Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Programa "A Cor do Dinheiro" da RTP N

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Lion_Heart » 20/9/2010 22:54

RCF Escreveu:Caros colegas do Caldeirão, sou um espectador assíduo do programa “A Cor do Dinheiro”.

O tempo dispendido a assistir ao programa dou-o sempre por bem empregue; para pessoas como nós cuja vida ou pelo menos uma parte dela é fortemente marcada pelas oscilações da bolsa e a evolução da economia este parece-me um programa muito útil.

Eu ainda não vi na íntegra o episódio em que está incluído o excerto que vou comentar, ainda só tive a oportunidade de assistir ao vídeo parcial do programa colocado nos vídeos do Jornal de Negócios.

Refiro-me à parte do programa em que o Dr. Camilo Lourenço conversa com os seus dois convidados – Ilídio Faria e José Elias da Costa – sobre empreendedorismo e concessão de crédito (coloco o link do vídeo em baixo).

http://videos.sapo.pt/YbGRVTn9rvZkqPDhip7q

As palavras dos convidados referidos lembraram-me uma conversa que tive já há algum tempo atrás com uma amiga minha Alemã que exerce funções de direcção num banco Alemão.

Na altura ela disse-me que a seguir ao jantar não voltava a pensar em trabalho porque podia vir-lhe à ideia o que é o seu departamento de concessão de crédito andava a fazer e era seguro que já não conseguiria dormir nessa noite.

Fiquei bastante surpreendido com aquela afirmação e perguntei-lhe se colocava tão pouca fé nos seus subordinados.

Ela respondeu-me que a maior parte das pessoas encarregues da concessão do credito nos bancos são burocratas que não conseguiam perceber uma boa ideia de negocio portanto ateiem-se a cálculos complexos e ideias complicadas que a maior parte das vezes não são mais do que palha bem servida.

Este excerto do programa com a conversa sobre empreendedorismo ajudou-me a perceber o que é que ela estava a dizer.

Os convidados do programa, sem duvida serão pessoas de elevada qualidade profissional – nem este comentário se dirige a eles especificamente – é lhes dirigido na medida em que expressam uma praxis que é a usada pela banca na concessão de credito.

http://ruifilipecoelhofernandes.blogspot.com
http://theluxuryguide.blogspot.com

Cumprimentos,
RCF.

Caro RCF , a parte do plano de negócios é obvia. O estudo de viablidade também.

Faz tudo parte do pro forma.Mas isso é tudo conversa.

Nao temos empresas de capital de risco por ca ou os chamados business angels.

Portanto vai tudo a banca.

E na Banca bate tudo nos decisores de credito.

E a decisao de credito e baseada no risco do cliente e nas garantias que apresenta.

O resto pouco interessa.

Queres um exemplo:

O meu gestor empresas diz que no momento a banca ta a financiar em força (é o que esta na moda) clinicas do tipo "sem pelo" , spas, massagens e etc, que andam a proliferar tipos cogumelos. Escusado sera dizer que daqui a dois anos nem metade resistem.

Onde estão os planos e os estudos? Treta!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por RCF » 20/9/2010 22:34

Caros colegas do Caldeirão, sou um espectador assíduo do programa “A Cor do Dinheiro”.

O tempo dispendido a assistir ao programa dou-o sempre por bem empregue; para pessoas como nós cuja vida ou pelo menos uma parte dela é fortemente marcada pelas oscilações da bolsa e a evolução da economia este parece-me um programa muito útil.

Eu ainda não vi na íntegra o episódio em que está incluído o excerto que vou comentar, ainda só tive a oportunidade de assistir ao vídeo parcial do programa colocado nos vídeos do Jornal de Negócios.

Refiro-me à parte do programa em que o Dr. Camilo Lourenço conversa com os seus dois convidados – Ilídio Faria e José Elias da Costa – sobre empreendedorismo e concessão de crédito (coloco o link do vídeo em baixo).

http://videos.sapo.pt/YbGRVTn9rvZkqPDhip7q

As palavras dos convidados referidos lembraram-me uma conversa que tive já há algum tempo atrás com uma amiga minha Alemã que exerce funções de direcção num banco Alemão.

Na altura ela disse-me que a seguir ao jantar não voltava a pensar em trabalho porque podia vir-lhe à ideia o que é o seu departamento de concessão de crédito andava a fazer e era seguro que já não conseguiria dormir nessa noite.

Fiquei bastante surpreendido com aquela afirmação e perguntei-lhe se colocava tão pouca fé nos seus subordinados.

Ela respondeu-me que a maior parte das pessoas encarregues da concessão do credito nos bancos são burocratas que não conseguiam perceber uma boa ideia de negocio portanto ateiem-se a cálculos complexos e ideias complicadas que a maior parte das vezes não são mais do que palha bem servida.

Este excerto do programa com a conversa sobre empreendedorismo ajudou-me a perceber o que é que ela estava a dizer.

Os convidados do programa, sem duvida serão pessoas de elevada qualidade profissional – nem este comentário se dirige a eles especificamente – é lhes dirigido na medida em que expressam uma praxis que é a usada pela banca na concessão de credito.

http://ruifilipecoelhofernandes.blogspot.com
http://theluxuryguide.blogspot.com

Cumprimentos,
RCF.

Registado: 22/2/2008 12:02

por Capitão Nemo » 17/12/2009 0:07

A empresa comentada é a Galp, 2010 parece que irá ser um ano marcante para a empresa, os comentários de João Ermida (a questão dos ratings dos países) e uma entrevista a Leonardo Matias director da Schroders.

Para ver no WMP

mms://195.245.168.21/rtpfiles/videos/au ... 122009.wmv

Para ver no site da RTP

http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php? ... s&escolha=
Cumprimentos,

Cap. Nemo

Registado: 4/12/2007 0:58

por Capitão Nemo » 3/12/2009 1:13

O programa desta semana não contou com os comentários de João Ermida mas tem uma entrevista muito interessante ao Dr Tavares Moreira.

Como a RTP condensou as 2 partes num único vídeo e considero a entrevista a Tavares Moreira a parte mais interessante que começa no minuto 29:45.

Para ver no WMP

mms://195.245.168.21/rtpfiles/videos/au ... nheiro.wmv

Para ver no site da RTP

Cumprimentos,

Cap. Nemo

Re: Esmiuçando o João

por bEMdISPOSTO » 18/11/2009 2:39

agany Escreveu:Reparem em quantas vezes o João repetiu a palavra "repara". :mrgreen:

Para que reparas nisso? Para isso reparasses na parafernália de paródias e parolices que param por aí (parafraseando o João, "repara": há quem tenha parafusos a menos ou paranoias a mais, é o paradigma actual, parar é que não). Agora vai um paracetamol e cama! :mrgreen:
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente

Registado: 20/7/2009 22:35

Esmiuçando o João

por agany » 18/11/2009 2:24

Reparem em quantas vezes o João repetiu a palavra "repara". :mrgreen:

Registado: 29/11/2007 1:44

por Capitão Nemo » 18/11/2009 1:53

O programa de ontem para além dos habituais comentários de João Ermida, também uma análise à Altri e sobretudo uma excelente entrevista a Carlos Oliveira antigo CEO da Mobicomp, empresa portuguesa adquirida pela Microsoft.

mms://195.245.168.21/rtpfiles/videos/au ... eiro_2.wmv

O link directo para o programa

Cumprimentos,

Cap. Nemo

por Capitão Nemo » 4/11/2009 22:59

Muito bom este último programa.

Os habituais e "avisados" comentários de João Ermida, a empresa analisada é a Sonae Industria e a actual situação da economia internacional.

Poucas certezas e muitas dúvidas...

Para o final o Investidor Privado entrevistado é Nuno Amado presidente do Santander-Totta e também ele tem muitas dúvidas acerca do momento actual...

Aqui

mms://195.245.168.21/rtpfiles/videos/au ... 112009.wmv

Ou aqui

http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php? ... ormato=flv
Cumprimentos,

Cap. Nemo

por Manu » 22/10/2009 10:36

Também existe um blog do programa.

http://acordodinheiro.blogs.sapo.pt/

Registado: 17/1/2006 20:25

por carf2007 » 21/10/2009 19:26

No minuto 8 (dica da semana) o apresentador diz que vão ensinar como fazer uma copia de segurança do nosso pc com regularidade, mas depois a peça mostra na realidade como fazer uma segurança da imagem de fabrica dos portateis toshiba, utilizando o Toshiba Disc Creator. Portanto não se trata nada de seguranças periodicas , e só serve para quem tiver um toshiba (já sabemos que é um dos patrocinadores)
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por ruimiguelalmeida » 21/10/2009 0:56

Continuem a trazer os links para aqui!
Gosto muito de ver o programa e é muito interessante!

Cumprimentos e bons negócios

Registado: 20/10/2009 14:13

por Capitão Nemo » 20/10/2009 23:39

O programa de ontem foi muito interessante.

A empresa analisada foi a Portucel, os comentários de João Ermida que analisa e dá a sua explicação sobre os resultados apresentados pela Banca, nomeadamente a americana.

Por fim uma excelente entrevista a Mira Amaral.

Aqui também se pode ver

Cumprimentos,

Cap. Nemo

por Capitão Nemo » 22/9/2009 20:36

O programa de ontem sobre a Semapa, o BCP, as agências de rating e a banca em Portugal.

Cumprimentos,

Cap. Nemo

por Capitão Nemo » 8/9/2009 21:42

Não me tinha apercebido que o programa tinha voltado e com ele também as análises do João Ermida ao momento dos mercados.

Ele também acha que devemos estar perante uma correcção das recentes subidas nas bolsas para os próximos meses, recomenda alguma prudência e o aumento da liquidez por exemplo.

Fica o link directo para o programa

Cumprimentos,

Cap. Nemo

Programa Janela Aberta - A Cor do Dinheiro da Rádio Clube

por limpaesgotos » 28/6/2009 1:38

Programa Janela Aberta - A Cor do Dinheiro da Rádio Clube

Aqui fica o link do ultimo programa A Cor do Dinheiro de Camilo Lourenço "Enquadramento Macroeconómico"

http://radioclube.clix.pt/player/player ... a1=Arquivo de Programas&linha2=Enquadramento Macroeconómico&linha3=Rádio Clube&linha4=

Neste ultimo programa analisa o indicador de Clima Económico e o indicador Coicidente da Actividade Económica. Fala também do TGV e dos certificados de Aforro.

E em baixo o link com os podcasts de todos os programas

http://radioclube.clix.pt/podcast/index.aspx?id=101
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por rjac » 21/4/2009 16:58

carrancho Escreveu:
RCF Escreveu:Caros colegas do caldeirão, aproveito este tópico para falar de um debate num outro programa de televisão que não o "A cor do dinheiro" (embora deva dizer em relação a este que me parece um excelente programa de que sou espectador assiduo).

Estou a falar do " Prós e Contras" de ontem sobre as eleições europeias.
Em primeiro lugar devo dizer que só tive a opurtunidade de ver os minutos iniciais, no entanto tal bastou para que me pudesse aperceber que um dos temas que iria estar em discussão seria o apoio à reeleição do Dr. Durão Barroso à presidência da comissão europeia.

Penso que o facto do Presidente da Comissão Europeia ser um Português é motivo de orgulho para todos os Portugueses e factor de prestigio para Portugal e parece-me triste que seja em Portugal que se estejam a levantar duvidas sobre os meritos da candidatura.

Cumprimentos,
RCF.

Orgulho de quê?!?!? Se ele fosse um Português a sério, um bravo Lusitano, não nos tinha abandonado num momento tão sensível da nossa política. Esse, que era nosso lider (só no papel, porque um lider não abandona os seus) colocou os interesses pessoais à frente dos interesses de Portugal. Esse, estar lá ele um Italiano, Espanhol ou Francês não fazia qualquer diferença para nós, ou se fizesse nunca seria para pior.

Tenho o mesmo sentimento por esse senhor que ele tem por nós... ESTOU-ME NAS TINTAS PARA ELE!!!

Abraço,

Carrancho

oh carrancho,

n sejas assim... eu até acho q ele prestou um grande serviço ao país ao ir-se embora, é preciso ser-se mt altruísta. Estás a ser um pouco injusto com ele, n achas...? :mrgreen:

Cpts,

Registado: 29/7/2008 7:57

por carrancho » 21/4/2009 15:49

RCF Escreveu:Caros colegas do caldeirão, aproveito este tópico para falar de um debate num outro programa de televisão que não o "A cor do dinheiro" (embora deva dizer em relação a este que me parece um excelente programa de que sou espectador assiduo).

Em primeiro lugar devo dizer que só tive a opurtunidade de ver os minutos iniciais, no entanto tal bastou para que me pudesse aperceber que um dos temas que iria estar em discussão seria o apoio à reeleição do Dr. Durão Barroso à presidência da comissão europeia.

Penso que o facto do Presidente da Comissão Europeia ser um Português é motivo de orgulho para todos os Portugueses e factor de prestigio para Portugal e parece-me triste que seja em Portugal que se estejam a levantar duvidas sobre os meritos da candidatura.

Cumprimentos,
RCF.

Orgulho de quê?!?!? Se ele fosse um Português a sério, um bravo Lusitano, não nos tinha abandonado num momento tão sensível da nossa política. Esse, que era nosso lider (só no papel, porque um lider não abandona os seus) colocou os interesses pessoais à frente dos interesses de Portugal. Esse, estar lá ele um Italiano, Espanhol ou Francês não fazia qualquer diferença para nós, ou se fizesse nunca seria para pior.

Tenho o mesmo sentimento por esse senhor que ele tem por nós... ESTOU-ME NAS TINTAS PARA ELE!!!

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por RCF » 21/4/2009 15:31

Caros colegas do caldeirão, aproveito este tópico para falar de um debate num outro programa de televisão que não o "A cor do dinheiro" (embora deva dizer em relação a este que me parece um excelente programa de que sou espectador assiduo).

Cumprimentos,
RCF.

Registado: 22/2/2008 12:02

por Celsius-reloaded » 7/4/2009 20:59

Capitão Nemo Escreveu:Fica o link para a 2ª parte do programa de ontem onde João Ermida revela que ao fim de cinco anos voltou a comprar acções.

Apostou nas financeiras, BPI, BCP, Citigroup, BBVA e Santander.

Se teve de esperar por 5 anos passou completamente ao lado do Bull.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por Capitão Nemo » 7/4/2009 20:46

Fica o programa de ontem que foi o último - paragem para férias.

Espero que o programa volte em breve.

Na 2ª parte a empresa analisada é a Brisa, para além dos comentários de João Ermida.

Fica ainda o link para a 1ª parte

Cumprimentos,

Cap. Nemo

por Capitão Nemo » 31/3/2009 21:24

Excelente programa o de ontem.

Na 1ª parte algumas dicas sobre como investir em acções e uma entrevista sobre a situação actual dos mercados.

Na 2ª parte a empresa analisada é o BCP, para além dos habituais comentários de João Ermida. Finaliza com uma entrevista a João Salgueiro.

Hoje tenho de dar os parabéns ao Camilo Lourenço. Espero que continue assim!!
Cumprimentos,

Cap. Nemo

por Capitão Nemo » 24/3/2009 21:03

No programa de ontem falou-se sobre a Sonae para além dos habituais comentários de João Ermida.

Cumprimentos,

Cap. Nemo

por Capitão Nemo » 18/3/2009 0:36

Fica o link para a 2ª parte do programa de ontem onde João Ermida revela que ao fim de cinco anos voltou a comprar acções.

Apostou nas financeiras, BPI, BCP, Citigroup, BBVA e Santander.

Cumprimentos,

Cap. Nemo

por Capitão Nemo » 10/3/2009 22:45

Desta vez o programa de ontem não foi uma repetição e ainda bem!

A 1ª parte trata das novas regras dos certificados de aforro.

A 2ª parte sobre o BES e os comentários de João Ermida numa onda de muito optimismo quanto ao futuro dos mercados. Até parece que estavam a advinhar o dia de hoje...

Cumprimentos,

Cap. Nemo

...

por MAV8 » 4/3/2009 1:11

também repete à 3ª feira à 1 h da madrugada.

Ao domingo pela manha costuma dar o programa de algumas semanas atrás.

Vejo já a alguns meses, quase todos, mas é dirigido a quem não percebe mesmo nada disto e portanto de menor interesse.

Eu preferia um programa dirigido a pessoas como nós que por aqui andamos com mais substrato. Somos poucos para as audiencias por isso comemos o que há.

O joão Ermida parece-me bom mas ali não tem espaço de manobra, pois responder se uma cotada é bom investimento ou não precisa de uma resposta de mais tempo e só tem cerca de 5 min para responder a várias perguntas - taxas de juro, spreads de crédito, saúde financeira da empresa da semana e qualidade de um possivel investimento nessa empresa (sempre longo prazo!), assim é muito dificil, ainda para mais a forma das perguntas também não é a melhor.

Concluindo - vê-se para adormecer entre a 1 e as 2 horas.

Registado: 10/11/2006 10:43

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], rg7803 e 139 visitantes