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Caldeirão da Bolsa

Canal de Suez vs Ártico-que implicações?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Luis19 » 14/9/2009 22:03

Já vi que o Dwer também parece ser da area das ciências... ou então anda muito bem informado :wink:

Só fiz estas perguntas porque fico com a ideia que actualmente (fruto dos media que muitas vezes mandam as noticias cá para fora só para dar show) o CO2 é que é o mau da fita.

Ele é nos carros, é nas fabricas, é em todo o lado... a culpa do aquecimento global é apenas do safado do CO2!

Agora até no jornal da noite da rtp1 já contabilizam quantas toneladas de CO2 é que os partidos libertaram por dia nas campanhas!

Então e os outros gases tão ou mais prejudiciais para a camada de ozono? Porque é que ninguém fala neles???

Ao menos o CO2 é usado pelas plantas (e algas) para bem do homem!

E porque não se tomam medidas com vista a aumentar a absorção de CO2 pelas plantas???

Cheira-me que não tem tanto impacto na população e não dá tanto show nos media....

Porque não se expande, se protege e se rentabiliza a floresta como fazem os países do norte da Europa??? A eles tomara-lhes terem o mesmo numero de horas de sol que nós temos...

Porque se continua a construir barragens a torto e a direito em tudo quanto é rio com a desculpa que é para produzir energia renovável???? então e as barragens já existentes não podem sofrer "upgrades"???

Porque se cortam manchas florestais para construírem auto-estradas em todo o lado, quando elas já existem a poucos kilómetros de distância, como estão a fazer aqui em Gondomar???

Porque se continua a destruir o ambiente natural, sempre com a desculpa do desenvolvimento económico (ou melhor do betão) do país????

E a culpa agora é do CO2????

Enfim... é o pais que temos...

Quero aqui deixar bem claro que não sou contra o que dizem os cientistas sobre as alterações climáticas. Elas são bem visíveis e inquestionáveis.

Agora chateia-me a forma como as questões ligadas ao ambiente são tratadas pelos media e igualmente pelos governantes que preferem ter mais 1 auto-estrada ou barragem no seu concelho e depois vêm culpar o CO2 pelas alterações climáticas. E depois são bem capazes de dizer que protegem o ambiente só porque fizeram mais um jardimzinho na rotunda acabadinha de se construir (e à custa de uns quantos pinheiritos que até então estavam graciosamente plantados à muitos aninhos precisamente no local onde a estrada teve que se alargada para a construção da rotunda)...
 
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por Dwer » 14/9/2009 21:31

Luis19 Escreveu:Alguém me sabe dizer que gás é que as plantas precisam para produzir o oxigénio?

E já agora qual é o gás (que por acaso é 23 vezes mais prejudicial para a camada de ozono) que os animais ruminantes emitem para a atmosfera e que é produzido durante a digestão?

Tenho cada vez mais a certeza que a grande maioria do pessoal se deixa levar e acredita piamente mais pelo sensacionalismo das noticias em vez de aprofundar a "cientificidade" das mesmas...


A produção de oxigénio na fotossíntese, por mais incrível que pareça, resulta da hidrólise da água. O oxigénio libertado pelas plantas, na fotossíntese, vem da água e não do CO2. O CO2 vai direitinho para a produção de hidratos de carbono.

E sim o metano libertado pelos ruminantes, pela frente e por trás, é muito pior que o CO2 no que toca ao efeito de estufa.

Já agora, não são só os ruminantes que deixam passar gás. Os humanos largam cerca de 3 litros de metano por dia. 3.3 os homens, 3.0 as mulheres. Elas conseguem fazê-lo mais discretamente que nós.
Faz parte do mistério feminino.
Abraço,
Dwer

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por tava3 » 14/9/2009 21:30

É o mesmo gás que se encontra em reservas no fundo dos oceanos e que se mantém lá devido às baixas temperaturas aí existentes. Mas isso também pode mudar com o aquecimento global.
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por Luis19 » 14/9/2009 21:22

Alguém me sabe dizer que gás é que as plantas precisam para produzir o oxigénio?

E já agora qual é o gás (que por acaso é 23 vezes mais prejudicial para a camada de ozono) que os animais ruminantes emitem para a atmosfera e que é produzido durante a digestão?

Tenho cada vez mais a certeza que a grande maioria do pessoal se deixa levar e acredita piamente mais pelo sensacionalismo das noticias em vez de aprofundar a "cientificidade" das mesmas...
 
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Re: Canal de Suez vs Ártico-que implicações?

por sargotrons » 14/9/2009 19:54

Dwer Escreveu:
Atomez Escreveu:
agany Escreveu:Dois navios mercantes alemães estão a navegar da Ásia para a Europa através da costa russa do Ártico.

Ao evitar o canal de Suez, a viagem da Ásia para a Europa é encurtada em quase 5.000 km (3.100 milhas).

Se assim é, ainda bem.

Qual é o problema?


O problema é que o facto do ártico estar aberto à navegação significa que as temperaturas do atlântico norte estão muito mais elevadas do que se pensava.

E que contra factos não há argumentos. O clima está a aquecer.

E que se a circulação termohalina nos oceanos se interromper ou for drasticamente alterada, nada de bom pode vir daí.

Pergunto-me o que os fundamentalistas anti alterações climáticas estarão a pensar agora.


Vem ai o "el nino da pvta madre"!
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por tava3 » 14/9/2009 19:15

Concordo com o Dwer, já aqui tinha mencionado isso num outro tópico. As consequências são imprevisíveis mas um dos cenários é o posterior acentuado arrefecimento.
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Re: Canal de Suez vs Ártico-que implicações?

por Dwer » 14/9/2009 19:12

Atomez Escreveu:
Dwer Escreveu:Pergunto-me o que os fundamentalistas anti alterações climáticas estarão a pensar agora.

Alterações climáticas sempre houve e vai continuar a haver por motivos totalmente naturais.

Nós humanos somos perfeitamente impotentes para acelerar ou travar essas alterações climáticas naturais.

Podemos e devemos é prevê-las e adaptarmo-nos a elas -- aproveitar os benefícios, superar os malefícios.

O resto é treta dos fundamentalistas das alterações climáticas supostamente provocadas pela actividade humana.


Pois claro. Que tosco que eu sou. Claro que estão a pensar nisso. EU!!?? Não fui eu, foi o outro menino.
Claro que a elevação de temperatura do planeta não está directamente correlacionada nos últimos duzentos anos coma a actividade industrial com os transportes e com a pecuária. Nada. Nadinha mesmo.
Abraço,
Dwer

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Re: Canal de Suez vs Ártico-que implicações?

por atomez » 14/9/2009 19:08

Dwer Escreveu:Pergunto-me o que os fundamentalistas anti alterações climáticas estarão a pensar agora.

Alterações climáticas sempre houve e vai continuar a haver por motivos totalmente naturais.

Nós humanos somos perfeitamente impotentes para acelerar ou travar essas alterações climáticas naturais.

Podemos e devemos é prevê-las e adaptarmo-nos a elas -- aproveitar os benefícios, superar os malefícios.

O resto é treta dos fundamentalistas das alterações climáticas supostamente provocadas pela actividade humana.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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Boas notícias!

por HappyGuy » 14/9/2009 19:00

Espetáculo! Isto são óptimas notícias! Eu não sei calcular, mas certamente que encurtar a viagem 5.000Km reduz imenso a emissão de CO2 dos navios para um mesmo frete!

Se todo o tráfego da Ásia para a Europa abandonar o Canal do Suez para passar a vir pelo Ártico, vai ser excelente para o meio ambiente...

:roll:
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Re: Canal de Suez vs Ártico-que implicações?

por Dwer » 14/9/2009 18:59

Atomez Escreveu:
agany Escreveu:Dois navios mercantes alemães estão a navegar da Ásia para a Europa através da costa russa do Ártico.

Ao evitar o canal de Suez, a viagem da Ásia para a Europa é encurtada em quase 5.000 km (3.100 milhas).

Se assim é, ainda bem.

Qual é o problema?


O problema é que o facto do ártico estar aberto à navegação significa que as temperaturas do atlântico norte estão muito mais elevadas do que se pensava.

E que contra factos não há argumentos. O clima está a aquecer.

E que se a circulação termohalina nos oceanos se interromper ou for drasticamente alterada, nada de bom pode vir daí.

Pergunto-me o que os fundamentalistas anti alterações climáticas estarão a pensar agora.
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Abraço,
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Re: Canal de Suez vs Ártico-que implicações?

por atomez » 14/9/2009 18:33

agany Escreveu:Dois navios mercantes alemães estão a navegar da Ásia para a Europa através da costa russa do Ártico.

Ao evitar o canal de Suez, a viagem da Ásia para a Europa é encurtada em quase 5.000 km (3.100 milhas).

Se assim é, ainda bem.

Qual é o problema?
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por sargotrons » 14/9/2009 18:21

Tanto trabalho a criar a rota para a India, para nada!
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por tava3 » 14/9/2009 18:16

Há muito que os cientistas andam a avisar, aqueles que não pertencem a lobbys, claro.
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Canal de Suez vs Ártico-que implicações?

por agany » 14/9/2009 18:12

Alterações Climáticas
Tradução (resumida) de BBC - http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/8251914.stm

Dois navios mercantes alemães estão a navegar da Ásia para a Europa através da costa russa do Ártico.

Ao evitar o canal de Suez, a viagem da Ásia para a Europa é encurtada em quase 5.000 km (3.100 milhas).

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