Testar sistema discricionário
MarcoAntonio Escreveu:salvadorveiga Escreveu:O que ele quer é clicar imagina sempre que o RSI passa os 55 ele poe um sinal no grafico de compra e sempre q vai abaixo vende.
Isso seria um sistema automático e até o Metastock faz isso. Ele disse especificamente sistema discricionário!
O que o vset diz é no caso de ter uma ideia que não consegue meter em código, como fazer de modo discricionário...
Suponho que ele consiga ver no gráfico os sinais de entrada e saída, por isso provavelmente até dão para codificar, apenas como ele não o consegue fazer, preferia ter um programa desses para testar a validade dos sinais.
Mas concordo que, num gráfico em que os sinais sejam, por exemplo, o cruzamento de 2 MA e o RSI acima/abaixo de x, em alternativa a codificar isso, seria muito mais fácil poder clicar nos locais onde visualmente se identificam que seriam as entradas e saídas... em vez de ter de apontar com o "target" do rato, ler o valor, e fazer o input do mesmo numa folha excel!

Agora, encontrar tal programa, se existir, é que pode levar a alguma perda de tempo... justificável se for para mais do que 1 utilização pontual e de poucas dezenas de trades.
Marco, tu e' q n deves perceber o Metastock sim faz as coisas de forma mecanica.
Existem no entanto N sistemas que sao 90% mecanicos e depois com uma componente discrecionaria...
Olha preferia andar 1 mes a perder tempo a' procura do programa do que andar a testar sistema apos sistema a' pata... e acredita que já o fiz e é o processo mais entedioso e aborrecido e susceptivel a erros de transcrita que nunca mais acaba...
Estar a olhar pa um grafico a' procura do ponto de entrada e andares a fazer isso numa folha de excel, força... fi-lo em sistemas meus a testar variados time frames, nao consegui faze-lo mais que 5 time frames.
Posso dizer que por cada 200 entradas na folha, correspondentes a 200 trades era capaz de "gastar" na boa à vontade umas 10 horas so a escrever nas celulas...
O metastock e' muito bonito mas há coisas que n consegues quantificar... ou podes n saber programar aquilo q queres quantificar.
Nao sei se existe o dito programa, até pode ser q sim, nao é dificil pelo q até pode existir um programa q sempre q usas um determinado objecto ele possa fazer uma exportaçao das coordenadas desse objecto no grafico para um folha ou o proprio programa assumir sempre aquele objecto como um BUY por exemplo.
Se nao existir, bem ou e' folha de calculo ou aprende a programar... no entanto como ja' referi um sistema pode ter componentes que nao sao quantificaveis
Existem no entanto N sistemas que sao 90% mecanicos e depois com uma componente discrecionaria...
Olha preferia andar 1 mes a perder tempo a' procura do programa do que andar a testar sistema apos sistema a' pata... e acredita que já o fiz e é o processo mais entedioso e aborrecido e susceptivel a erros de transcrita que nunca mais acaba...
Estar a olhar pa um grafico a' procura do ponto de entrada e andares a fazer isso numa folha de excel, força... fi-lo em sistemas meus a testar variados time frames, nao consegui faze-lo mais que 5 time frames.
Posso dizer que por cada 200 entradas na folha, correspondentes a 200 trades era capaz de "gastar" na boa à vontade umas 10 horas so a escrever nas celulas...
O metastock e' muito bonito mas há coisas que n consegues quantificar... ou podes n saber programar aquilo q queres quantificar.
Nao sei se existe o dito programa, até pode ser q sim, nao é dificil pelo q até pode existir um programa q sempre q usas um determinado objecto ele possa fazer uma exportaçao das coordenadas desse objecto no grafico para um folha ou o proprio programa assumir sempre aquele objecto como um BUY por exemplo.
Se nao existir, bem ou e' folha de calculo ou aprende a programar... no entanto como ja' referi um sistema pode ter componentes que nao sao quantificaveis
BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga
salvadorveiga Escreveu:agora imagina uma amostra de 500 ou 1000 trades tu tares a por o preço de entrada e saida pa cada um...
Eu pelo que estou a ler por esta sequência de posts acho que tu tens uma certa dificuldade em assimilar o conceito de "sistema discricionário".
Testar um sistema discricionário (a menos que ele vá testar uma brincadeira/tontisse qualquer) com 500~1000 trades é assim uma coisa meio inconcebível.
Ele nunca mais acabava de testar o sistema, daqui a 3 anos ainda andava a definir as entradas e saídas...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
salvadorveiga Escreveu:LOL marco n tas a perceber...
mas tens q por a pata os inputs todos do preço de entrada e saida ou nao?
Inserir todos os preços é o equivalente a inserir todas as entradas e saídas no programa. Tanto uma coisa como a outra é feita à mão e nenhuma se traduz "em contas feitas à mão". Não se tratam de contas, trata-se de colocar os pontos de entrada e saída. Num hipotético programa seria apontando para o sítio e clicando (programa que não sabemos se existe), no outro programa (que sabemos que existe e que muito provavelmente já está no nosso computador, consiste em escrever lá o valor, valor esse que temos de descobrir um a um de qualquer das formas dado que se trata de um sistema descricionário).
A diferença é mínima e se para umas dezenas de trades poderá dar um bocadinho mais de trabalho... o tempo que gastamos à procura de um programa que não sabemos se existe também dá trabalho e também time consuming... com a agravante de ao fim de umas horas chegarmos à conclusão de que afinal não existe e termos que usar a folha de cálculo à mesma.
Se a questão era não se estar a ver como é que de forma rápida e automática se coloca o procedimento, já deixei como o fazer. Demora menos de um minuto a preparar a folha de cálculo (e desde que se tenha um mínimo de experiencia com folhas de cálculo e o computador não seja da idade da pedra, o minuto já inclui o tempo de abrir a folha de cálculo).
salvadorveiga Escreveu:O que ele quer é clicar imagina sempre que o RSI passa os 55 ele poe um sinal no grafico de compra e sempre q vai abaixo vende.
Isso seria um sistema automático e até o Metastock faz isso. Ele disse especificamente sistema discricionário!
Tu vais e descreves um procedimento para sistemas automáticos e no fim do post dizes que o problema é fazê-lo num sistema discricionário. Eu até me pergunto se quem está a perceber alguma coisa desta sequência de posts és tu...

Salvador, eu disse-lhe como é que ele pode fazer isso de forma simples, rápida e automática numa folha de cálculo (a parte de decidir onde serão as entradas e saídas, essa não será nunca automática dado que é um sistema discricionário).
Contas à mão, tendo uma folha de cálculo, é coisa que nunca precisará de fazer e não percebo a que propósito aparece no teu post...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
imagina que ias pondo isto:
http://rt3.t.prorealtime.com/ProRealTim ... 052907.gif
e que o programa por cada seta de compra metia logo o input de compra e o preço da vela e assumia como compra... o sinal contrario assumia como venda à medida que ias clciando.
obviamente que neste grafico sao poucas ocorrencias e' facil de fazer ocmo tu dizes...
agora imagina uma amostra de 500 ou 1000 trades tu tares a por o preço de entrada e saida pa cada um...
http://rt3.t.prorealtime.com/ProRealTim ... 052907.gif
e que o programa por cada seta de compra metia logo o input de compra e o preço da vela e assumia como compra... o sinal contrario assumia como venda à medida que ias clciando.

obviamente que neste grafico sao poucas ocorrencias e' facil de fazer ocmo tu dizes...
agora imagina uma amostra de 500 ou 1000 trades tu tares a por o preço de entrada e saida pa cada um...
BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor

LOL marco n tas a perceber... mas tens q por a pata os inputs todos do preço de entrada e saida ou nao?
O que ele quer é clicar imagina sempre que o RSI passa os 55 ele poe um sinal no grafico de compra e sempre q vai abaixo vende.
Percore o grafico com os olhos e vai carregando o grafico cheio desses sinaizinhos sempre que o criterio se verifica.
Ao mesmo tempo, o programa vai automaticamente calculando o preço de entrada, saida, lucros etc etc...
E' q o prob de testar um sistema discrecionario é os inputs à pata...
O que ele quer é clicar imagina sempre que o RSI passa os 55 ele poe um sinal no grafico de compra e sempre q vai abaixo vende.
Percore o grafico com os olhos e vai carregando o grafico cheio desses sinaizinhos sempre que o criterio se verifica.
Ao mesmo tempo, o programa vai automaticamente calculando o preço de entrada, saida, lucros etc etc...
E' q o prob de testar um sistema discrecionario é os inputs à pata...

salvadorveiga Escreveu:nao marco. isso e' precisamente o que o vset quer evitar...
Salvador, eu ainda sei ler...

Eu percebi perfeitamente o post do vset. Aliás quem ler com atenção percebe que eu percebi!
salvadorveiga Escreveu:isso de andar a fazer contas a' pata upa upa...
A última vez que eu consultei a minha folha de cálculo, há umas duas horas atrás, ela fazia as contas por mim. Tinha até a ideia que as folhas de cálculo foram criadas para fazer cálculos e não termos que os fazer à mão...
Mas agora deixaste-me curioso. Acho que vou verificar se isso ainda é válido... nestas últimas duas horas pode ter mudado!

Já agora, se dá mt trabalho escrever uma fórmula que se escreve (e arrasta numa coluna) em 5 segundos... dá mais trabalho andar à procura de um programa que nem se sabe se existe.
No final do dia a diferença é mesmo só uma: num hipotético programa coloca-se com uns clicks os pontos de entrada e saída (depois de termos decidido quais seriam) e no outro escrevemo-los em celulas.
O resto... é automático!
nao marco. isso e' precisamente o que o vset quer evitar...
o que ele queria era um programa tipo que pusesses va' os pontos de entrada no grafico e saida e ir clicando ao longo do grafico e o programa ir assumindo isso como trades e fazer as contas automaticamente...
isso de andar a fazer contas a' pata upa upa...
vset, tenta este site... eu ainda n experimentei por isso n sei se dá pa discrecionario ou se e' pa mecanico:
http://forexsb.com/
o que ele queria era um programa tipo que pusesses va' os pontos de entrada no grafico e saida e ir clicando ao longo do grafico e o programa ir assumindo isso como trades e fazer as contas automaticamente...
isso de andar a fazer contas a' pata upa upa...
vset, tenta este site... eu ainda n experimentei por isso n sei se dá pa discrecionario ou se e' pa mecanico:
http://forexsb.com/

Hmm, se a ideia é fazer uma curva de equity (como é habitual vermos nos backtests a sistemas mecânicos), o "todos os cálculos" é na verdade a simples colocação do valor de entrada e de saída numa folha de cálculo preparada para o efeito. O trabalho não é mt diferente de clicar no gráfico (é escrever na folha de calculo o x de entrada e o y de saída).
Qnt a um programa que faça isso, desconheço...
A folha de cálculo pode ser algo como isto:
Uma coluna para as entradas (E), uma coluna para as saidas (E), uma terceira colecta para o factor de crescimento (R=S/E * Rant).
Cada linha é um trade e Rant é o R após o trade anterior (mesma coluna, linha anterior). Na célula anterior ao primeiro trade podes colocar o "capital inicial" e também podemos multiplicar (em cada linha) ainda por um segundo factor para simular os custos.
O trabalho é o de colocar o valor de entrada e de saida de cada trade, o resto é a folha de cálculo que o faz.
Qnt a um programa que faça isso, desconheço...
A folha de cálculo pode ser algo como isto:
Uma coluna para as entradas (E), uma coluna para as saidas (E), uma terceira colecta para o factor de crescimento (R=S/E * Rant).
Cada linha é um trade e Rant é o R após o trade anterior (mesma coluna, linha anterior). Na célula anterior ao primeiro trade podes colocar o "capital inicial" e também podemos multiplicar (em cada linha) ainda por um segundo factor para simular os custos.
O trabalho é o de colocar o valor de entrada e de saida de cada trade, o resto é a folha de cálculo que o faz.
Testar sistema discricionário
Viva
,
para sistemas discricionários há algum programa que faça as contas sozinho, fazendo nós no gráfico a colocação das entradas e saídas ?
Isto para quê?
Se tivermos uma ideia que não conseguimos meter em código e quisermos fazer as contas à sua rendibilidade, em vez de estarmos a anotar numa folha de cáculo todos os valores e fazer a diferença ( entrada-saída ) para saber o resultado de cada trade e somar tudo ...
Fazer tudo clicando no gráfico do programa. Entra aqui, sai ali, entra, sai e automaticamente o programa fazer os cálculos.
Tem de haver esta solução...
???

para sistemas discricionários há algum programa que faça as contas sozinho, fazendo nós no gráfico a colocação das entradas e saídas ?
Isto para quê?
Se tivermos uma ideia que não conseguimos meter em código e quisermos fazer as contas à sua rendibilidade, em vez de estarmos a anotar numa folha de cáculo todos os valores e fazer a diferença ( entrada-saída ) para saber o resultado de cada trade e somar tudo ...
Fazer tudo clicando no gráfico do programa. Entra aqui, sai ali, entra, sai e automaticamente o programa fazer os cálculos.
Tem de haver esta solução...
???
- Registado: 11/1/2004 13:37
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Aqui_Vale, Bing [Bot], Burbano, Ferreiratrade, goncaladas, Google [Bot], iniciado1, jmmalmeida, m-m, malakas, Manchini888, nunorpsilva, TheKuby, trilhos2006 e 181 visitantes