Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Legislação portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Agradecimentos

por Reislb » 11/9/2009 22:11

Muito obrigado pelo esclarecimento. E desejo a todos semanas como esta, com acções a subir a olhos vistos.

Registado: 26/8/2009 17:21

por Pata-Hari » 11/9/2009 21:35

Sugiro uma coisa, essa discussão deve existir neste fórum umas 8 000 vezes. Inclusive nesta página. Por favor tentem usar as canas de pesca que estão ao lado das vossas mão.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Gana » 11/9/2009 20:41

Eu também comecei neste mundo esta semana, e para já não estou arrependido. A semana foi excelente e já deu para fazer algum pilim, espero não dizer o contrario daqui a uns tempos.

Pelo que eu sei, acho que se tivermos as acções por mais de um ano, não pagamos qualquer imposto de mais valias. Mas se vender-mos antes de concluir um ano nas nossas mãos, temos de declarar no IRS, e temos de pagar 10% das mais valias.

Não te posso dizer a certeza porque também comecei agora, se tiver errado alguém que nos corrija por favor

Registado: 14/6/2009 14:17

Re: Legislação portuguesa

por Hot Bull2 » 11/9/2009 20:40

Reislb Escreveu:Antes de mais boa noite a todos. Eu queria iniciar-me nestas andanças mas tenho algumas dúvidas no que diz respeito à legislação portuguesa. A minha dúvida é a seguinte, se eu comprar agora acções tenho de declarar no IRS, contudo o Estado fica com 20% dos meus ganhos se eu vender depois do último dia deste ano cívil ou se eu vender depois de 12 meses na minha posse, ou seja, eu vender em Setembro de 2010. Agradecia imenso que alguém me respondesse.
Cumprimentos a todos.

Boa noite Reislb,

Muito resumidamente, terás sempre de declarar a venda de acções para efeitos de IRS. No caso de deteres essas acções em carteira por um periodo superior a 12 meses não te é cobrado qualquer imposto, pelo contrário se venderes as acções num prazo inferior a 12 meses ficas sujeito à taxa liberatória de 10% sobre as mais-valias.

Exemplo 1:
Compras agora e vendes em Outubro de 2010: Imposto a pagar = 0%

Exemplo 2:
Compras agora e vendes em Março de 2010: Imposto a pagar = 10% sobre a mais-valia.

A pergunta que fazes é recorrente aqui no CB e se usares a função de pesquisa irás encontrar diversos tópicos onde se discute este tema.

Cumprimentos e bn.

Registado: 21/7/2009 22:17

Legislação portuguesa

por Reislb » 11/9/2009 20:29

Antes de mais boa noite a todos. Eu queria iniciar-me nestas andanças mas tenho algumas dúvidas no que diz respeito à legislação portuguesa. A minha dúvida é a seguinte, se eu comprar agora acções tenho de declarar no IRS, contudo o Estado fica com 20% dos meus ganhos se eu vender depois do último dia deste ano cívil ou se eu vender depois de 12 meses na minha posse, ou seja, eu vender em Setembro de 2010. Agradecia imenso que alguém me respondesse.
Cumprimentos a todos.

Registado: 26/8/2009 17:21

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], Google Feedfetcher e 56 visitantes