Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Black monday - 22 anos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 20/10/2010 16:47

Bem, a subida de hoje já anulou grande parte da queda de ontem.

O Nasdaq 100 está colado aos máximos do ano.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Marco Martins » 19/10/2010 23:43

Elias Escreveu:
Marco Martins Escreveu:
Drecksack Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Coincidência ou não, dizem que quando o ano começa bem, acaba bem. E quando começa mal, acaba mal...

E adivinhem como começou este ano?? Mal, muito mal....

Que eu saiba o ano começou 10 meses atrás...
E um dia de quedas e fica logo tudo histérico :shock:

Não se trata de histerismo :)
Creio que por coincidência ou não, essa situação aplica-se ao histórico dos mercados...

Marco agora não percebi...

Em tempos li algures num artigo que segundo um estudo, a probabilidade de a bolsa encerrar com ganhos é maior quando a mesma inicia o ano com ganhos, e o inverso também acontece... que a probabilidade da bolsa fechar em baixa no ano, aumenta se a bolsa iniciou o ano em baixa.

Andei à procura desse estudo para o colocar aqui, mas ainda não encontrei :(

Registado: 7/4/2007 17:13

por Elias » 19/10/2010 23:23

Marco Martins Escreveu:
Drecksack Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Coincidência ou não, dizem que quando o ano começa bem, acaba bem. E quando começa mal, acaba mal...

Creio que por coincidência ou não, essa situação aplica-se ao histórico dos mercados...

Marco agora não percebi...

por Marco Martins » 19/10/2010 23:13

Drecksack Escreveu:

por MatildeSerrano » 19/10/2010 22:47

Registado: 30/6/2008 20:42

por Elias » 19/10/2010 22:44

Um dia de quedas e entra tudo em parafuso :shock:

por Marco Martins » 19/10/2010 22:33

Coincidência ou não, dizem que quando o ano começa bem, acaba bem. E quando começa mal, acaba mal...

por canguru » 19/10/2010 21:11

Alguém por estas bandas negociava o BVL30 há 23 anos?

Registado: 6/4/2008 22:41

por scpnuno » 20/10/2009 17:06

(Bem, esse parece que ficou com as calças no ar, embora eu acredite que acabem por ir parar ao chão - e eu vou portar-me bem, se não em comemoração da black monday ainda fico com um black eye)

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Dwer » 20/10/2009 16:31

scpnuno Escreveu:
Dwer Escreveu: Quando furou o suporte ficou tudo de calças na mão.

Perguntinha:

Há imagens???

Abraço

P.S. Eu já não dizia uma asneira desde ..sei lá ... que ainda toda a gente sonhava com novos minimos, ou isso.

das calças na mão , não.
só isto:
Anexos
Assume crash positions.PNG
Assume crash positions.PNG (190.21 KiB) Visualizado 1999 vezes
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por scpnuno » 20/10/2009 16:22

Dwer Escreveu: Quando furou o suporte ficou tudo de calças na mão.

Perguntinha:

Há imagens???

Abraço

P.S. Eu já não dizia uma asneira desde ..sei lá ... que ainda toda a gente sonhava com novos minimos, ou isso.
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Dwer » 20/10/2009 16:08

mais_um Escreveu:
artista Escreveu:Nos mercados pode acontecer tudo mas neste caso já haviam sido dados sinais de saida antes daquela queda vertiginosa! Quando ela aconteceu estávamos já mais de 10% a baixo do topo...

abraços

artista

Boas!

Mas entre Abril e Junho tambem caiu +/- 10% e depois ainda subiu 22%, o movimento que antecedeu o crash é em tudo semelhante, para não dizer identico ao que se passou 4 meses antes.

Um abraço,

Alexandre Santos

Igualzinho. Quando furou o suporte ficou tudo de calças na mão. Estava tudo à espera de um novo ressalto.

A queda é atribuída aos algoritmos da altura. Não sei. A mim parece-me mais uma bulltrap que outra coisa.
Abraço,
Dwer

por mais_um » 20/10/2009 14:57

artista Escreveu:Nos mercados pode acontecer tudo mas neste caso já haviam sido dados sinais de saida antes daquela queda vertiginosa! Quando ela aconteceu estávamos já mais de 10% a baixo do topo...

abraços

artista

Boas!

Mas entre Abril e Junho tambem caiu +/- 10% e depois ainda subiu 22%, o movimento que antecedeu o crash é em tudo semelhante, para não dizer identico ao que se passou 4 meses antes.

Um abraço,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por artista_ » 20/10/2009 13:53

Sim Dwer, mas não deveriam ser muitos os que investem dessa forma que estariam à espera do fecho semanal... de qualquer forma mesmo assim seria um mal menor! :wink:

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Dwer » 20/10/2009 13:26

A posteriori, é mais ou menos fácil de ver o ponto de saída para um trader com uma posição longa de curto ou médio prazo. Para uma de longo prazo, já não é tão evidente.
Quem estivesse a olhar para a coisa, numa base semanal, quanto tivesse sinal de saída já estava com -16% no lombo.
Anexos
crash 87.png
crash 87.png (18.49 KiB) Visualizado 2234 vezes
crash 87 w.png
crash 87 w.png (18.52 KiB) Visualizado 2221 vezes
Abraço,
Dwer

Re: Black monday - 22 anos

por PequenoInvest » 20/10/2009 12:09

canguru Escreveu:Em PT viria a ser bem pior dada a enormíssima irracionalidade que se havia abatido pelo mercado luso. Nada melhor que dar uma vista de olhos a esta parte da história da bolsa nacional em http://www.finbolsa.com/cottour2.asp (pena o artigo não estar assinado)

Muito interessante este site onde nos mostra uma perspectiva do que foi a bolsa desde há 30 anos.
Só é pena que o autor tenha parado em 2001 :(

Registado: 24/7/2009 12:13

por artista_ » 20/10/2009 12:05

Semitela Escreveu:

abraços

artista

Artista ,

Só para confirmar se estamos a raciocinar da mesma forma :P Terias saído ligeiramente abaixo dos 2500 ?

Sim, seria ai que teoricamente sairia com toda a certeza... mas como sou um tipo um bocado para o stressado com isto o mais certo era que já tivesse saído antes, com as correcções de curtíssimo prazo, embora tudo dependesse dos títulos que tivesse, podiam dar sinal de saída mais cedo ou mais tarde que o índice...

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Bokas » 20/10/2009 11:33

Os dois toques na zona dos 2500 em Setembro e a quebra em Outubro dizem tudo :mrgreen:

Registado: 20/5/2008 12:54

por Semitela » 20/10/2009 11:27

abraços

artista

Artista ,

Só para confirmar se estamos a raciocinar da mesma forma :P Terias saído ligeiramente abaixo dos 2500 ?

Registado: 19/10/2006 9:36

por artista_ » 20/10/2009 11:03

Nos mercados pode acontecer tudo mas neste caso já haviam sido dados sinais de saida antes daquela queda vertiginosa! Quando ela aconteceu estávamos já mais de 10% a baixo do topo...

abraços

artista

por canguru » 20/10/2009 10:41

EuroVerde Escreveu:Canguru,
O que se poderia fazer se se tivesse investido nesse dia? penso que seria um erro enorme estar dentro, mas uma vez que se estivesse, o melhor a fazer era vender a alguém que não aparecia. Mas nessa vez o mercado já vinha a cair, depois caiu mais.

Muitos dos entrevistados no "Market Wizards" falam desse dia. Dá uma olhadela.

por EuroVerde » 20/10/2009 8:36

Canguru,
O que se poderia fazer se se tivesse investido nesse dia? penso que seria um erro enorme estar dentro, mas uma vez que se estivesse, o melhor a fazer era vender a alguém que não aparecia. Mas nessa vez o mercado já vinha a cair, depois caiu mais.
Neste momento ainda ontem bateu novo máximo, daí não se espera um crash à moda antiga.

Registado: 29/11/2007 11:19

Re: Black monday - 22 anos

por HappyGuy » 20/10/2009 8:05

canguru Escreveu:Nada melhor que dar uma vista de olhos a esta parte da história da bolsa nacional em http://www.finbolsa.com/cottour2.asp (pena o artigo não estar assinado)

Este artigo existe na net em 3 sites diferentes.

No investirseguro.com indica que o autor é alguém chamado João Dinis de Sousa e dá como referência um segundo site onde o texto pode ser encontrado.

O segundo site chama-se Meta(R) Online e está abandonado desde 2001. Neste, o dono do site diz que o artigo é a sua experiência pessoal nos mercados. Tem links para o investirseguro e para o finbolsa, levando a crer que o autor tinha relações ou era co-responsável com os outros sites.

Posto isto, estava a achar estranho o finbolsa não ter dado crédito da história. E voilá, no índice da história está lá a indicação que todos os artigos são da autoria do João Dinis de Sousa.

Autoria esclarecida :) Cumprimentos,
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)

Registado: 8/3/2007 14:48

Black monday - 22 anos

por canguru » 20/10/2009 0:39

ainda eu era um chabalo.. mas não queria deixar passar esta data. Um crash que marcou a história dos mercados com sistemas automáticos de trading (oficiosamente os "culpados") em Wall Street.

Em PT viria a ser bem pior dada a enormíssima irracionalidade que se havia abatido pelo mercado luso. Nada melhor que dar uma vista de olhos a esta parte da história da bolsa nacional em http://www.finbolsa.com/cottour2.asp (pena o artigo não estar assinado)
Anexos
DOW JONES INDUSTRIAL A.png
DOW JONES INDUSTRIAL A.png (16.7 KiB) Visualizado 2764 vezes
ctour022.jpg
ctour022.jpg (34.17 KiB) Visualizado 2780 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], PacoNasssa e 178 visitantes