Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Investing Without Trailing Stops

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 20/10/2009 7:03

LOL, eu sei lá.... nota como eu fui discreta e não disse nada, só perguntei. Mas explica lá melhor para eu conseguir perceber melhor a ideia sem infringir os copyright.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por LTCM » 19/10/2009 22:45

Pata-Hari Escreveu:
Na componente de investimento activo - se é que existe tal coisa - , não utilizo stops, ou melhor utilizo mas não da forma habitual (percentagem ou pontos), neste caso concreto emprego como stop o factor tempo medido em meses.

Isto interessa-me. Tem algo a ver com Gann?

Gann Pata-Hari? Gann?
Logo eu que sou frontalmente contra essas tretas de ondas, squares, fibos e quejandos. :evil:

O factor tempo é aplicado, em função da força relativa de cada sector/activo.
Claro que, antes da sua aplicação, são necessários alguns estudos quantitativos. :mrgreen:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por mapaman » 19/10/2009 22:09

olá,

faz assim:

se conseguires ver o ATR14,vê o valor do ultimo dia,multiplica por 3 e subtrai à cotação.encontras o stop,se este valor te agradar deixa andar.

se a ideia é longo prazo,x 4.

se nada disto te agradar,encontra um drawdown "mental" e vai seguindo a cotação.

se nada disto fizer sentido,pergunta ao Cem que ele responde.

abraço
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por MarcoAntonio » 19/10/2009 22:05

QuimPorta Escreveu:Já há aqui muita matéria…

MarcoAntonio Escreveu:
Eu já comentei isto várias vezes, cá vai de novo: eu não acho as linhas do PRT lá muito fiáveis (os S/R até são razoáveis - talvez metade deles coincida com os que eu traço - e as LTs muito para o fracotas, acho-as mt pouco relevantes. Eu não aconselharia a utilizarem. Gosto da ferramenta em si, mas gosto muito pouco daquelas linhas automáticas que a ferramenta permite colocar. Prefiro mil vezes as minhas traçadas à mão!

Neste caso, aquela linha a verde está traçada no mesmo local que eu tenho. Mas também tenho uma segunda linha um pouco mais acima, perto dos 3 euros. Toda aquela zona é/era uma zona de resistência para mim.

Também não sido as linhas do Prorealtime. Olho para elas, como olho para muitas outras. Dou bastante mais importância às tuas, p. ex…

MarcoAntonio Escreveu:
"Já olhando para o momento actual, tecnicamente a EDP apresenta agora uma clara e definida tendência lateral no médio-prazo com uma zona de resistência sensivelmente entre os 2.585 e os 3 euros. E é precisamente esta a situação técnica que o índice também descreve desde Novembro último. Uma quebra da zona de resistência, com a a EDP a atingir valores acima dos 3 euros constituiria um sinal forte de inversão da tendência de fundo para a EDP e, em princípio, tal ocorreria no índice também."

Portanto, como podes constatar, a minha visão é diferente e estou - como descrevi atrás - a integra-lo num padrão. E o padrão era o de lateralização da EDP num range bastante largo. Os movimentos dentro destes ranges são (tendem a ser) bastante incertos e erráticos. O meu conselho é por norma ignorar o que se passa dentro desses ranges e tendo a não dar grande importância a suportes/resistências e respectivas quebras dentro desses ranges.

Em resumo não consideras que tenha havido quebra de resistência, logo ainda não estava constituído suporte naquela região, percebi bem?

Em resumo, naquela zona nenhum suporte para mim vai ser importante. Note-se ainda que uma resistência quebrada não passa necessariamente a suporte (por vezes isso acontece mas não é linear). Em todo o caso, volto a referir que aquela é uma zona de lateralização que já durava há meses. Nada no miolo dessa zona de lateralização (cujo limite superior estava um pedaço acima, perto dos 3 euros) é particularmente importante e tenderei a dizer que corre o risco de ser uma má referência.

QuimPorta Escreveu:Ora bem… esta é precisamente a hipótese que estou aqui a tentar validar convosco. Se a tendência de subida está validada, para quê os stops apertadinhos?

Quem falou de suportes apertadinhos?
:mrgreen:

Eu não sou nada dogmático nesta questão dos stops, acho importante, acho úteis mas como podem ser utilizados varia bastante e até haverá quem não precise (sinta a necessidade) de recorrer a esse artifício.

Stops na minha opinião podem ser utilizados de diversas formas (nomeadamente stops mentais, stops dinamicos, etc). O que vai resultar depende mt de cada um. Se um individuo tem pouca disciplina e muda de opinião muito facilmente, então stops dinamicos e mentais é uma combinação quase explosiva. Ou dito de outra forma: é o mesmo que não existirem.

Mas as pessoas, os investidores, não são todos iguais e esse tipo de stop funcionar com outro investidor (para quem, no limite, um stop fixo que não muda sobre condições nenhumas e que tem de ser seguido cegamente é uma coisa meio absurda).

E para voltar à questão do "apertadinhos" isso vai naturalmente depender em grande medida do tipo de trade e plano temporal em que se está a investir. Não têm de ser necessariamente "apertadinhos"...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Quimporta » 19/10/2009 21:50

Já há aqui muita matéria…

MarcoAntonio Escreveu:
Eu já comentei isto várias vezes, cá vai de novo: eu não acho as linhas do PRT lá muito fiáveis (os S/R até são razoáveis - talvez metade deles coincida com os que eu traço - e as LTs muito para o fracotas, acho-as mt pouco relevantes. Eu não aconselharia a utilizarem. Gosto da ferramenta em si, mas gosto muito pouco daquelas linhas automáticas que a ferramenta permite colocar. Prefiro mil vezes as minhas traçadas à mão!

Neste caso, aquela linha a verde está traçada no mesmo local que eu tenho. Mas também tenho uma segunda linha um pouco mais acima, perto dos 3 euros. Toda aquela zona é/era uma zona de resistência para mim.

Também não sido as linhas do Prorealtime. Olho para elas, como olho para muitas outras. Dou bastante mais importância às tuas, p. ex…

MarcoAntonio Escreveu:
"Já olhando para o momento actual, tecnicamente a EDP apresenta agora uma clara e definida tendência lateral no médio-prazo com uma zona de resistência sensivelmente entre os 2.585 e os 3 euros. E é precisamente esta a situação técnica que o índice também descreve desde Novembro último. Uma quebra da zona de resistência, com a a EDP a atingir valores acima dos 3 euros constituiria um sinal forte de inversão da tendência de fundo para a EDP e, em princípio, tal ocorreria no índice também."

Portanto, como podes constatar, a minha visão é diferente e estou - como descrevi atrás - a integra-lo num padrão. E o padrão era o de lateralização da EDP num range bastante largo. Os movimentos dentro destes ranges são (tendem a ser) bastante incertos e erráticos. O meu conselho é por norma ignorar o que se passa dentro desses ranges e tendo a não dar grande importância a suportes/resistências e respectivas quebras dentro desses ranges.

Em resumo não consideras que tenha havido quebra de resistência, logo ainda não estava constituído suporte naquela região, percebi bem?

MarcoAntonio Escreveu:Se quiseres colocar esses casos também, eu não me importo de dar uma olhada e contrapor com a minha visão e, tal como neste caso, colocarei a minha versão dos gráficos conforme já os tinha colocado no Forum. Penso que é que com este tipo de exercício que se pode avançar bastante.

Vou sugar-vos até ao centro, do núcleo, do miolo do tutano… Com a devida licença… Mas já lá iremos uns posts mais à frente. Depois de esmiuçar este caso EDP.

MarcoAntonio Escreveu:A minha opinião mantém-se: creio que a questão central é os suportes que estás a considerar... talvez estejas a dar importância a suportes que não são realmente relevantes ou que não são fiáveis.

Junto agora o mapaman

mapaman Escreveu:se não "entenderes" a volatilidade da acção, escusas de andar atrás de suportes que não vais a lado nenhum.
existe um indicador que é o ATR medido aos 14 dias e que nas plataformas vai dar o ATR14.

Amigo mapaman. Isso será tudo verdade, mas deixemo-nos de rodeios! Até podia estar tudo muito certinho que há quem se dedique (e com absolutamente toda a legitimidade!) a deixar esticar as correcções para disparar stops. Se se começar a generalizar a utilização da ATR14, e o indicador apontar para a colocação dos stops no valor k abaixo do suporte, o título vai passar a descer até k mais um cheirinho! E aí…pum pum pum… Estás a ver onde quero chegar? Ainda estou a amadurecer este assunto mas não me parece para já que só com indicadores técnicos fiquemos a salvo deste fenómeno…

mapaman Escreveu:se não usares stop´s não vêm grande mal ao mundo,desde que acompanhes o mercado e saltes fora naquilo que "podem" ser zonas de correcção.
usar um stop de 20% tambem não é vergonha nenhuma num contexto de tendencia bem definida para o médio/longo prazo.sempre protege alguma desgraça tipo 11 de setembro.

Ora bem… esta é precisamente a hipótese que estou aqui a tentar validar convosco. Se a tendência de subida está validada, para quê os stops apertadinhos?

salvadorveiga Escreveu:o trailing stop pode mt bem ser moveres o stop a cada higher low q passa...

Salvador, foi assim que fui entendendo o conceito. Em bull, ir subindo o stop à medida que sobe a cotação, segurando os ganhos. Só que somos muitos a fazer isso. Vê o gráfico que coloquei da EDP e nos mínimos relativos há normalmente “linhas de pesca ao pato”… O título até acaba muitas vezes a subir… É preciso dizer mais?

Não dormiria bem sem stops deste tipo, mas retrospectivamente tinha passado melhor sem eles...

Abraço,
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por Pata-Hari » 19/10/2009 20:59

Na componente de investimento activo - se é que existe tal coisa - , não utilizo stops, ou melhor utilizo mas não da forma habitual (percentagem ou pontos), neste caso concreto emprego como stop o factor tempo medido em meses.

Isto interessa-me. Tem algo a ver com Gann?
Administrador Fórum

por LTCM » 19/10/2009 19:46

Pata-Hari Escreveu:LTCM, e qual é a tua opinião sobre o tema?

Genericamente a minha opinião é próxima da do autor.
O sistema que uso para brincar aos traders utiliza um, largo, trailing stop ajustado à volatilidade de cada activo, infelizmente nunca vendo nos topos.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

por cannot » 19/10/2009 19:02

sendo assim julgo que todos devemos usar um stop, mesmo que mental, numa determinada zona, e ir movendo para cima. Pois, isso para mim é tão óbvio que nem pensei que fosse isso que estava a falar. Mas isso não diz nada, dizer que se deve usar um trailing stop, o que interessa mesmo é a zona onde metes o stop em cada altura, isso sim é o importante, não se é fixo, mental ou o que lhe quiserem chamar.

Eu sou contra é ter um stop a uma percentagem fixa abaixo da cotação (a subir com cada nova subida).

Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por MarcoAntonio » 19/10/2009 18:54

salvadorveiga Escreveu:Atençao que eu acho que o autor do artigo nao usa o Trailing stop como nós pensamos.

Os americanos tem por muito habito chamar trailing stop a simplesmente tu moveres o stop a' medida que o trade for indo na tua direcção... nao e' imperativo que estejam a falar portanto no stop de plataforma mesmmo Trailing stop que a cada intervalo X avança o stop em Y...

o trailing stop pode mt bem ser moveres o stop a cada higher low q passa...

Exacto. O trailing stop que aparece nas plataformas é apenas um dos formatos que o trailing stop pode tomar. De uma forma geral um trailing stop é um stop dinamico que acompanha a evolução da acção (no sentido da tendência) mas pode fazê-lo seguindo diferentes regras (no limite, até pode avançar de forma discricionária).

Mas a ideia central de um trailing stop (falando genericamente) é a de um stop que em vez de estar estático num ponto, avança com o tempo no sentido da cotação.

Pessoalmente acho que os trailing stops são o tipo de stop que faz mais sentido (não sou grande apologista de stops fixos). Quando falo de trailing stops, falo do trailing stop em geral e não da mecanica utilizada nalgumas plataformas.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por salvadorveiga » 19/10/2009 18:50

cannot Escreveu:Boas! Eu acho que dizer que se deve usar isto ou aquilo é uma completa asneira. Existem muito boas estratégias que funcionam com Trailing Stops, mas outras há que funcionam bem melhor com stops abaixo das resistências e ainda outras até podem funcionar bem com stops mentais, ou mesmo sem stops.

Dizer isto de usar Trailing Stops: "This is the best way for you to minimize your losses and maximize your gains", na minha modesta opinião é uma completa asneira e é muito incorrecto, by the way.

A melhor estratégia para isso que dizem, é ter um bom money managment, nada mais. Agora a questão dos trailing stops pouco tem haver com a minimização das perdas e maximização dos lucros, na minha opinião é apenas uma maneira fácil de tentar fazer isso. Na realidade nem minimizamos nem maximizamos nada, apenas pomos essa questão do lado do computador, usando uma regra para sair. Estou a pensar em investimentos em acções apenas.

Não digo que isso não seja útil para quem tenha pouca experiência ou para quem tenha uma estratégia adaptada a isso. Agora dizer que se deve fazer sempre isso é uma completa idiotice. A estratégia de cada um deve funcionar como um todo, o money managment em conjunto com a decisão dos pontos de entrada e dos pontos de saída. Se temos razões para entrar teremos também razões para sair, e elas são bem definidas e dificilmente um trailing stop se vai adaptar a elas. Se não tivermos razões para sair aí até concordo em usar um trailing stop, mas aí pergunto: quais foram as razões para entrar?

Posso dizer que se eu metesse um trailing stop na minha estratégia de trading seria o desastre total!

Para além disso a estratégia deve ser adaptada a cada trader. Eu não conseguiria ter certas estratégias mesmo que me mostrassem que funcionam, simplesmente porque não são adaptadas à minha maneira de ser. Neste caso até poderia imaginar uma estratégia com trailing stops que funcionasse mas para já julgo que existem outras que funcionam bem melhor sem eles.

Abraço

Atençao que eu acho que o autor do artigo nao usa o Trailing stop como nós pensamos.

Os americanos tem por muito habito chamar trailing stop a simplesmente tu moveres o stop a' medida que o trade for indo na tua direcção... nao e' imperativo que estejam a falar portanto no stop de plataforma mesmmo Trailing stop que a cada intervalo X avança o stop em Y...

o trailing stop pode mt bem ser moveres o stop a cada higher low q passa...
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por MarcoAntonio » 19/10/2009 18:47

Afinal a gralha já estava corrigida lá no tópico na altura...
:lol:

MarcoAntonio Escreveu:Sim, foi gralha. Está esse 5 a mais...
Imagem

Administrador Fórum

por mapaman » 19/10/2009 18:45

QuimPorta Escreveu:Pata,

eu não tenho ainda opinião para dar e gostava muito de a formar no decorrer deste tópico. É que tenho sucessivamente sido objecto de disparos de stop em minimos relativos e fico com um sabor a ..."pato" sabes como é?! assim um gsrrdrmnhh na garganta...

Parece-me que a sistematização da utilização da AT está a levar a que sistematizem também as falsas rupturas para provocar uns "quá-quás" dos patinhos pequenitos.

E tu sendo uma Pata já com andamento (ai..aii.. que ainda me aventuro a uma patada...)vai uma pergunta: será que vale mesmo a pena ter stops colocados abaixo das resistências quando o título está em Bull?! As poucas escaldadelas que tive apontam para que não.

Mas um stop algures deve estar colocado, quanto mais não seja para prevenir um crash ou algo parecido. Assim sendo qual o critério?

Patinhos! Unidos! É altura de dizer A..CA..BOU!!

Abraçinho

Olá,

bem sei que isto pode ser mal interpretado,mas aqui vai:

se não "entenderes" a volatilidade da acção,escusas de andar atrás de suportes que não vais a lado nenhum.

existe um indicador que é o ATR medido aos 14 dias e que nas plataformas vai dar o ATR14.

procura na net por "new concepts in technical trading systems" de j.welles wilder

se não usares stop´s não vêm grande mal ao mundo,desde que acompanhes o mercado e saltes fora naquilo que "podem" ser zonas de correcção.

usar um stop de 20% tambem não é vergonha nenhuma num contexto de tendencia bem definida para o médio/longo prazo.sempre protege alguma desgraça tipo 11 de setembro.

abraço
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por MarcoAntonio » 19/10/2009 18:39

Ah, só agora reparei ao fazer o quote que o artigo tem uma gralha evidente que na altura passou em claro. É evidente que eu queria dizer 2.85 e 3 euros. Aquele 5 depois da virgula decimal está ali a mais!
Imagem

Administrador Fórum

por cannot » 19/10/2009 18:38

Boas! Eu acho que dizer que se deve usar isto ou aquilo é uma completa asneira. Existem muito boas estratégias que funcionam com Trailing Stops, mas outras há que funcionam bem melhor com stops abaixo das resistências e ainda outras até podem funcionar bem com stops mentais, ou mesmo sem stops.

Dizer isto de usar Trailing Stops: "This is the best way for you to minimize your losses and maximize your gains", na minha modesta opinião é uma completa asneira e é muito incorrecto, by the way.

A melhor estratégia para isso que dizem, é ter um bom money managment, nada mais. Agora a questão dos trailing stops pouco tem haver com a minimização das perdas e maximização dos lucros, na minha opinião é apenas uma maneira fácil de tentar fazer isso. Na realidade nem minimizamos nem maximizamos nada, apenas pomos essa questão do lado do computador, usando uma regra para sair. Estou a pensar em investimentos em acções apenas.

Não digo que isso não seja útil para quem tenha pouca experiência ou para quem tenha uma estratégia adaptada a isso. Agora dizer que se deve fazer sempre isso é uma completa idiotice. A estratégia de cada um deve funcionar como um todo, o money managment em conjunto com a decisão dos pontos de entrada e dos pontos de saída. Se temos razões para entrar teremos também razões para sair, e elas são bem definidas e dificilmente um trailing stop se vai adaptar a elas. Se não tivermos razões para sair aí até concordo em usar um trailing stop, mas aí pergunto: quais foram as razões para entrar?

Posso dizer que se eu metesse um trailing stop na minha estratégia de trading seria o desastre total!

Para além disso a estratégia deve ser adaptada a cada trader. Eu não conseguiria ter certas estratégias mesmo que me mostrassem que funcionam, simplesmente porque não são adaptadas à minha maneira de ser. Neste caso até poderia imaginar uma estratégia com trailing stops que funcionasse mas para já julgo que existem outras que funcionam bem melhor sem eles.

Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por MarcoAntonio » 19/10/2009 18:29

QuimPorta Escreveu:Tens razão Marco, falava dos suportes, mas a situação coloca-se também na quebra de resistências, para definir eventuais momentos de entrada.

Certo. Bom, deixa-me dizer-te que nem sempre me parece que a quebra da resistência em si é um bom momento de entrada. Há aqui que considerar vários factores: qual a tendência dominante e qual o estado do mercado em geral, em que tipo de padrão se insere a quebra da resistência (se é que se insere em algum identificável), em que condições se dá a quebra (momentum, volume, etc). Mesmo tomando em conta todos estes factores, vão continuar a ocorrer "más entradas". Mas se não os considerarmos, estou certo que os resultados serão piores...

QuimPorta Escreveu:Era talvez melhor não particularizar mas vamos a um exemplo.

Eu diria antes que é importante não generalizar em demasia. Particularizar com alguns exemplos até é bom pois por aí poderemos identificar o que é que "poderá estar mal".

QuimPorta Escreveu: Regressemos a 15-16 de Junho. EDP. As linhas do gráfico são do próprio Prorealtime, mas uma das últimas análises do Ulisses sobre a EDP tinha também validado esta resistência pelos 2,8, vá lá 2,7. A tendência ascendente do PSI estava já clara. Entre dia 12 e 17 a acção vem aos 2,6 e ...pum... Disparam-se para aí stops em fogo de artifício ... Para pouco depois retomar o nivel anterior e mais tarde as subidas...

Eu só olho para a EDP de vez enquando, deixo-te aqui um dos últimos comentários onde podes ver onde tinha essas linhas traçadas e também para situares o meu comentário:

Imagem

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ght=coluna

Onde podes ler, no artigo original:

QuimPorta Escreveu:Algo parecido sucedeu com a SONI e BCP mais recentemente, embora aí não foi um suporte que esteve em causa, mas stops que coloquei para proteger ganhos. Rápidos movimento de correcção e ... pum... E depois seguem as subidas...

Assumo que pode ter havido erro meu na colocação dos stops, mas o que fiz foi depois de ponderar com algum critério.

Gostava de ver este tema bem esmiuçado...

Abraço,

Se quiseres colocar esses casos também, eu não me importo de dar uma olhada e contrapor com a minha visão e, tal como neste caso, colocarei a minha versão dos gráficos conforme já os tinha colocado no Forum. Penso que é que com este tipo de exercício que se pode avançar bastante.

A minha opinião mantém-se: creio que a questão central é os suportes que estás a considerar... talvez estejas a dar importância a suportes que não são realmente relevantes ou que não são fiáveis.
Imagem

Administrador Fórum

por Quimporta » 19/10/2009 18:06

MarcoAntonio Escreveu:
QuimPorta Escreveu:E tu sendo uma Pata já com andamento (ai..aii.. que ainda me aventuro a uma patada...)vai uma pergunta: será que vale mesmo a pena ter stops colocados abaixo das resistências quando o título está em Bull?! As poucas escaldadelas que tive apontam para que não.

Não sou a Pata mas deixa-me colocar a questão: presumo que querias dizer "abaixo dos suportes", certo? Nesse caso, creio que a questão é quais suportes. Ao longo dos últimos tempos - durante esta subida - não tenho notado que se tenham quebrado suportes relevantes portanto a questão que se coloca aqui é "que suportes estás a considerar"?

Tens razão Marco, falava dos suportes, mas a situação coloca-se também na quebra de resistências, para definir eventuais momentos de entrada.

Era talvez melhor não particularizar mas vamos a um exemplo. Regressemos a 15-16 de Junho. EDP. As linhas do gráfico são do próprio Prorealtime, mas uma das últimas análises do Ulisses sobre a EDP tinha também validado esta resistência pelos 2,8, vá lá 2,7. A tendência ascendente do PSI estava já clara (*). Entre dia 12 e 17 a acção vem aos 2,6 e ...pum... Disparam-se para aí stops em fogo de artifício ... Para pouco depois retomar o nivel anterior e mais tarde as subidas...

Algo parecido sucedeu com a SONI e BCP mais recentemente, embora aí não foi um suporte que esteve em causa, mas stops que coloquei para proteger ganhos. Rápidos movimento de correcção e ... pum... E depois seguem as subidas...

Assumo que pode ter havido erro meu na colocação dos stops, mas o que fiz foi depois de ponderar com algum critério.

Gostava de ver este tema bem esmiuçado...

Abraço,

edit: (*) - Tendência de médio prazo
Anexos
EDP Break.png
EDP Break.png (35.81 KiB) Visualizado 1738 vezes

por MarcoAntonio » 19/10/2009 17:30

QuimPorta Escreveu:E tu sendo uma Pata já com andamento (ai..aii.. que ainda me aventuro a uma patada...)vai uma pergunta: será que vale mesmo a pena ter stops colocados abaixo das resistências quando o título está em Bull?! As poucas escaldadelas que tive apontam para que não.

Não sou a Pata mas deixa-me colocar a questão: presumo que querias dizer "abaixo dos suportes", certo? Nesse caso, creio que a questão é quais suportes. Ao longo dos últimos tempos - durante esta subida - não tenho notado que se tenham quebrado suportes relevantes portanto a questão que se coloca aqui é "que suportes estás a considerar"?
Imagem

Administrador Fórum

por mapfler21 » 19/10/2009 16:16

Stop mental? Sou absolutamente contra este tipo de Stopes. Se querem realmente usar stopes (e acho que devem usar sempre) activem-nas na sua plataforma. É claro que será mais relevante utilizar stopes em determinados investimentos do que noutros. Por ex: se investirem em futuros, quem não uitilizar stopes (activadas) em pouco tempo pode levar a sua conta à falência.
Acreditem nisto.

Um braço.

Registado: 16/10/2009 22:28

por Quimporta » 19/10/2009 16:06

Pata,

eu não tenho ainda opinião para dar e gostava muito de a formar no decorrer deste tópico. É que tenho sucessivamente sido objecto de disparos de stop em minimos relativos e fico com um sabor a ..."pato" sabes como é?! assim um gsrrdrmnhh na garganta...

Parece-me que a sistematização da utilização da AT está a levar a que sistematizem também as falsas rupturas para provocar uns "quá-quás" dos patinhos pequenitos.

E tu sendo uma Pata já com andamento (ai..aii.. que ainda me aventuro a uma patada...)vai uma pergunta: será que vale mesmo a pena ter stops colocados abaixo das resistências quando o título está em Bull?! As poucas escaldadelas que tive apontam para que não.

Mas um stop algures deve estar colocado, quanto mais não seja para prevenir um crash ou algo parecido. Assim sendo qual o critério?

Patinhos! Unidos! É altura de dizer A..CA..BOU!!

Abraçinho

por tonirai » 19/10/2009 16:05

careca79 Escreveu:Só há um probleminha. Qual o valor do stop? -2%? -3%? -20%?

Num movimento de subida, pode haver quebras de 5% e o continuar a subir alegremente, simplesmente houve tomada de lucros e fecho de posições curtas por exemplo.

Só um reparo:
Se há quebras num movimento de subida, podes associá-las a tomada de lucros e abertura de posições curtas (não fecho).

- A abertura de uma posição curta é uma venda (puxa o mercado para baixo);
- O fecho da mesma é uma compra (puxa o mercado para cima).

Registado: 19/4/2007 18:26

por Pata-Hari » 19/10/2009 14:12

LTCM, e qual é a tua opinião sobre o tema?
Administrador Fórum

por careca79 » 19/10/2009 14:01

Só há um probleminha. Qual o valor do stop? -2%? -3%? -20%?

Num movimento de subida, pode haver quebras de 5% e o continuar a subir alegremente, simplesmente houve tomada de lucros e fecho de posições curtas por exemplo.

Não é inédito stops serem limpos por um pico anormal durante o dia, aconteceu à dias coma TD e houve pessoal que ficou fora.

O Stop deve ser mental mas claro, as melhores decisões de trade são as tomadas com os mercados fechados, mas nisto tudo é relativo e o que serve para mim, pode não servir minimamente para outros traders.

Abraço e bons trades.

Registado: 29/11/2007 3:04

Investing Without Trailing Stops

por LTCM » 19/10/2009 13:51

Investing Without Trailing Stops: Here’s Why 75% of Stocks Are a Sucker’s Bet

by Alexander Green, Advisory Panelist
Saturday, September 19, 2009: Issue #1097

A couple weeks ago, I explained why it is imperative to run trailing stops behind your individual stocks.

Sell stops ensure that your capital is protected and your profits don’t slip through your fingers.

However, one subscriber took me to task, saying that a trailing stop guarantees you won’t “sell at the top.”

Quite true.

However, “selling at the top” and its corollary, “buying at the bottom,” are not realistic investment goals. Here’s why…

The Danger of Selling High and Buying Low

For one thing, you never know the top or the bottom until you’re looking in the rear view mirror. And given enough time, all-time highs and lows are usually exceeded.

For example, you may sell a stock at its 52-week high – not a good idea since you should always let your winners run – and find that it goes on to double or triple from there. Likewise, if you buy at the all-time low, the stock may head still lower (after all, that’s the direction it’s heading).

Our trailing stop policy works, in part, because it accepts the uncertainty that is an inevitable part of equity investing. Sure, you may get lucky and buy at the bottom or sell at the top from time to time. But hoping to “get lucky” isn’t much of an investment strategy.

And there’s yet another iron-clad reason to use trailing stops…

How Trailing Stops Can Maximize Your Gains & Mitigate Your Losses

It’s a little-known but depressing fact that the vast majority of individual stocks post negative returns over the long run.

This may come as a shock to those who’ve been told that equities are the very best long-term investment.

* But research by the investment management firm, Dimensional Fund Advisors, found that form 1980 to 2008, the top-performing 25% of stocks was responsible for 100% of the gains in the broad market.
* The bottom 75% of stocks collectively generated annual losses of 2% over the past 29 years.

It’s pretty sobering to realize you were three times as likely to own losing stocks as winners.

However, this data makes the fundamental assumption that you actually held all these stocks over the entire period.

Many stocks make spectacular runs before crashing and burning. By using a trailing stop, you could have participated in an awful lot of upside without sticking around for the Battle of Little Big Horn.

Likewise, even if you picked a stock that went south immediately, a trailing stop would have kept your losses small and acceptable.

Don’t Argue With the Market… Use Trailing Stops Instead

The bottom line is this: Anyone can plunk for a few shares. Getting out at the right time is the true art of investing.

The key is to make sure you’re cutting your losses and letting your profits run.

Emotions like fear and greed (and hope) can prevent that. But trailing stops enforce a discipline that takes the emotion – and the second-guessing – out of the investment process.

Understand that market prices reflect facts about a company better than opinions. So don’t argue with the market.

When you buy a stock, enter a trailing stop below it to protect your principal. And as the stock rises, keep raising the stop to protect your profits.

This is the best way for you to minimize your losses and maximize your gains – even if some of the stocks you own are on their way to Waterloo.

Good investing,

Alex Green

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Bing [Bot], darkreflection, Ferreiratrade, hugob0ss, m-m, malakas, Masterchief, OCTAMA, SalvaFP, trend=friend, trilhos2006 e 334 visitantes