguagem de programação.

No site do ProRealTime tem um manual de instruções muito intuitivo que te permite num instantinho perceber a linguagem. Procura por "ProBacktest module" e "Assisted creation".

Registado: 4/12/2007 16:30

por sargotrons » 28/10/2009 1:24

canguru Escreveu:
Sargotronss Escreveu:Ola Vset,
experimenta procurar aqui:
http://neacm.fe.up.pt/CRAN/web/packages/

e' o repositorio de packages pre'-compilados de R,
pode ser que tenhas sorte!

Primeiro tens que instalar, "R is a free software environment for statistical computing and graphics."
http://www.r-project.org/

Tudo 'a pala! Para objectivos equivalentes tens o Matlab ou o SPSS com licencas caras, muito caras...

olha, olha. o R num forúm de bolsa... biólogo?
i'm happy with Matlab.

:P

Sim, mais propriamente genetica quantitativa embora ultimamente tenho usado R para massajar o "output" dos sequenciadores novos. E tu, biologo?
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por canguru » 28/10/2009 0:58

Sargotronss Escreveu:Ola Vset,

Primeiro tens que instalar, "R is a free software environment for statistical computing and graphics."

Tudo 'a pala! Para objectivos equivalentes tens o Matlab ou o SPSS com licencas caras, muito caras...

olha, olha. o R num forúm de bolsa... biólogo?
i'm happy with Matlab.

Registado: 6/4/2008 22:41

por sargotrons » 28/10/2009 0:53

vset Escreveu:Dwer: estive fora de casa, cheguei há pouco. É bom que queiras ser como eu quando fores grande. Continua 8-)

MA: caças-te uma incongruência :)

Sargotronss: acho que tu foste dos que menos entendeu :?

tonirai: "o que entendi é que ele quer "seleccionar os trades de modo discricionário", embora os sinais sejam possivelmente "mecânicos"." MAGNÍFICO

salvadorveiga: para quem já fez este tipo de estudo ajuda bastante, como sabes.

Obrigado!

So' te mostrei a melhor cana para ires 'a pesca e o lago onde o peixe abunda! Se nao queres pescar e' contigo...
Não faz mal!...

por vset » 28/10/2009 0:41

Dwer: estive fora de casa, cheguei há pouco. É bom que queiras ser como eu quando fores grande. Continua 8-)

MA: caças-te uma incongruência :)

Sargotronss: acho que tu foste dos que menos entendeu :?

tonirai: "o que entendi é que ele quer "seleccionar os trades de modo discricionário", embora os sinais sejam possivelmente "mecânicos"." MAGNÍFICO

salvadorveiga: para quem já fez este tipo de estudo ajuda bastante, como sabes.

Obrigado!

Registado: 11/1/2004 13:37

por Dwer » 28/10/2009 0:01

Acho extraordinário.

Abraço,
Dwer

por sargotrons » 27/10/2009 23:35

Ola Vset,

Não faz mal!...

por MarcoAntonio » 27/10/2009 23:35

Sendo assim (a tomar a palavra do Salvador, dado que o Vset no tópico nada disse) então torna-se pertinente esclarecer o que é um sistema discricionário que nesse caso está a ser utilizado erradamente no título do post e na primeira frase do post, obviamente induzindo em erro quem sabe o que é um sistema discricionário (vai-se a ver, aparentemente, o post não é sobre o que diz no título do tópico).

Um sistema discricionário, por oposição a um sistema mecânico, não segue regras fixas/rígidas ou pré-definidas. Antes, baseia-se no julgamento do investidor ponto a ponto (sendo usual utilizar - ainda que parcelarmente - a aspectos tão subjectivos como a intuição/experiência). Outra característica quase inerente a um sistema discricionário é que ele pode mudar (pelo menos em certa dimensão) com o tempo. A verdade (e não se trata propriamente de um defeito mas da natureza deste tipo de investimento) duas situações (muito) idênticas podem ser negociadas de forma diferente em dois momentos diferentes. Ainda que se utilize por exemplo AT nesse sistema, um triangulo pode num segundo caso não ter sido negociado só porque o volume se comportou de determinada forma, o contexto do mercado era diferente ou outra coisa qualquer, externa ao triangulo que o investidor levou em consideração. Em última instância era o próprio investidor que se sentia diferente em relação ao mercado.

Um sistema discricionário não é codificável. É em si uma ideia que não se consegue colocar em código (daí que o que vem a seguir não contradiz a noção de sistema discricionário sendo uma razoável descrição - ou podendo ser entendido como tal - de um sistema discricionário).

A questão de não poder ser automatizável (e indirectamente adverso a um backtesting) sendo o essencial o processo de pensamento na formulação da decisão é uma questão central nos (verdadeiros) sistemas discricionários.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 27/10/2009 23:37, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: Testar sistema discricionário

por Luis19 » 27/10/2009 23:17

vset Escreveu:Viva :),

Se tivermos uma ideia que não conseguimos meter em código e quisermos fazer as contas à sua rendibilidade, em vez de estarmos a anotar numa folha de cáculo todos os valores e fazer a diferença ( entrada-saída ) para saber o resultado de cada trade e somar tudo ...

Fazer tudo clicando no gráfico do programa. Entra aqui, sai ali, entra, sai e automaticamente o programa fazer os cálculos.

Tem de haver esta solução...

???

Vset, se bem entendi a tua dúvida o ProRealTime tem a função "Assisted creation" (salvo erro) em que clicas no gráfico, seleccionas o parâmetro que pretendes (média móvel, rsi, sto, etc) defines os valores (rsi >50, por exemplo), adicionas todas as condições que pretendes, quer para posições longas quer para os shorts e depois em função disso ele cria-te automaticamente um ProBackTest.

Registado: 4/12/2007 16:30

por MarcoAntonio » 27/10/2009 23:14

salvadorveiga Escreveu:é exactamente isso que tu disseste tonirai...

E digo 100% porque o proprio vset mo disse... :wink:

Ok, então não é um sistema discricionário. É um sistema mecânico que ele não consegue codificar...

Eu assumi que ele quis dizer com sistema discricionário, um sistema realmente discricionário.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por tonirai » 27/10/2009 23:11

MarcoAntonio Escreveu: Tendo ele dito "para sistemas discricionários" não sei porque raio vocês vão e assumem que ele está a falar de sistemas automáticos que não consegue codificar...

Marco, simplesmente por isto:
vset Escreveu:Isto para quê?

Se tivermos uma ideia que não conseguimos meter em código e quisermos fazer as contas à sua rendibilidade

MarcoAntonio Escreveu: Vocês lêem o que não está no post e depois repetem incessamente que eu não estou a perceber nada!

Calma, eu não repeti nada incessantemente... apenas manifestei o que eu entendi do post inicial, para tentar desempatar :lol:

MarcoAntonio Escreveu: Já conheço o Vset dos foruns para aí há uns 10 anos ou coisa parecida, assumo que quando fala de sistemas discricionários... está a querer dizer (imagine-se lá!) sistemas discricionários.

Pronto, eu cedo... se já o conheces há 10 anos, deves saber bem o que ele quis dizer;
Mas tens de entender que isto é um forum, e nem todos conhecem todos desde o mesmo tempo... por isso é perfeitamente natural que alguém manifeste uma opinião, sem ter consciência que a opinião de outros tem mais "bases de conhecimento pessoal" que a de outros :twisted:

Registado: 19/4/2007 18:26

por salvadorveiga » 27/10/2009 23:09

é exactamente isso que tu disseste tonirai...

E digo 100% porque o proprio vset mo disse... :wink:
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por tonirai » 27/10/2009 23:03

MarcoAntonio Escreveu:
tonirai Escreveu:O que o vset diz é no caso de ter uma ideia que não consegue meter em código, como fazer de modo discricionário...

O VSET disse especificamente sistemas discricionários e como ele não é novo nestas andanças estou certo que se estava a referir realmente a sistemas discricionários.

tonirai Escreveu:Suponho que ele consiga ver no gráfico os sinais de entrada e saída, por isso provavelmente até dão para codificar, apenas como ele não o consegue fazer, preferia ter um programa desses para testar a validade dos sinais.

Isso não seria um sistema discricionário, seria um sistema automático que ele não sabia codificar e nesse caso, provavelmente, o que ele fazia era colocar um post a pedir ajuda sobre como o poderia codificar.

Só o VSET poderá esclarecer plenamente mas digamos que estou convencido a 99% que ele está a falar de sistemas discricionários...

OK, sei que ele não é novo nisto... mas o que entendi é que ele quer "seleccionar os trades de modo discricionário", embora os sinais sejam possivelmente "mecânicos".

Realmente só o próprio poderá esclarecer... mas de qualquer modo, esta conversa é acessória e off-topic :mrgreen:

por MarcoAntonio » 27/10/2009 23:01

salvadorveiga Escreveu:e eu estou convencido 100% que ele quis dizer o que eu e o tonirai dissemos ;)

vset Escreveu:Viva :),

para sistemas discricionários há algum programa que faça as contas sozinho, fazendo nós no gráfico a colocação das entradas e saídas ?

Isto para quê?

Tendo ele dito "para sistemas discricionários" não sei porque raio vocês vão e assumem que ele está a falar de sistemas automáticos que não consegue codificar...

Vocês lêem o que não está no post e depois repetem incessamente que eu não estou a perceber nada!

Ele até pode estar a falar de sistemas automáticos que não consegue codificar. Contudo não foi isso que ele disse e não vejo razões para ir e assumir que era isso que ele queria dizer. Já conheço o Vset dos foruns para aí há uns 10 anos ou coisa parecida, assumo que quando fala de sistemas discricionários... está a querer dizer (imagine-se lá!) sistemas discricionários.

Deve ser falha minha assumir (por defeito) que as pessoas querem dizer o que dizem!
Imagem

Administrador Fórum

por salvadorveiga » 27/10/2009 22:57

MarcoAntonio Escreveu:
tonirai Escreveu:O que o vset diz é no caso de ter uma ideia que não consegue meter em código, como fazer de modo discricionário...

O VSET disse especificamente sistemas discricionários e como ele não é novo nestas andanças estou certo que se estava a referir realmente a sistemas discricionários.

tonirai Escreveu:Suponho que ele consiga ver no gráfico os sinais de entrada e saída, por isso provavelmente até dão para codificar, apenas como ele não o consegue fazer, preferia ter um programa desses para testar a validade dos sinais.

Isso não seria um sistema discricionário, seria um sistema automático que ele não sabia codificar e nesse caso, provavelmente, o que ele fazia era colocar um post a pedir ajuda sobre como o poderia codificar.

Só o VSET poderá esclarecer plenamente mas digamos que estou convencido a 99% que ele está a falar de sistemas discricionários...

e eu estou convencido 100% que ele quis dizer o que eu e o tonirai dissemos ;)
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

por MarcoAntonio » 27/10/2009 22:55

Imagem

Administrador Fórum

por salvadorveiga » 27/10/2009 22:54

tonirai Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:O que ele quer é clicar imagina sempre que o RSI passa os 55 ele poe um sinal no grafico de compra e sempre q vai abaixo vende.

Isso seria um sistema automático e até o Metastock faz isso. Ele disse especificamente sistema discricionário!

O que o vset diz é no caso de ter uma ideia que não consegue meter em código, como fazer de modo discricionário...

Suponho que ele consiga ver no gráfico os sinais de entrada e saída, por isso provavelmente até dão para codificar, apenas como ele não o consegue fazer, preferia ter um programa desses para testar a validade dos sinais.

Mas concordo que, num gráfico em que os sinais sejam, por exemplo, o cruzamento de 2 MA e o RSI acima/abaixo de x, em alternativa a codificar isso, seria muito mais fácil poder clicar nos locais onde visualmente se identificam que seriam as entradas e saídas... em vez de ter de apontar com o "target" do rato, ler o valor, e fazer o input do mesmo numa folha excel! :wink:

Agora, encontrar tal programa, se existir, é que pode levar a alguma perda de tempo... justificável se for para mais do que 1 utilização pontual e de poucas dezenas de trades.

exatamente... isso mesmo. fazeres um clique e aquilo exportar para excel ou o proprio programa ssumir compra... inflezimente tambem n sei de nada parecido

mas ate podia ser um sistema discrecionário ou parcialmente existem N sistemas assim, ou qualquer coisa q n seja quantificavel. assim a' cabeça querer negociar apenas breakout de triangulos... acho q isso nem da' para programar.... ora num grafico ele ia percorrendo o grafico e via um triangulo, quando houvesse breakout ele clicava e o programa assumia como compra...
Editado pela última vez por salvadorveiga em 27/10/2009 22:56, num total de 1 vez.
Imagem
Imagem Imagem

por salvadorveiga » 27/10/2009 22:52

MArco eu percebi o que o vset quis dizer, assim como o vset me percebeu... portanto fico por aqui.
Imagem
Imagem Imagem

por tonirai » 27/10/2009 22:51

salvadorveiga Escreveu:O metastock e' muito bonito mas há coisas que n consegues quantificar... ou podes n saber programar aquilo q queres quantificar.

Eu pelo que percebi do post inicial, a busca desta alternativa prende-se mais com o facto de não saber programar aquilo que pretende - desculpa vset se entendi mal.

No passado, em Metatrader, foi o que fiz... aprender a programar para testar ideias, porque no início fazia como no método excel.
E foi um processo muito giro de aprendizagem que valeu a pena, mesmo se hoje em dia já não lhe dou uso.

por MarcoAntonio » 27/10/2009 22:49

salvadorveiga Escreveu:Marco, tu e' q n deves perceber o Metastock sim faz as coisas de forma mecanica.

(...)

no entanto como ja' referi um sistema pode ter componentes que nao sao quantificaveis.

Salvador, tu deves estar a engolir os posts.
:roll:
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 27/10/2009 22:46

Aliás convém referir (e até como forma de alerta para o VSET - embora eventualmente ele já possa estar alerta para isso) que fazer backtesting a um sistema discricionário é em si um problema dado que - como não se tratam de regras rígidas/pré-definidas - temos poucas garantias que vejamos agora o que veríamos no momento. Isso dependerá um pouco de que factores ele inclui para a formulação da decisão, se ele incluir factores muito subjectivos a questão (o problema) dispara. Factores subjectivos podem ser do tipo feeling (a forma como sentimos o mercado em determinado momento, não através de indicadores de sentimento mas através do que vemos na altura: que notícias estão a sair (o tom das notícias), o que "andam os investidores a dizer (nomeadamente em foruns), etc). Obviamente o sistema pode não incluir questões deste tipo. Contudo elas são usuais em sistemas discricionários...

A forma tradicional de testar um sistema discricionário é através de papertrading (que hoje não precisa de ser feito realmente em papel, voltamos à folha de cálculo). Mas refiro aqui o papertrading por oposição ao backtesting. O papertrading propriamente dito é feito em tempo real...

Este tipo de teste a um sistema discricionário é mais lento mas mais fiável porque nesse caso estamos a sentir realmente o mercado, a ver as coisas acontecerem, e a formulação tenderá a ser mais identica ao que seria a negociação real de um sistema discricionário.

Esta é de resto desde logo uma boa razão para o processo ter mesmo de ser moroso (mesmo em modo "backtesting" e não querermos tomar atalhos, pois quantos mais atalhos quisermos tomar maior os riscos de adulterarmos/falsificarmos o sistema). Aqui (em sistemas discricionários) a questão central e é o que fará demorar mais tempo é decidir ponderadamente entrar e sair, no que ele terá de meditar individualmente ponto a ponto e tentar imaginar que estava naquele momento!

Bom, se o VSET não estava alerta para isso aqui fica a nota. Se estava também não se perdeu nada (poderá ser útil para outros)!
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Aqui_Vale, Burbano, Google [Bot], jmmalmeida, m-m, malakas, Manchini888, nunorpsilva, trilhos2006 e 558 visitantes