Off topic - Saramago
Marco Martins Escreveu:Creio que as pessoas quando criticam a Bíblia primeiro deverão aprofundar os seus conhecimentos em tudo o quanto ela contém e simboliza.
Não se pode dizer que por ter uma frase ou uma história com determinado simbolismo, se possa interpretar a mesma à letra.
Não compreendo os crentes. Fartam-se de defender a bíblia quando se diz que está descontextuada da realidade dos nossos dias, vêem logo dizer que temos que a interpretar para os nossos dias. E o Saramago? Já não a pode interpretar à maneira dele?
- Registado: 10/10/2003 10:04
Re: <asd
luislobs. Escreveu:Dwer Escreveu:luislobs. Escreveu:Isto da liberdade de expressao pode extraviar a sociedade, qualquer um pode dizer o que lhe apetece?
imagine-se onde isto vai parar..
.
Precisamente! Cada um pode dizer o que lhe apetece!
E qualquer um está no direito de o refutar!
Se não fosse assim, quem e como decidiria o que podia ser dito ou não?
Em quê contribui o Saramago para o desenvolvimento da sociedade?Que tal o Saramago dar uma ajuda para construir um hospital ou um Lar onde ja devia de estar com os louros que amealhou.
Se falamos deve ser para ajudar nao para confrontar, ja imaginaram por exemplo quantos amigos num cafe se chatearam por estas palavras e as tantas á duas semanas nem sabiam das preferencias religiosas um do outro?
Tal como as provocaçoes do Sadam, do tipo do Irao ou do Chavez, as diversas religioes podem no futuro ser um cavalo de guerra.
Sou contra a total liberdade na imprensa, acho que haveria de haver uma forma de figuras publicas serem mais comedidas nas declaraçoes.
O Saramago ofendeu milhoes de portugueses e nao só que têem tambem a sua religiao e crença.
Imaginemos agora que alguem Cristao vem falar mal dos Muçulmanos por exemplo?Desenvolve-se uma picardia imensa sem necessidade.
O Mundo está a caminhar para a desgraça..casamentos gays que depois adoptam crianças, pais que violam os filhos, maltratam crianças, exploram crianças e assassinam.
O Saramago devia fazer neste ultimo capitulo da vida uma davida a toda humanidade, estar calado e criar fundaçoes para ajudar crianças, pobres ou idosos, afinal quem o ajudou ´´comprando livros´´ a viver uma vida regalada.
Palavra que eu o mandava para o Alentejo com uma enxada na mao a ver se tinha tanta vontade de criar polemicas.
Volto a lembrar que um dos maiores patrimónios deste país é a sua lingua, e ninguém a levou mais alto até agora que o Saramago, facto que nunca teria conseguido no tempo dos lápis azuis e em que só se dizia aquilo que era a favor da vontade do poder.
Mas pronto, se elegemos o Salazar como o maior português de sempre, já posso esperar tudo daqui para a frente.
Um abraço.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"
Eu sou ateu e não preciso de regras para me portar com juizinho, quer sejam divinas ou terrenas. Se o vosso Deus é tão perfeito porque é que o 1º Testamento também não o era? Teve de haver um Testamento rectificativo, onde é que eu já vi isto?

Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
O Saramago....
O Saramago ofendeu alguem?
Acho uma falta de abertura...., um individuo vir dar a sua opinião e aparecerem logo as "virgens ofendidas" com aquilo que o gajo disse.
Seja comunista , seja do benfica...o que é que interessa?
O homenzinho deu a sua leitura da biblia.
Quem lê a opinião dele pode concordar ou não.
Eu , pela minha leitura da biblia até concordo com ele em parte.
Acho uma falta de abertura...., um individuo vir dar a sua opinião e aparecerem logo as "virgens ofendidas" com aquilo que o gajo disse.
Seja comunista , seja do benfica...o que é que interessa?
O homenzinho deu a sua leitura da biblia.
Quem lê a opinião dele pode concordar ou não.
Eu , pela minha leitura da biblia até concordo com ele em parte.
EALM Escreveu:Pela 2a vez reafirmo que o Cristianismo se baseia no NOVO Testamento e não no Antigo. POr alguma razão Jesus Cristo veio e morreu! Foi para mudar as coisas. E agora, neste fórum, ignoram este facto?
O AT faz parte da Biblia como contexto histórico. Como Cristão, olho como para o AT para se fosse a história do meu país. Admiro os Reis que tivemos, mas não defendo agora a Monarquia.
A lei que tenho que seguir HOJE, é a do meu país HOJE, e espiritualmente é o Evangelho (é a 1a vez que laguem fala dele não é?) que sigo! Porque é o Evangelho a palavra de Deus, já que Jesus Cristo é para mim o Deus vivo. Tudo gira na Bíblia acerca disto. Mesmo no AT, as referências ao Messias são imensas. Tudo gira à volta da vinda do Senhor e dos seus (novos!) ensinamentos.
Deturpar isto é insistir na ignorância acerca da Bíblia.
Vou só meter a colherada mais uma vez, pegando aqui nestas palavras, lembrando que antes da grande polémica explodir, lembro-me de ter lido qualquer declaração do Saramago dizendo que quem se poderia sentir incomodado com o livro seria a comunidade judaica e não os católicos. Por isso acho que ele não estará tão ignorante disto como se quer fazer parecer.
Parece-me é que a igreja católica quis pegar nisto para lavar alguma roupa que estava arrumada há alguns anos...
Um abraço.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"
Dwer Escreveu:luislobs. Escreveu:Isto da liberdade de expressao pode extraviar a sociedade, qualquer um pode dizer o que lhe apetece?
.
Em quê contribui o Saramago para o desenvolvimento da sociedade?Que tal o Saramago dar uma ajuda para construir um hospital ou um Lar onde ja devia de estar com os louros que amealhou.
Se falamos deve ser para ajudar nao para confrontar, ja imaginaram por exemplo quantos amigos num cafe se chatearam por estas palavras e as tantas á duas semanas nem sabiam das preferencias religiosas um do outro?
Tal como as provocaçoes do Sadam, do tipo do Irao ou do Chavez, as diversas religioes podem no futuro ser um cavalo de guerra.
Sou contra a total liberdade na imprensa, acho que haveria de haver uma forma de figuras publicas serem mais comedidas nas declaraçoes.
O Saramago ofendeu milhoes de portugueses e nao só que têem tambem a sua religiao e crença.
Imaginemos agora que alguem Cristao vem falar mal dos Muçulmanos por exemplo?Desenvolve-se uma picardia imensa sem necessidade.
O Mundo está a caminhar para a desgraça..casamentos gays que depois adoptam crianças, pais que violam os filhos, maltratam crianças, exploram crianças e assassinam.
O Saramago devia fazer neste ultimo capitulo da vida uma davida a toda humanidade, estar calado e criar fundaçoes para ajudar crianças, pobres ou idosos, afinal quem o ajudou ´´comprando livros´´ a viver uma vida regalada.
Palavra que eu o mandava para o Alentejo com uma enxada na mao a ver se tinha tanta vontade de criar polemicas.
-
Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008
voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008
- Registado: 13/12/2007 10:15
O pecado é tudo o que provoca sofrimento a nós mesmos ou aos outros, quer fisíca ou psicologicamente.
A partir do momento em que existem pessoas que se dizem Cristãs e defendem o exemplo de Cristo que sofreu cruelmente na CRUZ e depois vêm provocar intensionalmente dor (física ou psiquica) seja, a elas mesmas ou aos outros, já se deviam rever.
A partir do momento em que existem pessoas que se dizem Cristãs e defendem o exemplo de Cristo que sofreu cruelmente na CRUZ e depois vêm provocar intensionalmente dor (física ou psiquica) seja, a elas mesmas ou aos outros, já se deviam rever.
TheTraveler Escreveu:A palavra de deus no antigo testamento baseia-se em morte e destruição. E não é por ser antigo que deixa de ser a palavra de deus.
Creio que as pessoas quando criticam a Bíblia primeiro deverão aprofundar os seus conhecimentos em tudo o quanto ela contém e simboliza.
Não se pode dizer que por ter uma frase ou uma história com determinado simbolismo, se possa interpretar a mesma à letra.
Quando as pessoas olham para figuras rupestres têm de ficar com a sensação que o Homem era um ser ignorante e selvagem?
A Bíblia é todo um conjunto de livros que foi escrito por homens e muitos dos quais por discípulos dos discípulos de Cristo.
Não se pode afirmar que Deus ou Cristo sejam pessoas correctas ou incorrectas, com defeitos ou não. Temos é de avaliar todo o contexto da Bíblia e o motivo pelo qual tantas pessoas acreditaram Nele e o seguiram.
Certamente no mundo existiram muitos ditadores e oradores que moveram milhões de pessoas, mas não da mesma forma e não com uma duração tão longa do tempo.
Por isso quando criticamos, deveremos aprofundar primeiro o nosso conhecimento sobre toda a abrangência temporal e cultural da Bíblia.
É tudo uma questão de respeito pelos outros e pelas suas crenças. A liberdade é apenas isso.
Agora se as pessoas usam a igreja para fazer guerras santas e fazer a destruição, isso não. Mas como já disse antes, isso existe em todo lado, quando as pessoas deturpam a essência das coisas e moldam o poder aos seus desígnios!!
saudações
- Registado: 7/4/2007 17:13
Pemides Escreveu:TheTraveler Escreveu:Admites então que Deus é mentiroso?
Mas Deus escreveu o antigo testamento?
Se supostamente há um plano divino feito por um ser todo poderoso, achas que ele iria deixar que lhe usurpassem a palavra? O Antigo Testamento foi supostamente escrito segundo a palavra de Deus.
Mas vamos por partes:
Deus tinha um plano divino.
Nesse plano divino está supostamente escrito tudo aquilo que aconteceu e irá acontecer para todo o sempre.
Num plano supostamente divino e intemporal, é claro que já estava previsto que Cristo teria que vir á terra para pregar os ensinamentos do Novo Testamento.
Chega-se então á conclusão que Deus sabia desde o início que o Antigo Testamento estava errado e tinha maus ensinamentos que seriam mais tarde corrigidos por Cristo.
Sendo assim Deus mentiu a todos os que seguiram o Antigo Testamento pois disse-lhes que aquilo é que era a vontade dele, quando na realidade ele já sabia muito bem que a vontade era na realidade o que seria escrito no Novo Testamento.
Temos então um ser perfeito que também é muito bom a mentir a quem o segue.
«A Velhice do Padre Eterno»
«A Velhice do Padre Eterno», de Guerra Junqueiro:
«Jehovah, por alcunha antiga o Padre Eterno
Deus muitissimo padre e muito pouco eterno,
Teve uma ideia suja, uma ideia infeliz:
Poz-se a esgaravatar co-o dedo no nariz,
Tirou d'esse nariz o que um nariz encerra,
Deitou depois isso cá baixo, e fez a terra.
Em seguida tirou da cabeça o chapeu,
Pol-o em cima da terra, e zás, formou o céo.
Mas o chapéu azul do Padre Omnipotente
Era um velho penante, um penante indecente,
Já muito carcomido e muito esburacado,
E eis ahi porque o céo ficou todo estrellado.
Depois o Creador (honra lhe seja feita!)
Achou a sua obra uma obra imperfeita,
Mundo serrafaçal, globo de fancaria,
Que nem um aprendiz de Deus assignaria,
E furioso escarrou no mundo sublumar,
E a saliva ao cahir na terra fez o mar.
Depois, para que a Egreja arranjasse entre os povos
Com bulas da cruzada alguns cruzados novos,
E Tartufo podesse inda d'essa maneira
Jejuar, sem comer de carne á sexta feira,
Jehovah fez então para a crença devota
A enguia, o bacalhau e a pescada marmota.
Em seguida metteu a mão pelo sovaco,
Mais profundo e maior que a caverna de Caco,
E arrancando de lá parasitas extranhos,
De toda a qualidade e todos os tamanhos
Lançou sobre a terra, e d'este modo insonte
Fez elle o megatheiro e fez o mastodonte.
Depois, para provar em summa quanto póde
Um Creador, tirou dois pellos do bigode,
Cortou-os em milhões e milhões de bocados,
(Obra em que elle estragou quatrocentos machados)
Dispersou-os no globo, e foi d'esta maneira
Que nasceu o carvalho o platano e a palmeira.
«Jehovah, por alcunha antiga o Padre Eterno
Deus muitissimo padre e muito pouco eterno,
Teve uma ideia suja, uma ideia infeliz:
Poz-se a esgaravatar co-o dedo no nariz,
Tirou d'esse nariz o que um nariz encerra,
Deitou depois isso cá baixo, e fez a terra.
Em seguida tirou da cabeça o chapeu,
Pol-o em cima da terra, e zás, formou o céo.
Mas o chapéu azul do Padre Omnipotente
Era um velho penante, um penante indecente,
Já muito carcomido e muito esburacado,
E eis ahi porque o céo ficou todo estrellado.
Depois o Creador (honra lhe seja feita!)
Achou a sua obra uma obra imperfeita,
Mundo serrafaçal, globo de fancaria,
Que nem um aprendiz de Deus assignaria,
E furioso escarrou no mundo sublumar,
E a saliva ao cahir na terra fez o mar.
Depois, para que a Egreja arranjasse entre os povos
Com bulas da cruzada alguns cruzados novos,
E Tartufo podesse inda d'essa maneira
Jejuar, sem comer de carne á sexta feira,
Jehovah fez então para a crença devota
A enguia, o bacalhau e a pescada marmota.
Em seguida metteu a mão pelo sovaco,
Mais profundo e maior que a caverna de Caco,
E arrancando de lá parasitas extranhos,
De toda a qualidade e todos os tamanhos
Lançou sobre a terra, e d'este modo insonte
Fez elle o megatheiro e fez o mastodonte.
Depois, para provar em summa quanto póde
Um Creador, tirou dois pellos do bigode,
Cortou-os em milhões e milhões de bocados,
(Obra em que elle estragou quatrocentos machados)
Dispersou-os no globo, e foi d'esta maneira
Que nasceu o carvalho o platano e a palmeira.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Dwer Escreveu:luislobs. Escreveu:Isto da liberdade de expressao pode extraviar a sociedade, qualquer um pode dizer o que lhe apetece?
.
Não concordo Dwer.
Cada um não deve dizer o que lhe apetece assim à toa!. Há que ser sensato e deixar a hipocrisia de lado, se queremos ter razão.
Claro que não é qualquer pessoa que tem o direito de refutar Saramago!!!! Não sei como há pessoas que ainda poderão dizer isso!!! Já lêste a Biblia???? A maior parte não leu. O Saramago leu-a e releu-a toda, Velho e Novo Testamento do principio ao fim para escrever Envagelho Segundo Jesus Cristo. E vê a origem dele!
E nota que ele afirmou que se ainda houvesse inquisição ele provávelmente não teria escrito "Caim". Mas a inquisição era um Crime ao Ser Humano! E os presos póliticos que a PIDE prendia, eram criminosos e foras de lei? Não creio. Penso que eram pessoas revoltadas devido à pressão do regime e do sofrimento humano que passaram.
A vida tem sempre o reverso da medalha e mais tarde ou mais cedo as coisas se recompõe. E aquilo foi o deixar arrastar anos de Ditadura, era capazes de tudo, mas deixavam andar...
Pela 2a vez reafirmo que o Cristianismo se baseia no NOVO Testamento e não no Antigo. POr alguma razão Jesus Cristo veio e morreu! Foi para mudar as coisas. E agora, neste fórum, ignoram este facto?
O AT faz parte da Biblia como contexto histórico. Como Cristão, olho como para o AT para se fosse a história do meu país. Admiro os Reis que tivemos, mas não defendo agora a Monarquia.
A lei que tenho que seguir HOJE, é a do meu país HOJE, e espiritualmente é o Evangelho (é a 1a vez que laguem fala dele não é?) que sigo! Porque é o Evangelho a palavra de Deus, já que Jesus Cristo é para mim o Deus vivo. Tudo gira na Bíblia acerca disto. Mesmo no AT, as referências ao Messias são imensas. Tudo gira à volta da vinda do Senhor e dos seus (novos!) ensinamentos.
- Registado: 1/5/2008 2:21
Se tiverem senso de humor:
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/MeSSwKffj9o&hl=pt-br&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/MeSSwKffj9o&hl=pt-br&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/MeSSwKffj9o&hl=pt-br&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/MeSSwKffj9o&hl=pt-br&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
luislobs. Escreveu:a palavra Deus para mim lembra-me paz, perdoar, nao provocar, transmite-me uma esperança, que o mundo nao tenda a destruir-se por si proprio.
A palavra de deus no antigo testamento baseia-se em morte e destruição. E não é por ser antigo que deixa de ser a palavra de deus.
E o que há escrito de bom no novo testamento não difere muito do que Confúcio tinha dito uns séculos antes. A diferença é que Confúcio queria o bem simplesmente pelo bem, e a igreja católica/romanos queriam controlar o povo. E 2000 depois ainda controlam muitos.
Dwer, para mim a Fé está num patamar tão elevado que me recuso a discuti-la de forma trivial, assim acabo a minha argumentação apenas sublinhando que tal como Einstein também não estava a defender a idéia de um "personal God" mas sim de uma inteligência infinita presente em todas as coisas e que mantém a harmonia entre todas as forças que convivem no universo.
Um abraço.
Um abraço.
O melhor que pode fazer pelo mundo inteiro é tirar o máximo partido de si.
luislobs. Escreveu:Isto da liberdade de expressao pode extraviar a sociedade, qualquer um pode dizer o que lhe apetece?
.
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
<asd
Algo existe, nao sei o nome mas a palavra Deus para mim lembra-me paz, perdoar, nao provocar, transmite-me uma esperança, que o mundo nao tenda a destruir-se por si proprio.
Quem começou por escrever a Biblia o contexto da altura seria outro, embora com enormissima visao do futuro, quem sabe daqui a 500 anos esta mesma Biblia nao tenha outra importancia e para os humanos dessa altura tenha ainda mais importancia.
Palavra que começo a ver este planeta sem rumo, para mim o contexo da biblia resume-se ao ensinamento do Guia, nao se pode traduzir silabicamente ou cada cabeça interpretaria de modo diferente.
Para mim Deus e Fátima..vamos lá ver, a vida tem de ter um sentido, se perder-mos uma referencia perdemos a nossa alma, Deus só pode significar que temos de fazer o Bem seja qual for a Igreja.
Se acreditar em Deus é querer paz, fazer o bem, ajudar o proximo..eu acredito e incuto nos meus filhos a mesma ideia, logo vai-se reflectir nas amizades, na construçao da sua vida.
Nunca li a biblia, nao costumo frequentar qualquer Igreja mas acredito que Deus é a nossa ´´aurea´´ que gere todos nós.
Quanto ao Saramago, acho que ja acreditou em Deus, a vida deve-lhe ter pregado uma partida dai o seu desprezo e revolta, quase como quem com 20-30-40 anos tem um cancro e se pergunta:
que mal fiz eu, que Deus é este que me abandonou?.
Isto é quase como um pintor dos nossos tempos vir falar mal do Picasso por exemplo, nao gosta nao come..
Isto da liberdade de expressao pode extraviar a sociedade, qualquer um pode dizer o que lhe apetece?
.
Quem começou por escrever a Biblia o contexto da altura seria outro, embora com enormissima visao do futuro, quem sabe daqui a 500 anos esta mesma Biblia nao tenha outra importancia e para os humanos dessa altura tenha ainda mais importancia.
Palavra que começo a ver este planeta sem rumo, para mim o contexo da biblia resume-se ao ensinamento do Guia, nao se pode traduzir silabicamente ou cada cabeça interpretaria de modo diferente.
Para mim Deus e Fátima..vamos lá ver, a vida tem de ter um sentido, se perder-mos uma referencia perdemos a nossa alma, Deus só pode significar que temos de fazer o Bem seja qual for a Igreja.
Se acreditar em Deus é querer paz, fazer o bem, ajudar o proximo..eu acredito e incuto nos meus filhos a mesma ideia, logo vai-se reflectir nas amizades, na construçao da sua vida.
Nunca li a biblia, nao costumo frequentar qualquer Igreja mas acredito que Deus é a nossa ´´aurea´´ que gere todos nós.
Quanto ao Saramago, acho que ja acreditou em Deus, a vida deve-lhe ter pregado uma partida dai o seu desprezo e revolta, quase como quem com 20-30-40 anos tem um cancro e se pergunta:
que mal fiz eu, que Deus é este que me abandonou?.
Isto é quase como um pintor dos nossos tempos vir falar mal do Picasso por exemplo, nao gosta nao come..
Isto da liberdade de expressao pode extraviar a sociedade, qualquer um pode dizer o que lhe apetece?
.
-
- Registado: 13/12/2007 10:15
Ozymandias Escreveu:Normalmente o ateísmo convive bem no mesmo ser com a falta de flexibilidade mental, até Einstein se rendeu á evidencia da orquestração divina...
Sim, como se pode ver pelas suas próprias palavras:
"It was, of course, a lie what you read about my religious convictions, a lie which is being systematically repeated. I do not believe in a personal God and I have never denied this but have expressed it clearly."
É uma chatice quando os factos interferem no curso das nossa convicções.
Abraço,
Dwer
Dwer
Ozymandias Escreveu:temos sempre que contextualizar as coisas no seu tempo essa visão de Deus de que fala é de algumas eras atrás
As desculpas que os crentes inventam...
1. intemporal
O que não está atrelado ao tempo.
Um dos atributos eternos de deus é a intemporalidade, ou seja, para Deus presente, passado e futuro são a mesma coisa, cada um desses três tempos verbais são considerados como já ocorrido.
Ex: "Cristo foi crucificado desde a fundação do mundo". Apocalipse 13:8
Entretanto para nós tal fato só ocorreu 4000 anos após a criação do homem.
Deus é supostamente intemporal, tal como a sua palavra. A desculpa que se tem que contextuar os acontecimentos consoante as épocas é muito esfarrapada e demonstra total desconhecimento dos escritos sagrados.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Burbano, goncaladas, Google [Bot], jmmalmeida, lito, m-m, malakas, Manchini888, nunorpsilva, OCTAMA, trilhos2006 e 239 visitantes