O PSI está em chamas... próximos disparos?
Talvez hoje seja dia de máximo do ano...
1,01 Pontos para o máximo anual
Estou a gostar, mas ainda preciso de ver os 8750 ultrapassados
Cumps.

Estou a gostar, mas ainda preciso de ver os 8750 ultrapassados
Cumps.

- Registado: 24/7/2009 12:13
Tojo Escreveu:Que maravilha... a Europa continua a caír forte e nós andamos entre os 0,70 e 1% Tudo controlado na aldeia
À custa da Portugal Telecom...
E o Midas cantará odes aos mercados livres e amaldiçoará o estado. Novamente!
E o ciclo continuará! E o prostaglandona entreter-nos-á. E o euroverde far-nos-á rir.
É o maravilhoso ciclo dos mercados.
- Registado: 7/5/2009 9:33
Ok artista, entendi perfeitamente o que quiseste dizer, é que por momentos assustaste-me, pensei que estavas a dizer que por muito que me esforçasse, esse esforço de nada valeria...ufa!!!!
Se há raciocinio que eu entende é o teu e sabes porquê????? Porque eu entrei em 2007.....pleno bull market, loucura das acções.....isto é que dá dinheiro....e fácil.............como diz o bp e muito bem, em bull o difícil é NÃO GANHAR e foi assim também comigo, ganhei à "fartasana", mas a tal inexperiência e a inconsciência dos riscos levou-me de ganhos a perdas que infelizmente ainda hoje perduram e porquê???? Precisamente porque chegou uma altura em que decidi que, ou tentava entender minimamente o que andava a fazer ou então desistia e a partir deste momento tudo mudou, mudou porque como dizes e bem, quanto mais conscientes estamos dos riscos, mais cautelosos ficamos e consequentemente menos arriscamos, talvez por isso ainda hoje tenha perdas, porque como também dizes e muito bem, se continuasse com a mesma filosofia, provavelmente já teria recuperado tudo e já estaria com ganhos....posto isto concordo e revejo-me na integra do teu comentário/raciocínio (fico contente porque é sinal que pelo menos tenho aprendido alguma coisa).
Quanto ao raciocínio da Martifer não podia estar mais de acordo, na realidade essa situação de activação de stops, já tantas vezes debatida neste fórum em diversos tópicos é um risco que se corre e que pode deitar por terra aquele excelente trade que tínhamos programado e agora tu perguntas.....então o que é que preferias? Ter ficado de fora ou entrar e ver o stop activado e a cotação a fugir e eu claro que te responderia...FICAR DE FORA, claro, só que assim, não estarei apenas a encontrar um conforto para o meu falhanço???? Talvez sim, lá está são os riscos que se correm.
Bem não vale a pena marterizar-me mais com essa acção, vamos indo e vamos vendo e tentando aprender com cada acção que tenhamos ou deixemos de ter no mercado.
Obrigado por tudo e abraços
Daniel Sousa.
Se há raciocinio que eu entende é o teu e sabes porquê????? Porque eu entrei em 2007.....pleno bull market, loucura das acções.....isto é que dá dinheiro....e fácil.............como diz o bp e muito bem, em bull o difícil é NÃO GANHAR e foi assim também comigo, ganhei à "fartasana", mas a tal inexperiência e a inconsciência dos riscos levou-me de ganhos a perdas que infelizmente ainda hoje perduram e porquê???? Precisamente porque chegou uma altura em que decidi que, ou tentava entender minimamente o que andava a fazer ou então desistia e a partir deste momento tudo mudou, mudou porque como dizes e bem, quanto mais conscientes estamos dos riscos, mais cautelosos ficamos e consequentemente menos arriscamos, talvez por isso ainda hoje tenha perdas, porque como também dizes e muito bem, se continuasse com a mesma filosofia, provavelmente já teria recuperado tudo e já estaria com ganhos....posto isto concordo e revejo-me na integra do teu comentário/raciocínio (fico contente porque é sinal que pelo menos tenho aprendido alguma coisa).
Quanto ao raciocínio da Martifer não podia estar mais de acordo, na realidade essa situação de activação de stops, já tantas vezes debatida neste fórum em diversos tópicos é um risco que se corre e que pode deitar por terra aquele excelente trade que tínhamos programado e agora tu perguntas.....então o que é que preferias? Ter ficado de fora ou entrar e ver o stop activado e a cotação a fugir e eu claro que te responderia...FICAR DE FORA, claro, só que assim, não estarei apenas a encontrar um conforto para o meu falhanço???? Talvez sim, lá está são os riscos que se correm.
Bem não vale a pena marterizar-me mais com essa acção, vamos indo e vamos vendo e tentando aprender com cada acção que tenhamos ou deixemos de ter no mercado.
Obrigado por tudo e abraços
Daniel Sousa.
DS
Eu penso assim em bull market o dificil é perder dinheiro no lado longo. Não quero com isto afirmar que estamos em bull market, mas para já não aconselho fechar posições nem entrar curto.
Quanto à escolha de papeis é indiferente, tens é que encontrar um sitio de saída que não esteja muito longe, caso estejas errado.
Quanto à escolha de papeis é indiferente, tens é que encontrar um sitio de saída que não esteja muito longe, caso estejas errado.
Pessoal, um das coisas que me faz confusão e quero perguntar aos mais experientes:
Partindo do principio que a certa altura acredito que o mercado está Bull, logo vai continuar a subir.
Qual é a estratégia que segundo a vossa experiência é mais vencedora: comprar as que não subiram e parecem estar prestes a dar o disparo ou seguir a tendência e apostar nas que sobem mais?
PS. Também acredito numa correcção nos proximos meses mas também acreditava nisso há 2 meses atrás, entretanto ganhei umas boas massas. De facto a melhor estratégia é a de longo prazo, graças a ela não vendi. (pelo menos para mim)
Partindo do principio que a certa altura acredito que o mercado está Bull, logo vai continuar a subir.
Qual é a estratégia que segundo a vossa experiência é mais vencedora: comprar as que não subiram e parecem estar prestes a dar o disparo ou seguir a tendência e apostar nas que sobem mais?
PS. Também acredito numa correcção nos proximos meses mas também acreditava nisso há 2 meses atrás, entretanto ganhei umas boas massas. De facto a melhor estratégia é a de longo prazo, graças a ela não vendi. (pelo menos para mim)
Dansousa Escreveu:
Boa noite, artista, deixa-me ver se entendi...
Não sei se entendi bem o que quiseste dizer....dizes que há pormenores que nem a experiência me fará melhorar, achas mesmo que a experiência não nos consegue melhorar??? Porque é que dizes isso??? Os anos de experiência podem muito bem fazer com que saibamos lidar com as mesmas situações de forma completamente diferente, não concordas???
Não compreendeste bem o que disse... obviamente que evoluimos muito e aprendemos com a experiência, mas há pormenores em que não há nada para melhorar, haverá outros em que até pioramos, para se melhorar em alguns aspectos também pioramos noutros...
Dou-te um exemplo prático, se eu tivesse começado a investir em Março deste ano, sem perceber muito de mercados (percebendo o mesmo que percebia em 97/98 quando comecei) hoje teria com toda a certeza uma melhor rentabilidade do que tenho em 2009... mas se tivesse começado em 2007 estaria agora, quase de certeza com perdas elevadas! Com a aprendizagem tornei-me mais cauteloso, mais disciplinado, isso faz com que não aproveite tão bem as subidas (tendo em conta que em Março era difícil perceber que os mercados tinham batido no fundo (pelo menos de médio prazo) mas protege-me muito mais das quedas... a rentabilidade é mais consistente!
De qualquer forma o que quis dizer nem tem muito a ver com o parágrafo anterior, acabei por divagar um bocado, o que quis dizer é que há sempre situações em que falhamos por pouco e que não há nada a fazer, não somos perfeitos porque nos mercados isso não existe... mas com a experiência aprendemos muito, se não aprendemos é porque somos b...

Dansousa Escreveu:Quanto à situação da empresa, concordo com o que dizes, claro que é sempre mais facil olhar para trás e dizer.....estás a ver!!! se soubesse tinha arriscado...., mas o caso nem é esse, o caso é que eu podia, p.exemplo ter arriscado o trade e colocado um stop como o bp tinha falado no tópico da Martifer, mas é com digo, nessa hora hesito demasiado, mesmo que por vezes (e têm sido muitas) consiga fazer a leitura correcta do titulo, feliz ou infelizmente tem sido assim por diversas vezes, daí que eu diga que me falta experiência...
Exactamente é isto que quis dizer, haverá sempre situações em que falhamos por pormenores, não podemos controlar tudo.. queres ver, imagina que tinhas entrado na Martifer a 3.26/27 e colocado um stop a 3.20 (nem estou a olhar para o gráfico são valores um bocado a "olhómetro") e a Martifer fazia um movimento de de queda até aos 3.15 antes de subir, o teu stop era activado e acabavas por nem aproveitar o movimento e ainda tinhas feito um trade perdedor! Isto acontece, por vezes um pormenor estraga-nos tudo, mas não há anda a fazer, a única coisa que está ao nosso alcance é ser disciplinado e agir de acordo com uma estatégia que se quer cada vez melhor... depois a sorte ás vezes protege-nos outra é-nos desfavorável, mas o importante é que não seja dela que depende o nosso sucesso nisto!
Dansousa Escreveu:
artista, não leves a mal as minhas questões, nem penses que levei a mal a tua interpretação, apenas quero entender a tua opinião, ok?
Não levei nada a mal, antes pelo contrário!

Desde que não me ofendam não vejo mal nenhum em contrapor argumentos, mesmo nos casos em que não concordo ou tenho opinião diferente (o que nem é o caso)...
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
artista Escreveu:Dansousa Escreveu:Pois é bp, concordo plenamente com o que dizes e entendo isso mas quando chega à pratica.....falta-me aquela frieza...um dia ela há-de chegar.....
Há alguns pormenores que não há nada a fazer, nem será a experiência que tos fará melhorar, não podemos maximizar tudo nem acertar sempre! A acção está quente agora, mas há duas ou três sessões atrás estava muito monótona, podia muito bem continuar assim... eu só não gosto da Martifer por causa da liquidez, mas até acho que tem um comportamento técnico interessante e bom para a negociação (exceptuando o que referi)...
abraço
artista
Boa noite, artista, deixa-me ver se entendi...
Não sei se entendi bem o que quiseste dizer....dizes que há pormenores que nem a experiência me fará melhorar, achas mesmo que a experiência não nos consegue melhorar??? Porque é que dizes isso??? Os anos de experiência podem muito bem fazer com que saibamos lidar com as mesmas situações de forma completamente diferente, não concordas???
Quanto à situação da empresa, concordo com o que dizes, claro que é sempre mais facil olhar para trás e dizer.....estás a ver!!! se soubesse tinha arriscado...., mas o caso nem é esse, o caso é que eu podia, p.exemplo ter arriscado o trade e colocado um stop como o bp tinha falado no tópico da Martifer, mas é com digo, nessa hora hesito demasiado, mesmo que por vezes (e têm sido muitas) consiga fazer a leitura correcta do titulo, feliz ou infelizmente tem sido assim por diversas vezes, daí que eu diga que me falta experiência...
artista, não leves a mal as minhas questões, nem penses que levei a mal a tua interpretação, apenas quero entender a tua opinião, ok?
Abraço
DS
DS
Dansousa Escreveu:Pois é bp, concordo plenamente com o que dizes e entendo isso mas quando chega à pratica.....falta-me aquela frieza...um dia ela há-de chegar.....
Há alguns pormenores que não há nada a fazer, nem será a experiência que tos fará melhorar, não podemos maximizar tudo nem acertar sempre! A acção está quente agora, mas há duas ou três sessões atrás estava muito monótona, podia muito bem continuar assim... eu só não gosto da Martifer por causa da liquidez, mas até acho que tem um comportamento técnico interessante e bom para a negociação (exceptuando o que referi)...
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
bp1511 Escreveu:Dansousa Escreveu:bp1511 Escreveu:Então Daniel deste o tiro ou não?
Logo falo da REN.
Olá bp, nem me fales de tiro....a minha mira está mesmo descontrolada, falhei um valente tiro na Martifer, pus-me a "nanar" e agora olho para ela....como te tinha dito (no tópico) estava no sistema só que exigi demasiado (3,20) e ela mandou-me dar uma volta, ainda por cima hoje não estive por cá e quando cheguei deparei-me com um cenário catastrófico (para mim), enfim ao menos que vá aprendendo alguma coisa............falta-me confiança............
Vou continuando por cá entre muitas outras coisas a ver as tuas analises, as quais gosto muito...continua...
Abraço
Daniel Sousa
Olá Daniel,
Quando o mercado está bastante quente não se pode ser muito exigente, tens que pagar um pouco mais caro.
Claro que acho que quanto mais sobe mais perigoso o mercado fica.
A partir daqui tens que ter bastante cuidado com as entradas longas, a correcção deve estar para breve, ou não.
Pois é bp, concordo plenamente com o que dizes e entendo isso mas quando chega à pratica.....falta-me aquela frieza...um dia ela há-de chegar.....
Quanto à correcção.....bem....da maneira que isto vai...parece que vamos ter de comprar umas cadeiritas (das boas) e esperar sentados....por esperar pelas correcções é que estou de fora há já bastante tempo....claro que ninguém tem culpa disso, porque nos mercados já sabemos......a responsabilidade é de cada um...para o bem e para o mal, certo???
DS
DS
Dansousa Escreveu:bp1511 Escreveu:Então Daniel deste o tiro ou não?
Logo falo da REN.
Olá bp, nem me fales de tiro....a minha mira está mesmo descontrolada, falhei um valente tiro na Martifer, pus-me a "nanar" e agora olho para ela....como te tinha dito (no tópico) estava no sistema só que exigi demasiado (3,20) e ela mandou-me dar uma volta, ainda por cima hoje não estive por cá e quando cheguei deparei-me com um cenário catastrófico (para mim), enfim ao menos que vá aprendendo alguma coisa............falta-me confiança............
Vou continuando por cá entre muitas outras coisas a ver as tuas analises, as quais gosto muito...continua...
Abraço
Daniel Sousa
Olá Daniel,
Quando o mercado está bastante quente não se pode ser muito exigente, tens que pagar um pouco mais caro.
Claro que acho que quanto mais sobe mais perigoso o mercado fica.
A partir daqui tens que ter bastante cuidado com as entradas longas, a correcção deve estar para breve, ou não.
bp1511 Escreveu:Então Daniel deste o tiro ou não?
Logo falo da REN.
Abraço
Daniel Sousa
DS
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, niceboy e 52 visitantes