Off topic - Saramago
Para mim a Bíblia é o manual de sobrevivência neste mundo.
E o credo cristão com que mais me identifico é o Protestante:
"# Sola fide (somente a fé);
# Sola scriptura (somente a Escritura);
# Solus Christus (somente Cristo);
# Sola gratia (somente a graça);
# Soli Deo gloria (glória somente a Deus)"
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_solas
Quanto ao Saramago é apenas uma pessoa a exporessar opiniões e se Deus fosse um "tirano" ele não teria a liberdade para as expressar.
E o credo cristão com que mais me identifico é o Protestante:
"# Sola fide (somente a fé);
# Sola scriptura (somente a Escritura);
# Solus Christus (somente Cristo);
# Sola gratia (somente a graça);
# Soli Deo gloria (glória somente a Deus)"
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_solas
Quanto ao Saramago é apenas uma pessoa a exporessar opiniões e se Deus fosse um "tirano" ele não teria a liberdade para as expressar.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
- Registado: 16/6/2007 12:05
bolo Escreveu:MSP78 Escreveu:Já agora uma pergunta: se o miúdo que se curou da diabetes a ver um programa do joão paulo II, se tivesse curado a ver a culinária do Manuel Luis Goucha, ele tb passava a santo?
permitam-me responder: não se tinha curado.
Mas como se sabe que foi a ver aquele programa e não outro. No mesmo dia não fez nem viu mais nada?
Obviamente a DM tipo 1, especialmente em crianças pequenas resolve espontaneamente numa pequena percentagem de casos, depois o resto é atribuição a posteriori a isto ou aquilo. Na américa no sul até uma pneumonia submetida a antibioterapia foi considerada uma cura milagrosa...
MSP78 Escreveu:Já agora uma pergunta: se o miúdo que se curou da diabetes a ver um programa do joão paulo II, se tivesse curado a ver a culinária do Manuel Luis Goucha, ele tb passava a santo?
permitam-me responder: não se tinha curado.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
mar77 Escreveu:Pelo que tenho lido de ti pareces alguém que descobriu a "pólvora"..... Quanto a esse padre fala-me antes de alguém credível!
E já agora os outros, não eram irmãos, mas primos.... parece-me um pouco de ignorância da tua parte sobre o assunto, e ler livros sempre do contra não te transforma em mais sábio, é que parece que tu é que és o inteligente e os outros são burros... e já agora Srª de Lurdes em França,qual era a doença dela? Se puderes responder agradecia.
Quanto à questão dos primos: os cristaos são todos irmãos.

Quanto aos meus posts te parecerem inteligentes, agradeço a tua opinião.
Já agora uma pergunta: se o miúdo que se curou da diabetes a ver um programa do joão paulo II, se tivesse curado a ver a culinária do Manuel Luis Goucha, ele tb passava a santo?
O que estamos a discutir é a percepção de Deus, numa base de factos, de lógica, coerência, onde a discussão da Bíblia e de todos os outros factos históricos, relativos a qualquer religião ou acontecimento se enquadra.
A introdução do elemento Fé, parece-me desadequado, não querendo limitar o debate, mas acho que dessa forma o debate perde a racionalidade, pois com ele, elemento Fé, podemos tirar toda e qualquer conclusão.
Ela não se baseia em factos mas sim na nossa mente. A mente pode produzir irracionalidade, mas quando lhe chamamos Fé, é aceite.
A introdução do elemento Fé, parece-me desadequado, não querendo limitar o debate, mas acho que dessa forma o debate perde a racionalidade, pois com ele, elemento Fé, podemos tirar toda e qualquer conclusão.
Ela não se baseia em factos mas sim na nossa mente. A mente pode produzir irracionalidade, mas quando lhe chamamos Fé, é aceite.
Editado pela última vez por bolo em 27/10/2009 11:45, num total de 1 vez.
Claro que não estou estou contra essa fé, e admito que muitos possam ser ajudados por ela nos seus problemas. Mas isso não invalida que alguns de nós não precisem desse tipo de ajuda, e consigam viver com as suas dúvidas, medos, sucessos, insucessos, etc, assumindo a nossa consciência em plenitude a responsabilidade pelas nossa vidas.
Abraços
Abraços
MSP78 Escreveu:Ozymandias Escreveu:MSP78 Escreveu:Alvo Escreveu:Mas depois de ouvir este Saramago, tirei todas as dúvidas de que não passa de um psicótico que ainda por cima é mal educado.
Perdão, mas psicótico, medicamente falando é alguém que por exemplo vê fantasmas em cima de árvores, como os pastorinhos de fátima, que a não serem psicóticos eram uns grandes aldrabões.
Ora aí está a verdadeira liberdade de expressão, abençoado 25 de Abril, mai nada...foi para ler m**** desta que lutamos pela liberdade, sim senhor, valeu a pena...muuuuito bem...ganda homem
![]()
Em qualquer doente psiquiátrico, a viver uma crise psicótica, a simulação é sempre um diagnóstico diferencial para uma alteração na percepção da
realidade.
Por acaso no caso da lúcia o quadro de esquizofrenia manteve-se activo, e foi necessário o Bispo de Leiria explicar-lhe que a "nossa senhora" só aparecia em momentos seleccionados e raros.
Como a "explicação" não bastou, veio o isolamento para que a frequência com que falava com deus e "nossa senhora", não descredibilizasse a história.
Os irmãos dela não sei se seriam aldrabões mas a Lúcia talvez fosse de facto, verdadeiramente esquizofrénica.
O episódio é tão triste que até os padres apelidam as aparições de "demenciais delírios da irmã Lúcia".
Podes ler aqui o livro do Padre Mário Oliveira.
http://www.scribd.com/doc/6744447/FATIM ... e-Oliveira
Abraço
Vê lá se fazes um esforço para perceber o que está aqui em causa, não se trata do que tu ou eu pensamos sobre a veracidade do assunto mas sim de não desprezar a fé de milhões de pessoas que são movidas por uma crença, e que ,na maior parte das vezes as ajuda a enfrentar o sofrimento e os desafios que a vida lhes coloca, e mais, seja por autosugestão, intervenção divina, ou qualquer outra coisa a verdade é que muitas pessoas encontram nessa fé,nomeadamente através da peregrinação a Fátima e de promessas a a cura para as suas maleitas.
O melhor que pode fazer pelo mundo inteiro é tirar o máximo partido de si.
mar77 Escreveu:Pelo que tenho lido de ti pareces alguém que descobriu a "pólvora"..... Quanto a esse padre fala-me antes de alguém credível!
E já agora os outros, não eram irmãos, mas primos.... parece-me um pouco de ignorância da tua parte sobre o assunto, e ler livros sempre do contra não te transforma em mais sábio, é que parece que tu é que és o inteligente e os outros são burros... e já agora Srª de Lurdes em França,qual era a doença dela? Se puderes responder agradecia.
Bernardette Soubirous? Morreu de tuberculose óssea com a idade de 35 anos.
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
Pelo que tenho lido de ti pareces alguém que descobriu a "pólvora"..... Quanto a esse padre fala-me antes de alguém credível!
- Registado: 29/11/2007 2:22
Re: saramago
MSP78 Escreveu:(...)
Acredite que valores como o amor, a bondade, a justiça a liberdade, a família, etc, não são de modo nenhum exclusivos de qualquer religião.
Arriscaria mesmo dizer-lhe a uma bondade desinteressada de recompensas, e/ou sem temor a castigos futuros (uma lógica comum a várias religiões), poderá na verdade ser a matéria prima com que se molda uma consciência humana de caracter verdadeiramente humanista.
Abraço
Exactamente!
Só nos falta perceber o que na realidade nos faz humanos. Julgo que isso que dizes é uma questão importantíssima mas é imperativo que seja discutida à parte de disputas religiosas, políticas, sociais, etc., etc.; só assim poderemos estar verdadeiramente preparados para fazer escolhas conscientes e minimizar perigos que vão sendo criados por uma sociedade que cada vez mais tem poder para fazer o papel de "Deus".
Espero que percebam que quero dizer, temos imenso poder nas nossas mãos que tanto pode ser bem com mal usado e cada vez mais esses limites são difíceis de perceber. Pensem na energia nuclear por exemplo, é fácil perceber como pode ser mal usado, por isso existe tanta regulamentação e (quase) todos tentam minimizar os perigos de ataques nucleares. Pensem nas capacidades que abre a genética, neste caso é muito difícil perceber o que pode ser bom ou mau, para onde vai evoluir a nossa espécie se entrarmos por aí. Não é para introduzir esta discussão, é apenas para exemplificar o que queria dizer acima com a palavra "Deus".
E quando me refiro que a reflexão deve ser feita ignorando a referidas disputas, não quero dizer que se deve ignorar as pessoas religiosas ou os políticos, apenas digo que elas não devem usar, por exemplo a religião, para cegamente e de uma forma preconceituosa rejeitar ou aceitar certas coisas. Um exemplo muito simples disso, que ouvi acima, é o caso dos homossexuais.
Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
Ozymandias Escreveu:MSP78 Escreveu:Alvo Escreveu:Mas depois de ouvir este Saramago, tirei todas as dúvidas de que não passa de um psicótico que ainda por cima é mal educado.
Perdão, mas psicótico, medicamente falando é alguém que por exemplo vê fantasmas em cima de árvores, como os pastorinhos de fátima, que a não serem psicóticos eram uns grandes aldrabões.
Ora aí está a verdadeira liberdade de expressão, abençoado 25 de Abril, mai nada...foi para ler m**** desta que lutamos pela liberdade, sim senhor, valeu a pena...muuuuito bem...ganda homem

Em qualquer doente psiquiátrico, a viver uma crise psicótica, a simulação é sempre um diagnóstico diferencial para uma alteração na percepção da
realidade.
Por acaso no caso da lúcia o quadro de esquizofrenia manteve-se activo, e foi necessário o Bispo de Leiria explicar-lhe que a "nossa senhora" só aparecia em momentos seleccionados e raros.
Como a "explicação" não bastou, veio o isolamento para que a frequência com que falava com deus e "nossa senhora", não descredibilizasse a história.
Os irmãos dela não sei se seriam aldrabões mas a Lúcia talvez fosse de facto, verdadeiramente esquizofrénica.
O episódio é tão triste que até os padres apelidam as aparições de "demenciais delírios da irmã Lúcia".
Podes ler aqui o livro do Padre Mário Oliveira.
http://www.scribd.com/doc/6744447/FATIM ... e-Oliveira
Abraço
Clinico Escreveu:Caro MSP, o meu estilo não é irado, é profundamente ofendido e não exclui qualquer argumentação inteligente.
O palavriado de saramago e as suas afirmações levam a uma resposta de igual calibre!
O meu estilo é de receio pelo caminho que isto leva e que muito bem descreve quando diz "o tempo e a evolução estão a correr contra Deus e as religiões".
(cristã, não contra a judaica e muçulmana, acredite)
Esqueceu-se de acabar a frase: corre contra Deus e as religiões para onde?? para um materialismo puro? Para uma filosofia ligada á Natureza em que apenas fazemos parte dela tal qual qualquer ser vivo que por aqui passa e vegeta até morrer? para onde estamos a caminhar? penso logo existo? Penso em quê?
Agrippa, a Biblia é um relato de acontecimentos humanos com todas as suas qualidades e fraquezas e não uma história divina nem ditada por Deus á excepção, segundo consta, dos 10 mandamentos. Desde Adão até Moisés e seguindo por Cristo, são sempre histórias humanas.
E mesmo assim, nos 10 mandamentos não está escrito "não matarás". A tradução está mal feita. O que diz é "não assassinarás" que é diferente.
Claro que enquanto foram lidas literalmente deram origem a perseguições e inquisições e intolerancias mesmo entre diversas correntes de pensamento cristão (os huguenotes, anglicanos etc). Sempre me interessei por temas arqueológicos que indiciassem qualquer prova da veracidade da Biblia. Mas é óbvio que nenhuma delas vai mostrar que "Deus esteve aqui"!Mas sim que o relato mais ou menos verídico, aconteceu. Há que tempos que se procura provas da escrevatura hebraica no Egipto. Não me lembro bem mas parece-me que a teoria é que a escrevatura hebraica veio associada á dos Hititas e são estes que são mencionados pela História (don't quote me on this one.)
Quanto aos filosofos Gregos certamente que terá havido influencias, mas os relatos do Velho Testamento ocorreram muito antes deles.
Acho muito bem que admirem saramago. Cada um admira quem quer. Mas ninguem tem o direito de ofender o próximo gratuitamente! E isto não me inclui só a mim mas todos os que têm alguma Fé seja em quem fôr! ou isto já é o caminho eneixorável da sociedade contra Deus e as religiões?? Se fôr, espero já estar a comer erva pela raiz (enterrado! - caso não entendam a metáfora) quando esse tempo chegar...
Abraços
Clinico
Caro Clinico, agradeço a sua atenção ao meu post e a correcção do seu comentário. Entendo aquilo que diz relativamente à falta de "sentido para a vida", no entanto fá-lo de modo natural, como um crente de fé inabalável.
Acredite que valores como o amor, a bondade, a justiça a liberdade, a família, etc, não são de modo nenhum exclusivos de qualquer religião.
Arriscaria mesmo dizer-lhe a uma bondade desinteressada de recompensas, e/ou sem temor a castigos futuros (uma lógica comum a várias religiões), poderá na verdade ser a matéria prima com que se molda uma consciência humana de caracter verdadeiramente humanista.
Abraço
Clinico Escreveu: Sempre me interessei por temas arqueológicos que indiciassem qualquer prova da veracidade da Biblia. Mas é óbvio que nenhuma delas vai mostrar que "Deus esteve aqui"!Mas sim que o relato mais ou menos verídico, aconteceu. Há que tempos que se procura provas da escrevatura hebraica no Egipto. Não me lembro bem mas parece-me que a teoria é que a escrevatura hebraica veio associada á dos Hititas e são estes que são mencionados pela História (don't quote me on this one.)
Como relato histórico, o Velho Testamento é extraordinariamente fiel. A fuga do Egipto parece que se deu realmente e que o mar se retirou para os judeus passarem. O mar em questão não era o mar Vermelho mas sim uma zona pantanosa junto à costa mediterrânea. E que nesse momento o vulcão de Santorini de que falaste estava em erupção podendo ter criado uma onda gigante que antes de rebentar, faz recuar a água. É uma hipótese que os historiadores e arqueólogos colocam com seriedade.
A erupção do vulcão teria provocado uma coluna de fumo e cinzas que prefiguraria a coluna de fumo que é repetidamente referida no Êxodo e tomada como Deus.
Não é a fidelidade dos relatos históricos da Bíblia que está em causa. São as interpretações que se retiram dos factos históricos.
Abraço,
Dwer
Dwer
Saramago
Uma leitura de "Caim" em www.edukare.blogspot.com
Dwer Escreveu:A exegese bíblica não é monopólio das Igrejas.
Qualquer um de nós pode pegar na bíblia, lê-la e retirar as suas conclusões.
Interessante visão: A Bíblia foi tomada pela religião Cristã como sua propriedade, e definidas as interpretações a dar, não são bem vistas questões que não se encaixem nessas interpretações.
Isto é naturalmente humano, mas não deveria ser divino. Mesmo assim, há bem piores: os islamitas e o seu AlCorão.
luislobs. Escreveu:Algo existe, nao sei o nome mas a palavra Deus para mim lembra-me paz, perdoar, nao provocar, transmite-me uma esperança, que o mundo não tenda a destruir-se por si próprio.
[...]
Palavra que começo a ver este planeta sem rumo, para mim o contexto da bíblia resume-se ao ensinamento do Guia, não se pode traduzir silabicamente ou cada cabeça interpretaria de modo diferente.
Para mim Deus e Fátima..vamos lá ver, a vida tem de ter um sentido, se perder-mos uma referencia perdemos a nossa alma, Deus só pode significar que temos de fazer o Bem seja qual for a Igreja.
Se acreditar em Deus é querer paz, fazer o bem, ajudar o próximo... eu acredito e incuto nos meus filhos a mesma ideia, logo vai-se reflectir nas amizades, na construção da sua vida.
Nunca li a biblia, nao costumo frequentar qualquer Igreja mas acredito que Deus é a nossa “áurea” que gere todos nós.
Esta para mim é uma das conclusões a que chego. Deus não pode ser visto como o Ser de vestes e barba branca lá em cima a olhar para o eterno sobre o ombro.
A própria palavra Deus pode dificultar-nos a reflexão sobre este tema e acredito que poderá ter ajudado muitas pessoas a caírem na facilidade de o aceitar sem grandes reflexões. Se o aceitaram com essa imagem, isso deve estar certamente errado. E conceber este assunto sob esse imaginário deverá ser algo erróneo logo à partida, dentro de tudo o que de erróneo exista nas nossas conclusões.
A questão aqui não passa por descobrir mais do que humanamente podemos descobrir no presente, mas, pelo menos, usarmos a coerência, lógica, e outras ferramentas que, essas sim, fazem parte das nossas ferramentos, do nosso raciocínio. Afinal todas as conclusões a que chegarmos deverão usar as nossas faculdades e não usarmos a nossa eventual limitação humana como trampolim para aceitarmos uma qualquer teoria sobre o divino.
Por isso, como diz o luislobs, julgo que será interessante pensarmos em Deus como a nossa afinação com a natureza, com as grandezas que nos rodeiam. Foi nelas que nascemos e é nelas que vivemos e a ciência pode estar ao nosso lado, como esteve até aqui, dando-nos conhecimento sobre coisas que são reais.
A outra questão que acho que é pouco abordada em qualquer lado, que é pouco pesquisada pela ciência, é o nosso espírito. Fica aqui a deixa…
Para mim, há aqui um dueto que pode dar corpo a esse conceito de Unidade Global ( a palavra Deus é contraproducente para a reflexão). O Dueto é: Matéria e Espírito.
TheTraveler Escreveu:E o que há escrito de bom no novo testamento não difere muito do que Confúcio tinha dito uns séculos antes.
Eu tenho dado importância à Biblia ( na parte do Novo Testamento = Jesus), não por eu ser cristão, ou por praticar, porque não pratico, mas por achar a 'psique' humana que nela está desenvolvida, mais concretamente na personalidade de Jesus era incrivelmente elevada e desenvolvida para a época, sendo incrivel como alguém pudesse ter-se comportado como Jesus.
Se hoje existisse um homem assim, teria igualmente chocado e mexido com as nossas consciências.
No entanto, é interessante avaliar esta comparação, Bíblia e obra de Confúcio ou outro, para esclarecer esta situação. Foi o Novo Testamento inovador no que respeita a esta 'psique' espiritual?
Se não foi, para mim, estão abertas muitas outras questões.
CerealKiler Escreveu:Creio que as pessoas quando criticam a Bíblia primeiro deverão aprofundar os seus conhecimentos em tudo o quanto ela contém e simboliza.
As pessoas que acreditam na Bíblia também devem, como qualquer outra, aprofundar os seus conhecimentos sobre o contexto da Bíblia.
Acreditar só porque parámos na Fé ou naquilo que nos ensinaram a acreditar pode ser um pouco redutor. Até porque a Fé, não precisará de uma história bíblia ou outra qualquer para existir.
CerealKiler Escreveu:ele está bem "madurinho" quase a cair à terra, daí que temos de perdoar a loucura aos idosos.
só quer atenção para vender mais uma porcaria, igual Às anteriores de escrita rudimentar quase sem pontuação.
Acho que exageramos a esse respeito. Se há alguma coisa a dizer é que todos deveríamos ter um pouco da irreverência que ele tem para buscar o nosso equilíbrio.
Não defendo o que ele disse, mas defendo a sua irreverência. Já admitiu que o que chamou a Deus, fdp, foi um exercício de humor literário, Mau-Humor, acrescentou. Pois está claro! Por tudo o que isto envolve, e porque as pessoas não estão preparadas para ouvir um desplante desta ordem, admitiu que não deveria ter escrito. Vale o que vale! Quem é Deus, quem é Saramago, quem somos nós?
Já começámos outra vez a procurar!
luislobs. Escreveu:
Se falamos deve ser para ajudar nao para confrontar, ja imaginaram por exemplo quantos amigos num café se chatearam por estas palavras e as tantas á duas semanas nem sabiam das preferências religiosas um do outro?
Pelo menos obriga as mentes a dilatar.
luislobs. Escreveu:
Sou contra a total liberdade na imprensa, acho que haveria de haver uma forma de figuras publicas serem mais comedidas nas declarações.
Tens razão que não há necessidade para fazer guerras, nem religiosas nem outras. Mas parece-me que estás a ver a coisa precisamente da maneira mais perturbadora.
Para mim é claro que a solução não é calar os outros, mas educar-nos a nós, para aceitarmos os outros. Não dói e as feridas somos nós que as abrimos com intolerância.
luislobs. Escreveu:O Mundo está a caminhar para a desgraça, casamentos gays que depois adoptam crianças, pais que violam os filhos, maltratam crianças, exploram crianças e assassinam.
Dizes que estamos a caminhar para a desgraça porque não viveste cá desde a pré-história, senão, aposto que dirias: epah, evoluímos pa carvalho, men!
luislobs. Escreveu:Palavra que eu o mandava para o Alentejo com uma enxada na mao a ver se tinha tanta vontade de criar polemicas.
Muito má onda querermos ser esse Deus!
Dwer Escreveu:]
Volto a lembrar que um dos maiores patrimónios deste país é a sua lingua, e ninguém a levou mais alto até agora que o Saramago, facto que nunca teria conseguido no tempo dos lápis azuis e em que só se dizia aquilo que era a favor da vontade do poder.
Agora lembrei-me de uma frase, que vou pedir emprestada à sua dona: "Para evitar criticas, não faça nada, não diga nada, não seja nada."
Para isto, o lápis azul era tão bom! O que melhor para aqueles que julgam que são donos do pensamento do que os outros serem mentalmente castrados?!
Dwer Escreveu:Convenhamos que reger a nossa vida ética e moral, pelas conveniências políticas de um imperador romano do séc IV é um bocado absurdo, ou não?
Ainda não cheguei a essa conclusão, mas também ainda não fiz muito caminho, mas considero que esse é o principal dilema para quem quer organizar as suas ideias.
Se por um lado temos relatos supostamente históricos sobre a vida de um homem chamado Jesus, por outro temos algumas grandes incoerências divinas e não me refiro àquelas que têm a ver com aq forma como os homens trataram depois esse acontecimento.
Só para mencionar uma, questiono qual a coerência desta narrativa, onde o filho de Deus apenas vem salvar uma região. Então e os outros povos que só centenas de anos depois é que tiveram acesso à palavra de Deus. À palavra de Deus e a uma espada no pescoço. Refiro-me aos coitados dos colonizados por Portugal e Espanha no tempo dos descobrimentos. Esses supostamente também são filhos de Deus!
Não é preciso criticar a Bíblia, pois não é um exercício de má fé, mas quem tem muito de humano tem.
No entanto, e com essa sua natureza, é uma história fascinante.
Julgo necessário, para todos, para os que creem piamente nos seus versículos, e para todos os outros, enquadrar a Bíblia naquilo que se vinha fazendo na época, nomeadamente, e só, a primeira revolução do conhecimento, que se fez na Grega, com início alguns séculos antes de Jesus (Cristo). E eles, os Gregos, foram realmente os Mestres daquilo a que podemos chamar a Filosofia Ética, e julgo que nisso nunca foram ultrapassados, mesmo até aos dias de hoje.
Dwer Escreveu:tavaverquenao2 Escreveu:Eu sou ateu e não preciso de regras para me portar com juizinho, quer sejam divinas ou terrenas. Se o vosso Deus é tão perfeito porque é que o 1º Testamento também não o era? Teve de haver um Testamento rectificativo, onde é que eu já vi isto?
Foi a paternidade! Deus foi pai e ganhou juízo.
Perdeu a irascibilidade e a cólera, próprias da juventude e ganhou um pouco de tino. Ficou mais meigo e afável.
Dwer, tu dás-lhe forte!

luislobs. Escreveu:Dwer discutir religiao? Achas que vale a pena, alguma religiao mais verdadeira que a outra?Para mim a religiao nao se incute, ou se aredita ou nao vale a pena.
Quanto aos alunos a afirmaçao vem da liberdade de imprensa, liberdade a dar aos filhos e a falta de acompanhamento e de valores, acompanhado com a falta de educaçao.
.
Não seguir nenhuma religião não nos faz anarquistas ou delinquentes, nem mesmo espiritualmente vazios.
Dwer Escreveu:Dos sepulcros caiados é melhor nem falar. Parece já terem nascido para dobrar a cabeça, no país do respeitinho. Para obedecer, cegamente à voz do dono.
Para viverem no medo e na ignorância.
Pois, é o que muitas vezes acontece, quase todas, e não é por mal: abrimos a cabeça na nossa adolescência e deixamos que nos metam uma disquete na cabeça. O resto a nossa mente faz, porque à falta de liberdade para reflexão, acciona o sistema de sobrevivência e declara a um programa chamado Fé, para se defender da ameaça da morte, que não conhece nem lhe faz sentido nenhum. Por outro lado, tem as ameaças da disquete que lhe puseram nos ensinamentos de criança e adolescente. Se não dobrar por este meio, irá dobrar quando estiver ameaçado por uma doença ou perto da morte, pois essa morte é a negação da vida e só nos conhecemos como vida.
agany Escreveu:O velho demente quando estiver às portas da agonia e da morte, com a algália e as fezes a escorrerem pela fralda - vai certamente lembrar-se do seu Criador.
Esses, que agora te defendem nem o rabo te vão querer limpar. :
Por seu lado, os novos clarividentes quando forem velhos e estiverem à porta da morte, com a algália e as fezes a escorrerem pela fralda, vão também lembrar-se do seu Criador.
Essa hora magnífica vai dar para todos.
Editado pela última vez por bolo em 26/10/2009 0:48, num total de 2 vezes.
saramago
Caro MSP, o meu estilo não é irado, é profundamente ofendido e não exclui qualquer argumentação inteligente.
O palavriado de saramago e as suas afirmações levam a uma resposta de igual calibre!
O meu estilo é de receio pelo caminho que isto leva e que muito bem descreve quando diz "o tempo e a evolução estão a correr contra Deus e as religiões".
Esqueceu-se de acabar a frase: corre contra Deus e as religiões para onde?? para um materialismo puro? Para uma filosofia ligada á Natureza em que apenas fazemos parte dela tal qual qualquer ser vivo que por aqui passa e vegeta até morrer? para onde estamos a caminhar? penso logo existo? Penso em quê?
Agrippa, a Biblia é um relato de acontecimentos humanos com todas as suas qualidades e fraquezas e não uma história divina nem ditada por Deus á excepção, segundo consta, dos 10 mandamentos. Desde Adão até Moisés e seguindo por Cristo, são sempre histórias humanas.
E mesmo assim, nos 10 mandamentos não está escrito "não matarás". A tradução está mal feita. O que diz é "não assassinarás" que é diferente.
Claro que enquanto foram lidas literalmente deram origem a perseguições e inquisições e intolerancias mesmo entre diversas correntes de pensamento cristão (os huguenotes, anglicanos etc). Sempre me interessei por temas arqueológicos que indiciassem qualquer prova da veracidade da Biblia. Mas é óbvio que nenhuma delas vai mostrar que "Deus esteve aqui"!Mas sim que o relato mais ou menos verídico, aconteceu. Há que tempos que se procura provas da escrevatura hebraica no Egipto. Não me lembro bem mas parece-me que a teoria é que a escrevatura hebraica veio associada á dos Hititas e são estes que são mencionados pela História (don't quote me on this one.)
Quanto aos filosofos Gregos certamente que terá havido influencias, mas os relatos do Velho Testamento ocorreram muito antes deles.
Acho muito bem que admirem saramago. Cada um admira quem quer. Mas ninguem tem o direito de ofender o próximo gratuitamente! E isto não me inclui só a mim mas todos os que têm alguma Fé seja em quem fôr! ou isto já é o caminho eneixorável da sociedade contra Deus e as religiões?? Se fôr, espero já estar a comer erva pela raiz (enterrado! - caso não entendam a metáfora) quando esse tempo chegar...
Abraços
Clinico
Abraços
Clinico
Editado pela última vez por Clinico em 26/10/2009 0:10, num total de 1 vez.
- Registado: 1/6/2003 0:13
Eu tive para não entrar de novo neste tópico pois já anteriormente fui admoestado e com razão pelo moderador mas, certas coisas não podem passar em claro, estamos a discutir aspectos que dizem respeito a sentimentos de milhões de pessoas, as intervenções insensatas e sem a mínima moderação fazem esquecer completamente os piores comentários do Saramago.
Re: Saramago 666 - O anti-cristo
agany Escreveu:O velho demente quando estiver às portas da agonia e da morte, com a algália e as fezes a escorrerem pela fralda - vai certamente lembrar-se do seu Criador.
Que exemplo extraordinário de argumentação! Que fineza! Que fino recorte literário!
O nível está a baixar, drasticamente. Mas o interesse está a subir. Começam a chegar os desnorteados, a salivar de ódio.
Abraço,
Dwer
Dwer
Ozymandias Escreveu:MSP78 Escreveu:Alvo Escreveu:Mas depois de ouvir este Saramago, tirei todas as dúvidas de que não passa de um psicótico que ainda por cima é mal educado.
O que é que está errado no que o MSP disse?
Houve um fenómeno de psicose com os pastorinhos e houve fenómenos de psicoses colectivas, documentadas, com multidões, na época.
Não foi assim há tanto tempo. Foi no início do século passado. Não há desculpas quanto à interpretação. Não há aqui lugar a explicações mitológicas. Há documentação, inclusive fotográfica.
Há provas do embuste.
Abraço,
Dwer
Dwer
Saramago 666 - O anti-cristo
O velho demente quando estiver às portas da agonia e da morte, com a algália e as fezes a escorrerem pela fralda - vai certamente lembrar-se do seu Criador.

- Registado: 29/11/2007 1:44
MSP78 Escreveu:Alvo Escreveu:Mas depois de ouvir este Saramago, tirei todas as dúvidas de que não passa de um psicótico que ainda por cima é mal educado.

Re: Saramago
MSP78 Escreveu:...
A questão é que o tempo e a evolução estão a correr contra deus e as religiões, ...
AHA!
Somos dízimas infinitas não periódicas e se a ciência determinar que devemos usar o preservativo nem imaginas as correspondências de outros seres vivos com Deus.
POIS!
Qnt á bíblia: . etc.
- Registado: 31/5/2009 15:22
agrippa Escreveu:
Convém também salientar que, no passado a igreja sempre leu a biblia na sua forma literal e, no antigo testamento penso ser essa a forma de a ler. No entanto com a evolução dos tempos, maior conhecimento acessivel a todos, grande progresso cientifico, a igreja arranjou esta desculpa teológica de que certas partes da biblia teriam de ser lidas não na sua forma literal, mas sim na sua forma alegórica ou subjectiva.
Grande evolução. Qnd vai a CIÊNCIA deixar de classificar o homem como RACIONAL? Os outros animais são o Q ????
Re: Saramago
MSP78 Escreveu:
Tens ateus em todos os quadrantes políticos. Conheço imensos individuos politica e economicamente liberais, e até socialmente conservadores em muitos pontos, que são ateus. Basta uma educação que priviligie o raciocinio científico para facilmente se abandonar todo o pensamento "mistico" e sobrenatural.
Pessoas vazias. Casquinhas ao sabor do vento.
Cmps!
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, darkreflection, Ferreiratrade, hugob0ss, m-m, malakas, Masterchief, OCTAMA, trilhos2006 e 195 visitantes