Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Qual a melhor do psi 20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por CerealKiler » 7/9/2009 19:15

Santander (não é do PSI20) desculpa,...mas não aposto em nenhuma do PSI20

sempre a subir....tive a infeliz ideia de não aplicar quando estava abaixo dos 5 euros... já teria duplicado o meu capital. :evil:

Registado: 1/4/2008 17:29

por pinto80 » 7/9/2009 19:10

anas Escreveu:para mim vai ser a zon,que ainda nao recuperou do tombo de 2007--2008,à nao esquecer dos remores((sonaecom-zon)) :wink:

Eu tenho o defeito de apenas analisar uma acção pela sua situação técnica. Partindo apenas desta análise, concordo com o "anas". Esta cotação parece-me estar a criar uma boa consolidação para arrancar (se calhar vai demorar algum tempo) em força.
http://fiscalidadenoblog.wordpress.com/ - visite e sugira temas oportunos

Registado: 5/12/2007 22:29

por aaugustobb_69 » 7/9/2009 12:45

elgenedy Escreveu:
aaugustobb Escreveu:A minha estratégia é nunca vender a perder..por isso é que quero apostar mnuma empresa que me dê garantias a longo prazo...

Olá Augusto,

Infelizmente, garantias, longo prazo e mercados, são 3 termos que não combinam muito facilmente.

Sem querer desmotivar o uso de esta ou aquela estratégia, a tua lembrou-me um artigo do Ulisses há uns tempos atrás, sobre motivos que levam uma pessoa a perde dinheiro nos mercados. O artigo era uma entrevista virtual a um Investidor perdedor (podes lêr na íntegra aqui).

Do artigo, destaco a seguinte pergunta e resposta:

Ulisses Pereira in Caldeirao de Bolsa Escreveu:Ulisses: Se as acções que comprou começarem a cair, mostrando que estava errado, que decisão toma? Vende?

Chico: Só se fosse muito ingénuo é que eu fazia isso. Eu sei que não estou errado, o mercado é que às vezes demora um pouco a reagir como deve. Nunca vendo uma acção a perder, isso é atitude de investidor perdedor. Quando as minhas acções estão a cair, compro ainda mais para baixar o meu preço médio de aquisição.

Abraço e bons negócios

Elgenedy

Obrigado Elgenedy, eu cheguei a ler essa entrevista...mas olha a vida é um risco, e sem risco a vida fica sem sabor... :mrgreen: mas se as cotações cairem por motivos gerais da economia, e não por motivos em particular da empresa em causa, eu não me importo de baixar o preço médio, não se deve utilizar dinheiro que se precise nos proximos tempos... :wink: ...mas em todo o caso obrigado pelo conselho...

BN

Registado: 29/11/2007 1:39

por cannot » 7/9/2009 12:41

Ulisses Pereira Escreveu:augusto, mesmo os negócios que parecem os mais seguros do mundo podem implodir. Quando um dos maiores bancos do mundo foi à falência, tudo é possível. Já para não falar da Enron ou outras empresas que, apesar de uma aparência de empresa "sólida", de um momento para o outro foram ao charco.

Se estás disposto a correr este género de risco, é contigo. Mas é desaconselhável.

E se o argumento é conhecer muito bem uma empresa, acho que o ser humano com 3 ou 4 empresas consegue ter o mesmo grau de conhecimento...

Um abraço,
Ulisses

Julgo até que esse argumento de que com uma só empresa conhece melhor é enganador já que, pelo que percebo, não vai fazer trading constante, isto é, não vai analisar diariamente as empresas em termos técnicos.

Pelo que percebo a sua estratégia de investimento tem 3 ou 4 IF/THEN, isto são poucas condições, a coisa não ficará muito complicada se usar mais umas empresas.

Por outro lado se a sua estratégia é usar os fundamentais para encontrar a melhor empresa deverá ter que estudar todas as outras, caso contrário não saberá se é a melhor ou não. Se assim é certamente não dará mais trabalho encontrar mais 2 ou 3 que julgar igualmente boas.

Se apenas olhou para uma, a Galp, certamente deve estar a compreender o risco que vai correr pois nem sequer fez a comparação. Está mais que estudado que quem não usa stops no longo prazo deve fazer diversificação, caso contrário está a fazer uma aposta muito arriscada. Se for esta a intenção tudo bem ;)

Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por Elgenedy » 7/9/2009 12:21

aaugustobb Escreveu:A minha estratégia é nunca vender a perder..por isso é que quero apostar mnuma empresa que me dê garantias a longo prazo...

Olá Augusto,

Infelizmente, garantias, longo prazo e mercados, são 3 termos que não combinam muito facilmente.

Sem querer desmotivar o uso de esta ou aquela estratégia, a tua lembrou-me um artigo do Ulisses há uns tempos atrás, sobre motivos que levam uma pessoa a perde dinheiro nos mercados. O artigo era uma entrevista virtual a um Investidor perdedor (podes lêr na íntegra aqui).

Do artigo, destaco a seguinte pergunta e resposta:

Ulisses Pereira in Caldeirao de Bolsa Escreveu:Ulisses: Se as acções que comprou começarem a cair, mostrando que estava errado, que decisão toma? Vende?

Chico: Só se fosse muito ingénuo é que eu fazia isso. Eu sei que não estou errado, o mercado é que às vezes demora um pouco a reagir como deve. Nunca vendo uma acção a perder, isso é atitude de investidor perdedor. Quando as minhas acções estão a cair, compro ainda mais para baixar o meu preço médio de aquisição.

Abraço e bons negócios

Elgenedy

Registado: 17/12/2002 22:25

por Ulisses Pereira » 7/9/2009 12:04

augusto, mesmo os negócios que parecem os mais seguros do mundo podem implodir. Quando um dos maiores bancos do mundo foi à falência, tudo é possível. Já para não falar da Enron ou outras empresas que, apesar de uma aparência de empresa "sólida", de um momento para o outro foram ao charco.

Se estás disposto a correr este género de risco, é contigo. Mas é desaconselhável.

E se o argumento é conhecer muito bem uma empresa, acho que o ser humano com 3 ou 4 empresas consegue ter o mesmo grau de conhecimento...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por aaugustobb_69 » 7/9/2009 12:04

A minha estratégia é nunca vender a perder..por isso é que quero apostar mnuma empresa que me dê garantias a longo prazo...

Em relação aos stops, eu só pretendo utilizar para proteger os lucros...por ex: entrei a 10.3x, se passar os 11€, aí meto logo um stop para proteger os lucros nestes 50%, e se aí consolidar entro com os restantes 50%....agora se pelo contrário, a cotação começar a descer, e chegar por ex: aos 9.10€, eu aí entro com cerca de 25% do capital, que está de fora, se ela continuar a descer até a casa dos 7€, eu aí entro com o resto, e depois é só esperar :mrgreen: ...

Em relação ao capital ainda é elevado, sei que o risco tambem é elevado, por apostar só numa empresa, mas muitos tambem só apostam num só activo como por ex: indices, ou petroleo, euro/usd...

BN

por Elias » 7/9/2009 11:56

Pickbull Escreveu:Ele disse que só ia usar stop para protecção de lucros.
Não há stops para descidas.

Pois tens razão. interpretei mal :oops:

Registado: 5/11/2002 12:21

por DC89 » 7/9/2009 11:34

Pickbull Escreveu:Elias,

Ele disse que só ia usar stop para protecção de lucros.

A estratégia de estar só num título estará errada em função do montante disponível para acções.

Sobre a questão dos stops dependerá da sua análise (pelos vistos sobre fundamentais). Em termos técnicos deixar cair uma acção até "achar" que "já desceu o suficiente" é errado mas cada um deve seguir o método com o qual melhor se identifica.

Ahh entao os stop loss são só para decorar...
SACANAS :| Bem que me enganaram.

Quanto ao que está em questão, o primeiro de tudo é saber o valor a investir.
Pois se for pouco não tem sentido dividi-lo, agora se for muito ja é outra conversa.

Cumprimentos
Sect

Registado: 26/12/2007 15:50

por Pickbull » 7/9/2009 11:02

Elias,

Ele disse que só ia usar stop para protecção de lucros.

A estratégia de estar só num título estará errada em função do montante disponível para acções.

Sobre a questão dos stops dependerá da sua análise (pelos vistos sobre fundamentais). Em termos técnicos deixar cair uma acção até "achar" que "já desceu o suficiente" é errado mas cada um deve seguir o método com o qual melhor se identifica.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

Re: Qual a melhor do psi 20

por Elias » 7/9/2009 10:30

aaugustobb Escreveu:Elias, em relação á tua questão...entrei na Galp a 10.3x, com 50% da carteira, caso ela vença com força a resistencia dos 11 euros...eu entro com os outros 50%...e meto logo um stop profit abaixo dos 11 euros nos outros 50%...caso ela desça os 10.3x euros, eu deixo andar e quando achar que ela já desceu o suficiente, que mereça os outros 50%, eu compro...

Já agora o que acha em relação á minha estratégia, e á minha escolha...

Dizes que se descer "o suficiente" compras mais 50% mas por outro lado dizes que te proteges com stops.

Fico sem perceber o seguinte: se descer compras mais ou accionas o stop? Há aqui alguma contradição, ou não?

por aaugustobb_69 » 7/9/2009 8:50

mapaman Escreveu:Boas,

porquê a fixação no psi? será fétiche?

Porquê a Galp e não a Repsol? ou outra petrolifera cotada em euros?

Alocar 50% a um titulo não me parece ser boa ideia em termos de MM,além do mais,os outros 50% ficam de lado para quando "achar" que deve comprar mais do mesmo?

Tambem já fiz disso,precisamente com a Galp,noutras circunstâncias e hoje sei que só ganhei por sorte.

cumps

Eu sei que é contra as regras, investir numa´só empresa...mas é mais vantagoso conhecer muito bem um titulo, e concentrarmo-nos só nele...os 50% é tipo um seguro que nos dá mais conforto para no caso de a cotação cair um bom bocado...escolhi a Galp, porque ela só agora se vai iniciar verdadeiramente na exploração do petroleo...e é a maior empresa portuguesa...

BN

por mapaman » 7/9/2009 8:38

Boas,

porquê a fixação no psi? será fétiche?

Porquê a Galp e não a Repsol? ou outra petrolifera cotada em euros?

Alocar 50% a um titulo não me parece ser boa ideia em termos de MM,além do mais,os outros 50% ficam de lado para quando "achar" que deve comprar mais do mesmo?

Tambem já fiz disso,precisamente com a Galp,noutras circunstâncias e hoje sei que só ganhei por sorte.

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por anas » 7/9/2009 8:27

para mim vai ser a zon,que ainda nao recuperou do tombo de 2007--2008,à nao esquecer dos remores((sonaecom-zon)) :wink:

Registado: 29/2/2004 22:20

por aaugustobb_69 » 7/9/2009 8:22

Elias Escreveu:
aaugustobb Escreveu:tipo entrar perto de um suporte com 50% da carteira, e ficar com os outros 50% para reforçar, se ela ganhar força, ou mesmo se correr mal e ela vier cá abaixo...e utilizar um stop só para proteger possiveis lucros...

Se bem percebi, investes 50% agora. Os outros 50% investes se ela subir ou se ela descer - é isso?

Boas

Obrigado a todos pelas opiniões, mas acho que em relação ás empresas aqui referidas para longo prazo, e para fazer trading apenas com uma, acho que a Galp me dá mais confiança e segurança..e futuramente terá mais margem de subida..

Elias, em relação á tua questão...entrei na Galp a 10.3x, com 50% da carteira, caso ela vença com força a resistencia dos 11 euros...eu entro com os outros 50%...e meto logo um stop profit abaixo dos 11 euros nos outros 50%...caso ela desça os 10.3x euros, eu deixo andar e quando achar que ela já desceu o suficiente, que mereça os outros 50%, eu compro...

Já agora o que acha em relação á minha estratégia, e á minha escolha...

BN

por newone » 7/9/2009 1:24

na minha opiniao sonae e sonae industria seria uma boa escolha para o curto/medio prazo.

bn

Registado: 11/5/2009 10:04

por Elias » 7/9/2009 0:51

aaugustobb Escreveu:tipo entrar perto de um suporte com 50% da carteira, e ficar com os outros 50% para reforçar, se ela ganhar força, ou mesmo se correr mal e ela vier cá abaixo...e utilizar um stop só para proteger possiveis lucros...

Se bem percebi, investes 50% agora. Os outros 50% investes se ela subir ou se ela descer - é isso?

por pinto80 » 7/9/2009 0:38

PT96 Escreveu:Augusto,

No sector da banca, e pelo facto do mercado interno estar estagnado, este ano ainda talvez haja novidades, para "abanar" justamente o nosso mercado. Para 2010 a Brisa na minha modesta opinião será a estrela do PSI.

Abraço

Talvez no médio prazo. No curto prazo, não sei porquê, mas não me parece que esta subida tenha sustentação técnica suficiente.

Receio que ainda vá andar por ali mais algum tempo.
http://fiscalidadenoblog.wordpress.com/ - visite e sugira temas oportunos

Registado: 5/12/2007 22:29

por PT96 » 6/9/2009 23:51

Augusto,

No sector da banca, e pelo facto do mercado interno estar estagnado, este ano ainda talvez haja novidades, para "abanar" justamente o nosso mercado. Para 2010 a Brisa na minha modesta opinião será a estrela do PSI.

Abraço

Registado: 22/7/2009 17:45

por Pedrito Portugal » 6/9/2009 21:59

BCP.

Declaração de interesses: estou dentro (também estou em outras).

Entendo que as contas e a estabilidade do banco pode levar a uma subida sustentada, pelo menos próximo dos valores do aumento de capital (1,20€).

Registado: 29/11/2007 11:43

Qual a melhor do psi 20

por aaugustobb_69 » 6/9/2009 21:12

Boas

Eu vou utilizar uma estratégia no psi, onde só vou investir numa só empresa..já sei que é arriscado investir numa só, mas ao mesmo tempo torna-se mais fácil seguir um só activo...tipo entrar perto de um suporte com 50% da carteira, e ficar com os outros 50% para reforçar, se ela ganhar força, ou mesmo se correr mal e ela vier cá abaixo...e utilizar um stop só para proteger possiveis lucros...

Mas para isso eu quero investir numa empresa que me dê muita confiança, a nivel fundamental, a médio e longo prazo...eu estou a pensar utilizar esta estratégia na Galp, e gostava de saber a opinião de algum pessoal, em relação á minha escolha para esta estratégia, ou se tivessem que escolher uma só empresa escolheriam outra diferente...

BN

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Majestic-12 [Bot] e 38 visitantes