Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Duvida ingénua

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 22/9/2009 18:15

O Ulisses fala em 30% ao ano em média, podes ganhar 200% num ano mas perder ou ganhar pouco nos seguintes... no fundo deves ter como referência, pelo menos, um ciclo Bull/bear completo para perceberes que rentabilidade tiveste...

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por bestbland » 22/9/2009 14:17

Ulisses Pereira Escreveu:Best, eu não especifiquei mercados. Se não especifiquei por alguma razão foi...

ok ulisses, entendi mal.

Abraço, best
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por Ulisses Pereira » 22/9/2009 14:03

Best, eu não especifiquei mercados. Se não especifiquei por alguma razão foi...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por bestbland » 22/9/2009 13:51

Ulisses Pereira Escreveu:É com satisfação que vejo que já muitos participantes no Caldeirão têm uma ideia mais realista do que são bons resultados no mercado. É um tema que, ao longo dos anos, eu a Marta e o Marco temos insistido, sobretudo porque há muitos com expectativas irrealistas.

Quem faz, consistentemente, 30% ao ano é um "top trader". Claro que há quem faça 300 ou 500% num ano, mas no ano seguinte pode perder 80 ou 90%.

Volto a repetir: Quem andar nos mercados há muitos anos, fizer as contas e ter valorizações anuais na casa dos 30%, figurará entre os "top traders".

Um abraço,
Ulisses

ulisses, podemos considerar um bom trader, aquele que tenha feito uma média de 30% ao ano num periodo de bull e bear market ?
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por cannot » 22/9/2009 13:05

A título de piada, e em sequência do post do AC, eu também tenho objectivos. Entrei este ano nisto e tenho o objectivo de fazer 1000% da minha carteira nos US este ano (no meu primeiro ano de bolsa). Agora daí até conseguir vai muito.

Primeiro é um objectivo para o ano, e este ano é especial. Depois ainda vou longe, e só faltam 3 meses. Mas este objectivo modifica a maneira como faço os trades? Não, claro que não.

No inicio do ano, quando ainda não percebia mesmo nada até me deixava influenciar também por isso, e o resultado foi uma perda de -50% passado poucos meses.

Entretanto fui aprendendo a melhorei a minha estratégia (uso aquilo que é discutido no tópico das breakout plays - pennystocks), mas não é agradável ter que recuperar de perdas pesadas e não é simples ser consistente todos os meses. Existem tantos factores que influenciam.

É como o Ulisses diz, não é impossível conseguir os 1000% este ano, mas vamos ver como fica a minha média nos próximos 10 anos
:wink:

Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por Ulisses Pereira » 22/9/2009 12:29

É com satisfação que vejo que já muitos participantes no Caldeirão têm uma ideia mais realista do que são bons resultados no mercado. É um tema que, ao longo dos anos, eu a Marta e o Marco temos insistido, sobretudo porque há muitos com expectativas irrealistas.

Quem faz, consistentemente, 30% ao ano é um "top trader". Claro que há quem faça 300 ou 500% num ano, mas no ano seguinte pode perder 80 ou 90%.

Volto a repetir: Quem andar nos mercados há muitos anos, fizer as contas e ter valorizações anuais na casa dos 30%, figurará entre os "top traders".

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por artista_ » 22/9/2009 11:09

AC Investor Blog Escreveu:
cannot Escreveu:
artista Escreveu:
AC Investor Blog Escreveu:Tenho por base uma rentabilidade mensal de 10%. Esse é o meu objectivo mensal. Mas consigo melhores e piores resultados, tudo depende dos titulos do momento. Se participares na bolsa portuguesa , 10% é mais que bom, nos states podes ir de 15% a 40%. Essa é a minha experiência.

10% em média ao mês?!!!!!! Há quanto tempo investes?

:mrgreen: se investir desde a altura que tem o registo no caldeirão, 12/2007, e tiver começado com 1000$, tem o primeiro $1M em aprox 6 anos.

Ó AC isso são praí uns 200% ao ano! LOL

Vocês têm de ler o texto como deve ser..... 10% é o meu objectivo.... "Mas consigo melhores e piores resultados" ou seja á meses que tenho rentabilidade negativa e outras bem mais que 10%, é o mercado a funcionar.....se isto não fosse lucartivo eu não andava na bolsa desde 1998......

AC tu é que falaste em que esse era o teu objectivo mensal, ninguém te perguntou! :) Se andas aqui desde 1998 já devias ter adaptado o teu objectivo à ralidade, quem lê o que escreveste fica com a idéia que em média é isso que consegues fazer, se isso não é a média do que consegues e se umas vezes consegues mais outras menos, algumas rentabilidades negativas, não percebo o porquê de falares nos 10%?!

Já agora tens uma idéia de qual é a média anual?

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por cannot » 22/9/2009 10:10

Se apostas em portugal, estás só do lado longo e isso é um hobbie não podes esperar ganhar consistentemente seja que valor for. Desde Março as bolsas subiram mais do que o que tu conseguiste portanto significa que tiveste apenas sorte e entraste numa boa altura. Se as bolsas continuarem a subir vais continuar a ganhar se não vais começar a perceber que nisto o difícil é mesmo ser consistente.

Aqui todos falam do que podes ganhar, mas não esqueças que também podes perder consistentemente durante uns bons meses.

Abraço

ps - Para o AC, não podia deixar de voltar a pegar nas tuas afirmações. Vamos lá ler bem o que escreveste então:

"Tenho por base uma rentabilidade mensal de 10%." - Isto significa que o que sustenta o teu trading é uma rentabilidade de 10%, é a tua base. O que significa base? No meu dicionário é suporte, o que dá ideia de consistência.

"Esse é o meu objectivo mensal." - Tudo bem, cada um tem os seus, isto não vem dizer nada de novo, apenas poderia significar que trabalhas para esse objectivo e ficarias satisfeito com isso.

"Mas consigo melhores e piores resultados," - claro, como todos. Se tivesses todos os meses a mesma rentabilidade é que era de estranhar. Agora se dizes antes que a base é 10% dá ideia que é uma espécie de média, de suporte.

"tudo depende dos titulos do momento." - pois, tudo depende dos trades que fazes. eheh, está é óbvia.

"Se participares na bolsa portuguesa , 10% é mais que bom," - Portanto para alguém que faz trading desde Março, estando na bolsa portuguesa, achas que 10% consistentes mensalmente é possível?

"nos states podes ir de 15% a 40%. Essa é a minha experiência." - mais uma vez falas de valores que só podes estar a pensar em máximos por mês. Mas não o dizes, começas por falar em 10% como base, depois consegues mais ou menos e acabas com a tua experiência que nos states podes ir de 15% a 40%. Bem, se isto não dá ideia que consegues 10% ou até mais consistentemente, vou ali e já venho. A mim parece-me que foi só para armar um pouco. Se calhar era bom era falares também da parte difícil, que é quando perdes.

Porque com os mercados a subirem, em certos sectores, bem mais de 100% em menos de 6 meses, é normal ganhar bem. Mas se olhares para os teus 10 anos de trading, diz lá qual é +- a média que fazes ao mêz, duvido muito que seja próximo dos 10%. Não te esqueças que estás a dar opinião a alguém que começou à 6 meses.

por hotgrowth » 22/9/2009 8:30

caro npaixão,

já tens aqui mtas opiniões. Em forma de resumo diria:

Se em determinado periodo de tempo conseguires uma rentabilidade de 10%, mas nesse mesmo periodo os mercados subiram 30%, então qualquer coisa está a falhar e deverás rever a tua estratégia.

No entanto se conseguires num periodo de tempo 10% e os mercados nesse periodo não subiram mais de 5%, então estás de parabéns.

Cumps

Registado: 6/6/2007 22:20

por AC Investor Blog » 22/9/2009 7:00

cannot Escreveu:
artista Escreveu:
AC Investor Blog Escreveu:Tenho por base uma rentabilidade mensal de 10%. Esse é o meu objectivo mensal. Mas consigo melhores e piores resultados, tudo depende dos titulos do momento. Se participares na bolsa portuguesa , 10% é mais que bom, nos states podes ir de 15% a 40%. Essa é a minha experiência.

:mrgreen: se investir desde a altura que tem o registo no caldeirão, 12/2007, e tiver começado com 1000$, tem o primeiro $1M em aprox 6 anos.

Vocês têm de ler o texto como deve ser..... 10% é o meu objectivo.... "Mas consigo melhores e piores resultados" ou seja á meses que tenho rentabilidade negativa e outras bem mais que 10%, é o mercado a funcionar.....se isto não fosse lucartivo eu não andava na bolsa desde 1998......
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por Nunooo » 22/9/2009 0:27

MENSAL?????? :roll:
De forma consistente?

Ou em vez de mensal devemos ler anual? :!:

Registado: 1/4/2009 0:25

por cannot » 22/9/2009 0:22

artista Escreveu:

por artista_ » 21/9/2009 23:53

npaixão Escreveu:Tenho tido muita sorte com os meus investimentos! Vou continuar a aprender, tem sido um mundo novo para mim e que me tem entusiasmado muito! Não tenho uma carteira de valor muito elevado, admito que começei com 150E, em Março e neste momento só vou com 17000E, mas da me "gozo" e vou continuar.

Tens de compreender que grande parte do entusiasmo e do gozo vem dos ganhos que tens, quando aparecerem as perdas vais perder uma boa parte disso... aprender o mais depressa possível é a melhor forma de não destruires todo esse gozo e entusiasmo, é a melhor forma também de nunca perderes muito...

abraços

artista

por AC Investor Blog » 21/9/2009 23:13

Tenho por base uma rentabilidade mensal de 10%. Esse é o meu objectivo mensal. Mas consigo melhores e piores resultados, tudo depende dos titulos do momento. Se participares na bolsa portuguesa , 10% é mais que bom, nos states podes ir de 15% a 40%. Essa é a minha experiência.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por um.dois » 21/9/2009 23:09

npaixao Escreveu:Muito boa noite a todos,

Peço muita desculpa, mas expressei me mal, levando a mal entendidos.

Começei com 150E que tinha disponiveis naquele momento, mas após ter tido boas rentabilidades, fui aumentando o capital investido, até que com o aumento de capital e as mais valias, neste momento tenho investidos 17000E.

Obrigado por tudo o que partilham
Nuno Paixao

Eu comecei em 2007 numa altura que parecia uma correcção, consegui apanhar um fundo e voltou a subir (antes mesmo das quedas brutais).

Todo cauteloso entrei com 15x€ na galp. Apanhei o grande salto da galp. Com esse valor ganhei logo 58€.

Pensei eu, "fantástico" isto aqui até é fácil é só estar atento". Fui metendo mais "carne" no assador quanto mais caía, mais ía reforçando pensava "está a cair quando recuperar vou ganhar uma pipa de massa.

Toca a reforçar... a cair e a reforçar...

Resultado!!! As favas contadas custaram saldo negativo de 60%

...

Agora ainda estou a recuperar das perdas, mesmo fazendo aumentos de capital ainda me falta recuperar 50% do valor perdido.

Se fosse mais agressivo se calhar até já tinha recuperado tudo, mas mais vale ir ganhando pouco e estar prevenido para novas quedas. Já me aconteceu uma acção cair dois dias seguidos, ao terceiro dia saio e no quarto dia ela sobe mais de 3%... paciência se ela tivesse caido mais o capital estava do lado de cá...

...

Ainda não perdeste!???

Não te preocupes, há-de chegar o dia, quando esse dia chegar vai cair tão depressa como subiu.

Não estou a desejar que percas, apenas a prevenir. :wink:

Registado: 16/3/2008 18:01

por npaixao » 21/9/2009 22:17

Muito boa noite a todos,

Peço muita desculpa, mas expressei me mal, levando a mal entendidos.

Começei com 150E que tinha disponiveis naquele momento, mas após ter tido boas rentabilidades, fui aumentando o capital investido, até que com o aumento de capital e as mais valias, neste momento tenho investidos 17000E.

Obrigado por tudo o que partilham

Nuno Paixao

Registado: 20/4/2009 13:44

por Gekkopt » 21/9/2009 15:45

olá MarcoAntonio, gostei do texto «30% ao mês não, obrigado...»
Este tópico e outros que estão a surgir levam-me a uma pergunta, quantos investidores novos entram no mercado num período de 6 meses? Quantos são os membros novos no forum que começaram a investir à pouco? podia ser um tema para uma sondagem.. : )

Registado: 16/7/2009 14:03

por katanga » 21/9/2009 15:11

npaixao.

Investi num produto que tinha Futuros do Eurostoxx como base,e num mês consegui 250%.

Ano e meio depois saí do produto com um prejuízo de +- 40%.
Investir em acções será a forma de obter ganhos mais consistentes no longo prazo. Mas valores da ordem dos 20%/ano, como vários aqui escreveram, parece-me muito bom.

Registado: 29/11/2007 4:20

por CrashXXI » 21/9/2009 15:09

npaixao Escreveu:Muito obrigado!

... começei com 150E, em Março e neste momento :?: vou com 17000E , mas da me "gozo" e vou continuar.
...

:?: (150 -> 1700)
Em que é que investes?
"Só" podem ser produtos alavancados... e para quem começa, é melhor não entrar em muitas euforias com esses produtos.

Um abraço, npaixao
e bons negócios

Crash
Editado pela última vez por CrashXXI em 21/9/2009 15:11, num total de 1 vez.

Registado: 20/5/2009 17:17

por npaixao » 21/9/2009 14:17

Muito obrigado!

Este forum tem me permitido aprender muito e venha ca todos os dias varias vezes ao dia!

Tenho tido muita sorte com os meus investimentos! Vou continuar a aprender, tem sido um mundo novo para mim e que me tem entusiasmado muito! Não tenho uma carteira de valor muito elevado, admito que começei com 150E, em Março e neste momento só vou com 17000E, mas da me "gozo" e vou continuar.

Sou Medico Veterinario, por isso, a minha formação de nada tem a haver com Bolsa, mas estudo muito!!!

Obrigado

Nuno Paixao

por JCS » 18/9/2009 18:22

Apenas para relembrar que uma rentabilidade mensal de "apenas" 6% significa duplicar o capital todos os anos (lucros reinvestidos).

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Nathan » 18/9/2009 17:56

Por acaso calhou teres rentabilidades elevadas com as acções tendo em conta a altura que entraste nos mercados, que foi uma altura sempre de subida.
Também eu estou com uma rentabilidade com 3 dígitos.
Mas não será sempre assim.

Registado: 7/5/2009 9:33

por nunoand99 » 18/9/2009 17:53

A questão não é o possivel, mas o que procuras...

Qualquer coisa acima do mercado é bom (ou seja, vs SPX).

De forma consistente, acima de 8% é suficiente, 12% é bom, acima de 17% óptimo.

Ao ANO, obviamente ;)

Registado: 16/5/2005 21:38

Re: Duvida ingénua

por MarcoAntonio » 18/9/2009 17:53

npaixao Escreveu:Caros companheiros

Começei a investir na bolsa em Março passado. Estudo bastante, pesquiso muito e tenho gostado muito deste "hobbie".

Todos os meses invisto dinheiro, todos os meses a minha carteira cresce, quer por mais valias, por valorização de acções, quer por entrada de capital.

No entanto, tenho uma duvida. Quais as margens de valorização, possiveis, em média? Sei que tudo é possível, mas nao tenho a experiencia suficiente para saber se poderei esperar um crescimento médio, aceitável de 3%, 5%, 10%, 50%, ao mes!!!! Neste momento tenho 4 carteiras de titulos, uma com crescimento de 10% ao mes e outra com crescimento de 20%. É uma media aceitável? Deveria esperar menos?

Obrigado e desculpem a ingenuidade

Nuno Paixao

Qualquer valor desses é possível num mês isolado, dependendo do teu perfil de risco (produtos em que investes, etc).

Agora, valores de 10 e 20% ao mês são insustentáveis. Ninguém consegue valores desses de forma consistente no longo-prazo...

Os melhores traders do mundo têm rendibilidades médias anuais (ao fim de uma série de anos) sensivelmente entre 20 a 40% anuais.

E se conseguires consistentemente uma média da ordem do 10-15% já não é nada mau...

A este propósito, deixo-te este meu artigo para ficares com alguma noção do que envolve tentar obter essas "médias mensais malucas":

30% ao mês não, obrigado...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Duvida ingénua

por npaixao » 18/9/2009 17:48

Caros companheiros

Começei a investir na bolsa em Março passado. Estudo bastante, pesquiso muito e tenho gostado muito deste "hobbie".

Todos os meses invisto dinheiro, todos os meses a minha carteira cresce, quer por mais valias, por valorização de acções, quer por entrada de capital.

No entanto, tenho uma duvida. Quais as margens de valorização, possiveis, em média? Sei que tudo é possível, mas nao tenho a experiencia suficiente para saber se poderei esperar um crescimento médio, aceitável de 3%, 5%, 10%, 50%, ao mes!!!! Neste momento tenho 4 carteiras de titulos, uma com crescimento de 10% ao mes e outra com crescimento de 20%. É uma media aceitável? Deveria esperar menos?

Obrigado e desculpem a ingenuidade

Nuno Paixao

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], icemetal, latbal, Musus, navaldoc, niceboy, OCTAMA e 68 visitantes