Carteira JAS*2009 - Mês 09
Carteira JAS*2009 - Mês 09 - dia 15
Novo máximo anual tendo atingido os 90%.
Dia de novidades na carteira a começar pelo capital que passou de 0,1X para 0,3X.
ZON
Uma notícia sobre "a oposição deste governo à fusão com a SNC" aguçou-me o apetite pois este governo parece ter os dias contados...
Compras muito matinais desde os 4,65 até aos 4,709.
Posição significativa pois ficou acima dos 35% da carteira.
BPI
Continuei a reforçar com compras a 2,195-2,197.
Está praticamente a zero nas últimas 52 semanas e isso é, por si só, um excelente comportamento dentro do sector financeiro.
PTI
Uma ordem de compra a 1,936, que acabou por ser o mínimo da sessão, e onde me calharam muito poucas.
A posição está quase em 15% pelo que não vale a pena pagar mais e aumentar o meu break point.
JAS
Dia de novidades na carteira a começar pelo capital que passou de 0,1X para 0,3X.
ZON
Uma notícia sobre "a oposição deste governo à fusão com a SNC" aguçou-me o apetite pois este governo parece ter os dias contados...
Compras muito matinais desde os 4,65 até aos 4,709.
Posição significativa pois ficou acima dos 35% da carteira.
BPI
Continuei a reforçar com compras a 2,195-2,197.
Está praticamente a zero nas últimas 52 semanas e isso é, por si só, um excelente comportamento dentro do sector financeiro.
PTI
Uma ordem de compra a 1,936, que acabou por ser o mínimo da sessão, e onde me calharam muito poucas.
A posição está quase em 15% pelo que não vale a pena pagar mais e aumentar o meu break point.
JAS
- Anexos
-
- cart 09-15.png (68.13 KiB) Visualizado 3271 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Re: Carteira JAS*2009 - Mês 09 - dia 14
majomo Escreveu:Penso que a PTI será a uma das próximas a dar um salto, está a faltar fechar acima dos 1,96... já lá esteve perto...
Qual o teu objectivo?
Já nem isso falta...
A PTI tem um target de 2,75 que talvez seja um pouco optimista para os 3 meses que faltam até acabar o ano.
(a não ser que eles saibam algo mais...)
Sou mais modesto e tenho como objectivo os 2,30 no curto prazo.
Um abraço,
JAS
Re: Carteira JAS*2009 - Mês 09 - dia 14
JAS Escreveu:Retomando as lides depois de alguns dias de meditação...
Apenas pela passagem dos dias (diminuição do capital médio ponderado) fiz um novo máximo anual.
BPI
Por estranho que pareça refazer a posição seria o meu objectivo nº1.
Comprei entre os 2,171 e os 2,175.
Queria comprar mais e tentei forçar a "não subida" e, em consequência, fiquei sem elas entre os 2,180 e 2,189.
Depois tive que recomprar a 2,188 e voltei a ficar sem elas a 2,197.
Por último comprei a 2,02 e 2,200.
Com os pequenos lucros dos mini-trades consegui chegar ao fim do dia com um b.p. de 2,186 mas com uma posição ainda pouco significativa.
PTI
Era o 2º objectivo pois também acordou negativa.
Fiz compras entre 1,932 e 1,934.
Com cash de 72%, e capital de apenas 0,1X, é evidente que me mantenho bastante de fora...
JAS
Olá JAS,
Penso que a PTI será a uma das próximas a dar um salto, está a faltar fechar acima dos 1,96... já lá esteve perto...
Qual o teu objectivo?
Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
Carteira JAS*2009 - Mês 09 - dia 14
Retomando as lides depois de alguns dias de meditação...
Apenas pela passagem dos dias (diminuição do capital médio ponderado) fiz um novo máximo anual.
BPI
Queria comprar mais e tentei forçar a "não subida" e, em consequência, fiquei sem elas entre os 2,180 e 2,189.
Com os pequenos lucros dos mini-trades consegui chegar ao fim do dia com um b.p. de 2,186 mas com uma posição ainda pouco significativa.
PTI
Com cash de 72%, e capital de apenas 0,1X, é evidente que me mantenho bastante de fora...
JAS
BPI
PTI
JAS
- Anexos
-
- cart 09-14.png (66.65 KiB) Visualizado 3966 vezes
Re
Os meus agradecimentos pelos posts mas vou dar uma resposta generalista.
Estar de fora nunca deu prejuízo.
Ainda temos mais de 3 meses pela frente e há muito tempo para tomar ou não posições.
Além disso acho que andamos todos intoxicados por 200 páginas de "novos mínimos", que estão renitentes em aparecer, em por algumas 500 transcrições de artigos bearish a anunciar o apocalipse...
Fazer umas férias, do dito post, também não deverá fazer-me muito mal.
----------------
Eu costumo dizer que as rentabilidades se medem em euros e que os lucros, em percentagem, interessam pouco.
Em percentagem, não fazendo mais nada este ano e mantendo o actual capital de 0,1X, eu chegaria ao fim do ano com uma rentabilidade de 118%.
Seria o record dos 7 anos da carteira e seria também o meu record pessoal.
Ou seja, se o meu objectivo fosse apenas "satisfazer o ego" eu já estaria muito inchado e ficaria de fora o resto do ano...
Mas, o eterno "mas", os 118% medem a rentabilidade do capital médio ponderado que no final do ano seria de 0,436X.
Este ano, por ter andado ocupado com a nova cabana, entendi reduzir substancialmente o capital, quando comecei a ter lucros elevados, e fui gradualmente continuando a reduzir até chegar ao actual 0,1X que equivale a quase só ter os lucros investidos.
Embora a fórmula de cálculo, com o capital ponderado, seja a forma correcta de medir rentabilidades eu continuo a dizer, cá para os meus botões, que gosto mais de fazer as minhas continhas relativamente ao meu habitual "capital X"...
E isso significa que ainda tenho que trabalhar muito este ano pois os lucros hoje ainda são apenas de:
87,66% x 0,5873X ~ 0,51X
Não se pode dizer que seja mau, pois o meu objectivo para este ano eram uns modestos +25%, mas, como sou jogador de poker, certamente que não ficarei de fora muito tempo...
Um abraço,
JAS
Estar de fora nunca deu prejuízo.
Ainda temos mais de 3 meses pela frente e há muito tempo para tomar ou não posições.
Além disso acho que andamos todos intoxicados por 200 páginas de "novos mínimos", que estão renitentes em aparecer, em por algumas 500 transcrições de artigos bearish a anunciar o apocalipse...
Fazer umas férias, do dito post, também não deverá fazer-me muito mal.
----------------
Eu costumo dizer que as rentabilidades se medem em euros e que os lucros, em percentagem, interessam pouco.
Em percentagem, não fazendo mais nada este ano e mantendo o actual capital de 0,1X, eu chegaria ao fim do ano com uma rentabilidade de 118%.
Seria o record dos 7 anos da carteira e seria também o meu record pessoal.
Ou seja, se o meu objectivo fosse apenas "satisfazer o ego" eu já estaria muito inchado e ficaria de fora o resto do ano...
Mas, o eterno "mas", os 118% medem a rentabilidade do capital médio ponderado que no final do ano seria de 0,436X.
Este ano, por ter andado ocupado com a nova cabana, entendi reduzir substancialmente o capital, quando comecei a ter lucros elevados, e fui gradualmente continuando a reduzir até chegar ao actual 0,1X que equivale a quase só ter os lucros investidos.
Embora a fórmula de cálculo, com o capital ponderado, seja a forma correcta de medir rentabilidades eu continuo a dizer, cá para os meus botões, que gosto mais de fazer as minhas continhas relativamente ao meu habitual "capital X"...
E isso significa que ainda tenho que trabalhar muito este ano pois os lucros hoje ainda são apenas de:
87,66% x 0,5873X ~ 0,51X
Não se pode dizer que seja mau, pois o meu objectivo para este ano eram uns modestos +25%, mas, como sou jogador de poker, certamente que não ficarei de fora muito tempo...
Um abraço,
JAS
Boa tarde,
Acho o motivo óbvio.
Quem vende agora achará que esta recuperação foi a 2ª oportunidade de venda que aos mercados por vezes dão, e não um sinal de novo arranque.
Eu achei o mesmo, e acabei por despachar PTI e COR.
Mantenho MARTIFER há espera da 2ª oportunidade, visto que está em cima de 1 suporte que não acho que será quebrado.
A vantagem de estar em 100% liquidez em vez de 0% liquidez...é que podemos sempre reentrar se estivermos errados.....e o que já cá canta ninguém nos tira.
Quando estás 100% investido e estás errado....é porque estás a perder dinheiro teu.
Acho o motivo óbvio.
Quem vende agora achará que esta recuperação foi a 2ª oportunidade de venda que aos mercados por vezes dão, e não um sinal de novo arranque.
Eu achei o mesmo, e acabei por despachar PTI e COR.
Mantenho MARTIFER há espera da 2ª oportunidade, visto que está em cima de 1 suporte que não acho que será quebrado.
A vantagem de estar em 100% liquidez em vez de 0% liquidez...é que podemos sempre reentrar se estivermos errados.....e o que já cá canta ninguém nos tira.
Quando estás 100% investido e estás errado....é porque estás a perder dinheiro teu.
- Registado: 3/2/2009 12:21
É desta que o JAS fecha o ano... nunca tinha visto a carteira tão vazia.
Há algum motivo para tanta liquidez?
Há algum motivo para tanta liquidez?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
Re: Carteira JAS*2009 - Mês 09 - dia 09
Não aquece nem arrefece mas tornou a carteira totalmente azul.
Desde que publico a carteira, e já lá vão uns 6 anos e meio, que não me lembro de estar quase totalmente líquido.
Devo estar doente, vou ver se estou com febre...
JAS[/quote]
Esta liquidez pode originar oportunidades numa nova maré, como diz o provérbio «há mais marés que marinheiros» . Com febre era se estivesse a calcular menos valias.
Desde que publico a carteira, e já lá vão uns 6 anos e meio, que não me lembro de estar quase totalmente líquido.
JAS[/quote]
Esta liquidez pode originar oportunidades numa nova maré, como diz o provérbio «há mais marés que marinheiros» . Com febre era se estivesse a calcular menos valias.
- Registado: 3/9/2009 18:43
Carteira JAS*2009 - Mês 09 - dia 09
JAS em 03 Set Escreveu:Teremos um Setembro diferente?
Parece que sim...
Novo máximo anual, uma estranha carteira toda azul e quase afogado em liquidez...
BPI
De manhã iniciei as hostilidades com compra a 2,079-2,080 e fiz uma devolução a 2,102.
Quando regressei depois de almoço nem queria acreditar que o BPI estava a 2,170!
Aproveitei logo para despachar bastantes a 2,170 e 2,172.
Seguiu-se outro intervalo e vim encontar o BPI a 2,19.
Despachei o resto.
Muita gente achará que joguei mal mas... o meu objectivo era "não perder muito" neste trade que tinha começado muito mal.
Afinal ainda ganhei, o objectivo foi cumprido.
PTI
Previa outro dia em que pudesse andar na venda e recompra mas saíu mal.
Comecei por vender a 1,920, vendi mais a 1,920, vendi mais a 1,927...
Vendi as últimas a 1,929 e o trade foi fechado sem que conseguisse recomprar.
Foi um trade quase nulo, paciência, são coisas que acontecem e não causam problemas.
VAA
Na onda de vendas sobrou a VAFK.
Não aquece nem arrefece mas tornou a carteira totalmente azul.
JAS
- Anexos
-
- cart 09-09.png (65.39 KiB) Visualizado 4941 vezes
Re: re
[quote="JAS
Faço tudo em Excel mas depois transformo em imagem no Photoshop.
Um abraço,
JAS[/quote]
JAS,
fiquei com os olhos "gordos" para a tua folha de cálculo (já nem falo da carteira...
).
Tenho andado a adaptar a minha folha de cálculo para fazer algo parecido, mas não está fácil...
Podes dar-me a dica onde poderei encontrar inspiração? um template por exemplo...
Obrigadinho
Abraço
Quim
Faço tudo em Excel mas depois transformo em imagem no Photoshop.
Um abraço,
JAS[/quote]
JAS,
fiquei com os olhos "gordos" para a tua folha de cálculo (já nem falo da carteira...

Tenho andado a adaptar a minha folha de cálculo para fazer algo parecido, mas não está fácil...
Podes dar-me a dica onde poderei encontrar inspiração? um template por exemplo...
Obrigadinho
Abraço
Quim
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Ja não via esta carteira há tanto tempo, e estou tão admirado por não ter Jerónimo Martins...
Vou ter de perder umas horas a vasculhar os teus posts para ver o que se passou com ela...
Abraço
Ps: Afinal não foi preciso muito...
Vou ter de perder umas horas a vasculhar os teus posts para ver o que se passou com ela...
Abraço
Ps: Afinal não foi preciso muito...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Carteira JAS*2009 - Mês 09 - dia 08
Novo máximo anual.
Sem preocupações pude dedicar-me à pesca...
PTI
O objectivo número 1 é baixar o bp sem aumentar a posição.
Nesta o negócio de compra anda difícil pois o intervalo de negociação é curto e oscila muito pouco.
Passei o dia em compras a 1,914, ainda consegui umas a 1,911, e devolvi a 1,919.
Depois de tanto trabalho e de pagar as comissões a quantidade da posição ficou igual e apenas baixei 0,001 o b.p..
BPI
Também andei à pesca e nesta é mais fácil.
Comecei por vender a 2,095-2,097 e consegui recomprar no intervalo 2,076-2,085.
No final do dia fiquei com mais umas e baixei o b.p. em 0,008.
Mantenho a liquidez nos 60%.
JAS
Sem preocupações pude dedicar-me à pesca...
PTI
O objectivo número 1 é baixar o bp sem aumentar a posição.
Nesta o negócio de compra anda difícil pois o intervalo de negociação é curto e oscila muito pouco.
Passei o dia em compras a 1,914, ainda consegui umas a 1,911, e devolvi a 1,919.
Depois de tanto trabalho e de pagar as comissões a quantidade da posição ficou igual e apenas baixei 0,001 o b.p..
BPI
Também andei à pesca e nesta é mais fácil.
Comecei por vender a 2,095-2,097 e consegui recomprar no intervalo 2,076-2,085.
No final do dia fiquei com mais umas e baixei o b.p. em 0,008.
Mantenho a liquidez nos 60%.
JAS
- Anexos
-
- cart 09-08.png (66.65 KiB) Visualizado 5577 vezes
re
SirPatrickBateman Escreveu:Esse estado de espiríto depois de dias como este, é precisamente o que me costuma destabilizar mais... Leva-nos a fazer coisas que normalmente não fariamos... (como querer reentrar no mercado rapidamente...)
Cuidado com os próximos dias...
Sábio conselho...
Nos próximos dias penso utilizar a "liquidez" mas é da piscina!!!
Um abraço,
JAS
Máximo anual é máximo anual...
Esse estado de espiríto depois de dias como este, é precisamente o que me costuma destabilizar mais... Leva-nos a fazer coisas que normalmente não fariamos... (como querer reentrar no mercado rapidamente...)

Esse estado de espiríto depois de dias como este, é precisamente o que me costuma destabilizar mais... Leva-nos a fazer coisas que normalmente não fariamos... (como querer reentrar no mercado rapidamente...)

- Registado: 6/11/2002 16:28
Carteira JAS*2009 - Mês 09 - dia 07
Hoje fui bem enganado...
De qualquer forma a carteirina fez um novo máximo anual e, inesperadamente na minha opinião, voou para cima dos +85%.
JMT
Achei que não passava ainda dos 5,60 e vendi as acções entre 5,501 e 5,534 com uma pequena compra pelo meio a 5,512.
O pior foi não ter resistido ao "sabor das mais-valias" e ter vendido todos os TW's a 0,55 e 0,56.
É certo que o trade dos TW's já estava a ficar arriscado (o último dia de negociação será na 6ª feira) mas não era preciso ter tanta pressa...
Há muitas luas que a não se via a carteira sem uma única JMT!!!
BPI
Fiz uma venda a 2,082 e fiquei-me por aí pois não houve hipótese de recompra.
PTI
Comecei por vender algumas a 1,881 e 1,888 mas depois acabei por ir comprar no fecho a 1,915.
Hoje devia estar em dia não...
Acabei o dia com elevada liquidez e mal disposto...
JAS
De qualquer forma a carteirina fez um novo máximo anual e, inesperadamente na minha opinião, voou para cima dos +85%.
JMT
Achei que não passava ainda dos 5,60 e vendi as acções entre 5,501 e 5,534 com uma pequena compra pelo meio a 5,512.
O pior foi não ter resistido ao "sabor das mais-valias" e ter vendido todos os TW's a 0,55 e 0,56.
É certo que o trade dos TW's já estava a ficar arriscado (o último dia de negociação será na 6ª feira) mas não era preciso ter tanta pressa...
Há muitas luas que a não se via a carteira sem uma única JMT!!!
BPI
Fiz uma venda a 2,082 e fiquei-me por aí pois não houve hipótese de recompra.
PTI
Comecei por vender algumas a 1,881 e 1,888 mas depois acabei por ir comprar no fecho a 1,915.
Hoje devia estar em dia não...
Acabei o dia com elevada liquidez e mal disposto...
JAS
- Anexos
-
- cart 09-07.png (71 KiB) Visualizado 2784 vezes
Re
Valete Escreveu:1º No que diz respeito ás distancias do KO e data de exercicio, que critérios usas para escolher um TW?
A minha teoria é que podemos substituir acções por TW's, sem aumentar o risco, se apenas comprarmos um número de TW's equivalente às acções que iríamos comprar.
Nessa base devemos encarar o KO como um stop (que usaríamos nas acções) e, nesse caso, devemos adquirir o TW mais baratinho.
Sendo um investidor de longo prazo muitas vezes não sigo à risca a teoria e prefiro utilizar o 2º ou mesmo o 3º TW pois isso permite-me reforçar quando o trade anda a correr mal.
Valete Escreveu:2º Porque deixaste os TW do DAX?
Fundamentalmente porque o Yahoo Finance passou a dar o gráfico com delay e considerei que era demasiado perigoso andar num índice, que é bastante volátil, com dados atrasados em 15 minutos.
Ainda não me habituei a outros sites...
Valete Escreveu:3º Porque quebraste a regra de Jan.09 de não ter mais de 10% do capital investido em TW?
Depois de matutar sobre os riscos que tinha corrido em 2004 (em que tive sorte e que acabou bem...) defini essa regra dos 10 ou 15% como limite de perdas com W's ou TW's.
Em 2008 foi exactamente isso que aconteceu, perdi 15% em Janeiro e passei o ano inteiro a tentar recuperar só com acções.
Foi impossível.
Mas a minha regra tem uma 2ª alínea... Permite investir acima desse limite se já tiver lucros acumulados com os TW's e é o que tem acontecido em 2009.
Existem também algumas "atenuantes".
Se andar no 2º ou 3º TW o investimento terá que ser maior do que se comprásse o 1º e é lógico ampliar o limite.
De qualquer forma em 2009, se fores verificar, houve apenas situações pontuais (foram 2 dias) em que a (% de TW's + lucros) foi superior a 20%.
Valete Escreveu:4º Uma vez que tanto podes estar longo ou curto nos TW's, a que se deve passares de um ano de rentabilidade negativa para um positivo? Mais experiencia, ou não investes em puts?
Sou um optimista por natureza pelo que tenho sempre dificuldade em andar em puts.
Prefiro ficar de fora.
De qualquer forma já expliquei o que correu mal em 2008 e a razão porque utilizei muito pouco os TW's.
Desde que publico a carteira foi o único ano com rentabilidade negativa.
Valete Escreveu:4º Qual é para ti a principal vantagem/desvantagem dos TW's em relação ás acções?
A principal vantagem é que podemos ganhar o mesmo investindo apenas 10 ou 15% do que teríamos que investir em acções.
Isso deixa-nos liquidez para alavancarmos a posição se, como é o meu caso, gostarmos de jogar poker.
A única desvantagem é que, em situações pontuais de grande volatilidade do activo, o Market Maker pode "ausentar-se" e não conseguimos negociar.
Com o Citi é raro isso acontecer.
Valete Escreveu:Por fim só te queria perguntar se o facto de publicares a carteira num forum te ajuda a seres mais disciplinado e coerente.
Esse foi o principal motivo porque comecei a publicar a carteira quase no início do Caldeirão.
Obrigava-me a tentar justificar aquilo que, muitas vezes, era um simples "feeling".
(mas também foi para ajudar a minha amiga Pata a lançar o Caldeirão...)
Valete Escreveu:Provavelmente já terás respondido a tudo isto em posts anteriores, peço-te ainda assim alguma compreensão, para o meu inquerito... é que são muitos posts.
Como já expliquei muitas vezes a mecânica dos TW's também foi fácil responder...
Um abraço,
JAS
Boa noite.
Sempre vi por aqui este tópico, mas nunca me deti muito nele, por dizer respeito principalmente ao mercado nacional. Um erro. Este tópico acaba por ser uma lição de coerência nos investimentos, nos resultados apresentados e na forma sistemática como os dados aqui são apresentados diariamente.
Dito isto, gostava de te perguntar algumas coisas JAS:
- Os TW são vistos pela maioria como algo perigoso e um instrumento muito dificil de manobrar, para quem pretenda lucros sustentados no longo prazo. No entanto a tua carteira refuta isso com uma rentabilidade espantosa em TW's.
1º No que diz respeito ás distancias do KO e data de exercicio, que critérios usas para escolher um TW?
2º Porque deixaste os TW do DAX?
3º Porque quebraste a regra de Jan.09 de não ter mais de 10% do capital investido em TW?
4º Uma vez que tanto podes estar longo ou curto nos TW's, a que se deve passares de um ano de rentabilidade negativa para um positivo? Mais experiencia, ou não investes em puts?
4º Qual é para ti a principal vantagem/desvantagem dos TW's em relação ás acções.
Por fim só te queria perguntar se o facto de publicares a carteira num forum te ajuda a seres mais disciplinado e coerente.
Provavelmente já terás respondido a tudo isto em posts anteriores, peço-te ainda assim alguma compreensão, para o meu inquerito... é que são muitos posts.
Sempre vi por aqui este tópico, mas nunca me deti muito nele, por dizer respeito principalmente ao mercado nacional. Um erro. Este tópico acaba por ser uma lição de coerência nos investimentos, nos resultados apresentados e na forma sistemática como os dados aqui são apresentados diariamente.
Dito isto, gostava de te perguntar algumas coisas JAS:
- Os TW são vistos pela maioria como algo perigoso e um instrumento muito dificil de manobrar, para quem pretenda lucros sustentados no longo prazo. No entanto a tua carteira refuta isso com uma rentabilidade espantosa em TW's.
1º No que diz respeito ás distancias do KO e data de exercicio, que critérios usas para escolher um TW?
2º Porque deixaste os TW do DAX?
3º Porque quebraste a regra de Jan.09 de não ter mais de 10% do capital investido em TW?
4º Uma vez que tanto podes estar longo ou curto nos TW's, a que se deve passares de um ano de rentabilidade negativa para um positivo? Mais experiencia, ou não investes em puts?
4º Qual é para ti a principal vantagem/desvantagem dos TW's em relação ás acções.
Por fim só te queria perguntar se o facto de publicares a carteira num forum te ajuda a seres mais disciplinado e coerente.
Provavelmente já terás respondido a tudo isto em posts anteriores, peço-te ainda assim alguma compreensão, para o meu inquerito... é que são muitos posts.
In God we trust, all others bring data.