Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

off topic - O estado da educação no mundo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por yabadabadoo » 6/9/2009 19:48

O efeito é o mesmo que lançar um jacto de água sobre uma superficie, havando um angulo entre a superficie e o jacto.
É evidente que quando o angulo é de 90º a superficie 'engole' mais água. Passa-se o mesmo com os raios de Sol sobre a superfície
da Terra.

Fernando
There are bold traders and old traders but no bold, old traders

Registado: 2/5/2008 12:53

por MarcoAntonio » 6/9/2009 19:28

Eu não procurei para as anteriores. Procurei depois, para demonstrar que estava correcta quando o Jotabilo começou a questionar...

Quanto à primeira, depende até que ponto queres saber a pergunta. No dia a dia, a planta retira energia do sol e do ar e nutrientes e água da Terra (solo). Por sua vez tudo tem origem nas estrelas uma vez que o sistema solar é formado a partir de gases e "poeira" das Estrelas. Mas no limite, vem tudo do nada ou de uma singularidade no Espaço-Tempo se quisermos aceitar a relativamente consensual teoria do Bang-Bang.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por cannot » 6/9/2009 19:24

MARco, sem procurar informacao qual seria a tua resposta para a questao das plantas?

Isto esta interesante, mas para mim era mais interessante se tentassem responder da forma mais simples possivel às 2 perguntas q estao no meu 1 post. Bastam meia duzia de palavras... Nao me interessa minimamente saber quem sabe ou nao,apenas gostava de ter uma ideia se muitas pessoas têm ideias erradas ou nao.

Em resposta a um comentario do marco em relacao à forma como se ensina. Eu acho muito grave dizer coisas erradas aos meninos seja pela razao q for. Muitos ficam com isso marcado para toda a vida.

Abraco
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por MarcoAntonio » 6/9/2009 19:17

LOL...

Não são efeitos do Wiki, são efeitos do estudo e de gostar de entender os fenómenos e também porque a minha área académica tem forte componente em Física. Estava eu mal se não compreendi este fenómeno. Já sei disto bastantes anos antes de o Wiki ser fundado!

As coisas de que te lembras...
:mrgreen:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

comentário

por jotabilo » 6/9/2009 19:13

Naturalmente que no Verão a radiação solar é menos inclinada....mas é a duração dos dias que aumenta a exposição e esse é que é o factor determinante de temperaturas mais elevadas.....e tudo isso devido à inclinação do eixo de rotação do globo no seu movimento de translacção.
O equador e na zona equatorial ...naturalmente que pouca variação se verifica nos dias ....existem apenas duas estações....por isso mesmo... a estação seca...e a estação húmida.....as amplitudes térmicas são mínimas.

Enfim....efeitos da wiki.....

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

por MarcoAntonio » 6/9/2009 19:12

Isto é basicamente a mesma imagem que coloquei atrás, mas retirada do site da NASA e acrescentando na superfície um segmento de arco representando a área que corresponde (ao longo da superfície da terra) à mesma quantidade de radiação.

Portanto, para além da fonte ser diferente (embora isto seja tão elementar que a fonte da imagem não interessa para nada) tem uma ajuda visual adicional para se perceber que a mesma radiação chega a áreas bem diferentes.

Como deverás entender, a mesma radiação para uma área maior, resulta em menos calor (coisa que podes experimentar em casa no inverno com um aquecedor em casa em compartimentos de diferentes tamanhos). Ou até, se quiseres, ao ar livre, durante o dia com uma lupa e incidir com ela em diferentes ângulos na palma da mão...

Imagem

É este o principal factor e não a variação marginal (de +/- 3%) na distância do Sol.
Imagem

Administrador Fórum

Re: comentário

por MarcoAntonio » 6/9/2009 19:05

jotabilo Escreveu: Nem me ter com posso....ao ler a tua afirmação.
Queres ver que tornas factor principal da existência de estações factores absolutamente acessórios face a outros mais determinantes....Eh pá.....então andei eu a estudar geologia... geografia topografia......meteorologia...e vens agora tu retirar-me esse sistema de crenças nos quais espequei a minha razão?!!!!....Oh messa!!!

É mais ao contrário mas ok. Queres continuar a acreditar que o factor desprezível é o fundamental, força!

jotabilo Escreveu:e volte à inocência escolar da minha meninice....

Eu ia jurar que quando era menino me ensinaram a coisa errada, ou porque os professores não sabiam ou porque os meninos com essa idade ainda não entendem conceitos mais avançados (como densidade de radiação). Tenho a vaga ideia que na primária se dizia aos meninos que no Verão era mais quente porque o Sol estava mais próximo.

Mas depois cresci e aprendi a verdadeira razão.
Imagem

Administrador Fórum

comentário

por jotabilo » 6/9/2009 19:01

Caro Triúnviro

Nem me ter com posso....ao ler a tua afirmação.
Queres ver que tornas factor principal da existência de estações factores absolutamente acessórios face a outros mais determinantes....Eh pá.....então andei eu a estudar geologia... geografia topografia......meteorologia...e vens agora tu retirar-me esse sistema de crenças nos quais espequei a minha razão?!!!!....Oh messa!!!

Era o que me faltava.

Caro triúnviro....pega lá nos teus calhamaços e reconstitui o movimento de translação
da terra,,conjuga-o com o movimento de rotação da mesma ...faz um esquema.....podes...se assim entenderes...procurar na net uma imagem e convence-me que é a densidade de radiação que faz a estações da terra.....meu amigo!!!! que eu talvez desfaça o tal meu sistema de crenças.....e volte à inocência escolar da minha meninice....

cumps.

por tava3 » 6/9/2009 18:59

Está respondido.

:wink:
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por MarcoAntonio » 6/9/2009 18:59

É ainda por esta razão que a zona tropical - em torno do Equador entre o trópico de Cancer e Capricórnio - é a mais quente da Terra e tem (na prática) um Verão que dura praticamente todo o ano. Porque nessa região ao longo do ano a gama de ângulos de incidência nunca varia muito. É o tempo todo uma zona da Terra onde a concentração da radiação é sempre relativamente elevada...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 6/9/2009 18:52

E volto a dizer, a distância sofre uma variação marginal. Isso não tem praticamente qualquer relevância!

Entre o ponto mais próximo e o ponto mais distante existe uma variação da ordem dos 5 milhões de kilometros em cerca de 150 milhões. É uma variação de 3% que é marginal e desprezível...

E se a da órbita é desprezível, a que deriva da orientação da Terra (uns milhares de kilometros no máximo) ainda mais.

Já a inclinação da Terra tem um efeito muito, muito maior na forma como a radiação (que nos trás o calor) incide na superfície, como essa radiação é dispersa e na duração do dia!
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 6/9/2009 18:48

Jotabilo, a tua explicação é incorrecta.
Imagem

Administrador Fórum

comentário

por jotabilo » 6/9/2009 18:48

Caro Tavaver

É precisamente ao contrário....no inverno o Sol está mais afastado do local que consideramos....isto devido...mais uma vez o digo, àinclinação do eixo de rotação do globo....

por MarcoAntonio » 6/9/2009 18:46

Jotabilo, a inclinação da Terra tem um efeito absolutamente marginal e completamente desprezível na distância do sol à superfície terrestre...

A questão é mesmo o ângulo.

Já agora, para que não fiquem dúvidas e para verificarem como a minha explicação é a correcta:

Because of the axial tilt of the Earth, the position of the Sun in the sky (as seen by an observer on the surface) varies over the course of the year. For an observer at a northern latitude, when the northern pole is tilted toward the Sun the day lasts longer and the Sun climbs higher in the sky. This results in warmer average temperatures from the increase in solar radiation reaching the surface. When the northern pole is tilted away from the Sun, the reverse is true and the climate is generally cooler. Above the arctic circle, an extreme case is reached where there is no daylight at all for part of the year. (This is called a polar night.) This variation in the climate (because of the direction of the Earth's axial tilt) results in the seasons.

Nesta página, mais em detalhe, podem ver um esquemazinho a ilustrar a densidade da radiação, a principal razão porque temos um Verão mais quente que o Inverno:

http://en.wikipedia.org/wiki/Seasons
Anexos
seasons.png
seasons.png (9.28 KiB) Visualizado 1284 vezes
Imagem

Administrador Fórum

comentário

por jotabilo » 6/9/2009 18:43

A maior parte da matéria existente na terra tem origem fora do sitema solar e talvez fora da nossa galáxia... no Sol apenas existirá hidrogénio e hélio....os primeiros elementos da tabela de Mendeliev....no nosso corpo existem elementos cuja formação exige mais tempo do que a idade do sistema solar ou mesmo da galáxia.
Por isso podemos dizer que nós somos herdeiros das estrelas do universo...do mais longuíquo....
As árvores tb têm elementos mais antigos do que o sistema solar e da galáxia....logo só podem ter origem no pó das estrelas fora da nossa Via Láctea....

cumps

por tava3 » 6/9/2009 18:38

O sol está mais perto da terra quando é inverno no hemisfério norte, aproximadamente 5 milhões de km.

comentário

por jotabilo » 6/9/2009 18:34

Isto devido à inclinação do plano de rotação do globo terrestre, como é natural que assim seja.

cumps

comentário

por jotabilo » 6/9/2009 18:31

Caros

É mais quente no Verão porque o Sol está mais perto do local da terra onde estamos e são mais horas de exposição à luz solar( no caso vertente no hemisfério norte)... e deixem-se de ângulos e quejandos......

cumps

por tava3 » 6/9/2009 18:21

Já tinha dito isto, é o que acontece quando se lê de trás para frente.

:P

por tava3 » 6/9/2009 18:17

E também que o sol quando na diagonal, atravessa uma camada mais "grossa" de atmosfera, aumentado o efeito de filtro.

por MarcoAntonio » 6/9/2009 17:51

cannot Escreveu:Outra perguntava se com uma pilha, um fio eléctrico e uma lâmpada (de potência apropriada para a ligar à pilha, claro) conseguíamos fazer uma lanterna. O engraçado é que mesmo dos alunos de electro, muitos diziam que não. A conclusão dele era que quem nunca experimentou, e apenas viu as coisas em esquema (em papel), acha bastante difícil. Mas não é...

Claro que sim. Até há lanternas minimalistas que são feitas dessa forma (esses alunos de electro são é "morcões")!
:wink:

Basta colocar um dos contactos da lampada (normalmente na extremidade desta) em contacto directo com um dos polos da pilha. E com o (único) fio une-se o outro polo da pilha ao outro contacto da lampada (normalmente lateral).

Quanto à questão do Verão, o problema não é a atmosfera mas a dispersão da radiação (e logo do calor). Para se perceber bem, basta pensar até numa lanterna: se incidirem perpendicularmente no chão a lanterna, o foco de luz no chão está mais concentrado (a mesma radiaçao chega a uma área menor). Se começarem a inclinar a lanterna (a projectá-la no chão na diagonal) o foco no chão vai enfraquecendo (a mesma radiação dispersa-se por uma área maior). É esta a principal razão para termos um Verão mais quente que o Inverno: o ângulo de incidência do Sol e logo a concentração da radiação.
Imagem

Administrador Fórum

por cannot » 6/9/2009 17:33

Basta uma resposta simples, e sem explicação.

silvaxico Escreveu:Parece que vou ser o primeiro a errar...

1 - Acho que o que as faz crescer é a luz solar, mas como a luz não é matéria... a resposta seria qq coisa como "vem do Big Bang" (de onde veio tudo).

Julgo que a pergunta pode ser feita de outra forma. De onde vem a matéria que as árvores criam (por exemplo a madeira).

Segundo esta resposta seria vem do Sol, certo?

silvaxico Escreveu:2 - Penso que seja devido ao ângulo com que a luz solar chega à Terra. Tendo menos atmosfera para atravessar, o calor do Sol chega "cá abaixo" mais facilmente.

Então é devido à distância que tem que atravessar na atmosfera?

silvaxico Escreveu:Depois coloca aqui as respostas correctas, sff.

Deixa só ter algumas respostas...

Na apresentação que vi havia mais duas perguntas.

Uma pedia para desenhar a forma das órbitas dos planetas do sistema solar numa folha de papel.

Outra perguntava se com uma pilha, um fio eléctrico e uma lâmpada (de potência apropriada para a ligar à pilha, claro) conseguíamos fazer uma lanterna. O engraçado é que mesmo dos alunos de electro, muitos diziam que não. A conclusão dele era que quem nunca experimentou, e apenas viu as coisas em esquema (em papel), acha bastante difícil. Mas não é...

Abraço

por silvaxico » 6/9/2009 16:13

Parece que vou ser o primeiro a errar...

1 - Acho que o que as faz crescer é a luz solar, mas como a luz não é matéria... a resposta seria qq coisa como "vem do Big Bang" (de onde veio tudo).

2 - Penso que seja devido ao ângulo com que a luz solar chega à Terra. Tendo menos atmosfera para atravessar, o calor do Sol chega "cá abaixo" mais facilmente.

Depois coloca aqui as respostas correctas, sff.

Registado: 30/11/2007 21:12

off topic - O estado da educação no mundo

por cannot » 6/9/2009 13:00

Com este tópico quero apenas apresentar um pequeníssimo exemplo prático de como vai a educação no mundo. Vou apresentar duas perguntas que, devido a influenciarem todos nós, todos deveríamos saber responder sem dúvidas (pelo menos que tenha acabado o ensino obrigatório).

Antes disso quero dizer que o importante não é saber quem sabe ou não mas tentar mostrar que por vezes sabemos menos do que parece. Peço portanto que não vão procurar a resposta mas que respondam sinceramente. Isto foi alvo de estudo e mesmo os mais "educados" responderam erradamente, de entre alunos do MIT a professores por exemplo, mas o padrão parece repetir-se por todo o mundo. Parece que por vezes metemos ideias na cabeça enquanto novos (ou alguém nos mete) que depois são difíceis de retirar.

As perguntas são:

1) de onde vem a matéria que faz as árvores (plantas) crescerem, produzirem madeira, etc?

2) porque razão é mais quente no verão que no inverno?

Eu só acertei uma destas :|

Abraço

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69 e 47 visitantes