Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off- topic . Sócrates e Milu descubra as diferenças !

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

aahhh e tal...

por Pedro73 » 11/9/2009 14:36

Os médicos possuem três categorias porque estas implicam funções diferentes e habilitações diferentes para lhes aceder ! Desse ponto de vista poderá até ser justificável ! A passagem de umas categorias para as outras é pacífica e natural, estando à partida assegurado pelas necessidades do sistema e pela progressão natural dos seus colegas. Mas, avaliações complexas/burocráticas, quotas artificiais/arbitrárias de progressão e divisões de carreiras onde a função essencial e habilitações são semelhantes do inicio à reforma, são formas requintadas de degradar as respectivas carreiras e baralhar o povinho. O objectivo prático é sempre o mesmo: ir ao bolso desses profissionais, quiçá para comprar BMWs com choufer para os membros do governo e outros parasitas. Os resultados também são sempre os mesmos : Má justiça , má saúde , má educação e boa frota automóvel entre os nossos parlamentares.

Note-se a situação no ensino, que é a que conheço melhor: a função essencial do professor é leccionar ! Essa é a sua função central desde que inicia a carreira até que se reforma. Por outro lado as habilitações académicas de professores titulares (categoria superior) ou não titulares (categoria inferior) são exactamente as mesmas ! Como a divisão é puramente artificial, não possuindo qualquer fundamento profissional ou académico, o governo teve a brilhante ideia de lhe juntar outro mecanismo artificial e arbitrário para justificar a passagem da categoria inferior para a superior: quotas de progressão. E vai daí e decidiu que apenas 1/3 dos professores podem ser titulares … é claro que ninguém consegue encontrar fundamento pedagógico para este número. Foi 1/3, mas poderia ser 1/10 como poderá um dia ser zero.

Se titulares ou não titulares sabem o mesmo e fazem o mesmo, o objectivo de tudo isto foi impossibilitar o acesso aos lugares cimeiros da carreira a 2/3 dos profissionias. Ou seja truncar a carreira sensivelmente a meio a 2/3 dos professores.

Registado: 31/1/2008 16:13

Re: há pois é

por mais_um » 11/9/2009 0:45

Pedro73 Escreveu:São profissionais tão bons ou tão maus como os médicos, os juizes, os enfermeiros, os engenheiros etc. Por isso merecem o mesmo respeito... veja lá se alguém alguma vez teve a brilhante ideia de dividir as carreiras desses profissionais
como o fizeram com os professores, classificando-os em profissionais de primeira e de segunda (titulares e não titulares), quando no fim de contas têm exactamente as mesmas funções e o dever de colaborar entre si.

Informo-te que estás equivocado, os Juizes tem carreria assim como os medicos, estes ultimos até foi alterada este ano, tem varias categorias, no caso dos medicos são 3, no caso dos juizes pelo que li também são 3, eventualmente 4 e à ultima categoria só sobem se existir vagas disponiveis e tiverem avaliação que cumpra os requisitos.

Os professores antigamente também tinham 2 categorias , o Guterres é que acabou com elas. Por isso não é por aqui que justificas não existir categorias nos professores.

Pedro73 Escreveu:
mais_um Escreveu:
Pedro73 Escreveu:Enquanto continuarem a entrar no jogo deste governo hipócrita que diaboliza os professores (e não só)

Podes concretizar? Podes colocar aqui um link para uma entrevista ou para um discurso de algum membro do governo a diabolizar os professores? Se quiseres posso deixar-te muitos links de blogs de professores a insultar membros do governo.

Ora então veja lá:

http://2.bp.blogspot.com/_TYHekeX2hwo/S ... h/view.jpg

se insistir muito tb lhe posso arranjar algumas tiradas bem infelizes do nosso PM sobre os profressores e sobre os seus representantes, bem como outras da ministra da educação

Já agora gostava que as colocasses aqui, mas tenta algo diferente como fonte, tipo um jornal, uma televisão, uma radio, sabes, é que nos blogs há muita imaginação.

Ds 5 frases que colocaste aqui, algumas tenho sérias duvidas que tenham sido ditas em privado porque são demasiado softs, deviam ser mais chocantes, penso que anda por ai um pouco de falta de imaginação mas na realidade nenhuma delas diaboliza os professores.

a 1ª é totalmente inofensiva,
a 2ª a ser verdade que foi realmente proferida, é merecida para uns quantos professores, já que comportam-se de uma forma que fazem corar os seus alunos e não é nenhum insulto (também não é um elogio...). Já agora os professores tem feito pior...

http://www.profblog.org/2008/11/miss-mi ... e-you.html

a 3ª também a ser verdade, é a constatação de um facto mas com a quantidade de professores que há por ai sem colocação tenho serias duvidas que fosse necessário. Já acontece com os médicos e enfermeiros e não vejo qualquer problema.

A 4ª é um ditado chinês pelo que percebi, também não consigo perceber qual o problema.

a 5ª também a ser verdade, o que eu não consigo confirmar em lado nenhum, tal como as restantes, já que só aparecem em blogs de professores ou em comentários de professores. É engraçado porque aparecem sempre as 5 juntas e curiosamente uns dias antes da greve dos professores, o que me leva a ter muitas suspeitas sobre se alguma vez foi dita mas gostava que colocasses alguma fonte credível sem ser a parte interessada, nomeadamente os professores.
Sobre a suposta autora da frase, um mimo de um suposto professor.....
http://educacaosa.blogspot.com/2008/12/ ... estas.html

Sobre a avaliação acabaste por confirmar que antes não existia avaliação (embora o actual seja pouco melhor).
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Pedro73 » 10/9/2009 20:28

mais_um Escreveu:
Pedro73 Escreveu:
Enquanto continuarem a entrar no jogo deste governo hipócrita que diaboliza os professores (e não só)

Podes concretizar? Podes colocar aqui um link para uma entrevista ou para um discurso de algum membro do governo a diabolizar os professores? Se quiseres posso deixar-te muitos links de blogs de professores a insultar membros do governo.

Ora então veja lá:

http://2.bp.blogspot.com/_TYHekeX2hwo/S ... h/view.jpg

se insistir muito tb lhe posso arranjar algumas tiradas bem infelizes do nosso PM sobre os profressores e sobre os seus representantes, bem como outras da ministra da educação.

Pedro73 Escreveu:Para quem ainda não sabe: os professores são avaliados desde meados dos anos 80 ( ao contrário do que este governo faz crer) e não me parece que isso tenha melhorado o que quer que seja !!!

Alô, acorda, acusas o governo de ser demagógico, mas tu também estás a ser, explica a todos nós como funcionava esse sistema de avaliação….

"Acorde" , isso digo-lhe eu a si!!! por acaso ainda não reparou que os erros de estrutura do modelo anterior são repetidos neste modelo ?

Eu explico-lhe melhor: os grandes problemas do modelo anterior eram.

a) Os professores avaliavam-se uns aos outros ( ou seja ficava entre pares, para não dizer em família) .

b) Quem avaliava não tinha formação especifica para o fazer.

c)Naturalmente que atendendo à a) e à b) o processo não era formativo, era mais um expediente burocrático.

ENTÃO E AGORA ?

Agora os erros repetem-se ! só que o processo agora é muito mais complexo e burocrático e vai naturalmente fazer com que a generalidade dos profressores se concentre no seu próprio processo de avaliação em vez de pensar em ensinar.

E como o governo sabe perfeitamente que um modelo deste género não avalia nada nem distingue ninguém, enfiou-lhe com as quotas que é para que alguns acabem mesmo por patinar independente do seu mérito que é coisa que não interessa mesmo para nada !

Um modelo destes, em que o pessoal se avalia uns aos outros envenenado com as quotas ... tá a imaginar o bem que isto vai fazer à qualidade de ensino, mas isso é coisa que tb não interessa ao governo. O que realmente lhes interessa é que alguns patinem e se pupe mais uns trocos ! E pelo que li por aqui à gente que está convencida que o governo português investe muito no ensino ... vai lá vai... nem no ensino, nem na justiça nem na saúde. Somos dos paises europeus que menos investe no ensino... eu sei que a propaganda diz o contrário, mas só acreditam porque querem !

Pedro73 Escreveu:Os professores actuais, têm uma boa formação inicial, que é mais do que suficiente para serem bons profissionais. Só que para isso deve-lhes ser dadas condições: materiais, autonomia, autoridade, formação continua, espaços adequados, carreira aliciante... ou seja tudo o que não existe no nosso ensino. Em vez disso puxam-lhes o tapete !

Concordo contigo, já há uns anos que os professores têm boa formação inicial, mas isso faz deles todos bons professores? Deve ser a única profissão em Portugal em que são todos muito bons e excelentes.

São profissionais tão bons ou tão maus como os médicos, os juizes, os enfermeiros, os engenheiros etc. Por isso merecem o mesmo respeito... veja lá se alguém alguma vez teve a brilhante ideia de dividir as carreiras desses profissionais
como o fizeram com os professores, classificando-os em profissionais de primeira e de segunda (titulares e não titulares), quando no fim de contas têm exactamente as mesmas funções e o dever de colaborar entre si.

Já agora para não haver duvidas sobre o que eu penso da actual equipa do ministério da educação, considero que no que diz respeito à avaliação dos professores foram de uma total falta de bom senso, incompetentes, mesmo. A avaliação de professores existente não era nada, mas podiam e deviam ter avançado por fases.

Cumprimentos e BN,

Alexandre Santos

por mais_um » 10/9/2009 11:54

Pedro73 Escreveu:
Enquanto continuarem a entrar no jogo deste governo hipócrita que diaboliza os professores (e não só)

Pedro73 Escreveu:Para quem ainda não sabe: os professores são avaliados desde meados dos anos 80 ( ao contrário do que este governo faz crer) e não me parece que isso tenha melhorado o que quer que seja !!!

Alô, acorda, acusas o governo de ser demagógico, mas tu também estás a ser, explica a todos nós como funcionava esse sistema de avaliação….

Pedro73 Escreveu:Os professores actuais, têm uma boa formação inicial, que é mais do que suficiente para serem bons profissionais. Só que para isso deve-lhes ser dadas condições: materiais, autonomia, autoridade, formação continua, espaços adequados, carreira aliciante... ou seja tudo o que não existe no nosso ensino. Em vez disso puxam-lhes o tapete !

Concordo contigo, já há uns anos que os professores têm boa formação inicial, mas isso faz deles todos bons professores? Deve ser a única profissão em Portugal em que são todos muito bons e excelentes.

Já agora para não haver duvidas sobre o que eu penso da actual equipa do ministério da educação, considero que no que diz respeito à avaliação dos professores foram de uma total falta de bom senso, incompetentes, mesmo. A avaliação de professores existente não era nada, mas podiam e deviam ter avançado por fases.

Cumprimentos e BN,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por mais_um » 10/9/2009 11:50

Caro Bolsinho,

Antes de mais quero apresentar-me, tenho 43 anos, fui aluno, fui professor, sou pai de 2 miúdos que andam na escola publica, sou presidente de uma associação de país, sou um dos representantes dos pais no conselho geral da escola/agrupamento, a minha irmã é professora à 27 anos e (ainda) tenho muitos amigos professores.

Para mim tem-se perdido demasiado tempo a discutir detalhes (professores, programas, etc…) antes de mais é preciso haver um debate sério sobre o sistema de ensino português, ou seja o que os portugueses querem que seja o seu sistema de ensino. Qual é o seu objectivo? Para que serve? Separar os bons alunos dos maus alunos? Se sim, o que fazer com os maus alunos? Colocam-se em campos de concentração, deixam-se à solta na rua com todas as consequências inerentes? Metem-se num barco, leva-se para o mar alto e depois afunda-se o barco? Ou será que deve dar um mínimo de formação a todos para mais tarde, mesmo os maus poderem serem úteis à sociedade? Etc… Esta discussão nunca se fez e do meu ponto de vista é fundamental, porque é importante que se defina um objectivo, um plano para o atingir, que todos os intervenientes o percebam, porque este problema não se resolve numa legislatura, mas sim em várias.

A Finlândia, que é reconhecida internacionalmente como tendo o melhor sistema, considerando que tem melhores resultados, mesmo com menos recursos, teve esta discussão pública na década de 70. Tomaram decisões, estabeleceram um plano, implementaram e passados uns quantos anos começaram a recolher os frutos desse trabalho de fundo. Mas eles também têm maus alunos, também tem alunos que se portam mal (ainda recentemente houve um aluno que matou uns quantos), que não querem aprender, na Finlândia também há criminosos, até tem uma população prisional semelhante à nossa e não tem as comunidades estrangeiras que nós temos cá. Há menos problemas é verdade, mas também não se esqueçam que eles fizeram as reformas necessárias à 30 anos!

bolsinho Escreveu:
Este governo fez esta Escola.

Discordo desta afirmação, a escola que temos actualmente é resultado das (más) escolhas dos governos anteriores, mesmo antes do 25 de Abril tivemos um ministro da educação que afirmou na assembleia da república que os portugueses não precisavam mais do que a 4ª classe. A juntar à responsabilidade dos políticos, temos a responsabilidade dos pais e encarregados de educação e a dos professores. É de uma total desonestidade intelectual acusar este governo das asneiras feitas pelos anteriores.

bolsinho Escreveu:
Aceitou porque era preciso dar cabo daqueles malandros, preguiçosos e riquinhos.

Provavelmente consideras que todos os professores são excelentes, trabalhadores, esforçados e competentes??? A realidade é que durante anos e anos existiram professores que abusaram do sistema, é natural que tenham criado alguns anti-corpos junto dos pais, porque muitos não tinham sequer a vergonha de esconder o que faziam.

bolsinho Escreveu: Os professores resistiram quanto puderam porque viam, sentiam e constatavam que a Escola se estava a transformar em decadência requintada.

Curiosamente só tomaram consciência disso em 2007? Como estava anteriormente é que estava bem? Então explica-me como se eu fosse muito burro, se o que estava para trás é que era bom (não do ponto de vista dos professores, mas da Escola seguindo o teu raciocino) como explicas as taxas de insucesso escolares existentes até 2007? Os maus resultados no abandono escolar até 2007? O facto de não evoluirmos nos resultados escolares no testes internacionais (pisa), apesar de todo o dinheiro que se investiu? O Guterres permitiu o acesso ao topo da carreira a todos os professores ou seja passaram a ganhar mais dinheiro, os resultados melhoraram? Criou mais pausas lectivas, ou seja os professores tiveram mais tempo disponível, os resultados melhoraram? Não melhoraram pois não? Continuaram maus, não continuaram? E os professores manifestaram-se? Não pois não? Então ao manifestarem-se apenas quando foram atingidos no seu status quo, vieram dar razão aos detractores da classe e à opinião pública, que estavam preocupados exclusivamente com o seu umbigo.

bolsinho Escreveu:Mas tudo o que o ministério diz sobre a Escola é eivado de orgulhoso sucesso.

Como todos sabemos há muita propaganda (sempre houve), mas há aspectos positivos, do ponto de vista da população em geral. A questão é que há professores que se esquecem que só tem trabalho porque tem alunos e que a escola não existe para dar emprego aos professores mas sim para ensinar os alunos.
bolsinho Escreveu: São alunos que arrotam, peidam-se,ressonam, esticam os dedos fedorentos dos pés sobre a carteira do vizinho, ameaçam os professores etc, etc. ( devo estar a exagerar, não acreditem ).

Como tu bem sabes, o que descreveste não é o que acontece normalmente nas escolas em Portugal, mas deixo-te a pergunta o que fazer com os alunos que não querem estudar? Antigamente era fácil, iam para a rua, e ao fim do 1º período ou princípio do 2º período chumbavam o ano por faltas. Os professores viam-se livres deles e claro que era muito melhor dar aulas só a quem queria aprender, mas e os outros, o que fazer com aqueles que não querem aprender? Que solução defendes?

Aqui voltamos ao princípio, para que serve um sistema de ensino?

Para quem quiser saber como é o sistema de ensino na Finlândia.

http://eacea.ec.europa.eu/education/eur ... dex_en.php

http://www.edu.fi/english/SubPage.asp?path=500,4699

Cumprimentos e BN,

Alexandre Santos

por tava3 » 10/9/2009 9:37

A qualidade do ensino há muito que está degradada, quando quem não tinha nada para fazer, acabava professor e alguns com uma preparação insuficiente para serem formadores. Não se estiquem porque a classe não é perfeita.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

há pois é

por Pedro73 » 10/9/2009 1:54

bolsinho Escreveu:Tento resistir...a maior parte das vezes consigo mas, como filho de Adão e da bela Eva,pumba!Caio na tentação!
Este governo fez esta Escola. A população aceitou e aplaudiu.Aceitou, não pelo facto de a Escola ter melhorado. Aceitou porque era preciso dar cabo daqueles malandros, preguiçosos e riquinhos.Os professores resistiram quanto puderam porque viam, sentiam e constatavam que a Escola se estava a transformar em decadência requintada.Mas tudo o que o ministério diz sobre a Escola é eivado de orgulhoso sucesso.Ora, sabendo eu que hoje a Escola está um frangalho, que devo fazer? Se me afirmar como professor,passarei por problemas graves e desagradarei ao ilustre ministério...Se me marimbar para o caso,serei um prof porreiro e agradarei ao ministério.Vou, então,ser porreiro e agradar ao ministério. O que tenho que fazer é passar os alunos.Pura e simplesmente passar os alunos.
Esta peça incide sobre os cursos profissionais.Já se escreveu muito sobre estas almas que estão nos cursos profissionais. Já passaram vídeos que mostraram o comportamento criminoso desta gente fruto desta mesma sociedade.Tenho duas turmas de profissionais e, jurando pelos meus filhos,já os passei. São 28 alunos que entrarão para a estatística do sucesso do ministério que aí vem.São alunos a quem é dado tudo desde a folha de papel ao afiador.São alunos que nunca levam a pasta( também oferecida) para casa porque estão a um nível cuidado de protecção. São alunos que arrotam, peidam-se,ressonam, esticam os dedos fedorentos dos pés sobre a carteira do vizinho, ameaçam os professores etc, etc. ( devo estar a exagerar, não acreditem )Mas já estão passados. Foram-se os escrúpulos. Hoje a Escola é como uma retrete: lugar com cheiros desagradáveis mas, para lá nos vamos arrastando com um objectivo bem premeditado...
"Perdi os professores mas ganhei a população__ milú dixit" Só que a população, um dia, vai pagá-las.E lembrar-se-á de quanto se riu e gozou enquanto brincava com o fogo. Melhor: já as está a pagar!
Sejam felizes.

Há pois é !!! Não exagera nada! Fala quem sabe !

Enquanto continuarem a entrar no jogo deste governo hipócrita que diaboliza os professores (e não só), nunca perceberão que os reais problemas da educação !

Enquanto continuarem a acreditar que o problema central da educação é a avaliação dos professores. E que os professores não querem ser avaliados e blá blá, blá... nunca perceberão que o objectivo
e tão simplesmente a degradação das carreiras ( e salários dos profissionais do ensino) e naturalmente que ao tornar as carreiras menos aliciantes degrada-se também a qualidade geral do ensino.

Para quem ainda não sabe: os professores são avaliados desde meados dos anos 80 ( ao contrário do que este governo faz crer) e não me parece que isso tenha melhorado o que quer que seja !!!

Os professores actuais, têm uma boa formação inicial, que é mais do que suficiente para serem bons profissionais. Só que para isso deve-lhes ser dadas condições: materiais, autonomia, autoridade, formação continua, espaços adequados, carreira aliciante... ou seja tudo o que não existe no nosso ensino. Em vez disso puxam-lhes o tapete !

Factos são factos , no meio de polémicas e guerras inuteis, introduziram-se medidas que de forma sistemática e objectiva que degradaram as condições gerais e a qualidade do ensino, ao mesmo tempo que inflacionaram os resultados. Ou seja, a escola pública ensina pior, mas as notas dos alunos melhoraram ... fantástico não, como foi possível ?

Papás e mamãs acordem !!! estão a ser enganados por todos : pelos professores que metem o rabo entre as pernas e dançam amedrontados ao som da música que lhes tocam, e pelo governo, que manipula os OCS a seu belo prazer.

O resultado disto vai ser o cavar do fosso entre pobres/oprimidos e ricos/opressores.

Antes de atacarem os profes pensem um bocadinho ! Eles têm cada vez menos autonomia para decidir o que se passa dentro da sua sala de aula, quanto mais nas questões estruturantes do ensino.

PROCUREM OS VERDADEIROS RESPONSÁVEIS !

por tava3 » 10/9/2009 1:40

"São alunos que arrotam, peidam-se,ressonam, esticam os dedos fedorentos dos pés sobre a carteira do vizinho, ameaçam os professores etc, etc."

Isso é que foi azar com essas turmas, mas a maioria que deixou antecipadamente os estudos, não são desse calibre.

por bolsinho » 9/9/2009 23:08

Tento resistir...a maior parte das vezes consigo mas, como filho de Adão e da bela Eva,pumba!Caio na tentação!
Este governo fez esta Escola. A população aceitou e aplaudiu.Aceitou, não pelo facto de a Escola ter melhorado. Aceitou porque era preciso dar cabo daqueles malandros, preguiçosos e riquinhos.Os professores resistiram quanto puderam porque viam, sentiam e constatavam que a Escola se estava a transformar em decadência requintada.Mas tudo o que o ministério diz sobre a Escola é eivado de orgulhoso sucesso.Ora, sabendo eu que hoje a Escola está um frangalho, que devo fazer? Se me afirmar como professor,passarei por problemas graves e desagradarei ao ilustre ministério...Se me marimbar para o caso,serei um prof porreiro e agradarei ao ministério.Vou, então,ser porreiro e agradar ao ministério. O que tenho que fazer é passar os alunos.Pura e simplesmente passar os alunos.
Esta peça incide sobre os cursos profissionais.Já se escreveu muito sobre estas almas que estão nos cursos profissionais. Já passaram vídeos que mostraram o comportamento criminoso desta gente fruto desta mesma sociedade.Tenho duas turmas de profissionais e, jurando pelos meus filhos,já os passei. São 28 alunos que entrarão para a estatística do sucesso do ministério que aí vem.São alunos a quem é dado tudo desde a folha de papel ao afiador.São alunos que nunca levam a pasta( também oferecida) para casa porque estão a um nível cuidado de protecção. São alunos que arrotam, peidam-se,ressonam, esticam os dedos fedorentos dos pés sobre a carteira do vizinho, ameaçam os professores etc, etc. ( devo estar a exagerar, não acreditem )Mas já estão passados. Foram-se os escrúpulos. Hoje a Escola é como uma retrete: lugar com cheiros desagradáveis mas, para lá nos vamos arrastando com um objectivo bem premeditado...
"Perdi os professores mas ganhei a população__ milú dixit" Só que a população, um dia, vai pagá-las.E lembrar-se-á de quanto se riu e gozou enquanto brincava com o fogo. Melhor: já as está a pagar!
Sejam felizes.

Registado: 19/2/2008 23:19

por tava3 » 9/9/2009 18:59

Aqui há uns anos atrás, parece-me que também houve qualquer coisa assim, mas para professores. Acho muito mais preocupante.

por Elias » 9/9/2009 18:36

Registado: 5/11/2002 12:21

por Bzidroglio » 12/8/2009 1:43

A maior parte de vocês e eu incluído somos é traumatizados.
Obrigavam-nos desde muito cedo a saber a tabuada, a prova dos nove, a regra de três simples.
Vá-se lá saber porque, desde a primária queriam que escrevêssemos bom português...
Marcavam a falta de acentuação com 1/4 de erro. Professores malvados!
Não bastando isso, obrigavam-nos a saber os rios de Portugal, os seus principais afluentes, as províncias em que Portugal se dividia.
E, não sabendo a matéria, alguns de nós levavam reguadas.
Por isso ficamos com traumas...
Português escrito com erros ortográficos fazem-nos "passar"...
Não saber quantos são 6X3 ou 3X6 também...
Não saber que o Tejo nasce em Espanha põe-nos doidos...
Não saber os que a falange, falanginha e falangeta são os ossos dos dedos, também é para nós inadmissível...
Cambada de professores incompetentes que nos obrigavam a saber isso!
Agora sim! Viva a proletarização do ensino. Todos podemos ser doutores, engenheiros, arquitectos, doutores enfermeiros, doutores jogadores de futebol.
Querem-nos comparar com os cotas, que tinham 7º ano do liceu, o Curso Industrial ou o Complementar do Comércio. Isso é que era bom! Eles eram uns ignorantes!

Registado: 5/2/2008 17:53

por marianonunes » 11/8/2009 14:44

Devia ter puxado do magalhães e ter feito as contas.

Registado: 29/8/2008 15:04

...e aqueceu mesmo!

por mjaguiar » 11/8/2009 0:41

como sempre existem as duas faces da "moeda"! os alunos, coitadinhos, que tiveram azar com os professores e os docentes que não encontram "materia prima" decente.

mas existem algumas questões que deveriam nos fazer meditar, nomeadamente:

porque será que muitos professores/docentes acabam por escolher a reforma mesmo ficando prejudicados em muitos €€€?

porque será que e mais facil encontrar um tecnico de informatica e não conseguimos encontrar um "picheleiro"? (a boa moda antiga)

A minha leitura "da coisa" e bem simples, a carreira docente tem sido completamente "triturada" a mais de 20 anos! Quanto aos "ninos" estes querem ser todos doutores/engenheiros mesmo que não tenham capacidade para o ser!!

infelizmente não encontro uma solução milagrosa para o estado a que chegamos, talvez tempo e bom senso para que se volte a encontrar um equilibrio.

um abraço

Mj
..bom a onda e a mesma mas agora ja não deve dar confusão!

Registado: 16/8/2006 22:59

Desabafo...

por amendoa » 10/8/2009 21:20

Caro Devastador,
Lamento não ter o prazer de o conhecer, mas quero desde já parabenizá-lo pelo excelente blog.
Não tive qualquer intenção de ofendê-lo mas, da leitura do seu texto,salienta-se o seguinte:
1 - "...duas turmas MISERÁVEIS..." (há-de convir que o termo é um pouco forte);
2 - nada faz crer tratar-se de ensino individualizado, tanto mais que refere ter feito o aluno repetir "na sala".
3 - não é justo generalizar situações específicas, uma vez que existem alunos que frequentaram turmas de C.E.F. e, nos exames nacionais de Português e Matemática, obtiveram melhores resultados que alguns alunos do ensino dito regular.

Não pretendo pôr em causa a sua maneira de actuar, pretendo sim comentar um assunto exposto num fórum e onde deve haver espaço para o contraditório.
Na bolsa, como na vida, referenciar o passado e perspectivar o futuro.

Registado: 29/11/2007 2:31

por mfsr1980 » 10/8/2009 21:14

Ah!Ah!Ah! Devia-se dar a tabuada já na universidade, pois os alunos já estão um bodadito mais maduros. :)
Os professores que conheço estão todos a querer ir para a reforma mesmo sabendo que serão penalizados.
Para mim nem me preocuparia com esse problema, não fosse saber que alguns deles mais cedo ou mais tarde irão ser mandatados para nos governarem. Ui...nem quero pensar. :)
A decandência instalou-se e veio mesmo para ficar.

Registado: 3/5/2007 13:55

por tugatuga11 » 10/8/2009 20:20

MarcoAntonio Escreveu:O dia está particularmente quente, o melhor é ligar aqui o ventilador para a temperatura baixar...
:wink:

Opinião sensata! Vou ligar também a ventoinha! :mrgreen:

Registado: 27/4/2009 19:07

por MarcoAntonio » 10/8/2009 18:20

O dia está particularmente quente, o melhor é ligar aqui o ventilador para a temperatura baixar...
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: Paz e Amor..

por keijas » 10/8/2009 17:58

devastador Escreveu:Ofenderam-me primeiro por eu perguntar a tabuada do dois!!! É que era para depois ir para a tabuada do TRÊS!!!!

O penúltimo post é despropositado e vem apenas tentar criar confusão onde ela não existe.

Não há qualquer ofensa nas minhas duas abordagens ao
tema, aliás no segundo venho vincar e fazer a destrinça entre professores e "profes" a não ser que
aqui encontre uma pseudo ofensa. Talvez.......

A minha abordagem é sobre a preparação com que "o seu tal aluno" se apresenta nas suas aulas.

Estava-me a referir à preparação anterior e não
aquela com que findou o ano.

Nem sequer me referi a

Fui professor de Matemática, disciplina essa chamada de "Matemática Aplicada", em duas turmas MISERÁVEIS

keijas

Registado: 17/5/2008 19:41

Paz e Amor..

por devastador » 10/8/2009 17:15

Ofenderam-me primeiro por eu perguntar a tabuada do dois!!! É que era para depois ir para a tabuada do TRÊS!!!!
Para que haja um vencedor tem que haver um perdedor.

Registado: 8/5/2003 14:26

por scpnuno » 10/8/2009 17:08

Hey IoHHHHHHH

CALMA

Tudo sossegadinho ou eu e o Mech pomos já os americanos a subir para lixar os curtos e o PSI a descer para queimar os longos!!!!!

Credo, que a educação é pior que o futebol, desata logo tudo à lambada (virtual, é o que nos vale) que nem as claques dos super dragoes e dos no name boys depois do arbitro acabar o jogo com uma derrota para cada um.

Fica o meu aviso, que se continuam a tratar-se mal por causa da educação eu renuncio aos meus principios, tenho umas aulas com a minha filha e começo a postar assim:

"Xabem, pipol, o nas tá bué da tolo. Deve ter os moinas atrax que xobe axim para xima que até um gajo fika a modos que bué da aparvalhadoo"

(olhem a vassoura da Pata, ela espetou-lhe uns preguinhos para fazer as ferias do Ulisses)

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

Espanto...

por devastador » 10/8/2009 16:48

A situação da tabuada foi em privado!!!! Este aluno brilhante :twisted: , mais propriamente um génio :twisted: , teve falta de comportamento :lol: :lol: e a funcionária levou o aluno ao Director de Turma, que por acaso era eu!!! Estando a corrigir provas e para o aluno não ir para a rua, perguntei-lhe a tabuada. Perante o que ouvi mandei o aluno estudar, decorar, memorizar a tabuada, repetindo-a diversas vezes. É que ao longo dos oito anos de estudo SÓ encontrou maus professores. Foi um AZAR danado :mrgreen: :mrgreen: :twisted:
Teria sido mais fácil não lhe ter perguntado nada para o não traumatizar, COITADINHO :mrgreen: :mrgreen: .

Eu não disse que era contra os Cursos de Educação e Formação!!! Digo é que servem APENAS para mandarem os maus alunos e assim diminuirem o abandono escolar!!! E ainda tenho a dizer que a maioria desses cursos são iguais aos das NOVAS OPORTUNIDADES ou então do tipo curso de JOGADOR DE FUTEBOL!!! São muuuuuuito exigentes... :mrgreen: :mrgreen:

Nem todos podem ser doutores, mas com cursos chamados:
"INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS"
e
"SECRETARIADO E TRABALHO ADMINISTRATIVO - PRÁT.ADMI", até PARECE!!! Pedreiros, carpinteiros, canalizadores, isso não aparece porque assim os alunos não querem...
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
É por isso que ouço ESTES alunos a afiramarem:
"Eu? Trabalhar na agricultura? Não!!!"
"Eu? Trabalhar num balcão? Não!!!"

Eu sei do que falo sobre os cursos CEF e uma parte do meu trabalho nesse campo está aqui:
http://saberpensar.blogs.sapo.pt/2007/03/.
Que é para os senhores poderem FALAR MAL... :mrgreen: :mrgreen:

Tive este ano uma turma do 9º ano e SÓ um aluno teve negativa no Exames Nacional. Reconheço agora :cry: :cry: que fui mau professor... :mrgreen: :mrgreen:
:mrgreen:
Como seria o ensino com estes especialistas!!! Nunca estagiaram, nunca deram uma aula, mas entendem do assunto... :mrgreen: :mrgreen:
Termino, perguntando de onde é que vossa Excelência me conhece, para criticar o MEU trabalho!!!!!
:evil: :evil:
Para que haja um vencedor tem que haver um perdedor.

Registado: 8/5/2003 14:26

Re: Desabafo...

por keijas » 10/8/2009 16:31

keijas Escreveu:

muitos "profes" não estão preparados paraensinar.

Ao proferir esta afirmação estou a referir-me a "profes", faço a distinção entre estes e professores
embora todos se intitulem de professores.

Ao não pretendem a avaliação, continuamos com
situações como estas e outras muito mais graves.

O objectivo dum professor é formar alunos,serão
também esses alunos professores amanhã.

keijas

Desabafo...

por amendoa » 10/8/2009 16:03

Subscrevo inteiramente a observação do Keijas.
Mais acrescento, será que é de professor referir que teve "... duas turmas MISERÁVEIS..."? Com essa postura, efectivamente não se consegue comunicar com alunos, muito menos fazer passar qualquer mensagem quanto mais transmitir conhecimentos!!!
Na bolsa, como na vida, referenciar o passado e perspectivar o futuro.

Registado: 29/11/2007 2:31

Re: Desabafo...

por keijas » 10/8/2009 15:53

devastador Escreveu:Estranho esta admiração!!! Já ando aqui há mais de um ano a falar nesta vergonha!!! :shock:

Fui professor de Matemática, disciplina essa chamada de "Matemática Aplicada", em duas turmas MISERÁVEIS de Cursos de Educação e Formação (CEF), nível dois (em 2 anos fazem 7º, 8º e 9º anos).
Nome dos cursos:
"INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS"
e
"SECRETARIADO E TRABALHO ADMINISTRATIVO - PRÁT.ADMI".
Estes cursos têm uma elevada componente prática, mas só uma pequena percentagem de alunos é merecedor de ter sucesso...

Recordo o que já afirmei no caldeirão sobre alunos do CEF:
Tive, este ano lectivo um aluno com 14 anos e que afirmou que 2 vezes 7 dava 23!!!
Depois corrigiu e disse que era 18!!! Perante o meu espanto disse depois 16!!!
Repetiu na sala 10 vezes a tabuada do dois e depois quando perguntei de imediato 2 vezes sete disse 18!!!
Fez mais 10 vezes e disse depois 16!!! Fez mais dez de SEGUIDA e mesmo assim não respondeu certo à minha questão!!! Fez ainda mais 10 de seguida e não acertou!!! Passado aproximadamente uma hora e perante o meu desespero lembrei-me de perguntar "sabes quanto é que é sete e sete?"
Resposta imediata: São 14!!!!!!!!! , com mais 7 vinte e um, tenho sete macacos e ...
Tive outro que não sabia fazer 167-45!!!!
Mandei fazer 10 vezes a tabuada durante umas semanas e metada da turrma não o fez!!!
Tive um pai que afirmou que a sua filha era especial e que os Serviços de Psicologia dos Hospitais de Coimbra aconselharam a que a aluna fizesse as contas com a máquina de calcular!!! O pai chegou a afirmar que eu não estava a agir bem ao pedir o estudo da tabuada!!! A filha só fez uma vez a tabuada....
Um outro foi operado e não poderia transportar grandes pesos. Este aluno chegava sempre atrasado e aparecia na sala de aula sem qualquer caderno!!! Entrava na sala e pedia uma folha a um colega!!! Marquei-lhe falta por chegar atrasado e a mãe apareceu no outro dia, indignada, por ter marcado falta ao filhinho e não a um outro colega que tinha entrado com ele. SÓ que o filho chegava sempre atrasado e o outro era pontual. Continuou, depois da minha explicação, a discordar da minha atitude!!!!
Tive um aluno cuja mãe tirou o 9º ano à noite e que anda a tirar agora o 12º (novas oportunidades). No início do ano lectivo a mãe perguntou-me se o seu educando, depois de teminar o curso CEF, poderia passar para o 10º ano ensino regular. Disse que sim desde que tivesse aproveitamento nos exames nacionais do 9º ano de Português e Matemática. O aluno em causa revelou-se fraquíssimo, chegou a ter zero num teste de matemática e escreveu "figra" 3 vezes no mesmo teste, quando a palavra figura estava
no enunciado!!!

Será que esse aluno já tivera aulas anteriormente?

Se de facto as teve, só vem demonstrar os méritos dos "profes" que nos anos que ocuparam esse aluno na
escola não foram capazes de o motivar na aprendizagem.

Realmente, com este post está a abordar o fundo da
questão que é,
muitos "profes" não estão preparados paraensinar.
keijas

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bruno8526, caganixo7, VALHALLA e 56 visitantes