Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic - Totoloto na Bulgaria

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O

por MarcoAntonio » 7/10/2009 23:07

bestblandina Escreveu:Marco matematicamente na primeira análise a probabilidade de sair 6 números ao acaso é igual que sair 6 números seguidos.
No entanto não é isso que acontece. Nunca sai 6 números seguidos.

Também "nunca sai" um número, depois outro passado dez, depois outro logo a seguir, depois outro logo a seguir, depois outro passado cinco e depois outro passado sete!

É exactamente equivalente e tenderá a ocorrer com a mesma frequência. Faz um esforço para entender, gasta menos energias a disparar posts e mais energias a tentar entender as explicações.

bestblandina Escreveu: Porque que niguem joga com esses números seguidos ?

Por acaso há quem jogue (eu próprio já vi apostadores fazê-lo).

Mas que mesmo que não houvesse isso só mostrava que globalmente as pessoas eram estúpidas/burras por excluirem uma hipótese tão provável quanto outra hipótese qualquer em concreto que escolham!

Tu padeces muito desta lógica falaciosa e eu vou usar a mesma analogia que já usei no passado quando cometeste o mesmo erro de raciocínio: lá porque os gauleses (supostamente) acreditavam que existia um perigo do céu lhes cair na cabeça, isso não significa que o perigo realmente existe. Apenas significa que em relação a essa matéria eram uns perfeitos idiotas!

A forma como as pessoas se comportam não demonstra como as coisas realmente funcionam.

Por isso é escusado ires por aí fora argumentar que existe um perigo do céu cair-nos na cabeça porque os gauleses (supostamente) julgavam que sim...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 7/10/2009 23:10, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por salvadorveiga » 7/10/2009 23:05

Marco 10 bolas com 10 cores nao sao mais que 100 combinaçoes?

10^10 ?

isto se dermos relevância à ordem de saida das cores. caso contrario é 100 como as que referiste penso eu.
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por MarcoAntonio » 7/10/2009 23:02

mais_um Escreveu:Há quem referisse cores ou símbolos, mas penso que não pode ser comparado.

Sim, pode e deve. Para que as pessoas entendam o problema. Caso contrário podem cair em falácias e erros de algibeira...

Na verdade, os números não passam de símbolos sem um significado real a não ser aquele que lhes atribuimos. Portanto em essencia é a mesma coisa!

Não leves a mal mas devias mesmo ler o tópico porque estás a reintroduzir o que já se explicou em praticamente todas as páginas do tópico...

mais_um Escreveu:
Exemplo:

tenho 10 cores diferentes e sorteio 2 cores, a probabilidade de sair qualquer combinação é idêntica, penso que aqui estamos todos de acordo. são 45 combinações diferentes.

Se são 10 cores diferentes, há 100 combinações diferentes. Na primeira bola pode sair uma das 10 cores. Na segunda bola, para cada um das cores que saiu, pode sair uma das 10 cores possíveis.

Dessas 100 combinações, 10 delas trata-se de sair a mesma cor de uma vez e da outroa (o que pode acontecer com qualquer uma das 10 cores).

mais_um Escreveu:Agora passando para números, tenho 10 números, estes 10 números permitem 45 combinações diferentes. No entanto neste universo apenas existem 9 combinações sequenciais (de 2 numeros), se não considerarmos o 10 com o 1.

É exactamente o mesmo. Existem 100 combinações e nada mudou quanto ao caso anterior...

O resultado seria neste caso todas as combinações desde 00 a 99. Mas se quisermos podemos atribuir a cada um cor um algarimo.

Diz-me lá, que diferença faz tu pegares num lápis e ir escrever em cada bola de uma determinada cor um algarismo diferente? Só porque foste lá com um lápis as probabilidades e combinações de cores sairam alteradas?

Obviamente não!

mais_um Escreveu:Parece-me que a probabilidade de sair uma sequência é menor, ou estou a pensar de forma errada?

Sendo sintético: estás!
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

O

por bestbland » 7/10/2009 23:00

Marco matematicamente na primeira análise a probabilidade de sair 6 números ao acaso é igual que sair 6 números seguidos. No entanto não é isso que acontece. Nunca sai 6 números seguidos. Podes ditar uma chave aleatoriamente que se jogassemos no infinito verias que a chave que escolhias sairia . Porque que niguem joga com esses números seguidos ?
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por MarcoAntonio » 7/10/2009 22:54

bestblandina Escreveu:Já que vocês acham que a probabilidade é a mesma então experimentan jogar com uma chave seqüêncial.

Best, qual é o problema?

Esperimenta jogar com a cahve 4-9-15-17-25-32...

So what?

Há aqui duas hipóteses, tu és um personagem inventado com uma capacidade de entendimento incrivelmente baixa criada com o objectivo de tirar a paciência ao pessoal aqui do Forum em tópico atrás de tópico ou então és um personagem real com capacidade de entendimento incrivelmente baixa.

Se é o primeiro caso ou o segundo, resta-nos apenas especular.

Seja como for, o teu personagem tem tanto de insólito quanto na Bulgária ter saido uma chave repetida.

bestblandina Escreveu:Isto não é matemática exacta, aliás nem tudo se consegue explicar com contas. Se calhar até existe uma fórmula para estes casos. Eu não sei.

:roll:

Nós sabemos que tu não sabes. E tu até sabes que não sabes mas insistes em alimentar o forum com "bacoradas"...

A vontade de aprender é uma coisa boa. Mas tu não tens uma vontade genuina de aprender, tens uma vontade genuína de atirar postas de pescada e de discordar, mesmo que não saibas do que estás a falar e não tenhas certeza de nada.

E isto arrasta-se tópico atrás de tópico e em cada um deles por páginas atrás de páginas...

Custa realmente a acreditar que sejas real. Em tantos anos de Foruns acho que só disse isto uma vez em público!
Imagem

Administrador Fórum

por mais_um » 7/10/2009 22:53

Boas!

Desculpem mas comecei a ler o topico e fiquei confuso!

Há quem referisse cores ou símbolos, mas penso que não pode ser comparado.

Exemplo:

tenho 10 cores diferentes e sorteio 2 cores, a probabilidade de sair qualquer combinação é idêntica, penso que aqui estamos todos de acordo. são 45 combinações diferentes.

Agora passando para números, tenho 10 números, estes 10 números permitem 45 combinações diferentes. No entanto neste universo apenas existem 9 combinações sequenciais (de 2 numeros), se não considerarmos o 10 com o 1.

Parece-me que a probabilidade de sair uma sequência é menor, ou estou a pensar de forma errada?
Editado pela última vez por mais_um em 7/10/2009 22:54, num total de 1 vez.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

O

por bestbland » 7/10/2009 22:47

Já que vocês acham que a probabilidade é a mesma então experimentan jogar com uma chave seqüêncial. E muitos matemáticos embora que na primeira análise julgam que probabiladade de sair uma sequência é igual do que sair 6 números ao acaso se calhar apostam mais na segunda condição do que na primeira. E as coisas pioravam quanto maior for uma sequência até um determinado valor pois existirá uma sequência de 50 que a probabilidade de sair era 100 percento. Portanto sair 4 números seguidos é mais fácil que sair 6 e por sua vez está é mais fácil que sair 10 e há de haver um ponto de equilibrio que a sequência tende a diminuir. Isto não é matemática exacta, aliás nem tudo se consegue explicar com contas. Se calhar até existe uma fórmula para estes casos. Eu não sei. Mas vou tentar arranjar uma que explico que é mais difícil sair uma sequência. Julgo no poker explica está situação de impor isto. Mas será que ando confuso ? Sei lá a mim parece que não

por MarcoAntonio » 7/10/2009 22:47

bestblandina Escreveu:Marco faz o seguinte teste.

Best, eu não preciso de fazer teste nenhum. Eu entendo o problema e domino a matéria. Desculpa a franqueza mas tu não e como o salvador referiu, tu és o tipo que vai do lado errado da auto-estrada e a insistir que os outros é que estão todos errados!

Melhor ainda, para ser mais exacto, tu é os tipo que vai do lado errado da auto-estrada, vês dezenas de carros a vir no sentido oposto na tua via, a buzinar e a mandar-te sinais de luzes e continuas a dizer "que o sentido correcto deve ser este".

Faz um favor a ti e a todos nós, tenta perceber o problema e sai da faixa errada da auto-estrada de uma vez por todas...

Tu continuas a disparar posts onde não dizes nada de novo e que já foram desmontados. Não consegues sair desse ciclo, apesar de já ter sido explicado várias vezes. Mas porque é que temos de levar todos com a tua dificuldade de entendimento?

Este teu post é uma repetição do que já disseste antes. Não vou estar aqui a fazer figura de urso a explicar de novo que "impor sequencias" é uma coisa tirada da tua cabeça que não tem relevância nenhuma de especial em comparação com impor qualquer outra sequência não consecutiva específica!

bestblandina Escreveu:E isto só é provado por estudos aprofundandos na matéria.

Eu já me contentava que tu lesses um estudo superficial e o conseguisses entender. Já era uma vitória para ti e (por arrasto) para o Forum!
Imagem

Administrador Fórum

O

por bestbland » 7/10/2009 22:36

Marco faz o seguinte teste. Coloca 50 bolas num saco e tira 5 bolas e veras que vais tirar 5 bolas mas não seqüêncial. A probabilidade de impores uma sequência é menor que sair 5 números aleatoriamente. A condição que estás impor é que sejam números seguidos que é menor que sair 5 números não seguidos. São duas condições que estás impor no problema. A primeira que seja uma sequência a segunda que seja com qualquer dos 50 números. Se for ver um estudo que sai no jornal verão que as seqüências tendem cada vez saírem menos quando maiores de 2 números seguidos. Quando tu dizes que para ir buscar essa chave que tu falas digo se fizer num computador mais tarde ou mais cedo ele sairá já a sequência de 6 é muito improvável que saia. E digo já estive a falar com uma pessoa bem entendida e diz que isso dá bug no computador . Matematicamente há muita coisa que se diga. E isto só é provado por estudos aprofundandos na matéria.

por MarcoAntonio » 7/10/2009 22:30

Já agora, fica quantificado porque não custa nada:

Royal Flushes existem 4 (um por cada naipe).

Straights de 4 a 8 existem 4*4*4*4*4-4=1020.

Straight Fluhshes de 4 a 8 existem 4 (um por cada naipe).

A razão porque vamos ver mais straights de 4 a 8 com muito mais frequência é porque existem uma série deles diferentes (1020 - mil e vinte). Mas não são o mesmo. Cada um deles individualmente tem a mesma probabilidade de um Royal Flush ou de um Straight Flush de 4 a 8 de um determinado naipe!

É também a mesma probabilidade de sair esta mão (que nem um par é): 2 de espadas, 7 de paus, 8 de copas, 9 de copas, valete de espadas.

Embora esta mão em si (esta em concreto) "não valha nada" no Poker, é tão provável de sair quanto sair um Royal Flush de Ouros. Não valha nada, quer dizer, bate um 9 high...
:mrgreen:

É o mesmíssmo problema. Quem entender um, entenderá o outro. Quem não entender um, não entenderá o outro...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 7/10/2009 22:16

bestblandina Escreveu:Marco pensa no caso do poker como exemplo.

Já pensei (não que fosse preciso, já domino a questão muito antes de a colocares aqui) e já te respondi. Não altera absolutamente nada. E tu só vais buscar esse exemplo porque não entendes nem um nem outro...

Mas não é por faltas de tentativas de te fazer entender!

bestblandina Escreveu: E mais dou te um trabalho tenta lá encontrar uma sequência de 6 números seguidos que alguma vez tenha saído em alguma parte do mundo.

Eu dou-te o trabalho de ires verificar se a sequência que te deixei há dois posts atrás saiu em alguma parte do mundo.

bestblandina Escreveu:Tenho que fazer umas contas mas acredito que essa sequência é mais difícil de sair agora matematicamente parece que usando uma fórmula simples seja igual mas não deverá ser.

Best, nós não temos culpa de tu não entenderes o problema e não é por falta de tentativas de te fazer entender. Vai lá, tenta entendê-lo e volta quando tiveres entendido.

Porque, como deverás perceber (será?) tu soas totalmente ridículo quando, depois de tudo explicado, tu escreves algo como "mas não deverá ser".

Enfim, tu não sabes mas "achas" que não é.

Pelo contrário, uma série de pessoas aqui sabe perfeitamente (não acha, sabe) essa coisa que é matemática e probabilidades de algibeira que tu não entendes.

Mas tu insistes em negar o conhecimento de algibeira de alguém com formação na área com os teus "mas não deverá ser".

É um bocado chato, não?
Imagem

Administrador Fórum

por salvadorveiga » 7/10/2009 22:14

e' o que eu digo vai nos vencer por exaustao...

best, se nao te sentes confortavel com a matematica, e isso e' visivel porque continuas a insistir? ainda n percebeste que as PROBABILIDADES de estarem 20-30 pessoas contra ti e tu a pregar o contrario, as probabilidades dizem q tas errado?

é que na tua perspectiva se fores em contra mao na autoestrada também sao os outros que estão errados e tu é q tas certo :mrgreen:
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

O

por bestbland » 7/10/2009 22:10

Marco pensa no caso do poker como exemplo. E mais dou te um trabalho tenta lá encontrar uma sequência de 6 números seguidos que alguma vez tenha saído em alguma parte do mundo. Tenho que fazer umas contas mas acredito que essa sequência é mais difícil de sair agora matematicamente parece que usando uma fórmula simples seja igual mas não deverá ser. Bem vou jantar e já volto

por MarcoAntonio » 7/10/2009 22:02

bestblandina Escreveu:Um exemplo prático é no poker. Existe uma sequência. E era isso que fazia a diferença da tal chave que dizia.

O problema é o mesmíssimo. Volto a dizer, se não entendes um problema também não vais entender o outro.

A probabilidade de sair: 4 de espadas, 5 de copas, 6 de paus, 7 de paus, 8 de ouros é exactamente igual a sair dez de espadas, valente de espadas, dama de espadas, rei de espadas, ás de espadas.

A unica questão é que das sequências que agrupamos no segundo caso (Royal Flush) só existem 4, uma por cada naipe. Do primeiro caso existe um número enorme delas (com diferentes combinações de naipe pois naquele caso os naipes são indiferentes a menos que seja sempre o mesmo, pois nesse caso contará como straight flush).

É isto. Tenta entender isto de uma vez por todas senão o poker ainda já passou de moda e nós aqui a explicarmos isto com exemplos básicos...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 7/10/2009 21:55

bestblandina Escreveu:Agora vou voltar à tal chave do 1 2 3 4 5 6 com outras chaves. Estão errados e não estão aliás matematicamente julga se que a probabilidade é a mesma mas não é.

A probabilidade é a mesma. Ponto. Quem ainda não entendeu isso está em apuros intelectuais...

bestblandina Escreveu: Porque estamos a impor uma sequência

Qualquer sequência que formules estás a impor uma sequência e as implicações são as mesmíssimas. Quem ainda não entendeu isto está em apuros intelectuais...

A sequência 1-2-3-4-5-6 só tem especial significado para ti que és humano e conheces o sistema decimal e a nossa numerologia. Se chegar aqui um alien aquilo até pode ser uma sequência de símbolos parecidos com o que eles usam mas nesse caso completamente alterados (fora de ordem). Quem ainda não entendeu isto está em apuros intelectuais...

bestblandina Escreveu:ou seja embora que os números tem a mesma probabilidade desta maneira eles formam uma sequência como tal é menos provável de sair.

Não, não forma. Mas já percebemos que é assim que tu pensas e não consegues sair disso. O que é extremamente aborrecido porque continuas a proferir uma falácia lógica sem qualquer fundamento. O tópico já podia ter deixado essa confusão há muito tempo para trás...

Enfim, mais um teste à nossa paciência.

bestblandina Escreveu: E porque ? Pois alguém já viu sair seis números seguidos. Não.

Alguém já viu sair a chave 3-7-21-22-25-39?

Acho que não.

Continuas a usar argumentos sem qualquer valor. A razão porque ainda não viste sair é porque há muito mais chaves fora de sequência do que em sequência.

O cannot (salvo erro) já deixou um bom exemplo com maçãs para quem tem evidentes dificuldades em entender estas matérias porque é um exemplo equivalente mas mais simples.

Basicamente, tens um saco com 10 milhões de maçãs verdes e 300 maçãs vermelhas. Tu podes estar a tua vida toda a tirar maçãs (tipo uma por semana) e nunca te sair uma vermelha dado que a probabilidade de sair uma delas é de 0.003%, ou seja, 1 em 33.333.

Isso não significa que cada uma dessas maçãs seja mais improvável. Cada maçã é tão provável quanto outra. Tanto que se pegares em 300 maçãs verdes em especial e lhes puseres um "traço identificativo", muito embora te saiam todas as semanas maçãs verdes, também poderás estar a vida toda sem sair uma dessas verdes marcadas...

Lá porque são verdes, não são todas a mesma maçã!

bestblandina Escreveu:É como nas cartas todas elas podem sair mas uma sequência e mais difícil de sair que qualquer outras 5 cartas.

O problema das cartas é o mesmo. Como não entendes um, não entendes o outro...

bestblandina Escreveu: Então está o mito resolvido.

Ainda não está, mas a gente vai tentando!

bestblandina Escreveu: A probabilidade de sair 1 2 3 4 5 6 é menor que sair 1 10 15 22 30 44.

Completamente errado!

És assim uma espécie de caso perdido...
:wink:

bestblandina Escreveu:E agora como me explicam isso ?

Queres dizer, "como me explicam isso OUTRA VEZ?".
Imagem

Administrador Fórum

O

por bestbland » 7/10/2009 21:44

Um exemplo prático é no poker. Existe uma sequência. E era isso que fazia a diferença da tal chave que dizia.

O

por bestbland » 7/10/2009 21:41

Antes que começar é bom que diga que como estou no telefone muito post não li pelo menos os últimos visto perder imenso tempo desta maneira. Agora vou voltar à tal chave do 1 2 3 4 5 6 com outras chaves. Estão errados e não estão aliás matematicamente julga se que a probabilidade é a mesma mas não é. Porque estamos a impor uma sequência ou seja embora que os números tem a mesma probabilidade desta maneira eles formam uma sequência como tal é menos provável de sair. E porque ? Pois alguém já viu sair seis números seguidos. Não. Então aí é que está a diferença. É como nas cartas todas elas podem sair mas uma sequência e mais difícil de sair que qualquer outras 5 cartas. Então está o mito resolvido. A probabilidade de sair 1 2 3 4 5 6 é menor que sair 1 10 15 22 30 44. A razão está na sequência. Agora se for a chave 5 6 7 8 9 10 é igual. E agora como me explicam isso ? Estive a pensar a pensar até que cheguei a está conclusão. Se alguém já viu sair 6 números seguidos no totoloto diga pois eu nunca vi. Basta ver quanto mais números seguidos houver menor a probabilidade de sair. Imaginam que tem 100 bolas e agora tiram por sorteio 10 e agoram imaginam esses 10 números serem uma sequência de 10. E está am ?

por MarcoAntonio » 7/10/2009 21:21

Já agora, nos Etc do ponto 5, há um grupo de pessoas a considerar que também é evidente: o grupo de pessoas sobre o efeito de memória.

Há pessoas (um número enorme delas) que a preencher o totolo começam a atirar números. E é relativamente indisputável que algumas sequências saiam por efeito de memória, as pessoas comecem a atirar números numa sequência que inconscientemente lhes parece lógica. Eventualmente, um ou outro sem se aperceber (conscientemente) do facto, pode lançar a chave da última semana porque o cérebro lhes dispara o número lógico seguinte da chave que estão a escrever, o de uma chave que ouviram/leram recentemente. Alguns por mero efeito de memória poderão preencher a mesma chave (e provavelmente outros ainda chaves parecidas).

Não têm de apostar todos pelo mesmo motivo. Uns pode ser por mera coincidência, outros por efeito de memória, outros por um dos outros vários motivos que apontei...

Tudo junto leva a 18 apostadores (ou algo desse tipo, isto é, um número de vencedores anormalmente elevado). É natural pois existem uma série de explicações racionais (e até motivações entendíveis) para se escrever mais aquela chave que outra chave genérica...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 7/10/2009 21:09

Gekkopt Escreveu:Marco, não sei como os outros pensam nem tento adivinhar, limito-me a dar a minha opinião, na bolsa posso tentar prever porque existem indicadores,mas aqui dou apenas a minha opinião.

Mais do que advinhar, terás de entender como eles pensam para poderes tirar uma conclusão fundamentada.

Caso contrário, o que poderás dizer é: "se todos pensassem como eu, não haveria ganhadores na segunda semana".

Entendes?

Por outro lado, eu não preciso que pensem todos como eu (aliás, os vários grupos de pessoas que enunciei não pensam como eu). Eu apenas sei que elas existem. Porque vejo televisão, porque leio tópicos como este, porque já encontrei sites que propõe sistemas para totoloto e coisas semelhantes, por experiência a analisar a linha de pensamento de outras pessoas numa data de matérias diferentes, etc, etc, etc. Eu já me cruzei directa ou indirectamente com todos aqueles tipos de pessoas (ou quase todos).

Eu não preciso de pensar como elas nem que elas concordem comigo (porque na generalidade dos casos isso nem ocorre). Apenas preciso que elas existam e elas de facto existem. É apenas uma questão de conhecer o mundo e estar por dentro destas matérias para saber que existem....

Neste conjunto de matérias (probabilidades, mecânica/dinâmica de jogos e psicologia do jogador/investidor) é do conjunto de matérias onde me sinto mais à vontade por vocação, formação académica e experiência adquirida e observada de terceiros. Por isso, desculpa se eventualmente eu parecer arrogante mas, para parafrasear um certo personagem, eu sei do que estou a falar. Não são meras divagações.

Volto a dizer, eu percebo perfeitamente como tu pensas. E há mais a pensar como tu. Mas fazes parte apenas de um grupo de pessoas com essa linha de pensamento, há pessoas com uma abordagem substancialmente diferente da tua e que acredita em coisas completamente diferentes.

É-me também indiferente se concordas comigo ou não...

Bem, eu estou a escrever e a desenvolver alguns assuntos neste tópico porque para além de esta semana estar de férias e não estar a olhar para os mercados, para além de achar o tema divertido e curioso, também creio que se pode aprender bastante num tópico destes...
Imagem

Administrador Fórum

por Gekkopt » 7/10/2009 21:00

tonirai, sim existia, também não sei se ainda existe, acho que agora todos são anónimos à partida.
Antigamente é que alguns iam à comunicação social porque não marcavam a cruz, mas isso já não é assim.
Os 18 que repetiram a chave estão contentes, e isso é o mais importante para eles. :P

Marco, não sei como os outros pensam nem tento adivinhar, limito-me a dar a minha opinião, na bolsa posso tentar prever porque existem indicadores,mas aqui dou apenas a minha opinião.

Registado: 16/7/2009 14:03

por tonirai » 7/10/2009 20:47

Essa cruz a pedir anonimato existia no totoloto, pelo menos antigamente, pois agora não sei... desde que há euromilhões, acho que nunca mais voltei a ter um boletim desse na mão (o meu pai sempre jogou um totoloto por semana - agora é euromilhões);

Provavelmente existia também em outros jogos, mas pelo menos no euromilhões não existe essa opção (e acredito que nos outros talvez tenha deixado de existir);

Mas também entendo que haverá muiiita gente que não pedisse o anonimato... para esses, a cereja no topo do bolo (prémio) seria serem entrevistados, passarem em tudo quanto é canal, etc (talvez depois se arrependessem, mas isso é outra história) :lol:

Registado: 19/4/2007 18:26

por MarcoAntonio » 7/10/2009 20:45

Claro que podes. E fazes muito bem. Só te estou a tentar mostrar como pensam outros. E o que tu realmente tens de considerar para saber se algo é provável ou natural não é saber como tu pensas mas como um grupo de pessoas pode pensar num universo ainda maior de pessoas.

É isso que realmente importa. Extrapolar o que tu pensas ao universo de pessoas em causa não serve para nada a não ser para te induzir em erro. Porque não pensam todos como tu, entendes?

Neste tipo de matéria, é extremamente pertinente entendermos como os outros pensam, mesmo que discordemos deles. Eu entendo como tu pensas e sei que há mais como tu. Como sei que há outros que não pensam como tu...

Eu não te quero convencer de nada. Estou só a tentar ajudar-te a pensar a outro nível. Desculpa lá qualquer coisinha!

:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por Gekkopt » 7/10/2009 20:41

Olá Marco, dei a minha a opinião, não posso dar?
Sim, eu acho curioso 18 jogadores terem jogado com os números que saíram na semana anterior e os teus argumentos porque os jogadores repetiram a mesma chave não convencem-me, tens direito à tua opinião e eu tenho direito à minha.

por MarcoAntonio » 7/10/2009 20:31

Gekkopt Escreveu:Ola Marco, não sabia que tinha saído a 18 jogadores,assim discordo, e acho que deve mesmo ocorrer a investigação.

Não tem nada de especial e é um dado naturalíssimo e expectável. Em todo o caso, apesar de não existirem motivos reais para isso, existiu uma investigação e concluiram que não tinha existido fraude!

Gekkopt Escreveu:A um jogador interessa ganhar, acho que os concurso até têm uma cruz para dizer se quer o anonimato ou não, não tenho a certeza, mas primeiro tinham.

Se tem a cruz, é porque uns querem anonimato e outros não querem. Tu nunca viste nenhum premiado na TV? Eu já... e uma data deles.

Depois, a lógica que estás a tentar aplicar é a tua lógica. Não podes extrapolá-la aos outros. O que deves tentar fazer é tentar perceber como é que diferentes pessoas encaram os mesmos acontecimentos!

Na verdade, tu não estás a dizer nada de substancial aqui, apenas a dizer como tu pensas...

Se reparares, no meu post anterior eu expus diferentes linhas de pensamento e não são todas coincidentes. Eu próprio discordo de quase tudo aquilo mas sei que há quem pense assim... aliás basta olhar para este mesmo tópico para perceber que assim é!

Por isso, para se saber se vai haver muitos ou poucos não interessa como eu penso, interessa como num universo enorme de jogadores, estes (cada um deles) pensam.

Gekkopt Escreveu:As pessoas jogarem com a mesma chave por se sair vão ficar conhecidas, não faz sentido.

Para ti, não faz. Para uma dezena de pessoas naquilo que presumo serem centenas de milhares de apostadores seguramente que faz!

Gekkopt Escreveu:O normal seria que ninguém tivesse acertado.

Na verdade isso seria extremamente anormal. Eu ficaria estarrecidamente supreendido...

Gekkopt, acho que entendes muito pouco de lógica do jogador (algo que é pertinente perceber quando se está envolvido nos Mercados Bolsistas pois são duas coisas interligadas, na verdade são sub-sets de uma mesma coisa maior). A lógica do jogador e a lógica do investidor (em termos de massas) é na verdade basicamente a mesma coisa.
Imagem

Administrador Fórum

por Gekkopt » 7/10/2009 20:20

Ola Marco, não sabia que tinha saído a 18 jogadores.
A um jogador interessa ganhar, acho que os concurso até tem uma opção para ser anónimo, não tenho a certeza, mas primeiro tinha.
As pessoas jogarem com a mesma chave porque, se sair vão ficar conhecidas, não faz sentido.

18 pessoas terem repetido os números que saíram na semana anterior é no mínimo curioso.

O normal seria que ninguém tivesse acertado.
Tenho curiosidade em saber o resultado da investigação e se são primos afastados, tios, etc,:)

Existe um filme com o Nicolas Cage (não lembro o nome) em que ele e amigos inventam um esquema para ganhar a lotaria, eles são funcionários no concurso,
mas acabaram por ser apanhados no filme. :)
Os filmes às vezes passam-se na realidade, gostava de saber os próximos episódios desta telenovela.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], carlosdsousa, Google [Bot], Musus, niceboy, OCTAMA e 142 visitantes