Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Passivo da EP dispara 1400% num ano e meio

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Branc0 » 14/10/2009 17:46

E nessa altura ainda nao tinham a A21 :P
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por mais_um » 14/10/2009 17:43

rjac Escreveu:
mais_um Escreveu:
rjac Escreveu:
mais_um Escreveu:
Se fosse um trabalho jornalistico bem feito, deveria ser analisado o relatorio de contas de 2007, 2008 e o trimestral de 2009 para verificar o motivo do aumento do passivo.

Eu antes de fazer a minha casa também não tinha dividas. Depois fiquei com dividas mas tenho uma casa. :wink:

Pois, isso é de facto verdade... o q eu gostava de saber era onde é q anda a casa feita pelas Estradas de Portugal que custou 600€, no último ano e meio, a cada português. Eu ainda n me sentei no sofá dela a ver a bola mas já sei q a vou ter q pagar.

Tens uma maneira de descobrir, dá é trabalho, lês os relatorios do SEE de 2007, 2008 e os trimestrais de 2009. Mas já agora para ser mais preciso o passivo em 2007 era de mil milhões, assim aumentou não 600€ por português mas 500€, no ultimo ano e meio, não considerando a alteração contabilistica efectuada em 2009.

Segundo o que li, a variação seria de 6 mil M€, não é o valor do Passivo q ascende a esse valor logo, estou a assumir que o valor do Passivo vai nos 7 mil M€.

De qualquer das formas, continuo a achar estranho como é que as Estradas se endividaram desta maneira sem a causa ser do domínio público e tenha que se analisar os relatórios que referiste, o que não te tira a razão.

Enfim, peço desculpa aos caldeireiros por este queixume... acho q é síndrome de taxa de conservação de esgotos/certificações energéticas/projectos especiais de tributações/taxas extra para cafés/etc etc etc... :oops:

Não tens que pedir desculpa de nada, se alguém não esteve bem nesta historia foi o jornalista que levanta a "lebre" e eventualmente não explica (não li a noticia impressa).

Uma das competencias da EP é pagar as SCUT's entre outras coisas. Não sei o suficiente de contabilidade para julgar mas poderá existir contabilidade "artistica" para evitar que determinadas dividas não entrem para o defice.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por rjac » 14/10/2009 16:54

mais_um Escreveu:
rjac Escreveu:
mais_um Escreveu:
Se fosse um trabalho jornalistico bem feito, deveria ser analisado o relatorio de contas de 2007, 2008 e o trimestral de 2009 para verificar o motivo do aumento do passivo.

Eu antes de fazer a minha casa também não tinha dividas. Depois fiquei com dividas mas tenho uma casa. :wink:

Pois, isso é de facto verdade... o q eu gostava de saber era onde é q anda a casa feita pelas Estradas de Portugal que custou 600€, no último ano e meio, a cada português. Eu ainda n me sentei no sofá dela a ver a bola mas já sei q a vou ter q pagar.

Tens uma maneira de descobrir, dá é trabalho, lês os relatorios do SEE de 2007, 2008 e os trimestrais de 2009. Mas já agora para ser mais preciso o passivo em 2007 era de mil milhões, assim aumentou não 600€ por português mas 500€, no ultimo ano e meio, não considerando a alteração contabilistica efectuada em 2009.

Segundo o que li, a variação seria de 6 mil M€, não é o valor do Passivo q ascende a esse valor logo, estou a assumir que o valor do Passivo vai nos 7 mil M€.

De qualquer das formas, continuo a achar estranho como é que as Estradas se endividaram desta maneira sem a causa ser do domínio público e tenha que se analisar os relatórios que referiste, o que não te tira a razão.

Enfim, peço desculpa aos caldeireiros por este queixume... acho q é síndrome de taxa de conservação de esgotos/certificações energéticas/projectos especiais de tributações/taxas extra para cafés/etc etc etc... :oops:

Registado: 29/7/2008 7:57

por mais_um » 14/10/2009 16:40

rjac Escreveu:
mais_um Escreveu:

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por rjac » 14/10/2009 16:20

mais_um Escreveu:

por SoaresV » 14/10/2009 13:03

Realmente quando vi a notícia fiquei alarmado; resta-me agradecer ao "mais-um" que afinal não foi mais um a afirmar as coisas semfundamentos, com informação realista e credível.

Registado: 14/10/2008 10:57

por mais_um » 14/10/2009 11:50

rjac Escreveu:
mais_um Escreveu:
... e a variação do passivo situar-se-ia próximo dos 6 mil M€.

http://www.dgtf.pt/ResourcesUser/SEE/Do ... E_2009.pdf

Pronto... não será tão assustador... de qualquer forma, se o passivo era de 1000 M€ e haveria uma variação de 6000 M€ se as regras não tivessem mudado, continua a parecer-me não muito abonatório a favor das Estradas de Portugal.

Ou é daquelas notícias para assustar o povinho para dps virem dizer "Calma... não são 15 mil milhões, são só 6 mil milhões..." :mrgreen:

Mesmo com esta variação, continuo a modos que chocado com a informação

por rjac » 14/10/2009 11:40

mais_um Escreveu:
... e a variação do passivo situar-se-ia próximo dos 6 mil M€.

Pronto... não será tão assustador... de qualquer forma, se o passivo era de 1000 M€ e haveria uma variação de 6000 M€ se as regras não tivessem mudado, continua a parecer-me não muito abonatório a favor das Estradas de Portugal.

Ou é daquelas notícias para assustar o povinho para dps virem dizer "Calma... não são 15 mil milhões, são só 6 mil milhões..." :mrgreen:

Mesmo com esta variação, continuo a modos que chocado com a informação

por otangas » 14/10/2009 11:08

Obviamente alterações desta magnitude têm uma justificação "lógica".

É irresponsabilidade jornalística comprar valores que não são comparáveis, sem pelo menos referir no corpo da notícia a razão desse aumento excepcional.

Registado: 25/3/2009 22:02

por mais_um » 14/10/2009 10:56

mnfv Escreveu:Cá para mim o que aconteceu foi um erro dos jornalistas.

Não sei se devemos chamar erro ou incompetencia.

As variações observadas nos rácios de estrutura patrimonial foram significativamente afectadas
pela descontinuidade nos critérios contabilísticos utilizados pela empresa Estradas de Portugal.
Esta clarificação, essencial para a correcta especialização dos custos e proveitos, decorre da
aplicação das normas contabilísticas nacionais à nova realidade da empresa como
concessionária geral do Estado para as concessões rodoviárias, e implicou a reclassificação de
12 654 M€ de subsídios estatais à construção de estradas de uma conta de Reservas (Capitais
próprios) para uma conta do Passivo (Acréscimos de proveitos), a incorporar anualmente nos
resultados até ao final da concessão. Sem esta alteração, a variação de capitais próprios teria
sido positiva em 1 249 M€ e a variação do passivo situar-se-ia próximo dos 6 mil M€.

Se eu, sem perceber nada do assunto descubro o porquê desse aumento anormal, porque é que um jornalista não consegue faze-lo? Atenção que não li a noticia completa na edição impressa mas só a do site, por isso peço a quem tenha acesso à edição impressa se vem explicado o porquê do aumento do passivo.

Obrigado,

Alexandre Santos

Editado: descobri em menos de 5 minutos...
Editado pela última vez por mais_um em 14/10/2009 11:11, num total de 1 vez.

por MNFV » 14/10/2009 10:49

Cá para mim o que aconteceu foi um erro dos jornalistas.

Registado: 28/12/2007 17:02

Re: Passivo da EP dispara 1400% num ano e meio

por kpt » 14/10/2009 10:44

rjac Escreveu:"O passivo da Estradas de Portugal (EP) ultrapassou no final de Junho passado os 15,2 mil milhões de euros, o equivalente a quase 10% do PIB. O valor do endividamento da concessionária é avançado pela Direcção-Geral do Tesouro e Finanças no boletim informativo sobre o Sector Empresarial do Estado (SEE) e equivale a um aumento de 1.391% face aos níveis registados pela EP e inscritos no seu relatório e contas de 2007.

Em ano e meio, o passivo da empresa liderada por Almerindo Marques passou de 1.024 milhões de euros para mais de 15 mil milhões."

In JN
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=390803

:shock: :shock: :shock:

Alguém consegue "explicar" o que aconteceu?

Cpts,
rjac

Como isto anda, está no ponto para ser lançada ao mercado :lol:

Registado: 11/5/2007 23:19

Passivo da EP dispara 1400% num ano e meio

por rjac » 14/10/2009 10:29

"O passivo da Estradas de Portugal (EP) ultrapassou no final de Junho passado os 15,2 mil milhões de euros, o equivalente a quase 10% do PIB. O valor do endividamento da concessionária é avançado pela Direcção-Geral do Tesouro e Finanças no boletim informativo sobre o Sector Empresarial do Estado (SEE) e equivale a um aumento de 1.391% face aos níveis registados pela EP e inscritos no seu relatório e contas de 2007.

Em ano e meio, o passivo da empresa liderada por Almerindo Marques passou de 1.024 milhões de euros para mais de 15 mil milhões."

In JN
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=390803

:shock: :shock: :shock:

Alguém consegue "explicar" o que aconteceu?

Cpts,
rjac

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: darkreflection, hugob0ss, nbms2012, OCTAMA, Pmart 1, rg7803 e 196 visitantes