Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pedido de ajuda - identificação de opção exótica

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por RiscoCalculado » 13/10/2009 18:02

Hoje, fui falar com o docente, que disse que aquilo não podia ser uma binária, mas que também não fazia ideia do que seria, pois nunca tinha visto igual.

Assim, o que eu vos peço é se alguém me consegue identificar o raio da opção.

O docente não se deve ter apercebido que a remuneração cresce por um valor constante de 3% para cada aumento de N em 1 unidade.
Se fosse algo deste género:
N=0 r.v. 3%
N=1 r.v. 6%
N=2 r.v 10%
N=3 r.v. 15%
N=4 r.v 21%
(...)

aí sim seria muito mais complicado pois não se consegue associar o aumento de remuneração a determinados fixings em particular. Um N=2 tanto poderia ser conseguido com o 1º e o 3º como o 1º e o 5º como o 2º e o 6º , etc

Mas sendo o aumento constante de 3% é irrelevante e é possível associar um aumento potencial de 3% a cada fixing e logo fazer a decomposição do produto num somatório de binarys como o Nobody_ sugeriu.

Para cada um dos binarys é depois questão de "construires" uma simulação de Monte Carlo. Não estou a ver outra maneira de valorizar isso.
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

Registado: 11/11/2008 18:23

por jferreira20 » 13/10/2009 17:46

Muito obrigado. Penso que seja isso mesmo.

Registado: 13/10/2009 16:21

por Nobody_ » 13/10/2009 17:21

Jferreira,

Uma forma de construir esse produto seria com um conjunto de binary's e um CPPI, por exemplo:

- CPPI que paga 3% ao final de 5 anos (para garantir os 3% caso todos os índices desçam);
- binary que paga 3% caso o subjacente (ou cada um dos índices, neste caso) esteja acima do valor inicial no final do ano 1;
- binary que paga 3% caso o subjacente (ou cada um dos índices, neste caso) esteja acima do valor inicial no ano 2;
- binary que paga 3% caso o subjacente (ou cada um dos índices, neste caso) esteja acima do valor inicial no ano 3;
- binary que paga 3% caso o subjacente (ou cada um dos índices, neste caso) esteja acima do valor inicial no ano 4;
- binary que paga 3% caso o subjacente (ou cada um dos índices, neste caso) esteja acima do valor inicial no ano 5.

Provavelmente procuram algum produto mais directo e simples. Há alguns alguns baseados em barreiras simples (subida do índice até X%) ou asiáticas (média mensal da subida do índice).

Abraço,

Nbdy

Registado: 1/9/2009 16:50

Pedido de ajuda - identificação de opção exótica

por jferreira20 » 13/10/2009 16:31

Boa tarde. O meu nome é João e sou estudante universitário, encontrando-me neste momento a tirar um mestrado em Finanças.

Ora, para uma disciplina preciso de fazer um trabalho sobre opções exóticas. O trabalho consiste em arranjar um qualquer prospecto de um qualquer produto de um qualquer banco que contenha uma opção exótica, identificá-la, fazer o seu enquadramento teórico e "esmiuçar" o produto e a opção. Ora, eu escolhi o seguinte produto estruturado da Millennium http://www.millenniumbcp.pt/multimedia/ ... 69244a.pdf convencidíssimo que estaria perante uma opção binária. Hoje, fui falar com o docente, que disse que aquilo não podia ser uma binária, mas que também não fazia ideia do que seria, pois nunca tinha visto igual.

Assim, o que eu vos peço é se alguém me consegue identificar o raio da opção.

Muito obrigado!

Registado: 13/10/2009 16:21

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], goncaladas, Google Adsense [Bot], hugob0ss, jmmalmeida, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, nbms2012, nunorpsilva, PiFer, Santanderes, trilhos2006, TTM62 e 156 visitantes