Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

off topic - Atênção aos valores da velociadade da FIBRA

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 8/9/2009 1:24

Claro que não vem mal nenhum, jbraven!

Nós só estamos a conversar...
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por jbraven » 8/9/2009 1:12

Marco,

Concordo contigo na generalidade quando colocas a questão em termos de "massas" (ou público em geral) e por isso não mencionei esses aspectos dos teus posts na minha resposta. Basicamente, se as massas utilizam trackers públicos, é óbvio que, muitas vezes, sacar a 100k já é uma festa.

Só que, quando coloquei a questão (que originou a resposta do Salvador e o teu posterior comentário depreciativo à actualidade/velocidade dos torrents), visava especificamente uma situação que envolvia uma entidade e uma situação específicas: Zon Wideband e traffic shapping em p2p. Poderás argumentar que o tópico não era o mais adequado, mas limitei-me a "aproveitar a onda" do debate em torno da Zon e não me parece que venha mal ao mundo nem ao tópico por isso...

Quanto às velocidades que cada um consegue... bem, não vou entrar em nenhuma competição, como é óbvio.
Mas sempre te digo duas coisas:
1) as velocidades que indiquei são, para mim, velocidades razoáveis para quem tem uma ligação mínima T2, não disse que são as minhas :)
2) não preciso de pagar nada nem partilhar nada para ter velocidades bem superiores às que foram mencionadas nestes posts.

Tenho dito :)

Abraço,

JB

Registado: 10/2/2009 20:03

por MarcoAntonio » 8/9/2009 0:45

jbraven Escreveu:Por último, posso dizer-te que "não me encaixo no perfil de 9 em cada 10 utilizadores"... por motivos profissionais, sou o 10.º...

Tudo bem. Desde o início que fiz várias ressalvas e disse claramente que havia utilizadores para quem outras configurações eram mais importantes, para quem a velocidade de upload é mais importante do que para a generalidade dos utilizadores.

jbraven Escreveu:Estou a ler o tópico com atenção; passo a citar posts teus:

(...)

Explica-me lá qual é a parte que eu não li bem...

Foi a parte que não citaste, onde eu disse a velocidade a que se sacava do Rapidshare (5~6MB/s, ou seja, cerca de 45Mbits por segundo). E sim, estas velocidades são totalmente reais...

Depois, o tópico e o meu texto dirige-se claramente para o utilizador geral (já ressalvando uma série de excepções). A maior parte dos utilizadores não consegue tirar torrents a essa velocidade. Portanto, se eu estou a falar das massas (como penso já ficou claro por diversas vezes na minha exposição) teremos de falar das massas. Queres fazer uma pollzinha a ver a velocidade média a que tiram torrents os utilizadores do caldeirão (aqueles que usam isso)?. Isso será algo representativo...

Quanto aos 20 Megabits que tu dizes que consegues em determinados clients ou servidores "não públicos", eu até acredito, mas essas velocidades são facilmente igualáveis e superáveis até por outros meios. E nem é preciso conhecer nada "obscuro" ou de difícil acesso para se ter esse tipo de velocidade de download fora do "circuito dos torrents".

Torrents (em geral) tem uma série de desvantagens, se falamos do utilizador genérico: abres o teu computador a outros (nem todos os utilizadores são experts de informática e estão a pôr os seus computadores em situação muito frágil ao aderir ao circuito p2p, como deverás admitir), apanhas com muito lixo (troyans, virus e phishing, etc). E "tens" de estar a uploadar (a partilhar) quando muitas vezes o que te interessa mesmo é downloadar. O que não quer dizer que não haja excepções com outros índices de qualidade (agora se essas excepções são utilizadas pelas massas isso já é uma história bem diferente... provavelmente a qualidade só é essa porque se tratam de circuitos mais fechados).

jbraven Escreveu:Limitei-me a referir velocidades para termo de comparação.

Mas essa velocidade (que é especial) continua a ser inferior à que eu disse. E volto ao dizer, faz aí uma pollzinha e verifica na prática e em média a quanto os utilizadores tiram dos torrents...

Se vamos falar de rapidshare, tudo o que precisas é de uma conta premium (sem premium tb se consegue mas enfim, dá mais trabalho e é preciso andar com habilidades, ora uma conta premium não sai tão caro quanto isso pois pelo preço de uma mensalidade de ISP tens um ano de acesso premium rapidshare... portanto é quase marginal). Com uma conta premium, se tiveres uma largura de banda de 50 megatbits, sacas rapidshare praticamente a 50 megabits (45 megabits de média, vá lá) reais.

E ainda consegues estar a fazer browsing na boa. E não tens de estar a partilhar nada com ninguém nem preocupado com a tua velocidade de upload...

Para mais, para quem tiver fibra a 100 Megas, confesso que não sei (se um dia destes mudar de tarifario logo te digo).
:wink:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por jbraven » 8/9/2009 0:26

MarcoAntonio Escreveu:Acho que não estás a ler o tópico com atenção se julgas que essas velocidades me impressionam...
:mrgreen:

Estou a ler o tópico com atenção; passo a citar posts teus:

07/09/2009 às 16:42
"Btw, isso de torrents (que tem aparecido como tema nos posts anteriores) já não se usa..."

07/09/2009 às 19:06
"Bem, quer dizer, excluindo quem utiliza clients de torrents... mas torrents é "old story". Quem é que precisa disso agora? Quem quiser o que está nos torrents, consegue-o por outros processos com mais velocidade e sem ter de estar a abrir as portas do seu PC a outros utilizadores.
(o texto a bold foi marcado por mim)

Explica-me lá qual é a parte que eu não li bem... limitei-me a contrapor que alguns torrents estão mais actualizados em termos de conteúdos (contraponto a "coisa que já não se usa") e têm velocidades de download mais rápidas (contraponto a "outros processos com mais velocidade").

Pelo contrário, parece-me tu é que subentendeste (mal) a ideia de "impressionar". Não quis (nem preciso de) impressionar ninguém. Limitei-me a referir velocidades para termo de comparação.

Por último, posso dizer-te que "não me encaixo no perfil de 9 em cada 10 utilizadores"... por motivos profissionais, sou o 10.º...

Abraço,

JB

por MarcoAntonio » 7/9/2009 23:45

Acho que não estás a ler o tópico com atenção se julgas que essas velocidades me impressionam...
:mrgreen:
Imagem

Administrador Fórum

Re: torrents are old stuff

por jbraven » 7/9/2009 23:29

Marco

Ok... concordo contigo que torrents são "old stuff" se me arranjares alguma coisa parecida que, numa ligação T3 ou superior, te permita downloads a 20 Mbps e uploads a 2 Mbps reais (não estou a falar de velocidades nominais). Quando quiseres, mostro-te torrents que fazem isso. Repara que não estou a falar de pub torrents como o piratebay, demonoids, isohunt e afins.
Quanto à "actualidade" dos conteúdos, não queiras comparar os bons torrents com rapid share.

Abraço,

JB

por carf2007 » 7/9/2009 22:58

A Zon vai disponibilizar a partir de Setembro duas novas velocidades de acesso à Internet: 1 gigabit por segundo e 200Mb por segundo.

A operadora informa que os novos produtos serão comercializados em pacote com outros serviços de televisão e internet com a marca Zon Fibra, mas só em zona pré-seleccionadas.

A Zon nota em comunicado que "estes produtos colocam Portugal entre os países mais avançados do mundo ao nível de velocidades de acesso à internet", uma vez que Portugal se torna "o primeiro país europeu a lançar comercialmente um produto de acesso à Internet com velocidades tão elevadas no segmento residencial".

Já em termos mundiais, só o Japão e a Coreia do Sul disponibilizam produtos de Internet a 1 Gigabit.

http://economico.sapo.pt/noticias/zon-l ... 66841.html
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por carf2007 » 7/9/2009 22:53

Mais um ano ou dois e voces deixam de ter esses problemas :lol:

23-07-09: Quinta Feira

Equipamento óptico permitirá velocidades de Internet até 10 gibabits por segundo

O equipamento de fibra óptica hoje apresentado pela PT Inovação, Instituto das Telecomunicações e Universidade de Aveiro poderá ser lançado no mercado dentro de um ano, levando a casa dos consumidores Internet com velocidades ultra-rápidas, até 10 gibabits por segundo.

"Com as tecnologias de fibra óptica, conseguimos trabalhar em centenas de gigabits por segundo (Gbps). O objectivo do projecto é a massificação da banda ultra larga, acima dos dois gigabits por segundo até casa dos utilizadores", disse o investigador auxiliar no Instituto de Telecomunicações (IT) de Aveiro, Paulo André.

O projecto "ONT 10 Gb", terminal de fibra óptica que converte o sinal de fibra em sinal digital em casa dos consumidores, foi desenvolvido ao longo de dois anos, podendo chegar ao mercado em 2011 e assim que barreiras ao nível dos equipamentos, dos servidores e do preço dos terminais forem sendo ultrapassadas, como salientou o presidente executivo da Portugal Telecom, Zeinal Bava.

Protótipo

A apresentação do protótipo, um projecto 100 por cento português, decorreu nas instalações do IT em Aveiro, onde foi possível assistir a demonstrações de redes de acesso em fibra óptica GPON com uma velocidade de largura de banda de 700 megabits por segundo.

"A banalização de 3D (três dimensões) vai ser uma das razões para aumentar a velocidade", exemplificou o responsável da PT.

"Potenciar a experiência da PT"

Zeinal Bava afirmou que um dos objectivos da operadora é "garantir que haja um 'cluster' tecnológico que potencie a experiência da PT e dos fabricantes portugueses no mundo".

"O nosso objectivo é transformar Portugal numa referência. Nós somos pioneiros não só no trabalho laboratorial, mas também estamos a testar os nossos produtos e serviços. Este acervo de informação é um valor acrescentado muito importante", salientou.

Televisão de alta definição e 3D

Segundo a PT, o "ONT 10 Gb" antecipa as necessidades de largura de banda decorrentes da chegada ao mercado no curto prazo da Televisão Super HD (alta definição) e 3D e das plataformas de tele-presença.

A PT Inovação desenvolveu também um equipamento terminal que permite fazer uma oferta sobre a fibra óptica até um Gbps, que "constitui uma forte aposta para dar resposta à irreversível transformação das redes de comunicações, em que o novo meio passa a ser fibra óptica em substituição do cobre e do coaxial".

Preço de equipamentos por determinar

"Um Gbps pode estar disponível já. Mas ainda há barreiras físicas, como o preço dos equipamentos terminais e a capacidade de up-grade de banda pelos servidores", lembrou.

Questionado sobre a meta da PT de ligar um milhão de casas até ao final deste ano, Zeinal Bava resumiu: "É realizável".

Com Lusa
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por MarcoAntonio » 7/9/2009 22:12

Para isso, a velocidade de upload é (muito) importante de facto. Mas isso é um nicho de mercado, não é representativo...

Tu o que realmente tens na internet, massivamente, é utilização de Gmail, Youtube, Sites de Conteúdos, Rapidshare (ou outras partilhas), etc, etc, etc. Depois tens ainda o p2p onde já começa a ser importante tb o upload e ainda utilizações mais específicas como o acesso remoto a computadores (eu já tinha escrito isso portanto se releres o meu post de trás verificarás que eu já tinha contemplado esse tipo de nicho como excepção). O que realmente precisa e sente a maior parte dos utilizadores é necessidade de velocidade de download, pelas várias razões que já apontei.

E, em termos globais, seria uma má gestão de recursos continuar a difundir um acesso simétrico (favorecia um nicho e prejudicava as massas).

Mas para esse tipo de utilização existem sempre alternativas adequadas (ligações profissionais ou alguns raros ISPs que apresentam características diferentes).

E dizer isto (como eu já disse atrás de resto) é completamente diferente de dizer que os utilizadores o que precisam é de velocidade de upload.
Imagem

Administrador Fórum

por Pemides » 7/9/2009 22:01

Então não estamos, de facto, a falar da mesma coisa.

O que eu falei no meu primeiro post foi em comprar uma unidade de rede, tipo isto

Há para todos os preços e feitios, e já não são exageradamente mais caros que discos rígidos externos normais (as versões mais básicas... há versões mais profissionais que são bem caras). Estão a popularizar-se cada vez mais.

Deixam-se em casa ligados ao router, e são um disco externo, facilmente acessível (com as devidas autorizações de segurança) por LAN ou WAN.

E para tirar o maior partido destas NAS drives, é preciso uma boa ligação de upload, precisamente porque estejamos onde estivermos, queremos fazer um download rápido dos nossos ficheiros.
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"

Registado: 27/3/2005 22:16

por MarcoAntonio » 7/9/2009 21:42

Pemides Escreveu:Não estou a perceber o teu raciocínio. É de facto, verdade que vamos fazer muito mais vezes download da nossa informação do que upload. E é precisamente por isso que precisamos da maior largura de banda possível em upload :!:

Eu é que não te estou a perceber: tu fazes mais vezes download do upload mas preocupas-te mais com a velocidade de upload?

Mais ainda, normalmente há mais urgência no download do que no upload porque o ulpload tende a ser (neste contexto) para "guardar" (ou alternativamente para ficar acessível a outros que vão utilizar isso nos mais variados momentos portanto é pouco indiferente se fica disponível no segundo a seguir ou passados 10 minutos) e o download para utilizar no imediato.

Pemides Escreveu:O que acontece actualmente, é que se eu meto um disco de rede na minha casa, com upload de 1 mega, posso estar onde quiser, mesmo que tenha velocidade de download de 1 gigabit/s, que não vou conseguir fazer o download dos meus ficheiros a mais de 1 mbps.

Bom, nós não estamos é a falar da mesma coisa. Eu estou a falar de coisas como o Google Mail, Rapidshare ou o ScriBD.

Tu estás a falar de aceder remotamente ao teu PC.

A tendência não é essa nem julgava que estavas a falar disso. O que está a crescer é a utilização de serviços como os que eu referi e onde continua a ser mais importante a velocidade de download.

Agora, se tu queres correntemente aceder remotamente ao teu PC de casa, aí vais querer uma boa velocidade de upload sim. Mas isso é algo que muitos poucos utilizadores procuram de momento!
Imagem

Administrador Fórum

por Pemides » 7/9/2009 21:24

MarcoAntonio Escreveu:Por isso, mesmo num cenário de grande utilização de armazenamento remoto de informação pessoal (no contexto que o pemides lançou e que é uma tendência crescente) a assimetria continua a fazer sentido pois vais fazer mais vezes download da tua própria informação do que upload.

Não estou a perceber o teu raciocínio. É de facto, verdade que vamos fazer muito mais vezes download da nossa informação do que upload. E é precisamente por isso que precisamos da maior largura de banda possível em upload :!:

Se eu tenho um dispositivo de armazenamento de rede na minha casa, e quero aceder aos ficheiros que lá tenho a partir de outro PC (fazer o download), preciso que a ligação na minha casa (onde tenho a unidade de rede) não seja um bottleneck no meu acesso ao disco.

O que acontece actualmente, é que se eu meto um disco de rede na minha casa, com upload de 1 mega, posso estar onde quiser, mesmo que tenha velocidade de download de 1 gigabit/s, que não vou conseguir fazer o download dos meus ficheiros a mais de 1 mbps.

Marco, eu sei que não disseste que o upload não interessava. Mas o teu "desprezo" pela velocidade de upload não me parece representativo da comunidade que faz uso intensivo da internet (que é o target destas ofertas de altas velocidades de acesso). Pelo menos das pessoas que conheço que utilizam intensivamente a internet (sei que a amostra pode não ser representativa), não há ninguém que não trocasse download por upload, a uma taxa de 1/1 (ou mesmo menos favorável), até à simetria, ou perto disso. Eu como te disse, trocava na hora os meus 18 down / 2 up, pela ligação que já tive em estocolmo de 6 down / 10 up
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"

por MarcoAntonio » 7/9/2009 20:21

Para o utilizador comum, a maior vantagem está em maiores velocidades de download e menores de upload em oposição a uma velocidade simétrica. Simplesmente porque a utilização prática do utilizador comum não é simétrica e porque a distribuição simétrica da largura de banda tenderia a sobrecarregar mais a rede. A informação na internet também está altamente centralizada (na prática o que acontece a maior parte das vezes, com a maior parte dos conteúdos, é uma utilização de 1 fonte para N destinatários... a excepção é o p2p e serviços que por norma requerem pouca largura de banda, exemplo: comunicar via MSN ou outros meios semelhantes). Por isso, a assimetria é racional e perfeitamente justificável. Simplesmente é a forma mais inteligente de gerir os recursos...

Pontualmente temos desvantagens. Mas no geral, temos (utilizadores como um todo) mais vantagens do que desvantagens. Pense-se num youtube, no browsing em geral, etc, etc. Até o próprio webmail (como o gmail) incorpora alguma desta assimetria. Por isso, mesmo num cenário de grande utilização de armazenamento remoto de informação pessoal (no contexto que o pemides lançou e que é uma tendência crescente) a assimetria continua a fazer sentido pois vais fazer mais vezes download da tua própria informação do que upload. Se os operadores passassem todos a fornecer velocidades simétricas a velocidade global média fornecida baixaria. Como consequência, sentiriamos mais o download limitado porque é que o fazemos mais vezes (mesmo quando começamos a optar por armazenamente remoto para uso pessoal ou partilha, o número de vezes que a info é uploadada é inferior ao número de vezes que é downloada, pelo próprio ou vários).

The Difference Between Upload and Download Speed for Broadband DSL
ShareThis Print

In essence, there is no difference between uploading data and downloading data aside from the direction of the data transfer. The better your Internet connection speed, the faster your uploading and downloading capability. Bandwidth, otherwise referred to as the transfer rate of your connection to the Internet, plays an integral role in both your upload speed and your download speed.
The Role of Broadband Speed

Your broadband speed refers more or less to your internet connection speed as a whole. Your broadband speed interacts with that of the site or server that you are accessing. Because of this, you could have an extremely fast download and upload ability yet still suffer through a slow connection if the site or server from which you are transmitting / receiving does not have a great deal of bandwidth. Low bandwidth levels will yield low broadband speed and a slow Internet connection. Bandwidth can similarly be eaten away through high volumes of traffic. Sites occasionally fail to load or function properly due to internal server errors resulting from such bandwidth overloads.
Symmetric Broadband Speed

Some services offer a broadband speed that is considered “symmetric,” in the sense that the rated download and upload times are of the same value. The fact of the matter is, however, that symmetric systems are somewhat outdated due to the fact that they only work for Internet connection speeds equal to or less than 33Kbps. (This is a slow Internet speed even for dial-up modem connections)
Asymmetric Broadband Speed

Broadband speed connections such as cable and ADSL are referred to as “asymmetric” (The A in ADSL) due to the fact that the rated download and upload times are not equal. When viewing a given Internet web page, you are downloading the data from its server source. By increasing the download speed, you can drastically increase your Internet connection speed as a whole due the fact that pages will load quicker and files will download quicker. The problem with this is that the upload speed is of course downgraded, causing it to take a great deal longer to upload data to the Internet. This can be problematic for small businesses or web site hosts who do a great deal of uploading. For the general public, however, the ability to download and have a faster Internet connection speed supersedes the need for quick uploading capability.

Breaking down Your Internet Connection Speed

To give you an idea of the discrepancies between the download speed and the upload speed take a look at the rated speeds for both cable and ADSL broadband Internet connections:

* Cable Modem Download Speed: 1.5 Mbps - 3.0 Mbps
* Cable Modem Upload Speed: 400 Kbps - 600 Kbps
* ADSL Download Speed: 1.4 Mbps
* ADSL Upload Speed: 400 Kbps

* Due to the fact that the majority of Internet users are downloading data, heavy user loads can cause the aforementioned download speeds to be significantly slower while the upload speeds tend to remain the same.

Não é porque os ISPs são mauzinhos e nos querem limitar a utilização ou porque nos querem atirar areia para os olhos (uma expressão utilizada atrás no tópico). A razão é que é mais benéfico assim mesmo em termos de recursos globais e de utilização prática em geral...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 7/9/2009 19:36

Pemides Escreveu:O upload não conta?

Pemides, eu não disse em lado nenhum que upload não conta. Relê lá o que eu escrevi...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 7/9/2009 19:34

salvadorveiga Escreveu:Se n sabes Marco (...)

Eu sei, salvador. Sei mais do que tu julgas. O meu curso (como aqui muitos sabem é de Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela FEUP e além disso tive uma empresa na área da Informática durante mais de 10 anos, estás totalmente equivocado se julgas que eu não sei... e no entanto tenho reparado que tens colocado aqui diversos mitos).

Já agora, em anexo mais um comparativo de velocidade entre o site que sugeriste e o site que disseste que era a maior porcaria. Se quiseres posso deixar-te mais dois ou três testes em condições e velocidades diferentes. Dá sempre praticamente a mesma coisa entre o site que aconselhaste e o site que disseste que era a maior porcaria...

salvadorveiga Escreveu:para teres velocidades de download soberbas, o upload e' tambem ele requisitado e muito.

Tu precisas de upload mas o muito já é extrapolação tua (pode ser muito, pode não ser). Na verdade, com uma relação da ordem de 1 para 10 normalmente já estás bem servido. E normalmente esperas é por causa dos limites de download do que pelos limites de upload (especialmente se estiveres a sacar informação pesada).

salvadorveiga Escreveu:Tu quando estas a sacar aos 50 Mbps mesmo n estando a fazer upload de nada cerca de 20%-25% da largura de upload e' usada.

Nesse caso eu não conseguiria downloadar os 50Mbps porque não tenho 10~12.5Mbps de upload...

Para se ver quanto se faz de upload e download a uma dada velocidade numa determinada aplicação basta abrir o icon de rede e ver qnt está a ser escrito e quanto está a ser lido.

salvadorveiga Escreveu:os 3Mbps de upload vao ser como um bottleneck. Podes conseguir sacar a 50Mbps de servidores, mas hoje qq pessoa e' um servidor pequenininho,

Isso só se estiveres a falar de p2p, que eu já exclui atrás (no meu caso representa uma parte miserável da utilização que faço e de muitos utilizadores também).

salvadorveiga Escreveu:Entre uma 50/3 Mbps e uma ligaçao 20/15 ou mesmo 20/10 escolheria sem qualquer hesitação a segunda, e aposto contigo que grande parte dos users tambem esoclheria o mesmo...

Eu escolho sem qualquer hesitação a primeira e aposto contigo que muitos também escolheriam (sem ser por ignorância).

Contudo, pontualmente, haverá utilizadores para quem o inverso é mais útil, como já disse atrás no post anterior.

salvadorveiga Escreveu:2º hasdeme dizer onde e' q torrents e' old story...

Praticamente tudo o que está nos torrents encontras alojado no rapidshare. E se utilizares os meios "correctos", praticamente não te cruzarás com phishing, spam, pornografia e virus. Em cima de todos estes benefícios, consegues sacar a 2x, 4x, 10x mais velocidade. Portanto, há alternativa. Torrents quero-os longe.

salvadorveiga Escreveu:rapidshare e afins, isso e' uma bela "treta" e mais velocidades que torrent e' impossivel...

Obviamente não fazes a mínima ideia do que estás a falar!
:roll:

Continua a utilizar então a Nacional 1. Eu cá vou pela auto-estrada...

salvadorveiga Escreveu:desde q haja distribuidores o suf, a ligação e' sempre máxima... eu raramente saco a menos que 1 MB/s, e o mais usual e' andar sempre a bater nos 2MB/s que e' o maximo da minha ligação

Rapidshare eu saco a 5~6MB/s que é o máximo actual da minha ligação e começa a transferir imediatamente.
Anexos
vel-sapo-speedtest.PNG
vel-sapo-speedtest.PNG (217.88 KiB) Visualizado 2836 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 7/9/2009 19:38, num total de 2 vezes.
Imagem

Administrador Fórum

por Pemides » 7/9/2009 19:23

O upload não conta? Considero que a melhor net que já tive foi em estocolmo, em que o download raramente passava dos 6 mbps, mas o upload andava na casa dos 10 mbps. Nunca gostei tanto duma internet. Ia ver um filme para a casa de algum amigo, mandava o filme pelo messenger, quando lá chegava já o filme lá estava pronto a ver.

Íamos a algum lado, lá saia 1 giga de fotos... chegava-se a casa, em meia hora já tinha mandado a quem quisesse.

Era uma liberdade completamente diferente. Trocava na hora pelos 18 megas de download que tenho agora na Zon.

Para além de que, quando eu tiver uma ligação com um upload de 30/40/50 mbps, estou com ideias de comprar um unidade de armazenamento de rede, e de ter todas as minhas tralhas facilmente acessíveis em qualquer PC que esteja :)

por salvadorveiga » 7/9/2009 19:14

MarcoAntonio Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:O resto concordo, e' preferivel ver melhorias upload do que as velocidades download

Melhorias de upload para quê?

A maior parte precisa de upload só para os requests do browser (que requere uma largura de banda mínima) e para fazer uploads esporádicos (anexos de e-mails, um ficheirito agora ou depois, etc). No geral, precisa-se de pouca largura de banda de upload (se se tiver 3 megas é soberbo, a maior parte dos utilizadores não precisa de mais nem vai notar nada se se lhes der 50... os 50 vão estar ali a "apanhar pó" 90 e tal % do tempo).

Para o utilizador genérico, a quantidade de informação "uploadada" é da ordem de 1/10 da "downloada".

Mais um "mito urbano": o mito de que o que faz diferença é a velocidade de download.

Há utilizadores específicos que precisam de velocidade de upload. Quem trabalhar por exemplo com um servidor e fizer backups remotos, quem trabalhar remotamente com Bases de Dados pesadas, etc. Mas isso é uma percentagem mínima dos utilizadores de internet. Não encaixa no perfil de 9 em cada 10 utilizadores...

Se n sabes Marco para teres velocidades de download soberbas, o upload e' tambem ele requisitado e muito. Tu quando estas a sacar aos 50 Mbps mesmo n estando a fazer upload de nada cerca de 20%-25% da largura de upload e' usada. Nao tas a usar so o download... outra coisa e'... a nao ser que tu vejas a internet como utilizadores e os grandes servidores apenas, o que nao e' verdade, cada vez mais os internautas têm uma participação activa a nivel de conteudos, os 3Mbps de upload vao ser como um bottleneck. Podes conseguir sacar a 50Mbps de servidores, mas hoje qq pessoa e' um servidor pequenininho, pelo que os 3 mbps só estrangulam a ligação e numa rede nacional imagina sacares coisas de users nacionais nunca conseguirias ultrapassar os 3 mbps.

VPN's, WLAN's, streaming de videos ou de musica e' hoje em dia muito comum a qualquer user, coisa que e' praticamente impossivel com 3 mbps a nao ser que a tua WLAN sirva apenas para trocar ficheiros de Word e uns 10 MBzitos como tu dizes... para pouco mais serve.

Entre uma 50/3 Mbps e uma ligaçao 20/15 ou mesmo 20/10 escolheria sem qualquer hesitação a segunda, e aposto contigo que grande parte dos users tambem esoclheria o mesmo... e digote isto porque sabia de antemao as necessidades dos users quando traalhei por la'...

2º hasdeme dizer onde e' q torrents e' old story... n existe meio de comunicação mais distribuido que esses clientes de rede... nao sei as alternativas mas se estas a falar das paginas de server como rapidshare e afins, isso e' uma bela "treta" e mais velocidades que torrent e' impossivel... desde q haja distribuidores o suf, a ligação e' sempre máxima... eu raramente saco a menos que 1 MB/s, e o mais usual e' andar sempre a bater nos 2MB/s que e' o maximo da minha ligação
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por MarcoAntonio » 7/9/2009 19:06

salvadorveiga Escreveu:O resto concordo, e' preferivel ver melhorias upload do que as velocidades download

Melhorias de upload para quê?

A maior parte precisa de upload só para os requests do browser (que requere uma largura de banda mínima) e para fazer uploads esporádicos (anexos de e-mails, um ficheirito agora ou depois, etc). No geral, precisa-se de pouca largura de banda de upload (se se tiver 3 megas é soberbo, a maior parte dos utilizadores não precisa de mais nem vai notar nada se se lhes der 50... os 50 vão estar ali a "apanhar pó" 90 e tal % do tempo).

Para o utilizador genérico, a quantidade de informação "uploadada" é da ordem de 1/10 da "downloada".

Mais um "mito urbano": o mito de que o que faz diferença é a velocidade de upload.

Há utilizadores específicos que precisam de velocidade de upload. Quem trabalhar por exemplo com um servidor e fizer backups remotos, quem trabalhar remotamente com Bases de Dados pesadas, etc. Mas isso é uma percentagem mínima dos utilizadores de internet. Não encaixa no perfil de 9 em cada 10 utilizadores...

Bem, quer dizer, excluindo quem utiliza clients de torrents... mas torrents é "old story". Quem é que precisa disso agora? Quem quiser o que está nos torrents, consegue-o por outros processos com mais velocidade e sem ter de estar a abrir as portas do seu PC a outros utilizadores.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 7/9/2009 20:59, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por salvadorveiga » 7/9/2009 18:59

rosso Escreveu:
arnie Escreveu:
bestblandina Escreveu:Terás duas vantagens no serviço Zon:

:arrow: Velocidades altas na net (50 e 100mb)
:arrow: e melhor qualidade em canais HD

Segundo me disseram, para o mes que vem a fibra entra em funcionamento na minha zona.

Vou deixar passar umas semanas para ter alguma garantia que a coisa está estável e depois vou indagar se valerá a pena fazer o upgrade.

A grande vantagem que a fibra te dá é na TV, aí verás uma diferença na qualidade de serviço. Nomeadamente no nº de TVs ligadas em simultâneo, na qualidade do sinal (menos compressão) e nos canais HD. É isso que te consome mais largura de banda.

Para a internet, acabas por nunca consumir o máximo da largura devido a questões como o trafic shaping, a capacidade do operador nas ligações internacionais e a própria capacidade dos servidores onde o site de destino está instalado.
Podes nalguns casos particulares conseguir downloads a velocidades muito altas, mas é raro e para mim torna-se uma questão mais académica do que prática. Se saco um filme (legal, claro) em mais ou menos 10 minutos, é-me indiferente. Ponho a coisa a bombar, e volto quando acabar...

Em torrents da' o maximo na boa. Isto pq a capacidade do outro lado facilmente chega e sobra pra essa velocidade...

O resto concordo, e' preferivel ver melhorias upload do que as velocidades download
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

por MarcoAntonio » 7/9/2009 16:42

rosso Escreveu:Para a internet, acabas por nunca consumir o máximo da largura devido a questões como o trafic shaping, a capacidade do operador nas ligações internacionais e a própria capacidade dos servidores onde o site de destino está instalado.

Pelo menos até aos 50 Megas, estou há 4 dias a utilizar e desde que faça coisas que requerem a velocidade, estou a conseguir usar a largura toda.

"traffic shapping my ass"

Btw, isso de torrents (que tem aparecido como tema nos posts anteriores) já não se usa...

lol

rosso Escreveu:Podes nalguns casos particulares conseguir downloads a velocidades muito altas, mas é raro e para mim torna-se uma questão mais académica do que prática.

Aqui nada tem tido de raro nem de académico.

Mas ressalvo que o meu tarifário é de 50 Megas, não sei se quem tem tarifários de 100 e 200 poderá dizer o mesmo face ao "seu" máximo. Aqui dá o máximo e dá mesmo...
Imagem

Administrador Fórum

por rosso » 7/9/2009 16:34

arnie Escreveu:
bestblandina Escreveu:Terás duas vantagens no serviço Zon:

:arrow: Velocidades altas na net (50 e 100mb)
:arrow: e melhor qualidade em canais HD

Segundo me disseram, para o mes que vem a fibra entra em funcionamento na minha zona.

Vou deixar passar umas semanas para ter alguma garantia que a coisa está estável e depois vou indagar se valerá a pena fazer o upgrade.

A grande vantagem que a fibra te dá é na TV, aí verás uma diferença na qualidade de serviço. Nomeadamente no nº de TVs ligadas em simultâneo, na qualidade do sinal (menos compressão) e nos canais HD. É isso que te consome mais largura de banda.

Para a internet, acabas por nunca consumir o máximo da largura devido a questões como o trafic shaping, a capacidade do operador nas ligações internacionais e a própria capacidade dos servidores onde o site de destino está instalado.
Podes nalguns casos particulares conseguir downloads a velocidades muito altas, mas é raro e para mim torna-se uma questão mais académica do que prática. Se saco um filme (legal, claro) em mais ou menos 10 minutos, é-me indiferente. Ponho a coisa a bombar, e volto quando acabar...

Registado: 13/3/2008 22:29

Re: Zon Fibra - Router Netgear CBVG834G

por salvadorveiga » 7/9/2009 15:38

jbraven Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:
jbraven Escreveu:Boas,

Há aqui alguém que tenha Zon fibra e o router Netgear CBVG834G e faça downloads através de clientes torrent?

Se sim, consegue "dar à volta" ao cap que este router impõe?

Tenho as portas abertas no router mas não consigo mais de 30k. Já revirei os fóruns e não encontro solução. Pelo que li, a solução estará mesmo em trocar para um router Thomson.

Abraço,

JB

Provavelmente nao sera' do router mas mais do Traffic Shapping da ZON ou ainda ddo facto do teu rácio de distribuiçao ser bem pequeno... se só sacas e nao partilhas nada com os outros vais ficar sempre em ultimo na lista e as velocidades ficam mt manhosas... eu saco sempre a 1 MB/s minimo

Olá Salvador,

Obrigado pela tua opinião.
Não, provavelmente é mesmo do traffic shapping da zon, até porque não sou o único a ter esse problema na Zon. Não tem nada a ver com o tracker, até porque o torrent que costumo usar (torrent leech) tem velocidade "para dar e vender". Com a ligação da Vodafone consigo sacar a 1MB sem qualquer problema.

Abraço,

JB

Entao e' o belo do TS da Zon, que eles dizem que não fazem mas fazem que e' um fartote... eu sei pq trabalhei la' e e' ridiculo o TS q fazem.
Imagem
Imagem Imagem

por jbraven » 7/9/2009 11:09

salvadorveiga Escreveu:

Há aqui alguém que tenha Zon fibra e o router Netgear CBVG834G e faça downloads através de clientes torrent?

Tenho as portas abertas no router mas não consigo mais de 30k. Já revirei os fóruns e não encontro solução. Pelo que li, a solução estará mesmo em trocar para um router Thomson.

Abraço,

JB

Provavelmente nao sera' do router mas mais do Traffic Shapping da ZON ou ainda ddo facto do teu rácio de distribuiçao ser bem pequeno... se só sacas e nao partilhas nada com os outros vais ficar sempre em ultimo na lista e as velocidades ficam mt manhosas... eu saco sempre a 1 MB/s minimo

Olá Salvador,

Obrigado pela tua opinião.
Não, provavelmente é mesmo do traffic shapping da zon, até porque não sou o único a ter esse problema na Zon. Não tem nada a ver com o tracker, até porque o torrent que costumo usar (torrent leech) tem velocidade "para dar e vender". Com a ligação da Vodafone consigo sacar a 1MB sem qualquer problema.

Abraço,

JB

por salvadorveiga » 7/9/2009 1:09

Abraço,

JB

Imagem
Imagem Imagem

por Pemides » 7/9/2009 0:12

É verdade... a Box DVR da Zon é uma bela porcaria. Eu que tenho Meo noutra habitação (cujo serviço é um mimo :P ), só me dá vontade de partir a box de cada vez que vou ver TV (tem sempre software ou canais para actualizar... e fazer isso enquanto eu estou a dormir, não?). O firmware é péssimo.

Agora mandei passear a Zon e subscrevi Clix Fibra 50Mb. Vamos lá é ver como corre o processo de transição. Porque ainda tenho contrato de permanência com a Zon. O vendedor da Clix disse-me que não havia qualquer problema. Segundo ele, desde fim de Julho, está em vigor um decreto lei da DECO ( :mrgreen: nem me dei ao trabalho de argumentar que a DECO não tem poder legislativo... percebi a ideia e calei-me :lol: ) que permite a quebra do contrato de permanência com uma simples denúncia do contrato. Preenchi e assinei a minuta que ele me disponibilizou, e ele levou-a junto dos outros papéis da adesão. Segundo o vendedor, está farto de fazer subscrições assim, e não tem tido problemas nenhuns. Mas ainda assim estou com medo de ter que me chatear com a Zon. Mas vale a pena as chatices. Para além do serviço televisivo ser miserável, a velocidade da net fica aquém do contratado, e fazem traffic shapping à bruta (o utorrent não passa dos 15KB/s à noite, mesmo sacando dos melhores trackers privados internacionais)

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bruno8526, caganixo7, VALHALLA e 57 visitantes