Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Análise Técnica versus Análise Fundamental - dúvida

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Fenicio » 23/10/2009 11:28

migrol Escreveu:Como nos defendemos dos comentários disfarçados de notícias publicados por pessoas que talvez percebam pouco sobre investimento?

A melhor maneira de nos defendermos é fazermos a nossa própria avaliação da situação, seja através de uma "filtragem" das notícias que nos chegam ou através da leitura e interpretação dos gráficos / resultados financeiros.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por jlncc » 23/10/2009 11:25

Migrol

A análise tecnica dá menos trabalho. Uma vez que és um pequeno investidor, os lucros oriundos da bolsa não deverão dar para pagar o esforço com analises fundamentais.

Portanto, aconselho-te a analise tecnica

(deixa a analise fundamental para os profissionais e dedica esse tempo a fazer outras coisas que rendem mais dinheiro ;)
Para vingar no mercado é preciso um certo distanciamento.

Registado: 29/11/2007 4:27

por migrol » 23/10/2009 11:19

Thanks pela resposta :wink:

Fenicio Escreveu:De facto nunca li exaustivamente uma apresentação de resultados. Fico-me sempre pelo resumo ou pelas notícias divulgadas à volta da apresentação. Mas, como analista técnico que sou, nunca dispensei conhecer (nem que seja superficilamente) o contexto financeiro de uma empresa na qual pretendo investir o meu dinheiro.

Mas as notícias não podem estar muito enviesadas face à real situação do sector ou da empresa?

Todos nós já vimos isso acontecer relativamente a áreas do conhecimento ou actividades que conhecemos melhor: notícias que não reflectem a realidade, mas apenas uma interpretação da mesma, algumas vezes com incorrecções grosseiras. :(

Para um pequeno investidor, prestar muita atenção às notícias não poderá ser financeiramente perigoso? Como nos defendemos dos comentários disfarçados de notícias publicados por pessoas que talvez percebam pouco sobre investimento? :roll:

M.

Registado: 23/10/2009 8:10

por Fenicio » 23/10/2009 11:02

Bem-vindo ao fórum, Migrol.

Na minha humilde opinião, não devemos nos concentrar em demasia numa ou noutra técnica. Há características positivas também em uma como em outra.

Um analista técnico "puro" acredita que todas as notícias e toda a conjuntura econômica já está reflectida no gráfico, pelo que sente-se seguro em seguir os sinais disparados apenas pela leitura do gráfico.

Entretanto, acredito que nem tudo está já espalmado no gráfico e que é sempre bom conhecermos ao menos um pouco da situação financeira da empresa na qual estamos a meter o nosso dinheiro.

De facto nunca li exaustivamente uma apresentação de resultados. Fico-me sempre pelo resumo ou pelas notícias divulgadas à volta da apresentação. Mas, como analista técnico que sou, nunca dispensei conhecer (nem que seja superficilamente) o contexto financeiro de uma empresa na qual pretendo investir o meu dinheiro.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

Análise Técnica versus Análise Fundamental - dúvida

por migrol » 23/10/2009 10:47

Vivam,

Sendo esta a minha primeira intervenção no fórum, peço-vos alguma tolerância para com a minha falta de conhecimento em matéria de investimento. :oops:

Recorrentemente, leio e ouço falar de Análise Técnica e Análise Fundamental. Fiz algum “trabalho de casa” com o objectivo de perceber o que significava cada uma destas abordagens: a primeira, muito baseada nas informações obtidas directamente a partir dos gráficos com a evolução das cotações e dando pouca relevância à conjuntura económica “real”; a segunda, implicando a leitura de Relatórios e Contas, bem como de informações relevantes sobre o sector das empresas cotadas (nas quais consideramos investir) e prestando muita atenção aos indicadores macroeconómicos.

A minha dúvida é a seguinte: qual destas abordagens – Técnica ou Fundamental - fará mais sentido para um pequeno investidor? :roll:

M.

Registado: 23/10/2009 8:10

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], latbal, Luzemburg, marketisnotefficient e 180 visitantes