Off topic - Saramago
Dogma comunista, dogma católico,
Utopia Marxista, utopia Cristã...
Um pouco de ciência não faz mal a ninguém e o que estes cientistas estudaram e concluíram deve ser analisado sem preconceitos.
The Biology of Belief
Fico triste por ver ateus mais papistas que o Papa e crentes de fé abalável...
Bónus: um pequeno livro de introdução à metafísica: An Introduction to Metaphysics copyright free.
Utopia Marxista, utopia Cristã...
Um pouco de ciência não faz mal a ninguém e o que estes cientistas estudaram e concluíram deve ser analisado sem preconceitos.
The Biology of Belief
Fico triste por ver ateus mais papistas que o Papa e crentes de fé abalável...
Bónus: um pequeno livro de introdução à metafísica: An Introduction to Metaphysics copyright free.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Pessoalmente, estou-me borrifando se foi ou não uma jogada comercial.
É muito mais importante a voz dada ao ateísmo, inclusivamente, pelo que se viu aqui neste tópico.
Os ateus são, tradicionalmente, discretos e pouco activos.
Esta questão do Saramago deu-lhes a oportunidade para se fazerem ouvir.
Não foi pouco.
É muito mais importante a voz dada ao ateísmo, inclusivamente, pelo que se viu aqui neste tópico.
Os ateus são, tradicionalmente, discretos e pouco activos.
Esta questão do Saramago deu-lhes a oportunidade para se fazerem ouvir.
Não foi pouco.
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
Completamente de acordo!
O Código de Avintes também se fartou de vender à custa de hipóteses e conjecturas polémicas completamente inventadas pelo autor.
Nos mercados financeiros inventam-se análises e conjecturas para tentar influenciar os investidores, a comprar/vender e na literatura inventam-se estas situações que causam polémica pe dão nas vistas, para vender.
O Código de Avintes também se fartou de vender à custa de hipóteses e conjecturas polémicas completamente inventadas pelo autor.
Nos mercados financeiros inventam-se análises e conjecturas para tentar influenciar os investidores, a comprar/vender e na literatura inventam-se estas situações que causam polémica pe dão nas vistas, para vender.
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
Ai o povinho a morder o isco...!!
Mas o que mais me impressiona é a comunicação social e certas entidades também a morderem esse isco, simplesmente... LAMENTAVEL.
Vocês não vêm que esse "senhor" quer é protagonismo...
Não vêm que é uma manobra para ser o centro das atenções...
Para quê? para vender meus caros, para vender.
Ai este povinho que não tem mais nada que fazer se não alimentar novelas e interesses alheios... eu gostava de saber se o lucro que essa figura vai lucrar com as vendas à custa deste "teatro" por ele criado, será repartido por todos vós.
Este povinho tem de ser mais inteligente e aprender (num caso como este) a ser desprezível e ignorar auto protagonismos.
Mas o que mais me impressiona é a comunicação social e certas entidades também a morderem esse isco, simplesmente... LAMENTAVEL.
Vocês não vêm que esse "senhor" quer é protagonismo...
Não vêm que é uma manobra para ser o centro das atenções...
Para quê? para vender meus caros, para vender.
Ai este povinho que não tem mais nada que fazer se não alimentar novelas e interesses alheios... eu gostava de saber se o lucro que essa figura vai lucrar com as vendas à custa deste "teatro" por ele criado, será repartido por todos vós.
Este povinho tem de ser mais inteligente e aprender (num caso como este) a ser desprezível e ignorar auto protagonismos.
- Registado: 6/10/2009 19:27
angeloandrade Escreveu:Quanto ao ter Fé, ninguem saberá explicar mas a melhor forma que tenho para explicar é a que Le Moigne utiliza para explicar o amor: ama-se e pronto, não há nada a explicar. Na Fé e na não Fé é a mesma coisa: ou se tem ou nao se tem...
Não queria entrar nestas discussões mas existem lugares comuns que não me parece que devam ser repetidos continuamente.
Amar e ter fé não estão no mesmo patamar. Todo o ser humano ama. De uma forma ou de outra outros animais providos de inteligência amam.
Ter fé só algumas pessoas têm. Não é algo inerente à raça humana.
Nenhum ser humano consegue viver, pelo menos com alguma felicidade, sem sentir amor.
Muita gente nasce, vive e morre sem alguma vez sentir fé.
Por isso não se compare. Amar é como ter fome, sede, sono ou desejo sexual. É animal, irracional.
Fé é um produto da mente.
- Registado: 2/4/2009 22:13
O Saramago apenas relata a sua opinião e como tal não o devemos criticar ou fazer juizos de valor.
Ele é um pensador, é introspectivo e é acima de tudo um grande escritor.
Quanto aos seus ideais podemos gostar ou não mas isso é tudo menos importante, o que realmente interessa é que os tem. E de tal forma vincados que nem a idade o faz amendrotar perante Deus ou Deuses, já que pelos vistos ofende todas as religiões.
Acho que o Saramago não busca disciplos e muito menos quem acredite cegamente nele, ele apenas explana nos seus romances a sua forma de ver o mundo, neste livro, que ainda ninguem leu e em todos os outros...
Quanto ao ter Fé, ninguem saberá explicar mas a melhor forma que tenho para explicar é a que Le Moigne utiliza para explicar o amor: ama-se e pronto, não há nada a explicar. Na Fé e na não Fé é a mesma coisa: ou se tem ou nao se tem...
Ele é uma grande personalidade não crente que será recordada sempre como há crentes que serão recordados para sempre como a Madre Teresa de Calcutá...
Eu por exemplo admiro os dois apesar de estar próximo do pensamento de Saramago...
O importante é o respeito por todo o pensamento livre...
Quanto aos "inquisidores" dos nossos dias que ardam numa fogueira bem quentinha...
Força Saramago, muita saudinha e como diz o Pinto da Costa "Largos dias tem cem anos", mas para ti, infelizmente, serão poucos para tanto virtuosismo.
Ele é um pensador, é introspectivo e é acima de tudo um grande escritor.
Quanto aos seus ideais podemos gostar ou não mas isso é tudo menos importante, o que realmente interessa é que os tem. E de tal forma vincados que nem a idade o faz amendrotar perante Deus ou Deuses, já que pelos vistos ofende todas as religiões.
Acho que o Saramago não busca disciplos e muito menos quem acredite cegamente nele, ele apenas explana nos seus romances a sua forma de ver o mundo, neste livro, que ainda ninguem leu e em todos os outros...
Quanto ao ter Fé, ninguem saberá explicar mas a melhor forma que tenho para explicar é a que Le Moigne utiliza para explicar o amor: ama-se e pronto, não há nada a explicar. Na Fé e na não Fé é a mesma coisa: ou se tem ou nao se tem...
Ele é uma grande personalidade não crente que será recordada sempre como há crentes que serão recordados para sempre como a Madre Teresa de Calcutá...
Eu por exemplo admiro os dois apesar de estar próximo do pensamento de Saramago...
O importante é o respeito por todo o pensamento livre...
Quanto aos "inquisidores" dos nossos dias que ardam numa fogueira bem quentinha...
Força Saramago, muita saudinha e como diz o Pinto da Costa "Largos dias tem cem anos", mas para ti, infelizmente, serão poucos para tanto virtuosismo.
- Registado: 29/11/2007 1:59
Re: se
um peao Escreveu:Da mesma forma dizer que Deus existe seria desrespeitar um ateu.
Bem visto! E várias vezes ao dia! É inadmissível. Cada vez que há uma missa desrespeitam aqui o ateu.
Abraço,
Dwer
Dwer
luislobs. Escreveu:Deus como qualquer outro `´Deus`` nao se descute..acredita-se e respeita-se nao é um clube de futebol..
Se nao acredita aprenda a respeitar quem acredita.
A discussão sobre a existência de Deus é interessante. E as consequências de acreditar ou não nele também.
Dizer que Deus não existe não é desrespeitar quem acredita. É simplesmente exercer um direito de liberdade de expressão. Que o Saramago legitimamente usa se é nisso que ele acredita.
Da mesma forma dizer que Deus existe seria desrespeitar um ateu.
- Registado: 2/4/2009 22:13
Boas!
Tendo em conta o estado dos mercados vou aproveitar para "desabafar"!
Gosto de ler Saramago, não tem uma escrita facil mas reconheço nele qualidades como escritor, é premio Nobel, não por aquilo que nós (portugueses) pensamos dele mas sim pela sua obra que é admirada por esse mundo fora.
Discordo dele em relação aos seus ideais politicos, em relação à religião, sou ateu, embora estatisticamente seja considerado catolico e/ou mormon (fui baptizado 2x já que na altura não tinha voto na matéria)
.
A religião desempenha um papel fundamental para muitos milhões de pessoas, sem a sua existência era o caos.
No caso da igreja catolica e afins, não considero que seja algo mau ou errado, nunca me ensinaram nada de errado, pelo contrario, fazer o bem, ajudar o proximo, respeitar os outros, etc....são principos importantes para qualquer ser humano.
Concluindo, o Saramago tem o direito de afirmar o que quiser, vivemos numa democracia, também temos o direito de discordar dele. Estão a dar demasiada importancia a algo que não tem, nem merece.
Um abraço,
Alexandre Santos
Tendo em conta o estado dos mercados vou aproveitar para "desabafar"!

Gosto de ler Saramago, não tem uma escrita facil mas reconheço nele qualidades como escritor, é premio Nobel, não por aquilo que nós (portugueses) pensamos dele mas sim pela sua obra que é admirada por esse mundo fora.
Discordo dele em relação aos seus ideais politicos, em relação à religião, sou ateu, embora estatisticamente seja considerado catolico e/ou mormon (fui baptizado 2x já que na altura não tinha voto na matéria)

A religião desempenha um papel fundamental para muitos milhões de pessoas, sem a sua existência era o caos.
No caso da igreja catolica e afins, não considero que seja algo mau ou errado, nunca me ensinaram nada de errado, pelo contrario, fazer o bem, ajudar o proximo, respeitar os outros, etc....são principos importantes para qualquer ser humano.
Concluindo, o Saramago tem o direito de afirmar o que quiser, vivemos numa democracia, também temos o direito de discordar dele. Estão a dar demasiada importancia a algo que não tem, nem merece.
Um abraço,
Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Batistock Escreveu:MSP78 Escreveu:O ateísmo é uma imposição da inteligência.
Tenho lido varios comentários deste tópico com muita atenção e gosto!
Mas este parece me algo... não sei o que lhe chamar, mas talvez arrogante!
Eis as palavras de alguem que secalhar até é um pouco inteligente:
"...Minha religião consiste em humilde admiração do espírito superior e ilimitado que se revela nos menores detalhes que podemos perceber em nossos espíritos frágeis e incertos. Essa convicção, profundamente emocional na presença de um poder racionalmente superior, que se revela no incompreensível universo, é a idéias que faço de Deus.”
ALBERT EINSTEIN
Se no fundo chamarmos deus às leis das física (as que conhecemos e desconhecemos), então evidentemente eu tb acredito em deus. E mais do que isso, acredito que o verdadeiro caminho até esse deus, é a matemática. Mas esse não é o deus que prega nenhuma religião. Ou é?
Por outro lado quando falo em "imposição da inteligência" é precisamente porque o deus religioso está precisamente para além da razão e do inteligivel, e poderá ser quando muito enquadrado no dominio do sensível.
Acredito que gente inteligente acredite num deus "animado", do tipo religioso, mas ao fazê-lo não estará concerteza a obedecer a regras lógicas e de raciocinio que o tornam inteligente para as demais tarefas. Como justificar então a crença nos milagres? Como justificar a crença nos poderes que transformaram água em vinho, ou acreditar que alguém se curou de uma doença dita incurável porque viu o papa na televisão, ou porque estava a ler um livro religioso? Por mais que doa, isto não é do dominio da inteligencia, embora alguém inteligente possa escolher acreditar, deixando de aplicar a sua inteligência nesse determinado dominio.
Espero que ssim se torne claro que não estou a pretender ser ofensivo.
Re: awqe
luislobs. Escreveu:MSP78 Escreveu:luislobs. Escreveu:O Saramago fala de Deus, Abel e Caim como se de factos reais se tratasse, como se de uma historia real ocorrida a dois meses, isto nao é um ser obsecado e doente mental?
.
Durante milhares de anos essas histórias "irreais", eram suficientemente reais para queimar gente.
Agora é que começa a dar jeito serem figuradas, para não parecerem ridículas.
Que tal olhar-mos para o futuro??A minha opiniao é que se deve respeitar o sentimento dos outros, seja qual for a sua religiao.
Vi novamente o video e parece-me mais uma vez que o Saramago acredita verdadeiramente em Deus, senao simplesmente nao o discutiria..
Não me parece. A questão não é acreditar ou deixar de acreditar. Isso já uma sugestão inquinada.
Os ateus acham a religião uma coisa desnecessária.
Não crêem vezes -1. Não se põem do lado oposto aos crentes. Põem-se fora do plano da fé.
Pessoalmente, respeito quem tem fé e sou muito interessado na história das religiões. Mas respeito as pessoas! As crenças não respeito nem desrespeito.
É algo que me é alheio.
Abraço,
Dwer
Dwer
MSP78 Escreveu:O ateísmo é uma imposição da inteligência.
Tenho lido varios comentários deste tópico com muita atenção e gosto!
Mas este parece me algo... não sei o que lhe chamar, mas talvez arrogante!
Eis as palavras de alguem que secalhar até é um pouco inteligente:
"...Minha religião consiste em humilde admiração do espírito superior e ilimitado que se revela nos menores detalhes que podemos perceber em nossos espíritos frágeis e incertos. Essa convicção, profundamente emocional na presença de um poder racionalmente superior, que se revela no incompreensível universo, é a idéias que faço de Deus.”
ALBERT EINSTEIN
<i>"if you really want something in this life, you have to work for it. Now quiet! They're about to announce the lottery numbers"</i>
by Homer Simpson
by Homer Simpson
MSP78 Escreveu:luislobs. Escreveu:O Saramago fala de Deus, Abel e Caim como se de factos reais se tratasse, como se de uma historia real ocorrida a dois meses, isto nao é um ser obsecado e doente mental?
.
Durante milhares de anos essas histórias "irreais", eram suficientemente reais para queimar gente.
Que tal olhar-mos para o futuro??A minha opiniao é que se deve respeitar o sentimento dos outros, seja qual for a sua religiao.
Vi novamente o video e parece-me mais uma vez que o Saramago acredita verdadeiramente em Deus, senao simplesmente nao o discutiria..
-
Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008
voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008
- Registado: 13/12/2007 10:15
luislobs. Escreveu:O Saramago fala de Deus, Abel e Caim como se de factos reais se tratasse, como se de uma historia real ocorrida a dois meses, isto nao é um ser obsecado e doente mental?
.
Não, não é. A grande maioria desses personagens e acontecimentos aconteceram realmente ou são baseados na vida de pessoas que existiram. Claro que depois há as outras coisas que não são verdadeiras, como a criação, a arca, os milagres, etc, etc, etc...
luislobs. Escreveu:O Saramago fala de Deus, Abel e Caim como se de factos reais se tratasse, como se de uma historia real ocorrida a dois meses, isto nao é um ser obsecado e doente mental?
.
luislobs. Escreveu:Deus como qualquer outro `´Deus`` nao se descute..acredita-se e respeita-se nao é um clube de futebol..
Se nao acredita aprenda a respeitar quem acredita.
Vê como e facil a questao estravasar e levar a conflitos.
Um ser sem acreditar em algo é um ser omnipresente, sem algo ou piedade.
Ou não se acredita e se exprime a nossa opinião formada, ou agora querem fazer do Saramago o Salman Rushdie português?...
Cá em Portugal foi à conta da Igreja católica que o povo foi mantido na ignorância anos a fio. Ainda há quem acredite, mas isso tem vindo a mudar porque há muitos que já não vão em cantigas...
.
É real e tem toda a sua actualidade.
Obsecado e doente mental? não, repara que os padres quando passam este episódio na missa, falam da mesma maneira.
A ligação do ateísmo ao comunismo está completamente ultrapassada.
O ateísmo é uma imposição da inteligência.
Outra coisa que não encontro, é uma forma de expressar o ateísmo sem ouvir logo um coro a dizer "Tens que respeitar quem acredita!".
Ok eu quero respeitar, mas para isso terei de dizer que também acredito?
Aqueles que se mostram muito ofendidos, devem ver se no fundo essa sensação de ofensa e irritação, não resultará do conflito gerado pela educação religiosa que vos diz uma coisa, contra a vossa lógica e inteligência que vos diz outra.
Abraços
O ateísmo é uma imposição da inteligência.
Outra coisa que não encontro, é uma forma de expressar o ateísmo sem ouvir logo um coro a dizer "Tens que respeitar quem acredita!".
Ok eu quero respeitar, mas para isso terei de dizer que também acredito?
Aqueles que se mostram muito ofendidos, devem ver se no fundo essa sensação de ofensa e irritação, não resultará do conflito gerado pela educação religiosa que vos diz uma coisa, contra a vossa lógica e inteligência que vos diz outra.
Abraços
"Um ser sem acreditar em algo é um ser omnipresente, sem algo ou piedade."
Parece-me que se está a referir a uma entidade divina quando fala de "algo".
Eu acredito em muita coisa mas em nada de divino, devo ser um ser estranho.

Parece-me que se está a referir a uma entidade divina quando fala de "algo".
Eu acredito em muita coisa mas em nada de divino, devo ser um ser estranho.

Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
awqe
O Saramago fala de Deus, Abel e Caim como se de factos reais se tratasse, como se de uma historia real ocorrida a dois meses, isto nao é um ser obsecado e doente mental?
.
.
-
- Registado: 13/12/2007 10:15
Um ser sem acreditar em algo é um ser omnipresente, sem algo ou piedade.
como? isso deve querer dizer que és melhor do que eu...
depois conta-me uma sobre alentejanos
Editado pela última vez por ja vou em 22/10/2009 15:47, num total de 1 vez.
- Registado: 3/6/2008 14:11
Re: aws
Dwer Escreveu:Só queria chegar à idade dele com metade do mau feitio e iconoclastia que ele tem.
Ainda vais a tempo...

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, acintra, AlfaTrader, Bing [Bot], darkreflection, dragom, hugob0ss, johnnycaixa, junas, m-m, malakas, Massao1, Masterchief, OCTAMA, trilhos2006 e 218 visitantes