Aviso a todos os participantes!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MozHawk » 15/10/2009 8:47

Concordo em absoluto contigo na vénia, Ulisses.

Marco, se concordo em parte contigo, na componente de varrer penso que há muitos outros factores a contribuir para o afastamento/ausência prolongada de membros do fórum. Nomeadamente, pela materialização de projectos de vida que limitaram a disponibilidade para aqui participar. São fases da vida. Penso que muitos participantes eram jovens adultos e isso explicará muita coisa. Mas não penses que as pessoas se afastaram do mercado, antes pelo contrário. Não postam é o que andam a fazer e porquê ;)

Um abraço,
MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por atomez » 15/10/2009 5:33

Ulisses Pereira Escreveu:Crómio, é por isso que tenho que fazer uma vénia ao Atomez, ao JAS, ao Artista, ao Elias e a tantos outros que, com intervenções de muita qualidade, estão aqui há tantos anos a contribuir para a qualidade do Caldeirão. Tiro-lhes o meu chapéu.

Eu???!!! Citado no mesmo parágrafo que tão ilustres personalidades foristas???

Sinceramente, fiquei espantado. Em especial porque sou um mero amador, para mim o investimento em bolsa é pouco mais que um hobby (mas que curiosamente sinto que vai evoluir...). E logo agora que até estou fora do mercado porque acho que se está numa situação muito incaracterística e não estou a conseguir "ler" o mercado, em particular o sector que acompanho mais - as TIC no Nasdaq. Nesta altura estou mais virado para tirar partido da desvalorização do USD.

Mas voltando ao tema. Tenho aprendido mais que imenso por aqui, mas mais do que isso o que mais me agrada neste caldeiro é que também é possível discutir e debater outros temas - económicos, sociais, off-topics dos mais variados - com um nível muito acima do habitual, mesmo a nível internacional e mesmo pagando.

Isso só é possível com certeza com critérios claros e um grande esforço de moderação. Já vi ao longo do tempo que muitos aparecem e não se adaptam, ou não tiram daqui o que lhes interessa e rapidamente desaparecem. E outros que vão ficando e, como o vinho do Porto, se vão refinando. Acho eu.

Continuem com o bom trabalho.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por bEMdISPOSTO » 14/10/2009 23:14

Sim, devias contribuir mais para o fórum! está pouco cromado! Vê se contribuis com cem euros para um jantar, que isso é que é dinheiro bem empregue! :mrgreen:
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente

Registado: 20/7/2009 22:35

por Crómio » 14/10/2009 22:59

Patinha, Ulisses e Marco,

Esta história fez-me lembrar o único tópico que me foi bloqueado (fiquei danado na altura...).

Fui consultá-lo, e acabo de descobrir que estou um velho rabugento... talvez tenha que reflectir e passar a contribuir mais para o fórum (apesar de estar numa situação profissional que me absorve muito a disponibilidade sequer para os mercados), a ver se aprendo alguma coisa...

Deixo aqui o tópico, que está actualizadíssimo :D

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ht=#455848

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por bp1511 » 14/10/2009 22:48

[quote="newone
Acho que isso é um pouco de azia tua a falar. Sinceramente nao vejo a coisa assim, de promover uma determinada accao, vejo sim de PARTILHAR! Afinal de contas se uma determinada accao X está num belissimo ponto de entrada, entao porque nao vais partilhar isso com as outras pessoas? Desde que fundamentes o porque desse ponto de entrada, aí a questao ja vai caber a cada um de achar se compra a accao de sua livre consciencia e responsabilidade.
Sinceramente dou valor a esse trabalho que é feito por certos elementos desse forum, e sinto que nao o fazem mais vezes com receios deste tipo de comentarios.
Penso eu que o espirito de um forum é mesmo este, partilhar, e essa situacao que referiste esta incluida nesse aspecto desde que seja respeitada a regra fulcral que o Ulisses referiu.

bn
NEW[/quote]

Sem duvida, ao ver um post tipo o do cromio, fico sem vontade nenhuma em participar activamente e da-me vontade de ficar à espera das análises das pessoas que não aparecem.

Penso que se tem feito um bom trabalho de entreajuda aqui no caldeirão.

Registado: 29/11/2007 2:19

por Ulisses Pereira » 14/10/2009 22:35

Crómio, é por isso que tenho que fazer uma vénia ao Atomez, ao JAS, ao Artista, ao Elias e a tantos outros que, com intervenções de muita qualidade, estão aqui há tantos anos a contribuir para a qualidade do Caldeirão. Tiro-lhes o meu chapéu.

Um abraço,
Ulisses

P.S. Ozy, essa é a pergunta que mais vezes me tem sido feita no Caldeirão nos últimos tempos, mas não tneho resposta para ela.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MarcoAntonio » 14/10/2009 22:31

O Ciclo dos Foruns e o Ciclo dos Mercados.

Em Bear Market os mercados são mais exigentes e varrem muitos investidores destas andanças, exercendo uma espécie de filtro. Em Bull Market, para além do efeito de filtro ser menor, a própria subida vai atraindo novos investidores que são (por definição) ainda inexperientes (embora por vezes já se entendam muito experientes).

Para aquém já sobreviveu a pelo menos um ciclo completo creio que isto se torna evidente. Para aquém ainda está a viver o primeiro ciclo, o reflexo destes ciclos poderá ser entendido como uma degradação do Forum.

Mas na verdade faz parte da vida do Forum. Inclusivamente podem-se tirar a partir daí algumas leituras sobre o estado ou o momento em que nos encontramos...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ozymandias » 14/10/2009 22:30

Ulisses,em termos de AT, sem dúvida que as suas intervenções eram a grande mais valia deste fórum,para quando o seu regresso?
Também eu tenho saudades de aprender no caldeirão...
O melhor que pode fazer pelo mundo inteiro é tirar o máximo partido de si.

Registado: 1/10/2009 23:28

por Crómio » 14/10/2009 22:24

Naturalmente que aceito melhor esse género de críticas de quem mais contribui para modificar o cenário

Claro, por isso o meu pedido de desculpas em relação ao mau gosto do meu post... o resto vai por MP...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por newone » 14/10/2009 22:23

Migvar Escreveu:Já agora, será que me poderiam esclarecer uma dúvida?
Em alguns posts parece que se anda a fazer propaganda a determinadas acções (veja-se o caso da Martifer), será que esse espirito está dentro do do caldeirão?
Uma coisa é dar opiniões, questionar (como é mais o meu caso) para tentar obter a opinião de pessoas mais experientes, outra é usar o fórum para promover determinada empresa e as suas acções.
Posso ter andado a interpretar erroneamente (se assim for peço desde já desculpa) mas ao ler alguns posts até fico com a ideia que alguns dos seus autores têm interesses que vão para além de meros e normais investidores.
Serei o único a ter essa opinião?

Acho que isso é um pouco de azia tua a falar. Sinceramente nao vejo a coisa assim, de promover uma determinada accao, vejo sim de PARTILHAR! Afinal de contas se uma determinada accao X está num belissimo ponto de entrada, entao porque nao vais partilhar isso com as outras pessoas? Desde que fundamentes o porque desse ponto de entrada, aí a questao ja vai caber a cada um de achar se compra a accao de sua livre consciencia e responsabilidade.
Sinceramente dou valor a esse trabalho que é feito por certos elementos desse forum, e sinto que nao o fazem mais vezes com receios deste tipo de comentarios.
Penso eu que o espirito de um forum é mesmo este, partilhar, e essa situacao que referiste esta incluida nesse aspecto desde que seja respeitada a regra fulcral que o Ulisses referiu.

bn
NEW
Editado pela última vez por newone em 14/10/2009 22:26, num total de 1 vez.

Registado: 11/5/2009 10:04

por Pata-Hari » 14/10/2009 22:22

Crómio, mas há muitos outros novos, e há muitos outros temas de discussão igualmente interessantes e uteis. E, como diz o Ulisses, é mesmo assim, o ciclo é sempre o mesmo e tu apenas estás numa das fases desse ciclo.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Ulisses Pereira » 14/10/2009 22:17

Crómio, desculpa a frieza, mas quando começaste a aparecer no Caldeirão já havia quem dissesse isso...

Há sempre quem ache que as coisas ficam pior. Ficam diferentes. Uns vão, outros vêm. Saudades há sempre, mas esse é o tipo de discurso que leio há 5 anos.
Naturalmente que aceito melhor esse género de críticas de quem mais contribui para modificar o cenário, mas são opções de cada um.

Tenho que começar a fazer um copy deste post porque ao longo de 6 anos já devo ter escrito algo semelhante umas 100 vezes.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Crómio » 14/10/2009 22:10

Não nos dá prazer nenhum andar a apagar posts, mas teremos que ser cada vez mais intransigente nesta matéria, sob pena do Caldeirão se descaracterizar. Mesmo sabendo que nos apelidarão de ditadores e censores. Mas a defesa das regras do Caldeirão e, sobretudo, do espírito deste fórum que tanto nos custou a criar, assim obriga.

Concordo quase em absoluto, pois considero que o Caldeirão já está descaracterizado, por diversos motivos, sendo o principal o aumento de users a aprtir do momento em q se entrou para o Negócios e agora mais recentemente desde que se iniciou esta fantástica recuperação.

A quantidade é o oposto da qualidade sem uma forte moderação.

Deixou de haver AT a sério, e alguns nicks interessantes deixaram de aqui colocar análises ou dar opinião.

O Bullpower vem raramente, o Ulisses foi proibido, o Tartaruga Voadora voa menos, o Thunder desapareceu, o grande Quico só aparece de quando em vez, o Sir n o vejo... e muitos mais...

Perdoem-me a arrogância ou a frontalidade mas parafraseando alguém: "a ignorância é muito atrevida" e temos assistido a muita leveza de argumento e muita afirmação absoluta em ignorância absoluta, tenho saudades de aprender no Caldeirão.

Salvam-nos dois grandes Senhores para nos mostrarem o que é consistência, inteligência e humildade...

De novo peço desculpa ao comentário talvez de mau gosto, mas é o meu pensamento e também um dos fortes motivos da minha falta de vontade de aqui postar...

Abraço

William Bernstein

por bolo » 14/10/2009 19:09

Vá lá pessoal... há momento para tudo.
Escolham um...
Anexos
capuz-com-abertura-para-os-olhos_1.jpg
capuz-com-abertura-para-os-olhos_1.jpg (55.23 KiB) Visualizado 2098 vezes
beardcap.jpg
beardcap.jpg (98.81 KiB) Visualizado 2104 vezes
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por DC89 » 14/10/2009 17:07

scpnuno Escreveu:Beijoca, Ulisses, e tem calma. É ciclico

Mais nada... Deste todos depois só ficam os mais chatos, que foi o meu caso há uns anos.

:mrgreen:

Quanto ao Sr.Druida, so tenho a dizer que bem gostava de ter a sua paciencia.

Registado: 26/12/2007 15:50

por pvg80713 » 14/10/2009 16:59

tu que chegaste agora( menos de 50 anos deste fórum !), fica informado do seguinte :

Podes dizer que qualquer acção vai subir ou descer, colocando um gráfico e dizendo que nele vês a figura de Jesus ou do Bin Laden, e usando a palavra AT.

Nunca ataques a Pata nem a SCP, em primeiro lugar porque são queridas em segundo lugar porque têm sempre razão em terciro lugar e se não tiverem razão deves ler o segundo motivo.

Nunca fales de futebol... é tópico trancado quase de certeza.

Não ataques o Ulisses, nem o Marco, porque eles são os donos da casa.

Não ataques os amigos deles porque estão em casa dos amigos...

Não respondas a insultos... o Ulisses apaga e faz justiça por ti... se responderes, estás a aumentar a entropia e podes ser deletado tambem.

e SCP o BCP vai subir ! porque ....... porque eu tenho muitas e me dava jeito...

isto aprendi sózinho.

abraço a todos
pvg

Registado: 19/4/2005 11:11

por scpnuno » 14/10/2009 15:08

Dr. Ulisses

Eu sou da opinião que se eu tivesse notas de 100 como de vezes que este aviso já foi feito, estava nas Polinésia a ver meninos de saia de palha a dançar...e que tu mais depressa gastas o teclado do que convences aqui o pessoal

A justificar a minha opinião, tenho os seguintes argumentos:

- Quando se lê "agora é que vai fôr", "pareçe um foguete", "nunca mais a seguram", "vai cair como tordos" e "só pára quando chegar a zero", em humm, digamos, 75% dos casos essas opiniões são fundamentadas pelo facto de o autor estar curto, longo, ter saído cedo demais ou ter perdido o ponto de entrada.

Como isto são questões de indole intima e privada, e o raio dos posts não dá para pôr bolinha, tu não estás à espera que o pessoal venha dizer "rais parta o carago do BCP, vendi com prejuizo e nunca pensei que voltasse a 1€..Grande asneirada!!". Não, o que lemos é "o BCP está inflacionado por movimentos obscuros e sobrenaturais. Mas da maneira como está a banca, não tarda nada vai cotar a 0.50 e ainda me vão dar razão"

Pronto, é só uma forma diferente de expressar o sentimentos.

Quanto à AT, eu punha aqui um gráfico das questões de "indole privada e intima", mas se calhar ainda há crianças a ler a esta hora

Beijoca, Ulisses, e tem calma. É ciclico
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Ulisses Pereira » 14/10/2009 15:00

Migvar, é difícil julgar essas intenções, embora em alguns casos acredite que isso aconteça. Mas lá está... se se argumentar, tudo isso passa para segundo plano porque há "sumo" e há mais valia para o fórum.

UM abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por hugob0ss » 14/10/2009 14:56

Em alguns posts parece que se anda a fazer propaganda a determinadas acções (veja-se o caso da Martifer), será que esse espirito está dentro do do caldeirão?
Uma coisa é dar opiniões, questionar (como é mais o meu caso) para tentar obter a opinião de pessoas mais experientes, outra é usar o fórum para promover determinada empresa e as suas acções.
Posso ter andado a interpretar erroneamente (se assim for peço desde já desculpa) mas ao ler alguns posts até fico com a ideia que alguns dos seus autores têm interesses que vão para além de meros e normais investidores.

Não tenho verificado muito isso neste fórum, mas repara,vai haver sempre quem puxe a brasa à sua sardinha, nem acho mal nenhum nisso, desde que, como o Ulisses disse, justifique as suas opiniões. Depois cada um é que vai ter que saber separar o trigo do joio.

Cumprimentos,
Hugo
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.

Registado: 23/10/2008 14:18

por bestbland » 14/10/2009 14:43

não é no tópico da propria acção?
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por Migvar » 14/10/2009 14:38

Já agora, será que me poderiam esclarecer uma dúvida?

Registado: 29/11/2007 10:37

por Pata-Hari » 14/10/2009 14:30

E, fáxfavô avisa que provocações à pata e às mulheres em geral também são muito mal vistas :D
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Jiboia Cega » 14/10/2009 14:28

Concordo.
E para que este não seja mais um post sem sumo vou dizer por que é que acho que este tipo de posts têm aumentado :lol:

Com a subida dos mercados nos últimos tempos, muitas pessoas que estavam de fora regressaram à bolsa. E outras novas descobriram agora este mundo. Como há já alguma expectativa instalada, é normal que comecem a aparecer este tipo de posts, sobretudo da parte dos membros mais recentes que ainda não conhecem bem o Caldeirão nem os seus participantes.

Como sempre, acho que a tua paciência de Job (e também da Marta e do Marco) será fundamental para a manutenção do espaço como se quer: impecável.

Um abraço e bom trabalho :wink:
Jiboia

Registado: 21/3/2006 10:46

Aviso a todos os participantes!

por Ulisses Pereira » 14/10/2009 14:09

Nas últimas semanas, temos assistido ao aumento de posts deste tipo:

"A acção X vai arrancar!", "Está bom é para comprar", "Está caro, vai cair", etc...

Eu recordo que a regra de ouro do Caldeirão é a obrigatoriedade de se justificar com argumentos todas as opiniões. Os argumentos podem ser simples ou complexos. Certos ou errados. Técnicos, fundamentais ou de outro tipo qualquer. Mas têm que existir. Porque ninguém opina sem um raciocínio por detrás desse processo de opinião.

Não nos dá prazer nenhum andar a apagar posts, mas teremos que ser cada vez mais intransigente nesta matéria, sob pena do Caldeirão se descaracterizar. Mesmo sabendo que nos apelidarão de ditadores e censores. Mas a defesa das regras do Caldeirão e, sobretudo, do espírito deste fórum que tanto nos custou a criar, assim obriga.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777, hugob0ss, iniciado1, macau5m, Massao1, niceboy, Pmart 1 e 190 visitantes