Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off topic - Pressionem os vossos fornecedores de serviços

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

No meu telefone a postar

por bestbland » 21/9/2009 18:18

mechanic , podes muito bem telefonar para a linha de apoio da meo que é 16200. No telefone fixo é gratuito. Podes também muito bem consultar o site da meo ou dirigires a uma loja. Também podia fazer um scan de um folheto mas infelizmente mas calhar vinhas dizer que o folheto era a preto e branco , e blá blá. Quanto ao homem das bombas mesmo que viesse assim como até coloquei o seu ordenado se calhar vinhas pedir se era amigo do dono , se chove quando ele trabalha e blá blá.
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por The Mechanic » 21/9/2009 15:49

Bestblandina
nto: No meu telefone a postar

No meo satélite existe 3 tarifários base. O light, base, total. Que varia dos 9,99 € para o light e 19,99€ para o total. Existe também 2 outros que é ultra sport tv hd e ultra sport tv. Todos eles exigem um período de fidelizaçao de 24 meses para o serviço base e 12 meses para o serviço sport tv. Nota : os últimos dois tarifários tem um desconto de 6,60 € durante 3 meses para novas adesões que constam em folheto até 15 setembro do corrente ano no entanto ainda vigora a mesma. A todos tarifários há que somar o aluguer da box no valor de 3 € por mês sendo está um box dvr full hd. A box sem dvr pode ser comprada pelo valor de 79 € evitando assim os 3 € por mês. Não aconselho a compra de box. Outra nota é que a box dvr após 1 ano sobe para os 5 € por mês. Até ao momento não existe fidelizaçoes de 3 anos para o serviço satélite. Entrou em vigor desde da semana passada uma tabela com promoções de tv satélite e sapo com linha de rede.

Voltar acima

bestblandina

Registo: 20 Mar 2009
Local/Origem: Algarve
Colocada: 21/9/2009 13:18 Assunto: No meu telefone a postar

--------------------------------------------------------------------------------

Tive fazer 2 post por estar no telefone. O novo folheto de satélite os tarifários base mantém se alterando só os seus nomes. Base total e mega. Existe 3 outros o ultra sport tv , total sport tv este é novo , e o mega tv cine este também é novo. Os tarifários para estes dois últimos são 23, 90 para o total sport tv que é constituído por 57 canais mais os 3 sport tv e tem um desconto de 12, 09 nos primeiros 3 meses. O mega tv cine é constituído por 77 canais e os 4 tv cine tem um valor de 15 ,00 tem um desconto 13.99 nos primeiros 3 meses. Nota que os serviços base incliu um desconto de 5,00 durante a fidelizaçao sendo está de 24 meses. O serviço base tem 25 canais de valor 9.99 o total tem 57 canais de 14.99 e o mega tem 77 canais de 19.99. Quem quer ver o canal benfica tem que ter o total pelo menos. Por isso tem atenção se estiverem interessados pois existe estes dois panfletos a circular. Mas também o que mudou mesmo foi os tais dois pacotes que disse anteriormente o resto mantém se. Mais nome menos nome vai dar o mesmo valor no final do mês. E não se esqueçam que tem 3 meses de borla para o serviço normal. Nada de

Isso é muito bonito ,os tarifários ,e promoções e mais não sêi quê e "poooostar no meu telefoooooone " mas... quanto ganha o homem da Bomba de Gasolina ?!

aaaah,pois é...!
Vê lá se mostras provas, que não é só párlápiá e nada de factos...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

No meu telefone a postar

por bestbland » 21/9/2009 15:16

alantejano , a fidelizaçao prende se a esse custo inicial. Por exemplo o serviço satélite é de 24 meses o cabo 12 meses. Não há fidelizaçoes superiores a esse prazo nos serviços comercializados em portugal. É importante o cliente ler bem o contrato. No caso da tmn escolas já o prazo pode ir aos 3 anos devido ao facto englobar o custo do computador , mas isso já foge do meu âmbito comercial. Não vale a pena falar em 30 anos quando o prazo máximo é de 24 meses em portugal.

por AlanTejano » 21/9/2009 14:55

bestblandina Escreveu:
AlanTejano Escreveu:
bestblandina Escreveu:
Mcmad Escreveu:
bestblandina Escreveu:Sempre que o cliente tenha cumprido a fidelização do contrato, sendo 1 ano para os serviços cabo e 2 para satelite, o cliente pode sempre cancelar o serviço e fazer num novo fornecedor ou no mesmo. Como existe geralmente melhores condições para os novos clientes, o cliente após reclamar verá a sua factura baixar em consequencia do novo preço ou condições como fosse um cliente um novo, mas não podem esquecer que ao reclamar o preço e ao ver a sua factura baixar muitas das vezez é feito um contrato novo (é feito por telefone )e mais um periodo de fidelização que geralmente nos serviços anteriores ronda os 12 meses. Como tal chamo atenção para a nova fidelização quen em regra geral é sempre feita sem o cliente se perceber de tal situação

Exactamente!

E fica condicionado por mais ano. Há operadoras que fidelizam por 2 e 3 anos! Como é o caso da MEO.Depois têm preços mais reduzidos, óbvio!

Desconhece fidelizações de 3 anos para o serviço zon e meo.
1 ano é para o serviço cabo e 2 anos para o satelite, Julgo que a nova fidelização para o satelite é de 1 ano, mas vou-me informar, fiquei com esta duvida.
Mcmad, qual é a fidelização de 3 anos ? Informaste se é mesmo 3 anos ?
É que eu desconheço.

Sempre tive uma desconfiança relativa à legalidade das clausulas de fidelização.... serão mesmo legais? alguem com conhecimento de causa pode confirmar a legalidade das mesmas?

È legal,embora já tenha ouvido ao contrário.
Mas a fidelização deve-se ao custo inicial do fornecedor de serviço. Por exemplo, imagina que não tem fidelização, o que acontecia era.
:arrow: Após um comercial ter vendido o serviço a um cliente, a empresa para qual ele representa recebe o valor de comissão da venda (de acordo com o contrato) que varia 30 dias após a instalação
:arrow: a empresa que instala recebe outro valor referente ao trabalho de instalação
:arrow: A tudo isso há que incluir os materias utilizados na instalação fornecidos pela empresa de serviço.

Ora, considerando que estes custos podem muito bem ultrapassar os 400€, o fornecedor de serviço só começara a dar lucro á mesma só após de alguns meses de utilização, que em regra ocorre perto do final da fidelização.

No entanto os fornecedores de serviço para se protegem destas eventuais surpresas aplicam charge-back (desconta o valor pago de comissão)á empresa que comercializa, no caso do cliente desistir ou não pagar facturas até ao 4 mes de serviço usado.

é de referir que clientes que violam o contrato de fidelização vem-se obrigados a pagar desde da data que desistiu até ao ultimo de mês de fidelização.

Para desistir dentro da fidelização tem que haver reclamações plausiveis para as mesmas, um exemplo do que que o cliente possa desistir é de estar insatisfeito devido por exemplo a problemas técnicos NÂO RESOLVIDOS, atenção não resolvidos.

Compreendo as razões, mas parecem-me razões comerciais e de regras de negócio... a minha questão é do ponto de vista legal.
Levando ao exagero, pois não conheço nenhuma situação igual ao exemplo seguinte: se o meu fornecedor entender que a fidelização é por 30 anos? isso é legitimo?

Parece-me que as razões invocadas não têm obrigatóriamente que cair sobre o cliente na forma de "fidelização".

Existirá alguma lei que regule "fidelizações"?
Prazos?, Causas para justa rescisão antecipada?, etc...
I love this game!

Registado: 29/11/2007 11:50

por bestbland » 21/9/2009 14:41

AlanTejano Escreveu:
bestblandina Escreveu:
Mcmad Escreveu:
bestblandina Escreveu:Sempre que o cliente tenha cumprido a fidelização do contrato, sendo 1 ano para os serviços cabo e 2 para satelite, o cliente pode sempre cancelar o serviço e fazer num novo fornecedor ou no mesmo. Como existe geralmente melhores condições para os novos clientes, o cliente após reclamar verá a sua factura baixar em consequencia do novo preço ou condições como fosse um cliente um novo, mas não podem esquecer que ao reclamar o preço e ao ver a sua factura baixar muitas das vezez é feito um contrato novo (é feito por telefone )e mais um periodo de fidelização que geralmente nos serviços anteriores ronda os 12 meses. Como tal chamo atenção para a nova fidelização quen em regra geral é sempre feita sem o cliente se perceber de tal situação

Exactamente!

E fica condicionado por mais ano. Há operadoras que fidelizam por 2 e 3 anos! Como é o caso da MEO.Depois têm preços mais reduzidos, óbvio!

1 ano é para o serviço cabo e 2 anos para o satelite, Julgo que a nova fidelização para o satelite é de 1 ano, mas vou-me informar, fiquei com esta duvida.
É que eu desconheço.

Sempre tive uma desconfiança relativa à legalidade das clausulas de fidelização.... serão mesmo legais? alguem com conhecimento de causa pode confirmar a legalidade das mesmas?

È legal,embora já tenha ouvido ao contrário.
Mas a fidelização deve-se ao custo inicial do fornecedor de serviço. Por exemplo, imagina que não tem fidelização, o que acontecia era.
:arrow: Após um comercial ter vendido o serviço a um cliente, a empresa para qual ele representa recebe o valor de comissão da venda (de acordo com o contrato) que varia 30 dias após a instalação
:arrow: a empresa que instala recebe outro valor referente ao trabalho de instalação
:arrow: A tudo isso há que incluir os materias utilizados na instalação fornecidos pela empresa de serviço.

Ora, considerando que estes custos podem muito bem ultrapassar os 400€, o fornecedor de serviço só começara a dar lucro á mesma só após de alguns meses de utilização, que em regra ocorre perto do final da fidelização.

No entanto os fornecedores de serviço para se protegem destas eventuais surpresas aplicam charge-back (desconta o valor pago de comissão)á empresa que comercializa, no caso do cliente desistir ou não pagar facturas até ao 4 mes de serviço usado.

é de referir que clientes que violam o contrato de fidelização vem-se obrigados a pagar desde da data que desistiu até ao ultimo de mês de fidelização.

Para desistir dentro da fidelização tem que haver reclamações plausiveis para as mesmas, um exemplo do que que o cliente possa desistir é de estar insatisfeito devido por exemplo a problemas técnicos NÂO RESOLVIDOS, atenção não resolvidos.

por AlanTejano » 21/9/2009 14:27

bestblandina Escreveu:
Mcmad Escreveu:

Exactamente!

É que eu desconheço.

I love this game!

Registado: 29/11/2007 11:50

No meu telefone a postar

por bestbland » 21/9/2009 13:18

Tive fazer 2 post por estar no telefone. O novo folheto de satélite os tarifários base mantém se alterando só os seus nomes. Base total e mega. Existe 3 outros o ultra sport tv , total sport tv este é novo , e o mega tv cine este também é novo. Os tarifários para estes dois últimos são 23, 90 para o total sport tv que é constituído por 57 canais mais os 3 sport tv e tem um desconto de 12, 09 nos primeiros 3 meses. O mega tv cine é constituído por 77 canais e os 4 tv cine tem um valor de 15 ,00 tem um desconto 13.99 nos primeiros 3 meses. Nota que os serviços base incliu um desconto de 5,00 durante a fidelizaçao sendo está de 24 meses. O serviço base tem 25 canais de valor 9.99 o total tem 57 canais de 14.99 e o mega tem 77 canais de 19.99. Quem quer ver o canal benfica tem que ter o total pelo menos. Por isso tem atenção se estiverem interessados pois existe estes dois panfletos a circular. Mas também o que mudou mesmo foi os tais dois pacotes que disse anteriormente o resto mantém se. Mais nome menos nome vai dar o mesmo valor no final do mês. E não se esqueçam que tem 3 meses de borla para o serviço normal. Nada de

No meu telefone a postar

por bestbland » 21/9/2009 12:53

No meo satélite existe 3 tarifários base. O light, base, total. Que varia dos 9,99 € para o light e 19,99€ para o total. Existe também 2 outros que é ultra sport tv hd e ultra sport tv. Todos eles exigem um período de fidelizaçao de 24 meses para o serviço base e 12 meses para o serviço sport tv. Nota : os últimos dois tarifários tem um desconto de 6,60 € durante 3 meses para novas adesões que constam em folheto até 15 setembro do corrente ano no entanto ainda vigora a mesma. A todos tarifários há que somar o aluguer da box no valor de 3 € por mês sendo está um box dvr full hd. A box sem dvr pode ser comprada pelo valor de 79 € evitando assim os 3 € por mês. Não aconselho a compra de box. Outra nota é que a box dvr após 1 ano sobe para os 5 € por mês. Até ao momento não existe fidelizaçoes de 3 anos para o serviço satélite. Entrou em vigor desde da semana passada uma tabela com promoções de tv satélite e sapo com linha de rede.

por Mcmad » 21/9/2009 12:27

bestblandina Escreveu:
Mcmad Escreveu:

Exactamente!

É que eu desconheço.

A TMN por exemplo. E alguns tarifários MEO Sat

Registado: 29/11/2007 10:26

por bestbland » 21/9/2009 11:04

Mcmad Escreveu:

Exactamente!

É que eu desconheço.

por Mcmad » 21/9/2009 10:58

Exactamente!

por bestbland » 21/9/2009 10:36

Sempre que o cliente tenha cumprido a fidelização do contrato, sendo 1 ano para os serviços cabo e 2 para satelite, o cliente pode sempre cancelar o serviço e fazer num novo fornecedor ou no mesmo. Como existe geralmente melhores condições para os novos clientes, o cliente após reclamar verá a sua factura baixar em consequencia do novo preço ou condições como fosse um cliente um novo, mas não podem esquecer que ao reclamar o preço e ao ver a sua factura baixar muitas das vezez é feito um contrato novo (é feito por telefone )e mais um periodo de fidelização que geralmente nos serviços anteriores ronda os 12 meses. Como tal chamo atenção para a nova fidelização quen em regra geral é sempre feita sem o cliente se perceber de tal situação

por Bokas » 21/9/2009 10:17

No incio do ano solicitei à CaboVisão uma revisão à mensalidade pelos serviços de Internet + Cabo + Telefone, em virtude nos novos serviços de Tv Digital etc...resultado menos 20% na factura mensal durante uma ano.

Registado: 20/5/2008 12:54

por scotch » 21/9/2009 2:13

Juizos de Valor!
Quem disse que todos os clientes que pagam mais que outros estão insatisfeitos.
Eu tenho PT+Zon e pago bastante mais que os clientes ArTelecom e não estou insatisfeito.
As empresas não são a Santa Casa da Mesericórdia, tem de ser o cliente a mostrar que está insatisfeito!

Em relação a esse episódio de telemarketing.Nenhuma empresa de telecomunicações tem a idade ou data de nascimento dos clientes nas bases de dados.
É absolutamente normal que um vendedor, tente evidenciar as qualidades do produto.O cliente também tem de ser astuto, tem de fazer as perguntas certas.
O comunicador que falou contigo simplesmente despachou-te!Existem mais cliente para contactar, e não vale a pena "chuver em areia molhada"!!!!!!!!

Up-selling signifca presuadir o cliente a aderir a mais produtos do que já tem.Existe também o cross-selling, onde se aproveita uma compra, para vender mais!
Afinal parece que não és assim tão conhecedor dos processos de telemarketing(outbound/inbound)!!!!!!

Registado: 23/2/2008 0:35

por moppie85 » 20/9/2009 23:23

Mcmad Escreveu:Um cliente satisfeito é um cliente com menos probabilidades de fugir, foi nessa perspectiva que falei. E sim, tenho a certeza do que estou a dizer! As operadoras pedem aos colaboradores para ajustarem os tarifários á utilização do cliente. Obviamente ainda existe a atitude mesquinha do português que pensa que as empresas só querem « roubar».

Em relação á prática de preços mais convidativos para novos clientes é comum a praticamente todas as operadoras do mundo, se está bem ou mal é outra questão..

MCmad, tenho internet desde há bastante tempo. Já eu tinha internet há cerca de um ano quando a Telepac lançou uma revista a dizer que tinham chegado aos 100 000 clientes (vulgo 100 000 contas).

Até hoje, as únicas vezes que fui contactado pelo "telemarketing" foi para upgrades para tarifários mais vantajosos, mas também mais caros. Nunca nos meus mais de 15 anos de internet contactaram-me para fazer um upgrade de velocidade ao mesmo preço ou para manter a velocidade e reduzir o preço. Para tal sempre fui eu a contactá-los e a reclamar, pelo que o que diz é, na minha experiência e de outros utilizadores, manifestamente falso.

Aliás, a ultima vez que me contactaram para fazer um upgrade, levou a uma queixa à ANACOM e ao Provedor de Cliente da SONAE por falsa propaganda - queriam que mudasse o meu tarifário e pagar "apenas mais €5" e passar a ter net e telefone ilimitados, mas os "mais 5€" eram durante 3 meses e depois passava a ser mais 15€ (com um periodo de fidelização de 12 ou 24 meses que também não foi mencionado), como verifiquei posteriormente. Quando pedi que me enviasse a proposta por escrito, assobiou para o ar e desligou.

Outra foi a de agente de marketing ter ido buscar a fotocopia do BI do meu pai, 2ª via da factura da PT e falsificar 2 assinaturas para alterar-lhe o contrato. O azar deste foi que quando o fez, o meu pai já tinha falecido há mais de um ano e meio.
Mesmo assim o ISP na troca de correspondência continuava a dizer que eu "alegava" que o meu pai não tinha assinado, mesmo depois de lhes ter dito por várias vezes que ele já tinha falecido mais de um ano antes da assinatura do dito contrato.

Voltando à sua mensagem: "Obviamente ainda existe a atitude mesquinha do português que pensa que as empresas só querem « roubar»". dá vontade de rir. Até parece que as empresas que fala são IPSS's e que existem para praticar o bem e não para ganharem dinheiro. As empresas existem para o lucro e não são entidades “altruistas”. Não se trata de "atitude mesquinha" - trata-se da realidade.
Voltando à minha mensagem anterior (à qual não respondeu às questões), eu insisto em fazer-lhe a pergunta: Acredita que as empresas pagam a pessoas e chamadas para ganharem menos? É que se acredita, não vive neste mundo.

scotch Escreveu:moppie85, falas como o típico consumidor que não está por dentro dos processos de (Tele)marketing.

É absolutamente normal surgirem campanhas de telemaketing a cerca de determinado produto.Chama-se a isso up-selling!!!!
Cabe ao consumidor aceitar ou recusar.Está do lado do comunicador ter a astúcia para presuadir o cliente a aceitar.
Se o cliente acha que esta a ser prejudicado no tárifario, reclama.Os grandes operadores de telecomunicações têm linhas de atendimento especializadas para esses clientes.São a linhas de retenção/fidelização.
Se o cliente não reclamar a empresa não adivinha!!!!!

Para uma empresa mais vale ter um cliente que no serviço básico esteja a dar lucro zero, do que simplesmente não ter.
No entanto a presunção de alguns consumidores de que são "o cliente" leva-os a ser tão inflexíveis que depois de mudar de operador concluem que mudaram para um serviço pior(apesar de mais barato).

Caro scotch,

Eu sei muito bem como o marketing funciona e também sei que os vendedores vêm mentir e aldrabar pois sabem que metade das pessoas não entendem nada de informática e porque sabem que o que "é dito" e "não escrito" não pode ser comprovado.
Aliás, eu com os ISPs estou cheio de lindas histórias. Já contei uma nesta mensagem. Posso contar outra:

Há cerca de 6 meses um marketing da ZON ligou para casa da minha avó (que fez ontem 89 anos!!), porque ela tinha o serviço de televisão (ZON TVCabo), mas não tinha internet e que era muito bom ter internet. Como é óbvio, uma senhora de 88 anos, entende tanto de internet como eu de lagares de azeite. Ela atendeu e já ia dizer que sim, quando eu peguei no telefone e fui falar com o individuo:

- "Olhe, boa tarde! O que é que está a oferecer à minha avó?"
- "ah! É um pacote especial, por mais 15€ por mês tem direito a internet para fazer todos os downloads que quiser."
- "Desculpe, tem a ficha da minha avó à sua frente?"
- "Tenho e é por isso que telefono - ela não tem internet e é uma grande proposta!"
- "Então também tem os dados pessoais?"
- "Sim."
- Então faça-me um favor e veja a idade da senhora".

<compasso de silêncio de pelo menos uns 10s>

Em seguida falo eu:
- Pelo seu silêncio, acredito que já viu a idade! Não acha que devia ter vergonha de querer enganar uma senhora de 88 anos que nunca teve um computador na vida, para subscrever um serviço que ela nunca utilizará e pagar 15€ por mês?

A resposta, em modo um pouco "encavacado" foi:
- "Ah peço desculpas...Boa tarde, com licença".

Desligou antes que tivesse tempo de dizer mais alguma coisa.

Isto é que é o "up-selling" que refere - aquilo a que chama "persuadir" eu chamo enganar, mentir e omitir de forma a que o pacote pareça mais vantajoso, chegando ao cumulo de falsificar assinaturas de pessoas que já faleceram e enganar velhinhas que de nada entendem dessas "modernidades".

Diz que se não reclamar, a empresa não advinha?!
Só "não advinha" o que não quer.
Não me diga que a empresa tem os dados dos clientes, tem os dados de cobrança, mas não sabe o serviço que presta aos clientes! Ou que não sabe que está a fornecer o tarifário Z que são 512Kb por 20€ com 4Gb de tráfego a um cliente e que tem outro tarifário X que oferece pelos mesmos 20€ 24Mb sem limites de navegação. Ou que tem o tarifário Y que são os 512Kb com os mesmos 4Gb por 7,5€. Claro que sabe! Não actualiza porque não lhe dá "jeito".

Quanto às mudanças de ISP apenas o fiz por 2 vezes : iniciei com a telepac, mudei para a ONI (cuja lista de clientes foi posteriormente comprada pela Clix) e agora voltei à PT. De qualquer das vezes que mudei não tenho razão de queixa e fiquei sempre melhor.

Cumprimentos

Registado: 15/4/2008 14:12

por carf2007 » 20/9/2009 17:00

Mcmad Escreveu:As grandes empresas ligam aos clientes para «ajustar» os tarifários. Muitos não ligam a isso e pensam que é « banha da cobra».

Então porque a Zon esteve 2 anos sem me ligar ?

Numa empresa já tive que fazer o mesmo com a Claranet.

E o BCP então tambem não é uma grande empresa, porque em tempos fui falar com o meu gerente, para ver como estava o meu spread, estava ok (0,3) , mas o gerente disse-me que tinha feito bem em ir ver porque havia clientes com emprestimos antigos em que o spread estava em 6%, mas como nunca lá tinham ido ver ...

Enfim , só reajustam se nós pedirmos.
Editado pela última vez por carf2007 em 21/9/2009 11:47, num total de 1 vez.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por scotch » 20/9/2009 14:45

moppie85, falas como o típico consumidor que não está por dentro dos processos de (Tele)marketing.

É absolutamente normal surgirem campanhas de telemaketing a cerca de determinado produto.Chama-se a isso up-selling!!!!
Cabe ao consumidor aceitar ou recusar.Está do lado do comunicador ter a astúcia para presuadir o cliente a aceitar.
Se o cliente acha que esta a ser prejudicado no tárifario, reclama.Os grandes operadores de telecomunicações têm linhas de atendimento especializadas para esses clientes.São a linhas de retenção/fidelização.
Se o cliente não reclamar a empresa não adivinha!!!!!

Para uma empresa mais vale ter um cliente que no serviço básico esteja a dar lucro zero, do que simplesmente não ter.
No entanto a presunção de alguns consumidores de que são "o cliente" leva-os a ser tão inflexíveis que depois de mudar de operador concluem que mudaram para um serviço pior(apesar de mais barato).

Registado: 23/2/2008 0:35

por Mcmad » 20/9/2009 12:02

Um cliente satisfeito é um cliente com menos probabilidades de fugir, foi nessa perspectiva que falei. E sim, tenho a certeza do que estou a dizer! As operadoras pedem aos colaboradores para ajustarem os tarifários á utilização do cliente. Obviamente ainda existe a atitude mesquinha do português que pensa que as empresas só querem « roubar».

Em relação á prática de preços mais convidativos para novos clientes é comum a praticamente todas as operadoras do mundo, se está bem ou mal é outra questão..

por moppie85 » 20/9/2009 4:51

Mcmad Escreveu:As grandes empresas ligam aos clientes para «ajustar» os tarifários. Muitos não ligam a isso e pensam que é « banha da cobra».

A minha pergunta é: realmente acredita no que escreveu?

Relembra-me sempre da história do "papagaio da PT" que telefonou cá para casa a dizer que tinha "uma grande oferta para mim! Uma proposta irrecusável!". A pergunta que lhe fiz foi "Desculpe, mas acredita mesmo que o seu patrão contratou-o e paga-lhe o ordenado e a chamada para perder dinheiro?". (a "oferta" era o pagamento de €5 para ter chamadas fixas ilimitadas em Portugal durante 24h/d, num telefone que não gasta isso por mês em chamadas).

Acredita que os operadores (que são os maiores interessados na manutenção dos preços antigos), pagam ordenados e "chamadas" para informar os clientes: "Olhe, você está a pagar-nos demasiado! Se quiser fazemos um desconto na sua mensalidade, para reduzirmos a nossa margem de lucro!"

Não me venha com tretas. Não é a primeira vez que os clientes antigos são "brindados" com a não actualização dos seus tarifários. Aliás, é uma prática comum a todas as operadoras com quem já contactei directamente: oninet, clix e PT. Todas elas não me actualizaram o tarifário até eu ameaçar rescindir o contracto. Aí, lá decidiam actualizar. A esta lista pode acrescentar a ZON (outra pela qual um tio meu esteve a pagar por um serviço de meia dúzia de megas o que se pagava pelos 24Mb).

Citando este caso, ele contactou a ZON e a resposta que obteve foi que "o cliente é que tem de estar atento a todas as mudanças e se desejar solicitar alterações".

Ou seja, o cliente antigo ou "entende" de internet e "está em cima do tarifário" ou nunca é actualizado e continua a pagar um serviço ultrapassado contratado há 10 anos pelo preço de há 10 anos atrás, sem qualquer actualização ou contacto.

Outro exemplo a MEO (PT) tem o seu tarifário com preços válidos por um ano. Depois, ou o cliente se lembra e vai reclamar ou passa a pagar mais 6 euro por mês. Porquê não meter o preço com o valor que na realidade cobram? Porque ao fim desse ano, pode ser que quem contratou "nem se lembre" disso ou nem sequer saiba que pode re-negociar.

Virem-me com a conversa que "eles telefonam para ajustar" é querer tapar o sol com a peneira...

Cumprimentos.

PS: tendo eu tido contacto com os maiores ISP (nomeadamente PT, Clix e ZON), gostaria de saber que "grandes empresas" se refere.

Registado: 15/4/2008 14:12

por Mcmad » 20/9/2009 3:29

As grandes empresas ligam aos clientes para «ajustar» os tarifários. Muitos não ligam a isso e pensam que é « banha da cobra».

por pinto80 » 19/9/2009 18:46

Também já tive que reclamar dp preço dos meus serviços de internet várias vezes.

Quando vejo a mesma empresa oferecer serviços a clientes novos com preços mais baixos que o meu fico irritado e contacto imediatamente o fornecedor, dizendo-lhe que ou me concedem as mesmas condições - até porque sou um bom cliente, de há muitos anos - ou cancelo o serviço, recorrendo imediatamente à concorrência.

Tem resultado. No entanto, reconheço uma falta de respeito no tratamento desigual feito a novos clientes e clientes antigos, com vantagem para os primeiros.
http://fiscalidadenoblog.wordpress.com/ - visite e sugira temas oportunos

Registado: 5/12/2007 22:29

por carf2007 » 19/9/2009 18:29

Email enviado à Zon :

Exmos. Srs.

Venho por este meio informar que me encontro descontente com o tarifario que estou a pagar,
conforme podem verificar na factura em anexo.

Para um Pacote classico + net 10 Mb, 48,93 parece-me um valor extremamente elevado,
tendo em conta as ofertas da concorrencia, por esse valor poderia ter por exemplo :

Meo Fibra 70 canais + net 20Mb + MeoBox = 39,90 + 5,00 ( meoBox) = 44,90.
http://www.meofibra.pt/pacotes/Pages/se ... 30&zona=30

A propria Zon tem um pacote superior + canais e + phone (Zon Enjoy) praticamente pelo mesmo valor 49,90.
http://www.zon.pt/OnlineStore/Services/Packs.aspx

Como estou satisfeito com o serviço que tenho, e já sou cliente há bastantes anos, e não pretendo por enquanto pagar mensalidades sobre boxes , nem fazer nenhum upgrade para fibra, agradecia que revissem o meu tarifario.

Aguardo resposta por email.

Melhores cumprimentos,

Resposta :

Estimado Cliente,

Na sequência do seu pedido, que desde já agradecemos, e após conversa telefónica vimos pelo presente indicar o seguinte:

À data de hoje foram inseridas 2 promoções , ambas válidas por 12 meses

Promoção de 7,99€, no serviço de internet e 5,00€, no serviço Clássico de televisão.

A mensalidade conforme indicado passa de uma valor de 48,93€, para 35,94€

Ficamos à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento adicional, através do nosso Serviço de Apoio ao Cliente em www.myzon.pt ou e-mail cliente@netcabo.pt

Poderá, em alternativa, contactar-nos via telefone para 16990 (grátis a partir de qualquer rede fixa)

Agradecemos a sua preferência e apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Serviço de Apoio ao Cliente
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Off topic - Pressionem os vossos fornecedores de serviços

por carf2007 » 19/9/2009 18:27

É pratica comum nos fornecedores de serviços, incluindo a banca, reduzirem tarifarios, lançarem novos produtos, etc ... Mas nunca actualizam os dos seus clientes antigos, "deixam andar" , o cliente se quiser que reclame e logo se vê ...

De certeza que já se passou com vários de voçês, comigo já ...

Deixo aqui o meu mais recente testemunho ...

Se quizerem talvez fosse importante partilhar tambem os vossos casos, serviria para "abrir os olhos" a outros.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, icemetal, iniciado1, latbal, Musus, navaldoc, niceboy, OCTAMA, paul_invest e 67 visitantes