Está na hora de Investir ----- É AGORA
Um conselho Vonda:
Não divulgues quanto compraste em termos concretos. Usa sempre relatividade, por exemplo, % da carteira.
Quanto ao teu investimento, se o fizeste a longo prazo (1 ano) não convém estares em cima da cotação numa base diária. Só te vais enervar e a estratégia que ponderaste inicialmente vai-te sair frustrada.
Se acreditas nos pressupostos da tua decisão então acredita até ao fim e assume uma postura à medida.
Abraços e bons negócios
Não divulgues quanto compraste em termos concretos. Usa sempre relatividade, por exemplo, % da carteira.
Quanto ao teu investimento, se o fizeste a longo prazo (1 ano) não convém estares em cima da cotação numa base diária. Só te vais enervar e a estratégia que ponderaste inicialmente vai-te sair frustrada.
Se acreditas nos pressupostos da tua decisão então acredita até ao fim e assume uma postura à medida.
Abraços e bons negócios
Energia dos 20 anos Vs Precaução dos 30...
Ao Contrario do Paulo e como já tenho mais 10 anos em cima tentei ser mais realista e comedido e ando há já uns tempos a ler, investigar tentar não fazer entradas à campeão. Posto isto achei que hoje era o dia de comprar umas acções para começar a ter experiencia "on field". Defini uma estratégia de olhar a um prazo de 12 meses (evitar as comições do meu banco e as desclarações de mais valia no IRS) e investir numa só empresa... Moto Engil pareceu-me a mais indicada. Adivinhem lá quem está no top das descidas de hoje com -2.5%. Pois é, acertei em cheio! É claro que o investimento não é elevado (380 acções) e quando vi o fecho da bolsa deu para lançar um sorriso juntamente com um pensamento "Não percebo nada disto".
Considero que isto foi uma boa lição (embora continue com a o sentimento de que foi uma boa aposta) e fiquei com a senção que ando a tentar perceber a lógica da batata. Paulo, como contava a música "... há sempre alguém que te diz... tem cuidado, há sempre alguem que nos faz... pensar um pouco..."
Ao Contrario do Paulo e como já tenho mais 10 anos em cima tentei ser mais realista e comedido e ando há já uns tempos a ler, investigar tentar não fazer entradas à campeão. Posto isto achei que hoje era o dia de comprar umas acções para começar a ter experiencia "on field". Defini uma estratégia de olhar a um prazo de 12 meses (evitar as comições do meu banco e as desclarações de mais valia no IRS) e investir numa só empresa... Moto Engil pareceu-me a mais indicada. Adivinhem lá quem está no top das descidas de hoje com -2.5%. Pois é, acertei em cheio! É claro que o investimento não é elevado (380 acções) e quando vi o fecho da bolsa deu para lançar um sorriso juntamente com um pensamento "Não percebo nada disto".
Considero que isto foi uma boa lição (embora continue com a o sentimento de que foi uma boa aposta) e fiquei com a senção que ando a tentar perceber a lógica da batata. Paulo, como contava a música "... há sempre alguém que te diz... tem cuidado, há sempre alguem que nos faz... pensar um pouco..."
- Registado: 20/8/2009 16:19
Caro pjpmartins,
Confesso que após o teu post bombástico e demais intervenções ainda não percebi a razão da tua euforia e extremo optimismo relativamente ao comportamento dos mercados, se me puderes esclarecer agradecia muito....espero sinceramente, para o teu bem e do teu dinheiro, que seja por algo (bastante) mais do que o programa a "Côr do Dinheiro".
De resto, já agora em que mercados/sectores/activos estás a pensar investir (não uses a palavra apostar que só te fica mal) e porquê?
Ou vais simplesmente fechar os olhos e comprar as primeiras 4 ou 5 acções que aparecerem no ecran?
Como outros já por aqui disseram, é exactamente quando vejo estas manifestações de euforia desmedida, geralmente de pessoas pouco experientes, que sinto uma vontade louca de vender tudo....
Euforia e Ganância são inimigos muito sérios de um investidor...é um conselho que te dou de quem já sofreu á conta disso.
Confesso que após o teu post bombástico e demais intervenções ainda não percebi a razão da tua euforia e extremo optimismo relativamente ao comportamento dos mercados, se me puderes esclarecer agradecia muito....espero sinceramente, para o teu bem e do teu dinheiro, que seja por algo (bastante) mais do que o programa a "Côr do Dinheiro".
De resto, já agora em que mercados/sectores/activos estás a pensar investir (não uses a palavra apostar que só te fica mal) e porquê?
Ou vais simplesmente fechar os olhos e comprar as primeiras 4 ou 5 acções que aparecerem no ecran?
Como outros já por aqui disseram, é exactamente quando vejo estas manifestações de euforia desmedida, geralmente de pessoas pouco experientes, que sinto uma vontade louca de vender tudo....
Euforia e Ganância são inimigos muito sérios de um investidor...é um conselho que te dou de quem já sofreu á conta disso.
- Registado: 9/1/2006 11:50
Crash agradeço pela ajuda por acaso comprei esse livro a uma semana para aprofundar os meus conhecimentos, obrg pela dica, fico aguardar mais ajudas...Abrç
hmaavv é verdade a tua analise está correcta e é verdade apanhar o comboio a meio da viagem pode ser perigoso, mas o que eu quero dizer com a publicação do meu tópico é também alertar que os descontos têm um fim e pela tua analise, correcta, pode ate estar a chegar mesmo ao fim.
Mas continuo a dizer que é preciso que haja mais investidores, perder o medo dos investimentos
hmaavv é verdade a tua analise está correcta e é verdade apanhar o comboio a meio da viagem pode ser perigoso, mas o que eu quero dizer com a publicação do meu tópico é também alertar que os descontos têm um fim e pela tua analise, correcta, pode ate estar a chegar mesmo ao fim.
Mas continuo a dizer que é preciso que haja mais investidores, perder o medo dos investimentos
- Registado: 26/8/2009 16:38
PJPMARTINS
Cuidado com as entradas nos comboios já em andamento,
podem acontecer travagens bruscas ...
Repara no nosso Psi20 se as subidas se mantiverem a este ritmo no próximo ano estaremos a testar maximos !!!( então e a crise ?)
Possivel ? Sim
Provável ? Não
Repara que ainda há quem duvide que estamos em BullMarket
Cuidado com as entradas nos comboios já em andamento,
podem acontecer travagens bruscas ...
Repara no nosso Psi20 se as subidas se mantiverem a este ritmo no próximo ano estaremos a testar maximos !!!( então e a crise ?)
Possivel ? Sim
Provável ? Não
Repara que ainda há quem duvide que estamos em BullMarket
- Anexos
-
- PSI20.jpg (83.81 KiB) Visualizado 1430 vezes
- Registado: 14/1/2008 0:05
Só numa rapidinha (estou ocupado) tenta começar por aqui:
"Ganhar em Bolsa" de Fernando Braga de Matos.
Um óptimo livro/manual, escrito numa linguagem muito clara e que tem a informação muito bem estruturada, desde um nível introdutório, até níveis mais avançados!
Acho que podes encontrar na FNAC, por exemplo.
Para além disso, é claro, vai lendo, reflectindo e participando no "nosso Caldeirão"!
Abraço
Crash
"Ganhar em Bolsa" de Fernando Braga de Matos.
Um óptimo livro/manual, escrito numa linguagem muito clara e que tem a informação muito bem estruturada, desde um nível introdutório, até níveis mais avançados!
Acho que podes encontrar na FNAC, por exemplo.
Para além disso, é claro, vai lendo, reflectindo e participando no "nosso Caldeirão"!

Abraço
Crash
Editado pela última vez por CrashXXI em 27/8/2009 0:05, num total de 2 vezes.
cont.
urukai Escreveu:Paulo se queres aprender, lê muito...
Posts no caldeirão, bibliografia recomendada, blogs, whatever.
Faz perguntas e elabora raciocinios. Não escrevas é posts bombásticos, nem te exibas pois todos te vão tratar como uma attention whore.
Um abraço
Um obrg pela dica.
Cumps
PM
"A cor do dinheiro" uiii... e' melhor se calhar veres o Cramer na CNBC.. entao pq ele avisa q e' pra comprar e' q faz isso um sinal de entrada?
Ele sabe tanto como nós as vezes secalhar ate' sabem menos...
Ele sabe tanto como nós as vezes secalhar ate' sabem menos...

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga
ouvi e respondo
Li todas as vossas opiniões, uns criticam outros aplaudem, fico contente pelo menos que vocês deram ao trabalho de responder o que era o meu objectivo. Há quem me chame ingénuo, pode ser verdade, mas o meu objectivo em colocar este topico era para aprender, sei que sou um rapaz novo e que muito tenho que aprender, o que sei é uns meros 1% do conhecimento total sobre bolsa.
O que eu queria afirmar é que primeiro de tudo temos que perder o medo de investir, esquecer o passado terrível dos fundos, das aplicações, e outros... Ainda temos o medo da queda, o medo de investir devido a sombra de terror que se instaurou. Somos um país onde investimos pouco e onde consumimos exageradamente, e ninguém critica, mas investimos e todos apontam o dedo. Não digo investir em algo com risco, pois não somos todos iguais para podermos assumir o risco, mas investir em algo com menos risco.
Como disse sou muito novo é verdade e digo-vos que quero aprender. Mas fundamento-me em analises de pessoas credíveis, como o apresentador do programa a "cor do dinheiro", que afirma que está na hora, pois daqui a seis meses as pessoas vão criticar por ninguém ter avisado.
Mais uma vez agradeço todos os elogios, que contribuem para que continue, mas agradeço ainda mais os que me criticam, pois são aqueles que me dão a ver que tenho que lutar ainda mais para conseguir aquilo que quero. UM MUITO OBRIGADO A TODOS....
Apostem, estão mesmo acabar os descontos.....
Melhors Cump,
Paulo Martins
Bons Investimentos.
O que eu queria afirmar é que primeiro de tudo temos que perder o medo de investir, esquecer o passado terrível dos fundos, das aplicações, e outros... Ainda temos o medo da queda, o medo de investir devido a sombra de terror que se instaurou. Somos um país onde investimos pouco e onde consumimos exageradamente, e ninguém critica, mas investimos e todos apontam o dedo. Não digo investir em algo com risco, pois não somos todos iguais para podermos assumir o risco, mas investir em algo com menos risco.
Como disse sou muito novo é verdade e digo-vos que quero aprender. Mas fundamento-me em analises de pessoas credíveis, como o apresentador do programa a "cor do dinheiro", que afirma que está na hora, pois daqui a seis meses as pessoas vão criticar por ninguém ter avisado.
Mais uma vez agradeço todos os elogios, que contribuem para que continue, mas agradeço ainda mais os que me criticam, pois são aqueles que me dão a ver que tenho que lutar ainda mais para conseguir aquilo que quero. UM MUITO OBRIGADO A TODOS....
Apostem, estão mesmo acabar os descontos.....
Melhors Cump,
Paulo Martins
Bons Investimentos.
pjpmartins
Cuidado com tanta euforia. Eu não vou repetir algumas das observações, oportunas, já aqui feitas, sobre as acções estarem caras ou baratas.
Sem te querer ofender, mas para servir de alerta, sabes qual o sentimento que geram (aos mais "velhotes" da bolsa) estas observações e reacções de pessoas que não têm, ainda, "algum calo" (como parece ser o teu caso), e fazem afirmações tão peremptórias como as que fazes?
É esta: "Está na hora de despachar (vender)!"
... gostaria de te dizer algo mais construtivo, mas agora, de momento não posso porque tenho que me ausentar! Talvez mais logo!
Um abraço
Crash
Cuidado com tanta euforia. Eu não vou repetir algumas das observações, oportunas, já aqui feitas, sobre as acções estarem caras ou baratas.
Sem te querer ofender, mas para servir de alerta, sabes qual o sentimento que geram (aos mais "velhotes" da bolsa) estas observações e reacções de pessoas que não têm, ainda, "algum calo" (como parece ser o teu caso), e fazem afirmações tão peremptórias como as que fazes?
É esta: "Está na hora de despachar (vender)!"
... gostaria de te dizer algo mais construtivo, mas agora, de momento não posso porque tenho que me ausentar! Talvez mais logo!
Um abraço

Crash
- Registado: 16/8/2009 10:24
The Mechanic Escreveu:Eh, pá...acho que sim ! Acho que estás a pensar bem e que és bem vindo .
Tens casa em Armação de Pêra ?! Mesmo que não tenhas , como isto " está tudo barato ", é mesmo de entrar como se viesse por aí um Meteoro e um gajo precisásse de guita pra comprar um guarda-chuva . É investir ! Mainada !
Ó pjpmartins , não sêi se falas a sério ou a brincar , mas depois da frase :fiquei a pensar que estás na brincadeira.São nestes momentos que aparecem novos investidores e aqueles que têm investimentos vêm isto como uma ameaça, podemos concluir que é uma faca com dois bicos.
Se estás a falar a sério , as acções nunca estão baratas , nem caras .Estão ao preço que a malta paga por elas ou a que as vende .Uma SonaeInd hoje está a 2,45 e podes dizer que é cara em relação a Março deste ano , onde andou pelos 1,20 ; mas está barato em relação ao que estava em Junho de 2007 , onde andou pelos 11 Euros !
Tens é de saber porque a estás a comprar . Seja por AF, AT , ou seja por qual for o método que utilizas .
Um abraço ,
The Mechanic
Eu não tenho casa em armação de pêra, mas já estou em não fazer adiar a escritura de outra que tenho comprada para meter tudo na bolsa e daqui a um mês já nem preciso de empréstimo!!!!

Estava a pensar nuns turbos warrants já que me dei mal com os warrants à cerca 2 anos!!!

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
mapaman Escreveu:tou aqui a pensar que se calhar tá na hora de afiar os ferros,que daqui a nada o taxista vai começar a comprar inapa e a menina do café até gosta da Cimpor pelos fundamentais sólidos e perspectivas de futuro mas que no curto prazo o que tá a dar são aquelas coisas lá na china com uns nomes dificeis.
cumps
Mapaman, vou postar aqui uma historia de um blogger... achei gira.
I'll share one final item with you. I had breakfast with my boss, Tom Sosnoff, on Saturday, and we were talking about the markets. I always enjoy discussing the market with Tom, because even though our methods couldn't be more different, our conclusions are almost always the same.
He has taken on a big FAZ position, and he was looking at a graph of it on his laptop during his flight out here. The stewardess was coming up on the aisle, glanced at his screen, and said to him, "No, no. That's not the one you want. You want FAS!"
And that, my friends, is our Joe Kennedy Shoeshine Boy moment.
Um pouco a historia do sapateiro e do Kennedy ehehe
source: slopeofhope.com
BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor

tou aqui a pensar que se calhar tá na hora de afiar os ferros,que daqui a nada o taxista vai começar a comprar inapa e a menina do café até gosta da Cimpor pelos fundamentais sólidos e perspectivas de futuro mas que no curto prazo o que tá a dar são aquelas coisas lá na china com uns nomes dificeis.
cumps
cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
ai a ingenuidade da juventude... oh jovem parece que eu e tu somos os jovens aqui do burgo 

assunoadr Escreveu:Cuidado Paulo!
Até pode estar certo e os mercados continuarem a subir furiosamente por uns bons meses, mas também pode acontecer o contrário.
O que é que o impediu de pensar o mesmo quando, em Março, os índices cotavam 50% abaixo do valor actual?
Não se deixe dominar pelas emoções.
AA
Ou em Setembro de 2008 em que o PSI cotava aos valores de hoje e depois disso desceu ainda mais 2000 pts.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Cuidado Paulo!
Até pode estar certo e os mercados continuarem a subir furiosamente por uns bons meses, mas também pode acontecer o contrário.
O que é que o impediu de pensar o mesmo quando, em Março, os índices cotavam 50% abaixo do valor actual?
AA
AA
- Registado: 29/11/2007 2:08
Quem está ligado: