Governo pondera fechar a TAP e abrir nova empresa
BYPASS Escreveu:BYPASS Escreveu:O número de horas de formação e exigência não é comparável ao seu exemplo de um motorista da carris.elgenedy Escreveu:Claro que é. E a complexidade do trabalho em si também. Aqui utilizava o exemplo apenas pela responsabilidade do número de vidas que se transporta.
Aqui discordo totalmente não menosprezando motoristas sejam eles de onde forem. Conduzir um autocarro, não é como pilotar um avião.
Um avião de passageiros não é um autocarro.
Eu utilizo o exemplo da exigência tecnológica, a margem de erro humano, o preço do equipamento e dos meios envolvidos para fazer a diferença. Aliás, isto parece-me uma questão do senso comum...
Bom aqui tenho de pedir desculpa pelo meu engano... o que queria dizer é "claro que é diferente..." apenas uma palavra que alterou por completo o sentido que eu queria... comparar o funcionamento de um autocarro a um avião, isso sim seria uma barbaridade

vou já editar o original.
Sorry

Cumprimentos,
Elgenedy
"When you have eliminated the impossible, whatever remains, however improbable, must be the truth." [Sherlock Holmes]
- Registado: 17/12/2002 22:25
Bom dia e bom feriado,
Aí estamos totalmente de acordo. Infelizmente nem todas as classes profissionais têm capacidade para se organizar de modo a terem um peso forte nas decisões de uma companhia e fazerem-na paralisar numa greve.
O mundo real é este, a questão dos factores humanos é outro assunto, sem questões politicas ou sindicais.
elgenedy Escreveu:Bom dia,BYPASS Escreveu:O número de horas de formação e exigência não é comparável ao seu exemplo de um motorista da carris.elgenedy Escreveu:Claro que é. E a complexidade do trabalho em si também. Aqui utilizava o exemplo apenas pela responsabilidade do número de vidas que se transporta.
Aqui discordo totalmente não menosprezando motoristas sejam eles de onde forem. Conduzir um autocarro, não é como pilotar um avião.
Um avião de passageiros não é um autocarro.
Eu utilizo o exemplo da exigência tecnológica, a margem de erro humano, o preço do equipamento e dos meios envolvidos para fazer a diferença. Aliás, isto parece-me uma questão do senso comum...BYPASS Escreveu:Um piloto não é um motorista, um Controlador de tráfego aéreo não é um polícia de trânsito ou sinaleiro, um técnico de manutenção não é um pendurador de peças, um oficial de placa não é um fiel de armazém e podiamos continuar por aí a fora nas profissões técnicas ligadas à aviação...elgenedy Escreveu:Isto é o que para mim já faz sentido. É falar na aviação como um todo, onde todos os intervenientes têm igual importância, pois se um falha, todo o sistema não funciona, e todo o sistema pode perder segurança.
Aí estamos totalmente de acordo. Infelizmente nem todas as classes profissionais têm capacidade para se organizar de modo a terem um peso forte nas decisões de uma companhia e fazerem-na paralisar numa greve.
O mundo real é este, a questão dos factores humanos é outro assunto, sem questões politicas ou sindicais.
- Registado: 6/11/2008 13:21
Tap
Bom dia,
Tinha de comentar esta situação!!!
Se isto acontecer!!!(A TAP fechar e abrir uma nova empresa) Vai parecer uma aula prática de como sair de um buraco financeiro sem precedentes!!!! Meus senhores, alguns empresários já sabem demais, e a consequência é a escalada do desemprego, muitas das vezes sem motivo técnico-financeiro, por favor não lhes ensinem mais técnica nenhuma!!!
Francamente!
Opiniões de Gestão da TAP:
1º Corte dos prémios semestrais ou anuais da administração;
2º Corte nos salários desmedidos da administração;
De salientar nestes dois pontos que se a administração ficasse suspensa por 6 meses a empresa iria continuar a funcionar (bem ou mal) e com uma vantagem, sem o custo do trabalho da mesma administração.
3º Motivação do staff;
4º Vêr a empresa como uma bandeira Nacional, primar pela qualidade/preço, simpatia e tratamento de excelência;
5º Eliminar as desculpas dos acontecimentos, ora por isto, ora por aquilo, chega! Se os resultados não aparecem é porque algo está errado e certamente é dentro da estrutura, marketing, vendas, planificação, etc., alguém está simplesmente à espera do fim do mês, e porquê? Porque muitas pessoas, sim, são meras pessoas, ocupam lugares sem ter capacidade para. (Isto é um facto!)
6º Satisfazer, parcialmente as necessidades dos Pilotos, e porquê? Porque, o mercado da área assim o exige e sem pilotos não há voos, é simples! Claro está que para isso é preciso sensibilizá-los para a situação financeira da Empresa. Agora, Senhores e Senhoras responsáveis, não é com Greves ou com permissão de Greves* que vão salvar uma empresa!? Pelo contrário a imagem que, mais uma vez, passou foi "nem pensar, TAP companhia Portuguesa, é sempre a mesma coisa, não obrigado!!!!)
7º Supervisão dos serviços; Sim, se existe não parece, é só pessoas com o cifrão na testa já para não dizer outras coisas!!! (Não são todos)
*(Greve, sim, é um direito mas neste caso envolve milhares de pessos nomeadamente os próprios trabalhadores da companhia que se fechar, quero vêr!!!)
Enfim, outras coisas poderão ser feitas mas não digo mais.
MG
Tinha de comentar esta situação!!!
Se isto acontecer!!!(A TAP fechar e abrir uma nova empresa) Vai parecer uma aula prática de como sair de um buraco financeiro sem precedentes!!!! Meus senhores, alguns empresários já sabem demais, e a consequência é a escalada do desemprego, muitas das vezes sem motivo técnico-financeiro, por favor não lhes ensinem mais técnica nenhuma!!!
Francamente!
Opiniões de Gestão da TAP:
1º Corte dos prémios semestrais ou anuais da administração;
2º Corte nos salários desmedidos da administração;
De salientar nestes dois pontos que se a administração ficasse suspensa por 6 meses a empresa iria continuar a funcionar (bem ou mal) e com uma vantagem, sem o custo do trabalho da mesma administração.
3º Motivação do staff;
4º Vêr a empresa como uma bandeira Nacional, primar pela qualidade/preço, simpatia e tratamento de excelência;
5º Eliminar as desculpas dos acontecimentos, ora por isto, ora por aquilo, chega! Se os resultados não aparecem é porque algo está errado e certamente é dentro da estrutura, marketing, vendas, planificação, etc., alguém está simplesmente à espera do fim do mês, e porquê? Porque muitas pessoas, sim, são meras pessoas, ocupam lugares sem ter capacidade para. (Isto é um facto!)
6º Satisfazer, parcialmente as necessidades dos Pilotos, e porquê? Porque, o mercado da área assim o exige e sem pilotos não há voos, é simples! Claro está que para isso é preciso sensibilizá-los para a situação financeira da Empresa. Agora, Senhores e Senhoras responsáveis, não é com Greves ou com permissão de Greves* que vão salvar uma empresa!? Pelo contrário a imagem que, mais uma vez, passou foi "nem pensar, TAP companhia Portuguesa, é sempre a mesma coisa, não obrigado!!!!)
7º Supervisão dos serviços; Sim, se existe não parece, é só pessoas com o cifrão na testa já para não dizer outras coisas!!! (Não são todos)
*(Greve, sim, é um direito mas neste caso envolve milhares de pessos nomeadamente os próprios trabalhadores da companhia que se fechar, quero vêr!!!)
Enfim, outras coisas poderão ser feitas mas não digo mais.
MG
- Registado: 3/2/2008 14:58
(editado a old)
Bom dia,
Claro que é diferente. E a complexidade do trabalho em si também. Aqui utilizava o exemplo apenas pela responsabilidade do número de vidas que se transporta.
Isto é o que para mim já faz sentido. É falar na aviação como um todo, onde todos os intervenientes têm igual importância, pois se um falha, todo o sistema não funciona, e todo o sistema pode perder segurança.
Isso acho que já não é assm tão linear. Depende de muitas coisas que penso que não vale a pena começar aqui, senão isto ficava ilegível
Repito o que disse acima: My point exactly
Cumprimentos,
Elgenedy
Bom dia,
BYPASS Escreveu:O número de horas de formação e exigência não é comparável ao seu exemplo de um motorista da carris.
Claro que é diferente. E a complexidade do trabalho em si também. Aqui utilizava o exemplo apenas pela responsabilidade do número de vidas que se transporta.
BYPASS Escreveu:Um piloto não é um motorista, um Controlador de tráfego aéreo não é um polícia de trânsito ou sinaleiro, um técnico de manutenção não é um pendurador de peças, um oficial de placa não é um fiel de armazém e podiamos continuar por aí a fora nas profissões técnicas ligadas à aviação...
Isto é o que para mim já faz sentido. É falar na aviação como um todo, onde todos os intervenientes têm igual importância, pois se um falha, todo o sistema não funciona, e todo o sistema pode perder segurança.
BYPASS Escreveu:Se falarmos no poder que possuem numa organização, é diferente do que estamos a falar desde o inicio!
Se calhar na TAP possuem maior do que numa Rayanair.
Provavelmente organizaram-se bem e querem manter esse estatuto.
Não fariamos o mesmo?
Isso acho que já não é assm tão linear. Depende de muitas coisas que penso que não vale a pena começar aqui, senão isto ficava ilegível

BYPASS Escreveu:A estratégia é que podemos considerar errada.
E volto a dizer que eu a considero descabida e discordo do timming.
Repito o que disse acima: My point exactly

Cumprimentos,
Elgenedy
Editado pela última vez por Elgenedy em 5/10/2009 13:30, num total de 1 vez.
"When you have eliminated the impossible, whatever remains, however improbable, must be the truth." [Sherlock Holmes]
elgenedy Escreveu: Mas é precisamente isso. Respeito a profissão e os pilotos. Mas "Endeusar" é que acho descabido... e isso vejo muito, de cada vez que estes senhores são colocados acima de quase todas as profissões, como se de Deuses se tratassem, que merecem tudo e mais alguma coisa porque fazem parte de uma pequena elite que consegue ter a capacidade de serem pilotos; quando são apresentados como mais importantes que as outras pessoas que também participam no dia-a-dia da empresa para onde trabalham. E quanto a mim, é isso que está errado.
Se nos incutirem essa filosofia desde o primeiro dia e a nossa classe prová-lo mostrando capacidade organizativa, seja sindical ou no dia a dia, temos de reconhecer valor.
Nisso os pilotos sabem o que fazer há longos anos. Depois depende da companhia para que trabalhem e do peso que adquiriram nessa organização. São mais Deuses conforme o ambiente onde estejam.
Isso é diferente do banalizar da profissão. Não deixa de ser muito exigente e de maior responsabilidade que um trader. Até pelo número de vidas em jogo, mas sendo uma profissão da aviação o grau de exigência é como deve saber bem superior. O número de horas de formação e exigência não é comparável ao seu exemplo de um motorista da carris.
Um piloto não é um motorista, um Controlador de tráfego aéreo não é um polícia de trânsito ou sinaleiro, um técnico de manutenção não é um pendurador de peças, um oficial de placa não é um fiel de armazém e podiamos continuar por aí a fora nas profissões técnicas ligadas à aviação...
Se falarmos no poder que possuem numa organização, é diferente do que estamos a falar desde o inicio!
Se calhar na TAP possuem maior do que numa Rayanair.
Provavelmente organizaram-se bem e querem manter esse estatuto.
Não fariamos o mesmo?
A estratégia é que podemos considerar errada.
E volto a dizer que eu a considero descabida e discordo do timming.
mapaman Escreveu:Se entender,pode consultar o link e apartir dai desenvolver o tema.
http://www.icao.int/icaonet/anx/info/an ... let_en.pdf
Obrigado, mas também já os estudei; não só o resumo como os ditos em si.
mapaman Escreveu:Prefiro não me alongar,mas a questão está na capacidade de, em ambiente adverso,de elevada pressão
dentro do cockpit resolver em tempo útil essas situações anómalas.
Ok.. mas com todo o devido respeito, o que faz, por exemplo, um trader? Age, em ambiente de elevada pressão a situações muitas vezes anómalas. E este é apenas um exemplo de muitas profissões onde o sangue-frio e a capacidade de reacção são importantes. Não é tirar mérito à função de um piloto... é não lhe dar a mais....
Pessoalmente acho mais facil tirar um avião de uma vrille, do que antecipar o que vai acontecer amanha no S&P 500, mas isso sou eu

mapaman Escreveu:Não é pelo facto de ter uma licença na mão que o qualifica a voar o que quer que seja na TAP ou noutra,antes ,precisa de fazer horas,quantas mais mais melhor e quantas mais tiver mais fácil será obter a qualificação em simulador da companhia e acompanhado em linha,tipo "ao vivo e a cores".
Acredite, nem todos chegam lá.
Sim acredito. E acredito que muitos vão desistindo, da mesma forma que muitos desistem de tantos outros rumos. Todas as licenciaturas têm muito mais alunos a entrar do que a sairem formados, precisamente porque muitos vão desistindo.
Isto não falando claro das questões financeiras.
mapaman Escreveu:Não se trata de "endeusar" mas apenas respeito pela profissão,poi não sendo piloto lido diáriamente com eles.
Sem dúvida. É das profissões que mais respeito. E também lido com pilotos, tenho amigos que o são, tanto da TAP como de outras companhias. Da minha parte limitei-me a ficar pelos monomotores, que já são bastante interessantes, e certamente menos dispendiosos

Mas é precisamente isso. Respeito a profissão e os pilotos. Mas "Endeusar" é que acho descabido... e isso vejo muito, de cada vez que estes senhores são colocados acima de quase todas as profissões, como se de Deuses se tratassem, que merecem tudo e mais alguma coisa porque fazem parte de uma pequena elite que consegue ter a capacidade de serem pilotos; quando são apresentados como mais importantes que as outras pessoas que também participam no dia-a-dia da empresa para onde trabalham. E quanto a mim, é isso que está errado.
mapaman Escreveu:Em relação à greve considero um disparate pegado,mas isso é um problema sindical e dos profissionais,não da profissão em si.
My point exactly....
Cumprimentos,
Elgenedy
Estou-me a referir a outras aptidões que não as financeiras.
Se entender,pode consultar o link e apartir dai desenvolver o tema.
Acredito que praticamente todos têm capacidades para conduzir um automóvel,mas já pensou porque existem tão poucos pilotos de fórmula 1?
Prefiro não me alongar,mas a questão está na capacidade de, em ambiente adverso,de elevada pressão
Voar em condições CAVOK,isso é fácil,até eu.
Não é pelo facto de ter uma licença na mão que o qualifica a voar o que quer que seja na TAP ou noutra,antes ,precisa de fazer horas,quantas mais mais melhor e quantas mais tiver mais fácil será obter a qualificação em simulador da companhia e acompanhado em linha,tipo "ao vivo e a cores".
Em relação à FAP,era um espetáculo,seleccionava,treinava,dava horas de vôo e mais tarde a TAP recebia de braços abertos! melhor do que isto era dificil de ter.
Não se trata de "endeusar" mas apenas respeito pela profissão,poi não sendo piloto lido diáriamente com eles.
Em relação à greve considero um disparate pegado,mas isso é um problema sindical e dos profissionais,não da profissão em si.
abraço
Se entender,pode consultar o link e apartir dai desenvolver o tema.
Acredito que praticamente todos têm capacidades para conduzir um automóvel,mas já pensou porque existem tão poucos pilotos de fórmula 1?
Prefiro não me alongar,mas a questão está na capacidade de, em ambiente adverso,de elevada pressão
Voar em condições CAVOK,isso é fácil,até eu.
Não é pelo facto de ter uma licença na mão que o qualifica a voar o que quer que seja na TAP ou noutra,antes ,precisa de fazer horas,quantas mais mais melhor e quantas mais tiver mais fácil será obter a qualificação em simulador da companhia e acompanhado em linha,tipo "ao vivo e a cores".
Em relação à FAP,era um espetáculo,seleccionava,treinava,dava horas de vôo e mais tarde a TAP recebia de braços abertos! melhor do que isto era dificil de ter.
Não se trata de "endeusar" mas apenas respeito pela profissão,poi não sendo piloto lido diáriamente com eles.
Em relação à greve considero um disparate pegado,mas isso é um problema sindical e dos profissionais,não da profissão em si.
abraço
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
mapaman Escreveu:neste tipo de profissões,existem candidatos que nunca irão conseguir completar a formação com sucesso,pois não têm à partida capacidades para tal.Não me refiro á capacidade intelectual para completar com sucesso a parte teórica.É a outra
parte,a tal que custa valores absurdos à hora e que têm de ser feita no tempo que é exigido que marca a diferênça em quem têm condições ou não!
Olá Mapaman,
Se te referes exclusivamente às condições financeiras, concordo a 100%. Infelizmente muito poucos têm a capacidade de estar 2 ou 3 anos sem receber e desembolsar, pelo menos 50 a 100 mil.
No resto, muito sincereamente, continuo sem achar que seja assim tão diferente...
mapaman Escreveu:De que serve explicar o funcionamento do relógio se o candidato a piloto não sabe dizer que horas são?
E isso não se aplica a toda e qualquer profissão????
mapaman Escreveu:Porque motivo é que a FAP era o trampolim para as companhias privadas?
Porque era uma excelente escola. E os pilotos saíam de lá com uma excelente formação. E a juntar a isso, sem o custo astronómico de um curso desses cá fora...
mapaman Escreveu:Desde que acabaram as candidaturas autárquicas por parte de pilotos da força aérea que tinham como destino final os cockpits da Tap,que os cursos dispararam na procura,logo,no preço.
Se calhar aqui vejo as coisas mal... mas a partir de determinados valores, mais uns milhares ou menos uns milhares, torna-se irrelevante. Ou tens muito, o que te permite pensar nessa formação, ou não tens sequer a possibilidade.
mapaman Escreveu:Antes de escreverem,seria bom procurar e tentar compreender a natureza dos exames de selecção para este tipo de profissões.
Penso que ninguem aqui pensa que qualquer pessoa, sem mais nem menos, "pega num flight simulator" e se transforma num piloto. Claro que têm existir vários exames de selecção. E claro que essas pessoas têm de ser responsáveis naquilo que fazem. E têm de saber fazer.
Mas daí a pensar que só 1/2 dúzia é que têm as capacidades para serem pilotos vai uma grande distância. Realmente parece que estamos a falar de astronautas, que além de pilotarem os space shutles, ainda têm de se saberem movimentar sem gravidade, reparar satélites, e intervir no próprio SS caso surja alguma avaria...
Claro que, como em tudo na vida, há uns melhores que outros. Há alguns que são geniais, como em todas as profissões. O que não quer dizer que esses sejam os únicos capazes de voar e actuar em segurança, mesmo em situações extremas.
Cumprimentos,
Elgenedy
Depende de como observa... Hoje em dia, muitas áreas exigem licenciatura que demora muito mais tempo a fazer; outras ainda que exigem pós-graduações, mestrados, MBA's etc... O esforço intelectual de um piloto para se formar não é superior ao esforço de um licenciado, por isso não vejo um avião como algo assim tão diferente de tantas outras áreas. Em tudo há regras e coisas para aprender. E muitas coisas aprendem-se durante anos. E tem de se errar muito para se aprender a fazer bem. E não vejo nisso grandes diferenças para tantas outras profissões...
Boas,
neste tipo de profissões,existem candidatos que nunca irão conseguir completar a formação com sucesso,pois não têm à partida capacidades para tal.Não me refiro á capacidade intelectual para completar com sucesso a parte teórica.É a outra
parte,a tal que custa valores absurdos à hora e que têm de ser feita no tempo que é exigido que marca a diferênça em quem têm condições ou não!
De que serve explicar o funcionamento do relógio se o candidato a piloto não sabe dizer que horas são?
Porque motivo é que a FAP era o trampolim para as companhias privadas?
Desde que acabaram as candidaturas autárquicas por parte de pilotos da força aérea que tinham como destino final os cockpits da Tap,que os cursos dispararam na procura,logo,no preço.
Antes de escreverem,seria bom procurar e tentar compreender a natureza dos exames de selecção para este tipo de profissões.
cumps
Boas,
neste tipo de profissões,existem candidatos que nunca irão conseguir completar a formação com sucesso,pois não têm à partida capacidades para tal.Não me refiro á capacidade intelectual para completar com sucesso a parte teórica.É a outra
De que serve explicar o funcionamento do relógio se o candidato a piloto não sabe dizer que horas são?
Porque motivo é que a FAP era o trampolim para as companhias privadas?
Desde que acabaram as candidaturas autárquicas por parte de pilotos da força aérea que tinham como destino final os cockpits da Tap,que os cursos dispararam na procura,logo,no preço.
Antes de escreverem,seria bom procurar e tentar compreender a natureza dos exames de selecção para este tipo de profissões.
cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Se existe tanta falta de piloto, como é que anualmente, escolas como Aerocondor, Leavia, Omni, AAE e se calhar outras que nem me lembro, despejam cá para fora umas centenas de pilotos? A TAP, PGA e SATA apanham todos?
A aerocondor agora é a Gestair e falta a nortávia.
Em conjunto, as escolas qualificam cerca de 150 a 200 pilotos/ano e a FAP só têm deixado saír pilotos de helicópteros.
Há uma questão que te esqueces: apenas uma parte estão qualificados para linha aérea. Para além dos helicópteros, alguns vão para trabalhos agrícolas e combate aos fogos incluido, outros para a aviação executiva, aviação de lazer e outros prosseguem para formação de instrutores.
Contudo, em Portugal há desemprego nos recém-formados.
É um problema da aviação mundial: as cias empregam de olhos fechados quem têm 1.500 ou mais horas mas para se chegar aí teve que se ter uma oportunidade e as cias são relutantes em dá-la porque sai muito caro à companhia.
Um piloto antes de ser largado em linha faz muitas horas de voo em avião vazio e bastantes aterragens. É muito combustível e pneu que se gasta, para além de simulador, e é a companhia que paga. Até ao voo base são semanas a dar no duro.
e
O problema é simples, dinheiro!
Qual a lógica da TAP pagar um curso de 50000€, quando existe o número suficiente de candidatos que do próprio bolso pagaram e se apresentam a concurso faltando-lhes "apenas" o Type Rating?
O que há falta é de Comandantes (experiência), não individuos com o PLA.
Ok, então afinal o problema da escassez de pilotos não é generalizada... afinal é de pilotos experientes...
Sobre o dinheiro... o que é que uma coisa tem a haver com a outra? Quando andei a ver preços de formações nesta área, vi vários casos (se não me falha a memória, na altura era a Suiça, Itália e Austrália), onde os cursos eram ministrados pela companhia, e pagos pelos alunos. Onde está o dinheiro deitado à rua? candidata-se quem quer, paga quem quer... continuo a não perceber porque razão é que essa ideia é uma barbaridade...
De qualquer forma, também acredito que poderiam ser formados muito mais pilotos... mas nunca entendi porque razão o curso, que na Europa começa nos 50000€, se faz no EUA por 10000....Para linha aérea os valores não são esses, nem cá nem nos EUA.
Reconheço que os meus referenciais têm já uns anos, por isso realmente neste momento é ainda pior

Continuo confundido... estamos a falar de nível de salário em Portugal, ou estamos a incluir outros países também para podermos englobar a Easyjet e a Ryanair??A base que nos serve é Madrid pelo que portugueses auferem segundo essa tabela e o hub é Madrid.
ok, assim já não estou confundido... é que falarem de ordenados em portugal, mas fazendo a comparação com empresas entrangeiras não me fazia muito sentido.... quer dizer.. não me faz muito sentido esse tipo de comparações, mas enfim....
fazer uma greve a pedir aumento é talvez a atitude mais sem sentido possível...Os pilotos da TAP não são aumentados há 9 anos tempo em que toda a gente o foi, renovaram-se frotas de carros dos directores e deram-se prémios de gestão.
Eles dizem que já contribuiram, agora contribuam outros.
Eu não estou a dizer que eles já têm um salário suficientemente alto e como tal não deviam pedir mais.... o que estou a dizer é que, tendo em conta toda a envolvente, pedir aumentos agora é um bocado como ir dar um pontapé num "gajo" que já está KO.... Se a TAP estvesse numa fase de lucros, ou mesmo numa fase "normal", tudo optimo. Agora, com a crise actual e a falência tecnica... sinceramente podiam não ser aumentados há 50 anos que continuaria a ser sem sentido...
Acredita que se um dia a TAP abrisse um concurso para substituir todos os seus pilotos, ainda ficariam candidatos de fora. E a grande maioria aceitaria trabalhar por muito menos do que os actuais.Nem pensar. A Emirates têm aberto concurso, há pouco mais de um ano, para 3.000 pilotos entre os quais 1.200 capts e ainda nem metade conseguiram. A Qatar dá emprego imediato a todos os capts de T7 com 10.000 horas e 4.000 em comando e é uma tragédia.
3000??? mas isso não qualquer coisa como quase 4x mais que a totalidade dos pilotos da TAP?? Ainda não conseguiram metade? Mas só essa metade não é quase o sobro da totalidade da TAP...
O emprego que há é para pilotos com mais de 1.500 horas. A partir daí são " mil cães a um osso ".
O que demonstra que realmente não é assim tão facil começar a trabalhar, por exemplo, numa TAP, a não ser que já se tenha muita experiência... pelas regras do mercado, esses senhores deveriam receber miseravelmente...
Conclusão: o texto é longo mas é fim-de-semana.
Se é longo e argumentado, como é o caso, acredito que ninguem se chateia

Um avião não é nada do outro mundo, mas colocá-lo a voar como mandam as regras, implica mais que à vulgar indústria para produzir um bem ou um serviço.
Depende de como observa... Hoje em dia, muitas áreas exigem licenciatura que demora muito mais tempo a fazer; outras ainda que exigem pós-graduações, mestrados, MBA's etc... O esforço intelectual de um piloto para se formar não é superior ao esforço de um licenciado, por isso não vejo um avião como algo assim tão diferente de tantas outras áreas. Em tudo há regras e coisas para aprender. E muitas coisas aprendem-se durante anos. E tem de se errar muito para se aprender a fazer bem. E não vejo nisso grandes diferenças para tantas outras profissões...
Pode-se falar da responsabilidade de transportar aos 300 de cada vez. Mas também um motorista da carris, transporta aos 100 por viagem e fáz várias ao longo do dia. Também têm essa responsabilidade, por isso não será por aí....
Engana-se no elitismo, ou a quem pretende associar o elitismo.
Caro... o seu post anterior, foi numa postura completamente diferente deste. A sua postura de gozo puro ao anterior interveniente, passando ao extremo do flight simulator, e o handling ser feito por chimpazés, transpareceu precisamente a ideia elitista de que, pilotar um avião é só para alguns... Se fui eu que entendi mal, e se de facto não foi essa a sua intenção, então apresento já as minhas desculpas.
Cumprimentos,
Elgenedy
Com já disse o Mcmad, estamos nas tintas de quanto as empresas privadas pagam aos pilotos. Literalmente nas tintas.
O que me desagrada é estar a pagar impostos para sustentar esta espécie de "empresa", este ELEFANTE inútil. Obrigam toda a população a sustentar uma empresa que nem sequer presta um serviço "público".
As ryanairs/easyjet/iberia/klm/etc fazem o mesmo que a TAP por um décimo do preço.. Há anos que não viajo com a TAP e não sinto a mínima falta
Privatizem aquela coisa e deixem o mercado funcionar.. até porque é ilegal. desliguem o ventilador.
O que me desagrada é estar a pagar impostos para sustentar esta espécie de "empresa", este ELEFANTE inútil. Obrigam toda a população a sustentar uma empresa que nem sequer presta um serviço "público".
As ryanairs/easyjet/iberia/klm/etc fazem o mesmo que a TAP por um décimo do preço.. Há anos que não viajo com a TAP e não sinto a mínima falta
Privatizem aquela coisa e deixem o mercado funcionar.. até porque é ilegal. desliguem o ventilador.
- Registado: 1/8/2009 0:16
elgenedy Escreveu:BYPASS Escreveu:limpaesgotos Escreveu:Não há pilotos ?? Tantos jovens com altas qualificações no desemprego, é a tap constituir uma entidade de formação, seleccionar os melhores e dar-lhes formação, candidatos não faltarão .... um avião não é nada do outro mundo ...
Compra-lhes o Flight Simulator, senta-os em frente a um computador e... TEMOS UM PILOTO! E já agora Comandante.
A Manutenção é feita na oficina da esquina, quando avariar e o handling é feito por chimpanzés.
A seguir metemos 200 pessoas dentro de uma lata com um motor e vão todos passear.
Esperemos que não sejamos nós ou alguém próximo.
O seu comentário é uma barbaridade!
Fico-me por aqui...
Boa tarde,
Porque barbaridade? Qual o problema de uma companhia de aviação montar a sua própria escola, escolhendo os seus próprios formadores e instrutores? Definindo ela própria quais os temas de maior relevância para a companhia, e quais os aviões onde se deve aprender? Qual a barbaridade de uma companhia de aviação conhecer a evolução de um candidato ao longo do curso, saber exactamente o que ele é capaz antes de lhe entregar um contrato e começar a gastar dinheiro com ele?
Qual é o sentido de aprender a voar num monomotor a hélice, com capacidade de 2 ou 4 passageiros, uma manobrabilidade elevadíssima, peso "rídiculo", que aterra e descola em qualquer "cantinho", fazer perto de 200 horas de voo nesse tipo de aviões e depois ter de passar para os comerciais e aprender quase tudo de raiz?
E já agora, de facto um avião não é de todo uma coisa do outro mundo. É uma máquina, que precisa de formação para ser operada. E essa formação é demorada, pois inclui muitos "detalhes" necessários. Mas ao contrário do que muitos desejariam é algo que, do ponto de vista da capacidade, está ao alcance de muitos (para não dizer da maioria).
O elitismo é verdadeiramente impressionante....
Cumprimentos,
Elgenedy
O Pikas já explicou.
O problema é simples, dinheiro!
Qual a lógica da TAP pagar um curso de 50000€, quando existe o número suficiente de candidatos que do próprio bolso pagaram e se apresentam a concurso faltando-lhes "apenas" o Type Rating?
O que há falta é de Comandantes (experiência), não individuos com o PLA.
A TAP tem parceria na AAE, logo numa das fontes. O resto está nos requisitos dos cursos e da profissão. Inventar no que está escrito e regulamentado? Deitar mais dinheiro à rua?
Um avião não é nada do outro mundo, mas colocá-lo a voar como mandam as regras, implica mais que à vulgar indústria para produzir um bem ou um serviço.
Engana-se no elitismo, ou a quem pretende associar o elitismo.
Não sou piloto da TAP (nem quero ser) e também não concordei com o timming da greve.
Pergunta: se os pilotos experientes são uma raça tão em vias de extinção, e se a TAP paga assim tão mal, porque é que em vez de andarem em greves, não pegam na trouxa e não vão trabalhar para a concorrência?
Mais ainda do que os que já foram?
Talvez não saibas mas nos últimos 5 anos a TAP admitiu cerca de 500 pilotos.
Não morreram assim tantos, as saídas para a reforma não são enormes tanto mais que entretanto a idade para a reforma foi extendida para os 65 anos e a frota cresceu mas moderadamente.
Onde julgas que eles estão?
A propósito desta temática, escreveu-se novo artigo. Vejam:
http://www.liberdadedescolha.com/2009/1 ... r-tap.html
Gosto do artigo e da ideia subjacente, contudo é inexequível pelo menos enquanto o regime estiver entregue ao CDS, PS, PSD e PCP.
A maioria dos problemas da TAP - e convém não esquecer a SATA porque aí tudo isto é vezes 10 - têm origem em " istórias " políticas: A groundforce, a portugália comprada ao BES, a VEM, os A340 e o resto airbus, etç, etç não são fruto de decisões de gestão, são imposições governamentais.
Cada um tem a sua agenda ( os sindicatos, a administração, os governos e os muito activos nucleos partidários dentro dos sectores ) e essa agenda pode até nem coincidir com o interesse do passageiro ou da companhia.
Nesse caso, explica-me como é possível que a cada concurso que a TAP abre, ficam umas centenas de fora?
Os que têm ficado de fora não são centenas mas sim dezenas e uma enorme maioria são por problemas médicos ou por documentação incompleta ( licenças, etç ) e se, mesmo assim, ainda sobra entra na próxima fornada.
Se existe tanta falta de piloto, como é que anualmente, escolas como Aerocondor, Leavia, Omni, AAE e se calhar outras que nem me lembro, despejam cá para fora umas centenas de pilotos? A TAP, PGA e SATA apanham todos?
A aerocondor agora é a Gestair e falta a nortávia.
Em conjunto, as escolas qualificam cerca de 150 a 200 pilotos/ano e a FAP só têm deixado saír pilotos de helicópteros.
Há uma questão que te esqueces: apenas uma parte estão qualificados para linha aérea. Para além dos helicópteros, alguns vão para trabalhos agrícolas e combate aos fogos incluido, outros para a aviação executiva, aviação de lazer e outros prosseguem para formação de instrutores.
Contudo, em Portugal há desemprego nos recém-formados.
É um problema da aviação mundial: as cias empregam de olhos fechados quem têm 1.500 ou mais horas mas para se chegar aí teve que se ter uma oportunidade e as cias são relutantes em dá-la porque sai muito caro à companhia.
Um piloto antes de ser largado em linha faz muitas horas de voo em avião vazio e bastantes aterragens. É muito combustível e pneu que se gasta, para além de simulador, e é a companhia que paga. Até ao voo base são semanas a dar no duro.
De qualquer forma, também acredito que poderiam ser formados muito mais pilotos... mas nunca entendi porque razão o curso, que na Europa começa nos 50000€, se faz no EUA por 10000....
Para linha aérea os valores não são esses, nem cá nem nos EUA.
Se algum membro do fórum tiver intenção de enveredar por esta profissão pode desde já pensar em 3 anos e cerca de 140 mil euros de custo directo. Escola com formação em plurimotores custa entre os 65 e os 85 mil. Type rating custa mais 25 a 35 mil euros, MCC mais 5 a 10 mil e mais umas horitas porque as 200 e poucas da escola são escassas nos concursos leva o custo para os 140/150 mil euros.
Nos EUA é mais barato mas a licença não é JAR, logo não é válida na UE. Fazer a reconversão da licença acaba por não tornar vantajoso. A única vantagem é os termos e o inglês aeronáutico.
De qualquer forma, existem outras possibilidades de acrescento aos salários que não incluiste....
Só o prémio de jubilação, mais nada e já não toca a todos.
Continuo confundido... estamos a falar de nível de salário em Portugal, ou estamos a incluir outros países também para podermos englobar a Easyjet e a Ryanair??
A base que nos serve é Madrid pelo que portugueses auferem segundo essa tabela e o hub é Madrid.
fazer uma greve a pedir aumento é talvez a atitude mais sem sentido possível...
Os pilotos da TAP não são aumentados há 9 anos tempo em que toda a gente o foi, renovaram-se frotas de carros dos directores e deram-se prémios de gestão.
Eles dizem que já contribuiram, agora contribuam outros.
Acredita que se um dia a TAP abrisse um concurso para substituir todos os seus pilotos, ainda ficariam candidatos de fora. E a grande maioria aceitaria trabalhar por muito menos do que os actuais.
Nem pensar. A Emirates têm aberto concurso, há pouco mais de um ano, para 3.000 pilotos entre os quais 1.200 capts e ainda nem metade conseguiram. A Qatar dá emprego imediato a todos os capts de T7 com 10.000 horas e 4.000 em comando e é uma tragédia.
Se oferecessem a formação então.... (do género dos antigos ab-initio.. bons velhos tempos...)
Os ab-initio foi uma moda na europa mas que saiu muito cara. A TAP também fez um curso, em Évora e ficou por aí. A Netjets penso que é a única que resiste e fez um há ainda pouco tempo, em inglaterra, mas esses não querem pilotos, querem manequins.
O emprego que há é para pilotos com mais de 1.500 horas. A partir daí são " mil cães a um osso ".
Conclusão: o texto é longo mas é fim-de-semana.
Para desanuviar, apreciem este blogue que é extraordinário:
http://www.picsfromtheoffice.blogspot.com/
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
BYPASS Escreveu:limpaesgotos Escreveu:Não há pilotos ?? Tantos jovens com altas qualificações no desemprego, é a tap constituir uma entidade de formação, seleccionar os melhores e dar-lhes formação, candidatos não faltarão .... um avião não é nada do outro mundo ...
Compra-lhes o Flight Simulator, senta-os em frente a um computador e... TEMOS UM PILOTO! E já agora Comandante.
A Manutenção é feita na oficina da esquina, quando avariar e o handling é feito por chimpanzés.
A seguir metemos 200 pessoas dentro de uma lata com um motor e vão todos passear.
Fico-me por aqui...
Boa tarde,
Porque barbaridade? Qual o problema de uma companhia de aviação montar a sua própria escola, escolhendo os seus próprios formadores e instrutores? Definindo ela própria quais os temas de maior relevância para a companhia, e quais os aviões onde se deve aprender? Qual a barbaridade de uma companhia de aviação conhecer a evolução de um candidato ao longo do curso, saber exactamente o que ele é capaz antes de lhe entregar um contrato e começar a gastar dinheiro com ele?
Qual é o sentido de aprender a voar num monomotor a hélice, com capacidade de 2 ou 4 passageiros, uma manobrabilidade elevadíssima, peso "rídiculo", que aterra e descola em qualquer "cantinho", fazer perto de 200 horas de voo nesse tipo de aviões e depois ter de passar para os comerciais e aprender quase tudo de raiz?
E já agora, de facto um avião não é de todo uma coisa do outro mundo. É uma máquina, que precisa de formação para ser operada. E essa formação é demorada, pois inclui muitos "detalhes" necessários. Mas ao contrário do que muitos desejariam é algo que, do ponto de vista da capacidade, está ao alcance de muitos (para não dizer da maioria).
O elitismo é verdadeiramente impressionante....
Cumprimentos,
Elgenedy
limpaesgotos Escreveu:Não há pilotos ?? Tantos jovens com altas qualificações no desemprego, é a tap constituir uma entidade de formação, seleccionar os melhores e dar-lhes formação, candidatos não faltarão .... um avião não é nada do outro mundo ...
Fico-me por aqui...
Olá Pikas,
Depreendo que sejas piloto, não da TAP, mas talvez de outra companhia, mas de qualquer forma muito ligado à aviação civil.
Assim, falando de piloto para piloto:
Nesse caso, explica-me como é possível que a cada concurso que a TAP abre, ficam umas centenas de fora?
De qualquer forma, também acredito que poderiam ser formados muito mais pilotos... mas nunca entendi porque razão o curso, que na Europa começa nos 50000€, se faz no EUA por 10000....
Genericamente, toda a informação que circula na comunicação social sobre salários é irreal. De qualquer forma, existem outras possibilidades de acrescento aos salários que não incluiste....
Continuo confundido... estamos a falar de nível de salário em Portugal, ou estamos a incluir outros países também para podermos englobar a Easyjet e a Ryanair??
Claro que valem... mas perante o actual nível de salário, a falência tecnica da empresa, a crise internacional, fazer uma greve a pedir aumento é talvez a atitude mais sem sentido possível... Isso não é mercado.. é burrice.
E por favor, o argumento dopresidente do SPAC a dizer que a crise também afecta as outras empresas, não me parace muito lógico....
Sabes, mas esse é precisamente o problema de muitos pilotos... é essa ideia que são insubstituíveis, e que só eles é podem conduzir (perdão.. pilotar) aviões. Acredita que se um dia a TAP abrisse um concurso para substituir todos os seus pilotos, ainda ficariam candidatos de fora. E a grande maioria aceitaria trabalhar por muito menos do que os actuais.
Se oferecessem a formação então.... (do género dos antigos ab-initio.. bons velhos tempos...)
Para terminar, acho a profissão de piloto extremamente interessante, e reconheço que é necessária formação específica, etc etc etc. Mas do ponto de vista do negócio da empresa, a pessoa que vende os bilhetes, os da manutenção, os do check-in, as empresas extrenas tipo GdF e Portway e todos os que lá trabalham...todos são igualmente importantes. Todos fazem parte de uma cadeia de valor que se for imterrompida, a empresa perde. Mas os pilotos continuam a achar que são mais importantes que todos os restantes... que como são os homens do leme do avião, também o são da empresa... o que é uma pena.
É ao ver este tipo de respostas e posturas, que fico contente de me ter ficado com o PPA para a brincadeira e não ter perdido tempo com a carreira em si.....
Cumprimentos,
Elgenedy
Editado: Esqueci-me de referir... com isto não quero dizer que ache que os salários actuais dos pilotos sejam altos. É-me irrelevante se eles recebem 5, 10, 20 ou 30 mil /mes. As posturas e as atitudes é que são, muitas vezes, tristes e infelizes.
Depreendo que sejas piloto, não da TAP, mas talvez de outra companhia, mas de qualquer forma muito ligado à aviação civil.
Assim, falando de piloto para piloto:
PIKAS Escreveu:O salário médio de um condutor de Airbus na TAP são 8.600€..
Duas argoladas juntas.
Não se trata de condutores. Trata-se de pilotos, gente altissimamente qualificada, e que cada vez mais escasseiam. Um dos principais problemas actuais da aviação mundial é a falta de pilotos qualificados e experientes.
Aviões não faltam, faltam é pilotos, sobretudo pilotos-comandantes, para esses aviões por esse mundo fora.
Depois é a lei da oferta e da procura. E os salários vão continuar a aumentar.
PIKAS Escreveu:Estas " alcavalas " dão para cobrir sensívelmente os descontos legais efectuados pelo que o vencimento liquido normalmente fica próximo ou ligeiramente acima do salário-base.
Os números são estes e o resto é mentira.
Genericamente, toda a informação que circula na comunicação social sobre salários é irreal. De qualquer forma, existem outras possibilidades de acrescento aos salários que não incluiste....
PIKAS Escreveu:Segundo o SPAC, os pilotos da TAP possuem o quinto nível salarial mais baixo em Portugal, atrás de outras companhias aéreas como a EasyJet, a Ryanair e a SATA.
Aqui confundi-me....
Já agora, tens acesso a essa lista? Estava a procurar mas não encontrei.
Eu tenho em mail's e correspondência que recebi do SPAC. Vou procurar e depois posto-a.
Relativamente à EASY os salários-base anuais estão no site deles. Vê aqui:
http://www.easyjetcareers.com/flight-crew-careers/pilot-careers/salary-and-benefits/madrid-contracts.asp
PIKAS Escreveu:O problema é o de que os pilotos (principais responsáveis) sempre tiveram, passe a expressão, a faca e o queijo na mão!
Isto sempre foi das coisas que mais confusão me fez... Eles sempre tiveram a faca e o queijo porque sempre os deixaram ter.
Não, meu caro. Há poucos disponíveis e os poucos que há fazem-se valer. A lei do mercado a funcionar, ou será que para esta situação os superiores desígnios do mercado já não valem?
Claro que valem... mas perante o actual nível de salário, a falência tecnica da empresa, a crise internacional, fazer uma greve a pedir aumento é talvez a atitude mais sem sentido possível... Isso não é mercado.. é burrice.
E por favor, o argumento dopresidente do SPAC a dizer que a crise também afecta as outras empresas, não me parace muito lógico....
PIKAS Escreveu:Por muito nobre e importante que seja a função de um piloto, quando estes senhores se aperceberem que para o negócio da empresa, são tão importante como o rapazinho que conduz o push-back (a máquina que empurra o aviãozinho para tras quando este está estacionado), que se esses rapazinhos não trabalharem o avião não sai, da mesma forma que se os pilotos não trabalharem o avião também não sai, então aí, talvez seja possível que greves cretinas e ridículas como esta ultima, sejam evitadas.
A questão é que o rapazinho é empregado da GdF ou da Portway, não é empregado da TAP. E o rapazinho até está contratado a prazo e se ele não fizer esse serviço, há centenas senão milhares de rapazinhos que com 2 horas de formação ( e é preciso ser burro ) conduzem o tractor. Novamente as leis do mercado.
Sabes, mas esse é precisamente o problema de muitos pilotos... é essa ideia que são insubstituíveis, e que só eles é podem conduzir (perdão.. pilotar) aviões. Acredita que se um dia a TAP abrisse um concurso para substituir todos os seus pilotos, ainda ficariam candidatos de fora. E a grande maioria aceitaria trabalhar por muito menos do que os actuais.
Para terminar, acho a profissão de piloto extremamente interessante, e reconheço que é necessária formação específica, etc etc etc. Mas do ponto de vista do negócio da empresa, a pessoa que vende os bilhetes, os da manutenção, os do check-in, as empresas extrenas tipo GdF e Portway e todos os que lá trabalham...todos são igualmente importantes. Todos fazem parte de uma cadeia de valor que se for imterrompida, a empresa perde. Mas os pilotos continuam a achar que são mais importantes que todos os restantes... que como são os homens do leme do avião, também o são da empresa... o que é uma pena.
É ao ver este tipo de respostas e posturas, que fico contente de me ter ficado com o PPA para a brincadeira e não ter perdido tempo com a carreira em si.....
Cumprimentos,
Elgenedy
Editado: Esqueci-me de referir... com isto não quero dizer que ache que os salários actuais dos pilotos sejam altos. É-me irrelevante se eles recebem 5, 10, 20 ou 30 mil /mes. As posturas e as atitudes é que são, muitas vezes, tristes e infelizes.
Editado pela última vez por Elgenedy em 3/10/2009 2:05, num total de 1 vez.
A propósito desta temática, escreveu-se novo artigo. Vejam:
Bom fim-de-semana.
Bom fim-de-semana.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Não há pilotos ?? Tantos jovens com altas qualificações no desemprego, é a tap constituir uma entidade de formação, seleccionar os melhores e dar-lhes formação, candidatos não faltarão .... um avião não é nada do outro mundo ...
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
A minha mãe trabalha na Tap e vou-vos dar só este exemplo sobre a Tap. A empresa de catering cobra 2 euros por uma maçã, que se não for consumida num voo é devolvida à empresa de catering, que a vende novamente por 2 euros. Agora tirem as vossas conclusões.
- Registado: 29/11/2007 2:33
Pergunta: se os pilotos experientes são uma raça tão em vias de extinção, e se a TAP paga assim tão mal, porque é que em vez de andarem em greves, não pegam na trouxa e não vão trabalhar para a concorrência?
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"
- Registado: 27/3/2005 22:16
.
Pensei muito se deveria ou não participar neste tópico.
Decidi postar porque julgo que todos os membros do fórum têm direito a ser esclarecidos e não " comer " mentiras como sendo verdades cristalinas.
Duas argoladas juntas.
Não se trata de condutores. Trata-se de pilotos, gente altissimamente qualificada, e que cada vez mais escasseiam. Um dos principais problemas actuais da aviação mundial é a falta de pilotos qualificados e experientes.
Aviões não faltam, faltam é pilotos, sobretudo pilotos-comandantes, para esses aviões por esse mundo fora.
O salário médio, na TAP, não é nem de perto nem de longe 8.600 euros.
Talvez, em média, um piloto custe à TAP esse valor ou perto dele. MAS NÃO É ESSE O SALÁRIO LIQUIDO.
O salário base de um comandante da TAP anda à volta de 5.300 Euros, de um Co Piloto escalão 2 de 4.000 Euros e de um Co piloto escalão 1 de 3.400 Euros (durante o periodo de 2 anos após a largada em linha)
Existe ainda o vencimento de reforço da prestação de trabalho, o vencimento de senioridade, o subsidio complementar de refeições em serviço ( varia Wide body e Narrow body ), vencimento de exercicio, vencimento horário block-pay e duty pay, ajudas de custo complementares e retribuição especial.
Estes números são verdadeiros e alguém que os desminta.
Estas " alcavalas " dão para cobrir sensívelmente os descontos legais efectuados pelo que o vencimento liquido normalmente fica próximo ou ligeiramente acima do salário-base.
É precisamente o contrário. Não só a TAP mas todas as companhias portuguesas estarão condenadas se não houver novo aeroporto.
Lisboa passará invariávelmente a " apeadeiro " de Barajas. Nesse cenário, vais Lisboa/Madrid, de avião ou TGV, e depois apanhas o vôo para onde tiveres que ir.
Concordo a 100%. O problema é outro: quem quer a TAP num processo de privatização? vender por peças também está bem mas, exceptuando a TAP-ME que é ouro, tudo o resto alguém quer?
Eu tenho em mail's e correspondência que recebi do SPAC. Vou procurar e depois posto-a.
http://www.easyjetcareers.com/flight-crew-careers/pilot-careers/salary-and-benefits/madrid-contracts.asp
Não, meu caro. Há poucos disponíveis e os poucos que há fazem-se valer. A lei do mercado a funcionar, ou será que para esta situação os superiores desígnios do mercado já não valem?
A questão é que o rapazinho é empregado da GdF ou da Portway, não é empregado da TAP. E o rapazinho até está contratado a prazo e se ele não fizer esse serviço, há centenas senão milhares de rapazinhos que com 2 horas de formação ( e é preciso ser burro ) conduzem o tractor. Novamente as leis do mercado.
A última greve foi - e aí concordo - cretina e rídicula.
Mas não pelos motivos subjacentes ( pelo menos os conhecidos ) mas, isso sim, pela oportunidade.
Convém não esquecer que a TAP têm pouco mais de 800 pilotos e cerca de 1.800 profissionais de cabine.
São o quadro que necessita de ter para a frota que têm e para cumprir a que Portugal está obrigado a cumprir. Se reduzir substâncialmente, mantendo a frota, ficará proíbida de voar para lá de Elvas.
Dos 6.500 funcionários da TAP o excesso não estará certamente nos PNT e PNC.
Já agora, isto também é importante:
fonte:
Excerto do comunicado do SPAC de 8 de Setembro de 2009 e não desmentido ou rebatido.
http://www.spac.pt
Este é que é o cerne da questão.
Daí que o título da notícia é:
O que se pretende é contornar a questão por forma a que seja possível o nosso dinheiro entrar alí. Não é mais nada.
Será que por aqui alguém alguma vez pensou que se iriam restruturar os " elefantes " RTP, CP, REFER, Hospitais-empresa, METRO DO PORTO, TAP, etç, etç? e a vassourada tinha início na TAP?
Lembra-me aquela frase: " eu não sou ingénuo e a Sra. também não é ".
Isto aparace porque a TAP integra um sector que é regulamentado a partir de fora. Meter dinheiro na RTP ou na CP depende só do governo. Nas companhias aéreas não. Até os americanos estão de olho nisto.
A forma proposta não é nova e ainda ontem aconteceu isto:
disclaimer: não sou empregado da TAP nem tenho familiares na TAP. Tenho, isso sim, alguns bons amigos lá.
Cumprimentos,
Pensei muito se deveria ou não participar neste tópico.
Decidi postar porque julgo que todos os membros do fórum têm direito a ser esclarecidos e não " comer " mentiras como sendo verdades cristalinas.
O salário médio de um condutor de Airbus na TAP são 8.600€..
Duas argoladas juntas.
O salário médio, na TAP, não é nem de perto nem de longe 8.600 euros.
Talvez, em média, um piloto custe à TAP esse valor ou perto dele. MAS NÃO É ESSE O SALÁRIO LIQUIDO.
O salário base de um comandante da TAP anda à volta de 5.300 Euros, de um Co Piloto escalão 2 de 4.000 Euros e de um Co piloto escalão 1 de 3.400 Euros (durante o periodo de 2 anos após a largada em linha)
Existe ainda o vencimento de reforço da prestação de trabalho, o vencimento de senioridade, o subsidio complementar de refeições em serviço ( varia Wide body e Narrow body ), vencimento de exercicio, vencimento horário block-pay e duty pay, ajudas de custo complementares e retribuição especial.
Estes números são verdadeiros e alguém que os desminta.
Estas " alcavalas " dão para cobrir sensívelmente os descontos legais efectuados pelo que o vencimento liquido normalmente fica próximo ou ligeiramente acima do salário-base.
Quando ou se sair de Lisboa o Aeroporto se la chegar a TAP esta condenada
É precisamente o contrário. Não só a TAP mas todas as companhias portuguesas estarão condenadas se não houver novo aeroporto.
Lisboa passará invariávelmente a " apeadeiro " de Barajas. Nesse cenário, vais Lisboa/Madrid, de avião ou TGV, e depois apanhas o vôo para onde tiveres que ir.
O que deveriam fazer era, de uma vez por todas, privatizar ou vender a TAP por peças a quem quisesse.
Concordo a 100%. O problema é outro: quem quer a TAP num processo de privatização? vender por peças também está bem mas, exceptuando a TAP-ME que é ouro, tudo o resto alguém quer?
Segundo o SPAC, os pilotos da TAP possuem o quinto nível salarial mais baixo em Portugal, atrás de outras companhias aéreas como a EasyJet, a Ryanair e a SATA.
Aqui confundi-me....
Já agora, tens acesso a essa lista? Estava a procurar mas não encontrei.
O problema é o de que os pilotos (principais responsáveis) sempre tiveram, passe a expressão, a faca e o queijo na mão!
Isto sempre foi das coisas que mais confusão me fez... Eles sempre tiveram a faca e o queijo porque sempre os deixaram ter.
Por muito nobre e importante que seja a função de um piloto, quando estes senhores se aperceberem que para o negócio da empresa, são tão importante como o rapazinho que conduz o push-back (a máquina que empurra o aviãozinho para tras quando este está estacionado), que se esses rapazinhos não trabalharem o avião não sai, da mesma forma que se os pilotos não trabalharem o avião também não sai, então aí, talvez seja possível que greves cretinas e ridículas como esta ultima, sejam evitadas.
A última greve foi - e aí concordo - cretina e rídicula.
Mas não pelos motivos subjacentes ( pelo menos os conhecidos ) mas, isso sim, pela oportunidade.
Convém não esquecer que a TAP têm pouco mais de 800 pilotos e cerca de 1.800 profissionais de cabine.
São o quadro que necessita de ter para a frota que têm e para cumprir a que Portugal está obrigado a cumprir. Se reduzir substâncialmente, mantendo a frota, ficará proíbida de voar para lá de Elvas.
Dos 6.500 funcionários da TAP o excesso não estará certamente nos PNT e PNC.
Já agora, isto também é importante:
- Os Pilotos renunciaram em 1999 a salários 54% superiores aos que auferem actualmente e que lhes foram reconhecidos por um tribunal arbitral independente nomeado pela TAP, pelo Governo e pelo SPAC.
- Os Pilotos abdicaram em 2001 do crédito horário associado ao gozo das férias, traduzindo-se numa renúncia anual que excederia nove milhões de euros no presente.
- Desde o ano de 2000, os Pilotos aumentaram a sua produtividade em 10%, quando medida em horas de voo, ou em 30%, quando medida em PKO’s (Passageiro-quilómetro-oferecido).
- Neste mesmo período, os salários reais unitários dos Pilotos reduziram-se num valor não inferior a 23%, dado que as suas tabelas salariais não foram actualizadas e quando a inflação acumulada desde 2000 atingiu os 27%, segundo o INE.
- Os automatismos salariais em vigor na TAP destinam-se a diferenciar, primeiro, o efeito de experiência e a evolução profissional numa carreira estruturalmente plana nos dois patamares de Oficial-Piloto e de Comandante e não a compensar o efeito da inflação; Segundo, estes automatismos são inferiores à inflação, dado incidirem apenas sobre a componente fixa das retribuições. Além disso, os Pilotos não beneficiaram deste mecanismo em 2008. E em 2009, os salários reais dos Pilotos, com idênticas produtividade e antiguidade, diminuíram 31% face aos valores que vigoravam em 2000, se for considerado o efeito da renúncia ao crédito para férias. Por outro lado, e no período em análise, o custo real com os Pilotos, por hora voada, declinou 47%, enquanto o peso do custo dos Pilotos nas vendas de passagens sofreu uma redução de 27%.
fonte:
Excerto do comunicado do SPAC de 8 de Setembro de 2009 e não desmentido ou rebatido.
http://www.spac.pt
O problema não é fechar uma empresa maravilha, o problema é construir outra igual.... sem dividas.....
Este é que é o cerne da questão.
Daí que o título da notícia é:
Governo pondera fechar a TAP e abrir nova empresa
José Sócrates estará a ponderar fechar a TAP, e abrir outra empresa, transferindo os seus activos e pessoal. Em causa está a situação financeira da companhia aérea e o facto das regras europeias proibirem novas ajudas do Estado.
O que se pretende é contornar a questão por forma a que seja possível o nosso dinheiro entrar alí. Não é mais nada.
Será que por aqui alguém alguma vez pensou que se iriam restruturar os " elefantes " RTP, CP, REFER, Hospitais-empresa, METRO DO PORTO, TAP, etç, etç? e a vassourada tinha início na TAP?
Lembra-me aquela frase: " eu não sou ingénuo e a Sra. também não é ".
Isto aparace porque a TAP integra um sector que é regulamentado a partir de fora. Meter dinheiro na RTP ou na CP depende só do governo. Nas companhias aéreas não. Até os americanos estão de olho nisto.
A forma proposta não é nova e ainda ontem aconteceu isto:
Olympic Airways termina as suas operações no próximo dia 30 de Setembro. No dia 1 de Outubro passa a existir a Olympic Air, privada, muito mais emagrecida, poucos trabalhadores migram da estatal OA para a privada OA, o longo-curso será todo cancelado, os A340 entregues ao Governo Grego e a retirada de mercados como o amlemão e espanhol já está decidida.
disclaimer: não sou empregado da TAP nem tenho familiares na TAP. Tenho, isso sim, alguns bons amigos lá.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
Já discuti esta temática com um post:
http://www.liberdadedescolha.com/2009/0 ... ca_27.html
O que deveriam fazer era, de uma vez por todas, privatizar ou vender a TAP por peças a quem quisesse.
Fazer outra empresa nao é solução, pois é outra com o controle do estado, o que já toda a gente sabe, qual irá ser o resultado final.
http://www.liberdadedescolha.com/2009/0 ... ca_27.html
Fazer outra empresa nao é solução, pois é outra com o controle do estado, o que já toda a gente sabe, qual irá ser o resultado final.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], latbal, Luzemburg, niceboy, Rafael Abreu e 68 visitantes