Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Qual o melhor método de negociação?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Qual o melhor método de negociação?

por alexpto » 20/9/2009 20:41

mapaman Escreveu:
joaolc Escreveu:Pessoal,

Tenho andado indeciso quanto ao melhor método de negociação em bull: apostas em acções que sobem mais ou nas que parecem estar prestes a explodir (porque ainda não subiram)?

No livro do Mestre Fernando Braga Matos diz para apostar nas que mais sobem numa perspectiva de longo prazo. Contudo as que ficam para trás são tentadoras e por vezes subvalorizadas.

Qual a vossa experiência noutros bull markets?

porque diz que estamos em bull market?

essa ideia de "apostar" nas que estão prestes a "explodir" só me faz lembrar um consultório onde os pacientes vão sendo chamados à vez,acontece que, quando os últimos entram(essas que vão explodir...) já o senhor doutor (leia-se o mercado) está cansado e com vontade de se ir embora para casa :mrgreen:

cumps

boas

eu também estou bull, principal motivo o cruzamento da mm200 com a mm50 (não invalida que venha aí uma boa correcção)

bons trades
Anexos
psi20.png
psi20.png (90.23 KiB) Visualizado 930 vezes

Registado: 28/2/2009 22:36

por mapaman » 20/9/2009 19:14

Tenho andado indeciso quanto ao melhor método de negociação em bull: apostas em acções que sobem mais ou nas que parecem estar prestes a explodir (porque ainda não subiram)?

No livro do Mestre Fernando Braga Matos diz para apostar nas que mais sobem numa perspectiva de longo prazo. Contudo as que ficam para trás são tentadoras e por vezes subvalorizadas.

boas,

porque diz que estamos em bull market?

essa ideia de "apostar" nas que estão prestes a "explodir" só me faz lembrar um consultório onde os pacientes vão sendo chamados à vez,acontece que, quando os últimos entram(essas que vão explodir...) já o senhor doutor (leia-se o mercado) está cansado e com vontade de se ir embora para casa :mrgreen:

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por caiadoferrao » 20/9/2009 18:06

Hum... interessante questão.

No curto prazo, uma semana por exemplo, no psi20, dá-me a impressão de haver como que uma 'rodada' dos títulos: subirem à vez durante uma ou duas sessões e caírem depois também à vez.

Alguém tem a mesma impressão que eu?

Indo agora à questão parece-me que também depende do posicionamento de curto ou longo prazo do investidor.

Uma acção com bons fundamentais que ainda não subiu num período razoável (semanas, meses) de recuperação da bolsa pode ser uma boa aposta de longo prazo mas correndo-se o risco de a valorização ser modesta durante algum desse tempo. Pelo contrário, uma 'best-seller' pode representar ganhos excepcionais no curto prazo mas, como já foi dito, também prejuízo, dada uma volatilidade possivelmente maior, ou ainda correndo-se o risco de um esgotamento do seu potencial que a torne desinteressante no longo prazo.

E isto do posicionamento do investidor parece-me que também tem muito a ver com a personalidade de cada um. Conhece-te a ti mesmo, lol.

Registado: 23/12/2008 13:55

por jlncc » 18/9/2009 21:37

Obrigado a todos os que responderam! :)

rsacramento: A AT diz-me as duas coisas. Ir com a tendencia e apostar nas que explodem. Fico na mesma! :P

PequenoInvest: Esta estrategia seria sempre para curto prazo. No longo prazo é apostar nas mais fortes.

Registado: 29/11/2007 4:27

por rsacramento » 17/9/2009 17:27

eu nem dois anos de bolsa tenho, mas deixo-te uma pergunta:

a AT não te diz nada?

Registado: 29/11/2007 12:50

por crusas » 17/9/2009 16:54

Boas,

Tendo em conta a forma como colocas a tua questão, apostaria mais nas "que sobem mais" (pois estão já a subir) ao inves das "que estão prestes a explodir" (pois não há certeza de que expludam; as vezes até explodem para baixo!)

Da minha pouca experiencia falo (5 anos mais coisa menos coisa). Ha uns anos também me deparei com essa questão, ou similar, e tantas vezes que tive aquela vontade de querer ir a todas e no final acabava por não fazer grande coisa em nenhuma delas.

BN!

Registado: 29/11/2007 2:46

por bolo » 17/9/2009 16:52

LCTN Escreveu:
Ao melhor = preço de fecho. Imagina, às 16h35 estava uma determinada acção a 10€, entre as 16h35 e as 16h40 compras e vendes apenas a 10€, nem mais nem menos.

Corrijam-m se tiver enganado sff :wink:

epah isso é do melhor, ao menos podemos dar ordem ao melhor sem medos.

Alguém tem a infelicidade de corrigir o LCTN?
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por LCTN » 17/9/2009 16:49

bolo Escreveu:
LCTN Escreveu:
Entre as 16h35 e as 16h40 funciona o trading at last, compras e vendes ao preço de fecho.

querias dizer ao melhor preço?

ainda quanto à minha questão, experimentei e sim, é possível, pelo menos com uma ordem ao melhor.
nunca dou estas ordens mas estava a borrar-me de medo.

entrei nela ontem à campeão, tendo papado 10% dos 13% que valorizou, mas tendo ido hoje aos 5% de valorização e depois invertido para os -2% e vendo o gap medonho que tem lá em baixo, desarranjou-me o intestino delgado.

e daí a lançar um aordem ao melhor foi o melhor descernimento que tive. Vendi e fiquei com +5%. Final feliz.

Ao melhor = preço de fecho. Imagina, às 16h35 estava uma determinada acção a 10€, entre as 16h35 e as 16h40 compras e vendes apenas a 10€, nem mais nem menos.

Corrijam-m se tiver enganado sff :wink:

No site do BPI está isto:

Regras de Negociação ao Preço de Fecho (Trading At Last):

a) O horário de negociação do Trading-At-Last para Acções, Direitos, Obrigações, VMOCs e Obrigações Convertíveis negociados em contínuo na Euronext-Lisbon é: 16h35/16h40

b) Durante este horário serão aceites ordens de bolsa e podem ser realizados negócios apenas ao preço de fecho.

Registado: 4/6/2009 11:29

por bolo » 17/9/2009 16:43

LCTN Escreveu:
Entre as 16h35 e as 16h40 funciona o trading at last, compras e vendes ao preço de fecho.

querias dizer ao melhor preço?

ainda quanto à minha questão, experimentei e sim, é possível, pelo menos com uma ordem ao melhor.
nunca dou estas ordens mas estava a borrar-me de medo.

entrei nela ontem à campeão, tendo papado 10% dos 13% que valorizou, mas tendo ido hoje aos 5% de valorização e depois invertido para os -2% e vendo o gap medonho que tem lá em baixo, desarranjou-me o intestino delgado.

e daí a lançar um aordem ao melhor foi o melhor descernimento que tive. Vendi e fiquei com +5%. Final feliz.

por LCTN » 17/9/2009 16:39

bolo Escreveu:Ajudem-me pf:
entre as 16h30 e 16h35 é possível das ordens?

Ups, vi mal as horas, mas a essa hora é, sim.

Registado: 4/6/2009 11:29

por bolo » 17/9/2009 16:35

Ajudem-me pf:
entre as 16h30 e 16h35 é possível das ordens?

por MNFV » 17/9/2009 16:27

Não é o Buffet que diz que prefere uma empresa sensacional a um preço razoavel do que uma empresa razoavel a um preço sensacional?

Concluindo, creio que as empresas que geram mais incerteza tendem a desvalorizar mais e depois a recuperar valorizando também mais, se subsistirem.

Registado: 28/12/2007 17:02

por Elgenedy » 17/9/2009 16:23

joaolc Escreveu:No livro do Mestre Fernando Braga Matos diz para apostar nas que mais sobem numa perspectiva de longo prazo. Contudo as que ficam para trás são tentadoras e por vezes subvalorizadas.

Olá Joaolc,

Não te vou falar por experiência porque (ainda) não a tenho, mas apenas uma opinião, olhando para o longo-prazo.

Essas acções que ficam para trás, penso que seja importante perceber se realmente estão para trás porque ainda ninguem se lembrou delas, ou se o que originou todas as quedas (crises, recessão, pânico, whatever) não terá colocado essas empresas em situações mais complicadas em termos fundamentais, justificando dessa forma a falta de interessa na empresa.

Penso que acabas por te dar a resposta, quando referes as que estão subvalorizadas. A grande dificuldade é precisamente perceber quais as que se encontram nessa situação. 0,10€ pode ser um balúrdio, e 1000€ pode ser uma pechincha.

Abraço,

Elgenedy

Registado: 17/12/2002 22:25

por PequenoInvest » 17/9/2009 16:13

joaolc Escreveu:No livro do Mestre Fernando Braga Matos diz para apostar nas que mais sobem numa perspectiva de longo prazo. Contudo as que ficam para trás são tentadoras e por vezes subvalorizadas.

Para longo prazo... E para curto?

Registado: 24/7/2009 12:13

Qual o melhor método de negociação?

por jlncc » 17/9/2009 16:05

Pessoal,

Registado: 29/11/2007 4:27

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fmsanjau, Google Adsense [Bot], Jonas74, latbal, navaldoc, niceboy, OCTAMA, serdom e 58 visitantes