Situação técnica de alguns papéis do PSI20
MarcoAntonio Escreveu:Começando então pela JMT mantém-se Bull em todos os prazos, acrescentando agora o facto de ter quebrado uma pequena zona de resistência (não é das mais fortes mas dá para perceber que está por ali) nos 5.65 euros respondendo com momentum.
Não dá sinais de fragilidade, pelo contrário. Está no grupo da frente a puxar pelo PSI20...
Potencial de subida, bom a partir daqui é quase terra de ninguém. Os 6.50 euros poderão funcionar como meta e resistência no curto-prazo embora tecnicamente tenha ainda pouca força.
Os 6.50 euros funcionaram bastante bem tendo constituido praticamente o máximo da semana passada e confirmando que esse é um valor de referência no papel.
A tendência de médio-prazo em vigor é de alta mas neste momento está em correcção, uma correcção que mais do que se justifica após o movimento de alta que trouxe a cotação dos 4.5 euros para os 6.4 euros em cerca de 2 meses, uma correcção que ficou mais evidente hoje com o índice em alta e a JMT em baixa.
Acima dos 5.6 euros, a situação é perfeitamente saudável. No geral continua a ser dos titulos mais interessantes do PSI20...
- Anexos
-
- JMT090922a.png (17.97 KiB) Visualizado 10062 vezes
-
- JMT090922b.png (18.02 KiB) Visualizado 10055 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Mariachi Escreveu:Boas
Marco, 5 estrelas essa analise.
Como referi no tópico geral da Sonae, acho que esse cenário que referiste está muito, para não dizer totalmente dependente do que acontecer no outro lado do atlântico.
Um abraço.
Isso nunca foi regra !!!! Aliás o mercado americano recuou e as sonae's subiram....... isso nem sempre se aplica ao mercado português.
Marco, os indicadores que incorporei neste gráfico diário ainda mais me empurram para esse padrão.
- Anexos
-
- SONAE IND.SGPS.png (17.37 KiB) Visualizado 10766 vezes
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Se a minha intenção fosse especificamente a de negociar o cup&handle, compraria após um fecho acima do range 2.55/2.60 com momentum e volume. A partir dos 3 euros estava susceptível a fechar a posição (dependendo do comportamento do título). Inicialmente o limite máximo para fechar o trade perdedor estaria pelos 2.30 euros mas iria subindo o valor à medida que o tempo passava (podendo usar como referência para o caso a LTa que se pode traçar desde Julho). De qq das formas, tenderia a fechar a posição como estivesse o título (fosse com ganho ligeiro ou perda ligeira) se nas sessões seguintes à quebra não houvesse continuidade de momentum e/ou o título não se comportasse dentro do esperado por isso podia fechar a posição antes de chegar a esse trailing stop se não gostasse do que estava a ver...
Seria dentro disto que negociaria o "cup&handle" neste caso.
Seria dentro disto que negociaria o "cup&handle" neste caso.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu: (...)
A Sonae Indústria após o movimento estrondoso de Março/Abril tem estado bem mais anémica e insere-se ainda dentro de uma correcção/consolidação que ainda perdura. O padrão é um padrão bullish (aproxima-se de um cup&handle) e "promete" um retorno às subidas. Existe uma pequena resistência nos 2.6 euros e um fecho acima desse valor poderá sinalizar um arranque importante. De momento, dado o contexto dos mercados, está meio adormecida...
como é que negociarias esse cup & handle?
(o link é apenas para os mais novatos

- Anexos
-
- soni 110909.png (8.98 KiB) Visualizado 10999 vezes
MarcoAntonio Escreveu:pinto80 Escreveu:Grande disponibilidade do Marco. Excelentes análises.
Só uma pergunta....
Achas que o BPI poderá aguentar aquele ritmo? A mim não me parece; tem tido pouco volume que não dá consistência na subida....
Os movimentos em Bolsa têm muito de errático e a nossa capacidade para prever o que quer que seja é de uma forma geral muito modesta. E eu tento aproveitar estas oportunidades para deixar este tipo de ressalva porque, em espaços como estes, a imagem que se passa a maior parte do tempo é precisamente a oposta, a de que podemos prever muita coisa e com grande precisão. Mera ilusão, ilusão dirigida por vezes a nós próprios, outras vezes diriga a outros...
A verdade é que neste momento olhando para o BPI tenho pouca ideia sobre o que vai fazer a curto-prazo e estar a querer adivinhar muito era inventar. O que não vale a pena.
Assim, para lá do facto de se apresentar bullish (para lá do facto de ter realizado novos máximos relativos ontem e ter quebrado anteontem com momentum e algum volune - nada de extraordinário - uma pequena resistência entre os 2.10-2.15) não consigo ver praticamente mais nada...
Não existem referências fortes nas proximidades nem desenvolveu um padrão técnico que me inspire particular confiança para dizer que provavelmente vai aqui ou acolá.
Obrigado pela resposta Marco,
Nos tempos mais recentes tenho acompahado a evolução do BPI, mas não me tem convencido. Estou alerta, mas reticente, pelo menos enquanto não vir uma subida acompanhada com algum volume.
http://fiscalidadenoblog.wordpress.com/ - visite e sugira temas oportunos
- Registado: 5/12/2007 22:29
Mnfv e Almendra, vocês não querem antes um update à GALP?
Por castigo de terem pedido uma opção pela qual - em termos de AT - tenho vindo a ganhar um ódio de estimação, vou fazer um update mas não coloco gráfico...
A PTC, como grande parte dos papéis do PSI20, apresenta-se bullish mas de momento inserida numa consolidação praticamente lateral.
O padrão desta consolidação que dura algures desde Julho ainda não está bem definido mas a resistência encontrar-se-á pelos 7.4 euros e o suporte pelos 6.85 euros. Seria de esperar um movimento significativo quando sair deste range...
PS: Não levem a mal a brincadeira, mas a PTC tem sido dos pesos pesados, aquele que me tem parecido mais difícil de analisar.
Por castigo de terem pedido uma opção pela qual - em termos de AT - tenho vindo a ganhar um ódio de estimação, vou fazer um update mas não coloco gráfico...

A PTC, como grande parte dos papéis do PSI20, apresenta-se bullish mas de momento inserida numa consolidação praticamente lateral.
O padrão desta consolidação que dura algures desde Julho ainda não está bem definido mas a resistência encontrar-se-á pelos 7.4 euros e o suporte pelos 6.85 euros. Seria de esperar um movimento significativo quando sair deste range...
PS: Não levem a mal a brincadeira, mas a PTC tem sido dos pesos pesados, aquele que me tem parecido mais difícil de analisar.
Nos últimos meses os dois títulos têm tido um comportamento algo semelhante, mas com a Altri a ser de uma forma geral mais forte (foi muito mais penalizada nas quedas também). Além disso tinha a primeira resistência minimamente relevante pelos 3.50/3.80, zona em que já se encontra.
Não apostaria muito nisso. Se houver alguma razão, não será de natureza técnica (suponho que estás a referir-te ao facto das duas empresas estarem a tentar explorar o mercado chinês). Mas opiniões de carácter fundamental deixarei para quem tem melhores condições do que eu para as fazer...
Não apostaria muito nisso. Se houver alguma razão, não será de natureza técnica (suponho que estás a referir-te ao facto das duas empresas estarem a tentar explorar o mercado chinês). Mas opiniões de carácter fundamental deixarei para quem tem melhores condições do que eu para as fazer...
MarcoAntonio Escreveu:
A Portucel tem estado às voltas com uma pequena resistência em torno dos 1.95 euros, mais coisa menos coisa. Vinha também desenhando nos últimos meses uma bandeira de alta que ficou razoavelmente desenvolvida, podendo já o título ter preenchido grande parte do seu potencial de subida.
Mas a Portucel é um título bastante volátil e que de um momento para o outro pode iniciar movimentos fortes. Nem sempre é lá muito consistente tecnicamente, razão pela qual também não é das que mais aprecio analisar...
Marco obrigado pela tua opinião, mas vou abusar da tua paciência e puxar-te para um campo, mais fora da AT. Vês alguma hipótese, dela reagir tardiamente á subida da Altri, já que estão as duas no mesmo barco.
Podes acrescentar mais esta consulta na factura.
um abraço
- Registado: 3/9/2009 18:43
pacsan Escreveu:Marco
Podias dar os teus bitaites sobre a PTI?
Prometo que se enviares a factura, relativa a esta consulta, eu faço a transferência bancária.
Não te esqueças de colocar o NIB.
A Portucel tem estado às voltas com uma pequena resistência em torno dos 1.95 euros, mais coisa menos coisa. Vinha também desenhando nos últimos meses uma bandeira de alta que ficou razoavelmente desenvolvida, podendo já o título ter preenchido grande parte do seu potencial de subida.
Mas a Portucel é um título bastante volátil e que de um momento para o outro pode iniciar movimentos fortes. Nem sempre é lá muito consistente tecnicamente, razão pela qual também não é das que mais aprecio analisar...
- Anexos
-
- PTI090911.png (19.22 KiB) Visualizado 8418 vezes
pinto80 Escreveu:Grande disponibilidade do Marco. Excelentes análises.
Só uma pergunta....
Achas que o BPI poderá aguentar aquele ritmo? A mim não me parece; tem tido pouco volume que não dá consistência na subida....
Os movimentos em Bolsa têm muito de errático e a nossa capacidade para prever o que quer que seja é de uma forma geral muito modesta. E eu tento aproveitar estas oportunidades para deixar este tipo de ressalva porque, em espaços como estes, a imagem que se passa a maior parte do tempo é precisamente a oposta, a de que podemos prever muita coisa e com grande precisão. Mera ilusão, ilusão dirigida por vezes a nós próprios, outras vezes diriga a outros...
A verdade é que neste momento olhando para o BPI tenho pouca ideia sobre o que vai fazer a curto-prazo e estar a querer adivinhar muito era inventar. O que não vale a pena.
Assim, para lá do facto de se apresentar bullish (para lá do facto de ter realizado novos máximos relativos ontem e ter quebrado anteontem com momentum e algum volune - nada de extraordinário - uma pequena resistência entre os 2.10-2.15) não consigo ver praticamente mais nada...
Não existem referências fortes nas proximidades nem desenvolveu um padrão técnico que me inspire particular confiança para dizer que provavelmente vai aqui ou acolá.
Grande disponibilidade do Marco. Excelentes análises.
Só uma pergunta....
Só uma pergunta....
http://fiscalidadenoblog.wordpress.com/ - visite e sugira temas oportunos
- Registado: 5/12/2007 22:29
MarcoAntonio Escreveu:Não. Resumes bem a situação (só talvez o triangulo ascendente me pareça algo forçado, a resistência não está bem definida). Mas de resto é isso, o título após o brutal movimento de abril entrou em consolidação e ainda está inserida nela já vão quase 4 meses. Não existe uma tendência definida, apenas um brutal movimento ascendente seguido de uma monstruosa consolidação.
Aqui a explicação poderá estar no facto do mercado ter descontado uma possível falência que agora já não vê como provável...
Entretanto, o triângulo sugerido pelo Habanero tornou-se agora muito mais evidente e credível. Tecnicamente agora o padrão tem mais força!
No papel nada mudou, continua perfeitamente inserida na consolidação e inclusivamente praticamente pelos mesmos valores.
A quem seguir o papel, sugiro que esteja atento a aquelas duas linhas...
- Anexos
-
- TDU090911.png (16.3 KiB) Visualizado 8693 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 11/9/2009 18:59, num total de 1 vez.
Mas nem tudo "brilha"...
Na EDPR mantemo-nos há mais de 3 meses numa consolidação, com uma ligeira correcção. Depois de um período extremamente fulguroso - foi mesmo, em conjunto com a GALP, das primeiras a definir uma tendência ascendente no nosso mercado - agora a Renováveis tem passado completamente ao lado do bom momento do PSI20. Um título para estar na prateleira à espera de melhores dias, pelo menos até que ocorra um fecho acima dos 7.40/7.50!
Na EDPR mantemo-nos há mais de 3 meses numa consolidação, com uma ligeira correcção. Depois de um período extremamente fulguroso - foi mesmo, em conjunto com a GALP, das primeiras a definir uma tendência ascendente no nosso mercado - agora a Renováveis tem passado completamente ao lado do bom momento do PSI20. Um título para estar na prateleira à espera de melhores dias, pelo menos até que ocorra um fecho acima dos 7.40/7.50!
- Anexos
-
- EDPR090911.png (17.36 KiB) Visualizado 8735 vezes
Mais alguns updates então.
Começando pela Sonae Industria, prefiro olhar para a Sonae SGPS mas deixo o gráfico das duas.
A Sonae está Bull, alinhada com o mercado e no pelotão da frente como já vai sendo habitual. Hoje teve uma sessão fortíssima e tem agora pela frente a referência do 1 euro. Tecnicamente não é muito forte mas é um alvo para a cotação e não é propriamente daqueles casos em que a cotação passa indiferente pelo valor. Eu vejo o valor para já como um target de curto-prazo.
A Sonae Indústria após o movimento estrondoso de Março/Abril tem estado bem mais anémica e insere-se ainda dentro de uma correcção/consolidação que ainda perdura. O padrão é um padrão bullish (aproxima-se de um cup&handle) e "promete" um retorno às subidas. Existe uma pequena resistência nos 2.6 euros e um fecho acima desse valor poderá sinalizar um arranque importante. De momento, dado o contexto dos mercados, está meio adormecida...
Começando pela Sonae Industria, prefiro olhar para a Sonae SGPS mas deixo o gráfico das duas.
A Sonae está Bull, alinhada com o mercado e no pelotão da frente como já vai sendo habitual. Hoje teve uma sessão fortíssima e tem agora pela frente a referência do 1 euro. Tecnicamente não é muito forte mas é um alvo para a cotação e não é propriamente daqueles casos em que a cotação passa indiferente pelo valor. Eu vejo o valor para já como um target de curto-prazo.
- Anexos
-
- SON090911.png (19.01 KiB) Visualizado 8795 vezes
-
- SONI090911.png (18.82 KiB) Visualizado 8813 vezes
Análise PTC
Bom dia Marco,
Podias por favor fazer uma breve análise e actualização do gráfico da PTC, se não for pedir muito.
Obrigado,
Podias por favor fazer uma breve análise e actualização do gráfico da PTC, se não for pedir muito.
Obrigado,
- Registado: 29/11/2007 1:51
Não me choca particularmente (nem colide com o C&H pois passam-se em prazos diferentes. Um passa-se no curto-prazo (curto/médio-prazo vá lá) e o outro no médio/longo-prazo...
O mais importante de tudo é a quebra em alta de uma importante resistência horizontal que é comum aos dois.
O mais importante de tudo é a quebra em alta de uma importante resistência horizontal que é comum aos dois.
Sim, passou. Volume e momentum quando quebra uma lateralização que durava há quase um ano. O título desperta assim de uma longa letargia e este é um sinal positivo para o futuro do título.
Falta agora desenvolver uma tendência ascendente consistente...
Falta agora desenvolver uma tendência ascendente consistente...
- Anexos
-
- ZON090910.png (18.89 KiB) Visualizado 9910 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: darkreflection, Ferreiratrade, Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], karaya75, m-m, macau5m, malakas, Manchini888, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PiFer, PMP69, silva_39, Tiago2006 e 261 visitantes