Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-topic: Reforma no Mapa Administrativo de Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Bokas » 17/9/2009 17:03

Elias Escreveu:Almada - 166148 (promover a Costa de Caparica a concelho? Ou então Corroios)

Boas Elias,

Só um apontamento Corroios faz parte do Concelho do Seixal.
Editado pela última vez por Bokas em 17/9/2009 17:17, num total de 1 vez.

Registado: 20/5/2008 12:54

por Elias » 17/9/2009 16:45

Subscrevo inteiramente.

A última grande reforma desse género foi feita no século XIX por Mouzinho da Silveira (na altura havia mais de 600 concelhos), na altura quase mataram o homem.

Pessoalmente penso que deveriam eliminar os concelhos com menos de 5000 habitantes (aliás já o Medina Carreira defende uma coisa semelhante).
Por outro lado, concelhos com mais de 150 mil habitantes deveriam ser cindidos.

Esta é a lista dos concelhos com maior número de habitantes (fonte: site INE)

Lisboa - 499700
Sintra - 437471 (este poderia ser dividido em 3: Sintra, Cacém e Queluz)
Vila Nova de Gaia - 310086 (poderia ser dividido em 2 ou 3)
Porto - 221800
Loures - 196467 (poderia ser dividido em Loures e Sacavém, que aliás já é cidade)
Cascais - 186947 (dividir entre Cascais e Carcavelos?)
Braga - 175063 (também justificava uma divisão)
Amadora - 173413 (que tal criar o concelho de Alfragide?)
Seixal - 173406 (caso complicado este... talvez Amora, que já é cidade, pudesse passar a concelho)
Gondomar - 172904 (Rio tinto a concelho já!!!)
Oeiras - 171472 (aqui era criar o concelho de Carnaxide ou de Linda-a-Velha)
Matosinhos - 169122 (não tenho presentes os limites do concelho, mas talvez Senhora da Hora?)
Almada - 166148 (promover a Costa de Caparica a concelho? Ou então Corroios)
Guimarães - 162618 (hum, aqui só se for as Caldas das Taipas)
Odivelas - 151358 (mais um caso complicado, mas talvez a Pontinha pudesse passar a concelho)

Registado: 5/11/2002 12:21

Off-topic: Reforma no Mapa Administrativo de Portugal

por mandachuva » 17/9/2009 16:35

Portugal tem 308 Concelhos e 4.257 freguesias. Há localidades em "lista de espera" para a criação de novos concelhos. Que saiba fusões não estão previstas. Ha concelhos com 2000 habitantes e a freguesia mais pequena tem apenas 50 habitantes!

O meu concelho tem 15 freguesias, e considero que apenas 5 eram mais do que suficientes. Não sei se vou votar para a freguesia (freguesia urbana), conheço o presidente apenas de vista e não sei o que faz nem qual o seu papel no desenvolvimento local da freguesia. Penso que o papel executivo das freguesias é limitado e desnecessário, afinal muitos dos presidentes não são profissionais, apenas têm o tachinho para remediar o seu orçamento mensal.

Mesmo ao nível dos concelhos, alguns deviam-se fundir (estou a pensar aqui no Alentejo - No norte aquilo é ainda mais retalhado! mas aí não conheço para julgar)

Acrescento que com uma redução razoável no número de concelhos e freguesias, penso que fazia sentido falar num nível intermédio de gestão administrativa (chamem regionalização ou o que quiserem). Numa região muitas vezes não há concenso entre as autarquias para um desenvolvimento regional integrado. Por vezes até concorrem umas com as outras em prejuízo do desenvolvimento racional da região, principalmente nas regiões do interior.

Nesta perspectiva os deputados regionais deixariam de fazer sentido ,até porque a influência que podem exercer pela sua região é pouca, podendo a eleição legislativa ter apenas um círculo nacional (com um menor numero de deputados, logicamente).

Registado: 2/5/2006 14:21

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Majestic-12 [Bot] e 37 visitantes