Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off topic - Saramago

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sou agnostico, mas...

por EALM » 23/10/2009 14:45

cannot Escreveu:
EALM Escreveu:
bboniek00 Escreveu: Tenham recato. Ee que, caso deus exista, vai ser uma chatice na "vida eterna" para tanta hipocrisia e falsa fee.
Tenham recato.

Ah pois vai, não tenhas a mínima dúvida. É que quem acredita (como eu) em Deus (Jesus Cisto) e no novo Testamento não pode de certeza acreditar em Fátima e outras tretas que a padralhada tem usado para manipular as massas. Mas não é isso que estamos a discutir aqui.

(...)

Tira-me uma dúvida. Tu acreditas que Jesus é Deus?

Abraço

Sim. E por consequência, também no Deus Pai e no Espírito Santo (não o do BES).

A vinda de Jesus foi, a meu ver, a grande manifestação de Deus ao Homem. Para muita gente foi um homem especial. Mas ele dizia mais, dizia que era o Deus-filho. Ou era mesmo parte de Deus ou era louco.

Eu acredito na 1a.

Registado: 1/5/2008 2:21

por cannot » 23/10/2009 14:43

EALM Escreveu:
Dwer Escreveu:
EALM Escreveu:Eu imagino que vão responder que não é de 50%. Mas honestamente, pelo método científico, como podem ter a certeza? Por defeito é mesmo 50%. Ou existe, ou não.

Pelo mesmo raciocínio, as probabilidades de existir uma chávena de chá, com um pires por baixo em órbita à volta de Saturno, também é de 50%. Ou está lá ou não!

PS: com a devida vénia ao cannot

Oh Dwer, hoje em dia é facílimo confirmar se lá está ou não. Já se tinha descoberto, e possivelmente saber qual a cerâmica que a produziu!!! Já a outra questão... ainda não se fez nenhum telecópio suficientemente potente...

Exacto! se estivesse seria aceitável pensar que já se tivesse descoberto. No entanto não se consegue provar que não está lá a tal chávena.

Exactamente como Deus.

Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por EALM » 23/10/2009 14:40

Dwer Escreveu:
EALM Escreveu:Eu imagino que vão responder que não é de 50%. Mas honestamente, pelo método científico, como podem ter a certeza? Por defeito é mesmo 50%. Ou existe, ou não.

Pelo mesmo raciocínio, as probabilidades de existir uma chávena de chá, com um pires por baixo em órbita à volta de Saturno, também é de 50%. Ou está lá ou não!

Oh Dwer, hoje em dia é facílimo confirmar se lá está ou não. Já se tinha descoberto, e possivelmente saber qual a cerâmica que a produziu!!! Já a outra questão... ainda não se fez nenhum telecópio suficientemente potente...

por tava3 » 23/10/2009 14:36

"...aliás sermos os únicos era no mínimo um enorme desperdício de espaço por parte do Arquiteto Mor."

Não será este o melhor argumento para a existência de vida, mas sim as condições físico-químicas que nos deram origem, e estou a falar só da possibilidade de formas de vida baseadas no carbono.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por cannot » 23/10/2009 14:34

tavaverquenao2 Escreveu:Eu não queria de forma alguma ofender quem quer que fosse. Há crentes e não crentes entre os cientistas, a acreditar ou não na existência de vida extraterrestre. Disse o que disse em jeito de brincadeira.

8-)

Há mas a relação das percentagens inverte. A grande maioria das pessoas do mundo (não cientistas) são crentes e a grande maioria dos cientistas são ateus ou agnósticos. Há estudos sobre isto.

Ozymandias,
Eu não digo que a ciência tem sempre razão, mas a verdade é que apresenta justificações.

Eu não digo que as emoções e sentimentos não são importantes e que não têm uma força muito grande, mas a verdade é que não existe nenhuma razão objectiva para pensar que necessitam de se "apoiar" nalgum ser divino.

Os ateus podem muito bem sentir o mesmo tipo de sentimento de fé e força interior e maravilhar-se com o mundo que os rodeia. A grande diferença é que enquanto uns justificam tudo com base num pressuposto que não pode ser discutido de forma lógica (Deus) os outros tentam encontrar justificações que estejam em consonância com o mundo onde vivemos, e onde vamos cada vez mais percebendo a razão de ele assim ser.

Abraço

por tava3 » 23/10/2009 14:21

Eu não queria de forma alguma ofender quem quer que fosse. Há crentes e não crentes, entre os cientistas, a acreditar ou não na existência de vida extraterrestre. Disse o que disse em jeito de brincadeira.

8-)

por Ozymandias » 23/10/2009 14:13

tavaverquenao2 Escreveu:"E isso dos extraterrestres só vinha complicar a questão"

Nem mais, mas para os crentes devemos ser os primeiros no universo e esse questão ainda não se mete.

Apesar de ser novato no Forum sinto-me no dever de pedir que abordem as questões de forma menos superficial, parece que hà por aqui pessoal que acha que todo o pessoal crente, numa qualquer forma divina num patamar superior á simples matéria que os nossos sentidos percebem, será um idiota chapado e o pessoal que só acredita no que vê é que será muito inteligente, as coisas não são bem assim, há por aí muito cientista de renome que percebe o significado da Fé, como uma força interior ímpar a todas as outras sensações, e que compreende que só aqueles que sentem Fé podem sentir a presença de Deus em todas as coisas.
Nota: Apesar de sentir de forma inquestionavel a presença de Deus, bem como de ter a certeza absoluta de imensas formas e forças sobrenaturais, eu acredito na existência de outras formas de vida(extraterrestres)no universo,aliás sermos os únicos era no mínimo um enorme desperdício de espaço por parte do Arquiteto Mor.(quando uso o termo sobrenatural quero dizer que está além do que os nossos sentidos comuns podem apreender e na maior parte das vezes além do que a nossa "inteligência consciente" pode processar.
O melhor que pode fazer pelo mundo inteiro é tirar o máximo partido de si.

Registado: 1/10/2009 23:28

por cannot » 23/10/2009 13:51

EALM Escreveu:
bboniek00 Escreveu: Tenham recato. Ee que, caso deus exista, vai ser uma chatice na "vida eterna" para tanta hipocrisia e falsa fee.
Tenham recato.

Ah pois vai, não tenhas a mínima dúvida. É que quem acredita (como eu) em Deus (Jesus Cisto) e no novo Testamento não pode de certeza acreditar em Fátima e outras tretas que a padralhada tem usado para manipular as massas. Mas não é isso que estamos a discutir aqui.

(...)

Tira-me uma dúvida. Tu acreditas que Jesus é Deus?

É que uma coisa é discutir e existência de Jesus Cristo e dos seus ensinamentos. Outra é (desculpa a honestidade mas é a minha sincera opinião) discutir toda a palhaçada que foi criada à sua volta, criando dessa forma esta religião, e a existência de um ser divino.

Acredita que a criação da religião à volta da figura de Jesus Cristo nada mais é do que um aproveitamento da pessoa para criar algo com muita força, e que tem servido, ao longo dos séculos, apenas fins de controlo social.

A questão das probabilidades não podem ser medidas de forma exacta, como é óbvio. Mas a existência de Deus, pelo simples facto de não existir nenhuma evidência disso, tem probabilidade muito baixa. Tal como todo o tipo de crenças em que não existam evidências que suportem esse pressupostos. É assim que a ciência funciona, procura suportar as suas teorias (que não são verdades absolutas nunca), em observações. Mas isto foi uma forma descontraída de colocar a minha visão das coisas. A religião suporta as suas crenças na Fé! Contra isso não posso argumentar pois não considero que isso seja um tipo de evidência.

No entanto quem quer acreditar sem evidências e baseando-se na fé, está no seu direito e eu nada tenho contra. Tal como espero que não tenham nada contra mim por eu pensar da mesma forma e tentar explicar as coisas de forma lógica.

Abraço

por tava3 » 23/10/2009 13:44

"E isso dos extraterrestres só vinha complicar a questão"

Nem mais, mas para os crentes devemos ser os primeiros no universo e esse questão ainda não se mete.

por Dwer » 23/10/2009 13:44

Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por joaopedropinho » 23/10/2009 13:37

Não vou comentar o que Saramago disse. Já tenho tanta coisa que me aborreça, prefiro passar ao lado do que ele disse.
No entanto, posso dizer que nunca nutri admiração literária por ele e ainda hoje me pergunto como ganhou ele um nobel. Mas isto é a opinião de um ignorante, quem sou eu para colocar um nobel em causa.

Mas também não posso deixar de referir que na minha humilde opinião, o António Lobo Antunes é muito superior ao Saramago. Ele sim um "Nobel".
Ainda ontem pensava para mim, enquanto vía a Grande Entrevista, este homem é intelectualmente acima da média mas ao mesmo tempo de uma simplicidade e profundidade intelectual fantástica! E um génio das palavras é aquele que nos toca e não que nos choca. E é bom descobrir um grande homem por detrás de um enorme escritor.

um abraço

Registado: 8/4/2006 17:25

por EALM » 23/10/2009 13:30

Tenham recato.

Penso que o tópico neste momento está centrado na existência ou não de Deus, e eu acho uma discussão interessantíssima. Não sei como é que vocês chegam ao vosso valor de probabilidades. Pela fé, eu diria que a probabilidade é 100%, mas como há pessoas no tópico sem fé, a resposta que darei é simples:

A probabilidade é de 50%, pelo simples facto de haver duas respostas possíveis - Sim e Não. E não me parece que alguém consiga reunir dados científicos que apontem numa ou noutra direcção. E sendo assim, não acham os ateus que têm respondido, que 50% é ainda uma probabilidade razoável?

Eu imagino que vão responder que não é de 50%. Mas honestamente, pelo método científico, como podem ter a certeza? Por defeito é mesmo 50%. Ou existe, ou não.

por cannot » 23/10/2009 13:28

tavaverquenao2 Escreveu:Essa da chávena de chá em órbita de Saturno é um espectáculo, e respondia a outras questões, como a existência de extraterrestres no nosso sistema solar. Só não percebi porque uma chávena de chá e não uma cervejola.

:wink:

Porque o exemplo foi apresentado por um Inglês :mrgreen:

E isso dos extraterrestres só vinha complicar a questão, depois como era? Será que teriam religião? Ou somos só os humanos (da terra) que temos direito a ter esse género de coisas? Mas Deus só nos criou a nós (na terra) ou a todos os seres do universo? Sedá que seriamos todos míopes e egocêntricos e iríamos julgar que éramos os favoritos de Deus? Ou iríamos tentar impor as nossas (centenas de) religiões também a eles?

...

Abraço
Editado pela última vez por cannot em 23/10/2009 13:37, num total de 1 vez.

Sou agnostico, mas...

por bboniek33 » 23/10/2009 13:15

nao posso provar que deus nao existe.

Seraa crime nao acreditar ?

Os muculmanos (sunitas e shiitas) consideram "descrentes" todos os nao-muculmanos. Ee certo que abrem uma excepcao para os "Povos das escrituras" (judeus e cristaos), mas estes soo serao salvos se se arrependerem e converterem ao Islao.

Os cristaos e judeus teem uma historia longa de opressao e imposicao da sua crenca a outros povos. Isto nao vem na Biblia nem na Tora, vem nos manuais de Historia. Aqui os lusos chamavam (ainda chamam ?) "infieis" aos "mouros", queimavam livros e gente viva (acusados de bruxaria pelo vizinho ou pelo tribunal do "Santo Oficio". Chamai-lhe santo... de tal ordem que jaa veio o Vaticano pedir perdao aa Humanidade pelos crimes cometidos pela igreja catolica. Laa veio o Renascimento, depois a Revolucao Francesa... e laa foi a padralhada com o rabo entre sa pernas, mas, aqui e noutros regimes opressores, laa estiveram eles ao lado do regime, em cacadas, em jantaradas, uma corja de "vendilhoes do Templo".
Mas que rico passado tem a igraja catolica: opressao directa, cumplicidade com opressao politica, desfalques financeiros (bem recentes), escandalos de pedofilia escondidos pela hierarquia (bispos e arcebisbos).
Tenham recato. Ee que, caso deus exista, vai ser uma chatice na "vida eterna" para tanta hipocrisia e falsa fee.
Tenham recato.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por tava3 » 23/10/2009 13:02

Essa da chávena de chá em órbita de Saturno é um espectáculo, e respondia a outras questões, como a existência de extraterrestres no nosso sistema solar. Só não percebi porque uma chávena de chá e não uma cervejola.

:wink:

por um peao » 23/10/2009 12:53

EALM Escreveu:Quem é que nos diz que não existe uma 5a, 6a, 7a, dimensão, que neste momento estão completamente fora do nosso alcance, por sermos seres limitados? Ou somos ilimitados, possuidores de todo o conhecimento?

Mas enquanto não se provar a sua existência assimilas esse facto na tua vida quotidiana?

A probablidade de existir uma chávena na órbita de Saturno, uma 5ª dimensão, Deus ou me sair o euromilhões na próxima semana é mais ou menos a mesma.

Isso quer dizer que vou interiorizar isso? Que deixo de trabalhar e esperar pacientemente que essa verdade se revele?

De que me vale admitir hoje algo como verdadeiro (que até pode ser verdadeiro e vir a ser revelado no futuro) se não está provada a sua veracidade?

Registado: 2/4/2009 22:13

por pvg80713 » 23/10/2009 12:10

Penso que hoje há um debate entre o Saramago e o Padre Carreira das Neves, penso que na SIC-Not.

Só para relembrar que a primeira vez que ouvi que a Biblia tinha histórias horriveis foi ao Padre Carreira das Neves.

Registado: 19/4/2005 11:11

por cannot » 23/10/2009 11:27

EALM Escreveu:
cannot Escreveu:

Já que o tema é Saramago e polémica deixo também a minha opinião.

Eu acho tão provável a existência de algum Deus como a existência de uma chávena de chá em orbita à volta de Saturno.

Fica a provocação! Felizmente agora podemos dizer o que pensamos, ao contrário de tempos, por exemplo, em que a Igreja matava e torturava quem o fazia...

Abraço

Não fazes a mínimia ideia se essa probabilidade se aproxima sequer da verdade ou não. Repara, tu (e muita gente) fazes esse cálculo baseado, pelo menos numa assumpção, quase inconsciente:

- O que é Deus.

Esta é que é a verdadeira questão. Se calhar, um dia, (até pode ser depois de morrer) vais verificar -

"Porra, afinal é óbvio, claro que tinha que existir. Eu é que de lá de baixo, naquele planeta nunca poderia alcançar o que vejo agora".

Epá, é tão simples como isto: Nós temos capacidades para enxergar as 3 dimensões físicas, e mal nos apercebemos da 4a dimensão (tempo). Quando dormirmos, por exemplo, a percepção dessa dimensão fica logo distorcida.

Quem é que nos diz que não existe uma 5a, 6a, 7a, dimensão, que neste momento estão completamente fora do nosso alcance, por sermos seres limitados? Ou somos ilimitados, possuidores de todo o conhecimento?

Essa probabilidade que falas e´ tão igual a Ele estar agora mesmo ao meu lado enquanto escrevo estas linhas.

Concordo contigo mas isso é exactamente o que quero dizer com esta probabilidade, pois eu não consigo saber se na realidade existe uma chávena de chá ou não (estou a pensar numa com pires por baixo, claro).

Onde tu erras no teu pensamento é no seguinte. Pelo facto de nós não poderemos demonstrar que Deus não existe não significa que ele exista. Nem sequer aumenta a probabilidade de existir. Esta é a diferença fulcral: se não há evidências é muito provável que não exista pois não faz sentido nenhum (vou explicar porquê abaixo), tal como a chávena de chá.

Agora, cada um de nós, por razões diferentes, tenta explicar da melhor forma o que não conhece bem. Eu uso a ciência, outros usam a fé, e o sobrenatural.

A minhas razões para refutar por completo a religião, em favor da ciência, são as seguintes.

1 - Justificar a existência de um deus, logo acreditar na criação divina como justificação da nossa existência não me satisfaz. A razão é muito simples. Explicar a nossa existência como vinda da criação de um Deus até poderia aceitar. Agora esquecer que devem também explicar a criação do próprio Deus é que não.

2 - A ciência tem uma explicação muito mais plausível para a nossa existência, pelo menos consistente. Que é a teoria da evolução de Darwin. As duas explicações são diametralmente opostas e não podem coexistir, logo prefiro acreditar que a teoria de Darwin é muito mais provável de estar correcta visto que existem algumas evidências disso.

3 - todos somos ateus em relação à grande maior parte das religiões que existem ou já existiram na humanidade. Os que chamas religiosos apenas acreditam num Deus a mais do que eu, mas pensa um pouco em quantos existiram já!

Abraço

por Alladin2007 » 23/10/2009 11:13

A vida é um equilibrio muito ténue.

A religião, como tudo, tem de estar em harmonia com os tempos. Muitas vezes não é isso que acontece, a religião está doente e não está a equilibrar o Homem.

As pessoas não precisam de intermediários, Deus está disponível para todos os que acreditam nEle e que o amam.

Aliás, penso que se Jesus vivesse nos nossos dias, iria insurgir-se contra a proliferação de igrejas que tem acontecido nos últimos anos, no entanto, como começaram a pagar impostos a estados falidos, já tudo é permitido.
É que o dinheiro da igreja católica, vai todo para um estado chamado Vaticano, pouco fica nos países de origem.

Sou por isso contra toda e qualquer igreja que usa e abusa dos seus crentes. Sou contra, todo e qualquer jogo psicológico de manipulação sobre o ser humano, venha ele de onde vier.

Deus não quer isso, quer apenas que as pessoas estejam em harmonia consigo e com o mundo que as rodeia, numa base de respeito mútuo e equilibrio.
É essa a lei fundamental da natureza.

Recebemos aquilo que damos ou transmitimos.

Abraço

Registado: 18/12/2007 19:29

por EALM » 23/10/2009 11:12

cannot Escreveu:

Já que o tema é Saramago e polémica deixo também a minha opinião.

Eu acho tão provável a existência de algum Deus como a existência de uma chávena de chá em orbita à volta de Saturno.

Fica a provocação! Felizmente agora podemos dizer o que pensamos, ao contrário de tempos, por exemplo, em que a Igreja matava e torturava quem o fazia...

Abraço

Não fazes a mínimia ideia se essa probabilidade se aproxima sequer da verdade ou não. Repara, tu (e muita gente) fazes esse cálculo baseado, pelo menos numa assumpção, quase inconsciente:

- O que é Deus.

De alguma forma admites que é algo tão exotérico que não pode existir. Mas por que não? Se calhar até existe, tu é que não sabes (nem niguém).
Esta é que é a verdadeira questão. Se calhar, um dia, (até pode ser depois de morrer) vais verificar -

"Porra, afinal é óbvio, claro que tinha que existir. Eu é que de lá de baixo, naquele planeta nunca poderia alcançar o que vejo agora".

Epá, é tão simples como isto: Nós temos capacidades para enxergar as 3 dimensões físicas, e mal nos apercebemos da 4a dimensão (tempo). Quando dormirmos, por exemplo, a percepção dessa dimensão fica logo distorcida.

Quem é que nos diz que não existe uma 5a, 6a, 7a, dimensão, que neste momento estão completamente fora do nosso alcance, por sermos seres limitados? Ou somos ilimitados, possuidores de todo o conhecimento?

Essa probabilidade que falas e´ tão igual a Ele estar agora mesmo ao meu lado enquanto escrevo estas linhas.
Editado pela última vez por EALM em 23/10/2009 11:14, num total de 1 vez.

por cannot » 23/10/2009 11:09

Para finalizar fica um gráfico que mostra, de entre 43 estudos que tentam correlacionar as crenças religiosas e a inteligência, que 40 mostram correlação negativa e 3 não mostram correlação. Correlação negativa é o que mostra o gráfico no meu post anterior.

Isto se calhar tem algum significado visto que é já uma compilação de estudos bastante exaustiva.
Anexos
Picture 29.png
Picture 29.png (62.37 KiB) Visualizado 1696 vezes

por cannot » 23/10/2009 11:03

Fica uma curiosidade, em conjunto com o gráfico do habanero. Já que perguntam aqui se Saramago está a ser ofensivo ao usar a palavra "parvo"... (atenção que eu nem sei que palavras ele usou, estou apenas a falar em relação ao que li aqui no tópico).
Anexos
Picture 28.png
LynnHarveyNyborg-CountryBelieveGod-Intelligence
Picture 28.png (124.35 KiB) Visualizado 1707 vezes

por Ozymandias » 23/10/2009 10:45

Batistock Escreveu:
MSP78 Escreveu:O ateísmo é uma imposição da inteligência.

Tenho lido varios comentários deste tópico com muita atenção e gosto!
Mas este parece me algo... não sei o que lhe chamar, mas talvez arrogante!

Eis as palavras de alguem que secalhar até é um pouco inteligente:
"...Minha religião consiste em humilde admiração do espírito superior e ilimitado que se revela nos menores detalhes que podemos perceber em nossos espíritos frágeis e incertos. Essa convicção, profundamente emocional na presença de um poder racionalmente superior, que se revela no incompreensível universo, é a idéias que faço de Deus.”

ALBERT EINSTEIN

:?: :?
O melhor que pode fazer pelo mundo inteiro é tirar o máximo partido de si.

Registado: 1/10/2009 23:28

Percentagem do ateísmo agnóstico por país

por habanero04 » 23/10/2009 10:44

Imagem

Registado: 8/11/2007 17:14

por Opcard » 23/10/2009 10:34

Isto sim era um bom tema para o nosso Saramago

Espancar sim, mas com cuidado! Não vá Alá castigar.

http://sorisomail.com/email/3268/como-e ... mulherhtml

Registado: 14/3/2009 0:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], icemetal, iniciado1, latbal, Musus, navaldoc, niceboy, OCTAMA e 81 visitantes