Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OffTópic - Finalmente uma decisão justa, peca por tardia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por lutav » 2/9/2009 15:12

EALM Escreveu:
lutav Escreveu:eu gosto é das "velhinhas linhas de cobre"... que devem ser muito diferentes de "novinhas linhas de cobre"...

:lol:

E são, muito até. Não penses que já não se instalam linhas de cobre...


eu estava a ser irónico... acredita que sei muito bem o que se instala, quando, porquê, onde... :wink:

beijos e abraços
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2174
Registado: 22/9/2006 22:36
Localização: 14

por EALM » 2/9/2009 15:04

lutav Escreveu:eu gosto é das "velhinhas linhas de cobre"... que devem ser muito diferentes de "novinhas linhas de cobre"...

:lol:

E são, muito até. Não penses que já não se instalam linhas de cobre...
 
Mensagens: 375
Registado: 1/5/2008 2:21
Localização: 8º W

por lutav » 2/9/2009 12:57

eu gosto é das "velhinhas linhas de cobre"... que devem ser muito diferentes de "novinhas linhas de cobre"... e se calhar, ha 6 anos, muita coisa era diferente..

ja agora, indepedentemente da razao (e da validade da multa e da validade do seu valor) estar do lado PT/ZON ou do Regulador, convem referir que ha aqui uma guerra antiga, nem sempre sustentada nas melhores motivações...

beijos e abraços

Abaixo a PT
Abaixo a sonae
Abaixo os grandes grupos....

:lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2174
Registado: 22/9/2006 22:36
Localização: 14

por mandachuva » 2/9/2009 12:29

Esta multa com 6 anos de atraso descridibiliza totalmente o sentido de justiça. Entretanto as empresas em questão já afirmaram que vão recorrer. Duvido que a multa seja paga... E se for paga, para onde vai o dinheiro? para o défice do estado? e entretanto os consumidores foram prejudicados durante anos... enfim...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 191
Registado: 2/5/2006 14:21
Localização: 8

por limpaesgotos » 2/9/2009 12:17

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Econom ... id=1350783

ONI satisfeita com multa da Autoridade da Concorrência à PT e ZON

Hoje às 11:34
Contactada pela TSF, a ONI, uma das empresas queixosas mostra-se satisfeita com a decisão da Autoridade da Concorrência que multou em mais de 53 milhões de euros o grupo PT e ZON.

Paulo Neves reage à decisão da Autoridade da Concorrência

Paulo Neves, o director de regulação da ONI, lamenta apenas o facto da decisão ter sido tardia e lembra que por causa da PT a ONI teve de abandonar o negócio residencial de telecomunicações.

A TSF está ainda a tentar um contacto com a SONAE, outra das empresas queixosas.
Cumprimentos.


" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1262
Registado: 16/2/2008 22:43
Localização: Portugal

por keijas » 2/9/2009 12:13

Elias Escreveu:
E já agora justa porquê?


Pois....

Agora vai recomeçar o processo

A SONAECOM vai colocar um processo por prejuizos causados,segundo a TSF

keijas
 
Mensagens: 905
Registado: 17/5/2008 19:41
Localização: ourem

por limpaesgotos » 2/9/2009 12:06

Elias Escreveu:limpaesgotos esta notícia já tinha sido colocada no tópico da PT e no tópico da ZON.

Porquê abrir um offtopic?

E já agora justa porquê?


Certamente tu não vives numa zona onde a concorrência funciona em cima das linhas da PT, onde não existe mais nada a não ser as velhinhas linhas de cobre pagas pelos portugueses.

Mau serviço de internet, velocidades não chegam a metade do contratado, publicidade enganosa, obrigação de pagar a assinatura do telefone á PT para ter internet.

Bombardeamento de telefonemas da meo a pedir para a derir ao serviço quando nem sequer 2mb garantem no ADSL, contratos enviados para casa das pessoas para assinar quando não é pedido nenhuma aderência ao serviço que eles por razões técnicas não conseguem fornecer, etc , etc, etc, etc ....

Se se rescindir contrato com a PT (por justa causa) como a concorrência funciona pela linha da PT, continua-se a pagar os 15 eur á PT, e os problemas mantêm-se ...

Finalmente existe uma opção a conciderar, um dos supostos tarifários com tráfego ilimitado da banda larga movel, Kanguru ou Vodafone (supostos -> publicidade enganosa, ver a politica de utilização responsável, na prática existe limite de tráfego)
Cumprimentos.


" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1262
Registado: 16/2/2008 22:43
Localização: Portugal

er

por luislobs. » 2/9/2009 11:54

Alguem acredita que a Pt pague essa multa?

Agora vem a contestaçao e imensos meses de treguas e nada...

.
-


Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
 
Mensagens: 715
Registado: 13/12/2007 10:15

por Elias » 2/9/2009 11:45

limpaesgotos esta notícia já tinha sido colocada no tópico da PT e no tópico da ZON.

Porquê abrir um offtopic?

E já agora justa porquê?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por limpaesgotos » 2/9/2009 11:43

(..) autoridade concluiu que, entre 22 de Maio de 2002 e 30 de Junho de 2003, existiu abuso de posição dominante por parte (...)

Entre 22 de Maio de 2002 e 30 de Junho de 2003 ??

E o que se está a passar actualmente ???

Concluo que afinal a autoridade da concorrencia não está a funcionar bem ....

//////////////////////////////

/////////////////////////////////


http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinh ... sempre.htm

Autoridade da Concorrência aplica maior multa de sempre à PT e à Zon

A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou hoje ter aplicado uma coima de 53,062 milhões de euros, a maior de sempre, a empresas dos grupos PT e Zon por abuso de posição dominante no mercado de acesso à banda larga. Ambas as operadoras contestam a decisão.

"O Conselho da Autoridade da Concorrência decidiu aplicar às arguidas que integram o Grupo PT uma coima de 45,016 milhões euros e às arguidas que integram o Grupo ZON uma coima de 8,046 milhões de euros, perfazendo um total 53,062 milhões de euros", refere o comunicado da AdC.

A sanção - passível de recurso - corresponde a dois por cento do volume de negócios das empresas arguidas em 2003, diz o regulador. O valor da coima é superior à de 38 milhões de euros que a AdC aplicou à PT em Agosto de 2007 por recusa de acesso à rede de condutas no subsolo aos concorrentes TVtel e Cabovisão.


A autoridade concluiu que, entre 22 de Maio de 2002 e 30 de Junho de 2003, existiu abuso de posição dominante por parte da Portugal Telecom, PT Comunicações, ZON - Multimédia, Serviços de Telecomunicações e Multimédia e ZON - TV CABO Portugal, nos mercados grossista e retalhista de acesso à banda larga. Todas as empresas integravam à data o Grupo PT.

"No mercado grossista, o Grupo PT era o único fornecedor a terceiros de serviços de acesso em banda larga. Em consequência, a oferta grossista desse grupo assumia-se como incontornável para a prestação destes e de outros serviços de comunicações electrónicas pelos operadores alternativos aos do Grupo PT. Já no mercado retalhista de acesso em banda larga, as empresas do Grupo PT detinham uma quota de mercado de 70,7% em 2002 e de 77,7% em 2003", refere a AdC.

O regulador considerou assim que por mais de um ano os tarifários dos serviços grossista e de retalho pelas empresas que eram então do Grupo PT "esmagaram as margens" da concorrência.

O "esmagamento de margens", segundo a AdC, impediu os concorrentes de acompanhar os preços retalhistas de acesso à Internet do Grupo PT, uma vez que, sendo obrigadas a usar a única rede grossista no mercado - pertença da PT - as empresas concorrentes "não o conseguiriam fazer sem incorrer em prejuízos, ainda que fossem tão eficientes quanto a empresa retalhista do Grupo PT".

"As arguidas fixaram artificial e não equitativamente os preços para os serviços grossista e retalhista de acesso em banda larga, tendo induzido artificialmente a alta do preço grossista (por comparação com o preço retalhista) e a baixa do preço retalhista (por comparação com o preço grossista)" impedindo assim de obter lucro "um operador alternativo, ainda que igualmente eficiente à empresa retalhista do Grupo PT", acrescenta o regulador.

A AdC agiu na sequência das denúncias que a Clixgest Internet e Conteúdos, a Novis Telecom, a Onitelecom - Infocomunicações e a Media Capital Telecomunicações apresentaram, tendo provado a existência de "práticas restritivas da concorrência".

Estas práticas traduziram-se na fixação artificial de preços e na discriminação, bem como na limitação da produção, da distribuição, do desenvolvimento técnico e do investimento no serviço, causando assim dano à concorrência e aos consumidores, diz a AdC.

"Na sequência desses comportamentos, a empresa Media Capital Telecomunicações abandonou o mercado de fornecimento de serviços de acesso à Internet em banda larga e a empresa Clixgest Internet e Conteúdos suspendeu a sua oferta para novos clientes", acrescenta.

A AdC acusa ainda as empresas do Grupo PT de restringir a concorrência num conjunto de mercados conexos com o acesso em banda larga e de atrasar o desenvolvimento da banda larga em Portugal, em termos de tempo e velocidade de acesso.

Para a definição da sanção, o regulador diz ter tido em consideração que as empresas cessaram a aplicação do tarifário grossista na sequência de uma decisão da Anacom, de 25 de Junho de 2003. A AdC considerou no entanto como circunstância agravante a "susceptibilidade de afectação do comércio intra-comunitário" por parte das empresas que pertenciam então ao Grupo PT.

Lusa
Cumprimentos.


" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1262
Registado: 16/2/2008 22:43
Localização: Portugal

por Elias » 2/9/2009 11:39

limpaesgotos esta notícia já tinha sido colocada no tópico da PT e no tópico da ZON.

Porquê abrir um offtopic?

E já agora justa porquê?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

OffTópic - Finalmente uma decisão justa, peca por tardia

por limpaesgotos » 2/9/2009 11:35

Eu tenho as minhas razões ...

:clap:


--------------------------------------------
-------------------------------------------------

Multa de 53 ME da AdC à PT e Zon ligeiramente negativa -ESR
Origem Reuters
02-09-2009 10:15
LISBOA, 2 Set (Reuters) - As multas de 45 milhões de euros
(ME) e de 8,0 ME que a Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou
à Portugal Telecom (PT) e à Zon ,
respectivamente, têm um impacto ligeiramente negativo nos
títulos, considera o ES Research.
A AdC aplicou estas multas por abuso de posição dominante
nos mercados grossista e retalhista de acesso em banda larga
e,
tanto a PT como a Zon, já anunciaram que vão recorrer da
decisão.
"Opinião ligeiramente negativa para a PT. Dado o valor
considerável da multa (0,7 pct do market cap), a decisão da PT
de recorrer desta decisão é lógica e o resultado deverá ser
provavelmente um longo processo judicial até que uma decisão
final seja tomada", refere o ESR no Iberian Daily de hoje.
Lembra que noutras ocasiões a PT escolheu não fazer
provisões para este tipo de multas, "pelo que agora esperamos
uma posição semelhante".
No caso da Zon, a ESR considera também que é "ligeiramente
negativo".
"Tal como no caso da PT, uma disputa legal deverá ser
iniciada e o processo deverá demorar vários meses".
O ESR tem recomendações de Buy para a PT e Zon com price
targets de 7,4 euros e 7,0 euros, respectivamente.
Negociaram-se 572.152 acções da PT a descer 2,57 pct para
7,083 euros e 236.397 acções da Zon a cair 2,46 pct para 4,01
euros.

Nota: O leitor deve consultar este documento de research
integralmente, nomeadamente quanto ao 'disclaimer',
solicitando-o à casa de investimento que o elaborou.

(Por Patrícia Vicente Rua; Editado por Sérgio Gonçalves)
((---Lisboa Editorial 351 21 3509207,
lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging:
patricia.rua.reuters.com@reuters.net))
Cumprimentos.


" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1262
Registado: 16/2/2008 22:43
Localização: Portugal


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Majestic-12 [Bot], Sr.Marques e 80 visitantes