Outros sites Medialivre

Situação técnica de alguns papéis do PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 23/10/2009 16:24

Quando digo que a bolsa abre com "ele", quero perguntar se no preciso momento em que a bolsa abre já está inserido esse título que comprei na noite passada.

Kreuk, tu não compraste nenhum título na noite passada. No limite, podes ter dado uma ordem de compra na noite passada que foi realizada hoje de manhã.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por tiopatinhas » 23/10/2009 15:41

Marco, não esqueças a Galp :wink:

Registado: 17/3/2005 14:58

por Batmax » 23/10/2009 12:40

A nossa bolsa hoje esta meia esquisita volume fraquissimo, será que o dito sistema já esta a funcionar a 100% ?

Registado: 29/11/2007 2:13

por ruimiguelalmeida » 23/10/2009 10:44

Bom dia MarcoAntónio.
Quando digo que a bolsa abre com "ele", quero perguntar se no preciso momento em que a bolsa abre já está inserido esse título que comprei na noite passada.

Obrigado mais uma vez.
Bons negócios

Registado: 20/10/2009 14:13

por MarcoAntonio » 23/10/2009 7:46

kkreukk Escreveu:Boa noite,
Tenho uma dúvida básica,mas como sou novo nisto gostaria que alguém me esclarecesse...

Soube-se a noite passada ( por exemplo) que o BPI teve resultados acima do esperado...Mas essa notícia saiu depois do nosso mercado fechar.

O que eu pergunto é ?

1-)Sabendo antemão que é uma boa notícia e que provavelmente amanha esse título subirá dando eu hoje ordem de compra na minha correctora amanha de manhã quando o mercado abrir essa ordem já abre com ele????

A que te referes no "com ele"?

Se te referes à ordem, se colocas a ordem na corretora durante a noite ou ainda antes da abertura, sim, ela já estará activa na abertura (se vai ser realizada ou não depende do tipo de ordem, se for uma ordem ao melhor vai ser realizada ao preço de abertura).

Convém também referir que os mercados não são lineares. Não é garantido que após a apresentação de resultados positivos (bons) a acção abra a subir e/ou continue a subir. Muitas vezes ocorre o oposto.

kkreukk Escreveu:2)Mais uma vez, a titulo de exemplo:
O BPI hoje fechou cotado no valor "x".
Saindo esta noticia na noite passada ou uma outra noticia muito boa, pela manha quando abrir o mercado o BPI abre a valer o mesmo "x" ou já traz alguma valorização pelo facto de ter saido a noticia num periodo em que o mercado estava fechado?

Mais uma vez, isso de "noticias muito boas" não é linear. Perante o que é suposto ser uma boa noticia, pode acontecer qualquer coisa. O preço de abertura vai depender das ordens que forem colocadas (tem uma explicação no tópico de iniciação sobre como são estabelecidas as cotações em função das ordens).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por ruimiguelalmeida » 23/10/2009 2:43

Boa noite,
Tenho uma dúvida básica,mas como sou novo nisto gostaria que alguém me esclarecesse...

Soube-se a noite passada ( por exemplo) que o BPI teve resultados acima do esperado...Mas essa notícia saiu depois do nosso mercado fechar.

O que eu pergunto é ?

1-)Sabendo antemão que é uma boa notícia e que provavelmente amanha esse título subirá dando eu hoje ordem de compra na minha correctora amanha de manhã quando o mercado abrir essa ordem já abre com ele????

2)Mais uma vez, a titulo de exemplo:
O BPI hoje fechou cotado no valor "x".
Saindo esta noticia na noite passada ou uma outra noticia muito boa, pela manha quando abrir o mercado o BPI abre a valer o mesmo "x" ou já traz alguma valorização pelo facto de ter saido a noticia num periodo em que o mercado estava fechado?

Obrigado pela atenção.

Registado: 20/10/2009 14:13

por MarcoAntonio » 20/10/2009 23:53

Sliver, peço desculpa mas não tinha dado conta da questão. Amanhã respondo também a isso (agora já estava a dar o "tasco" por fechado).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 20/10/2009 23:52

Hoje nao vai dar. Tenho a coluna desta semana para preparar e outras coisas já planeadas para fazer. Mas amanhã ou depois dou uma ronda pelo PSI20...

(nota: eu pelo meio estive de férias durante semana e meia e de resto não têm havido grande coisa para dizer e eu não gosto de me repetir muito ou escrever por escrever, acho que a maior parte (já) sabe como actualmente estou a ver os mercados).
:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por RandomWalk » 20/10/2009 23:47

Marco, Já lá vai quase um mês desde a tua ultima análise "abrangente" aos titulos do PSI.

Não querendo ser eu a defenir o timing dessas análises, ficariamos certamente satisfeitos com uma actualização assim que poderes!( falo no plural pq julgo q grande parte dos caldeireiros me acompanham 8-) )

Obrigado pela paciencia.

Registado: 16/1/2008 20:09

por sliver » 23/9/2009 10:32

MarcoAntonio,

Reparei que para além do volume, outro dos indicadores em que te baseias para entrar num papel é o momentum. Gostava de perceber quais os valores relativos a este indicador que usas como base de negociação.

Obrigado.

Cumprimentos.

Registado: 28/10/2008 18:18

por artista_ » 23/9/2009 1:19

Tojo Escreveu:Não tenho tempo de colocar gráficos agora, mas só para corroborar a ideia do Marco.

Embora o mercado ainda possa subir mais um pouco, penso que o risco/beneficio já não compensa. Espera-se uma correção para breve, e deveria ser de algum significado, para tirar algum vapor à panela de pressão.

Sente-se que as subidas já não são feitas com o folego de Agosto mas ...posso estar errado. Pessoalmente fechei todas as posições hoje, já as vinha a fechar à dias. Assim durmo descansdo pq não me sentia confortável e... a gula paga-se caro.

Cumpr

Mas para isso existem os stops... sair com títulos em máximos é mais ou menos o mesmo que entrar tentado adivinhar fundos, quando isto cai!

Por outro lado não há nada que pague uma boa noite de sono! :wink:

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Tojo » 22/9/2009 23:03

Não tenho tempo de colocar gráficos agora, mas só para corroborar a ideia do Marco.

Embora o mercado ainda possa subir mais um pouco, penso que o risco/beneficio já não compensa. Espera-se uma correção para breve, e deveria ser de algum significado, para tirar algum vapor à panela de pressão.

Sente-se que as subidas já não são feitas com o folego de Agosto mas ...posso estar errado. Pessoalmente fechei todas as posições hoje, já as vinha a fechar à dias. Assim durmo descansdo pq não me sentia confortável e... a gula paga-se caro.

Cumpr

Registado: 8/1/2004 13:14

por newtrade » 22/9/2009 22:54

Obrigado Marco.

Registado: 12/10/2008 15:57

por MarcoAntonio » 22/9/2009 22:49

newtrade Escreveu:Marco tens possibilidade de fazer uma breve sintese e actualização ao B.C.P. s.f.f?

Subiu relativamente bem após a quebra da resistência mas acabou para já por ficar um pouco aquém do target, tendo sido travado pelo euro, apesar de não ser uma resistência técnica significativa. Ainda poderá ir um pouco mais além mas consideraria a maior parte do movimento de curto-prazo que se poderia esperar após a quebra da resistência já feito. Uma situação que no fundo se estende a uma série de papéis...

De uma forma geral não considero incorrecto manter posições longas. Já abrir ou reforçar de momento parece-me contraproducente. Isto não é um conselho de investimento, trata-se apenas da minha opinião.
Anexos
BCP090922.png
BCP090922.png (19.9 KiB) Visualizado 9335 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por newtrade » 22/9/2009 22:28

Marco tens possibilidade de fazer uma breve sintese e actualização ao B.C.P. s.f.f?

Registado: 12/10/2008 15:57

por MarcoAntonio » 22/9/2009 20:03

Nunooo Escreveu:Marco podias analisar o BES

Obrigado

O BES está muito fraquinho (já estava na anterior revista pela Banca, mas atrás e já tinha deixado o comentário, que se mantem). O título está sem momentum nenhum. Sobe ligeiramente assim como quem vai a reboque do mercado mas parece não ter vontade própria para subir. Está com fraqueza relativa e para lá disso não vejo mais nada de importante para assinalar...
Anexos
BES090922.png
BES090922.png (18.44 KiB) Visualizado 9671 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 22/9/2009 20:00

Conquistador Escreveu:
como é que negociarias esse cup & handle?

(o link é apenas para os mais novatos :wink: )

Como novato que sou, queria apenas deixar uma pergunta:
A exemplo do cup and handle, é possivel fazer uma projecção de preço para um fundo arredondado?

Cumprimentos,

O "fundo arredondado" não tem propriamente um target, embora por vezes há quem faça uma projecção a partir de uma resistência. O problema é que o rounded bottom não tem uma resistência especial que diga respeito ao padrão (ao contrário do que acontece com a generalidade dos outros padrões técnicos) pelo que até podem aparecer várias resistências (ou mesmo nenhuma relevante) e uma projecção desse tipo fica assim um pouco à vontade do "freguês". Nessas condições prefiro (e sugeriria) não traçar nenhum target...

Por outro lado, o padrão normalmente antecipa tendências duradouras. Ele próprio tende a demorar vários meses a desenvolver-se e o que se segue por norma é uma tendência de médio/longo-prazo. Pode arrastar-se por anos. Por isso, neste contexto, traçar um target de curto/médio-prazo não é particularmente importante.
Imagem

Administrador Fórum

Semapa

por BravoCarolinaAntonio » 22/9/2009 19:11

Obrigado Marco,
O jornal de negócios dá a próxima resistência nos 9,59€.
Um abraço.

Registado: 24/4/2008 12:20

por Conquistador » 22/9/2009 19:10

como é que negociarias esse cup & handle?

(o link é apenas para os mais novatos :wink: )

Como novato que sou, queria apenas deixar uma pergunta:
A exemplo do cup and handle, é possivel fazer uma projecção de preço para um fundo arredondado?

Cumprimentos,

Registado: 3/7/2008 11:58

por Nunooo » 22/9/2009 19:06

Marco podias analisar o BES

Obrigado

Registado: 1/4/2009 0:25

por MarcoAntonio » 22/9/2009 18:47

Acima, talvez a zona dos 9.50/9.60, mas não é nada de especial como referência técnica. A partir daqui o grau de incerteza sobe consideravelmente na minha opinião...
Imagem

Administrador Fórum

Semapa

por BravoCarolinaAntonio » 22/9/2009 18:43

Marco,

Obrigado pela pronta resposta.
Caso supere os 8€, a próxima resistência seria um pouco acima de 9€???
Cumps

Re: Situação técnica de alguns papéis do PSI20

por MarcoAntonio » 22/9/2009 18:37

MarcoAntonio Escreveu:
Lapa Serra Escreveu:Marco:
Vejo sempre com interesse as suas óptimas análises. Obrigado pela sua disponibilidade.
Já há algum tempo que não analisa a Semapa. Podia fazê-lo?
Obrigado

É muito raro fazer comentários à semapa, deixo uma análise de onde a onde e grande parte das vezes "a pedido" porque no imediato a semapa não é das acções tecnicamente mais bem comportadas. O que eu considero natural por ser relativamente pouco líquida e muito pouco mediática...

Já no longo-prazo a análise técnica até funciona bastante razoavelmente por sinal.

No médio-prazo o título tem estado num range lateral, com um importante suporte pelos 5.70 euros que poderá ser a base de um duplo-fundo. A resistência está pelos 6.60 euros e acima deste valor o papel dava um sinal importante para médio-prazo. Dentro do range, é "estar quieto e observar" (isto não constitui um conselho de investimento, reflecte apenas a minha opinião).

Em caso de quebra consistente, não existem referências muito fortes mas o target mais evidente estará na zona dos 8 euros ou perto disso.

Deixo um gráfico de muito longo-prazo e outro mais de curto-prazo mas sempre mantendo uma perspectiva alargada.

A Semapa não passa por aqui muitas vezes, não é dos títulos que siga com mais atenção. O comentário anterior é de 12 de Agosto...

Independentemente de outras motivações para o movimento ascendente a que fazes referência, bravo47, este tem bastante suporte técnico dado que o título estava a lateralizar num range relativamente evidente e como já tinha referido, havia bastante potencial de subida uma vez quebrado o range. Por sinal, o target que tinha apontado estava na zona dos 8 euros, precisamente os valores que o título veio a testar nos últimos dias.

A partir daqui e um pouco como nos casos anteriores que já deixei hoje, a expectativa de uma consolidação/correcção por estes níveis tende a crescer. O movimento de curto-prazo que se poderia esperar já se deu e foi expressivo q.b.
Anexos
SEM090922.png
SEM090922.png (17.9 KiB) Visualizado 9866 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 22/9/2009 19:55, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 22/9/2009 17:49

MarcoAntonio Escreveu:Mais alguns updates então.

Começando pela Sonae Industria, prefiro olhar para a Sonae SGPS mas deixo o gráfico das duas.

A Sonae está Bull, alinhada com o mercado e no pelotão da frente como já vai sendo habitual. Hoje teve uma sessão fortíssima e tem agora pela frente a referência do 1 euro. Tecnicamente não é muito forte mas é um alvo para a cotação e não é propriamente daqueles casos em que a cotação passa indiferente pelo valor. Eu vejo o valor para já como um target de curto-prazo.

A Sonae Indústria após o movimento estrondoso de Março/Abril tem estado bem mais anémica e insere-se ainda dentro de uma correcção/consolidação que ainda perdura. O padrão é um padrão bullish (aproxima-se de um cup&handle) e "promete" um retorno às subidas. Existe uma pequena resistência nos 2.6 euros e um fecho acima desse valor poderá sinalizar um arranque importante. De momento, dado o contexto dos mercados, está meio adormecida...

A Sonae SGPS foi outro dos papéis que entretanto se aproximou bastante de um dos targets potenciais mais importantes. Tanto num caso como no outro, é certo que estas barreiras acabarão por ser ultrapassadas caso o Bull continue. Mas, uma vez chegadas a estes níveis cresce a expectativa de uma correcção ou consolidação mais expressiva...

A contrário da JMT, a Sonae SGSP não tem qualquer suporte relevante nas proximidades. De qq das formas, para já está aguentar-se bastante bem.

Tem vindo a reflectir perfeitamente a expectativa de título com um dos melhores potenciais técnicos de subida para um cenário Bull conforme defendido no "Especial Sonae", em Abril.
Anexos
SON090922.png
SON090922.png (17.35 KiB) Visualizado 12523 vezes
Imagem

Administrador Fórum

AT da Semapa

por BravoCarolinaAntonio » 22/9/2009 17:43

Marco se não for pedir muito podias fazer um update à situação da Semapa??
Esta acção agora está na moda juntamente com Altri e Portucel.
Muito obrigado.
Bons negócios

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, Google [Bot], m-m, macau5m, malakas, MR32, niceboy, nunorpsilva, PAULOJOAO, peterteam2, SalvaFP, trilhos2006, yggy e 120 visitantes