Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic - Totoloto na Bulgaria

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Eco Tretas » 6/10/2009 21:08

Isto das probabilidades não funciona muitas vezes de forma perfeita na vida real. Leiam pelo menos o abstract do documento seguinte para perceberem onde quero chegar:
http://www-stat.stanford.edu/~susan/papers/headswithJ.pdf

Ecotretas

Registado: 22/10/2008 22:08

por dvck » 6/10/2009 21:08

carf2007 Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
É tão provável sair 5-5-5-5-5 quanto sair 1-5-6-3-3

Entao deixo-te o mesmo desafio :

Se quizeres fazer uma aposta de 1000€ em como lanças um dado 2 vezes e das 2 sai-te o mesmo numero, eu não aposto contigo, mas se quizeres apostar 1000€ em como lanças os dados 10 vezes e das 10 vai te sair o mesmo numero eu já alinho !!

Esse desafio não faz qq sentido pq a probabilidade do lado do Marco António é ínfima e do teu lado é quase toda :mrgreen: É um jogo extremamente desiquilibrado à partida.
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)

Registado: 16/11/2007 18:38

O

por bestbland » 6/10/2009 21:08

Uma pergunta. A probabilidade de sair os números 1 2 3 4 5 6 são as mesmas que sair outros 6 números ? A mim parece que a primeira condição é a mais difícil sair mas julgo ser igual.
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por carf2007 » 6/10/2009 21:03

MarcoAntonio Escreveu:

Entao deixo-te o mesmo desafio :

Se quizeres fazer uma aposta de 1000€ em como lanças um dado 2 vezes e das 2 sai-te o mesmo numero, eu não aposto contigo, mas se quizeres apostar 1000€ em como lanças os dados 10 vezes e das 10 vai te sair o mesmo numero eu já alinho !!
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por MarcoAntonio » 6/10/2009 20:52

Bem, agora vou "bazar" que até ao meio da semana que vem tou de férias. Xauzinho pessoal e até ao meu regresso...

[auto-ban on]
:mrgreen:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 6/10/2009 20:47

Jim, era uma resposta ao Bull na sequência de posts que estava a trocar com ele. O teu post está óptimo, fizeste muito bem em o colocar...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 6/10/2009 20:44

salvadorveiga Escreveu:Yup ta' percebido MArco tens toda a razao.

quando pus os 1/6* 1/6 nem pensei que um numero diferente tambem ia ter a mesma probabilidade, logo a sequencia de numeros sejam iguais ou nao as probabilidades voa ser as mesmas :mrgreen:

A probabilidade ser igual, é de um número específico. Não de ser igual ou diferente...

No caso dos dados há 6 combinações de repetições (1-1; 2-2; 3-3; 4-4; 5-5; 6-6) e 30 de não repetições (isto é, todas as outras combinações).

E para um dado número numa primeira extracção, há 1 que é igual (irá dar origem a uma repetição) e 5 diferentes.

Agora, para cada individual, a probabilidade é a mesma. Nós é que fazemos um grupo para as iguais e um grupo para as diferentes. Mas sair 5-4 e sair 5-5 tem a mesma probabilidade (sendo que para nós sair 5-5 é especial e sair 5-3 ou 5-2... é a "mesma coisa" e nada tem de especial).
Imagem

Administrador Fórum

por Jim Beam » 6/10/2009 20:44

MarcoAntonio Escreveu:O que o Jim Beam escreveu não explica nada que já não esteja explicado no tópico, inclusivamente nos meus posts...
:wink:

Tens razão Marco.

Tentei apenas simplificar e sintetizar, pois havia alguns
colegas que ainda não tinham percebido... :wink:
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX

Registado: 20/7/2004 20:24

por salvadorveiga » 6/10/2009 20:40

Yup ta' percebido MArco tens toda a razao.

quando pus os 1/6* 1/6 nem pensei que um numero diferente tambem ia ter a mesma probabilidade, logo a sequencia de numeros sejam iguais ou nao as probabilidades voa ser as mesmas :mrgreen:
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por Hot Bull2 » 6/10/2009 20:40

MarcoAntonio Escreveu:
HotBull2 Escreveu:Marco,

Receio que não estejas a ver bem a coisa ... senão vejamos:

1) No 1º sorteio saiu a chave X, podia ter sido uma qualquer mas vamos chamar à chave que saiu X.

2) No 2º sorteio qual a probabilidade de voltar a sair a chave X e qual a probablidade de sair uma chave diferente de X?

Eu estou a ver bem a coisa. Tu é que não estás a entender bem o que eu escrevi tanto mais que eu me referi já especificamente a este "agrupamento" que estás a fazer no ponto dois...

Olha relê o que eu escrevi ao longo do tópico.

HotBull2 Escreveu:Ou seja, a probabilidade de sair uma determinada chave é e será sempre a mesma até porque, como muito escreveste, os acontecimentos são independentes.

Agora a probabilidade de sair a minha chave é bem menor do que sair uma outra qualquer diferente da minha.

Claro.

Mas não contraria nada do que eu escrevi. Pelo contrário, ilustra bem um procedimento que eu já descrevi atrás...

Estive a ler os teus comentários e concordo com que disseste. Tinha ficado com a ideia, errada, que estavas a defender que a probabilidade de sair a mesma chave em dois sorteios consecutivos era a mesma de não sair a mesma chave, o que seria absurdo ;) Sorry.

Abraço,

Registado: 21/7/2009 22:17

por MarcoAntonio » 6/10/2009 20:36

O que o Jim Beam escreveu não explica nada que já não esteja explicado no tópico, inclusivamente nos meus posts...
Imagem

Administrador Fórum

por Hot Bull2 » 6/10/2009 20:34

Jim Beam Escreveu:Penso que a questão aqui tem a ver com "probabilidade à priori" e "probabilidade à posteriori". Pelo menos foi assim que aprendi na escolinha.

Tomemos o exemplo já aqui referido do lançamento de um dado. Suponhamos que são feitos dois lançamentos.

Probabilidade à priori:
ou seja, qual a probabilidade, antes dos lançamentos, de saírem dois resultados específicos, por exemplo 5 e 5?
1/6 * 1/6 = 1/36 = 0,277(7)

Probabilidade à posteriori:
ou seja, uma vez já lançado o primeiro dado e ter saído 5, qual a probabilidade de sair 5 novamente?
1/6 = 0,166(6)

Já agora aproveito para referir que isto são acontecimentos independentes, pois o primeiro resultado não altera a probabilidade do segundo.

Exacto!

Não tinha visto ainda o teu post quando coloquei o meu ultimo senão não o tinha escrito.

Cumps,

por MarcoAntonio » 6/10/2009 20:33

HotBull2 Escreveu:Marco,

1) No 1º sorteio saiu a chave X, podia ter sido uma qualquer mas vamos chamar à chave que saiu X.

2) No 2º sorteio qual a probabilidade de voltar a sair a chave X e qual a probablidade de sair uma chave diferente de X?

Eu estou a ver bem a coisa. Tu é que não estás a entender bem o que eu escrevi tanto mais que eu me referi já especificamente a este "agrupamento" que estás a fazer no ponto dois...

Olha relê o que eu escrevi ao longo do tópico.

HotBull2 Escreveu:Ou seja, a probabilidade de sair uma determinada chave é e será sempre a mesma até porque, como muito escreveste, os acontecimentos são independentes.

Agora a probabilidade de sair a minha chave é bem menor do que sair uma outra qualquer diferente da minha.

Claro.

Mas não contraria nada do que eu escrevi. Pelo contrário, ilustra bem um procedimento que eu já descrevi atrás...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 6/10/2009 20:34, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por Hot Bull2 » 6/10/2009 20:23

MarcoAntonio Escreveu:
tonirai Escreveu:Mas se antes dos 2 sorteios perguntarmos qual a probabilidade de sair a mesma chave nos dois sorteios seguintes (consecutivos), os acontecimentos deixam de ser independentes e passam a dependentes, (...)

Errado. Continuam a ser independentes...

E o problema aqui é que és tu que estás a fixar a chave quando ela não é fixa.

Isso pode acontecer com milhões de chaves diferentes. Claro que se fixares previamente na chave X a probabilidade é baixa, mas é a mesmíssima com qualquer par de chaves diferentes, desde que as fixes previamente!

Se a repetição tivesse acontecido com qualquer outra chave, estavamos aqui a ter a mesma discussão e existem milhões de possibilidades dessas.

E se tivesse acontecido com duas semanas de chaves diferentes, a probabilidade para aquelas chaves específicas era a mesma que para estas (repetidas) e o tópico não existia!

Think about it...

Marco,

Ou seja, a probabilidade de sair uma determinada chave é e será sempre a mesma até porque, como muito escreveste, os acontecimentos são independentes.

Agora a probabilidade de sair a minha chave é bem menor do que sair uma outra qualquer diferente da minha. É por isso que não tenho jogado no Euromilhões, ehehe :)

Abraço,

por RiscoCalculado » 6/10/2009 20:17

Decoraste os números da série Lost?!
Isso é que é ser seguidor!

Não , mas tenho uma ideia de quais eles são. Ao ver os nºs do post lembrou-me logo de alguma coisa.
Depois bastou ir ao google e escrever "Lost numbers"

:mrgreen:
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

Registado: 11/11/2008 18:23

por Jim Beam » 6/10/2009 20:17

Penso que a questão aqui tem a ver com "probabilidade à priori" e "probabilidade à posteriori". Pelo menos foi assim que aprendi na escolinha.

Tomemos o exemplo já aqui referido do lançamento de um dado. Suponhamos que são feitos dois lançamentos.

Probabilidade à priori:
ou seja, qual a probabilidade, antes dos lançamentos, de saírem dois resultados específicos, por exemplo 5 e 5?
1/6 * 1/6 = 1/36 = 0,0277(7)

Probabilidade à posteriori:
ou seja, uma vez já lançado o primeiro dado e ter saído 5, qual a probabilidade de sair 5 novamente?
1/6 = 0,166(6)

Já agora aproveito para referir que isto são acontecimentos independentes, pois o primeiro resultado não altera a probabilidade do segundo.
Editado pela última vez por Jim Beam em 6/10/2009 20:34, num total de 1 vez.
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX

Registado: 20/7/2004 20:24

por Hot Bull2 » 6/10/2009 20:13

Eu tenho uma teoria que é a seguinte:

O(s) gajo(s) que "martelaram" o sistema na semana passada para sair aquela chave não conseguiram ou então esqueceram-se de a "desmartelar" para o próximo sorteio. Daí terem saído 2 chaves exactamente iguais.

A probabilidade de esta minha teoria estar certa é infinitamente maior que a probabilidade de sairem 2 vezes consecutivas a mesma chave.

:)

Cumps,

por tonirai » 6/10/2009 20:10

RiscoCalculado Escreveu:Outro facto interessante é que esses números são praticamente os mesmos da série
Lost (4 8 15 16 23 e 42)

4 deles são iguais -> 4 15 23 42
e um deles (24) é a soma de outros dois: 8 e 16

A mim cheira-me a esturro :mrgreen:

:shock:
Decoraste os números da série Lost?!
Isso é que é ser seguidor! :mrgreen:

Registado: 19/4/2007 18:26

por tonirai » 6/10/2009 20:07

MarcoAntonio Escreveu:
tonirai Escreveu:Mas se antes dos 2 sorteios perguntarmos qual a probabilidade de sair a mesma chave nos dois sorteios seguintes (consecutivos), os acontecimentos deixam de ser independentes e passam a dependentes, (...)

Isso pode acontecer com milhões de chaves diferentes. Claro que se fixares previamente na chave X a probabilidade é baixa, mas é a mesmíssima com qualquer par de chaves diferentes, desde que as fixes previamente!

Se a repetição tivesse acontecido com qualquer outra chave, estavamos aqui a ter a mesma discussão e existem milhões de possibilidades dessas.

E se tivesse acontecido com duas semanas de chaves diferentes, a probabilidade para aquelas chaves específicas era a mesma que para estas (repetidas) e o tópico não existia!

Think about it...

Certíssimo... a questão aqui só se coloca se fixarmos as chaves previamente :lol:

por RiscoCalculado » 6/10/2009 20:02

Outro facto interessante é que esses números são praticamente os mesmos da série
Lost (4 8 15 16 23 e 42)

4 deles são iguais -> 4 15 23 42
e um deles (24) é a soma de outros dois: 8 e 16

A mim cheira-me a esturro :mrgreen:
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

Registado: 11/11/2008 18:23

por MarcoAntonio » 6/10/2009 20:01

Isso pode acontecer com milhões de chaves diferentes. Claro que se fixares previamente na chave X a probabilidade é baixa, mas é a mesmíssima com qualquer par de chaves diferentes, desde que não as fixes previamente!

Think about it...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 6/10/2009 20:02, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por cannot » 6/10/2009 20:00

MarcoAntonio Escreveu:
carf2007 Escreveu:Segundo esse ponto de vista, as probabilidades de continuar a sair o 5 são sempre as mesmas, independentemente do numero de lançamentos ?

Sim, a probabilidade de numa dada extracção sair o 5 é sempre a mesma, independentemente do número de lançamentos.

carf2007 Escreveu:Eu acho que à medida que se vai fazendo outro lançamento do dado, as probabilidades de sair o 5 novamente vão diminuindo ...

Não, não vai. Mantém-se sempre igual...

Quanto à probabilidade de sair uma sequência de N cincos é de (1/6)^N mas essa probabilidade é exactamente igual à probabilidade de qualquer outra sequência específica.

Exemplo:

O problema aqui é "humano" e é por isso que existe uma falácia. Nós tendemos a interpretar o 5-5-5-5-5 como uma sequência especial enquanto que a outra nada tem de especial e para nós é semelhante a 5-3-2-2-4. Por isso agrupamos estas sequências todas "num grupo" e consideramos que é mais provável sair uma sequência desse grupo. Mas são tudo chaves específicas com probabilidades individuais iguais...

Somos nós que as agrupamos por reconhecermos determinados padrões e por lhes atribuirmos especial significado.

Nem mais!
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por tonirai » 6/10/2009 19:56

Salvador, é disso mesmo que me lembro, e penso que é a isso mesmo que o cannot e o carf se referiam.

por MarcoAntonio » 6/10/2009 19:56

carf2007 Escreveu:Segundo esse ponto de vista, as probabilidades de continuar a sair o 5 são sempre as mesmas, independentemente do numero de lançamentos ?

Sim, a probabilidade de numa dada extracção sair o 5 é sempre a mesma, independentemente do número de lançamentos.

carf2007 Escreveu:Eu acho que à medida que se vai fazendo outro lançamento do dado, as probabilidades de sair o 5 novamente vão diminuindo ...

Não, não vai. Mantém-se sempre igual...

Quanto à probabilidade de sair uma sequência de N cincos é de (1/6)^N mas essa probabilidade é exactamente igual à probabilidade de qualquer outra sequência específica.

Exemplo:

O problema aqui é "humano" e é por isso que existe uma falácia. Nós tendemos a interpretar o 5-5-5-5-5 como uma sequência especial enquanto que a outra nada tem de especial e para nós é semelhante a 5-3-2-2-4. Por isso agrupamos estas sequências todas "num grupo" e consideramos que é mais provável sair uma sequência desse grupo. Mas são tudo chaves específicas com probabilidades individuais iguais...

Somos nós que as agrupamos por reconhecermos determinados padrões e por lhes atribuirmos especial significado.
Imagem

Administrador Fórum

por cannot » 6/10/2009 19:54

carf2007 Escreveu:
cannot Escreveu:Na realidade a probabilidade de sair 4, 15, 23, 24, 35 e 42 ou de sair outra combinação específica qualquer é exactamente a mesma.

Podem pensar num caso simples:
Depois de lançar um dado e sair 5 a probabilidade de sair novamente 5 no lançamento seguinte ou qqr outro número é a mesma. Isto assumindo que são lançamentos independentes.

Abraço

Segundo esse ponto de vista, as probabilidades de continuar a sair o 5 são sempre as mesmas, independentemente do numero de lançamentos ?

Eu acho que à medida que se vai fazendo outro lançamento do dado, as probabilidades de sair o 5 novamente vão diminuindo ...

:lol:

A tua confusão, e de muitos, é a seguinte:

Claro que é mais provável de sair 1 ou 2 ou 3 ou 4 ou 6 na vez seguinte, é exactamente 5*1/6=5/6, enquanto que de sair 5 é 1/6.

Daí que é mais provável que saia outro numero que não 5. Mas isto não tem nada haver com o facto de ter saído 5 no primeiro lançamento, certo?

Se as hipóteses têm todas a mesma probabilidade, caso do dado e, esperemos do totoloto, todos os números, ou sequências, têm a mesma probabilidade. Mas se existirem 5 milhões de hipóteses uma sequência específica tem 1 para 5 milhões de probabilidade de sair enquanto que uma das outras (uma qualquer) tem 4.999999 para 5 de sair. Daí que não é provável que saia a mesma sequência, tal como qqr outra em que tu penses ou apostes. capiche?

O que eu disse é que isso não está relacionado com o facto de já ter saído. Sair 1 2 3 4 5 6 ou 4 15 23 24 35 42 têm exactamente a mesma probabilidade. Tal como qqr outra sequência, independentemente de ter saído 1 milhão de vezes seguidas ;)

Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

AnteriorPróximo

Quem está ligado: