Off Topic - Totoloto na Bulgaria
Mas penso que isso é a questão colocada de outra forma, Marco... claro que concordo que, após sair uma determinada chave, se perguntarmos qual a probabilidade dessa chave sair na próxima semana, é a mesma de sempre (e de qualquer outra chave)... esquecendo a chave anterior, isto é tratando como acontecimento isolado;
Mas se antes dos 2 sorteios perguntarmos qual a probabilidade de sair a mesma chave nos dois sorteios seguintes (consecutivos), os acontecimentos deixam de ser independentes e passam a dependentes, e as probabilidades de cada um multiplicam-se para obter a probabilidade de tal acontecimento dependente.
O exemplo da aposta de 1000€ do Carf elucida isso... as probabilidades de sair "n" vezes consecutivas diminuem, são P^n (sendo P a probabilidade de um acontecimento isolado, e n o nº de repetições do acontecimento).
Tenho quase a certeza absoluta de ter falado disso nas aulas de estatística
Mas se antes dos 2 sorteios perguntarmos qual a probabilidade de sair a mesma chave nos dois sorteios seguintes (consecutivos), os acontecimentos deixam de ser independentes e passam a dependentes, e as probabilidades de cada um multiplicam-se para obter a probabilidade de tal acontecimento dependente.
O exemplo da aposta de 1000€ do Carf elucida isso... as probabilidades de sair "n" vezes consecutivas diminuem, são P^n (sendo P a probabilidade de um acontecimento isolado, e n o nº de repetições do acontecimento).
Tenho quase a certeza absoluta de ter falado disso nas aulas de estatística

Marco a probabilidade e' a mesma sim num dado..
sair cada face e' 1/6 correcto?
No entanto a diferença entre sair uma serie de 3 jogadas do mesmo numero com uma de 5 jogadas do mesmo numero essa vai ser diferente e penso q e' isso q o cannot estava a referir-se...
Num caso seria N3 = (1/6)^3 enquanto que no outro (1/6)^5
correcto? Ja' nao me lembro bem de estatistica para ter certeza, mas penso q e' assim
sair cada face e' 1/6 correcto?
No entanto a diferença entre sair uma serie de 3 jogadas do mesmo numero com uma de 5 jogadas do mesmo numero essa vai ser diferente e penso q e' isso q o cannot estava a referir-se...
Num caso seria N3 = (1/6)^3 enquanto que no outro (1/6)^5
correcto? Ja' nao me lembro bem de estatistica para ter certeza, mas penso q e' assim
BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga
carf2007 Escreveu:Eu acho que à medida que se vai fazendo outro lançamento do dado, as probabilidades de sair o 5 novamente vão diminuindo ...
Errado.
Esta é conhecida por "falácia do jogador".
A probabilidade é a mesma. E continuará a ser a mesma enquanto continuarem a fabricar dados sem cérebro. Sem memória ele faz lá ideia de que números sairam antes para manipular os resultados seguintes?
A probabilidade é sempre a mesma!
Sobre a maluquice dos 18 Búlgaros, os restantes apostadores Bulgaros são tão malucos quanto eles pois estatistica e matematicamente estão todos a praticar a mesma maluquice, independentemente da chave que utilizarem. Têm todas a mesma probabilidade e a da semana anterior não tem qualquer significado especial na extracção seguinte...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 6/10/2009 19:47, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
cannot Escreveu:Na realidade a probabilidade de sair 4, 15, 23, 24, 35 e 42 ou de sair outra combinação específica qualquer é exactamente a mesma.
Podem pensar num caso simples:
Depois de lançar um dado e sair 5 a probabilidade de sair novamente 5 no lançamento seguinte ou qqr outro número é a mesma. Isto assumindo que são lançamentos independentes.
Abraço
Segundo esse ponto de vista, as probabilidades de continuar a sair o 5 são sempre as mesmas, independentemente do numero de lançamentos ?
Eu acho que à medida que se vai fazendo outro lançamento do dado, as probabilidades de sair o 5 novamente vão diminuindo ...
Se quizeres fazer uma aposta de 1000€ em como lanças um dado 2 vezes e das 2 sai-te o mesmo numero, eu não aposto contigo, mas se quizeres apostar 1000€ em como lanças os dados 10 vezes e das 10 vai te sair o mesmo numero eu já alinho !!

"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
cannot Escreveu:Na realidade a probabilidade de sair 4, 15, 23, 24, 35 e 42 ou de sair outra combinação específica qualquer é exactamente a mesma.
Depois de lançar um dado e sair 5 a probabilidade de sair novamente 5 no lançamento seguinte ou qqr outro número é a mesma. Isto assumindo que são lançamentos independentes.
Abraço
Escrevo isto como que pensando alto, em tom de interrogação:
O que dizes está certo... mas a questão aqui (seguindo o exemplo que deste) não será "qual a probabilidade de, em dois lançamentos seguidos do dado, sair duas vezes o 5?"
Porque nesse caso, se a probabilidade de num lançamento sair 5 é 1/6, a probabilidade de em dois lançamentos seguidos sair 5 em ambos é 1/6 * 1/6 = 1/36... ou estou a ver mal a coisa?
Abraço
Mas sair o n.º 5 num lançamento ou 2 vezes o n.º 5 em 2 lançamentos é totalmente diferente.
Que é o caso desta "coincidência".
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Na realidade a probabilidade de sair 4, 15, 23, 24, 35 e 42 ou de sair outra combinação específica qualquer é exactamente a mesma.
Abraço
Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
Re: Off Topic - Totoloto na Bulgaria
carf2007 Escreveu:Ele acrescentou, contudo, que coincidências acontecem."
Pelos vistos foram 18 coincidências.

O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.
Off Topic - Totoloto na Bulgaria

Era capaz de dar uma discussão interessante entre os amantes de estatistica, mas vindo da Bulgaria ...

"O ministro dos Desportos da Bulgária, Svilen Neykov, ordenou nesta quarta-feira uma investigação depois que os mesmos seis números foram sorteados em duas rodadas consecutivas da loteria nacional.
Os números - 4, 15, 23, 24, 35 e 42 - foram escolhidos por uma máquina em uma transmissão ao vivo pela televisão no dia 6 de setembro e depois novamente no dia 10 do mesmo mês.
Ninguém adivinhou os seis números no primeiro sorteio, mas no segundo 18 apostadores acertaram todos os números, recebendo cerca de US$ 8 mil cada um.
A vice-diretora da loteria, Maria Yaneva, disse que é impossível manipular o procedimento.
O matemático Mihail Konstantinov, que também preside a comissão eleitoral do país, disse que a chance de os mesmos seis números aparecerem duas vezes em seguida é uma em 4 milhões.
Ele acrescentou, contudo, que coincidências acontecem."
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... aria.shtml
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Bing [Bot], darkreflection, Ferreiratrade, hugob0ss, m-m, malakas, Masterchief, OCTAMA, SalvaFP, trend=friend, trilhos2006 e 332 visitantes