off topic - O estado da educação no mundo
Re: comentário
jotabilo Escreveu:Caro Martingalo
Falei num sentido geral....claro que não me referi ao efeito de estufa que se observa em Vénus, do qual resulta uma temperatura mais alta em Vénus.
Mas isso é outro assunto.
cumps
Ok, se queres dizer que à medida que os diferentes planetas se vão afastando do Sol, então para a mesma inclinação do raio solar sobre a sua superficie a densidade do fluxo da radiação sobre essa superfície vai diminuindo, tornando-se assim mais frios, concordo totalmente contigo.
There are bold traders and old traders but no bold, old traders
- Registado: 2/5/2008 12:53
comentário
Caro Martingalo
Falei num sentido geral....claro que não me referi ao efeito de estufa que se observa em Vénus, do qual resulta uma temperatura mais alta em Vénus.
cumps
cumps
- Registado: 3/12/2007 20:31
As distâncias são substancialmente diferentes e nesse caso, já são influenciadoras.
cumps
Nope. Venus está mais longe do Sol que Mercúrio e no entanto é mais quente que este.
Porque é que as distancias haviam de ser influenciadoras ? Só se o Espaço cósmico propagasse o calor por condução ou convecção em vez de radiação.
Fernando
As distâncias são substancialmente diferentes e nesse caso, já são influenciadoras.
cumps
Nope. Vénus está mais longe que Mercúrio e no entanto é mais quente.
comentário
Eis a tabela das distâncias:
TABELA COM AS DISTÂNCIAS MÉDIAS DOS PLANETAS AO SOL
Planeta Distância média ao Sol (km)
Distância ao Sol na escala adotada (cm)
Segmento da tira onde está o planeta
Distância no segmento (cm)
Mercúrio 57.910.000
5,8
1
5,8
Vênus
108.200.000
10,8
1
10,8
Terra
149.600.000
15,0
1
15,0
Marte
227.940.000
22,8
1
22,8
Júpiter
778.330.000
77,8
3
17,8
Saturno
1.429.400.000
142,9
5
22,9
Urano
2.870.990.000
287,1
10
17,1
Netuno
4.504.300.000
450,4
16
0,4
Plutão
5.913.520.000
591,4
20
21,4
Estrela Alfa Centauro
4,1 × 1013 km
4.067.800
(= 40,7 km)
135.594
TABELA COM AS DISTÂNCIAS MÉDIAS DOS PLANETAS AO SOL
Planeta Distância média ao Sol (km)
Distância ao Sol na escala adotada (cm)
Segmento da tira onde está o planeta
Distância no segmento (cm)
Mercúrio 57.910.000
5,8
1
5,8
Vênus
108.200.000
10,8
1
10,8
Terra
149.600.000
15,0
1
15,0
Marte
227.940.000
22,8
1
22,8
Júpiter
778.330.000
77,8
3
17,8
Saturno
1.429.400.000
142,9
5
22,9
Urano
2.870.990.000
287,1
10
17,1
Netuno
4.504.300.000
450,4
16
0,4
Plutão
5.913.520.000
591,4
20
21,4
Estrela Alfa Centauro
4,1 × 1013 km
4.067.800
(= 40,7 km)
135.594
comentário
Caro Martingalo
cumps
cumps
jotabilo Escreveu:Caros
É mais quente no Verão porque o Sol está mais perto do local da terra onde estamos e são mais horas de exposição à luz solar( no caso vertente no hemisfério norte)... e deixem-se de ângulos e quejandos......
Quando é Verão no emisfério Norte é Inverno no emisfério Sul... quer dizer que nessa altura o emisfério norte está mais perto do Sol e o sul mais afastado? e eu a pensar que a terra era "redonda"...
... ou então que no emisfério sul faz calor no Inverno e frio no Verão?
Quanto às horas de exposição à luz solar, basta lembrar que quando é Verão no emisfério Norte, o polo Norte chega a ter sol durante "24 horas" por dia, e não é por isso que é a zona mais quente do planeta.
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
Pois é meus caros isto já está a dar mais trabalho do que eu desejaria.
Pegando na pergunta inicial, de onde vem a madeira que as árvores produzem (eu não percebo nada disto mas penso que as plantas não é igual - as folhas servem de energia às árvores julgo eu) a resposta é mesmo do ar. Não devia ter referido as plantas no meu post, julgo eu. Atenção que eu não percebo nada deste processo.
Dito por outras palavras isto significa que a árvore foi buscar aquela massa toda (a grande maioria pois o resto é desprezável) ao ar. Isto não vai contra a ideia de fotossíntese, parece é que isto é a ideia básica da fotossíntese mas poucos a percebem realmente.
A árvore usa tudo o que disseram na fotossíntese, um processo complicado, e fixa o Carbono do CO2 como resultado. Portanto na realidade a madeira vem do CO2 do ar. Como todas as máquinas elas precisam de energia para trabalhar mas o resultado do seu trabalho é a compressão de CO2, que resulta na madeira. Difícil de acreditar? Pois parece que esse é mesmo o problema. Este estudo (de que falo) mostra que é muito difícil ensinar quem já (julga que) sabe e é difícil fazer as pessoas perderem as suas ideias próprias.
Se não acreditam em mim podem procurar mais em: http://www.learner.org/resources/series ... es&pid=77#
http://www.learner.org/resources/series28.html
Vejam os vídeos, principalmente se estiverem na educação. E se acharem que os alunos são limitados e não podem perceber certas coisas, pode ser que fiquem admirados com o tipo de pensamento abstracto que um aluno, por mais novo que seja, consegue fazer.
Era só isto que queria passar com este tópico.
Abraço
Esta informação foi produzida por "Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, Science Education Department, Science Media Group"
Pegando na pergunta inicial, de onde vem a madeira que as árvores produzem (eu não percebo nada disto mas penso que as plantas não é igual - as folhas servem de energia às árvores julgo eu) a resposta é mesmo do ar. Não devia ter referido as plantas no meu post, julgo eu. Atenção que eu não percebo nada deste processo.
Dito por outras palavras isto significa que a árvore foi buscar aquela massa toda (a grande maioria pois o resto é desprezável) ao ar. Isto não vai contra a ideia de fotossíntese, parece é que isto é a ideia básica da fotossíntese mas poucos a percebem realmente.
A árvore usa tudo o que disseram na fotossíntese, um processo complicado, e fixa o Carbono do CO2 como resultado. Portanto na realidade a madeira vem do CO2 do ar. Como todas as máquinas elas precisam de energia para trabalhar mas o resultado do seu trabalho é a compressão de CO2, que resulta na madeira. Difícil de acreditar? Pois parece que esse é mesmo o problema. Este estudo (de que falo) mostra que é muito difícil ensinar quem já (julga que) sabe e é difícil fazer as pessoas perderem as suas ideias próprias.
Se não acreditam em mim podem procurar mais em: http://www.learner.org/resources/series ... es&pid=77#
http://www.learner.org/resources/series28.html
Vejam os vídeos, principalmente se estiverem na educação. E se acharem que os alunos são limitados e não podem perceber certas coisas, pode ser que fiquem admirados com o tipo de pensamento abstracto que um aluno, por mais novo que seja, consegue fazer.
Era só isto que queria passar com este tópico.
Abraço
Esta informação foi produzida por "Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, Science Education Department, Science Media Group"
Editado pela última vez por cannot em 7/9/2009 1:55, num total de 1 vez.
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
O Marco ja' se chegou 'a frente!
Apenas te estavas a referir 'a fixacao do carbono na fotossintese para dar origem 'a glicose, mas em igual proporcao e' necessaria agua na fase fotoquimica da fotossintese.
O restante sera' os nutrientes da terra, principalmente o azoto e sais minerais.
O wiki ate' explica da forma simples e tambem mais aprofundado:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotoss%C3%ADntese
Resumindo:
agua,
CO2,
N2
P.S. a luz so' se quiseres aplicar a teoria da relatividade E=mc2.
Cheers!
Apenas te estavas a referir 'a fixacao do carbono na fotossintese para dar origem 'a glicose, mas em igual proporcao e' necessaria agua na fase fotoquimica da fotossintese.
O restante sera' os nutrientes da terra, principalmente o azoto e sais minerais.
O wiki ate' explica da forma simples e tambem mais aprofundado:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotoss%C3%ADntese
Resumindo:
agua,
CO2,
N2
P.S. a luz so' se quiseres aplicar a teoria da relatividade E=mc2.

Cheers!
Não faz mal!...
Cannot, uma parte vem do ar mas tb retira nutrientes do solo como eu referi (aliás eu referi atrás que precisava de luz, ar, água e nutrientes do solo). Isto referindo-me às plantas em geral...
Uma parte vem do ar, outra parte vem da água e dos nutrientes do solo. Sem todos esses elementos não cresce (nem a planta é constituida unicamente por carbono embora grande parte seja... presumo inclusivamente que parte do carbono vem do solo).
A luz é importante para o processo de fotossíntese de onde a planta sintetiza uns elementos (que em parte desempenha um papel semelhante à respiração nos organismos animais) mas ela precisa também de comer e beber como nós (os nutrientes percorrem a planta sobre a forma de seiva da mesma forma que o sangue transporta também os nutrientes às células nos organismos animais).
Na verdade não é muito diferente...
Uma parte vem do ar, outra parte vem da água e dos nutrientes do solo. Sem todos esses elementos não cresce (nem a planta é constituida unicamente por carbono embora grande parte seja... presumo inclusivamente que parte do carbono vem do solo).
A luz é importante para o processo de fotossíntese de onde a planta sintetiza uns elementos (que em parte desempenha um papel semelhante à respiração nos organismos animais) mas ela precisa também de comer e beber como nós (os nutrientes percorrem a planta sobre a forma de seiva da mesma forma que o sangue transporta também os nutrientes às células nos organismos animais).
Na verdade não é muito diferente...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
comentário
Caros
O meu primeiro comentário foi uma aproximação grosseira ao tema.
Não a fiz com a precisão necessária, reconheço-o.
O Marco fez um reparo sobre a distância do Sol à Terra, afirmando que a distãncia menor ou maior é irrelevante para o fenómeno do aquecimento da Terra no Verão no local que consideramos, tudo decorrendo do angulo de incidência dos raios solares nesse local que a essa distância se apresentam quase paralelos (8m 15s *300.000k/s ~_ 150.000.000 km)
Importa, contudo, considerar que os factores a ter em atenção para a existência de solisticios e equinócios e para a existência de estações durante o ano decorrem ou são devidos, fundamentalmente ,à inclinação do eixo da Terra no seu movimento de rotação e do seu movimento de translacção em volta do Sol, conjugado com a latitude do lugar que se considera. No equador a variação é mínima.
Naturalmente, que não me referia ao Afélio nem ao Periélio do Sol na órbbita da terra.
O angulo de incidência dos raios solares num lugar da superfície do globo, resulta, portanto, do plano de rotação do globo terrestre, do ponto da órbita em volta do Sol onde se encontra e da latitude do lugar que se considera.
Isto tentando a concisão do tema.
cumps
O meu primeiro comentário foi uma aproximação grosseira ao tema.
Não a fiz com a precisão necessária, reconheço-o.
O Marco fez um reparo sobre a distância do Sol à Terra, afirmando que a distãncia menor ou maior é irrelevante para o fenómeno do aquecimento da Terra no Verão no local que consideramos, tudo decorrendo do angulo de incidência dos raios solares nesse local que a essa distância se apresentam quase paralelos (8m 15s *300.000k/s ~_ 150.000.000 km)
Importa, contudo, considerar que os factores a ter em atenção para a existência de solisticios e equinócios e para a existência de estações durante o ano decorrem ou são devidos, fundamentalmente ,à inclinação do eixo da Terra no seu movimento de rotação e do seu movimento de translacção em volta do Sol, conjugado com a latitude do lugar que se considera. No equador a variação é mínima.
Naturalmente, que não me referia ao Afélio nem ao Periélio do Sol na órbbita da terra.
O angulo de incidência dos raios solares num lugar da superfície do globo, resulta, portanto, do plano de rotação do globo terrestre, do ponto da órbita em volta do Sol onde se encontra e da latitude do lugar que se considera.
Isto tentando a concisão do tema.
cumps
cannot Escreveu:Ok. O tópico ficou arruinado com a tua explicação marco![]()
Estou a brincar, era óbvio que não iria demonstrar nada com um tópico, ainda para mais num fórum de bolsa.
Pois é o que eu queria dizer, e concordo com a apresentação que vi, é que muitas ideias erradas que nos são ensinadas para simplificar ficam gravadas de uma forma que depois é muito difícil recuperar - a não ser claro que tenhas formação nessa área. e mesmo assim não será simples de esquecer certos erros.
Em relação ao calor na terra a resposta do marco está certa (claro, é difícil apanha-lo a dizer asneiras aqui). Os raios de luz do sol podem considerar-se paralelos quando chegam à terra portanto o tamanho da área onde incidem é que vai fazer toda a diferença. Dito por palavras simples, se chegarem na perpendicular os mesmos raios vão incidir numa zona (superfície) mais pequena que se chegarem na noutro ângulo qualquer. Esta superfície vai aumentando à medida que chegam com uma inclinação, portanto, em cada ponto, essa mesma superfície vai ficando menos quente (duma forma que mantem a temperatura da superfície como um todo).
Não deixa de ser interessante que mesmo quem sabe que é a inclinação que é o factor principal (os outros são mesmo desprezáveis como disse os Marco) depois se tiver que explicar porquê tem alguma dificuldade em saber exactamente. No entanto se pegarmos numa lanterna é muito fácil mostrar a explicação que deixei acima, certo?
Em relação à pergunta das árvores ainda mais se nota isto que digo. Até agora só mesmo alguns (poucos) com formação em biologia me souberam explicar de onde vem a matéria de que são formadas as plantas (na sua maior parte, tipo mais de 95%). Na verdade não era necessário entrar numa de física teórica e dizer que vem do BB, coisa que nem sabemos bem. Mas sabemos bem que vem do ar. Eu também não sabia mas sim vem do ar e não da terra ou do sol. É pura e simplesmente carbono que é fixado pela fotossíntese do CO2. Portanto a terra e o sol possibilitam isso mas a matéria vem do Ar (e é carbono).
A pergunta das trajectórias dos planetas também entra para ajudar à confusão na questão das estações. As trajectórias são na realidades elípticas mas se as desenharmos (vistas de cima) deveremos fazer algo parecido com um círculo e não com uma elipse (como disse o marco - em relação à distância máxima e mínima em relação ao sol a terra varia em aproximadamente 2%, quase nada). Mas se olharem para os livros das "criancinhas" geralmente vêm elipses muito marcadas pois a visão é em perspectiva e não porque as trajectórias sejam de facto assim. Isto será (agora estou a especular) uma das razões para que se pense que a distância ao sol tem algum efeito na temperatura da terra.
A conclusão disto é que por vezes damos por garantidas certas coisas e na realidade estamos completamente enganados. Fica só para todos nos dedicarmos mais a questionar o que damos por garantido, principalmente se tiver uma explicação muito complicada![]()
Abraço
Nao encerres a questao, que a questao da materia prima das plantas ainda nao esta bem explicada e incompleta (1/3)!
Não faz mal!...
jotabilo Escreveu: Não sei se conheceste um tal professor de física Dr António Manuel baptista....que ultimamente entrou em discussão com o sociólogo de Coimbra um tal de Boaventura de Sousa Santos àcerca das constantes da física e do determinismo dessa ciência....decorrente do princípio da incerteza formulado por Heisenberg que nasce do desenvolvimento da mecânica quântica.
Pois eu fui aluno desse professor e por acaso fui a exame com ele na disciplina de física e durante uma hora e meia discutimos a fórmula da equação da elongações e os coeficientes de elasticidade e compressibilidade da matéria.
Quero dizer-te que foi empolgante essa discussão e que jamais a esqueci.
cumps
Isto só prova que podes saber muito sobre equações de elongações sem perceber nada sobre o que é um fluxo.
Para confirmar que a diagonal do sol tem influencia, basta ver o nascer e o pôr do sol, onde este atravessa uma enorme camada de atmosfera até ao observador. Aquilo não tem um dimmer, é mesmo o efeito de filtro.
Claro que quanto maior são os dias, mais horas de exposição, as temperaturas são mais elevadas. Eu não disse nada em contrário.

Claro que quanto maior são os dias, mais horas de exposição, as temperaturas são mais elevadas. Eu não disse nada em contrário.

Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
jotabilo Escreveu:Caros
É mais quente no Verão o porque o Sol está mais pertdo local da terra onde estamos e são mais horas de exposição à luz solar( no caso vertente no hemisfério norte)... e deixem-se de ângulos e quejandos......
cumps
Já que continuas com posts eu tenho que dizer também qualquer coisa em relação aos teus. Não posso ficar calado pois desta vez é claro que queres dar a volta.
Este foi o teu primeiro post!
Isto é completamente errado! Não adianta estares a dar a volta à questão, seria preferível que assumisses ou que não dissesses mais nada. Todos erramos e as perguntas eram mesmo para errar...
A maior distância entre o sol e a terra é em julho (+- a 4 de julho) e o facto de a terra estar inclinada não influência nada esta distância (que são ~150Milões de Km), portanto é verão (no hemisfério norte) quando estamos mais longe na terra que no inverno.
A pergunta nunca teve nada relacionado com o tempo de exposição mas sim com temperatura, chama-lhe temperatura instantânea se quiseres.
Em suma, o factor principal é mesmo o ângulo de incidência dos raios de luz, que foi completamente ignorado no teu primeiro post. Claro que os raios não incidem na perpendicular porque a terra tem um eixo de rotação inclinado (coisa que não referes no 1º post), mas isso só por si não explica o facto.
Abraço
comentário
Caro Triúnviro
Não sei se conheceste um tal professor de física Dr António Manuel baptista....que ultimamente entrou em discussão com o sociólogo de Coimbra um tal de Boaventura de Sousa Santos àcerca das constantes da física e do determinismo dessa ciência....decorrente do princípio da incerteza formulado por Heisenberg que nasce do desenvolvimento da mecânica quântica.
Pois eu fui aluno desse professor e por acaso fui a exame com ele na disciplina de física e durante uma hora e meia discutimos a fórmula da equação da elongações e os coeficientes de elasticidade e compressibilidade da matéria.
Naturalmente que as minhas noções de mecânica quântica são liminares. Mas não será preciso ir aí para entender o que pretendes dizer sobre a densidade da radiação que invocas para justificares o aumento de temperatura no Verão.
A causa primeira decorre da inclinação do plano de rotação do globo terrestre e do seu movimento de translação em volta do Sol...claro que desse dois factos decorrem, essa variação de incidência do raios solares e a duração do tempo de exposição solar de um determinado local da terra.
A tua explicação é já de um facto derivado daqueles factores primários.
Quanto ao sistema de crênças...foi uma expressão que ultimamente ouvi do professor Carvalho Fernandes...numa conferência a que assisti....e ele deu uma boa explicação para essa expressão...eu apenas a utilizei para suporte das minhas alegações... sim...concordo contigo ...que por vezes os professores nos induzem a ter erros na interpretação da realidade e que depois são muito difíceis de corrigir.....mas não é este o caso...tu é que quiseste dar uma explicação mais pormenorizada do fenómeno das estações do ano e ativeste-te a essa coisa da densidade da radiação...que não deixa de ser exacto....se inserido nos factos primários que os originam....inclinação do eixo de rotação da terra e movimento de translação da terra em volta do Sol....como referi em primeira mão.
cumps
Não sei se conheceste um tal professor de física Dr António Manuel baptista....que ultimamente entrou em discussão com o sociólogo de Coimbra um tal de Boaventura de Sousa Santos àcerca das constantes da física e do determinismo dessa ciência....decorrente do princípio da incerteza formulado por Heisenberg que nasce do desenvolvimento da mecânica quântica.
Naturalmente que as minhas noções de mecânica quântica são liminares. Mas não será preciso ir aí para entender o que pretendes dizer sobre a densidade da radiação que invocas para justificares o aumento de temperatura no Verão.
A causa primeira decorre da inclinação do plano de rotação do globo terrestre e do seu movimento de translação em volta do Sol...claro que desse dois factos decorrem, essa variação de incidência do raios solares e a duração do tempo de exposição solar de um determinado local da terra.
A tua explicação é já de um facto derivado daqueles factores primários.
Quanto ao sistema de crênças...foi uma expressão que ultimamente ouvi do professor Carvalho Fernandes...numa conferência a que assisti....e ele deu uma boa explicação para essa expressão...eu apenas a utilizei para suporte das minhas alegações... sim...concordo contigo ...que por vezes os professores nos induzem a ter erros na interpretação da realidade e que depois são muito difíceis de corrigir.....mas não é este o caso...tu é que quiseste dar uma explicação mais pormenorizada do fenómeno das estações do ano e ativeste-te a essa coisa da densidade da radiação...que não deixa de ser exacto....se inserido nos factos primários que os originam....inclinação do eixo de rotação da terra e movimento de translação da terra em volta do Sol....como referi em primeira mão.
cumps
Ok. O tópico ficou arruinado com a tua explicação marco
Estou a brincar, era óbvio que não iria demonstrar nada com um tópico, ainda para mais num fórum de bolsa.
Pois é o que eu queria dizer, e concordo com a apresentação que vi, é que muitas ideias erradas que nos são ensinadas para simplificar ficam gravadas de uma forma que depois é muito difícil recuperar - a não ser claro que tenhas formação nessa área. e mesmo assim não será simples de esquecer certos erros.
Em relação ao calor na terra a resposta do marco está certa (claro, é difícil apanha-lo a dizer asneiras aqui
). Os raios de luz do sol podem considerar-se paralelos quando chegam à terra portanto o tamanho da área onde incidem é que vai fazer toda a diferença. Dito por palavras simples, se chegarem na perpendicular os mesmos raios vão incidir numa zona (superfície) mais pequena que se chegarem na noutro ângulo qualquer. Esta superfície vai aumentando à medida que chegam com uma inclinação, portanto, em cada ponto, essa mesma superfície vai ficando menos quente (duma forma que mantem a temperatura da superfície como um todo).
Não deixa de ser interessante que mesmo quem sabe que é a inclinação que é o factor principal (os outros são mesmo desprezáveis como disse os Marco) depois se tiver que explicar porquê tem alguma dificuldade em saber exactamente. No entanto se pegarmos numa lanterna é muito fácil mostrar a explicação que deixei acima, certo?
Em relação à pergunta das árvores ainda mais se nota isto que digo. Até agora só mesmo alguns (poucos) com formação em biologia me souberam explicar de onde vem a matéria de que são formadas as plantas (na sua maior parte, tipo mais de 95%). Na verdade não era necessário entrar numa de física teórica e dizer que vem do BB, coisa que nem sabemos bem. Mas sabemos bem que vem do ar. Eu também não sabia mas sim vem do ar e não da terra ou do sol. É pura e simplesmente carbono que é fixado pela fotossíntese do CO2. Portanto a terra e o sol possibilitam isso mas a matéria vem do Ar (e é carbono).
A pergunta das trajectórias dos planetas também entra para ajudar à confusão na questão das estações. As trajectórias são na realidades elípticas mas se as desenharmos (vistas de cima) deveremos fazer algo parecido com um círculo e não com uma elipse (como disse o marco - em relação à distância máxima e mínima em relação ao sol a terra varia em aproximadamente 2%, quase nada). Mas se olharem para os livros das "criancinhas" geralmente vêm elipses muito marcadas pois a visão é em perspectiva e não porque as trajectórias sejam de facto assim. Isto será (agora estou a especular) uma das razões para que se pense que a distância ao sol tem algum efeito na temperatura da terra.
A conclusão disto é que por vezes damos por garantidas certas coisas e na realidade estamos completamente enganados. Fica só para todos nos dedicarmos mais a questionar o que damos por garantido, principalmente se tiver uma explicação muito complicada
Abraço

Em relação ao calor na terra a resposta do marco está certa (claro, é difícil apanha-lo a dizer asneiras aqui

A conclusão disto é que por vezes damos por garantidas certas coisas e na realidade estamos completamente enganados. Fica só para todos nos dedicarmos mais a questionar o que damos por garantido, principalmente se tiver uma explicação muito complicada

Abraço
Editado pela última vez por cannot em 6/9/2009 20:09, num total de 1 vez.