Portucel - Tópico Geral
bEMdISPOSTO Escreveu:Hoje lá estão a barrar nos 2,10 para ninguém passar...
Mas para quem está à espera da quebra dos 2,10 para entrar, cuidado, porque quando o tampão desaparecer, a subida (penso eu) será repentina, comprar no dia seguinte à ruptura já não tem o mesmo sabor
Até chateia, chega aos 2.10 e depois não passa dali. Mas a verdade é que os 2.0 tb são um osso duro de roer. Provavavelmente comprar nos 2 e vender nos 2.10 dá para fazer 5% sem grandes chatices, mas pronto vamos ver qual a evolução.
Cumprimentos,
Hugo
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
- Registado: 23/10/2008 14:18
Hoje lá estão a barrar nos 2,10 para ninguém passar...
Mas para quem está à espera da quebra dos 2,10 para entrar, cuidado, porque quando o tampão desaparecer, a subida (penso eu) será repentina, comprar no dia seguinte à ruptura já não tem o mesmo sabor

A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
Não sei se tendes reparado, a cotação da PTI tem estado a ser controlada nos últimos dias com grandes ordens de venda (entre os 2,08 e os 2,10) que funcionam como tampão a impedir a subida. Uma olhada no gráfico diário também mostra que ela deu cabeçadas nos 2,10 - cotações de fecho - ficando sempre por ali perto durante uns dias). Cheira-me que estão propositadamente a "desmotivar" a compra pelos pequenos investidores (levando vários inclusivamente a venderem para mudarem para papeis mais activos nestes dias), e assim compram aos poucos sem deixar a cotação subir. Quando já tiverem que chegue (ou a pressão compradora se tornar incomportável) deixa de haver tampão e a PTI dará um saltinho (imagino que até aos 2,20 e acredito convictamente que será em breve).
bEMdISPOSTO Escreveu:Atitude sensata, Sect, mas a minha euforia, pelo menos, é por um lado boa disposição e por outro a tranquilidade de ter vendido boa parte delas a 2,09 e 2,13 (foi máximo, hein? tive boa pontaria, porque foi intencional nesse dia, para vir buscar abaixo depois). Agora, decidi não buscar mais abaixo, porque reinvesti na BRI, mas não largo as que tenho, nem que fique com elas por 6 meses, porque não são para o curto prazo.
Quem quiser vender, não estará a fazer aposta de médio prazo, mas cada qual com sua estratégia. Estamos em bull market e ninguém tem bola de cristal para saber se desce ou se ainda sobe mais.
Boa pontaria, bemdisposto... Eu continuo a afirmar que deve corrigir em breve, porem penso ainda que é possivel que teste de novo a resistencia, resta aguardar.
Estamos em sintonia tambem estou dentro da Brisa.

Atitude sensata, Sect, mas a minha euforia, pelo menos, é por um lado boa disposição e por outro a tranquilidade de ter vendido boa parte delas a 2,09 e 2,13 (foi máximo, hein? tive boa pontaria, porque foi intencional nesse dia, para vir buscar abaixo depois). Agora, decidi não buscar mais abaixo, porque reinvesti na BRI, mas não largo as que tenho, nem que fique com elas por 6 meses, porque não são para o curto prazo.
Quem quiser vender, não estará a fazer aposta de médio prazo, mas cada qual com sua estratégia. Estamos em bull market e ninguém tem bola de cristal para saber se desce ou se ainda sobe mais.
Fitas, deixa-te de fitas, as inaugurações eram antes das eleições! Corta lá a dos 2,10 (mas afia a tesoura primeiro, senão rasga-la e fica chunga) e vamos prós 2,15!
PTI nos 2,15!!! PTI nos 2,15!!!
Todos à rotunda do Marquês, à Avenida dos Aliados, ao Penedo da Saudade, à Avenida Luísa Tody, à Avenida dos Combatentes, à Marina, à Praça do Giraldo, ao Largo da Sé, ao Rossio, ao Jardim das Estátuas, às Portas do Sol, à Avenida Lourenço Peixinho, ao Toural, à Avenida da República, ao Palácio Nacional, ao Cristo Rei!...
Se não chegar aos 2,15 esta semana, demito-me (mas manterei as minhas PTI
)
PTI nos 2,15!!! PTI nos 2,15!!!
Todos à rotunda do Marquês, à Avenida dos Aliados, ao Penedo da Saudade, à Avenida Luísa Tody, à Avenida dos Combatentes, à Marina, à Praça do Giraldo, ao Largo da Sé, ao Rossio, ao Jardim das Estátuas, às Portas do Sol, à Avenida Lourenço Peixinho, ao Toural, à Avenida da República, ao Palácio Nacional, ao Cristo Rei!...
Se não chegar aos 2,15 esta semana, demito-me (mas manterei as minhas PTI

fitas Escreveu:Bom comportamento, reforçado pelo que se assiste nos mercados.
Começa a ter sustentabilidade, procura, o que leva a maiores volumes.
Os 2,10, estão ali tão próximos, e é capaz de ser psicológico para seguir em frente.![]()
BN
Fitas
Tem se aguentado bem, mesmo em dias de quedas generalizadas, hoje voltou à liderança da tabela de subidas.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Quando a coisa desce (Março) é ver quem é o mais catastrofista, mas depois, quando vêem que tá a ir para Norte, é ver quem dá mais (PTarget's)... Eu quero ser um analista desses, bastava-me cobrar metade do salário deles e em part-time
Quem pensasse com mais calma, previria que as coisas evoluem, as ajudas às empresas e as adaptações que todos os agentes económicos iram procurar fazer não prolongariam tanto a crise como há meses se apregoava (atenção que tb n sou de euforias, as feridas levam tempo a sarar, não se curam de um dia para o outro), e anteveria que a nova máquina de papel poderia ser uma grande oportunidade para a RETOMA (aliás, fecharam recentemente fábricas no norte da europa, diminuindo a oferta, o que faz já o preço da pasta subir, e a PTI tem a vantagem de consumir toda a pasta de que precisa da sua própria fábrica também em Setúbal - vantagem competitiva da integração vertical que neste caso será valiosa).
Estive a acumular PTI nos últimos 2 meses de olho nesta realidade... só que as casas de investimento só viram de opinião quando o terreno é "favorável" para tal.
Não gosto da táctica de "se superar os x,xx então entrarei neste papel", porque sabe-me a pouco perder o início da subida. Tenho feito muito bons negócios baseado na análise fundamental (e alguma técnica, coisa soft) e assim tenho jogado sempre na antecipação, com tiros certeiros.
É o que recomendo para não se arriscar muito: bons fundamentais e procurar bons momentos de entrada ANTES DOS ARRANQUES. Todas as minhas grandes apostas (meia dúzia) tiveram sucesso e gozei-as em lugar sentado, desde a primeira estação. Recomendo o "stock picking" e como já disse num post antes, não é preciso ir ao estrangeiro para arranjar boas oportunidades.

Quem pensasse com mais calma, previria que as coisas evoluem, as ajudas às empresas e as adaptações que todos os agentes económicos iram procurar fazer não prolongariam tanto a crise como há meses se apregoava (atenção que tb n sou de euforias, as feridas levam tempo a sarar, não se curam de um dia para o outro), e anteveria que a nova máquina de papel poderia ser uma grande oportunidade para a RETOMA (aliás, fecharam recentemente fábricas no norte da europa, diminuindo a oferta, o que faz já o preço da pasta subir, e a PTI tem a vantagem de consumir toda a pasta de que precisa da sua própria fábrica também em Setúbal - vantagem competitiva da integração vertical que neste caso será valiosa).
Estive a acumular PTI nos últimos 2 meses de olho nesta realidade... só que as casas de investimento só viram de opinião quando o terreno é "favorável" para tal.
Não gosto da táctica de "se superar os x,xx então entrarei neste papel", porque sabe-me a pouco perder o início da subida. Tenho feito muito bons negócios baseado na análise fundamental (e alguma técnica, coisa soft) e assim tenho jogado sempre na antecipação, com tiros certeiros.
É o que recomendo para não se arriscar muito: bons fundamentais e procurar bons momentos de entrada ANTES DOS ARRANQUES. Todas as minhas grandes apostas (meia dúzia) tiveram sucesso e gozei-as em lugar sentado, desde a primeira estação. Recomendo o "stock picking" e como já disse num post antes, não é preciso ir ao estrangeiro para arranjar boas oportunidades.
Re: Target Portucel
carf2007 Escreveu:bravo27 Escreveu:CAixa BI aumenta target da Portucel de 2,20€ para 2,60€.
O novo preço-alvo do Caixa BI representa um potencial de valorização de 25% face ao valor actual dos títulos (2,079 euros), pelo que a recomendação do banco de investimento foi mantida em “comprar”.
As acções da Portucel sobem 2,21% para os 2,079 euros, sendo este o valor mais elevado desde Setembro de 2008. No acumulado do ano, a empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira apresenta um ganho de 34,22%.
O analista Carlos Jesus refere, numa nota de análise hoje publicada, a que o Negócios teve acesso, que reviu “as estimativas para a Portucel", tendo fixado "o 'valor justo' para final 2010” em 2,60 euros.
“A nova máquina de papel (com capacidade nominal de 500 mil toneladas por ano) irá aumentar a capacidade de produção da empresa, contribuindo para o aumento das vendas e margens, apesar da velocidade de cruzeiro dever somente ser alcançado no final de 2010”, adianta o analista na nota de "research".
“O valor em mercado da Portucel deverá beneficiar do aumento do preço da pasta (que antecipamos dever continuar a verificar-se no futuro próximo), mas menos do que as empresas expostas somente a este mercado”, salienta a mesma fonte.
Ainda me lembro quando apenas à uns meses se dizia que a nova máquina levava ao aumento da divida da empresa, e que o papel produzido pela máquina não tinha grande expressão em termos de vendas globais...
Enfim, se uma pessoa vai a dar ouvidos a analistas e PT....
Saudações Bolsistas
- Registado: 24/3/2008 19:57
Aí está o que e referi num post anterior deste topico ou do da Semapa (n me lembro qual): Alguma casa de investimento vai-se lembrar e dizer que afinal a nova fabrica vai tornar a Portucel numa nova oportunidade e vai valorizá-la aumentando o target (ainda hão-de vir outras dizer o mesmo).
Bons negócios para quem tem o papel!
Bons negócios para quem tem o papel!
Re: Target Portucel
bravo27 Escreveu:CAixa BI aumenta target da Portucel de 2,20€ para 2,60€.
O novo preço-alvo do Caixa BI representa um potencial de valorização de 25% face ao valor actual dos títulos (2,079 euros), pelo que a recomendação do banco de investimento foi mantida em “comprar”.
As acções da Portucel sobem 2,21% para os 2,079 euros, sendo este o valor mais elevado desde Setembro de 2008. No acumulado do ano, a empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira apresenta um ganho de 34,22%.
O analista Carlos Jesus refere, numa nota de análise hoje publicada, a que o Negócios teve acesso, que reviu “as estimativas para a Portucel", tendo fixado "o 'valor justo' para final 2010” em 2,60 euros.
“A nova máquina de papel (com capacidade nominal de 500 mil toneladas por ano) irá aumentar a capacidade de produção da empresa, contribuindo para o aumento das vendas e margens, apesar da velocidade de cruzeiro dever somente ser alcançado no final de 2010”, adianta o analista na nota de "research".
“O valor em mercado da Portucel deverá beneficiar do aumento do preço da pasta (que antecipamos dever continuar a verificar-se no futuro próximo), mas menos do que as empresas expostas somente a este mercado”, salienta a mesma fonte.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Target Portucel
CAixa BI aumenta target da Portucel de 2,20€ para 2,60€.
- Registado: 24/4/2008 12:20
Absolutamente de acordo com Ludacris.
O início de sexta-feira foi um bocadinho feio, que terá servido de pretexto para mais-valias antes que a coisa descesse mais, mas assim que estabilizou e saiu a notícia do aumento dos preços da pasta, disparou para cima, aí está o porquê da vela.
Estando a fechar em máximos, ela está virada para norte e provavelmente poderá chegar a 2,15-2,20 em breve, assim os mercados permitam...
Este papel é um pouquito sensível aos dias de vento para sul, mas se quiserem jogar a antecipação (a nova fábrica de setúbal a inaugurar em Setembro, alguma melhoria da economia e menos oferta mundial vs. maior procura poderão ser o clima perfeito para o sucesso dela, e nessa altura as casas de invetimento que achavam mal tamanho invetimento em tempo de crise, vão aparecer a dizer "Ah, está com muito boas perspectivas, com a evolução da economia e tal e tal, é boa aposta!". Mas quem já estiver no papel é que começará a corrida da linha de partida, escusa de entrar em andamento... Como o mercado joga na antecipação, esperar para ver pode ser desperdiçar... já agora, vejam os 2 milhões que a Semapa transaccionou em 2 dias, que é quase 2% do capital... Alguém vai ficar com (ou aumentar) posição qualificada nela... E a razão, a meu ver, deve ser provavelmente a crença no futuro da Portucel, detida a +/- 75% pela dita.
O início de sexta-feira foi um bocadinho feio, que terá servido de pretexto para mais-valias antes que a coisa descesse mais, mas assim que estabilizou e saiu a notícia do aumento dos preços da pasta, disparou para cima, aí está o porquê da vela.
Estando a fechar em máximos, ela está virada para norte e provavelmente poderá chegar a 2,15-2,20 em breve, assim os mercados permitam...
Este papel é um pouquito sensível aos dias de vento para sul, mas se quiserem jogar a antecipação (a nova fábrica de setúbal a inaugurar em Setembro, alguma melhoria da economia e menos oferta mundial vs. maior procura poderão ser o clima perfeito para o sucesso dela, e nessa altura as casas de invetimento que achavam mal tamanho invetimento em tempo de crise, vão aparecer a dizer "Ah, está com muito boas perspectivas, com a evolução da economia e tal e tal, é boa aposta!". Mas quem já estiver no papel é que começará a corrida da linha de partida, escusa de entrar em andamento... Como o mercado joga na antecipação, esperar para ver pode ser desperdiçar... já agora, vejam os 2 milhões que a Semapa transaccionou em 2 dias, que é quase 2% do capital... Alguém vai ficar com (ou aumentar) posição qualificada nela... E a razão, a meu ver, deve ser provavelmente a crença no futuro da Portucel, detida a +/- 75% pela dita.
Poderia afirmar que estamos em condições de assistir a novas subidas por várias razões:
1-Aumento de volume gerado nas ultimas 3 sessões
2-Compra de uma elevada tranche na sessão de dia 18 coincidindo com o pico de cotação diário
3-Redução do interesse vendedor após máximos diários
4-Fecho acima dos 2 euros
5-Aumento do preço do papel nos mercados
1-Aumento de volume gerado nas ultimas 3 sessões
2-Compra de uma elevada tranche na sessão de dia 18 coincidindo com o pico de cotação diário
3-Redução do interesse vendedor após máximos diários
4-Fecho acima dos 2 euros
5-Aumento do preço do papel nos mercados
- Anexos
-
- por.bmp (576.05 KiB) Visualizado 4248 vezes
vela
Boas...
Alguem sabe se a vela que a Portucel fez na 6ª tem algum significado especial? Marquei no gráfico alguns pontos em que se formaram velas do mesmo tipo!
Alguem sabe se a vela que a Portucel fez na 6ª tem algum significado especial? Marquei no gráfico alguns pontos em que se formaram velas do mesmo tipo!
- Anexos
-
- portucel.gif (14.08 KiB) Visualizado 4275 vezes
<i>"if you really want something in this life, you have to work for it. Now quiet! They're about to announce the lottery numbers"</i>
by Homer Simpson
by Homer Simpson
Bateu nos 2 euros.
Teve volume, pelo que tudo depende dos rumo dos mercados.
Saliente-se, contudo, que se trata de um título que não é muito volátil, é necessário paciência, muita.
Ma estou de acordo com o raciocinio.
Boa sorte.
Fitas
Teve volume, pelo que tudo depende dos rumo dos mercados.
Saliente-se, contudo, que se trata de um título que não é muito volátil, é necessário paciência, muita.
Ma estou de acordo com o raciocinio.
Boa sorte.
Fitas
- Registado: 9/6/2005 17:48
Quem está ligado: