Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off -Topic: 25 Suicídios na FranceTelecom em ano e meio...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 22/10/2009 20:23

HappyGuy Escreveu:Os funcionários públicos e de antigas empresas públicas francesas são piores que os nossos funcionários públicos e de antigas empresas públicas. Muito vocais pelas suas reivindicações, muito cheios dos seus direitos adquiridos, muito inflexíveis na evolução.

Ninguém gosta que lhes mexam no queijo. Mas há os que se adaptam e os que se recusam a adaptar. Aproveitamento mediático e demagogia q.b. dão depois neste tipo de notícias...

Um trabalhador descontente com o ambiente de trabalho suicida-se ou muda de emprego? Se acha que está a ser alvo de pressões ilegais, suicida-se ou apresenta queixa no tribunal do trabalho?

E depois, este último disse que era do trabalho. Há certezas de que os 24 anteriores tivessem cometido suicídio pelo mesmo motivo ou é apenas uma especulação politica e mediaticamente conveniente? Quantos trabalhadores tem a FT? Qual a taxa de suicído em França? A proporção dos 25 para X está correcta com a taxa de suicídio para a população total ou os números apresentam realmente alguma divergência?

Por último, suspender o processo de reestruturação... Não há o perigo da FT falir pois seria como cá: abertamente ou não, o Estado daria uma mãozinha a manter em pé. Mas se houvesse mesmo a possibilidade de falir, parar a necessária reestruturação seria um erro, pois por causa de alguns trabalhadores que alegadamente não conseguem lidar com a mudança num mundo que não pára, poriam em causa o lugar de todos os outros que, melhor ou pior, vão lidando com a mudança e fazendo o seu trabalho.

Tanta demagogia... Reitero o ponto: Um trabalhador descontente com o ambiente de trabalho suicida-se ou muda de emprego?

Cumprimentos,


Isto já foi mais ou menos abordado por outros mas não posso deixar de colocar estas considerações.

Penso já estar demonstrado que em momentos de recessão económica o número de suicídios aumenta (creio que por via do aumento das Depressões, um estado clínico que está relacionado com a probabilidade de suicídio). É um fenómeno que existe, podemos tentar minimiza-lo/reduzi-lo, podemos debater o assunto mas creio que não se vai a lado nenhum dizendo algo do tipo "então fulano sente-se pressionado no trabalho e suicida-se?". Ora, por mais incompreensível que isso possa ser para nós o facto é que as pessoas se suicidam e se suicidam por vezes por motivos que para nós outros que não optamos pela via do suicidio (pelo menos até agora) podemos não compreender!

Outro aspecto que não aceito de animo leve no teu post é o teu facilitismo, muito especialmente num período em que até a taxa de desemprego está em níveis elevados - e a França aqui até está em relativo destaque - entre outros factores. Achas mesmo que um individuo de 51 anos muda de emprego assim como quem estala os dedos?

Ah e tal, está-se mal muda-se de emprego é algo que só tende a funcionar linearmente no papel!

Não sei se és casado e que tipo de família compões (se tens filhos, etc). Não sei em que estágio da vida te encontras. Mas, deixa-me dizer-te, que seguramente para a esmagadora maioria das pessoas num estágio médio ou avançado (quer dizer, assim a partir dos 30/40) as coisas tendem a não ser tão simples. Há compromissos, há pessoas que estão dependentes de nós, há toda uma circunstância social. Não somos computadores em que se desliga a ficha de uma tomada e liga noutra tomada, sendo indiferente a tomada em que estamos ligados. Somos seres humanos e somos uma circunstância!




Eu concordo por outro lado com a crítica à ligeireza da notícia e faltam informações que eu realmente gostaria de saber. Até que ponto é líquido que a onda de suicidios se deve ao plano de reestruturação? Que notas deixaram os outros se deixaram? O que se apurou dos outros 24 suicidios? E qual a taxa de suicidios em toda a França no mesmo período? Falta uma data de informação que é relevante e que constituiria real informação. Mas enfim, esse é o problema dos meios de informação... na verdade informam-nos de muito pouco. Já deixei esta crítica tantas vezes que já me torno chato mas eu não acho que os meios de informação nos informem. Eles apenas nos alertam para aspectos e a informação, se a quisermos, temos de ir procura-la nós pois por eles a informação chega-nos toda truncada e por vezes altamente distorcida!

O objectivo "deles" (meios de informação em geral, digo isto de forma transversal a tudo o que é jornais/telejornais/etc) não é propriamente informar-nos mas sim "vender papel" sobre o pretexto de nos estar a informar. Com toda a sinceridade, é o que penso!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41014
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por bolo » 22/10/2009 18:43

Este assunto já tinha tudo para ser um assunto feio, mas vocês também não lhe estão a dar melhor cara.

Culpar a sociedade, genericamente, já é um pouco estratosférico, agora culpar a bolsa, é já um bocado alucinado.

Lion Heart, não é preciso entrares em depressão claustrofóbica.

A minha visão é precisamente ao contrário: eventualmente garantirmos nós que fazemos a nossa parte, seja ela pessoal ou social, em vez de desatar-mos a culpabilizar estruturas impessoais, que embora não sendo perfeitas nem inócuas, são parte aceite do nosso quotidiano.

Foi nelas que nascemos e crescemos, e cabe-nos integrar a sua mudança, mas é inutil entrarmos em rota de colisão frontal com elas, sobretudo quando em direcção a uma realidade que embora ideial também pode ser utópica, pelo menos para já.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1118
Registado: 29/11/2007 2:18
Localização: via láctea

por Lion_Heart » 22/10/2009 6:42

Vou ser um pouco radical e dizer que alguns dessses suicidios se devem a alguns de nós.
Sim , pois as empresas estão sempre sobre forte pressão dos accionistas.
Os lucros tem que ser sempre em escala e quando isso não acontece já se sabe.
A bolsa é muito bonita mas também muito má.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por Marco Martins » 21/10/2009 23:17

Sendo um pouco filosófico, acho que enquanto as sociedades não aprenderem a respeitar as pessoas como sendo "Pessoas" a tendência será para que os problemas psicológicos e suicídios aumentem.
O respeito pelas pessoas e sociedade passará por:
- considerar os empregos não como uma forma de enriquecimento apenas, mas como um componente necessário para as pessoas viverem (os séculos passam e as pessoas e riquezas não perduram...)
- adaptar os empregos às pessoas conforme a sua idade e respeitando as limitações (não se poderá exigir que uma pessoa de 60 anos tenha o mesmo desempenho numa área tecnológica por exemplo)
- a empresa deverá trabalhar como equipa, onde o resultado do esforço seja dividido por todos (não faz sentido um administrador ganhar tanto ou mais que todos os seus funcionários juntos quando todos sabemos que quando é preciso trabalhar, os funcionários é que fazem as noitadas e deixam a família em casa)
- é certo que para termos mais e melhor é necessário trabalhar e enriquecer, mas parece que por vezes nos esquecemos de "viver" para apenas pensar em "ter, ter, ter" e quando chegarmos aos 50 começamos a pensar se realmente todo o esforço e sacrifícios pessoais e familiares terão valido a pena
- mas tal como as bolsas e os mercados, as sociedades e as pessoas também têm o mesmo comportamento.. umas vezes estão em alta e outras em baixa, e mesmo com todas as análises a sua evolução tem sempre um factor grande de incógnita

saudações
 
Mensagens: 6450
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

por bolo » 21/10/2009 14:12

A questão não é que 25 balas da France Telecom atingiram o coração de 25 vidas cor-de-rosa.

Elas devem ser enquadradas no comportamento global da sociedade, porque se a razão não for a FT, será outra qualquer.

Parece-me é que 25 para os 102.000 da FT, é já um resultadito, mas parece que é como o João Melo diz: Na Suécia (e não só), suicidam-se aos mil.

O alerta era para cada um, aqui, verificar a sua ligação à terra.

Ninguém é eterno, mas para chegar a isso é porque isto deixa de valer a pena, e é chato...
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1118
Registado: 29/11/2007 2:18
Localização: via láctea

por creepy » 21/10/2009 13:38

Lion_Heart Escreveu:Eu acho que quem se suicida opta sempre pelo caminho mais fácil .
Em Portugal existem casos bem piores que pressão no trabalho , objectivos e etc, contando ainda que a justiça não ajuda , e as pessoas não se suicidam assim.


temos o sol meu caro... temos o sol...

depois temos as cidades a beira mar que nos dão sempre outra alegria...

miudas.. que embora a primeira vista pareçam implacáveis... são super doceis e disponíveis...

portugal é muito bom!!!!
 
Mensagens: 1319
Registado: 7/6/2008 2:02

por TheTraveler » 21/10/2009 13:10

lcaldei1 Escreveu:comparar média de suicidios nacional com suicidios relacionados com laboração de uma empresa especifica, é no minimo lamentável.


E quem diz que os suicídios estão todos relacionados com as leis laborais da empresa?
E porque será que os quase 200.000 trabalhadores não podem ser incluídos nas estatísticas de 17.6 suicídios em cada 100.000 que é a média Francesa? Estarão os trabalhadores da France Telecom imunes ou excluídos de médias nacionais?
Imagem
 
Mensagens: 475
Registado: 10/10/2003 10:04

por Lion_Heart » 21/10/2009 10:49

Eu acho que quem se suicida opta sempre pelo caminho mais fácil .
Em Portugal existem casos bem piores que pressão no trabalho , objectivos e etc, contando ainda que a justiça não ajuda , e as pessoas não se suicidam assim.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por lcaldei1 » 21/10/2009 10:41

comparar média de suicidios nacional com suicidios relacionados com laboração de uma empresa especifica, é no minimo lamentável.
 
Mensagens: 406
Registado: 18/2/2008 9:13

por Jiboia Cega » 21/10/2009 9:55

A quem está a dizer que 25 nem é nada de especial tendo em conta a média nacional ou que o povo é manipulado pela comunicação social, gostava de saber se mantinham o mesmo discurso se se tratasse de alguém da vossa família...

Sim que o 25 neste caso não é o preço da Galp ou o valor da comissão pela venda de acções que realizaram há bocado, são mesmo 25 vidas humanas! :roll:

Um bocadinho de respeito, é possível? Obrigado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1694
Registado: 21/3/2006 10:46
Localização: Madrid

por TheTraveler » 21/10/2009 9:37

Alladin2007 Escreveu:É lamentável...


O que é lamentável é a manipulação do povo pelos meios de comunicação social.
25 suicídios tendo em conta o volume de trabalhadores da empresa não é notícia e até fica ligeiramente abaixo da média de suicídios nacional.
Imagem
 
Mensagens: 475
Registado: 10/10/2003 10:04

por Mcmad » 21/10/2009 1:31

Alladin2007 Escreveu:.... tudo por causa de administradores, sem formação para liderar equipas.

É que, liderar é diferente de chefiar.

Já que estamos a falar deste assunto, gostaria de colocar uma questão:
Pode um empregado sujeito a uma situação de humilhação continuada e provada no seu local de trabalho, colocar o administrador dessa empresa em tribunal, por danos morais causados?
Estou por exemplo a lembrar-me do que acontece em caso de acédio sexual, nesse caso é possível colocar o administrador em tribunal e noutros casos como os que aconteceram na France Telecom, o que se pode fazer?

Abraço


Penso que sim...

(também constato do que falas)
 
Mensagens: 1477
Registado: 29/11/2007 10:26
Localização: Maia

por Alladin2007 » 21/10/2009 1:21

É lamentável...

As empresas estão a esquecer a componente social e esquecem que o capital humano é o seu maior activo.

Ainda me lembro, há muito pouco tempo, empresas que tinham, verdadeiros sistemas de apoio social aos seus trabalhadores, desde saúde, até lazer, tudo era feito para que o trabalhador tivesse as melhores condições possiveis.

Na altura eram as próprias condições de trabalho que eram dificeis, hoje as condições melhoraram graças à tecnologia, no entanto, agravaram-se em termos de apoio social.

Em Portugal, não se fala tanto em suicidios, mas sim em depressões e doenças mentais, que a meu ver são tão ou mais graves que os suicidios.

Devido à má formação das chefias, os trabalhadores são submetidos a desgastes propositados e programados, com vista à sua total desmotivação e diminuição da sua auto-estima. Com isso a pessoa sente que vale menos, pede menos, torna-se nada, entra em colapso.

Sou da opinião que cada empresa devia ter um especialista em ciências sociais e humanas, para acompanhar o estado psicológico de cada trabalhador e caso detectasse que algo não estava bem, devia recuperar esse trabalhador.

O que muitas vezes acontece é que esse trabalhador em vez de ser ajudado, ainda é humilhado até ao despedimento, sendo o despedimento outra forma de humilhação.

A pessoa quando vai a nova entrevista, pede cada vez menos e no desespero, aceita, ficar nas mãos muitas vezes de outro emprego sem condições e nas mãos de outro chefe carrasco e assim se inicia a espiral de auto-destruição.

Isto é veridico, é real e acontece em Portugal !!

Tenho uma amiga Psicóloga, que me vai contando as atrocidades que se cometem por aí. Muitas vezes ninguém chega a saber, mas há pessoas que sofrem e muito, no seu próprio local de trabalho, tudo por causa de administradores, sem formação para liderar equipas.

É que, liderar é diferente de chefiar.

Já que estamos a falar deste assunto, gostaria de colocar uma questão:
Pode um empregado sujeito a uma situação de humilhação continuada e provada no seu local de trabalho, colocar o administrador dessa empresa em tribunal, por danos morais causados?
Estou por exemplo a lembrar-me do que acontece em caso de acédio sexual, nesse caso é possível colocar o administrador em tribunal e noutros casos como os que aconteceram na France Telecom, o que se pode fazer?

Abraço
Editado pela última vez por Alladin2007 em 21/10/2009 9:55, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 63
Registado: 18/12/2007 19:29
Localização: Lisboa/Leiria

por Marco Martins » 21/10/2009 0:52

HappyGuy Escreveu:Um trabalhador descontente com o ambiente de trabalho suicida-se ou muda de emprego?


Depende das situações!
Normalmente muda de emprego, mas se o ambiente económico não for propício será mais fácil a pessoa deprimir-se ainda mais e recorrer ao suicídio.

Para além disso existe o factor idade... como vês por cá, existe um determinado ponto em que a pessoa não tem idade para trabalhar (ninguém a quer) nem tem idade para se reformar.

Existe outro factor que é o contágio social, tal como as modas, onde num ambiente de massas as pessoas tendem a ter coragem para fazer muitas vezes aquilo que antes eram contra.

Mas se formos ver, a nossa Portugal Telecom se calhar também tem uma percentagem idêntica de suicídios, só que provavelmente recorrem mais a outsourcing e isso não fica contabilizado nos registos de óbito causados pelas condições de trabalho. :)

saudações
 
Mensagens: 6450
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

por Alladin2007 » 21/10/2009 0:51

É lamentável...
Editado pela última vez por Alladin2007 em 21/10/2009 1:22, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 63
Registado: 18/12/2007 19:29
Localização: Lisboa/Leiria

por HappyGuy » 21/10/2009 0:42

Os funcionários públicos e de antigas empresas públicas francesas são piores que os nossos funcionários públicos e de antigas empresas públicas. Muito vocais pelas suas reivindicações, muito cheios dos seus direitos adquiridos, muito inflexíveis na evolução.

Ninguém gosta que lhes mexam no queijo. Mas há os que se adaptam e os que se recusam a adaptar. Aproveitamento mediático e demagogia q.b. dão depois neste tipo de notícias...

Um trabalhador descontente com o ambiente de trabalho suicida-se ou muda de emprego? Se acha que está a ser alvo de pressões ilegais, suicida-se ou apresenta queixa no tribunal do trabalho?

E depois, este último disse que era do trabalho. Há certezas de que os 24 anteriores tivessem cometido suicídio pelo mesmo motivo ou é apenas uma especulação politica e mediaticamente conveniente? Quantos trabalhadores tem a FT? Qual a taxa de suicído em França? A proporção dos 25 para X está correcta com a taxa de suicídio para a população total ou os números apresentam realmente alguma divergência?

Por último, suspender o processo de reestruturação... Não há o perigo da FT falir pois seria como cá: abertamente ou não, o Estado daria uma mãozinha a manter em pé. Mas se houvesse mesmo a possibilidade de falir, parar a necessária reestruturação seria um erro, pois por causa de alguns trabalhadores que alegadamente não conseguem lidar com a mudança num mundo que não pára, poriam em causa o lugar de todos os outros que, melhor ou pior, vão lidando com a mudança e fazendo o seu trabalho.

Tanta demagogia... Reitero o ponto: Um trabalhador descontente com o ambiente de trabalho suicida-se ou muda de emprego?

Cumprimentos,
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 339
Registado: 8/3/2007 14:48
Localização: Lisboa

Off -Topic: 25 Suicídios na FranceTelecom em ano e meio...

por bolo » 21/10/2009 0:14

JN Escreveu:A France Télécom anunciou a suspensão do programa de reestruturação da empresa depois de 25 trabalhadores se terem suicidado e cujas mortes foram relacionadas com a pressão resultante do plano de reestruturação.

A operadora de telecomunicações francesa estava a encetar uma reestruturação e os seus planos provocaram, alegadamente, pressão sobre os trabalhadores, com alguns a suicidarem-se. De acordo com o “Times online” nos últimos três anos 10 mil trabalhadores da France Télécom mudaram de posto de trabalho.

Os planos de reestruturação ficam agora adiados, com a empresa a suspender o programa até ao final deste ano, de acordo com um porta-voz citado pelo “Times”.

Esta decisão surge depois de uma vaga de suicídios dentro da empresa, desde Fevereiro de 2008. O último suicídio ocorreu no mês passado e o trabalhador, de 51 anos, deixou uma nota onde culpava a “atmosfera” no trabalho pelo seu acto.


As acções da France Telecom sobem 1,20% para os 17,745 euros, num dia marcado pelos ganhos entre o sector de telecomunicações e tecnologias, animado pela apresentação de resultados de algumas cotadas.

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=392025


Podia ser um tópico para a descontra mas é um assunto que me atrevia a apelidar de primeira ordem: o equilíbrio do sistema!

Toca à procura daquele porto seguro, confirmar se temos aqueles outros valores, para que em tempos de crise a coisa seja menos violenta.

Epah, 25 gajos num ano e meio é muito!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1118
Registado: 29/11/2007 2:18
Localização: via láctea


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Aqui_Vale, Bing [Bot], Burbano, goncaladas, Google Adsense [Bot], iniciado1, jmmalmeida, junas, lito, m-m, malakas, Manchini888, nunorpsilva, trilhos2006 e 159 visitantes