Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic - Avaliação de Casa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pastel » 21/9/2009 10:44

rjac Escreveu:
Manequim Escreveu:Penso que pode ser pedida uma reavaliação ao próprio banco. Eventualmente, poder-se-á tentar obter informação junto do banco se é possível apresentar avaliação externa, desde que devidamente habilitada. O problema é que, em ambos os casos, se isto for possível, deverá ser paga.

Obrigado pela resposta,

mas o que ouvi dizer foi que quem reavalia é nada mais nada menos do que... o mesmo avaliador!!!

Quanto a este facto, não o posso confirmar porque é apenas um rumor (bastante peculiar para não lhe chamar outra coisa)

De qq maneira, a confirmar-se... uma reavaliação poderá eventualmente resultar numa alteração do valor. A questão é q a diferença é mesmo grande. Alguém avaliar uma casa em 80 000 e dps em 100 000 seria passar um atestado de estupidez a ele próprio, caso o rumor se confirme.

A questão que se põe é: porque é q tenho q pagar uma coisa onde eu não tenho o mínimo de controlo sobre como é feita e por quem é feita? A situação, a verificar-se, inviabiliza o negócio com aquele banco. Não me parece muito justo que me tenha que sujeitar a esta situação... ainda por cima, sabendo que existem outras avaliações muito recentes com valores que não são nada parecidos.

Pode-se pedir sempre ao banco ou para confirmar se a avaliação está correcta, ou uma reavaliação. Não implica necessariamente despesa extra.

O avaliador pode ter-se enganado grosseiramente (embora seja raro, nos últimos 2 anos apanhei 2 casos desses). As raras vezes que pedi avaliação a outro avaliador de outra empresa, em nada alterou o valor (diferenças mínimas mesmo).

Porque há-de pagar uma coisa onde não tem o mínimo controlo sobre como é feita e por quem é feita?... Todos os dias isso acontece… quem é o taxista? Quem é a cozinheira? Quem é o piloto? E por aí fora. É uma questão pura e simples de confiança!

Duas questões mais práticas:
a) O imóvel em questão tem equivalência do que está descrito legalmente com o que existe realmente? (dou um exemplo, um imóvel que tenha um sotão de 40m2, mas que esse mesmo sotão não esteja descrito na caderneta).
b) Já considerou a hipótese de poder estar a comprar por um preço acima do mercado?
c) Se existem avaliações recentes a imóveis idênticos com valores superiores, tente obter de palavra de honra esses valores e dados. É que contra factos, não há argumentação. Para ser re-analisada uma avaliação, tem de haver uma base.

Para finalizar, sempre me fez confusão os avaliadores demorarem 3 minutos a verem uma casa :roll:

Registado: 29/11/2007 11:30

por SERRA LAPA » 17/9/2009 23:58

Resumindo, os avaliadores recebem ordens do banco que querem sempre avaliar por baixo para assim financiarem menos correndo assim o menos riscos e tendo as mesma scontrapartidas.

Em 2005 nao é como agora.
Agora sao empresas prestadoras de serviços!!!
Cumprimentos[/quote]

Já eram na altura, mas apesear de serem empresas privadas estão sujeitas a pressões dos bancos da mesma forma, se querem facturar têm de se ajustar aos interesses do cliente (banco) ou são preteridos por outros.

Os bancos mandam neles como querem.[/quote]

Em abono da verdade deixem dizer-lhes que não é nada disso!
Eu sou avaliador imobiliário e nunca tive qualquer pressão por parte do banco (só por parte dos proponentes, mas isso nada me afecta, e já tenho mais de uma dezena de anos de avaliações).
Já agora deixo uma nota: as empresas de avaliação prestam um serviço em regra muito, mas muito inferior aos avaliadores individuais.
Para quem estiver interessado deixo uma breve perspectiva das avaliações no nosso país:
-antes da democratização dos créditos: os avaliadores eram engenheiros bem preparados formados na escola desenvolvida dentro da própria instituição bancária.
-após a democratização dos créditos
subdivide-se em 2 fases:
1- Antes da aquisição dos espanhóis da banca - nesta fase eram efectuadas por engenheiros que de alguma forma tinham tido formados à sombra do conhecimento existente dentro das instituições bancárias, e reconheça-se, por alguns curiosos que rapidamente adquiriam formação ou eram expulsos pelo próprio sistema.
2- Após a aquisição dos espanhóis da banca - Como em Espanha todos os avaliadores de uma empresa têm que estar certificados, os espanhóis contactaram as empresas existentes para a prestação de serviços.
Acontece que cá como estamos num país sem qualquer tipo de rigor, e o que conta é a fachada, basta 1 elemento na empresa para se estar certificado!!!...Pode ter 500 curiosos de avaliações a trabalhar na empresa, que a empresa é na mesma certificada!
Que é que se passa actualmente? Ou os avaliadores têm mérito claramente reconhecido e trabalham directamente com os bancos (e só a CGD e o Montepio têm gente nesta situação), ou obviamente é quem faz mais barato.... e aí as empresas, só querem é quem lhe faça mais barato.
Já vi barbaridades com as empresas que nem imaginam!... valores com diferenças superiores a 50%, em relação ao valor real (quer por excesso, quer por defeito).
Mas é o país que temos e as leis que temos!!!Trata-se de uma subserviência a um lobbie de 4-5 empresas que recrutam quem lhes faz mais barato, independentemente de saber ou não de avaliações.
Acreditem essas empresas ganham milhões por ano (...nem me atrevo a dizer quanto é que eles pagam por avaliação...é só cerca de 40%, do que o banco lhes paga; e acreditem que não é nada de especial..mas eles nada fazem ...encaminham os pedidos...e ganham 60%)
Já agora em jeito de conclusão: imaginam o que alguns bancos tremem, se o mal-parado aumentam?
OS ILUSTRES GESTORES que só vêem números imediatos, nem imaginam que o património(estamos a falar de muitos milhões) contém um erro que diria em média poderíamos apontar para os 25% a 35%!!!
Mas é moderno trabalhar com empresas...e vive-se nesta farsa de faz de conta até à altura em que for necessário vender...aí ninguém será responsável!! Triste país!!!

Registado: 17/3/2008 4:57

por Elgenedy » 17/9/2009 17:07

Boas,

rjac Escreveu:
elgenedy Escreveu:Olá rjac,

De facto essa avaliação tem de ser paga. Aliás, para eles avançarem com a avaliação, deves ter assinado um pedido, e por isso não há grande volta a dar. Se eles tiverem avançado sem uma autorização expressa tua aí é diferente.

Eu não assinei nada. Posso mesmo recusar-me a pagar esse valor?

No meu caso foi o que aconteceu. a fulaninha resolveu ignorar-me e passar a falar com a minha namorada (que não só não era titular da conta, como nem sequer cliente do banco - é preciso acrescentar que ela também não lhes disse para avançarem). E sem qualquer pedido/autorização/consentimento, marcaram a avaliação e , claro, foram buscar a comissão. Quando transmitiram o resultado eu perguntei quem é que os tinha autorizado a retirarem dinheiro da minha conta e a avançarem para algo que tinha custos, sem me consultarem primeiro. A reclamação seguiu por mail de manhã, à tarde tinha o valor da comissão depositado na minha conta.

rjac Escreveu:Eu de facto estou a tender para "desperdiçar" os 300€ hoje... mas lá que me faz confusão a forma como fui obrigado a desperdiçá-los... lá isso faz!!

Estas situações fazem sempre alguma confusão, sobretudo pq raramente se pode fazer alguma coisa e é algo que nunca se controla. Mas isso, de facto muda entre bancos. No meu caso, o segundo banco (que foi onde fiquei) avaliou a mesma casa por menos 10K... No entanto isso não teve qualquer influência no spread.

Tenta ver essa parte de eles avançarem com a avaliação sem o teu expresso consentimento. Verifica que, ao pedires a aprovação, ou outra coisa qualquer que tenha sido necessário preencher, não há letrinhas pequeninas a dizer que te comprometes a aceitar o custo da avaliação. Se não houver nada, em lado nenhum que os autorize a avançarem com um serviço, acredito que seja simples reaveres essa comissão. Não pode é estar previsto em lado nenhum.

Abraço,

Elgenedy
"When you have eliminated the impossible, whatever remains, however improbable, must be the truth." [Sherlock Holmes]

Registado: 17/12/2002 22:25

por Manu » 17/9/2009 16:50

Aconteceu-me o mesmo em 2003 ou 2004, também me avaliaram a casa num valor inferior a outras iguais no mesmo prédio.

Falei isto no Banco e eles pergutaram se as outras avaliações também tinham sido feitas por eles, se fosse esse o caso, mudavam o valor. Como não foi, tinha que pagar outra avaliação, sem garantias que fosse melhor que a anterior.

Mas o que mais me deu raiva foi que paguei a 1ª avaliação e ninguém foi ver a casa. Sei disto porque os empreiteiros estavam o dia todo no prédio, para vender os andares em falta e disseram que não tinha lá ído ninguém daquele Banco.

Fazem-se pagar por um serviço sem o prestar.
Avaliam com base na localização e preço médio do m2 da zona, nem lhes interessa a qualidade dos materiais, ou acabamentos.

Depois é natural que surjam broncas relacionadas com avaliações incorrectas de activos, se isto é com uma modesta casa, imagino outros investimentos mais avultados.

Registado: 17/1/2006 20:25

por rjac » 17/9/2009 12:11

elgenedy Escreveu:Olá rjac,

De facto essa avaliação tem de ser paga. Aliás, para eles avançarem com a avaliação, deves ter assinado um pedido, e por isso não há grande volta a dar. Se eles tiverem avançado sem uma autorização expressa tua aí é diferente.

Eu não assinei nada. Posso mesmo recusar-me a pagar esse valor?

elgenedy Escreveu:Quanto à diferença de valores, infelizmente não tens como saber qual o valor correcto, mas o que hoje é justo (100K) amanha é esticado ou barato.

As outras avaliações foram feitas há quanto tempo? as casas são mesmo iguais? Ou existem "pequenas" diferenças que possam influenciar a avaliação? Às vezes são coisas parvas. Dou-te ume xemplo. No meu prédio, a casa do lado é mais pequena que a minha (cerca de 5 a 10m2), tem menos 1 wc e a sala é ligeiramente mais pequena. No entanto, vale mais 5000€. Basicamente porque a cozinha tem mais 1,5m2 e o hall é maior.

As avaliações têm 3 semanas. Aparentemente, a única diferença será o nível do mar, pq as casas estão alinhadas numa subida/descida. São moradias geminadas e não, não foram as casas da ponta que foram avaliadas no valor hipotético de 100k. Estamos a falar das moradias do meio. Ao nível de equipamentos e áreas, estamos a falar exactamente do mesmo. Poderá haver uma diferença de um m2 ou outro, parece-me q n. De qq forma, não será justificável por uma diferente tipologia.

elgenedy Escreveu:Alguns bancos usam muito essa táctica, sobretudo quando isso altera a atribuição de spread. Dão-te uma simulação, depois a avaliação é abaixo, e como o risco é maior, aumentam o spread. Isso aconteceu comigo. Como já pagaste a avaliação, não queres mudar nessa altura para não perderes os 200 ou 300€. No meu caso, e como felizmente a senhora responsável pelo caso foi suficientemente simpática para avançar com a avaliação, sem me perguntar nada, uma simples reclamação e a comissão de avaliação foi devolvida e o banco mudado. Mas nem sempre podemos contar com essa extrema competência ;)

Soluções possíveis? Negociar, negociar, negociar :) Pega nessas simulações e leva a outros bancos a ver o que te conseguem baixar; mostra ao actual que ficaste muito descontente com o resultado e como tal estás a ver alternativas (mas não deixes passar o prazo de validade da aprovação que já tens)...

E se tiveres de mudar de banco, mesmo que te custe "desperdiçar" 300€ hoje, pensa sempre que estás a fazer um contrato a 30 ou 40 anos...

Abraço e boa sorte,

Elgenedy

Eu de facto estou a tender para "desperdiçar" os 300€ hoje... mas lá que me faz confusão a forma como fui obrigado a desperdiçá-los... lá isso faz!!

Obrigado pelo conselho.

Registado: 29/7/2008 7:57

por Elgenedy » 17/9/2009 11:53

Olá rjac,

Quanto à diferença de valores, infelizmente não tens como saber qual o valor correcto, mas o que hoje é justo (100K) amanha é esticado ou barato.

As outras avaliações foram feitas há quanto tempo? as casas são mesmo iguais? Ou existem "pequenas" diferenças que possam influenciar a avaliação? Às vezes são coisas parvas. Dou-te ume xemplo. No meu prédio, a casa do lado é mais pequena que a minha (cerca de 5 a 10m2), tem menos 1 wc e a sala é ligeiramente mais pequena. No entanto, vale mais 5000€. Basicamente porque a cozinha tem mais 1,5m2 e o hall é maior.

Alguns bancos usam muito essa táctica, sobretudo quando isso altera a atribuição de spread. Dão-te uma simulação, depois a avaliação é abaixo, e como o risco é maior, aumentam o spread. Isso aconteceu comigo. Como já pagaste a avaliação, não queres mudar nessa altura para não perderes os 200 ou 300€. No meu caso, e como felizmente a senhora responsável pelo caso foi suficientemente simpática para avançar com a avaliação, sem me perguntar nada, uma simples reclamação e a comissão de avaliação foi devolvida e o banco mudado. Mas nem sempre podemos contar com essa extrema competência ;)

Soluções possíveis? Negociar, negociar, negociar :) Pega nessas simulações e leva a outros bancos a ver o que te conseguem baixar; mostra ao actual que ficaste muito descontente com o resultado e como tal estás a ver alternativas (mas não deixes passar o prazo de validade da aprovação que já tens)...

E se tiveres de mudar de banco, mesmo que te custe "desperdiçar" 300€ hoje, pensa sempre que estás a fazer um contrato a 30 ou 40 anos...

Abraço e boa sorte,

Elgenedy

Registado: 17/12/2002 22:25

por rjac » 17/9/2009 11:46

MAV8 Escreveu:Comigo passou-se o mesmo em 2005, no entanto a diferença não era tão grande - cerca de 7500,00 de diferença.

Desloquei-me ao banco e disse-lhes:

Ou fazem nova avaliação pelo valor que seria de esperar, =vizinhos=, ou o negocio não se concretizava pois deixava de ter interesse para mim.

1º tentaram dissuadir-me, e disseram que o valor chegava e que a responsabilidade não era do banco mas sim do avaliador... etc... Mas eu mantive a minha posição. 5 min. depois de sair do banco, ligaram-me a pedir para lhes endereçar uma carta em que apresenta-se os meus argumentos.

Escrevi que o valor era desajustado do valor de mercado e que precisava de um crédito maior devido às obras que ia fazer, colocação de cofre, aquecimento e aspiração centrais etc... e que estas obras iriam valorizar o apartamento, logo estaria a ser prejudicado com aquela avaliação.

Posto isto foi reavaliado pelo valor que eu pretendia nem mais nem menos.

Resumindo, os avaliadores recebem ordens do banco que querem sempre avaliar por baixo para assim financiarem menos correndo assim o menos riscos e tendo as mesma scontrapartidas.

Emprestar 80000,00 ou 100000,00 tendo as mesmas garantias - imovel - é uma grande diferença, no primeiro caso não existe risco da parte deles, no segundo poderão ficar a arder com algum pois o imovel pode não chegar para cobrir o valor.

Não podem ser sempre os mesmos a negociar com a faca e o queijo na mão, os consumidores também têm uma palavra a dizer, temos de estar descomprometidos para negociar ou então chupam-nos até ao tutano.

ps: não paguei a re-avaliação.

isso foi o q já disse ao banco. Onde estou a insistir é no facto de achar q o avaliador não consegue justificar uma diferença tão grande, o que resulta numa avaliação que não dá em nada mas que eu vou ter que pagar. É pagar por um serviço onde não tenho qq hipótese de escolha onde corro o risco de ser mal servido. Não me parece justo.

Obrigado pelas vossas respostas.

por MAV8 » 17/9/2009 11:35

zecatreca Escreveu:
MAV8 Escreveu:Comigo passou-se o mesmo em 2005, no entanto a diferença não era tão grande - cerca de 7500,00 de diferença.

Ou fazem nova avaliação pelo valor que seria de esperar, =vizinhos=, ou o negocio não se concretizava pois deixava de ter interesse para mim.

1º tentaram dissuadir-me, e disseram que o valor chegava e que a responsabilidade não era do banco mas sim do avaliador... etc... Mas eu mantive a minha posição. 5 min. depois de sair do banco, ligaram-me a pedir para lhes endereçar uma carta em que apresenta-se os meus argumentos.

Escrevi que o valor era desajustado do valor de mercado e que precisava de um crédito maior devido às obras que ia fazer, colocação de cofre, aquecimento e aspiração centrais etc... e que estas obras iriam valorizar o apartamento, logo estaria a ser prejudicado com aquela avaliação.

Emprestar 80000,00 ou 100000,00 tendo as mesmas garantias - imovel - é uma grande diferença, no primeiro caso não existe risco da parte deles, no segundo poderão ficar a arder com algum pois o imovel pode não chegar para cobrir o valor.

Não podem ser sempre os mesmos a negociar com a faca e o queijo na mão, os consumidores também têm uma palavra a dizer, temos de estar descomprometidos para negociar ou então chupam-nos até ao tutano.

Cumprimentos

Já eram na altura, mas apesear de serem empresas privadas estão sujeitas a pressões dos bancos da mesma forma, se querem facturar têm de se ajustar aos interesses do cliente (banco) ou são preteridos por outros.

Os bancos mandam neles como querem.

Registado: 10/11/2006 10:43

por Zecatreca_1001 » 17/9/2009 11:31

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 10:54

por MAV8 » 17/9/2009 11:26

Comigo passou-se o mesmo em 2005, no entanto a diferença não era tão grande - cerca de 7500,00 de diferença.

Registado: 10/11/2006 10:43

por rjac » 17/9/2009 11:26

Manequim Escreveu:Já experimentaste dizer-lhes precisamente que mantendo esse valor de avaliação vais pedir o empréstimo a outro banco? Talvez assim eles mudem de opinião...

Pois, isso é exactamente o que eu quero fazer... mas como é q o avaliador justifica uma diferença tão grande?

Manequim Escreveu:O problema é se eles não estiverem assim tão interessados em conceder o crédito...

Eles podem não estar interessados, a questão é que se me ofereceram a melhor simulação (em contraposição com outras) e que está já aprovada pq raio é q agora dão o dito por nao dito e afinal já n estão interessados?

Pior ainda... vou ter que pagar em qualquer uma das situações...?

são muitas questões existenciais, mas estou de facto revoltado com o desfecho que se desenha :mrgreen:

Re: Pode acontecer que essa avaliacao de 80K...

por rjac » 17/9/2009 11:20

bboniek00 Escreveu:seja a mais rigorosa.

pois pode... de facto pode. Como aparecer um outro ainda e avaliar em 40k. O que significa que os outros 3 bancos, que por acaso até são de renome, andam a avaliar à balda. A questão aqui é, como é que eu podia prever esta situação e como é que eu posso lidar com ela. Assim, só significa que eu nada posso fazer para impedir esta situação e tenho que me sujeitar a factores que me são completamente alheios e como tal... pagar e calar?! Não me parece nada correcto

por Manequim » 17/9/2009 11:18

rjac Escreveu:
Manequim Escreveu:Penso que pode ser pedida uma reavaliação ao próprio banco. Eventualmente, poder-se-á tentar obter informação junto do banco se é possível apresentar avaliação externa, desde que devidamente habilitada. O problema é que, em ambos os casos, se isto for possível, deverá ser paga.

Obrigado pela resposta,

mas o que ouvi dizer foi que quem reavalia é nada mais nada menos do que... o mesmo avaliador!!!

Quanto a este facto, não o posso confirmar porque é apenas um rumor (bastante peculiar para não lhe chamar outra coisa)

De qq maneira, a confirmar-se... uma reavaliação poderá eventualmente resultar numa alteração do valor. A questão é q a diferença é mesmo grande. Alguém avaliar uma casa em 80 000 e dps em 100 000 seria passar um atestado de estupidez a ele próprio, caso o rumor se confirme.

A questão que se põe é: porque é q tenho q pagar uma coisa onde eu não tenho o mínimo de controlo sobre como é feita e por quem é feita? A situação, a verificar-se, inviabiliza o negócio com aquele banco. Não me parece muito justo que me tenha que sujeitar a esta situação... ainda por cima, sabendo que existem outras avaliações muito recentes com valores que não são nada parecidos.

Já experimentaste dizer-lhes precisamente que mantendo esse valor de avaliação vais pedir o empréstimo a outro banco? Talvez assim eles mudem de opinião...

O problema é se eles não estiverem assim tão interessados em conceder o crédito...
Recuperar

Registado: 11/1/2008 13:04

Pode acontecer que essa avaliacao de 80K...

por bboniek33 » 17/9/2009 11:13

seja a mais rigorosa.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por rjac » 17/9/2009 11:03

Obrigado pela resposta,

por Zecatreca_1001 » 17/9/2009 10:57

Sim tens de pagar sempre que pedes avaliaçao ou re-avaliação.

No entanto nao aconcelho a pedir nova reavaliaçao no mesmo banco, pois a probabilidade de ir parar ao mesmo "xico esperto" é alta.

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 10:54

por Manequim » 17/9/2009 10:50

Penso que pode ser pedida uma reavaliação ao próprio banco. Eventualmente, poder-se-á tentar obter informação junto do banco se é possível apresentar avaliação externa, desde que devidamente habilitada. O problema é que, em ambos os casos, se isto for possível, deverá ser paga.
Recuperar

Registado: 11/1/2008 13:04

Off Topic - Avaliação de Casa

por rjac » 17/9/2009 10:47

Bons dias,

estando no processo inicial para contrair um empréstimo para habitação existe sempre aquela fase da avaliação da casa. Vamos agora imaginar que se tem acesso às últimas avaliações feitas a casas iguais e que essas avaliações (vamos imaginar 3 avaliações) rondam a hipotética quantia de 100 000. A partir deste momento, começamos a assumir alguns pressupostos nomeadamente que a casa secalhar vale 100 000.

Agora, tendo corrido os bancos todos, vamos imaginar q chegamos à conclusão de q o banco X é o melhor. Iniciamos o processo, e quando chega à altura da avaliação, aparece um avaliador chico-esperto que avalia a casa em 80 000!!!

Sendo esta uma situação que eventualmente inviabilize o crédito, quais são as opções do cliente? Essa avaliação tem que ser paga?

É uma situação que não serve em nada o cliente, está desadequada com a realidade de 3 avaliações distintas de 3 bancos distintos e foi uma situação que em última instância, não foi provocada por nós.

Há sugestões?

Muito obrigado pelas vossas respostas.
Cpts,
rjac

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], icemetal, latbal, Musus, navaldoc, niceboy, OCTAMA e 68 visitantes