Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Martifer - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por vaskovic » 15/10/2009 15:15

Olá a todos,

Escolhi a Martifer, porque tem sido neste ultimos dias a empresa mais "na berra" do PSI-20. Eu, por norma, não negoceio com small-caps, porque me parecem demasiado fáceis de serem manipuladas.

Efectivamente foi-me dificil resistir à tentação da Martifer e há uns dias dei aquilo que se pode chamar "um tirinho" na Martifer, saindo logo de seguida (com um daqueles ganhos marginais que pouco mais servem do que para fazer bem ao ego e um gajo dizer para si mesmo: "Viste, pá! Tu percebes mesmo disto"! e na verdade representa pouquissimo em valor absoluto :) ) porque de facto não se enquadram no meu perfil de acções.

A questão que gostava colocar a quem tem negociado Martifer, com base em indicadores de AT é se não sentem que pelo facto do volume ser muito baixo (exceptuando estes últimos dias), que se perde muitas das "garantias" que a análise técnica nos dá e que mais facilmente são válidas (e portanto, dificeis de manipular) em títulos com um volume muito maior.

No caso da Martifer, tem-se assitido ao "segurar" do valor da acção pelos próprios patrões que de cada vez que ela vai abaixo, compram mais umas. Ok, por um lado é positivo, porque dá um sinal de confiança na empresa por parte de quem a dirige, mas por outro, mantem um valor "artificial" da empresa.

Qual é a vossa sensação relativamente à Martifer? Não sentem os pressupostos de AT um pouco "esbatidos" e uma acção mais frágil a manipulações de valor do que uma cotada com muito maior liquidez?

1 abraço,

Registado: 17/6/2009 11:06

por SMALL1969 » 15/10/2009 15:14

Batmax Escreveu:Como já tinha referido tenho a minha estratégia e não vou altera-la ainda com os mercados ao rubro ali tão perto de passar os 1100 e com ivestor day a porta no thanks, já agora essa do millennium para mim não me diz nada uma vez que eles já andam muito desenquadrados da Martifer a muito tempo.

Serve de "lição" e perdoa-me ter escolhido a tua mensagem anterior. Não se trata de perseguição, espero que entendas.

Das coisas mais importantes neste fórum é manter o que se escreve, e defender com argumentos, apesar de não devermos nada a ninguém.
Para os que nos leêm ou querem "aprender" alguma coisa, não serve de nada nós dizermos uma coisa e fazermos outra passado pouco tempo, ou no mesmo dia.

Eu sempre defendi que vai saltar acima de 4, vendo aí e depois repenso a estratégia.
E foi o que fiz.
Perdi os últimos 10%, mas de facto já estaria a 4 novamente, e não as terei vendido.

Registado: 3/2/2009 12:21

por money greedy » 15/10/2009 14:55

Confesso que também estava um pouco apreensivo quanto a algumas afirmações, mas é perfeitamente normal alguma euforia... Eu também entrei a 3,57 e estava em êxtase...

Como planeado reentrei a 4,10€ e ao contrário do ponto de saída, que foi a 4,36€, para já a reentrada foi na muche, sem ter tido nenhum bom motivo para escolher este ponto. Vamos ver se os 4,10 a seguram... Esta reentrada foi um bocado numa lógica de easy comes, easy goes, como já tive lucro, sinto-me mais à vontade para arriscar nesta acção, que o sentimento de perca nunca será grande... E o lado psicológico é muito importante...

Registado: 22/1/2009 17:52

por paulosaints » 15/10/2009 14:48

Eu entusiasmei-me e reforcei valentemente aos 4,55€... também não esperava esta queda.
Mas vou aproveitar a queda para reforçar.
E só rezo para que o Investor Day seja suficiente para recuperar!

Registado: 29/11/2007 11:39

por Batmax » 15/10/2009 14:09

Concordo que me entusiasmei demais e peço desculpa por o ter feito mas devo relembrar que detinha Martifer desde os 3.57€ e a euforia vinha desde ai então com o passar dos dias comecei a perceber que tinha de pensar com a cabeça e não com o coração dai ter tomado essa decisão ;), mas continua valido que a martifer é uma empresa para se apostar no longo, só que eu prefiro não estar exposto para não ser apanhado de surpresa, já agora tenciono reentrar mas para já quero ver a reacção dos mercados as boas noticias que pelos vistos esta a acontecer aquilo que eu mais receava, abraço.

Registado: 29/11/2007 2:13

por majomo » 15/10/2009 13:29

Batmax Escreveu:Sabes que quando estamos numa crise em primeiro lugar reina o pessimismo eu sai da martifer porque comecei a ver que se calhar ela não sobe sempre tb vai corrigir continuo a gostar dela, mas como o Ulisses diz e bem nunca nos devemos agarrar as acções e foi o que eu fiz isto continua bom para daytrade e é o que eu vou voltar a fazer, abraço.

Concordo, temos de ter lucidez para alterar estratégias...

Contudo, referia-me ao excesso de linguagem que usaste, do tipo... "eu avisei..." que não me parece correcto.

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por PequenoInvest » 15/10/2009 10:32

E depois também há isto:

"Investment Banking reviu em alta o seu preço-alvo para os títulos da Martifer, para os 4,05 euros dos anteriores 3,75 euros. No entanto, tendo em conta a actual cotação das acções, o potencial atribuído pelo BCPI à empresa é de queda.

http://economico.sapo.pt/noticias/bcpi- ... 71986.html

Registado: 24/7/2009 12:13

Calma.....

por rasteiro » 15/10/2009 10:15

Não te esqueças que esta menina em poucos dias foi de 3.50 a 4.50, por isso tém que respirar um pouco, não achas?

Eu também estou á espera dela mais cá para baixo(4.00).

Abraços

paulosaints Escreveu:Esta correcção está a ser um pouco exagerada não acham?? De 4.55 para os valores de hoje, vão quase 10% de correcção...
Será que o Investor Day é forte o suficiente para superar esta correcção?

Registado: 29/11/2007 12:24

por paulosaints » 15/10/2009 10:12

Esta correcção está a ser um pouco exagerada não acham?? De 4.55 para os valores de hoje, vão quase 10% de correcção...
Será que o Investor Day é forte o suficiente para superar esta correcção?

Registado: 29/11/2007 11:39

por PequenoInvest » 15/10/2009 9:15

Nico Escreveu:
majomo Escreveu:
Batmax Escreveu:Bem parece que não out a espera que isto acalme e ver para afinal aonde quer ir, se vir sinais que me de confiança volto a entrar, atenção que também não estou a gostar muito da reacção dos Usa, preciso de ver o rompimento de certas resistências com força, pois isto ainda anda muito pessimismo no ar, Luka grande timming.

Lá está, tanta euforia... tanto optimismo e de um momento para o outro saltas completamente fora. :?

Com aquele fecho de ontem, os EUA vão fazê-lo arrepender-se... 8-)

Até agora não me parece que se esteja a arrepender.
Nem o psi 20 nem as do psi geral ficaram entusiasmadas com o fecho acima dos 10 mil.

por Batmax » 15/10/2009 9:14

Sabes que quando estamos numa crise em primeiro lugar reina o pessimismo eu sai da martifer porque comecei a ver que se calhar ela não sobe sempre tb vai corrigir continuo a gostar dela, mas como o Ulisses diz e bem nunca nos devemos agarrar as acções e foi o que eu fiz isto continua bom para daytrade e é o que eu vou voltar a fazer, abraço.

por Luka! » 15/10/2009 9:02

Saida por agora da MARTIFER
(para comprar Brisa que estou a reforçar , antes da publicaçao de resultados)

:wink:
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por Marco Martins » 15/10/2009 8:21

Alguém sabe se existe algum ponto de resistência, acima de 4.10€?

saudações

Registado: 7/4/2007 17:13

por Nico » 15/10/2009 8:09

majomo Escreveu:
Batmax Escreveu:Bem parece que não out a espera que isto acalme e ver para afinal aonde quer ir, se vir sinais que me de confiança volto a entrar, atenção que também não estou a gostar muito da reacção dos Usa, preciso de ver o rompimento de certas resistências com força, pois isto ainda anda muito pessimismo no ar, Luka grande timming.

Lá está, tanta euforia... tanto optimismo e de um momento para o outro saltas completamente fora. :?

Com aquele fecho de ontem, os EUA vão fazê-lo arrepender-se... 8-)

Registado: 23/4/2007 13:05

por majomo » 15/10/2009 0:04

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por PequenoInvest » 14/10/2009 21:12

Imagem

Depois de dois dias a descansar será amanhã uma regresso às subidas?

por jabreu3 » 14/10/2009 15:53

Ulisses, para mim está bom pq acima dos 4,2, só tem valor de referencia importantes por volta dos 5

Registado: 30/11/2007 21:12

Venda Martifer >> Compra BRISA

por Luka! » 14/10/2009 15:25

Obrigado Batmax,
luka Escreveu:Venda parcial de Martifer depois das subidas recentes desde os 3.30 (quando assinalei no forum o Buy Point)

Objectivo: Reforçar na BRISA (fortemente) antes da publicaçao dos resultados ...(lembram-se como disparou nos ultimos ... e a tendencia é para uma melhoria ..., as infos ainda nao sairam ... apenas indicios a "conta gotas" ...)
:wink:

parece que comecei a vender a tempo...

:|

.
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por Batmax » 14/10/2009 14:59

Bem parece que não out a espera que isto acalme e ver para afinal aonde quer ir, se vir sinais que me de confiança volto a entrar, atenção que também não estou a gostar muito da reacção dos Usa, preciso de ver o rompimento de certas resistências com força, pois isto ainda anda muito pessimismo no ar, Luka grande timming.

por Batmax » 14/10/2009 14:24

Estes tampões a ultima vez que os vi a acção subiu bem será ?

por Ulisses Pereira » 14/10/2009 14:15

Acho perfeitamente normal que haja diferenças. Cada um faz as suas estimativas, não apenas para os número microeconómicos como também para os macroeconómicos. Se todos fizessem a mesma avaliação, não haveria oportunidades no mercado.

O grande problema dos PT é que normalmente andam a reboque das cotações, variando mais em função do mercado do que propriamente de alterações dos dados fundamentais.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Batmax » 14/10/2009 14:14

Marco Martins Escreveu:É um pouco estranho o PT que o BCP tem para a Martifer.
Creio que outras instituições (como o BPI) têm um pt acima de 5!
É normal haver uma diferença de mais de 25% nas avaliações de uma empresa?
Não deveria haver uma proximidade? Ou cada um diz os valores que lhe interessa?

saudações

Esses são os mesmos que recomendavam fortemente a Soni com PT de 13€ recordam-se, por isso cada um que tire as conclusões que quiser.

por Marco Martins » 14/10/2009 14:11

É um pouco estranho o PT que o BCP tem para a Martifer.
Creio que outras instituições (como o BPI) têm um pt acima de 5!
É normal haver uma diferença de mais de 25% nas avaliações de uma empresa?
Não deveria haver uma proximidade? Ou cada um diz os valores que lhe interessa?

saudações

Registado: 7/4/2007 17:13

por Ulisses Pereira » 14/10/2009 14:05

jabreu, por que é que está bom para reforçar?

Sem argumentos, os posts têm que ser apagados. Lamento que os participantes do Caldeirão continuem a esquecer-se das regras...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por jabreu3 » 14/10/2009 14:01

Não estou nada preocupado... ainda alguem liga aos pts do milennium??? sempre completamente estapafurdios para cima ou para baixo...está bom é para reforçar

Registado: 30/11/2007 21:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 169 visitantes