Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pequena estratégia de um principiante

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jlncc » 22/9/2009 8:51

BrunoV, obrigado pelo esclarecimento.

Registado: 29/11/2007 4:27

por Nunooo » 22/9/2009 0:35

mnfv Escreveu:Concordo, e os do PSI20 beneficiam de isenção de pagamento de IRS se detidos mais de um ano, se quiseres confirmar.

Sargotronss Escreveu:Ola Zorbus,

para mim uma boa estrategia tendo pouco dinheiro e experiencia e' atraves de fundos de accoes.

OS fundos de Acçoes já apresentam os resultados com as respectivas deduçoes fiscais; nao precisa de os deter por mais de um ano:
"No caso dos fundos nacionais, o valor das unidades de participação ('UPs') já incorpora a tributação sobre os mais valias e sobre outros rendimentos obtidos, decorrentes da gestão do fundo pela respectiva sociedade gestora, sendo o fundo de investimento tributado autonomamente como de pessoa singular se tratasse. Os investidores sujeitos a IRS estão isentos de qualquer tributação. Os investidores sujeitos a IRC devem adicionar os rendimentos obtidos à sua matéria colectável, funcionando como imposto por conta os montantes pagos pelo fundo."

Cumprimentos

Registado: 1/4/2009 0:25

por BrunoV » 21/9/2009 21:38

Boa tarde João,

De acordo com Artº 10º do Código do IRS (com a redacção da Lei 64-A/2008):

"
1 - Constituem mais-valias os ganhos obtidos que, não sendo considerados rendimentos empresariais e profissionais, de capitais ou prediais, resultem de:
a) Alienação onerosa de direitos reais sobre bens imóveis e afectação de quaisquer bens do património particular a actividade empresarial e profissional exercida em nome individual pelo seu proprietário;>
b) Alienação onerosa de partes sociais, incluindo a sua remição e amortização com redução de capital, e de outros valores mobiliários e, bem assim, o valor atribuído aos associados em resultado da partilha que, nos termos do artigo 75º do Código do IRC, seja considerado como mais-valia;
c) Alienação onerosa da propriedade intelectual ou industrial ou de experiência adquirida no sector comercial, industrial ou científico, quando o transmitente não seja o seu titular originário;
d) Cessão onerosa de posições contratuais ou outros direitos inerentes a contratos relativos a bens imóveis;
e) Operações relativas a instrumentos financeiros derivados, com excepção dos ganhos previstos na alínea q) do nº 2 do artigo 5º.
f) Operações relativas a warrants autónomos, quer o warrant seja objecto de negócio de disposição anteriormente ao exercício ou quer seja exercido, neste último caso independentemente da forma de liquidação.
g) Operações relativas a certificados que atribuam ao titular o direito a receber um valor de determinado activo subjacente, com excepção das remunerações previstas na alínea r) do nº 2 do artigo 5º.

2 - Excluem-se do disposto no número anterior as mais-valias provenientes da alienação de:
a) Acções detidas pelo seu titular durante mais de 12 meses;
b) Obrigações e outros títulos de dívida."

Penso portanto ser uma regra de aplicação geral e não específica para acções do mercado português. Provavelmente no caso de acções estrangeiras tens é que as ter custodiadas junto de alguma entidade nacional para fazer prova que são detidas há mais de 12 meses. Algum jurista por aqui?

Espero ter ajudado.

Um abraço,
BrunoV
" No profit grows where is no pleasure taken." W. Shakespeare

Registado: 7/11/2002 8:35

por jlncc » 21/9/2009 14:14

Presumo que queiras dizer Euronex Lisboa e nao PSI 20.

Alguem me sabe dizer só as empresas da Euronex Lisboa é que beneficiam de insenção de impostos para comopras há mais de 1 ano?

Empresas do DAX ou do Nasdaq, por exemplo, nao têm isenção?

Registado: 29/11/2007 4:27

Muito obrigado pela ajuda, mesmo!!! Vou ver os fundos tb...

por Zorbus » 21/9/2009 14:11

TY

Registado: 15/9/2006 10:51

por MNFV » 21/9/2009 14:09

Concordo, e os do PSI20 beneficiam de isenção de pagamento de IRS se detidos mais de um ano, se quiseres confirmar.

Sargotronss Escreveu:Ola Zorbus,

para mim uma boa estrategia tendo pouco dinheiro e experiencia e' atraves de fundos de accoes.

Registado: 28/12/2007 17:02

Re: Viva, obrigado por ambos as respostas... Acho

por bp1511 » 21/9/2009 14:09

Zorbus Escreveu:Acho que estou hesitante por tb perpectivar melhores tempos para a Ramada e S. Capital. mas a minha questão, uma vez que não tenho mais capital, seria vendê-las para tentar baixar as médias da Sonae SGPS - neste momento, 1,44€. Não sei mesmo o que fazer e agradeço, desde já, os pontos de vista de quem tem mais experiência e conhecimento.

Isso que queres fazer é psicológico.

A sonae capital e a sonae sgps, são uma fotocopia uma da outra, podes é fazer arbitragem, ou seja vender a mais cara e comprar a mais barata.

Se fosse eu estava quieto, com o valor que poupava nas comissões jogava no euromilhões.

Registado: 29/11/2007 2:19

por sargotrons » 21/9/2009 14:06

Ola Zorbus,

Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

Re: Viva, obrigado por ambos as respostas... Acho

por MNFV » 21/9/2009 14:05

Essa técnica de baixar o preço médio é bullshit para nos enganarmos a nós próprios, porque deves meter dinheiro é nas acções que achas que vão valorizar mais a partir de momento presente (ou sair do mercado se achares que ele vai descer).

Zorbus Escreveu:Acho que estou hesitante por tb perpectivar melhores tempos para a Ramada e S. Capital. mas a minha questão, uma vez que não tenho mais capital, seria vendê-las para tentar baixar as médias da Sonae SGPS - neste momento, 1,44€. Não sei mesmo o que fazer e agradeço, desde já, os pontos de vista de quem tem mais experiência e conhecimento.

Viva, obrigado por ambos as respostas... Acho

por Zorbus » 21/9/2009 14:01

Acho que estou hesitante por tb perpectivar melhores tempos para a Ramada e S. Capital. mas a minha questão, uma vez que não tenho mais capital, seria vendê-las para tentar baixar as médias da Sonae SGPS - neste momento, 1,44€. Não sei mesmo o que fazer e agradeço, desde já, os pontos de vista de quem tem mais experiência e conhecimento.

Re: Pequena estratégia de um principiante

por LTCM » 21/9/2009 13:18

Zorbus Escreveu:Amigos, tenho pouca experiência e dinheiro ;-)
Por isso, para aqueles que se derem ao trabalho de argumentar, gostava de vos perguntar o que acham da minha "estratégia": vender F.Ramada e Sonae Capital para reforçar na Sonae SGPS. Estou a falar num total a rondar os 2.000€, mas que me dava jeito para melhorar as médias na SGPS. O que me dizem?

TY :idea:

IMHO:Para além do capital ser, claramente, insuficiente para o jogo da bolsa, quais são os motivos para fazer a troca no portefolio?
Não é que seja importante, se isto é um Bull, tudo sobe.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Pequena estratégia de um principiante

por MNFV » 21/9/2009 12:30

Eu digo que isso não é estratégia, é definição do portfolio.

Outras pessoas daqui te poderão ensinar melhor sobre todas as componentes de uma estratégia de investimento, entre as quais estará a técnica de escolha das acções que compõe o portfolio.

Zorbus Escreveu:Amigos, tenho pouca experiência e dinheiro ;-)
Por isso, para aqueles que se derem ao trabalho de argumentar, gostava de vos perguntar o que acham da minha "estratégia": vender F.Ramada e Sonae Capital para reforçar na Sonae SGPS. Estou a falar num total a rondar os 2.000€, mas que me dava jeito para melhorar as médias na SGPS. O que me dizem?

Pequena estratégia de um principiante

por Zorbus » 21/9/2009 11:42

Amigos, tenho pouca experiência e dinheiro ;-)

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fmsanjau, Google Adsense [Bot], latbal, lfstorres, navaldoc, niceboy, OCTAMA, serdom e 58 visitantes