Fibonacci
Martingalo Escreveu:Para mim, todas a leituras que possas fazer dos números de Fibonacci vão ter de partir do principio que
os mercados têm uma estrutura geométrica onde existem ratios bem determinados entre crescimentos e retracements.
Como não há qualquer evidencia estatística que isso seja verdade, todas as interpretações que faças com base neles,
serão sempre supondo hipóteses muito frageis.
Martingalo
Como eu digo no post anterior, e implicitamente também o arnie, e admitindo, mesmo até, que não exista uma racionalidade teórica, ou fundamento teórico subjacente, para explicar a aplicação de um qualquer algoritmo a uma determinada situação, a partir da altura em que é aplicado por uma população estatisticamente significativa, nem que seja só por isso, ele torna-se estatisticamente significativo, originando um padrão!
Crash
arnie Escreveu:Martingalo Escreveu:De qualquer forma, se funcionassem bem, já estava tudo rico, não era ?
Se funcionasse bem? O quê?
Man, again, não são os nº de Fibonacci que te dizem o que o mercado vai fazer, és tu, que segundo a tua leitura dos nº, dizes o que o mercado vai fazer.
Não percebi.
Para mim, todas a leituras que possas fazer dos números de Fibonacci vão ter de partir do principio que
os mercados têm uma estrutura geométrica onde existem ratios bem determinados entre crescimentos e retracements.
Como não há qualquer evidencia estatística que isso seja verdade, todas as interpretações que faças com base neles,
serão sempre supondo hipóteses muito frageis.
- Registado: 2/5/2008 12:53
Re: hummm !
arnie Escreveu:? Porquê, simples, milhões de traders em todo o mundo negoceiam esses mesmos valores, fazendo assim com que eles "funcionem" (repito, não são os nº que funcionam mas sim somos nós que os fazemos funcionar... ou não).
Absolutamente de acordo, não só para este indicador, como para muitos outros!
O nosso comportamento condiciona o comportamento dos mercados e como muitos dos nossos comportamentos se conjugam de forma semelhante, acabam por se reflectir em comportamentos padrão do mercado!
sem mais comportamentos

Crash
De facto às vezes penso que a análise técnica tem algo semelhante à geometria.
A matemática desenvolveu-se a partir da geometria. Os antigos gregos não conheciam o cáculo nem as teorias matemáticas que agora usamos. Simplesmente usavam a geometria, métodos gráficos que explicavam certos problemas. Temos o caso do cálculo integral que só foi descoberto por Newton, no entanto Arquimedes através da geometria e do cálculo das áreas aproximou-se bastante deste método, mas por outras vias.
Na análise técnica, ainda não temos um cálculo matemático que faça uma previsão científica correcta e, no entanto através de métodos gráficos conseguimos prever, com algum incerteza é claro, alguns resultados.
Não tenho duvidas que por detrás deste grafismo pode estar uma explicação matemática. O problema, é que nos mercados temos o factor humano, o qual baralha e dá de novo as cartas.
Dizer que o método de fibonacci é uma treta, sinceramente não concordo, porque o costumo usar em todos os títulos onde actuo e vejo os seus resultados. Tem vezes em que falha,e não funciona a 100%, mas ajuda-me e muito.
Na quinta feira passada utilizei-o para shortar a galp. O meu fibonacci dáva-me suporte a 10.385 fechei a posição a 10.39. A galp veio fazer 10.38. Ajudou-me e mt.
Bons trades
A matemática desenvolveu-se a partir da geometria. Os antigos gregos não conheciam o cáculo nem as teorias matemáticas que agora usamos. Simplesmente usavam a geometria, métodos gráficos que explicavam certos problemas. Temos o caso do cálculo integral que só foi descoberto por Newton, no entanto Arquimedes através da geometria e do cálculo das áreas aproximou-se bastante deste método, mas por outras vias.
Na análise técnica, ainda não temos um cálculo matemático que faça uma previsão científica correcta e, no entanto através de métodos gráficos conseguimos prever, com algum incerteza é claro, alguns resultados.
Não tenho duvidas que por detrás deste grafismo pode estar uma explicação matemática. O problema, é que nos mercados temos o factor humano, o qual baralha e dá de novo as cartas.
Dizer que o método de fibonacci é uma treta, sinceramente não concordo, porque o costumo usar em todos os títulos onde actuo e vejo os seus resultados. Tem vezes em que falha,e não funciona a 100%, mas ajuda-me e muito.
Na quinta feira passada utilizei-o para shortar a galp. O meu fibonacci dáva-me suporte a 10.385 fechei a posição a 10.39. A galp veio fazer 10.38. Ajudou-me e mt.
Bons trades
- Registado: 7/7/2009 18:04
pinto80 Escreveu:Eu não digo que não possa ser uma ferramenta útil, até porque ainda estou a tentar perceber como isto funciona. Mas à primeira vista, parece-me vazia de explicação. Porquê aquela séries de números. Porque se aplica a mesma série a todos as acções?
Estaríamos a admitir que o mercado é perfeitamente e totalmente decifrável e fácil de prever.
Reitero que não quero estar a descartar mais este instrumento, apesar de não o considerar muito lógico....
- Porquê aquela serie de numeros? Bem, vai ao Wikipédia ler sobre a sua historia.
- Lá por o mercado bater de forma sistematica nesses valores, não faz dele decifrável. Aliás, tu não sabes em que valor o topo/fundo vai ser, sabes que será num dos valores mas não sabes em qual.
- Porque é que não lógico? Tens uma lista de nº, facilmente convertiveis em € e que, por alguma razão, provocam reacção nos mercados? Porquê, simples, milhões de traders em todo o mundo negoceiam esses mesmos valores, fazendo assim com que eles "funcionem" (repito, não são os nº que funcionam mas sim somos nós que os fazemos funcionar... ou não).
Apenas pensa nisto, todos os mercados querem testar 3/8 do movimento anterior. Todos os mercados que falhem este objectivo indicam que esse mesmo movimento anterior continua intacto.
Todos os mercados querem testar os 4/8 do movimento anterior pois sabem que a quebra destes indica que esse mesmo movimento anterior terminou e/ou pelo menos vai existir uma pausa no mesmo.
Sabendo estas duas simples regras podes construir um sistema de médio/longo prazo.
Depois podes passar para time frames mais pequenos, intraday, mas isso é outro assunto que não interessa para esta discussão.
Como tu dizes, é mais um instrumento.A logica dele é igual aos milhares de outros indicadores existentes.
É obvio que não te identificas com ele, No problem.
Encontra os instrumentos com os quais te identificas e aprende a negociar com eles. Esse é o teu objectivo.
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
allen Escreveu:A subida da tal GALP parou na tal dita expansao … curioso . Magia negra
E agora ? ! Se voltar quebrar o maximo os 11.44 são a proxima meta
A existir algum “ retracement” mais acentuado a meta estara nos 10,18
A tendencia para já não se alterou
AS
Eu não digo que não possa ser uma ferramenta útil, até porque ainda estou a tentar perceber como isto funciona. Mas à primeira vista, parece-me vazia de explicação. Porquê aquela séries de números. Porque se aplica a mesma série a todos as acções?
Estaríamos a admitir que o mercado é perfeitamente e totalmente decifrável e fácil de prever.
Reitero que não quero estar a descartar mais este instrumento, apesar de não o considerar muito lógico....
http://fiscalidadenoblog.wordpress.com/ - visite e sugira temas oportunos
- Registado: 5/12/2007 22:29
hummm !
A subida da tal GALP parou na tal dita expansao … curioso . Magia negra
AS
AS
- Anexos
-
- galp 1.jpg (27.33 KiB) Visualizado 5913 vezes
-
- galp.jpg (29.84 KiB) Visualizado 5904 vezes
- Registado: 29/12/2002 20:37
É claro que no jogo da Bolsa não há métodos perfeitos, nem longe disso.
Como foi a primeira vez que ouvi falar neste método fiquei curioso de saber de vocês o levam a sério nas vossas análises.
A mim parece-me pouco estruturado cientificamente e não vejo que aqueles números tenham qualquer raciocínio lógico derivado e aplicado ao mercado da procura e oferta de acções....
Como foi a primeira vez que ouvi falar neste método fiquei curioso de saber de vocês o levam a sério nas vossas análises.
A mim parece-me pouco estruturado cientificamente e não vejo que aqueles números tenham qualquer raciocínio lógico derivado e aplicado ao mercado da procura e oferta de acções....
Martingalo Escreveu:De qualquer forma, se funcionassem bem, já estava tudo rico, não era ?
Se funcionasse bem? O quê?
Man, again, não são os nº de Fibonacci que te dizem o que o mercado vai fazer, és tu, que segundo a tua leitura dos nº, dizes o que o mercado vai fazer.
chi allen...... que é feito de ti homem?
tens consciencia que nos privaste das tuas mensagens desde 16-11-2004

isto é que eu chamo de férias

kidding.......
Bons negocios,
arnie
arnie
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
- Registado: 2/5/2008 12:53
Bola de cristal ? Seguramente que não
Repara so neste exemplo . BPI
Coloca uma pitada de Elliot , vislumbras uma tendência “UP “ que a continuar, nos levará aos 2.23
Claro que isto é tudo magia , mas caso tenhas um programa que te permita “ desenhar “ , algo similar para a GALP pode ser que encontres um resultado interessante
AS
Repara so neste exemplo . BPI
Coloca uma pitada de Elliot , vislumbras uma tendência “UP “ que a continuar, nos levará aos 2.23
Claro que isto é tudo magia , mas caso tenhas um programa que te permita “ desenhar “ , algo similar para a GALP pode ser que encontres um resultado interessante
AS
- Anexos
-
- BPI.jpg (37.81 KiB) Visualizado 5965 vezes
- Registado: 29/12/2002 20:37
Re: Fibonacci
LTCM Escreveu:
A credibilidade é ZERO.
Volto a afirmar, pela 983 vez, não existe ninguém a ganhar em bolsa com essa treta. O que me parece é que as pessoas simplesmente gostam de ser enganadas.
Quem poderá discordar de afirmações tão bem fundamentadas

"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
LTCM Escreveu:pinto80 Escreveu:Bons dias,
Já ouviram falar do cálculo das retracções e projecções de finobacci?
Podem ver aqui: http://www.armento.com.br/artigos/78-re ... nacci.html
Atribuem alguma credibilidade a esta teoria?
A credibilidade é ZERO.
Volto a afirmar, pela 983 vez, não existe ninguém a ganhar em bolsa com essa treta. O que me parece é que as pessoas simplesmente gostam de ser enganadas.
LTCM
Por vezes uso esse indicador, entre outros, e o que interessa é verificar, nem que seja empiricamente, tal como nos outros, se existem correlações entre os valores e a realidade observada.
Ora, o que tenho verificado, várias vezes num histórico gráfico, é que muitas vezes os valores coincidem com suportes/resistências, de menor ou maior consistência, previamente traçados, que correspondem a fundos ou topos relativos.
Tenho usado muitas vezes, e.g., nas pequenas correções com resultados muito positivos.
Como diz o agrippa
"A questão é definires o espaço temporal da tendência. Às vezes parece um relógio. Mas como tudo na análise técnica, por si só não serve..."
Como em muitos outros indicadores, o que interessa é verificar se tem alguma validade estatística, na realidade objectiva dos gráficos, e se a probabilidade de acerto é superior ao do erro.
E tal como diz o arnie é importante
."a interpretação/utilização que tu fazes deles"
Crash
LTCM Escreveu:A credibilidade é ZERO.

Os nº de Fibonacci são tão validos como um MACD, um RSI, um ADX, um SO, Gann, Elliot e afins.
Não são os nº de Fibonacci que te fazem ganhar dinheiro nos mercados mas sim a interpretação/utilização que tu fazes deles.
Bons negocios,
arnie
arnie
pinto80 Escreveu:Bons dias,
A credibilidade é ZERO.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Fibonacci
Bons dias,
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, pfta, Pmart 1, trilhos2006 e 227 visitantes