Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Especulação

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Vencer na Bolsa » 27/10/2009 7:11

Veja este artigo:
Investidores versus especuladores
http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/ ... dores.html
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

por Bokas » 23/10/2009 20:37

Especulador ou Investidor é tudo igual, estão lá pelo ganho.

Registado: 20/5/2008 12:54

por Jomapil » 23/10/2009 15:05

Obrigado Elias e Fenício.
Tiraram-me um peso de cima. Estava a sentir-me um especulador, mas afinal essa palavra não tem, em geral, conotação negativa.
Já sinto vaidade de ser também um.
Bom fim de semana e até à próxima.

Registado: 15/5/2009 12:36

por Fenicio » 23/10/2009 10:40

A meu ver, há uma diferença muito grande entre o especulador e o investidor.

O investidor é aquele sujeito que, para além de analisar a empresa alvo (algo que o especulador também faz, é claro!), também se identifica de alguma forma com a "missão" daquela empresa, "acredita" no seu projecto de negócio e investe não numa perspectiva de lucro imediato.

O que move um investidor não é apenas o lucro mas sim a vontade de ver aquele projecto vingar e crescer.

O especulador, e eu me enquadro nesta "classe", é o sujeito que mete o seu dinheiro numa empresa enquanto a mesma está a apresentar os sinais que ele identifica como adequados. A partir do momento que estes sinais deixam de existir, ele simplesmente fecha a posição e parte para outra.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Elias » 23/10/2009 10:17

O termo especulação tem uma carga negativa que a meu ver não só é desadequada como até é injusta.

Todos os movimentos bolsistas envolvem algum grau de especulação.

Quando alguém compra uma acção numa óptica de longo prazo é porque acredita que ela se vai valorizar, logo está a especular.

Registado: 5/11/2002 12:21

Especulação

por Jomapil » 23/10/2009 10:10

Olá, saúde para todos.

Já há uns tempos não colocava aqui nenhuma das minhas perguntas ingénuas. Após algumas hesitações, arranjei coragem para apresentar a questão:

O que é a ESPECULAÇÃO ( em Bolsa )? Como se pode fazer especulação? Claro que nós ( EU ), com o capital que costumo investir ( 7500 € ), não tenho peso nenhum - sou uma gota de água no rio. Mas os grandes senhores e as grandes empresas como o fazem? E isso é proíbido?

Obrigado e desculpem a minha iliteracia bolsista.

Um abraço e um bom fim-de-semana.

Registado: 15/5/2009 12:36

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], Burbano, carlosdsousa, goncaladas, Google [Bot], iniciado1, jmmalmeida, junas, lito, m-m, malakas, Manchini888, nunorpsilva, paul_invest, SalvaFP, trilhos2006 e 211 visitantes