Combustiveis e impostos - pequena sondagem
limpaesgotos Escreveu:Eu não recebi esse mail que referes, mas gostava, fazem o seu papel, lançam a discução, o que ví foi esta noticia há tempos:
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Socied ... t_id=95629
Iates têm gasóleo ao preço dos barcos de pesca
Por Maria Mateus
Iates de luxo estão a pagar o gasóleo ao mesmo preço dos barcos de pesca, ou seja, 80 cêntimos por litro. O ‘fenómeno’ tem que ver com uma portaria que beneficia as embarcações turísticas, colocando-as em pé de igualdade com as pesqueiras
Segundo o SOL apurou, existem neste momento cerca de 250 embarcações daquele tipo a beneficiarem dos 80 cêntimos por litro a que nos últimos dias tem sido comercializado este gasóleo. Recorde-se que este nível de preços só é possível porque o Estado subsidia este combustível. O preço real do gasóleo anda neste momento à volta de 1,4 euros.
Trata-se da portaria n.º117-A, de 8 de Fevereiro, que regulamenta e fixa as isenções e taxas reduzidas do ISP (imposto sobre produtos petrolíferos e energéticos) previstas no Código dos Impostos Especiais de Consumo. No diploma admite-se a isenção de ISP a embarcações utilizadas na navegação comercial, designadamente na marítimo-turística. Assim sendo, veleiros, iates, catamarãs e outras embarcações ligadas à actividade turística estão autorizadas a abastecer-se com o chamado ‘gasóleo verde’ (colorido e marcado), substancialmente mais barato que o gasóleo ‘normal’ ou a gasolina.
Pois, eu recebi num email com muitos pontos "injustos".
Embora a noticia não esteja toda na net, visto que remete para edição impressa do jornal, o objectivo da jornalista foi atingido (fazer "sangue"), para ti os iates privados tinham subsidio ao gasoleo, isto porque lestes a noticia na "diagonal".
Agora desafio-te a seguires os passos para veres como é que conseguirias tal fim, no caso de teres um iate.
a legislação é a seguinte:
1º tens que ter uma empresa de actividades turisticas:
2.º Podem beneficiar de isenção ou da aplicação de
uma taxa reduzida do imposto as pessoas singulares ou
colectivas que, comprovadamente, utilizem produtos petrolíferos
e energéticos sujeitos a ISP nas actividades ou nos
equipamentos previstos nas disposições legais referidas
no número anterior, desde que cumpram as seguintes condições:
a) Essa actividade esteja devidamente declarada, nos
termos da legislação tributária aplicável, excepto quando
dispensada por lei ou pela natureza da isenção;
b) Tenham a sua situação tributária e contributiva regularizada;
c) Tenham cumprido as suas obrigações declarativas em
sede de impostos sobre o rendimento e do imposto sobre
o valor acrescentado.
Tens que enganar ou comprar o gajo da alfandega responsavel pela verificação de toda a documentação, tens que ter licenças, etc...
32.º É competente para efeitos do disposto no n.º 3.º
a alfândega em cuja área de jurisdição se desenvolve a
actividade da embarcação em causa.
33.º Os beneficiários devem comunicar à alfândega de
reconhecimento da isenção as alterações dos locais em que
as embarcações desenvolvem a sua actividade.
34.º Sem prejuízo do disposto no n.º 4.º, os pedidos de
isenção devem ainda ser acompanhados de fotocópia de:
a) Título de propriedade ou livrete da embarcação;
b) Certificado de navegabilidade válido, quando exigível;
c) Licenças ou autorizações exigíveis nos termos da
legislação aplicável para o exercício das actividades previstas
nas alíneas a), b), d) e e) do n.º 29.º;
d) Contrato de adjudicação de empreitadas, no caso da
actividade prevista na alínea e) do n.º 29.º
35.º Para efeitos do disposto na alínea e) do n.º 29.º,
a isenção pode ficar condicionada à existência de um
depó sito totalmente separado e independente do depósito
destinado ao abastecimento do sistema de propulsão da
embarcação.
http://www.igf.min-financas.pt/inflegal ... GO_071.htm
c) Sejam fornecidos tendo em vista o seu consumo na navegação marítima costeira e na navegação interior, incluindo a pesca, mas com exclusão da navegação de recreio, no que se refere aos produtos classificados pelos códigos NC 2710 19 41 a 2710 19 49 e 2710 19 61 a 2710 19 69;
Estão excluidos os seguintes "iates":
5 - Para efeitos de aplicação da alínea c) do n.º 1, considera-se embarcação de recreio qualquer embarcação utilizada pelo seu proprietário ou por uma pessoa singular ou colectiva, que a pode utilizar através de aluguer ou a outro título, para fins não comerciais e, em especial, para fins que não sejam o transporte de pessoas ou de mercadorias ou a prestação de serviços a título oneroso ou no interesse das autoridades públicas
Como vês dificilmente conseguirás ter um iate de luxo a gasoleo isento, até porque o controlo do consumo é feito através de cartão e não podes apresentar consumos sem a respectiva receita das viagens efectuadas.
essa noticia foi publicada numa altura em que os restantes combustiveis estavam com um valor elevado, na minha opinião apenas com um fim, fazer "sangue".
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
MarcoAntonio Escreveu:Suponho que o legistador tinha em mente as embarcações turísticas comerciais e não as privadas para turismo pessoal e que nunca serão exploradas comercialmente.
Interpretação perversa: o legislador, sendo legítimo proprietário de uma embarcação privada, achou que seria de toda a conveniência que fosse dada pargem para interpretação nessa matéria

- Registado: 5/11/2002 12:21
Eu creio que este caso é um daqueles casos em que o legislador tem uma coisa em mente - o chamado "espírito da lei" - e o tuga vai e dá-lhe a interpretação que mais lhe convém...
Suponho que o legistador tinha em mente as embarcações turísticas comerciais e não as privadas para turismo pessoal e que nunca serão exploradas comercialmente.
Suponho que o legistador tinha em mente as embarcações turísticas comerciais e não as privadas para turismo pessoal e que nunca serão exploradas comercialmente.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
mais_um Escreveu:limpaesgotos Escreveu:mais_um Escreveu:limpaesgotos Escreveu:mais_um Escreveu:limpaesgotos Escreveu: por exemplo os iates particulares tem subsidio ao gasoil (tudo ao contrário).
Mais um mito urbano...
Diz-me qual é a lei que determina isso?
http://www.dgaiec.min-financas.pt/NR/rd ... es_ISP.pdf
Não encontro nada nessa portaria que indique que os iates particulares tem subsidio para o gasoleo, podes dizer onde é que isso está escrito?
Eu até sei onde estás a ser enganado (ja tive esta troca de argumentos com outra pessoa, sabes o email que provavelmente recebeste também já me chegou e eu refutei-o), mas vou dar-te uma oportunidade para descobrires o teu erro.
Admito que é discutivel pois refere a navegação comercial, mas este país não é perfeito e muitos desses iates podem a té pertencer a empresas para uso particular ...
Portaria 117-A - Artº 29 do Cap. II
CAPÍTULO II
Isenção do ISP para utilização na navegação comercial
28.º As isenções do ISP previstas nas alíneas c) e h) do n.º 1 do artigo 71.º do CIEC abrangem as utilizações em embarcações que, para efeitos da presente portaria, se designam por navegação comercial.
29.º Enquadram-se na disposição prevista no número anterior as embarcações efectivamente utilizadas nas seguintes actividades:
a) Navegação marítima costeira;
b) Navegação interior;
c) Pesca;
d) Navegação marítimo-turística;
e) Operações de dragagem em portos e vias navegáveis, com excepção dos equipamentos utilizados na extracção de areias para fins comerciais.
A lei é clara, estamos a falar de navegação comercial e não de iates privados, ou seja tens uma empresa que vende viagens de turisticas na costa algarvia, é isso que a lei prevê, tal como para os tractores tinhas o gasoleo agricola ou de aquecimento, o gasoleo até tem uma cor diferente, por isso se alguem utiliza gasoleo desse num iate está a infringir a lei, tal como antigamente quem usava gasoleo agricola num automovel, é completamente diferente daquilo que escreveste.
Quem tem uma empresa também vai almoçar com a familia e coloca a factura nas despesas, a lei não diz que pode pelo contrario, mas as pessoas fazem-no, estão a infirngir a lei, se tiveres uma empresa de viagens maritimas turisticas e tiveres um iate para as realizar tmabém podes ir dar uma volta com a familia ou com quem quiseres sem estares a vender um serviço mas isto não tem nada a ver com o que tu escrevest, desconfia um pouco mais dos emails que recebes, já não é a 1ª vez que colocas aqui comentários que não são verdadeiros e que tem por unico objectivo causar revolta nas pessoas.
Eu não recebi esse mail que referes, mas gostava, fazem o seu papel, lançam a discução, o que ví foi esta noticia há tempos:
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Socied ... t_id=95629
Iates têm gasóleo ao preço dos barcos de pesca
Por Maria Mateus
Iates de luxo estão a pagar o gasóleo ao mesmo preço dos barcos de pesca, ou seja, 80 cêntimos por litro. O ‘fenómeno’ tem que ver com uma portaria que beneficia as embarcações turísticas, colocando-as em pé de igualdade com as pesqueiras
Segundo o SOL apurou, existem neste momento cerca de 250 embarcações daquele tipo a beneficiarem dos 80 cêntimos por litro a que nos últimos dias tem sido comercializado este gasóleo. Recorde-se que este nível de preços só é possível porque o Estado subsidia este combustível. O preço real do gasóleo anda neste momento à volta de 1,4 euros.
Trata-se da portaria n.º117-A, de 8 de Fevereiro, que regulamenta e fixa as isenções e taxas reduzidas do ISP (imposto sobre produtos petrolíferos e energéticos) previstas no Código dos Impostos Especiais de Consumo. No diploma admite-se a isenção de ISP a embarcações utilizadas na navegação comercial, designadamente na marítimo-turística. Assim sendo, veleiros, iates, catamarãs e outras embarcações ligadas à actividade turística estão autorizadas a abastecer-se com o chamado ‘gasóleo verde’ (colorido e marcado), substancialmente mais barato que o gasóleo ‘normal’ ou a gasolina.
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
limpaesgotos Escreveu:mais_um Escreveu:limpaesgotos Escreveu:mais_um Escreveu:limpaesgotos Escreveu: por exemplo os iates particulares tem subsidio ao gasoil (tudo ao contrário).
Mais um mito urbano...
Não encontro nada nessa portaria que indique que os iates particulares tem subsidio para o gasoleo, podes dizer onde é que isso está escrito?
Eu até sei onde estás a ser enganado (ja tive esta troca de argumentos com outra pessoa, sabes o email que provavelmente recebeste também já me chegou e eu refutei-o), mas vou dar-te uma oportunidade para descobrires o teu erro.
Admito que é discutivel pois refere a navegação comercial, mas este país não é perfeito e muitos desses iates podem a té pertencer a empresas para uso particular ...
CAPÍTULO II
28.º As isenções do ISP previstas nas alíneas c) e h) do n.º 1 do artigo 71.º do CIEC abrangem as utilizações em embarcações que, para efeitos da presente portaria, se designam por navegação comercial.
29.º Enquadram-se na disposição prevista no número anterior as embarcações efectivamente utilizadas nas seguintes actividades:
b) Navegação interior;
c) Pesca;
e) Operações de dragagem em portos e vias navegáveis, com excepção dos equipamentos utilizados na extracção de areias para fins comerciais.
A lei é clara, estamos a falar de navegação comercial e não de iates privados, ou seja tens uma empresa que vende viagens de turisticas na costa algarvia, é isso que a lei prevê, tal como para os tractores tinhas o gasoleo agricola ou de aquecimento, o gasoleo até tem uma cor diferente, por isso se alguem utiliza gasoleo desse num iate está a infringir a lei, tal como antigamente quem usava gasoleo agricola num automovel, é completamente diferente daquilo que escreveste.
Quem tem uma empresa também vai almoçar com a familia e coloca a factura nas despesas, a lei não diz que pode pelo contrario, mas as pessoas fazem-no, estão a infirngir a lei, se tiveres uma empresa de viagens maritimas turisticas e tiveres um iate para as realizar tmabém podes ir dar uma volta com a familia ou com quem quiseres sem estares a vender um serviço mas isto não tem nada a ver com o que tu escrevest, desconfia um pouco mais dos emails que recebes, já não é a 1ª vez que colocas aqui comentários que não são verdadeiros e que tem por unico objectivo causar revolta nas pessoas.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
mais_um Escreveu:limpaesgotos Escreveu:mais_um Escreveu:limpaesgotos Escreveu: por exemplo os iates particulares tem subsidio ao gasoil (tudo ao contrário).
Mais um mito urbano...
CAPÍTULO II
b) Navegação interior;
c) Pesca;
Cumprimentos.
limpaesgotos Escreveu:Tenho mais que fazer, não tenho tempo para estes jogos de palavras, já é habito teu, tiraste a frase do contexto ... Eu nunca disse que não havia margem, disse que não há condições para baixar, o que é muito diferente ...
Quem está a introduzir o jogo de palavras és tu...
És capaz de explicar melhor o que é isso de ter margem para baixar mas não ter condições? O que é que é assim tão diferente se "segundo a tua teoria" bastava por exemplo alterar a tributação numa outra coisa qualquer?
Então se quiseres, eu pergunto de outra forma: então em que ficamos, há condições ou não?
Agora não te refugies outra vez num jogo de palavras criado por ti...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Só agora encontrei este tópico de maneira que fica aqui a minha contribuição para o Elias:
1) Resposta C: Acabar com o ISP e tributar os combustíveis apenas com IVA, tal como os restantes bens de consumo.
2) Resposta D: Baixar na gasolina para pôr igual ao gasóleo (cerca de 33 cêntimos)
Mais_um, fazemos um partido e acabamos com essas coisas que tu disseste. Haja financiamento para a campanha e eu dou a cara por um movimento que acabe com o IRS e IRC. Ou acabar com o IVA e fazer um flat tax no IRS... podes escolher que eu deixo
1) Resposta C: Acabar com o ISP e tributar os combustíveis apenas com IVA, tal como os restantes bens de consumo.
2) Resposta D: Baixar na gasolina para pôr igual ao gasóleo (cerca de 33 cêntimos)
Mais_um, fazemos um partido e acabamos com essas coisas que tu disseste. Haja financiamento para a campanha e eu dou a cara por um movimento que acabe com o IRS e IRC. Ou acabar com o IVA e fazer um flat tax no IRS... podes escolher que eu deixo

Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
limpaesgotos Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Já deu para perceber que é assim porque... sim.
Claro que se estivessemos a falar de uma empresa qualquer, o teu discurso era precisamente o oposto!
E porque comparas tu o estado a uma empresa ??
É meter o estado na bolsa ...
E digo mais se se continuar assim ( já não existe muito mais património para vender a despesa publica continua a aumentar, muitos reformados, muita gente que nunca trabalhou e não sabe trabalhar, desemprego a aumentar, a nível de matéria-prima temos poucos recursos, etc, etc, etc, etc ) se não se fizer nada o país estará falido na próxima decada (infeliamente). Claro que tudo é possivel, por exemplo os iates particulares tem subsidio ao gasoil (tudo ao contrário). Baixe-se então os impostos nos combustiveis para alguns poderem continuar a usufruir do seu carro particular ...
MarcoAntonio Escreveu:limpaesgotos Escreveu:Claro que tudo é possivel, por exemplo os iates particulares tem subsidio ao gasoil (tudo ao contrário). Baixe-se então os impostos nos combustiveis para alguns poderem continuar a usufruir do seu carro particular ...
Afinal há margem para baixar ou não. Em que ficamos?
Tenho mais que fazer, não tenho tempo para estes jogos de palavras, já é habito teu, tiraste a frase do contexto ... Eu nunca disse que não havia margem, disse que não há condições para baixar, o que é muito diferente ...
Cumprimentos.
limpaesgotos Escreveu:mais_um Escreveu:limpaesgotos Escreveu: por exemplo os iates particulares tem subsidio ao gasoil (tudo ao contrário).
Mais um mito urbano...
O link em cima não funciona, fica este:
http://dre.pt/pdf1s/2008/02/02801/0000200006.pdf
Leam, pode ter várias interpretações ...
http://dre.pt/pdf1s/2008/02/02801/0000200006.pdf
Leam, pode ter várias interpretações ...
Cumprimentos.
limpaesgotos Escreveu:Claro que tudo é possivel, por exemplo os iates particulares tem subsidio ao gasoil (tudo ao contrário). Baixe-se então os impostos nos combustiveis para alguns poderem continuar a usufruir do seu carro particular ...
Afinal há margem para baixar ou não. Em que ficamos?
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Eu sei, foi só um desabafo, hoje estou "virado" para os desabafos, começo a ficar cheio de tanta hipocrisia.
Ah começas? Olha, bem-vindo ao clube!
Ficas o presidente e eu o vice-presidente, o que achas?![]()
Parece-me bem. Para tesoureiro podíamos convidar o limpaesgotos![]()
Epá, não sei se é boa ideia, ele acredita em demasiados mitos urbanos e ainda recebe um email a dizer que o estamos enganar e vai pensar que é verdade.

mais_um Escreveu:limpaesgotos Escreveu: por exemplo os iates particulares tem subsidio ao gasoil (tudo ao contrário).
Mais um mito urbano...
Cumprimentos.
limpaesgotos Escreveu: por exemplo os iates particulares tem subsidio ao gasoil (tudo ao contrário).
Mais um mito urbano...
mais_um Escreveu:Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Eu sei, foi só um desabafo, hoje estou "virado" para os desabafos, começo a ficar cheio de tanta hipocrisia.
Ficas o presidente e eu o vice-presidente, o que achas?![]()
Parece-me bem. Para tesoureiro podíamos convidar o limpaesgotos

- Registado: 5/11/2002 12:21
MarcoAntonio Escreveu:Já deu para perceber que é assim porque... sim.
Claro que se estivessemos a falar de uma empresa qualquer, o teu discurso era precisamente o oposto!
E porque comparas tu o estado a uma empresa ??
É meter o estado na bolsa ...
E digo mais se se continuar assim ( já não existe muito mais património para vender a despesa publica continua a aumentar, muitos reformados, muita gente que nunca trabalhou e não sabe trabalhar, desemprego a aumentar, a nível de matéria-prima temos poucos recursos, etc, etc, etc, etc ) se não se fizer nada o país estará falido na próxima decada (infeliamente). Claro que tudo é possivel, por exemplo os iates particulares tem subsidio ao gasoil (tudo ao contrário). Baixe-se então os impostos nos combustiveis para alguns poderem continuar a usufruir do seu carro particular ...
Cumprimentos.
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Eu sei, foi só um desabafo, hoje estou "virado" para os desabafos, começo a ficar cheio de tanta hipocrisia.
Ficas o presidente e eu o vice-presidente, o que achas?

Elias Escreveu:Alexandre, eu não estou sequer a defender que devia baixar.
Entendo que o Estado pode ter a opção de não baixar, mas isso não significa que eu "compre" a ideia de que não pode baixar.
Eu sei, foi só um desabafo, hoje estou "virado" para os desabafos, começo a ficar cheio de tanta hipocrisia.

Elias Escreveu:limpaesgotos Escreveu:Como Portugal não tem condições para baixar, poderia subir a Espanha
Quem te disse que Portugal não tem condições para baixar?
Claro que tem, despede metade dos funcionários publicos, acaba com as SCUT, com o RSI, etc... e assim pode eliminar os impostos sobre os combustiveis, não sou brilhante?...

Como é obvio baixar o imposto dos combustiveis é possivel, mas temos que diminuir despesas (escolham quais!), eu até agradeço já que não eu nem a minha mulher somos funcionários publicos nem dependemos em nada do Estado, somos contribuintes liquidos e não é pouco! Só muito esporadicamente utilizamos as SCUT, até hoje não tive necessidade do RSI, em contrapartida gasto combustivel todos os dias.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], Google Feedfetcher e 56 visitantes