Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off topic - Saramago

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por habanero04 » 22/10/2009 15:42

Lion_Heart Escreveu:Comunidade Islâmica considera «um bocado ofensivas» declarações de Saramago

O presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa, Abdool Vakil, considerou hoje à Lusa «um bocado ofensivas» as declarações de José Saramago sobre Deus, a Bíblia e o Corão, sublinhando que os livros sagrados e a religião têm de ser respeitados

«Nem vou perder tempo a fazer comentários. Ele tem a sua opinião, é um escritor, quer fazer publicidade ao seu livro», referiu Abdool Vakil, sublinhando que, enquanto homem religioso, respeita os livros sagrados de todas as religiões, como a Torah, o Evangelho, a Bíblia e o Corão, porque acredita neles.

«É preciso ter fé. Essa pequena coisa de duas letras, fé, faz toda a diferença», acrescentou.

O presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa referia-se às várias declarações de José Saramago a propósito do seu mais recente livro, Caim, nas quais o Prémio Nobel da Literatura português considerava que a Bíblia é um «manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana», acrescentando que não existe nada de divino na Bíblia nem no Corão.

Sublinhando a necessidade de respeitar as religiões, os seus profetas e os livros sagrados, Abdool Vakil referiu que se sente ofendido quando, por exemplo, alguém fala mal de Jesus Cristo.

«Não é só em relação ao profeta Maomé. Sinto-me ofendido em relação a todos os profetas, pois a nossa religião respeita-os, sem discriminações», disse.

Lusa / SOL

O problema das declarações do Saramago para as várias religiões é que estas precisam dos fiéis como pão para a boca, senão fechavam a loja.

Registado: 8/11/2007 17:14

se

por luislobs. » 22/10/2009 15:40

Deus como qualquer outro `´Deus`` nao se descute..acredita-se e respeita-se nao é um clube de futebol..

Se nao acredita aprenda a respeitar quem acredita.

Vê como e facil a questao estravasar e levar a conflitos.

Um ser sem acreditar em algo é um ser omnipresente, sem algo ou piedade.

.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

Re: aws

por habanero04 » 22/10/2009 15:39

luislobs. Escreveu:Amigo a educaçao nao vem da igreja e do padre ao domingo, a educaçao vem todos os sectores sejam eles quais forem, sejam ateus, sejam catolicos, sejam agricultores, sejam burros...a educaçao vem de forma como nao afectamos o proximo.

Aqui nao esta em causa a Biblia..esta em causa a forma como o Sr Saramago ofendeu um sector da sociedade e do mundo, eu tenho as minhas convicçoes nao nao devo ofender Ateus Manas, muçulmanos,

.

Mas tu é que escreveste isto:
A culpa é de todos os que ignoram as regras do bom senso e o respeito pelos outros, a capacidade de sofrimento.
Se o Saramago pode dizer que Deus é falso, que raio os jovens com 14-15 anos terao de exemplo?

Ontem fui a uma reuniao escolar e ouvi que um aluno deu porrada numa professora.
Que raio andamos a exemplificar aos jovens...

Que raio tem o que o Saramago disse a ver com o exemplo dado aos jovens? É por causa das declarações dele que vão ter pior comportamento? ou tem todos que assumir que Deus existe para serem alguém "decente"?

E se o aluno deu porrada na professora nada tem a ver com o existir ou não Deus, o ligarmos ou não à religião (seja ela qual for), nem com as declarações do Saramago, tem antes a ver com o descambar do sistema educativo e ao sistema implementado que o permite. No meu tempo de estudante alguma vez um aluno se virava à porrada a um professor? Estava mais que tramado... os professores tinham autoridade e educavam e davam-se ao respeito, hoje em dia...

Atenção que eu nunca li nenhum livro do Saramago e estou farto de ouvir criticas à maneira de escrever do homem. Não o conheço e nem me aquece nem arrefece o que ele é ou deixa de ser, o que ele diz ou o que escreve...

por EuroVerde » 22/10/2009 15:37

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/CWzPBjPJxiA&hl=pt-br&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/CWzPBjPJxiA&hl=pt-br&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

Registado: 29/11/2007 11:19

Re: asd

por Dwer » 22/10/2009 15:34

luislobs. Escreveu:
Dwer Escreveu:
luislobs. Escreveu:Dwer discutir religiao?
.

Não! Discutir Deus, mesmo!

Mas tu tens alguma prova fisica do teu Deus??

.

Ó Luis! Ainda não ficou suficientemente claro para ti que eu não acredito em Deus?
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

Re: aws

por Dwer » 22/10/2009 15:32

luislobs. Escreveu:Amigo a educaçao nao vem da igreja e do padre ao domingo, a educaçao vem todos os sectores sejam eles quais forem, sejam ateus, sejam catolicos, sejam agricultores, sejam burros...a educaçao vem de forma como nao afectamos o proximo.

Aqui nao esta em causa a Biblia..esta em causa a forma como o Sr Saramago ofendeu um sector da sociedade e do mundo, eu tenho as minhas convicçoes nao nao devo ofender Ateus Manas, muçulmanos,

.

O facto de se contestar a existência de Deus, não é uma ofensa.

O facto de algumas pessoas religiosas se sentirem ofendidas, é uma questão com que elas próprias terão de lidar.

O debate sobre a existência de deus é um debate interessante e educativo. Os mais jovens deviam participar dele.

Os ateus, até agora, pouco se faziam ouvir. Fosse na escola, fosse em casa. Aparentemente a coisa está a mudar. E ainda bem!

Grande Saramago!

Só queria chegar à idade dele com metade do mau feitio e iconoclastia que ele tem.
Abraço,
Dwer

por pvg80713 » 22/10/2009 15:31

neste tópico que para mim tem o maior interesse, porque sou Ateu, gostaria de dizer o seguinte :

A primeira vez que ouvi que a Biblia tinha histórias horriveis, foi ao Padre Carreira das Neves, que muito admiro.

Caim, está na Biblia, Tora e Alcorão. Em todos matou o Irmão Abel, sempre por ciumes.
Teve filhos de irmãs, e básicamente somos todos no minimo sobrinhos dele porque Adão e Eva, não tiveram outros filhos senão ele e os irmãos...

Registado: 19/4/2005 11:11

por Lion_Heart » 22/10/2009 15:30

Comunidade Islâmica considera «um bocado ofensivas» declarações de Saramago

O presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa, Abdool Vakil, considerou hoje à Lusa «um bocado ofensivas» as declarações de José Saramago sobre Deus, a Bíblia e o Corão, sublinhando que os livros sagrados e a religião têm de ser respeitados

«Nem vou perder tempo a fazer comentários. Ele tem a sua opinião, é um escritor, quer fazer publicidade ao seu livro», referiu Abdool Vakil, sublinhando que, enquanto homem religioso, respeita os livros sagrados de todas as religiões, como a Torah, o Evangelho, a Bíblia e o Corão, porque acredita neles.

«É preciso ter fé. Essa pequena coisa de duas letras, fé, faz toda a diferença», acrescentou.

O presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa referia-se às várias declarações de José Saramago a propósito do seu mais recente livro, Caim, nas quais o Prémio Nobel da Literatura português considerava que a Bíblia é um «manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana», acrescentando que não existe nada de divino na Bíblia nem no Corão.

Sublinhando a necessidade de respeitar as religiões, os seus profetas e os livros sagrados, Abdool Vakil referiu que se sente ofendido quando, por exemplo, alguém fala mal de Jesus Cristo.

«Não é só em relação ao profeta Maomé. Sinto-me ofendido em relação a todos os profetas, pois a nossa religião respeita-os, sem discriminações», disse.

Lusa / SOL
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por luislobs. » 22/10/2009 15:29

Dwer Escreveu:
.

Mas tu tens alguma prova fisica do teu Deus??

.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

O que Saramago disse foi que:

por bboniek33 » 22/10/2009 15:28

Deus soo existe na nossa cabeca.

O que ele atacou foi "as religioes". Quem tem fee nao deve ter problemas com os ateus, estes nao matam deuses nem os seus profetas. Simplesmente nao acreditam. A menos que sejam criaturas do diabo mas, em ultima analise, a crer nos que creem, serao tambem filhos desse criador.

O perigo das religioes vem a ser provado ao longo dos milenios e desde que foram criadas pelo Homem (inventadas, porventura): guerra, dominio do homem pelo homem, estar ao lado do Poder.

Galileu estava certo e a igreja quase o queimou vivo. Seraa que querem acender a fogueira para o Saramago ?

Mas que raio de intolerancia vindo daqueles que invocam o divino e a sua imensa compaixao. Fiquem com a vossa fee, ela deve ser forte se, por acto, vos apareceu no espirito ou na mente. Deixem, tambem, ser filhos dum deus qualquer aqueles que nao acreditam.

Por amor de deus, ou, simplesmente, por inteligencia.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

aws

por luislobs. » 22/10/2009 15:27

Amigo a educaçao nao vem da igreja e do padre ao domingo, a educaçao vem todos os sectores sejam eles quais forem, sejam ateus, sejam catolicos, sejam agricultores, sejam burros...a educaçao vem de forma como nao afectamos o proximo.

.
-

por Dwer » 22/10/2009 15:26

Ah! E há aqui uma distinção muito importante a fazer. Quando defendo o Saramago, defendo-o como ateu.

Não estou a defendê-lo como comunista ou como escritor.

Pessoalmente, acho-o um comunista ranzinza e ultrapassado.

Como escritor, acho-o um espectáculo.

Como ateu é o meu herói.
Abraço,
Dwer

por Dwer » 22/10/2009 15:23

.

Abraço,
Dwer

Re: jj

por habanero04 » 22/10/2009 15:19

luislobs. Escreveu:A culpa é de todos os que ignoram as regras do bom senso e o respeito pelos outros, a capacidade de sofrimento.
Se o Saramago pode dizer que Deus é falso, que raio os jovens com 14-15 anos terao de exemplo?

Ontem fui a uma reuniao escolar e ouvi que um aluno deu porrada numa professora.
Que raio andamos a exemplificar aos jovens...

Fantástico! O que é que a Igreja ou a religião tem a ver com o mau comportamento dos alunos? Também só falta dizer que a culpa disso é do Saramago...

A questão é mesmo essa "Que raio andamos a exemplificar aos jovens...". Anda por aí muita gente que não tem tempo para educar os filhos e nem quer saber... o primeiro exemplo começa em casa e não em qualquer Igreja ou culto, só faltava esta agora! Para haver educação e bom senso termos que ser todos crentes e ir aturar o padre ao domingo...

asd

por luislobs. » 22/10/2009 15:19

Dwer discutir religiao? Achas que vale a pena, alguma religiao mais verdadeira que a outra?Para mim a religiao nao se incute, ou se aredita ou nao vale a pena.

Quanto aos alunos a afirmaçao vem da liberdade de imprensa, liberdade a dar aos filhos e a falta de acompanhamento e de valores, acompanhado com a falta de educaçao.

.
-

por ja vou » 22/10/2009 15:17

A culpa é de todos os que ignoram as regras do bom senso e o respeito pelos outros, a capacidade de sofrimento.

outros melhores do que eu ou do que tu lutaram durante muitos anos pelo direito ao respeito pelos outros, pela LIBERDADE.

E não foi só no 25 de Abril, muito antes disso noutros países houve revoluções culturais que garantem que tanto o Saramago ou eu ou um grupo de beatas ofendidas venham para aqui dizer o que pensam... e ainda bem que assim é.

Registado: 3/6/2008 14:11

por msp1978 » 22/10/2009 15:15

tavaverquenao2 Escreveu:Eu sou ateu e não preciso de regras para me portar com juizinho, quer sejam divinas ou terrenas. Se o vosso Deus é tão perfeito porque é que o 1º Testamento também não o era? Teve de haver um Testamento rectificativo, onde é que eu já vi isto?

:)

:lol: Essa do novo testamento, em versão 2.0 de facto só mostra o ridiculo.

Objectivamente, em termos económicos a igreja é aliás um franchising, onde se vende o sobrenatural (produto sem custos e inesgotável!!), e onde cada patamar fica com parte dos lucros e envia outra parte para as estruturas superiores, terminando no Vaticano que gere o franchising a nivel mundial....

É um negócio da China.

Registado: 17/11/2008 0:44

por msp1978 » 22/10/2009 15:12

Quem se der ao trabalho de ler a biblia percebe que deus chacina gente "a torto e a direito", e até há apelos a genocidios de mulheres e crianças.
Portanto Saramago tem toda razão (só desta vez).
Percebe-se ainda a adaptação a questões geopoliticas contemporaneas do tempo em que foi escrito, denunciando claramente a forma "interesseira" e manipuladora como tudo aquilo foi inventado.
Claro que quem quiser pode acreditar. Aliás eu até podia acreditar que um calhau do meu jardim tem poderes divinos, embora tenha que conceder aos demais o direito de me julgarem pouco inteligente.

Disclosure: Ateu praticante.
:evil:
Abraços
Editado pela última vez por msp1978 em 22/10/2009 15:19, num total de 1 vez.

Registado: 17/11/2008 0:44

Re: jj

por Dwer » 22/10/2009 15:08

luislobs. Escreveu:
ja vou Escreveu:
Sou contra a total liberdade na imprensa, acho que haveria de haver uma forma de figuras publicas serem mais comedidas nas declaraçoes.

Quem? a PIDE?

O Mundo está a caminhar para a desgraça..casamentos gays que depois adoptam crianças, pais que violam os filhos, maltratam crianças, exploram crianças e assassinam.

e a culpa é do Saramago? da Maitê Proença? do jornal aBola?

Que raio andamos a exemplificar aos jovens...que a religiao combate-se nos jornais e tvs duma forma a roçar a guerra?

Do mesmo falo na Igreja, só tem de estar no seu lugar e nao responder a cidadaos com ja com pouco descernimento.

.

Importa-se de repetir?

O que tem a violência escolar, a ver com o ateísmo?

E sim a religião pode ser combatida intelectualmente, desmontada e refutada.

E os nossos jovens só tinham a ganhar se assistissem e participassem no debate.

A racionalidade é a maior e melhor arma contra a violência. Escolar ou doutro feitio qualquer.
Abraço,
Dwer

jj

por luislobs. » 22/10/2009 15:00

ja vou Escreveu:
Sou contra a total liberdade na imprensa, acho que haveria de haver uma forma de figuras publicas serem mais comedidas nas declaraçoes.

Quem? a PIDE?

O Mundo está a caminhar para a desgraça..casamentos gays que depois adoptam crianças, pais que violam os filhos, maltratam crianças, exploram crianças e assassinam.

Que raio andamos a exemplificar aos jovens...que a religiao combate-se nos jornais e tvs duma forma a roçar a guerra?

Do mesmo falo na Igreja, só tem de estar no seu lugar e nao responder a cidadaos com ja com pouco descernimento.

.
-

por habanero04 » 22/10/2009 14:59

ja vou Escreveu:

Quem? a PIDE?

E do Sócrates e do homem da bomba... :mrgreen:

por Dwer » 22/10/2009 14:50

tavaverquenao2 Escreveu:Eu sou ateu e não preciso de regras para me portar com juizinho, quer sejam divinas ou terrenas. Se o vosso Deus é tão perfeito porque é que o 1º Testamento também não o era? Teve de haver um Testamento rectificativo, onde é que eu já vi isto?

:)

Foi a paternidade! Deus foi pai e ganhou juízo.
Perdeu a irascibilidade e a cólera, próprias da juventude e ganhou um pouco de tino. Ficou mais meigo e afável.
Abraço,
Dwer

por Dwer » 22/10/2009 14:47

EALM Escreveu:Pela 2a vez reafirmo que o Cristianismo se baseia no NOVO Testamento e não no Antigo. POr alguma razão Jesus Cristo veio e morreu! Foi para mudar as coisas. E agora, neste fórum, ignoram este facto?

O AT faz parte da Biblia como contexto histórico. Como Cristão, olho como para o AT para se fosse a história do meu país. Admiro os Reis que tivemos, mas não defendo agora a Monarquia.

A lei que tenho que seguir HOJE, é a do meu país HOJE, e espiritualmente é o Evangelho (é a 1a vez que laguem fala dele não é?) que sigo! Porque é o Evangelho a palavra de Deus, já que Jesus Cristo é para mim o Deus vivo. Tudo gira na Bíblia acerca disto. Mesmo no AT, as referências ao Messias são imensas. Tudo gira à volta da vinda do Senhor e dos seus (novos!) ensinamentos.

Deturpar isto é insistir na ignorância acerca da Bíblia.

Estou a estranhar as tuas palavras.
Se o próprio Saramago disse que se espantaria se a Igreja Católica se escandalizasse com o que ele disse!
Que mais depressa ficariam os judeus escandalizados, que os católicos.

Isto no que toca ao Saramago.

No que me toca a mim, o novo testamento é mais uma série de mitos e fábulas, escritos centenas de anos depois de Jesus, por gregos e posteriormente escolhidos a dedo por ordem do imperador romano Constantino, no primeiro concílio de Niceia. Muitos Evangelhos, alguns com autor, outros apócrifos, ficaram fora do Novo Testamento. Ficou o que convinha ao império romano, na altura.

Convenhamos que reger a nossa vida ética e moral, pelas conveniências políticas de um imperador romano do séc IV é um bocado absurdo, ou não?
Abraço,
Dwer

por pmpcpinto » 22/10/2009 14:45

Não critico o que escreveu, ou o que escreve, critico o facto de aparecer cheio de razão, como se fosse o dono da verdade, quando o vi branquear a repressão democrática, numa das suas visitas a Cuba e quando é ferrenho defensor de uma ideologia que alberga, provavelmente, um dos melhores criminoso da história mundial.

Todos nós temos o direito de ter opinião, mas não podemos ver umas vezes e fechar os olhos outras.

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

por ja vou » 22/10/2009 14:45

Quem? a PIDE?

Registado: 3/6/2008 14:11

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Bing [Bot], darkreflection, hugob0ss, m-m, Majestic-12 [Bot], malakas, Masterchief, OCTAMA, SalvaFP, trend=friend, trilhos2006, zulu404 e 441 visitantes